Programação do Mês da Cultura Independente

Page 1

1


FICHA TÉCNICA Secretário Municipal de Cultura Carlos Augusto Calil Secretário Adjunto José Roberto Sadek Chefe de Gabinete Paulo Rodrigues

Assessoria de Comunicação Giovanna Longo

Direção de Programação Juliano Gentile, Karen Cunha, Rodrigoh Bueno

Curadoria Música: Dante Pignatari, Goethe Institut, Kátia Bocchi, Nilson Copede, Laurence Trille, Thomas Haferlach Na Pele – grupos que comunicam e se identificam pela tatuagem: Paulo Tattoo e Ricardo Vidal Alameda: Arte de Rua: Tikka Meszaros Cinema: Amanda Prado, Célio Franceschet, Liciane Mamede Literatura: Dolores Biruel, Marcelo Dias, Marlon Florian, Rosa Falzoni, Thatiana Alves Dias Happy Hour e Setembro Verde: Equipe Matilha Cultural

Site Lucas Lui, Paulo Borgia,Thomas Haferlach

2


F ES TA D E ABERT U R A Dia 31/08, sexta, 19h30 às 4h30 Projeções, DJs de várias partes do mundo, performances, e intervenções sonoras farão parte da festa de abertura do MCI 2012. Um dos destaques da programação é o DJ turco Baris K, nome de peso na noite de Istambul e aclamado mundialmente por seus “Eurásia Mixes”, que são os mixes originais e ecléticos do gênero turco Anadolu Pop. A festa conta ainda com a performática dupla francesa “Congopunq”, que pode ser considerada uma mistura da banda africana Konono n1 com punk dos anos 80, o psicodélico músico mineiro Psilosamples, Anvil fx e muito mais. Em parceria com o coletivo Voodoohop, a festa tomará conta do centro velho de São Paulo durante a madrugada de sexta pra sábado.

3


foto: Divulgação Congopunq

Atrações: Congopunq (França), Baris K (Turquia), Anvil FX, Psilosamples, Keroøàcidu Suäväk, Rubens Peterlongo, Urubu vs Piero Chiaretti, Thomash (Alemanha) vs A Macaca (França). Local: ao lado da Galeria Olido. Livre. Não é necessário retirar ingressos.

Programação completa do evento no site: http://culturaindependente.org/

4


MÚSICA SKATALITES + BNEGÃO & SELETORES DE FREQUÊNCIA Dia 02/09, domingo, 16h

foto: Divulgação

Skatalites e BNegão abrem a programação do Mês da Cultura Independente no CCJ, com evento ao ar livre e clima festivo! Com quase 5 décadas de estrada, os Skatalites são os criadores do ska e a primeira backing band do lendário Studio One, local que revelou Bob Marley, Peter Tosh e Jimmy Cliff. Na sua 4ª visita ao Brasil, o grupo toca clássicos como “Latin Goes Ska”, “Eastern Standard Time” e “Phoenix City”. BNegão & Seletores de Frequência estão de volta com álbum novo: “Sintoniza Lá” mantém o conceito de “música negra universal” fundindo ritmos jamaicanos, africanos e brasileiros ao rap, ao funk70 e ao hardcore de forma vigorosa. Local: em frente ao CCJ. Livre. Não é necessário retirar ingressos.

5


foto: Divulgação

HAPPY HOUR: MATILHA CULTURAL De 04 a 28/09. Terças, (exceto dia 11/09); quintas, e sextas, 19h. Às terças, quintas e sextas a matilha cultural apresenta um pouco do jazz, soul, rap, música eletrônica e muito mais em uma programação fixa que agrada todos os estilos musicais. O Aquecimento Central esquenta as noites de terça com os todas as terças, alternando, MarginalS e Guizado. Às quintas, a programação do projeto Notas Reais fica por conta do trompetista Walmir Gil, um dos fundadores da banda Mantiqueira. Por fim, às sextas-feiras são marcadas pela agitação do Monde Cane, com a participação dos DJs Nuts e MZK, comandando as pick-ups ao som de afrobeats, brazucas, soul, rap e samba. Local: Matilha Cultural.

6


foto: Divulgação

foto: Divulgação

foto: Divulgação

CCJ ITINERANTE: SOCIEDADE INDEPENDENTE AMIGOS DA BOA RIMA – Kamau e Amiri – Apresentação: Emicida Dia 07/09, sexta, 16h Notando a forte ascensão da cultura hip hop nacional, a Sociedade Independente Amigos da Boa Rima visa valorizar a poesia urbana de São Paulo e injetar um novo gás na cena da rima improvisada, através de batalhas de freestyle e apresentações de novos artistas. Emicida apresenta as batalhas e DJ Nyack comanda os instrumentais. A 2ª edição do evento ocorrerá na Praça da República, no centro da cidade, e contará com os shows de Kamau e Amiri. Curadoria: Laboratório Fantasma. Local: coreto da Praça da República – República. Livre. Não é necessário retirar ingressos.

