O pequeno grande livro do trincas

Page 1



O PEQUENO GRANDE LIVRO DO TRINCAS De que são feitos os nossos dentes? Os nossos dentes são constituídos por três camadas: DENTE esmalte dentina polpa

1

1.Uma camada exterior, protectora – o esmalte, que é a substância mais dura do nosso corpo; 2.Uma camada mais mole, que está por baixo do esmalte - a dentina, que compõe a maior parte do dente. 3.O centro do dente, onde está a estrutura do nosso dente que sente – o nervo e os vasos que o alimentam. Ao conjunto do nervo e dos vasos chamamos a polpa.


Como se agarram os dentes aos maxilares? Os nossos dentes são compostos por duas partes: coroa

gengiva

raiz

- a coroa: que está para cima da gengiva - a raiz : que está inserida no osso maxilar e tapada pela 2

gengiva. É esta parte do dente que o segura. Os dentes podem ter uma, duas ou três raízes. Os Molares são os dentes que têm mais raízes. Porque temos dentes com formas diferentes ? Cada dente tem uma função própria, por isso são diferentes uns dos outros. Dividindo por grupos temos: 1. os incisivos centrais e laterais – os dentes da frente (quer no maxilar de cima, quer no maxilar de baixo): estes dentes têm a função de cortar os alimentos.


Por isso é que usamos estes dentes para trincar os alimentos. Além

incisivos

desta função, também são os responsáveis por falarmos

caninos

correctamente as palavras.

molares

Quando perdemos estes dentinhos e enquanto não nascem os definitivos, falamos de uma maneira esquisita e nem todas as palavras saem bem! 2. Os caninos – Os caninos são os dentes mais aguçados e servem para rasgar e separar os alimentos. É por isso que quando queremos arrancar um pedaço de pão usamos estes dentes. 3. Os molares (os que estão mais atrás)– servem para esmagar e triturar os alimentos. 4. os pré-molares (dentes que só temos na dentição definitiva) – juntamente com os molares ajudam a esmagar e triturar os alimentos.

3


Quantos dentes temos? Os primeiro dentes que temos são os dentes de leite e

20 dentes ao todo. Quando fazemos 3 anos já temos todos os dentes são

de leite na boca. Quando fazemos

6 anos começam a cair os dentes

de leite e, por baixo, aparecem os dentes definitivos – os dentes de adulto. Estes novos dentes só acabam de

18 anos. A dentição definitiva têm 32 dentes. nascer quando fazemos

4

Os dentes de leite não caem todos ao mesmo tempo. À medida que vamos crescendo vão caindo e dando lugar aos dentes de adulto.

PARA SABERES QUANDO VÃO CAIR OS TEUS DENTES E PARA PODERES APONTAR EM QUE DATA É QUE CAÍRAM, DEIXAMOS UM QUADRO COM A IDADE COM QUE A MAIORIA DOS MENINOS E DAS MENINAS PERDEM OS DENTES.


DENTES

COM QUE IDADE CAI E NASCE O DEFINITIVO

Incisivos centrais inferiores

6 anos

Incisivos laterais Inferiores

7 anos

Incisivos centrais superiores

7 anos

Incisivos laterais Superiores

8 anos

Caninos Inferiores

10 anos

Caninos Superiores

11 anos

1º molar inferior definitivo

6 anos

QUANDO CAIU O MEU

5

2º molar inferior definitivo

9 anos

1º molar superior definitivo

7 anos

2º molar superior definitivo

10 anos

1º pré-molar inferior

11 anos

2º pré-molar inferior

12 anos

1º pré-molar superior

12 anos

2º pré-molar inferior

12 anos


Existem 3 dentes da dentição de adulto que não existem na dentição de leite: 1.Os 1ºs pré-molares 2.Os 2ºs pré-molares 3.Dentes do siso ou 3º molar. Por isso é que a dentição de adulto tem mais dentes que a dentição de leite.

6


Para que servem os dentes de leite ? Quando nascemos, a nossa boca é muito pequenina. Para não ficarmos com uns dentes muito grandes, quando ainda somos crianças, nascem uns dentes pequeninos e branquinhos. Estes primeiros dentes – dentes de leite – ajudam-nos a mastigar os alimentos e a falar as palavras, enquanto a boca e os dentes definitivos crescem. Estes dentinhos pequeninos têm mais uma função importante. Orientam os dentes definitivos a nascer. Quando começa a crescer, o dente definitivo “come” a raiz do dente de leite e quando está pronto a nascer, empurra-o. É a altura em que o nosso dente de bebé cai . Se o dente de leite não existir, o dente definitivo não sabe qual o sítio por onde deve romper a gengiva! Por isso, quando cai um dentinho de leite, não tem raiz e, se espreitarmos para dentro da gengiva, já conseguimos ver a “cabecinha” do dente de adulto… Por isso devemos limpar e cuidar muito bem dos dentes de leite. Se os dentes de leite estiverem estragados, vão contaminar os dentes de adulto, que vão nascer fracos e feios!

