Melhorando o desempenho a partir dos problemas vividos

Page 1

Informação Técnico-Comercial

SGIE 2000 Fernando César Lima de Souto Administrador da SGIE 2000 Consultores em Organização Industrial, S.A.

Melhorando o desempenho a partir dos problemas vividos Este artigo pretende apresentar a aplicação do “RCM – Reliability-centred Maintenance” como metodologia para análise de falhas, em alternativa às abordagens clássicas do tipo “RCFA – Root Cause Failure Analysis”. A maioria das organizações industriais convive sistematicamente com um vasto conjunto de problemas crónicos que, isoladamente, parecem ser pouco relevantes. No entanto, numa análise agregada, possuem um peso significativo na segurança, capacidade e eficiência da organização. Por vezes, esses problemas ocorrem tão frequentemente e são resolvidos de forma tão natural que se tornam parte da rotina. Contudo e cada vez mais, as organizações são obrigadas a evoluir a partir do “status quo”, procurando melhorias contínuas e vantagens competitivas. Os problemas crónicos não podem continuar a ser aceites de modo fatalista. A Figura 1 ilustra que quando se trabalha reactivamente em problemas, se está apenas a procurar manter ou restaurar os níveis de desempenho e não necessariamente a elevá-los.

Para tanto, tem sido recorrente a utilização, para a análise de falhas, de metodologias tipo “RCFA – Root Cause Failure Analysis”

Porquê Analisar Falhas? A principal finalidade de se levar a cabo a análise de uma falha de um activo físico é a de assegurar que a falha e as suas consequências não voltem a ocorrer. Tal só poderá ser alcançado se entendermos perfeitamente qual foi a causa, ou o contínuo de eventos, que contribuiu para que a falha ocorresse. As consequências associadas a qualquer falha englobam-se, normalmente, nas seguintes categorias: - Consequências de “falhas ocultas”: originam a chamada falha múltipla, resultante da falha duma função protegida quando o dispositivo de protecção associado se encontra em falha´; - Consequências com impacto na Segurança ou no Ambiente: a falha pode originar ferimentos ou morte ou violação de normas e/ou regulamentação ambiental; - Consequências Operacionais: a falha pode afectar a capacidade operacional (volume de produção, qualidade do produto, nível de serviço ao cliente ou custos operacionais); - Consequências não Operacionais: a falha envolve apenas os custos de reparação.

Critérios para uma Análise de Falhas Eficaz Para que uma análise de falhas seja eficaz na determinação das causas que levam a que os activos físicos falhem, deve responder aos seguintes requisitos:

Figura 1 – Proactividade vs Reactividade.

Para que seja encurtada continuamente a distância entre o “status quo” e a excelência empresarial é necessário que a organização seja capaz de “aprender com o erro”. Resolvendo proactivamente problemas crónicos, está-se a contribuir para elevar os níveis de desempenho, aproveitando eventos indesejáveis como oportunidades de progresso.

72 · MANUTENÇÃO

- A análise deve ser realizada tão cedo quanto possível; idealmente logo após a ocorrência da falha; - A metodologia a utilizar deve permitir gerar resultados, num tempo razoavelmente curto nunca superior a duas semanas; - A metodologia a utilizar deve ser tecnicamente aceitável, mas não demasiado técnica para que possa ser facilmente assimilada pelos colaboradores a todos os níveis da organização; - A metodologia a utilizar deve permitir identificar, além da causa latente da falha, outras causas potenciais, das quais poderá resultar a recorrência da falha. Estas poderão ter ocorrido no passado, ou podem mesmo ainda não ter ocorrido; - A metodologia a utilizar deve permitir identificar de uma forma clara as acções correctivas a serem tomadas para cada uma das causas identificadas; - A metodologia a utilizar para analisar uma falha deve obrigatoriamente incluir contributos dos colaboradores que têm conhecimentos das funcionalidades dos activos físicos em causa.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Melhorando o desempenho a partir dos problemas vividos by cie - Issuu