Manual de cases - Portal do Conhecimento CEEMPRE

Page 1

Portal do Conhecimento Manual de Cases

1


Diretor de Desenvolvimento 2015

Luccas Salgado desenvolvimento@ceempre.org (31) 7338-4664 Gerente de Alinhamento 2015

Ingrid Felomensch gerente.alinhamento@ceempre.org (31) 9945-3978 Assessora de Alinhamento 2015

JĂŠssica Ferreira assessor.alinhamento@ceempre.org (27) 99617-9100

2


I - Apresentação .....................................................................................................................................3 II - Publicação dos Cases ....................................................................................................... ............ 4 Condições de Participação .................................................................................................. 4 Condições de Envio ................................................................................................................ 4 Padrão de Formatação ......................................................................................................... 4 Conteúdo dos Cases .............................................................................................................. 5 Prazos ............................................................................................................................................ 5 III - Categorias ......................................................................................................................................... 6 IV – Considerações finais .................................................................................................................. 9

3


I. Apresentação Olá MEJ UFV! Com o intuito de reunir grandes relatos do nosso MEJ e compartilhar com todos os Empresários Juniores um conteúdo de excelência, a CEEMPRE entrega uma plataforma on-line que abrigará os cases de sucesso das nossas EJs, facilitando o intercâmbio de ideias e, sobretudo, o desenvolvimento de excelentes práticas! O Portal do Conhecimento é segmentado em 10 (dez) áreas temáticas de cases, que correspondem às nove perspectivas da Pesquisa de Necessidades de Desenvolvimento (PND). Para isso, o presente manual contém um conteúdo descritivo a respeito das categorias de cases, assim como orientações de envio dos textos para o portal. Contamos com a singularidade do desenvolvimento colaborativo do MEJ UFV, para que possamos, a cada dia, fomentar excelência e difundir boas práticas! Aproveitem!

4


II. Publicação dos Cases Os cases que atenderem às orientações presentes neste manual serão publicados na plataforma on-line do Portal do Conhecimento e, desta forma, possuirão visualização global dentro do MEJ UFV. Eles estarão organizados em categorias e poderão ser encontrados através de um índice disponível aqui. Condições de participação Todas as Empresas Juniores poderão participar do Programa enviando cases nas diversas áreas temáticas, assim como ter acesso às demais publicações do Portal do Conhecimento. Condições de envio Os cases deverão ser enviados para o email desenvolvimento@ceempre.org . O corpo do email deverá conter as seguintes informações: - Nome do responsável; - Email do responsável; - Título do case; - Empresa Júnior autora; - Ano de escrita do case; - Eventos nos quais o case foi apresentado - Premiação do case em outros concursos (caso tenha). Padrão de formatação Os documentos deverão estar no formato PDF e deverão ser enviados no template padrão da Empresa Júnior autora. Segue a formatação solicitada: - Fonte: Arial - Tamanho da fonte: 12 - Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas - Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm)

5


- Orientação: Retrato - Margens superior e inferior: 2,5 cm - Margens esquerda e direita: 3 cm - Texto: Justificado É estipulado um limite de duas páginas para os anexos (imagens, gráficos, organogramas, fotos, etc). Conteúdo dos Cases: O conteúdo do case deve apresentar, de forma clara e objetiva, a contextualização do ambiente e da metodologia, assim como a necessidade de sua implementação e a maneira com que foi executada. Além disso, devem ser descritos os resultados alcançados ou esperados, sejam eles positivos ou negativos. Prazos Teremos publicações mensais para que nosso portal seja rico em conteúdo e novidades. - Data de envio dos cases: Até o dia 7 de cada mês; - Data de publicação: Todo dia 22 (vinte e dois) de cada mês.

6


III. Categorias Participação no MEJ Clique aqui!

Tendo em vista as dimensões e as oportunidades do Movimento Empresa Júnior (MEJ), não só dentro do MEJ UFV, mas a nível nacional, essa categoria previlegia práticas que instiguem e beneficiem a participação ativa dos empresários juniores em eventos realizados pelo MEJ e suas intâncias, de modo a contribuir com o fortalecimento da rede, integrar os empresários juniores, assim como possibilitar a troca de experiências e conhecimentos. Jurídico-Financeiro Clique aqui!

