Infoce3c#10

Page 1

INFOCE3C #10 26 Jan 2015

NOTÍCIAS SOBRE

ECOLOGIA, EVOLUÇÃO E ALTERAÇÕES AMBIENTAIS

CONFERÊNCIA Amazônia: um mundo a revelar

GABINETE DE COMUNICAÇÃO cE3c já tem canal no YouTube

DENTRO E FORA cE3c integra a rede internacional BINGO - Breeding Invertebrates for Next Generation Biocontrol Seminário cE3c para o 2º semestre Abertas as inscrições e submissão de resumos para o 4º Encontro Nacional de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade de Aveiro Bolsa de Doutoramento para o Instituto de Biologia Molecular de Barcelona – IBMB Companhia das Lezírias ganha prémio dos Green Project Awards 2014 Daniel Pinheiro ganha prémio Vimeo Nova revista digital: “Wilder – rewilding your days” Série de documentários “Natureza e Vida Selvagem” na RTP2

Gabinete de Comunicação. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. C2, Campo Grande. 1749-016 Lisboa Para ser retirado da lista envie um email para ce3cdiv@ciencias.ulisboa.pt


26 Jan 2015

INFOCE3C #10

Conferência FCUL, 27 de janeiro às 10h00, sala 6.2.51 (edifício C6)

Adalberto Luis Val INPA/MCTI, Brasil Host researcher: Manuela Coelho, CE3C research group Evolutionary Genetics

Amazônia: um mundo a revelar Biólogo, com pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica (Canadá), Adalberto Luis Val estuda as adaptações biológicas às mudanças ambientais, tanto naturais como causadas pelo homem. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002 e o Prémio Excelência da American Fisheries Society (2004). Em 2005 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Em 2006 assumiu a Direção do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia que administrou até 2014. Recebeu a Grande Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Amazonas (2008) e em 2013 foi admitido na classe Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente é bolseiro do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Um vasto conjunto de diversidades ambientais, socioculturais e biológicas existe na Amazônia e é apenas parcialmente conhecido e estamos muito longe de dimensioná-lo. A rigor, as ferramentas mais modernas tem ajudado a ampliar ainda mais os matizes encerrados por esse conjunto de diversidades. No nível biológico, a diversidade se expressa em todos os níveis organizacionais, desde o nível molecular até o nível das populações e comunidades e foi sendo desenhada para explorar o ambiente rico, diverso e dinâmico. Portanto, trata-se de uma diversidade que expressa em boa parte a capacidade adaptativa dos organismos em lidar com esse ambiente. É muito provável que o genoma desses organismos esconda importantes informações para os cenários de mudanças ambientais que se desenham para o futuro próximo. O desconhecido acerca dessas características excede em muito o conhecido, de tal forma que há um mundo a revelar. Que mundo é esse?

2


26 Jan 2015

INFOCE3C #10

cE3c já tem canal no YouTube O Gabinete de Comunicação do cE3c iniciou a publicação de vídeos no YouTube. Pretende-se registar as atividades do centro para dar a conhecer o que se faz no cE3c a um público mais alargado. O canal cE3c tem já disponíveis para visualização uma série de oito filmes de curta duração, totalmente amadores, que retratam alguns momentos do “1st cE3c Junior Researchers Annual Meeting”, que decorreu em Dezembro de 2014 no MUHNAC. Ficou registado o início do encontro, três excertos da palestra de Anabela Carvalho (FCT) sobre o programa de financiamento europeu H2020, e também uma parte da discussão final entre os participantes, onde se fez um balanço da iniciativa e sobretudo se perspectivou o futuro do grupo dos investigadores juniores do centro. Subscreva já o canal cE3c. Seguem-se os links para os vídeos já disponíveis.

Prof. Margarida Matos, representative of cE3c Executive Board Presentation of the Organizing Committee and the objectives of the meeting

Which were the positive aspects of the meeting?

Introduction to the program H2020 Recommendations to apply as a Consortium

Was the poster session model suitable for the meeting? And what about the future representation of junior researchers in the cE3c?

Most common applications mistakes 3


26 Jan 2015

INFOCE3C #10

DENTRO E FORA cE3c integra a rede internacional BINGO - Breeding Invertebrates for Next Generation Biocontrol Sara Magalhães é a investigadora do cE3c que integra a rede internacional BINGO, que funcionar na passada semana com um encontro na Universidade de Wageninger (Holanda). BINGO pretende explorar a variação genética dos inimigos naturais de pragas agrícolas, de modo a melhorar a eficácia do seu controlo biológico sem recurso a espécies exóticas. BINGO é um programa de formação avançada, financiado pelo Horizonte 2020 (através do Marie Skłodowska-Curie Innovative Training Network), que reúne uma série de especialistas europeus para formar 13 jovens investigadores. Mais informações aqui.

