Inovação sistemática e manutenção Lean

Page 1

Dossier

Helena V. G. Navas UNIDEMI, Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial, Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCT, Universidade Nova de Lisboa hvgn@fct.unl.pt

Inovação Sistemática e Manutenção Lean Resumo As empresas procuram cada vez mais executar todas as actividades de manutenção com o mínimo de desperdício e o mínimo de recursos possíveis. A inovação sistemática é crucial para o aumento da eficiência dos serviços de manutenção nas empresas, da melhoria da sua competitividade e da rentabilidade. A manutenção Lean pressupõe a criação sistemática de soluções inovadoras com o objectivo de melhoria de processos. A aplicação de uma metodologia de solução de problemas poderá ser vital para o estudo de melhoria do fluxo de valor. A Teoria da Resolução dos Problemas de Invenção (TRIZ) é especialmente apropriada para a resolução inventiva de problemas nas áreas de engenharia e gestão. O TRIZ pode apoiar o desenvolvimento de actividades de manutenção num ambiente Lean tanto pelo fortalecimento da capacidade de inovação da equipa, como também pelo acesso às bases de dados de causas/efeitos construídas com base em experiências de outras empresas e indústrias. O estudo que está a ser desenvolvido pretende explorar a oportunidade e as potencialidades de integração das diversas ferramentas e técnicas das metodologias Lean e TRIZ num único modelo conceptual LEAN-TRIZ para ser utilizado na manutenção.

1. Introdução O sucesso de organizações passa cada vez mais pela inovação. A inovação deixa de ser vista como um momento de inspiração ou uma ocorrência descontínua e imprevisível, passando a ser encarada como uma actividade planeada e gerida. As empresas estão a sentir cada vez mais a necessidade de uma inovação contínua e sistemática. A filosofia Lean pressupõe uma busca sistemática de melhoria contínua de processos através de redução de desperdícios e de um aumento de eficiência. Lean pode ser aplicado em praticamente todas as áreas e actividades funcionais de empresas, tornando-as mais eficientes e competitivas. A filosofia Lean tem sido adoptada por variados sectores industriais, afastando-se cada vez mais da abordagem focada meramente na redução dos desperdícios oficinais e na diminuição de custos para uma nova abordagem que procura aumentar valor para o consumidor pela introdução de novos produtos ou características e pela eliminação de actividades supérfluas [1]. A manutenção Lean é centrada no fluxo do valor, tendo em vista a maximização do valor e eliminação de desperdícios, optimizando os processos todos e não somente uma parte das actividades. A ideia é fazer o valor circular continuamente pela organização toda, incluindo todas as actividades e todas as vertentes de manutenção. O pensamento Lean deve abranger todos os funcionários da empresa ligados directa ou indirectamente à manutenção, exigindo por vezes mudanças significativas de atitudes e comportamentos. O Lean deixa marcas profundas tanto em organizações como também nas pessoas que lá trabalham.

64 · MANUTENÇÃO

Um ambiente de manutenção Lean necessita da abordagem do tipo “aprender ver”, com o objectivo de encontrar obstáculos (desperdícios) que devem ser removidos. No início de implementação do Lean, uma grande maioria de melhoramentos pode ser conseguida com recurso a soluções relativamente simples. Com o avançar do processo de implementação do Lean, começa a surgir a necessidade crescente de soluções verdadeiramente inovadoras, sendo necessárias por vezes mudanças radicais. A implementação da filosofia Lean na manutenção visa melhorar o planeamento e a programação das actividades, aumentar a produtividade, motivar os funcionários, ajudar na introdução de novos hábitos e novas atitudes no trabalho e ainda identificar os desperdícios que devem ser eliminados.

2. Metodologia TRIZ como Ferramenta de Invenção Sistemática As técnicas tradicionais de engenharia e gestão tornam-se insuficientes e/ou ineficientes quando se trata de introdução na prática de novidades científico-tecnológicas ou quando se pretende implementar alterações radicais em sistemas já existentes. A Teoria da Resolução dos Problemas de Invenção, mais conhecida pelo seu acrónimo TRIZ, foi desenvolvida por Genrich Altshuller a partir de 1946 [2]. Altshuller sistematizou as soluções descritas em registos de patentes dividindo-as em cinco níveis [3]: - Nível 1: Soluções de rotina utilizando métodos bem conhecidos na respectiva área da especialidade. Esta categoria constitui cerca de 30% da totalidade;


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Inovação sistemática e manutenção Lean by cie - Issuu