Envolve os métodos adotados para garantir a saúde financeira e jurídica da empresa, no que diz respeito ao planejamento financeiro; sustentabilidade financeira; fluxos de caixas; regulamentação jurídica, dentre outras práticas aplicadas. Estratégia Clique aqui!

Relaciona-se com a visão de futuro e versa sobre o processo de formulação e implementação de estratégias, por meio da análise dos ambientes interno e externo, assim como metas e indicadores. Além disso, inclui-se o acompanhamento do plano de ação. Qualidade Clique aqui!

Compete as práticas internas a fim de organizar e garantir o bom funcionamento da gestão, tais como fomentar a gestão de conhecimento, por exemplo, com o mapeamento de processos; aplicação e estudo do Modelo de Excelência da

7


Gestão® (MEG); estruturação e acompanhamento do fluxo de informações; e técnicas para fomentar a cultura de escrita de cases. Além disso, as metodologias, ferramentas e estratégias utilizadas para garantir um serviço de qualidade, assim como as formas de planejamento, execução, análise, controle e melhoria dos processos da organização a fim de garantir a satisfação das partes interessadas. Comunicação Clique aqui!

A imagem da empresa, sobretudo, identifica o que ela é. Para tanto, nessa categoria aborda as práticas utilizadas para atingir o público-alvo nas divulgações, desde técnicas utilizadas nas artes, os meios e formas de comunicação, seja ela interna e externa, até o mais sofisticado plano de comunicação. Relacionamento Clique aqui!

Compete as práticas adotadas para abraçar e interagir com todos os stakeholders (comunidade acadêmica; departamento ou instituto, MEJ, pós-juniores, entre outros) garantindo assim a saúde e a boa imagem da empresa e dos mesmos. Enquadra-se, também, a propecção e gerenciamento de parcerias estratégicas da empresa. Mercado Clique aqui!

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado com a habilidade de se relacionar com seus clientes, atendendo suas necessidades e expectativas, logo, são fundamentais práticas de segmentação e pesquisa de mercado, abrangendo a identificação das necessidades de prospects e clientes, gerenciamento da marca e imagem da organização. Vale ressaltar também práticas para manutenção dos relacionamentos e a avaliação de satisfação dos clientes.

8


Projetos Clique aqui!

O aprendizado por projetos é um dos três pilares que fundamentam o Movimento Empresa Júnior, e por isso é uma fonte de práticas que merecem destaque. Para que o MEJ execute cada vez mais e melhores projetos, essa categoria aborda práticas de gerenciamento e execução de projetos, além de cases de projetos que foram significativos para as empresas. Sociedade Clique aqui!

Aborda os processos relativos ao desenvolvimento social e cultural das comunidades mais influenciadas pela organização, assim como o respeito e tratamento das demandas socioambientais. Para tanto, métodos de conhecimento dos impactos ambientais negativos causados pela empresa e comprometimento social e legal são fundamentais. No exercício da cidadania, inclui-se a educação e a assistência comunitária, a promocação de cultura, do esporte e do lazer. Pessoas Clique aqui!

Dado que as pessoas são responsáveis pelos processos da organização, essa categoria visa manutenção do clima organizacional e da qualidade de vida dos membros da empresa, garantindo, dentro da gestão de ambiente interno, a integridade física, segurança e o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Enfatiza-se a abordagem aos membros desde o recrutamento e a seleção, além da busca pela motivação, capacitação, identificação de competências, avaliação de desempenho e satisfação, e reconhecimento do desempenho individual e de equipe. Os requisitos levam ainda a organização a estimular a comunicação eficaz e a desenvolvimento colaborativo.

9


IV. Considerações finais Acreditando na importância da ideia “EJ desenvolve EJ” e, sobretudo, cientes de que o MEJ é rico em cases e bons materiais de desenvolvimento, convidamos, com solenidade, todos a aproveitarem ao máximo o Portal do Conhecimento e compartilharem conosco a história da Empresa Júnior de vocês! Serão gratificadas na categoria Compartilhe do Prêmio CEEMPRE as Empresas Juniores que enviarem cases para o Portal do Conhecimento ao longo do ano de 2015. Contamos com a excelência do MEJ para que possamos, juntos, sermos ainda mais excelentes!

10


CEEMPRE 11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.