Batista Pernambucano Dez 2022

Page 1

EDIÇÃO ESPECIAL - DEZEMBRO 2022 ORGÃO OFICIAL DE CONVENÇÃO BATISTA DE PERNAMBUCO ENTREVISTACOMAVICEPRESIDENTEDAJUVENTUDE BATISTADEPERNAMBUCO LEIANAPÁGINA15 MATÉRIA DESTAQUE: AJUDE PERNAMBUCO LEIANAPÁGINA08 OBATISTAPERNAMBUCANO VOZBATISTADEPERNAMBUCO ACAMP JUBAPE 2022Sítio Silvania "É extremamente motivacional assumir a minha responsabilidade pessoal no Reino, sabendo que a obra não mepertence,porqueeuseiaquemestouservindoeeuestou bemcertaqueépoderoso " LEIANAPÁGINA13 JUBACAX nasPraças,Abrilde2022-PraçadeSanMartin 19a21 JAN 2023 102º Assembleia daConvenção BATISTA Brasileira Em 2023, os batistas de Pernambuco hospedarão a 102ª Assembleia da ConvençãoBatistaBrasileira. 122anos CBPE IWORKSHOPDE COMUNICAÇÃONONOBRE LEIANAPÁGINA12 Primeira Igreja Batista de Petrolina, de 20 a 22 de abril de 2023. AssembleiadaCBPE

poderia ter sido melhor, especialmente pela consciência de que não avançamos em áreas prioritárias, mas foi um ano abençoador, senão vejamos:

Este foi o ano em que voltamos às atividades presenciais depois de um desafiador período de pandemia.A122ªAssembleiadaCBPE,realizada no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), transcorreu em clima de fraternidadeeinspiração,semqualquerconflito doentio. Além disso, todas as Associações, organizações auxiliares e afins também realizaram atividades presenciais e,nacondição deSecretárioGeral,tiveaoportunidadedeestar em quase 100% delas. A Área de Desenvolvimento de Educação Cristã (ADEC) voltou a realizar suas atividades sob a marca “Qualifique ADEC”, inclusive realizando capacitaçãonosertãodePernambuco,nacidade de Salgueiro, onde a Área de Comunicação (ACOM) esteve presente, ampliando a cobertura do já excelente trabalho que tem sido feito em rádioeredessociais.

Este foi um ano em que prosseguimos, vagarosamente, mas com determinação, na requalificação do Sítio Silvânia, um patrimônio com 66 anos de existência onde milhares de pessoas têm sido abençoadas, vocações despertadas, obreiras e obreiros capacitados e muita comunhão vivenciada. Já requalificamos o alojamento coletivo, construímos um novo galpão com nova estrutura sanitária, reformamos a piscina reduzindo sua profundidade de 2,50m para 1,50m e desenvolvemos um plano de mobilidade que cadeirantes, m, estacionamento/refeitório, piscina comconfortoesegurança.

permite a idosos e cadeirantes, bem como a todos que nos visitam, se locomoverem do estacionamento/refeitório, passando pelo galpão, cantina e piscina até chegarem à capela comconfortoesegurança.

Neste ano não avançamos em número de novos convênios missionários e isso se deveu à incerteza financeira vivida. A Área de Missões Estaduais (AME) tem trabalhado rigorosamente dentro do orçamento aprovado pela CBPE, inclusive em relação à aplicação de 50% do Plano Cooperativo, 100% da oferta especial e 100% das ofertas designadas nos campos missionários. Entretanto, a necessidade de antecipar suporte à Assembleia da Convenção Batista Brasileira, que será no Recife, e ao Colégio Americano Batista (verbas que serão restituídas) exigiu cautela de nossa parte. Mas nos alegramos porque, em mais um ano, conseguimos pagar antecipadamente todos os meses, as prebendas de cada convênio missionário e uma gratificação natalina, ainda que pequena. Certamente, neste novo semestre avançaremosmaisrapidamente.

Este ano trabalhamos o tema “Povo reconciliado, agente de reconciliação” na campanhadeMissõesEstaduaisenosalegramos profundamente vendo a criatividade do povo batista e, sobretudo, o engajamento de muitas igrejasnautilizaçãocotidianadotemaproposto.

Este foi um ano de mudanças na liderança. 100% da diretoria e dos membros dos conselhos Geral e Fiscal, eleitos pela Assembleia, foram renovados, fato que provocou expectativas e exigiu tempo para adaptação. Entretanto, até aqui a paz reinou e certamente continuará reinando porque, a despeito de nossas diferenças, há um empenho predominante no sentido de reconhecermos e respeitarmos tais diferenças e construímos harmonia em meio a isso.