7


foto: Divulgação

GZA (WU TANG CLAN) Dia 09/09, domingo, 17h Gary Grice ou GZA/The Genius é membro fundador de um dos maiores grupos disseminadores da cultura hip hop no mundo: Wu-Tang Clan. Seu 2º álbum, Liquid Swords, produzido por RZA, também do Wu-Tang Clan, é considerado um dos mais importantes da história do rap e serviu de inspiração para artistas de diversos gêneros musicais. Neste momento, o rapper está trabalhando na produção do seu próximo álbum “Dark Matter”, que será lançado ainda este ano. Local: em

frente ao CCJ. Livre. Não é necessário retirar ingressos.

8


ROCK NA VITRINE: CLAVE DE CLÓVIS + MMDC + DOUTOR JUPTER Dia 08/09, sábado, 18h A Clave de Clóvis tem dez anos de formação e está lançando seu segundo disco: “Nelsonrodrigueando a tal da música popular brasileira.” Fundada em 1995 por Finho, a banda MMDC busca interpretar através de suas músicas a maneira de ver e sentir o mundo pelo jeito paulista de ser brasileiro. Doutor Jupter faz rock com influências de folk, country e bluegrass. Nos shows, a banda apresenta seu repertório e também clássicos da música transportados para um universo folk. Local: vitrine da Galeria Olido. Livre. Não é necessário retirar ingressos.

CHINESE COOKIE POETS Dia 13/09, quinta, 21h Rock ríspido, físico e lúdico, free jazz, composições curtas que abrem espaço para a improvisação. O trio instrumental carioca reúne de maneira orgânica essas vertentes, fruto de influências como Lightning Bolt, Boredoms, Fred Frith e Mike Watt. O grupo conta com dois Eps, tendo lançado neste ano o álbum “Worm Love”. Local: Praça das Bibliotecas – Espaço Mário Chamie – CCSP. Livre. 170 lugares.

9


ELMA & KEVIN DRUMM Dia 15/09, sábado, 20h Desde 2002, o grupo Elma desenvolve um rock instrumental de sonoridade crua calcado no metal, casando violência e polirritmia e indo da complexidade ao minimalismo, geralmente na mesma música. Este será o show de seu disco “Elma LP”, disponível nos formatos vinil e download digital. Proveniente da cena de música improvisada de Chicago, nos anos 90 Kevin Drumm tornouse um dos nomes de destaque mundial no uso da guitarra preparada. Desde então seu trabalho se expandiu para englobar composições eletroacústicas e música eletrônica feita ao vivo com laptops e sintetizadores modulares analógicos. Local: Praça das Bibliotecas – Espaço Mário Chamie – CCSP. Livre. 170 lugares.

foto: Lasse-Marhaug

10


MANO BROWN CONVIDA: DEXTER, EDI ROCK, EMICIDA e Shirley Casa Verde

foto: Divulgação

Dia 16/09, domingo, 18h Grandes nomes do rap nacional se reúnem em evento inédito no CCJ! Dexter, Edi Rock e Emicida sobem ao palco ao lado de Mano Brown e apresentam a transição e a convergência de estilos da nova música negra brasileira. Além dos MCs convidados, o rapper será acompanhado por Lino Krizz, Du Bronk’s, Big, Boy e os DJs Will e Ajamu. Local: Em frente ao CCJ. Livre. Não é necessário retirar ingressos.

11


foto: Divulgação

MARKUS POPP (Alemanha) Dia 21/09, sexta, 21h Também conhecido como oval, Markus Popp não se encaixa em nenhum gênero musical e ficou famoso por experimentos que deram origem a novas estéticas sonoras. Considerado um dos mais renomados produtores de música contemporânea do mundo, seus CDs, remixes e trilhas sonoras são clássicos atemporais, entendidos como marco da música eletrônica. Ele vem refinando seu estilo em colaborações com produtores e músicos dos mais diversos gêneros como Björk, Ryuichi Sakamoto, Tortoise, Pizzicato 5, Mouse OnMars, Gastr Del Sol e outros. Sua instalação sonora Ovalprocess baseada em um software de música desenvolvida por ele, foi premiada com o PriX ArsElectronica e divulgada em museus, galerias e festivais em todo o mundo. Realização: Goethe Institut Local: Trackers. Livre. Inscrições no site do MCI.

12


foto: Kiko Ferrite

ANELIS ASSUMPÇÃO Dias 22 e 23, sábado, 21h e domingo, 19h “Not Falling” está sendo lançado pela cantora e compositora paulista Anelis Assumpção em compacto de vinil de 45 rotações por minuto. O lado A traz a gravação original, produzido por Anelis e Zé Nigro. O lado B traz “Not Falling’ em outra versão, aditivada com dub remix de Victor Rice no azeitado registro de Anelis. A intérprete sobe ao palco acompanhada por Zé Nigro (teclados), Cris Scabello (guitarra), Mau (baixo), Lelena Anhaia (guitarra e violão), Edy Trombone (trombone) e Bruno Buarque (bateria). Local: Teatro Décio de Almeida Prado. Livre.

