Centrais de cogeração Viessmann

Page 1

informação tÊcnico-comercial

centrais de cogeração Viessmann Solução inovadora para produção, em simultâneo, de calor e eletricidade, ideal para habitaçþes, escritórios e edifícios industriais. Viessmann, S.L.

Existem inúmeras instalaçþes que funcionam de forma contínua e diåria com necessidades energÊticas exigentes e elevadas. Pelas suas carate

AQS, entre outros) torna-se, assim, necessĂĄrio recorrer a sistemas redundantes, de forma a garantir que em caso de falha de algum interveniente energĂŠtico, o processo mantĂŠm o seu funcionamento de

grande instalação energÊtica Ê necessårio enquadrar essas necessidades com o orçamento disponível para a implementação da obra. Um fator determinante Ê tambÊm o custo de exploração e Ê aí que entra a Cogeração.

lização combinada de calor e eletricidade, proporcionando e visando o aproveitamento da energia tÊrmica proveniente dos combustíveis utilizados nesse processo. Normalmente Ê possível reduzir na Cogeração as perdas a apenas 10%. Este valor de perdas Ê excecionalmente baixo, quando comparado com o de uma central de condensação elÊtrica convencional, em que podem existir perdas de aproximadamente 55% do calor resultante da combustão. com um sistema tradicional) Ê utilizada menos energia primåria, as emis ! " uma central convencional. Dessa forma, a Cogeração reveste-se tambÊm de uma particular importância ambiental na redução das emissþes de CO2 e no cumprimento das metas assumidas no Protocolo de Quioto.

Na hora de planificar uma grande instalação energÊtica, Ê necessårio enquadrar essas necessidades com o orçamento disponível para a implementação da obra. Um fator determinante Ê tambÊm o custo de exploração e Ê aí que entra a Cogeração.

Embora existam vĂĄrias opçþes, uma boa solução passarĂĄ por um sistema de Cogeração com recurso a um motor alternativo com Ciclo Otto, alimentado com um combustĂ­vel gasoso (gĂĄs natural, biogĂĄs ou propano). Na hora de selecionar um sistema de Cogeração hĂĄ que ter em conta alguns pontos fulcrais: # Tipo de combustĂ­vel disponĂ­vel no local; # Rendimento elĂŠtrico (deverĂĄ ser o maior possĂ­vel e com um cosŕŽ&#x; prĂłximo de 1); # Rendimento tĂŠrmico (deverĂĄ ser o maior possĂ­vel); # PotĂŞncia (a selecionar em função de cada caso e de forma a garantir o maior nĂşmero de horas de funcionamento ao longo do ano); # EmissĂľes poluentes (gases, exaustĂŁo e ruĂ­do) de forma a respeitar a legislação em vigor; # Custos anuais de manutenção (investimento indispensĂĄvel para garantir a inversĂŁo e minimizar as paragens). Dessa forma, um sistema de Cogeração bem dimensionado e selecionado de forma adequada, Ă instalação em causa, torna-se numa opção bastante interessante quer do ponto de vista tĂŠcnico, do ponto vista econĂłmico e claro ambiental.

Viessmann, S.L. Tel.: +351 219 830 886 $ & $" ''' & ''' "

64


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.