OrepelosbatistasdePernambuco,pornossas igrejas e lideranças, a fim de que estejamos em sintonia com a visão do reinado de Deus em nossasvidas.OrepelaAssembleiadaConvenção Batista Brasileira, que será hospedada por nós neste mês de janeiro de 2023. Faça sua inscrição e se envolva como voluntário em uma das muitas comissões. Deus certamente nos abençoará.

Editorial 2
EdvarGimenesdeOliveira, PastorTitulardaIgrejaBatistaemCasaForte SecretárioGeraldaConvençãoBatistadePernambuco
OBATISTAPERNAMBUCANO ÓrgãoOficialdaCBPE RuaDomBosco,1308-BoaVista,Recife-PE CEP:50070-070|cbpe.org.br DIRETORIA Presidente:Pr PauloEudes 1ºVice-Presidente:LyncolnPereirade Araújo 2ºVice-Presidente Pr RonaldoRobson Luiz 1ªSecretária:IracyLeite 2ºSecretário:Pr FernandoMário 3ºSecretário:Pr ValdevanLucasdaSilva Melo 4ºSecretário:Pr JoelsonRocha SecretárioGeral Pr EdvarGimenesde Oliveira COMITÊDECOMUNICAÇÃO Pr AndréGuímelCarvalhoSantos(relator) EdsonMota,EdlaneNogueira,JorgeSouza Filho,Pr RodrigoFreitas EXPEDIENTE Coordenação PaulaHadassaUlissesSalesSilva Revisão Profa ElisamaTorres ProjetoGráficoeDiagramação RaiellyLucenaBritodeOlveira Fotos ArquivoAcom Tiragem 5000 Impressão JC Contato(RaizaRafaely) Fone:33017890|99723-0024 Email:contato@cbpeorgbr SecretariaGeral(Pr EdvarGimenes) Fone 99723-0033 Email:executivo@cbpeorgbr ACOM–ÁreadeComunicação(Paula Sales) Fone:998568883 Email:comunicacao@cbpeorgbr ADEC–ÁreadeEducaçãoCristã (AparecidaDiniz) Fone:99723-0047 Email:educacao@cbpeorgbr AME-ÁreadeMissõesEstaduais(Pr EpitácioJosé) Email:missoes@cbpeorgbr Fone:99723-0046 SítioSilvânia(KatyaMaia) Fone:99548-0034 Email:sitiosilvania@cbpeorgbr SAF–SetorAdministrativoFinanceiro (AndréaAlves) Fone:99723-0032 Email:saf@cbpeorgbr PlanoCooperativoeOfertas(Schirly Araújo) Fone:99723-0018 Email:financeiro@cbpeorgbr Facebook|somoscbpe YouTube| ConvençãoBatistadePernambuco Instagram|somoscbpe Twitter|somoscbpe ANODEMUDANÇASEAVANÇOS OuçaoVozBatista dePernambuco OBATISTAPERNAMBUCANO- EDIÇÃOESPECIAL
E stamoschegandoaofinaldemaisumano de atividades da Convenção Batista de Pernambuco(CBPE).Semprecremosque

UmavidaqueagradaaDeus

ao Senhor e, mesmo sendo afrontados por suas tentações, resolveram agradar a Deus através das suas atitudes, tornaram-se heróis vencendo o seu adversário diário em busca de uma vida queagradasseaDeus.

Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus11.6

Não há dúvidas de que Deus deseja ter um relacionamento perfeito com todos os seusservos,masparaissoaconteceré

necessária uma vida no centro de sua vontade e, também,aindaprecisamosentendertudoaquilo já realizado em nossas vidas através de Jesus Cristo, pois Ele nos livrou da condenação eterna quando perdoou os nossos pecados por causa daquilo que Ele é: fiel e justo em todos os seus feitos.