13


foto: Divulgação

CINETÉRIO: FILME+ VOODOHOP + BLONDE REDHEAD (EUA) Dia 23/09, domingo, 18h30 Mais uma noite de experiências perturbadoras assombrará o público do CCJ durante a 7ª edição do Cinetério. O evento começa com a exibição do filme escolhido pelo público por meio de uma votação no site do mci,e segue com a discotecagem do DJ Tomash (Voodoohop). O show de encerramento ficará por conta do trio nova-iorquino Blonde Redhead. Oriundos da cena underground de New York, a banda lançou seu disco de estreia pelo selo Smells Like Records, de Steve Shelley, baterista do Sonic Youth. Seu último trabalho, “Penny Sparkle”, gravado entre NY e Estocolmo, traz uma atmosfera pop que agrada facilmente na primeira audição. Mais uma vez, o evento ganhará um tratamento especial com a realização de projeções e intervenções visuais. Local: Pça do Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha (próximo ao CCJ). Livre. Não é necessário retirar ingressos. Escolha o filme que quer assistir no site do mci, a partir do dia 31/08.

14


foto: Divulgação

SEMANA DA MÚSICA HOLANDESA Em parceria com o Consulado dos Países Baixos, Holland Pioneers, Muziek Centrum Nederland (MCN) e Fonds Podium Kunsten (FPK) O projeto traz ao Brasil, pela 1ª vez, expoentes de variadas vertentes musicais - jazz, música eletrônica, punk e rock experimental - com destaque para a improvisação livre. ICP – INSTANT COMPOSERS POOL Dia 22/09, sábado, 20h Mistura de banda de jazz e grupo de câmara, a ICP é uma orquestra formada em 1967 pelo baterista Han Bennink e pelo pianista Misha Mengelberg. No palco, o espaço entre o piano e a bateria é ocupado por um trio de cordas - viola, violoncelo e contrabaixo – e, juntamente com eles, cinco metais. A música é repleta de surpresas, reviravoltas, agilidade e erupções inusitadas. O grupo ministrará uma oficina no dia 23 de setembro, entre 16h e 19h. Mais informações no site do CCSP.

15


SHACKLE Dia 27/09, quinta, 21h O duo formado por Anne La Berge (flauta e eletrônicos) e Robert van Heumen (laptop) trabalha com um sistema de comunicação computadorizado que propõe vários elementos de composição para cada instrumentista – tempo, textura, dinâmica e outros parâmetros musicais. O objetivo é explorar ao máximo a relação entre improvisação e estruturas previamente compostas a partir da reação de cada integrante. A dupla ministra uma oficina no mesmo dia, a partir das 16h. Mais informações no site do CCSP. Local: Praça das Bibliotecas – Espaço Mário Chamie – CCSP. Livre. 170 lugares. CORKESTRA Dia 28/09, sexta, 21h Punk e música eletrônica se combinam neste grupo que reúne oito expoentes da improvisação. O grupo ministra uma oficina no dia seguinte, a partir das 18h30. Mais informações no site do CCSP. Local: Praça das Bibliotecas – Espaço Mário Chamie – CCSP. Livre. 170 lugares.

16


foto: Divulgação

THE EX Dias 29 e 30/09, sábado, 20h e domingo, 17h Formado em 1979, o The Ex é uma instituição do punk europeu. Indo muito além dos riffs de três acordes, o grupo absorveu elementos de improvisação livre, música folk do leste europeu e música africana – incluindo uma frutífera parceria com o saxofonista etíope Getatchew Mekurya. Com 25 álbuns lançados, o The Ex já trabalhou com diferentes artistas e bandas como Mats Gustafsson (Suécia), Tom Cora, Fugazi, Sonic Youth e Tortoise (EUA). Longe das expectativas ou tendências comerciais, a postura independente da banda para organizar shows e distribuir discos virou uma referência no circuito de música alternativa. Locais: Dia 29: Anfiteatro do CCJ. Livre. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 17h, na recepção. Dia 30: Jardim Suspenso do CCSP. Livre. 250 lugares.

17


LIT ERAT U R A I ENCONTRO DE LITERATURA DIVERGENTE De 12 a 15/09 O Seminário de Literatura Divergente visa reunir escritores que se distinguem dos princípios que regem os cânones da produção, divulgação e distribuição de textos e obras literárias na atualidade brasileira. O objetivo é promover o encontro de ativistas, estudiosos, consumidores e admiradores de vertentes literárias, passando por maior aprofundamento crítico sobre essa produção, além da ampliação de suas estratégias empreendedoras. Local: BP Alceu Amoroso Lima.