7


Como devemos lavar os dentes ? Devemos lavar os dentes três vezes por dia. Depois do pequeno almoço, depois do almoço e antes de irmos para a cama. Devemos dar uma atenção especial aos nossos dentes depois de comermos doces! Devemos colocar a pasta de dentes - um bocadinho do tamanho de uma ervilha - em cima da escova.

8

Começamos por escovar a parte de cima dos dentes que mastigam. Devemos fazer movimentos de trás para a frente dez vezes, de um lado da boca e, depois, do outro.


Depois colocamos a escova na parede de fora dos dentes e fazemos um movimento de trás para a frente dez vezes seguidas. Depois de fazermos este movimento dos dois lados da boca, repetimos o mesmo, mas agora do lado de dentro da boca. Por último, temos de dar atenção aos dentes da frente que trincam. Para que estes dentes possam ficar limpinhos, temos que colocar a escova por dentro e fazer o movimento para fora e para dentro dez vezes. Como os “bichos” que destroem os nossos dentes vivem também na língua, devemos escovar a língua para que ela também fique limpinha!

9


Porque devemos lavar os dentes ?

Na nossa boca vivem vários bichinhos, são as bactérias. Estas bactérias, quando vêem restos de comida presos aos dentes, comem-na e, como ficam fortalecidas e cheias de energia, começam a destruir os nossos dentes. 10

Assim que as bactérias conseguem escavar um “buraquinho” no dente, começam a construir a sua casa! Assim, os dentes, que ficam cheios de “buraquinhos”, começam a esconder mais restos de alimentos que, vão fortalecendo as bactérias. Como ficam de barriga cheia cada vez que comes, vão crescendo e ficando mais gordas. Assim, cada vez precisam de casas maiores para viverem! Como precisam de casas maiores, vão escavando


mais os nossos dentinhos. Quando começam a chegar perto do nervo do dente, o dente fica zangado e começa a doer!

Nessa altura, temos de ir ao médico dentista. O médico dentista vai ter de varrer os bichinhos dos dentes com uma vassoura especial e tapar as casas que os bichos construíram com uma massa especial. Só assim o teu dentinho para de doer. Só vamos aos Médico Dentistas quando os dentes doem? Não. Devemos ir ao dentista de 6 em 6 meses para ver se está tudo bem com os nossos dentes. Por vezes, embora os nossos dentes sejam escovados três vezes ao dia, todos os dias, as bactérias conseguem construir uns buraquinhos muito pequeninos. Só o médico dentista consegue ver estes buraquinhos.

11


Se os nossos dentes não tiverem buraquinhos, o médico dentista : -observa a nossa boca e pode aplicar escudos protectores nos dentes para que possam ficar mais resistentes às bactérias; -vê se os dentinhos definitivos estão a crescer fortes e saudáveis através de uma fotografia especial a que chamamos de RX; -dá-te conselhos sobre a melhor escova e pasta para higienizares os teus dentinhos; -aconselha-te truques e dicas para matares as bactérias que tentam destruir os teus dentes. 12

Quando caímos e partimos um dente, o que devemos fazer? Quando estamos a brincar e, por acidente, partimos ou perdemos um dentinho devemos: -Procurar o dente ou a parte do dente que partiu. Não limpes o dente… -Colocar o dente ou a parte do dente numa garrafinha com: Saliva; Soro fisiológico ou Leite -Se estiver a deitar sangue, pede uma compressa ou um pano limpo e faz pressão na zona da gengiva;


-Fala com um adulto e pede para te levarem a uma consulta no Médico dentista. Se conseguires ir ao dentista nesse mesmo dia, muitas vezes, ainda é possível recolocar o dente ou colar a parte do dente que se partiu! Comer coisas frias ajuda o sangue a estancar e ajuda na cicatrização.

13



Não te esqueças de escovar bem os dentes 3 vezes por dia!

®

®

O Trincas e Central Care Kids® são marcas registadas pertencentes à marca Central Care®. Todos os Direitos reservados.


central care

CLÍNICAS MÉDICAS DEN TÁRIAS é tempo de sorrir.

Nº VERDE (gratuito): 800 20 33 33 www.centralcare.pt www.centralcare.blogspot.com Central Care - Alameda: alameda@centralcare.pt Av. Almirante Reis n.º184 Loja A e B telef: 21 409 10 24 telem: 91 827 24 43


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.