Indústria 4.0

Page 1

informação tÊcnico-comercial

indústria 4.0 Como um novo membro do SmartFactoryKL, o fornecedor de soluçþes EPLAN realça a fåbrica inteligente com engenharia de controlo e automação. M&M Engenharia Industrial, Lda.

EPLAN oferece benefĂ­cios concretos para os conceitos da IndĂşstria 4.0 como a flexibilidade de produção de lotes individuais e a transmissĂŁo dos dados de processo usando o protocolo OPC UA. Os exemplos incluem novos cenĂĄrios de manutenção e a vinculação de dados de processo Ă lĂłgica esquemĂĄtica para otimização do consumo de energia. Como um membro do consĂłrcio para a produção SmartFactoryKL, EPLAN representa a tecnologia de automação de engenharia para unidades de produção do futuro. “Uma integração consistente da documentação que se estende Ă manutenção e Ă operação permite um melhor e mais rĂĄpido serviçoâ€?, refere Maximilian Brandl, Presidente da EPLAN. Num processo de gestĂŁo do ciclo de vida do produto (PLM), utilizar EPLAN para a disponibilização de dados para o operador permite que as informaçþes de engenharia sejam aglomeradas fase de produção. Os dados EPLAN oferecem benefĂ­cios concretos para os conceitos da IndĂşstria 4.0 como a flexibilidade da produção de lotes de apenas uma unidade e a transmissĂŁo dos dados de processo usando o protocolo OPC UA (Open Platform Communications Unified Architecture): exemplos incluem novos cenĂĄrios de manutenção e a vinculação de dados de processo Ă lĂłgica esquemĂĄtica para otimização do consumo de energia. AtravĂŠs de um dispositivo mĂłvel, os engenheiros de manutenção podem utilizar de forma online todas as informaçþes de controlo relevantes como diagramas e informaçþes detalhadas sobre dispositivos. A anĂĄlise de dados e a previsĂŁo de probabilidades de falha irĂŁo minimizar os tempos de inatividade na IndĂşstria 4.0 do futuro.

Dados proporcionam valor acrescentado A tecnologia de automação da engenharia documentada no EPLAN serå utilizada como uma base de dados contínua e consistente ao longo de toda a cadeia de produção e ciclo de vida do produto, desde o fornecedor ao cliente final, passando pelo operador da fåbrica. Vincular os dados de processo à lógica de controlo gera valor acrescentado na fase de produção. 54

A EPLAN encontra-se a explorar quais as informaçþes que permitirão, no futuro, obter mais-valias para os fabricantes. O objetivo Ê ser capaz de incorporar as liçþes aprendidas no início, mesmo durante a fase de definição de engenharia, por exemplo atravÊs do reforço do processo PLM de um fornecedor. De futuro o EPLAN Data Portal poderå desempenhar um papel fundamental na definição dos dados essenciais dos dispositivos para que sejam integrados no conceito da Indústria 4.0. Um primeiro caso de utilização, jå demonstrado em Hanôver, Ê um potencial desenvolvimento de um projeto para uma unidade de produção: a instalação pode ser subdividida em módulos durante o projeto inicial dos recursos e da sua tipologia. Ao mesmo tempo, os módulos de produção do projeto EPLAN podem ser disponibilizados aos fornecedores como subprojetos. Melhorias para a tecnologia de controlo, com base em subprojetos, ocorrem dentro do processo PLM dos fornecedores. Quando os subprojetos são fundidos mais tarde, o cliente final e o operador da instalação podem gerar dados com a qualidade ideal para a produção e para a sua automatização.

IndĂşstria 4.0 em Portugal O especialista EPLAN, David Santos, explica que soluçþes em função das necessidades do mercado, estando sempre na vanguarda da investigação e da aplicação de normas. “Nos Ăşltimos anos tem-se apostado na integração de diferentes ĂĄreas de engenharia, na anĂĄlise e melhoria dos processos dos clientes atravĂŠs do desenvolvimento de novas ferramentas que permitem flexibilidade e aumento da produtividade, com uma consequente redução dos custos operacionais. Mais e melhor informação desde a fase inicial do projeto permitem evitar erros e tambĂŠm uma rĂĄpida implementação de alteraçþes a qualquer momento. Uma outra face da experiĂŞncia obtida ao longo dos mais de 30 anos no mercado foi o desenvolvimento de programas especĂ­ficos de atuação sobre ĂĄreas muito concretas, tais como a estruturação de projetos, a otimização de sistemas de informação, a aplicação de normas

A unidade de produção desenvolvida em colaboração com os parceiros de SmartFactoryKL Ê uma realização impressionante da aplicação pråtica dos princípios centrais da Indústria 4.0.

e padrĂľes, e outros, e que permitem Ă s empresas tirar ainda uma maior rentabilidade das soluçþes EPLAN. Esta forma de estar no mercado, ao lado do cliente, escutando as suas necessidades e dando respostas concretas permitiu ter uma visĂŁo global daquilo que serĂĄ a indĂşstria no futuro. Em Portugal, embora ainda um pouco longe daquilo que se faz lĂĄ fora, tĂŞm-se dado alguns passos no sentido da adoção do conceito da IndĂşstria 4.0, sendo os mais visĂ­veis a parametrização, a virtualização e consequente validação dos projetos durante a fase de desenvolvimentoâ€?, colmata. A iniciativa tecnolĂłgica SmartFactoryKL no Centro de Investigação AlemĂŁo para a Inteli !"! sociedade anĂłnima tem, atualmente, 35 membros incluindo empresas bem como instituiçþes de investigação e indĂşstrias. Na Feira de HanĂ´ver 2015, SmartFactoryKL apresentou uma unidade de produção modular e de vĂĄrios fornecedores em que mĂłdulos individuais com diferentes arquiteturas de controlo, de diferentes fabricantes, trabalham em conjunto sem problemas.

M&M Engenharia Industrial, Lda. Tel.: +351 229 351 336 ¡ Fax: +351 229 351 338 info@mm-engenharia.pt ¡ info@eplan.pt www.mm-engenharia.pt ¡ www.eplan.pt


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.