DA PESQUISA AO CONCEITO Dia 12/09, quarta 19h - Abertura: A Literatura Divergente e as razões do encontro Berimba de Jesus (Edições Maloqueirista / São Paulo) Nelson Maca (UCSal - Sarau Bem Black / Bahia) 19h30 - Palestra 1: Literaturas às margens do cânone Heloísa Buarque de Holanda (UFRJ - Aeroplano Editora / Rio de Janeiro)20h30 - Mesa redonda 1: Alguns conceitos correntes Nelson Maca – Literatura Divergente (UCSal - Bahia)Érica Peçanha - Literatura Marginal x Periférica (Pesquisadora / São Paulo) Victor Hugo – Literatura e desvio do cânone (UERJ / Rio de JaneiroMediação: Nelson Maca AUTORES E AUTO DEFINIÇÃO Dia 13/09, quinta 19h - Palestra 2: Literatura e transgressão Glauco Matoso (Escritor / São Paulo

18


20h - Mesa redonda 2: Autores e auto definição Berimba de Jesus (Poesia Maloqueirista / São Paulo)Allan da Rosa – (Edições toro/ São Paulo)Marciano Ventura (Ciclo Contínuo / São Paulo) Guilherme Zarvos (CEP – 20.000 / Rio de Janeiro) Mediação: Berimba de Jesus 21h30 - Sarau Divergente 2 - Componentes da mesa + microfone aberto A CADEIA DA LITERATURA DIVERGENTE Dia 14/09, sexta 19h - Palestra 3: Dos saraus alternativos às festas literárias Marcelino Freire (Escritor / São Paulo) 20h - Mesa redonda 3: A cadeia da literatura divergente Welinton de Melo (Urros Masculinos/Recife) Karina Rabinovitz (Escritora / Bahia)Alessandro Buzo (Suburbano Convicto / São Paulo) Mediação: Nelson Maca 21h30 - Sarau Divergente 3 - Componentes da mesa + microfone aberto

Os saraus literários e a renovação da oralidade Dia 15/09, sábado 17h30 - Mesa redonda 4: Encontro de saraus literários no Brasil - Parte 1 Robson Veio (Sarau Bem Black / Bahia) Binho (Sarau do Binho / São Paulo) Caco Pontes (Poesia Maloquerista / São Paulo) Vagnão (Sarau da Brasa / São Paulo) Mediação: Robson Veio 19h - Mesa redonda 4: Encontro de saraus literários no Brasil – Parte 2 Roberta Estrela Dalva (SLAM-ZAP / São Paulo) Gog (Grupo Só Balanço /Brasília) Vinicius Borba (Sarau Radicais Livres / São Sebastião DF) Raquel Almeida (Elo da Corrente / São Paulo) Mediação: Roberta Estrela Dalva 21h – Sarau Divergente – Fechamento - Encontro de Saraus

19


LITERATURA PERIFÉRICA: VEIA E VENTANIA NAS BIBLIOTECAS DE SÃO PAULO SARAU MARGINALIARIA Dia 01/09, sábado, 14h Local: BP Raimundo de Menezes SARAU DA POESIA MALOQUEIRISTA Pelada Poética Dia 20/09, quinta, 19h A proposta é multiplicar a quantidade de espaços pra brincar com as palavras. Seguindo o modelo lúdico do campinho de pelada que tanto favorece a invenção, as pessoas são contagiadas pelo prazer de jogar com a inteligência da beleza. Coordenação: Eduardo Tornaghi. Récita Maloqueirista Dia 22/09, sábado, 19h Sarau aberto que a cada edição recebe um autor para um bate-papo descontraído. O convidado da edição de setembro é o poeta Michel Yakini, organizador do Sarau Elo da Corrente, lançando o livro “Acorde um verso”. Tinta Fresca Dia 26/09, quarta, 19h Encontro aberto para leitura de textos inéditos, para compartilhar o que acabou de escrever ou escreveu faz tempo, mas ainda não mostrou. Concepção: Juliana Bernardo. Mediação: Carol Araújo, Victor Rodrigues e Poesia Maloqueirista. Local: BP Alceu Amoroso Lima SARAU ARTE MALOQUEIRA Dia 08/09, sábado, 17h Local: BP Cora Coralina

20


SARAU DOS MESQUITEIROS Dia 08/09, sábado, 14h Local: BP Rubens Borba Alves de Moraes SARAU DA BRASA Dia 15/09, sábado, 14h Local: BP Pública Afonso Schmidt Sarau da Vila Fundão Dia 25/09, terça, 14h Local: BP Helena Silveira Sarau Elo da Corrente Sarau com participação do Grupo Pé na Jaca Dia 27/09, quinta, 19h Espetáculo: Quero ser o que desejo ser Dia 29/09, sábado, 15h Com grupo Teatral Pé na Jaca. Mulheres de todos os tempos, passado, presente e futuro, encarando o dia a dia no bairro do Jaraguá com seus encantos e desencantos. Local: BP Brito Broca Sarau do Binho Dia 29/09, sábado, 13h Local: BP Marcos Rey Sarau da Cooperifa Dia 29/09, sábado, 15h Local: BP Paulo Duarte

