A termografia infravermelha na manutenção predictiva

Page 1

informação tÊcnica Pedro Rebelo*

A Termografia Infravermelha na Manutenção Predictiva

1. Introdução Nas tÊcnicas de manutenção predictiva utilizadas, uma das variåveis mais utilizadas para determinar o estado da instalação Ê a temperatura, especialmente em dispositivo onde a temperatura estå associada a defeitos ocultos à vista desarmada como por exemplo; o aumento da resistência ou corrente em instalaçþes elÊctricas, a existência de fricção em dispositivos mecânicos ou problemas de isolamento em instalaçþes energÊticas. Nestas situaçþes, a termografia infravermelha Ê uma ferramenta insubstituível durante a fase de inspecção, tanto pelas suas características de medição sem contacto, como pela obtenção de imagens que mostram directamente o aspecto dimensional dos defeitos encontrados.

2. Conceito de Temperatura Quando dois corpos com energias internas diferentes, definidas pela energia de vibração das suas molÊculas, entram em contacto a energia de um passarå para o outro atÊ igualarem o valor de energia interna. Este processo de passagem de energia interna entre dois objectos Ê chamado de calor, o que significa que o calor pode ser definido como energia em trânsito. A temperatura representa o valor mÊdio de energia cinÊtica das molÊculas de um corpo. Desta forma a Temperatura e o Calor estão relacionados. A temperatura Ê uma propriedade de um

*M.R.A. Instrumentação

52

corpo e calor Ê um fluxo de energia entre dois corpos a diferentes. Por outro lado, pode considerar-se que, quanto maior for a energia interna de um corpo, maior serå a sua facilidade para transferir energia. Portanto, pode tambÊm definir-se a temperatura como a propriedade que determina o estado de um corpo no que respeita à sua capacidade para transferir energia. Existem três mecanismos de transmissão de calor: condução, convecção e radiação. A transmissão de calor por condução - quando dois corpos a diferentes temperaturas estão em contacto. Nesta situação existe a transferência de energia do corpo mais quente para o corpo mais frio, atÊ que se atinja o equilíbrio, ou seja, atÊ que a temperatura dos dois corpos seja igual. A convecção pode considerar-se um caso especial de condução que se då quando um dos corpos Ê um fluído (gås ou líquido). Nestes corpos, hå uma mobilidade das molÊculas que permite a existência de um fluxo na superfície de contacto à medida que as molÊculas de maior temperatura sobem, sendo o seu lugar ocupado pelas de menor temperatura favorecendo, deste modo, a transmissão de calor em todo o corpo.

M A N U T E N Ç Ăƒ O

N.

o


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A termografia infravermelha na manutenção predictiva by cie - Issuu