case-study
resort de luxo em Ibiza aposta em acumuladores de corrente elĂŠtrica A energia solar estĂĄ em expansĂŁo no mundo inteiro. Sobretudo nos paĂses com muitas horas Embora sujeita a variaçþes ao longo do dia e do ano, ĂŠ possĂvel compensĂĄ-las facilmente atravĂŠs de acumuladores de energia elĂŠtrica.
Acumuladores de energia elĂŠtrica tornam-no independente Os rendimentos de um sistema fotovoltaico podem superar as necessidades do proprietĂĄrio, sobretudo durante as horas centrais do dia. Para aproveitar ao mĂĄximo a energia solar do prĂłprio telhado, cada vez mais proprietĂĄrios de instalaçþes solares investem em acumuladores de energia. Estes armazenam a energia solar excessiva, pondo-a Ă disposição durante as horas em que nĂŁo hĂĄ sol. O proprietĂĄrio, alĂŠm de poupar custos de energia – a eletricidade comprada ĂŠ frequentemente bem mais cara do que a produzida autonomamente –,torna-se independente do abastecimento de eletricidade pĂşblica. Com um acumulador de energia ĂŠ possĂvel alcançar atĂŠ 98% de consumo prĂłprio. O investimento na instalação fotovoltaica ĂŠ amortizado muito mais rapidamente, apesar das despesas adicionais com a aquisição do acumulador.
Moradia 70% autĂłnoma O proprietĂĄrio de um empreendimento turĂstico de luxo na ilha de Ibiza decidiu investir numa instalação fotovoltaica em combinação com um acumulador de energia para cobrir, com energia renovĂĄvel, grande parte da necessidade energĂŠtica para os hĂłspedes. AtĂŠ 70% dos cerca de 68 000 kWh necessĂĄrios por ano sĂŁo agora gerados completamente atravĂŠs da radiação solar – dando aos hĂłspedes uma boa sensação. O resort todas as suas necessidades energĂŠticas atravĂŠs de energias renovĂĄveis, incluindo a paisagem de piscinas aquecidas. 46
Figura 1 Resort de luxo na ilha de Ibiza gera eletricidade própria graças à instalação fotovoltaica e ao acumulador.
A moradia situada numa regiĂŁo escassamente povoada no sul da ilha, assemelhando-se a uma fortaleza no alto de uma colina, proporciona uma vista fantĂĄstica sobre o Mediterrâneo. Um muro de pedras circunda a propriedade de vĂĄrios hectares. Construir uma instalação fotovoltaica, incluindo um acumulador de energia, sob estas que nĂŁo existia acesso direto ao local de instalação situado no exterior do muro. Diante desta acessibilidade difĂcil, para a construção da instalação de 30 kWp e do acumulador de 60 kWh foi alugada uma grua especial. Dois instaladores cuidaram da construção e ligação do acumulador. Decorridos 14 dias, a instalação da central elĂŠtrica verde estava concluĂda.
e ampliĂĄveis da Alemanha Como fornecedor para um acumulador de bate cante de acumuladores industriais Tesvolt com sede na cidade de Lutero, Wittenberg, na Alemanha. A empresa estĂĄ especializada na construção de acumuladores de energia multifuncionais e de alta qualidade, feitos Ă base de fosfato de ferro-lĂtio. As baterias de lĂtio impuseram-se no mercado de acumuladores em relação Ă s baterias de chumbo pela sua longa vida Ăştil e pelo manuseamento seguro. Permitem uma maior profundidade de descarga, maior vida Ăştil e sĂŁo mais ecolĂłgicos por serem completamente reciclĂĄveis. AlĂŠm disso, exigem muito menos espaço para a sua instalação. “Para, durante a carga e descarga da bateria de energia entre as diferentes cĂŠlulas, desenvolvemos um comando inteligenteâ€?, explica Simon Schandert, o Gestor TĂŠcnico da Tesvolt. Os acumuladores do fabricante alemĂŁo alcançam, assim, atĂŠ 8000 ciclos completos de carga, com 70% de descarga de profundidade (DoD) – mais do que a maior parte dos outros acumuladores de energia Ă venda no mercado. O fabricante dĂĄ uma garantia de performance de 10 anos, enquanto a vida Ăştil real dos acumuladores da Tesvolt ĂŠ de 20 anos. “AlĂŠm disso, graças ao nosso controlo de cĂŠlulas individual durante o processo de carga e descarga, as perdas devido ao calor gerado sĂŁo menores. Prescinde-se, assim, de um arrefecimento que consome bastante energia, o que aumenta , salienta Schandert.