21


Sarau Encontro de Utopias Dia 29/09, sábado, 14h Local: BP Adelpha Figueiredo

SARAU – LITERATURA INDEPENDENTE: A PERIFERIA VISTA NA BOLINHA DO OLHO Dia 15/09, sábado, das 18h às 21h No mês da cultura independente, o CCJ será palco do evento “A periferia vista na bolinha do olho”, que celebra a criação literária das bordas paulistanas. A proposta é reunir poetas, coletivos e o público interessado para compartilhar músicas, poesias, contos e outras criações. Com curadoria de Michell da Silva, o Chellmí do Sarau da Brasa, o encontro reunirá integrantes de diferentes saraus e coletivos da cidade como Sarau da Brasa, Sarau Perifatividade, Literatura Suburbana, Coletivo Cultural Esperança Garcia, Sarau da Ocupa e outros. Além do sarau, serão realizadas uma exposição e uma feira de troca e venda com os livros da cena independente da periferia e as bonecas pretas de Lucia Makena. Mestre de Cerimônias: Airô Barros. Local: Espaço Sarau do CCJ. Livre.

SARAU RAP Dia 20/09, quinta, 20h30 Sérgio Vaz é o criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), que faz apresentações em bares da periferia e instituições culturais da cidade há mais de dez anos. O Sarau da Cooperifa é um evento aberto, em que as pessoas presentes na plateia podem ler os seus poemas no palco, mediante inscrição. Há também a participação de músicos de rap. Local: CCSP - Espaço Mario Chamie. Livre. Retirada de ingressos: na bilheteria com 2 horas de antecedência.

22


PROJETO ENCONTRO DE LEITORES “VARAL DE XILO” Dias 04 e 11/09, terças, das 14h30 às 16h A proposta do varal de xilogravura é construir uma narrativa partindo de textos e referências da litertatura de cordel. Utilizando a linguagem do desenho, os participantes serão convidados a experimentar, desenhar, gravar e imprimir suas próprias histórias. No final de cada encontro todas as gravuras serão expostas em um varal. Xilogravura é um processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada. Com: Jardélio Santos. Local: Fábricas de Cultura – Biblioteca Vila Nova Cachoeirinha. “CONSTRUINDO SARAU” Dias 05, 12, 19 e 26/09, quartas, 15h às 17h Construindo Sarau é uma atividade aberta aos frequentadores, que trás a proposta de um espaço aberto para reflexão, partilha de ideias, incentivo e iniciação ao mundo da leitura, não somente na leitura das palavras, mas também nas leituras do mundo, visa uma introdução às diversas linguagens artísticas, que vão além da literatura. Com: Michell da Silva – Chellmi. Local: Fábricas de Cultura – Biblioteca Vila Nova Cachoeirinha. “FABRICANDO CADERNO” Dias 06, 13, 20 e 27/09, quintas, 14h às 16h30 A ideia é desenvolver cadernos para que os participantes da biblioteca possam fazer seus registros com várias linguagens como poesia, ilustração, textos e etc. Esse caderno será montado coletivamente com pessoas que estiverem no local. Com: Camila Peixoto e Luanda da Silva. Local: Fábricas de Cultura – Biblioteca Vila Nova Cachoeirinha. “TARDE COM TAMBORES” Dias 08 e 23/09, sábado, 16h O Ballet Afro Koteban é um grupo formado por 2 músicos e 2 dançarinas que desenvolvem um trabalho de pesquisa da música, da dança e, portanto, da cultura do povo Mandingue do Oeste da África. O nome do Grupo Koteban significa, no idioma Malinké: O bom trabalho! Locais: Dia 08: Fábricas de Cultura – Biblioteca Vila Nova Cachoeirinha. Dia 23: Fábricas de Cultura – Biblioteca Jardim São Luís.

23


EX P O S I ÇÕ E S ALAMEDA: ARTE DE RUA - “A SAGA DE WRITER” De 15/09 a 18/11, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h

“A saga de Writer” é uma epopeia moderna que conta, por meio da linguagem do grafitti e da poesia, a estória de um personagem pictórico que vive uma odisseia envolta de reflexões sobre a sociedade, as manifestações urbanas e os embates da vida na cidade. Com: Past e Lobot. Abertura: 14/09, sexta, 20h. Local: Alameda do CCJ. Livre. “NA PELE – GRUPOS QUE COMUNICAM E SE IDENTIFICAM PELA TATUAGEM” até 14/12, 12h às 20h O evento aborda a história, os desenhos e as técnicas, assim como o comportamento em torno da tatuagem no Brasil, por meio de exposição, documentário e debates. A curadoria do evento é de Paulo Tattoo, conhecido como “tatuador das celebridades” e criador do Soul Tatoo Art Café, e de Ricardo Vidal, da Feel Filmes e Produções. Local: Galeria Olido. Livre.

