Guião para a elaboração de trabalhos escritos

Page 1

blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla (Silva, 2010: 20).

que num trabalho deves optar apenas por uma delas. Os exemplos, que se seguem, respeitam as NP. E S C OLA S E CUN DÁ R I A M AR I A LAM A S

De um livro: APELIDO, primeiros nomes - Título (a negrito ou a itálico). Edição. Local de publicação: Editor, Ano de publicação. ISBN.

Sempre que é necessário intercalar, omitir ou acrescentar palavras para esclarecer o sentido, utilizam-se colchetes ([ ]). Por exemplo, a frase começa por maiúscula (Blabla), mas, para a intercalarmos na nossa frase, trocamos a maiúscula por minúscula, ficando «[b]labla blabla [ou seja] blabla».

HOLFORD-STREVENS, Leofranc - Pequena História do Tempo. Lisboa: Tinta-da-China, 2008. ISBN 978-972-8955 -61-8.

Quando não se fazem transcrições, se o autor não faz parte do texto, indica-se o apelido e o ano de edição entre parênteses (Silva, 2010). Se faz parte do texto, indica-se a data, entre parênteses, a seguir ao nome. Segundo a perspectiva de Silva (2010), blabla blabla.

Até três autores: APELIDO 1, primeiros nomes 1; APELIDO 2, primeiros nomes 2; APELIDO 3, primeiros nomes 3 - Título. Xª ed. Local de publicação: Editor, Ano de publicação. ISBN.

Atenção: 1. Um trabalho de pesquisa não é um somatório de citações. Pelo contrário, deve ser um todo coerente, onde se articulem as tuas ideias com as dos autores consultados. 2. Se trocares algumas palavras num texto, ainda estás a cometer plágio. Utiliza o modelo PLUS.

Conclusão  Exposição das conclusão em função dos objectivos definidos.  Apresentação de dúvidas, recomendações e sugestões.

Bibliografia  É muito importante que indiques os materiais que consultaste (livros, revistas, CD-ROM, websites, etc.) Podes utilizar as Normas da Associação Americana de Psicologia (APA) ou as Normas Portuguesas (NP), sendo

Guião para a Elaboração de Trabalhos Escritos

No exemplo acima, trata-se da 1ª ed. da obra. Apenas se

menciona o campo edição a partir da 2ª edição.

Mais de três autores: APELIDO 1, primeiros nomes 1 [et al.] - Título ...etc. Num livro colectivo, menciona-se a função do responsável (organizador, director): Apelido 1, primeiros nomes 1 (org.) - ...etc. Para referir um capítulo em livro colectivo: APELIDO, primeiros nomes - Título da contribuição. In APELIDO (do autor da monografia), primeiros nomes (do autor da monografia) - Título da monografia (a destacado). Edição. Local de publicação : Editor, Ano de publicação. ISBN. De um periódico: APELIDO, primeiros nomes - “Título do artigo”. Título da publicação em série (a negrito ou a itálico), Local de publicação. Volume, número (Ano de publicação), páginas. De um endereço electrónico: APELIDO, primeiros nomes - Título (a negrito ou a itálico). [Data de consulta]. Disponibilidade e acesso de consulta. PEREIRA, Ana- Receitas de chocolate. [Consult. 10 Jan. 2010]. Disponível em http: www. Blablabla.pt

Corpo do texto

Transcrições longas - São inseridas num bloco separado de texto, de linhas avançadas a um espaço, da seguinte forma:

Partes principais: Capa Folha de guarda Índice Introdução Desenvolvimento Conclusão Bibliografia Apêndices Anexos

pa a C    

Nome da escola; Disciplina ou área; Título do trabalho; Identificação dos autores (Número, Ano e turma);  Identificação do professor  Mês e Ano


Guião para a elaboração dos trabalhos escritos Fol h gua a de rda

 Folha em branco.  A numeração inicia-se nesta página, mas não deve ser visível.

2

Índi ce Ou Sum ário

Escola Secundária de Maria Lamas

 Capítulos e subcapítulos à esquerda e as respectivas páginas à direita, em numeração árabe.  A Introdução, a Conclusão, a Bibliografia, os Apêndices e os Anexos não devem ser numerados como capítulos.  A Bibliografia, Apêndices e Anexos não são paginados mas a referência aos mesmos deverá surgir no índice.

Tipo de letra, Times New Roman, tamanho 12. Parágrafo justificado, espaçamento entre linhas de 1,5.

25

Corpo do trabalho Introdução    

Apresentação do tema Justificação da escolha do tema ou a da sua relevância Apresentação dos objectivos Descrição da estrutura do trabalho

Desenvolvimento  Desenvolvimento do tema de forma clara e em coerência com os objectivos e o índice.  Explanação do tema com afirmações fundamentadas em autores e documentos de valor comprovado.

Seguidamente, intercalamos explicações com exemplos práticos, relativamente à realização de transcrições ou à apresentação de ideias de outros autores, evidenciando a forma de o fazer, no caso de os nomes serem ou não referido no corpo do texto. Transcrições curtas (até 3 linhas) - São feitas no corpo do texto e colocadas entre « ». Se o autor não faz parte do texto, indica-se o apelido, o ano de edição e a página, entre parênteses. Por exemplo, «blabla blabla blabla blabla» (Silva, 2010: 20). Se faz parte do texto, indica-se a data e a página entre parênteses, a seguir ao nome. Assim, segundo a perspectiva de Silva (2010: 20), «blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla blabla bla-bla blabla».


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.