dossier sobre eĂłlica e armazenamento de energia
Olot net zero: uma realidade renovåvel no próprio centro de Olot 1 da energia consumida Ê importada, o que implica graves dúvidas sobre os preços presentes e futuros de um entrada chave para a maioria dos setores económicos. Oriol Gavaldà , Aiguasol Franc Comino, Wattia Javier à lvarez, GNS
Dentro dos setores econĂłmicos dependentes da energia, o setor dos edifĂcios apresenta consumos energĂŠticos realmente importantes. Atualmente ĂŠ o maior consumidor na UniĂŁo Europeia e o maior contribuinte na emissĂŁo de gases de efeito estufa (perto de 36%)2. Tendo em conta esta situação, os objetivos das polĂticas tanto europeias como nacionais procuram reduzir o consumo energĂŠtico em mais de 50% e como mĂnimo em 80% das emissĂľes no setor dos edifĂcios, residencial e terciĂĄrio, em 2050. Desta forma encontramo-nos perante dois problemas extremadamente ciadas aos consumos do setor dos edifĂcios, centrando-se a maioria do consumo nos edifĂcios existentes. Para conseguir resolver estes problemas ĂŠ necessĂĄrio o trabalho e a colaboração conjunta de iniciativas pĂşblicas e iniciativas privadas, mediante fĂłrmulas inovadoras que abrangem tanto um benefĂcio social (iniciativa pĂşblica) como um interesse econĂłmico que viabilize a sustentabilidade dos projetos (iniciativa privada). sente artigo cumpre estas caraterĂsticas. Este projeto, promovido inicialmente pela Câmara Municipal de Olot, procurava satisfazer, numa primeira fase, as necessidades tĂŠrmicas de cinco edifĂcios de serviços da zona do mercado (um edifĂcio novo e quatro jĂĄ existentes), mediante duas redes de calor e frio, alimentadas por um sistema 100% renovĂĄvel, com fontes energĂŠticas locais. As fontes utilizadas deviam ser a energia solar, energia geotĂŠrmica e biomassa de proximidade. A UTE da Gas Natural-Wattia ganhou o concurso para a execução e gestĂŁo durante treze anos da rede de distrito e da central de geração, tendo contribuĂdo com uma sĂŠrie de elementos diferenciais na oferta. Estes elementos, alguns dos quais irĂŁo ser descritos no presente artigo, baseiam-se tanto no conhecimento do setor energĂŠtico, na capacidade de gestĂŁo ! " # $ " & '* integração de sistemas energĂŠticos e de inovação do sĂłcio local (Wattia+/ ' 4 $7 9 9
ĂĄrea das energias renovĂĄveis e das redes de distrito (GNS, Wattia-Innova, Aiguasol engenharia e B01 arquitetura). No entanto, para alĂŠm dos pormenores tĂŠcnicos, a oferta da Gas Natural-Wattia contava com uma clara vontade de manter os princĂpios de proximidade do projeto, garantindo que o combustĂvel a utilizar no projeto fosse < & * 4 = produção-consumo-emissĂľes-produção e conseguindo que toda a cadeia de fornecimento aportasse valor acrescentado na zona.
Descrição do sistema > 4 7 * 4= * serviços que ocuparĂĄ o espaço do antigo hospital. Alguns destes edifĂcios 4 * * $ ' ?@FFH J' de baixa temperatura (<55Âş C). O sistema geral previsto no presente projeto baseia-se no abastecimento de calor de alta temperatura, baixa temperatura e frio atravĂŠs de duas redes de distrito, uma que fornecerĂĄ as procuras de calor a alta temperatura e outra que, durante o inverno, fornecerĂĄ os consumos de calor a baixa temperatura e durante o verĂŁo fornecerĂĄ o frio.
1 Eurostat, 2013 2 BPIE, 2011, Europeâ&#x20AC;&#x2122;s buildings under the microscope â&#x20AC;&#x201C; www.europeanclimate.org/documents/LR_%20CbC_study.pdf (pĂĄgina 43)
30
Figura 1 Imagem do enquadramento de Olot com os edifĂcios abastecidos (Fonte: B01).