24


CINEM A BR1- SKATE FILM FESTIVAL - 1º Festival de Cinema e Vídeo de Skate do Brasil De uma piscina vazia aos espaços minúsculos de condomínios e residências, atravessando paisagens de concreto e asfalto nas ruas e praças de qualquer cidade, a versatilidade da prática do skate amplifica cada vez mais o seu alcance, incluindo a cultura que o cerca, atingindo pessoas de todas as classes sociais. Dessa forma, o “BR-1 Skate Film Festival” segue a mutação inspiradora do skate e leva para tela do cinema, arte que também experimenta constantes transformações, o que a priori só poderia ser visto nas ruas. A projeção de filmes de skate tem o efeito de emoldurar histórias e manobras na mítica velocidade dos 24 quadros por segundo e prolongá-las por muito mais tempo na retina de curiosos e amantes do skate e do cinema. Quando: 14 a 20 de agosto Local: Cine Olido – Av. São João, 473 (prox. à estação República do metrô) Ingressos: R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia-entrada) Classificação Indicativa: Livre Mais informações sobre o festival podem ser conferidas nos sites: http://brskatefilmfestival.blogspot.com.br/ http://www.prefeitura.sp.gov.br/galeriaolido

25


Dia 14/09 – sexta-feira 15h – Silly Society 1 (60’), Cristiano Mateus 17h – Programa Curtas 1 * 19h – Hicks on Sticks (115’), Soren Johnstone

Dia 15/09 – sábado 15h – Programa Curtas 2 * 17h – Silly Society 2 (60’), Cristiano Mateus 19h – Vida Sobre Rodas (108’), Daniel Baccaro

Dia 16/09 –domingo 15h – Programa Curtas 3 * 17h – Skateistan:To live and skate kabul (10’), Orlando Von Einsiedel + Re: Board (75’), Alexandre “Sesper” Cruz

Dia 18/ 09 – terça- feira 15h – Programa Curtas 1 * 17h – Silly Society 3 (60’), Cristiano Mateus 19h – SuperCharged (56’), Pete Koff + DEBATE COM DIRETOR

Dia 19/ 09 – quarta-feira 15h – Programa Curtas 2 * 17h – PARANOID PARK (90’), Gus Van Sant 19h – Indonesi’am (25’), Sébastien Abes + Dirty Money (48’), Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho

26


Dia 20/ 09 – quinta-feira 15h – Silly Society 4 (60’), Cristiano Mateus 17h – Programa de Curtas 3 * 19h – Dogtown and Z-Boys – Onde Tudo Começou... (91’), Stacy Peralta * Os Programas de Curtas 1, 2 e 3 contemplam vídeos inscritos no site do festival e selecionados pela comissão julgadora. A lista final dos vídeos selecionados pode ser conferida no site http://brskatefilmfestival.blogspot.com.br/.

EXIBIÇÃO DE FILME - Curta a manhã - Michelle Correa Dias 14, 21 e 28/09, sextas, 11h A proposta é exibir alguns curtas metragens que reflita na realidade das periferias de São Paulo ou outras cidades. A partir disso formar uma história mais próxima da realidade de cada um. Local: Fábricas de Cultura – Biblioteca Jardim São Luís

EXIBIÇÃO: “ZECA, O POETA DA CASA VERDE” + POCKET SHOW Dia 20/09, quinta, 19h30 O documentário conta a história do sambista e compositor Zeca da Casa Verde, autor de diversos sambas enredo das escolas Morro da Casa Verde e Rosas de Ouro. Com depoimentos de Tonikinho Batuqueiro, Jair Rodrigues e integrantes da Rosas de Ouro, o filme permeia temas ligados à história do samba. Após a exibição, haverá um pocket show com integrantes da bateria da Inajar e convidados. Projeto contemplado pelo programa VAI 2011. Realização: coletivo Borá Produções. Idealização: Akins Kinte. Local: Anfiteatro do CCJ. Livre. 150 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 18h30, na recepção.

27


INDIE 2012 – MOSTRA DE CINEMA MUNDIAL O MOSTRA DE CINEMA MUNDIAL é um festival de cinema nacional e internacional, focado, principalmente, na exibição de longas independentes. Em onze anos de existência, o INDIE já contabilizou mais de 260 mil espectadores. O festival propõe ao seu espectador uma gama de filmes inéditos, sem distribuição no Brasil, muitos deles de novos diretores e que são negligenciados pela total falta de espaço para exibição nos cinemas nacionais. Em 2012, a mostra acontece pela segunda vez no Cine Olido e continua apostando em novas produções e novos diretores. Nesta sala, de 21/09 a 04/10 serão exibidos os panoramas MOSTRA MUNDIAL e MÚSICA DO UNDERGROUND. Quando: 21 de setembro a 04 de outubro Local: Cine Olido – Av. São João, 473 (prox. à estação República do metrô) Ingressos: Grátis Classificação Indicativa: 16 anos Mais informações: www.indiefestival.com.br

28


PA LEST R A S E DEB AT E S PALESTRA DE ABERTURA: O CONFLITO ENTRE CULTURA E A CULTURA INDEPENDENTE Dia 04/09, terça, 19h Com: José Teixeira Coelho, ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo MAC/USP e do Departamento de Informação e Documentação Artística da Secretaria Municipal da Cultura – IDART. É curador do Museu de Arte de São Paulo – MASP. Colabora com vários jornais e revistas do Brasil e exterior e publicou, entre outros, o Dicionário Crítico da Política Cultural e O homem que vive. Recebeu um Prêmio Portugal TELECOM de Literatura pelo livro “História Natural da Ditadura”. Local: Auditório da Biblioteca Mario de Andrade. Livre.

