PINTAS O DETETIVE

Page 1

PINTAS O DETETIVE

Editora olivrodolivro


Autores: Raúl Gomes e David Parente Ilustrações: Raúl Gomes e David Parente Projeto: Ideias com Mérito

2


Livro criado de acordo com o tema do Plano Anual de Atividades do APJB

3


Pintas o detetive

E

ra uma vez dois peixes, o Pintas e o Palhaço que

viviam no mar Imaginarium. O peixe Palhaço era muito divertido e estava sempre a fazer palhaçadas. O Pintas era muito desconfiado, cuidadoso, sério e brilhava como as cores do arco-íris, era muito reservado e tímido e impedia várias vezes, que o Palhaço se metesse em alhadas. Mas mesmo assim, Pintas adorava o seu companheiro, estes eram amigos inseparáveis. Passavam os dias em infindáveis brincadeiras e, muitas vezes, Pintas dizia ao Palhaço que o seu lugar era no circo. O mais engraçado é que esta ideia não desagradava ao Palhaço. Estávamos perto do Natal e, como em todos os natais, o circo instalou-se em Imaginarium.

4


Tomavam calmamente o pequeno almoço, quando ouviram o spot publicitário na televisão anunciando um casting para um famoso número no SeaCircus. O Pintas, que era mais atento, disse logo que aquela era a oportunidade do Palhaço ficar famoso. Os olhos de Palhaço brilhavam tanto que Pintas achava que ia tendo um ataque de ansiedade... Estava combinado iriam, no dia seguinte, até ao circo para o Palhaço prestar provas. Palhaço não pregou olho toda a noite, porque estava “mortinho” para ir para prestar provas. Finalmente chegou o dia C e partiu com o seu grande amigo para o circo. Assim que chegaram viram uma fila interminável. Palhaço foi de imediato tirar a senha, qual o seu espanto quando viu o número - 2000! Ele tinha o número 2000!!!! Tiveram tempo para conversar e observar... Pintas estava intrigado porque via os peixes mais bonitos a entrar mas não a sair. Já começava a anoitecer quando chegou a vez do Palhaço. O Pintas sentia-se inquieto, no entanto Palhaço entrou fazendo as suas palhaçadas favoritas rodopiar, fazer o pino, rolamento à frente, e malabarismos com bolas.

5


O tempo ia passando e Palhaço teimava em não sair... Pintas começou a desconfiar, alguma coisa não estava bem! Pintas pensou que o seu amigo poderia estar a conversar, ou pior... perdido em atalhos... Encheu-se de coragem e foi procurar o seu amigo. Enquanto caminhava em redor do circo viu uma pequena luz. Aproximou-se e descobriu uma pequena entrada! Sem hesitar entrou e descobriu vários peixes numa enorme sala....Eram os peixes mais belos que alguma vez vira. Enquanto procurava o seu amigo ouvia risos, “mas que é isto?” pensou Pintas. E foi seguindo o riso que cada vez se tornava mais audível. Era Palhaço que fazia várias demonstrações...estava rodeado de belos peixes. Havia alguma coisa que não estava bem... Afinal de contas o Casting não era para um número de circo, era para escolher os mais belos peixes pra um desfile de Natal!!!! Que confusão... Tinha de tirar Palhaço dali ele não queria que o seu amigo desfilasse. Palhaço!, Palhaço! – chamava Pintas, mas ele estava tão entusiasmado que não ouvia. “Já chega! Vou até lá”- pensou Pintas. - Então, Palhaço porque não vens embora? Já viste que este trabalho não é para ti! – perguntou Pintas. - Pintas, meu amigo, eu sei que não vou desfilar, sou um bocadito cheiinho, mas como gostaram tanto das 6


minhas habilidades sou eu que vou apresentar o espetáculo! – respondeu Palhaço entusiasmado - Que espetáculo??- perguntou Pintas. - Eu vou apresentar um desfile de moda para angariar dinheiro para a instituição “Peixes em risco”, não aprovas, Pintas?? – perguntou. - Ah! Se vais ajudar os outros conta comigo. O que posso fazer para ajudar? – retorquiu. - Tu que tens jeito para descobrir tudo, descobre os peixes mais ricos e convida-os para o desfile. Achas que consegues? – perguntou Palhaço. - Isso para mim é canja. – respondeu Pintas. No dia marcado, 32 de dezembro, num ambiente festivo Palhaço exibia as suas habilidades, Pintas convencia os mais ricos a doarem grandes quantias de dinheiro, e os belos peixes desfilavam com as suas escamas mais brilhantes do que nunca. Grande dia este! Ajudar os outros é sempre bom...

7


Editora olivrodolivro 8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.