Autoconsumo com gestão de cargas – caso prático

Page 1

case-study

autoconsumo com gestĂŁo de cargas – caso prĂĄtico O artigo seguinte estuda a motivação das instalaçþes de autoconsumo com gestĂŁo inteligente da energia, atravĂŠs do sistema SMA Sunny Home Manager. AS Solar IbĂŠrica de S.E.A., S.L.

Em Espanha, com a chegada do Decreto-Lei 900/2015 de outubro de 2015, houve um impulso nas instalaçþes de autoconsumo, tanto no setor residencial como no industrial. Para fomentar este tipo de instalaçþes Ê necessårio estudar cada caso de forma individual e detalhada, com o objetivo de, a qualquer momento, poder ajustar a produção às necessidades da instalação. A AS Solar IbÊrica apresenta, neste artigo, uma instalação de autoconsumo do setor residencial, com 100% de quota de autoconsumo, sem armazenamento energÊtico com baterias.

Instalação SMA Smart House. Caso pråtico de autoconsumo fotovoltaico com controlo de cargas de se protegerem contra os aumentos contínuos do custo da eletricidade. Consoante o tipo de consumidor existe a possibilidade de adaptar os consumos da instalação, ajustando-os à s

Propþe-se uma instalação com controlo de cargas, com o objetivo de aproveitar os excessos que se produzem, derivando estes excedentes de sistemas consumidores que possam armazenar esta energia em forma de calor.

horas de geração de energia fotovoltaica, conseguindo assim uma taxa de autoconsumo em torno dos 100%. PorÊm, por vezes, estes consumos não podem ser alterados por diversos motivos. Nesse caso podemos recorrer a uma instalação com armazenamento energÊtico com baterias. No entanto, o investimento inicial destes sistemas pode descartar essa opção. Deste modo propþe-se uma instalação com controlo de cargas, com o objetivo de aproveitar os excessos que se produzem, derivando estes excedentes de sistemas consumidores que possam armazenar esta energia em forma de calor.

Dados da Instalação Fotovoltaica Potência instalada: 2 kWp

Figura 1 Esquema SMA da instalação fotovoltaica em Barcelona.

Este artigo inclui o caso prĂĄtico de uma vivenda unifamiliar, no municĂ­pio de ArtĂŠs, na provĂ­ncia de Barcelona, cuja instalação foi efetuada pela empresa “Dos 2 Calor & Energiaâ€?.

Orientação: Sul Inclinação: 45º Montagem vertical sobre fachada Componentes da Instalação Fotovoltaica 8 uds. REC Twin Peak 250 Wp Black Frame 1 ud. SMA Sunny Boy 2.5VL-40 1 ud. Sistema de monitorização e gestão do SMA Sunny Home Manager 1 ud. Contador de energia SMA Energy Meter 1 ud. Estrutura de suporte triangular Schletter Componentes da Instalalação de Climatização 1 ud. Caldeira de biomasa (existente) 1 ud. Depósito de acumulação 2000l (existente)

42

Antecedentes do projeto No que diz respeito ao estudo do projeto, partindo dos dados iniciais, isto Ê da existência de uma caldeira de biomassa e de um depósito de acumulação de 2000 litros, a opção inicial da proposta era a realização de uma instalação solar tÊrmica, uma vez que o cliente queria suprimir as necessidades tÊrmicas dos meses de Verão. Posteriormente, depois de avaliar e continuar a estudar a viabilidade do projeto, chegou-se à conclusão de propor ao cliente uma instalação fotovoltaica, não só para atender às necessidades tÊrmicas do imóvel, mas tambÊm para poder abastecer os consumos elÊtricos do mesmo.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.