Segurança em trabalhos de manutenção

Page 1

Martins da Silva

Dossier

Gestor do Departamento de Manutenção da Celbi até Dezembro de 2010 Consultor da Celbi martins.silva@altri.pt

Segurança em Trabalhos de Manutenção Resumo Nos termos da terminologia aplicável, a manutenção diz respeito à combinação de todas as acções técnicas, administrativas e de gestão, executadas durante o ciclo de vida dos equipamentos e instalações, tendo em vista mantê-lo ou repô-lo em estado de aptidão para o desempenho das suas funções.

avaria ou degradação do funcionamento de um equipamento ou instalação. Neste caso, as acções são programadas, dinâmicas e destinadas a controlar o processo de deterioração natural que leva à avaria do equipamento (por exemplo, substituição regular de peças, lubrificação, limpeza ou inspecção). - Manutenção condicionada, correspondendo à manutenção preventiva baseada na vigilância dos funcionamento do bem e/ou dos parâmetros significativos desse funcionamento (por exemplo, vibrações, temperatura, entre outros), integrando as acções daí decorrentes.

2. Perigos e riscos na manutenção A manutenção é necessária em todos os sectores da empresa, com maior ou menor incidência em função das especificidades das áreas, instalações ou equipamentos existentes. Deste modo, os trabalhadores que desempenham actividades de manutenção estão expostos aos perigos e riscos que lhes estão directa ou indirectamente associados. Eis alguns exemplos relevantes no caso da CELBI:

1. Manutenção de equipamentos e instalações A manutenção influencia a segurança e a saúde dos trabalhadores de várias formas. Por um lado, uma manutenção regular, correctamente planeada e executada, é essencial para manter os equipamentos e o ambiente de trabalho em condições seguras e fiáveis. Por outro lado, as próprias acções de manutenção devem ser executadas de forma segura, garantindo a adequada protecção dos trabalhadores que as efectuam e das restantes pessoas presentes nos locais de trabalho. Genericamente, a manutenção divide-se nos seguintes tipos: - Manutenção correctiva, quando as acções se destinam a repor um sistema avariado em estado de funcionamento (por exemplo, a reparação ou substituição de componentes inutilizados). Este tipo de manutenção também é denominado de “manutenção reactiva”, porque a acção é desencadeada pela ocorrência não programada da avaria; - Manutenção preventiva, quando as acções são executadas com uma periodicidade pré-determinada ou em conformidade com os critérios prescritos para reduzir a probabilidade de

- Riscos de exposição a substâncias químicas usadas ou geradas no processo de fabrico, perigosas em caso de inalação (dióxido de cloro, metanol, solventes e partículas de cal); - Riscos de acidentes com substâncias químicas perigosas, designadamente as que provocam queimaduras (ácido sulfúrico, soda cáustica, peróxido de hidrogénio, licor negro, licor branco e licor verde); - Riscos de queda em altura durante a execução de trabalhos em estruturas de andaime ou outras que não tenham sido

MANUTENÇÃO · 35


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Segurança em trabalhos de manutenção by cie - Issuu