“O conceito de produção descentralizada revê-se na energia solar como um dos principais atores”

Page 1

espaço apesf

“O conceito de produção descentralizada revê-se na energia solar como um dos principais atores”

Eng.º Carlos Sampaio

Associação Portuguesa das Empresas do Sector Fotovoltaico

A atenção crescente que tem vindo a ser dada às políticas energéticas, a par das políticas ambientais, levou a Europa a enfrentar grandes questões no âmbito da Energia. Na agenda imediata da União Europeia estão questões prementes como o aumento da dependência das importações, os preços elevados e instáveis da energia, o progresso lento em matéria de eficiência energética, e ainda a necessidade de uma maior transparência, integração e interligação dos mercados energéticos. Consequentemente, tem-se assistido nos últimos anos a um reforço considerável das políticas europeias no que se refere ao setor da energia, que visam fundamentalmente um desenvolvimento sustentado do mercado energético. Conceitos como eficiência energética, redes elétricas inteligentes, produção de energia renovável ou a descarbonização da economia, encontraram acolhimento progressivo no vocabulário quotidiano. O conceito de descarbonização da economia assenta essencialmente em três grandes marcos: a) apostar em energias renováveis; b) reduzir consumos; c) e, por fim, substituir formas de produção de energia que tradicionalmente são fosseis (gás, gasóleo, entre outras) por outras, cujo índice de produção de CO2 seja significativamente inferior.

Um sistema de produção de energia solar tem a vantagem de poder ser construído de forma modular, e ser fácil de instalar junto do ponto de consumo.

Neste enquadramento, as fontes de energia renováveis, em geral, assumem um papel de grande relevo, parecendo como a alternativa natural às energias fósseis, sobretudo num momento em que o tema da produção descentralizada se torna fulcral quando se aborda este tipo de temática. Devido às suas caraterísticas, dentro das várias fontes renováveis de produção de energia, é na solar que o conceito de produção descentralizada se revê como um dos principais atores. Um sistema de produção de energia solar tem a vantagem de poder ser construído de forma modular, e ser fácil de instalar junto do ponto de consumo. Apresenta uma vida útil alargada, assim como um custo de operação e manutenção relativamente reduzido (atualmente, por norma são sistemas estáticos). Por outro lado, em muitos setores da economia com necessidades de refrigeração (ar-condicionado ou sistemas de frio industrial), o pico de produção solar é coincidente com o pico de consumo das instalações, mitigando assim o efeito de pico no diagrama de cargas. A tecnologia solar, associada ao armazenamento de energia, assumirá definitivamente um papel preponderante no setor da energia elétrica. 4


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.