29


foto: Divulgação

CAFÉ CULTURAL: É POSSÍVEL VIVER DE MÚSICA? Dia 22/09, sábado, 14h Evandro Fióti discute essa e outras questões tendo como base a sua experiência a frente da Laboratório Fantasma, empresa que nasceu e cresceu junto com a carreira do rapper Emicida e é conhecida pelo seu método artesanal de prensagem, divulgação e venda direta ao consumidor. Local: Espaço Sarau do CCJ. Livre.

A PIXAÇÃO NA BIENAL DE BERLIM – o que a fez ocupar este lugar Dia 23/09, domingo, das 17h às 18h30 O sociólogo Sérgio Franco e o pixador Djan “Cripta” Ivson conduzem um bate-papo sobre o caráter subversivo e contestador da pichação, dentro da programação da 7ª Bienal de Berlim. Com uma proposta ousada de curadoria, esta edição da Bienal adotou o mote “Forget Fear” (“Esqueça o Medo”) e escolheu apenas manifestações estético-políticas, abolindo os modelos demasiado institucionais das bienais internacionais. Sérgio Franco foi curador das exposições “São Paulo Mon Amour” (Paris, 2009), “Graffiti Fine Art” (São Paulo, 2010) e acompanhou o grupo de pixadores brasileiros durante a Bienal de Berlim. Djan Ivson é vídeo-artista, pixador e idealizador dos ataques realizados nas últimas Bienais de São Paulo. Ele participou da 7ª Bienal de Berlim (2012). Local: Espaço Sarau do CCJ. Livre.

30


PROJETOS ESPECIAIS Audiotour Ficcional: Meu Nome é Vera De 06 a 29/09, quintas e sextas, das 14h às 17h; sábados, das 11h às 14h Experiência sonora individual que toma o bairro Cachoeirinha como cenário para um percurso ficcional onde o protagonista é você. Cada participante receberá um fone de ouvido conectado a um reprodutor de Mp3 e percorrerá sozinho, então, um trajeto desconhecido, recebendo as instruções de um personagem de ficção. Ficha técnica: Conceito, direção e roteiro: Christina Ruf e Ariel Dávila (BiNeural-MonoKultur). Desenho sonoro, música original e edição: Guillermo Ceballos. Voz de Vera: Anna Luiza Leão. Voz e músicas “Tem que acreditar”, “Eternize” e “Pouca Coisa”: zoioomc. Participação especial: Marcelo Gregorio. Produção: Samanta Biotti. Produção geral: Felipe Gonzalez (Difusa Fronte(i)ra). Tradução: Meire Nunes. Co-produção: BiNeural-MonoKultur e Difusa Fronte(i)ra Local: Encontro em frente à Biblioteca do CCJ. +16 anos. Inscrições no dia da atividade, na recepção do CCJ. São 19 vagas por dia e um participante entrará em cena a cada 10 minutos. foto: Divulgação

31


100 CAGE (80 DE VIDA + 20 DE MORTE) Dias 01, sábado, das 18h às 22h; e 08/09, sábado, das 16h às 22h As Leituras ignorantes celebrarão a vida do “poeta” John Cage por meio de leituras coletivas públicas em voz alta do único livro de Cage traduzido no Brasil, De segunda a um ano. Todos os participantes são potenciais leitores. Lê quem quer e o público pode entrar e sair quando desejar. O músico-improvisador Thomas Rohrer participa no dia 8, “lendo” trechos do livro usando seus instrumentos, misturados às vozes dos participantes. A idéia é ler o livro todo nas 10 horas totais dos dois encontros, que serão sempre abertos com um vídeo, feito por Augusto de Campos e Cid Campos, que liga o poema Mesosticages, dito e musicado em 4’33”, com o poema ruído em movimento. Haverá exemplares do livro para partilha na leitura entre os presentes. Direção Juliana Jardim Ensaístas Auber Betinelli, Caio Paduan, Juliana Jardim, Luiz Pimentel, Miguel Prata, Thomas Rohrer (dia 8). Vídeo-poema-música Augusto de Campos e Cid Campos (Mesosticages eruído) Espaço Ensaístas ignorantes Produção Nós três teatro e palavra. Local: CCSP - Espaço Mario Chamie. Livre.

MÚSICA PARA PIANO DE JOHN CAGE POR BEATRIZ ROMAN Dia 03/09, segunda, das 15h às 18h – Ensaio aberto Dia 04/09, terça, 20h30 – Recital Celebrando o centenário de nascimento do compositor americano, a pianista Beatriz Roman faz um ensaio aberto e um recital inteiramente dedicado a obras para piano de Cage. A instrumentista o conheceu no Brasil em 1985 quando, por ocasião da 17ª Bienal de São Paulo, apresentou várias obras do compositor. A partir de sua chegada a Nova York no ano seguinte, até sua morte em 1992, Beatriz passou a trabalhar constantemente com Cage, dando origem ao que ela define como “uma grande amizade cultivada por interesses mútuos”. Sua tese de doutorado foi sobre o uso to tempo na obra de Cage. Local: Praça das Bibliotecas – Espaço Mário Chamie – CCSP.

