Case Study
ABB, S.A. Tel.: +351 214 256 000 · Fax: +351 214 256 390 comunicacao-corporativa@pt.abb.com · www.abb.pt
Estudo de Caso: Processos de Melhoria e Redução de Custos Incrementando a Fiabilidade “Em parceria com a ABB, alcançámos uma melhoria do desempenho da produção e a redução dos custos de manutenção. O resultado é um processo contínuo e sustentável, que criará dividendos de forma duradoura”, segundo ditou o Responsável de Manutenção da Southeast Chemical Plant. Embora a central de produtos químicos “Southeast Chemical Plant” tivesse um número significativo de efectivos, equipamentos de alta produtividade e estivesse em crescimento, os custos operacionais num mercado cada vez mais competitivo, estavam a reduzir as suas margens de lucro. Os altos níveis de produção eram alcançados graças a custos de manutenção elevados devido a substituições de emergência, fraca fiabilidade e tempos de vida útil demasiado curtos. Os trabalhos de manutenção e reparação principais eram realizados por empreiteiros, sendo que a fiabilidade da central dependia sobretudo da instalação de novos equipamentos e não de práticas sólidas de fiabilidade.
Solução A ABB Reliability Consulting foi escolhida para trabalhar com os colaboradores da central de forma a melhorar o desempenho.
Ao combinar um processo de avaliação desenvolvido internamente com os Benchmark World-Class Reliability® e a base de dados da ABB, o cliente começou a identificar oportunidades de melhoria. Assim, foi criado um plano pluri-anual focando a ligação das competências nucleares a processos e procedimentos documentados. Foi tomada igualmente a decisão de atribuir o estatuto de funcionário aos subcontratados que trabalhavam nessas áreas críticas.
Melhorando práticas de manutenção Para além de um investimento continuado em equipamentos, a central de produtos químicos e a ABB centraram a sua atenção num vasto leque de oportunidades de melhoria: planificação das tarefas de manutenção e reparação, agendamento de reuniões de trabalho, execução de trabalhos, documentação do histórico da central, e a utilização de grupos-alvo internos para implementar e manter as melhorias alcançadas. O cliente também fortaleceu e definiu os papéis dos seus Coordenadores de Manutenção em cada unidade operacional. Como resultado, os departamentos de Manutenção e Operações passaram a trabalhar lado a lado. As melhorias significativas verificadas nas práticas de manutenção e nos procedimentos de reparação
O gráfico apresenta os custos com mão-de-obra de manutenção subcontratada (Chemical Plant, Southeastern USA).
20 · MANUTENÇÃO