Seminário cE3c para o 2º semestre Os seminários cE3c destinam-se sobretudo a estudantes dos programas doutorais em Biologia da FCUL e Biodiversidade, Genética e Evolução. São também de todo o interesse para outros estudantes pós-graduados e bolseiros. Os interessados em frequentar o Seminário II (que terá início a 11 de fevereiro) deverão enviar um e-mail para Margarida Matos com uma pequena carta de motivação e CV até ao dia 4 de fevereiro. Estes seminários são gratuitos. Mais informações disponíveis aqui.

Abertas as inscrições e submissão de resumos para o 4º Encontro Nacional de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade de Aveiro A edição deste ano, a realizar entre 30 de Março a 2 Abril, terá enfoque nas áreas da Ecologia, Biodiversidade e Conservação; Biologia do Stress e Toxicologia. O principal objectivo é a promoção e divulgação do avanços científicos nacionais e fomentar a participação de jovens investigadores, alunos de graduação e/ou pós-graduação.
 No website do encontro está disponível informação sobre os prazos para submissão de resumos e inscrição, e respectivos formulários.

Bolsa de Doutoramento para o Instituto de Biologia Molecular de Barcelona – IBMB O IBMB está a divulgar uma bolsa de doutoramento de 4 anos aberta pelo governo Espanhol para o desenvolvimento de investigação em “Molecular, cellular and mechanical control of morphogenetic movements (Drosophila)”. Submissão de candidaturas até 6 de Fevereiro. Para mais informações contactar Enrique Martin-Blanco.

4


26 Jan 2015

INFOCE3C #10

DENTRO E FORA Companhia das Lezírias ganha prémio dos Green Project Awards 2014 A Companhia das Lezírias venceu a edição 2014 dos Green Project Awards na categoria "Agricultura, Mar e Turismo", com o projeto “A gestão florestal em prol da biodiversidade". Esta plano de gestão contou com a participação dos investigadores do cE3c, que foram responsáveis por diversos estudos sobre a biodiversidade da Companhia das Lezírias. Mais informações sobre os projetos de investigação aqui.

Daniel Pinheiro ganha prémio Vimeo "PORTUGAL the wild side", da autoria de Daniel Pinheiro, foi eleito vídeo da semana no Vimeo. Este filme é uma viagem pela natureza e vida selvagem de Portugal continental, revelando uma faceta do país pouco conhecida do público. O documentário inclui imagens do trabalho do realizador nos últimos quatro anos, incluindo a sua participação no projeto do cE3c Biominar, de valorização da Biodiversidade da região de Neves Corvo. Veja o filme aqui.

Nova revista digital: “Wilder – rewilding your days” Uma equipa de jornalistas lançou uma nova revista digital dedicada ao mundo natural, a "Wilder - rewilding your days". A missão da revista é inspirar e entusiasmar as pessoas a saírem de casa e descobrirem a natureza por si próprias, participando ativamente na sua preservação e promoção. A primeira edição inclui a reportagem de Inês Sequeira, “Uma expedição à procura da vida selvagem em Lisboa”, em que a jornalista narra a visita ao Jardim Botânico do MUHNAC na companhia das autoras do livro “Lá fora”: Inês Teixeira do Rosário, investigadora do cE3c, e Maria Dias. Leia a notícia aqui.

Série de documentários “Natureza e Vida Selvagem” na RTP2 Estreou no passado domingo uma série de 4 episódios, de produção nacional, exclusivamente dedicada à vida selvagem. Com a ajuda de especialistas, consultores, e investigadores, a equipa do "Vida Animal" da RTP, liderada por Luís Henrique Pereira, começou por ir à procura da "vida secreta das borboletas". A seguir vai conhecer de perto os animais selvagens que vivem em algumas das grandes cidades do país. A série vai mostrar igualmente o importante trabalho que está a ser feito no Nordeste Transmontano para a recuperação dos mais de três mil pombais tradicionais e a sua relação na preservação dos ecossistemas selvagens. O último episódio é dedicado aos fósseis e vestígios de Dinossáurios em Portugal. Veja aqui o primeiro episódio, O paraíso das borboletas, filmado na Estação da Biodiversidade de Carrazedo, no sítio Natura 2000 Nogueira/Montesinho. 5


AGENDA Dia 27

10h00 Conferência cE3c com Adalberto Luis Val: “Amâzonia: um mundo a revelar” FCUL, edifício C6, sala 6.2.51

© cE3c 26 Jan 2015 Gabinete de Comunicação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Edifício C2, Campo Grande 1749-016 Lisboa ce3cdiv@ciencias.ulisboa.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.