32


Políticas Culturais Europeias Dia 26/09, quarta, 16h Paul Gompes, responsável pelo acervo do MCN – Music Center the Netherlands, de Amsterdã e membro do conselho da International Association of Music Information Centres (IAMIC) apresenta um panorama das principais politicas públicas culturais na Europa, os desafios do setor e conta como os Países Baixos tornaram-se uma das maiores referências de apoio ao artista independente no mundo. Local: Centro Cultural São Paulo. 20 lugares.

Setembro Verde Abertura 11/9, terça, 19h Todos os anos, a Matilha reúne diversas atividades com temáticas socioambientais e políticas através de uma programação multimídia gratuita recheada de arte, música e cinema. O foco do evento é usar a cultura e a arte para aproximar o público dos movimentos e questões políticas que afetam todo o país. Temas como o Código Florestal, a construção da usina de Belo Monte, a mobilidade em São Paulo, além de projetos e eventos que já adotam princípios de sustentabilidade, fazem parte da programação. Ao tratar temas áridos – como a atual crise (social, ambiental e econômica) gerada pela nossa sociedade de consumo – de forma objetiva e acessível, o Setembro Verde quer provocar o empoderamento dos cidadãos, ampliando seu conhecimento e capacidade de ação sobre as mudanças necessárias para vivermos em uma sociedade mais justa e LIVRE. O destaque desta edição é a exposição “-40o C a + 40o C – da Antártida a Amazônia”, da fotógrafa e ativista Barbara Veiga. Local: Matilha Cultural. Programação completa no site do MCI.

33


Endereços BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADE

Rua da Consolação, 94 – República | Telefone: (11) 3256-5270. Site: www.bma.sp.gov.br BIBLIOTECA ADELPHA FIGUEIREDO

Praça Ilo Ottani, 146 - Canindé | Tel: 2292-3439 e 2694-0013 Site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br BIBLIOTECA AFONSO SCHMIDT

Av. Elísio Teixeira Leite, 1470 - Freguesia do Ó | Tel: 3975-2305 Site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA

Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros | Tel: 3082-5023 Site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br BIBLIOTECA BRITO BROCA

Av. Mutinga, 1425 - Pirituba | Tels: 3904-2476 e 3904-1444 Site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br BIBLIOTECA CORA CORALINA

Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 - Guaianazes | Tel: 2557-8004 Site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br BIBLIOTECA HELENA SILVEIRA

Rua João Batista Reimão, 146 - Campo Limpo | Tel: 5841-1259 Site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br BIBLIOTECA MARCOS REY

Av. Anacê, 92 - Campo Limpo | Tel: 5845-2572 Site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br BIBLIOTECA PAULO DUARTE

Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara | Tel: 5011-7445 e 5011-8819 Site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br

34


BIBLIOTECA RAIMUNDO DE MENEZES

Av. Nordestina, 780 - São Miguel Paulista | Tel: 2297-4053 Site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br BIBLIOTECA RUBENS BORBA ALVES DE MORAES Rua Sampei Sato, 440 - Ermelino Matarazzo | Tel: 2943-5255 Site: http://www.bibliotecas.sp.gov.br CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO - CCJ Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. | Telefone: (11) 3984-2466. Site: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - CCSP Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso | Telefone: (11) 3397-4002. Site: www.centrocultural.sp.gov.br FÁBRICAS DE CULTURA – BIBLIOTECA JARDIM SÃO LUIS Rua Ramos Rosa, 651 – Jd. São Luís | Telefone: (11) 5814-3525 r. 205. Site: http://fcsaoluis.wordpress.com FÁBRICAS DE CULTURA – BIBLIOTECA VILA NOVA CACHOEIRINHA Rua Conselheiro Moreira de Barros, 3977 Lauzanne Paulista | Telefone: (11) 2233-9270 r. 217 Site: http://bibliofabricavnc.blogspot.com.br GALERIA E CINE OLIDO Av. São João, 473. República | Telefone: (11) 3331-8399. Site: www.galeriaolido.sp.gov.br MATILHA CULTURAL Rua Rego Freitas, 542, República | Telefone: (11) 3256-2636 www.matilhacultural.com.br TEATRO DÉCIO DE ALMEIDA PRADO Rua Cojuba, 45, Itaim Bibi. Telefone: (11) 3079-3438 www. prefeitura.sp.gov.br/teatros/decio_de_almeida_prado TRACKERS Rua Dom José de Barros, 337, República. Telefone: (11) 3337-5750 http://trackers.cx/

35


realização

parceiria

apoio

locais

www.culturaindependente.org 36


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.