Sistemas de armazenamento fotovoltaico: tecnologia Multi Flow

Page 1

informação tÊcnico-comercial

sistemas de armazenamento fotovoltaico: tecnologia Multi Flow Este artigo explica, em detalhe, as novas caraterísticas tÊcnicas que se exigem aos inversores atuais para cumprir determinadas funçþes, e que às quais Fronius Symo Hybrid jå responde de forma satisfatória. Fronius Espaùa, S.L.U.

A subida do preço da eletricidade e a redução dos preços dos sistemas fotovoltaicos, que foi uma novidade nos últimos anos, colocam em evidência que na atualidade os custos da geração de energia fotovoltaica são consideravelmente mais baixos do que o preço da compra da eletricidade. AlÊm disso, a constante com que, cada vez mais proprietårios de instalaçþes, utilizem a energia que produzem antes de injetar a mesma na rede. Para maximizar o autoconsumo, os sistemas de armazenamento são utilizados com frequência juntamente com os sistemas de gestão da energia. Estes sistemas de armazenamento fotovoltaico exigem que os inversores tenham sistemas de con que aqueles que eram apresentados atÊ agora, uma vez que se destaca não apenas a maximização do autoconsumo como tambÊm funçþes adicionais como: Programação otimizada do inversor para aproveitar a carga em horas de vazio; Melhorar a qualidade da rede; Função de emergência em caso de falha de energia.

Fluxo de energia em sistemas de armazenamento Em geral, um sistema de armazenamento fotovoltaico pode trabalhar com os seguintes cinco Figura 1: 1. Gerador fotovoltaico Æ inversor: energia fotovoltaica; 2. Inversor Æ consumidor ou injeção na rede; 3. Inversor Æ bateria: carregamento da bateria; 4. Bateria Æ inversor: descarga da bateria; 5. Rede de Corrente Alternada Æ inversor: carregamento da bateria com energia da rede CA. 82

O carregamento atravÊs da Corrente Alternada pode decorrer tanto utilizando fontes de energia próprias ou privadas (residências) como as redes públicas (redes de abastecimento). Os exemplos de aplicação de carregamento CA podem ser analisados a partir da perspetiva de um dos três seguintes grupos de interesse: DO PONTO DE VISTA DO OPERADOR DO SISTEMA:

Figura 1 Fluxos de energia em sistemas de armazenamento.

cos dos sistemas fotovoltaicos sem função de armazenamento. Sem dúvida, os sistemas com armazenamento necessitam de ser capazes de carregar e descarregar a bateria. !"

# da rede CA, não Ê um requisito obrigatório de um sistema com armazenamento, e por isso nem todos os sistemas com armazenamento apresentam esta opção. Este último modo de funcionamento permite muitas aplicaçþes adicionais, algumas jå bastante relevantes na atualidade e outras que o serão no futuro, como Ê demonstrado nos exemplos referidos abaixo:

Função de carregamento CA Ainda que a função de carregamento da CA não seja a mais relevante para otimizar o autoconsumo, ao realizar uma anålise mais detalhada Ê demonstrado que muitas aplicaçþes não são possíveis caso esta função não esteja disponível.

Acoplamento com outras fontes de energia (acoplamento CA) Nos últimos anos tem existido um crescente aumento das pequenas instalaçþes com produção combinada de calor e eletricidade (micro CHP) e, atÊ mesmo, de parques eólicos de baixa potência no mercado. Nestes sistemas, a energia elÊtrica estå disponível atÊ mesmo quando o rendimento fotovoltaico Ê baixo, ou seja no inverno, e o sistema de armazenamento fotovoltaico estå a funcionar abaixo da sua capacidade. A função de carga CA permite armazenar, temporariamente, o excesso de energia que advÊm de fontes complementares para ser utilizado posteriormente. AlÊm disso, o acoplamento CA permite instalar o sistema de armazenamento num sistema fotovoltaico existente. Conservação do carregamento Se durante longos períodos tivermos pouca ou nenhuma energia fotovoltaica (seja causada por módulos defeituosos, geradores fotovoltaicos cobertos de neve ou outros fatores), a função de carregamento CA impede a descarga total do sistema de armazenamento e a esperada deterioração prematura da bateria.

$ zenamento fotovoltaico inclui a função de


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.