Diante dessa realidade tão impressionante (uma vida perdoada) devemos viver do modo digno do evangelho do Senhor e para isso se faz necessário compreender tudo aquilo que O agrada e que tais situações é reconhecimento de que sem fé é impossível agradar a Deus. Não é somente criar um tipo de cristão, mas viver comocristão emtodomododeexistir.Éverdade que em alguns momentos falharemos, tendo em vista que o pecado tão de perto nos rodeia, querendo destruir as nossas vidas, mas algo que precisamos sempre compreender é que também os propósitos do Senhor para nossas vidas permanecem os mesmos, por isso, devemos sempremanteranossavidacentradanavontade de Deus. Vivendo assim todos nós iremos nos aproximar mais e mais do Senhor e com isso o nosso relacionamento será perfeito e aprovado porEle.Masparaisso,tambémdevemospraticar a nossa fé, demonstrando em nossas ações aquiloquedefatonorteiaoviver.Osheróisdafé tiveram uma vida normal, mas intensa, pois eram tentados de acordo com suas fraquezas, mas o que colocaram em seus corações era vontade de servir com legitimidade e fidelidade Senhor sendo afrontados

Em nossos dias, também somos afrontados diariamente, porém devemos ter o mesmo interesse de servir a Deus. Para tanto, devemos olhar para a vontade de Deus que direciona todos os seus filhos para uma vida agradável a Ele, crendo que Ele existe e acompanha-nos cotidianamente, sabendo tudo a nosso respeito. Portanto, mais uma vez, somos desafiados a agradar a Deus, sabendo que para isso faz-se necessário uma vida aprovada por Ele, que é galardoadordosqueobuscam.

Pensenisso!

AssembleiadaCBPEem2023

A Assembleia da Convenção Batista de Pernambuco será em Petrolina no próximo ano e promete ficar na memória dos batistas pernambucanos.

A proposta é que este encontro seja deliberativo, inspirativo, como foi a últimaAssembleiadaCBPEemRecife, e de capacitação para os mensageiros.

A Área de Desenvolvimento de Educação Cristã da CBPE instalará o segundo Qualifique do ano dentro da Assembleia que acontecerá na Primeira Igreja Batista de Petrolina, de20a22deabrilde2023.

A PIB de Petrolina recebeu já este ano um dos cultos de gratidão pelos 122 anos de organização da CBPE. A celebração aconteceu no sábado 19 de novembro. Parte da Diretoria da CBPEestevepresentejuntocomo

O momento foi importante para reforçar a presença da Convenção no interior de Pernambuco e incentivar a participação das igrejas sertaneja na próxima edição da Assembleia Estadual.

Os mensageiros devem ficar atentos as redes sociais da CBPE, ao site e ao programa Voz Batista de Pernambuco para ficarem sabendo quando as inscrições estiverem abertas. O Voz Batista é um programa de rádio que fica disponível em todas as plataformas digitais de áudio, procure porConvençãoBatistadePernambuco no seu aplicativo de podcast e acompanhe nossa programação diariamente.

PALAVRADOPRESIDENTE DEZEMBRO/2022
3
Secretário Geral e o Coordenador da ÁreadeMissõesEstaduais. PauloEudesLeoneldaSilva PastorTitulardaPrimeiraIgrejaBatistaemGaranhuns PresidentedaConvençãoBatistadePernambuco
INSCRIÇÃOCBB23
INSCRIÇÃOPÉSNOARADO

OsdestaquesdaADECem2022

AÁreadeDesenvolvimentodeEducação CristãdaConvençãoBatistadePernambuco iniciouassuasatividadesem2022aindasob limitações provenientes da Pandemia da Covid 19. De forma que, o primeiro e segundo trimestres de 2022 ainda foram marcados pela necessidade de realização de capacitaçõesremotas.

......O Qualifique ADEC 1º Trimestre aconteceu no formato 100% online, no dia 22 de janeiro, onde tivemos 196 líderes inscritos e a representação de 56 igrejas no total, sendo 03 igrejas de outras denominações, e uma empresa. O Qualifique ADEC para o 2º Trimestre, ainda no formato 100% online, aconteceu no dia 09 de abril. Na ocasião foram inscritos 126 líderes representando 56 igrejas, 01 congregação e uma igreja de outra denominação. O Qualifique ADEC para o 3º Trimestre de 2022 trouxe de volta o formato presencial, no dia 09 de julho de 2022, de 8h30 às 16h, no Colégio Americano Batista, salas do STBNB e sala e auditório da CBPE tendo como inscritos 190 líderes representando 67 igrejas. Na ocasião, foi dadaaoportunidadedeparticipaçãoematé doisgruposdeinteresseeforamregistradas 291participaçõesnestesgrupos.

Participação de 55 líderes inscritos e 22 igrejas representadas. O segundo momento, no formato remoto, aconteceu no dia 22 de outubro de 2022, das 8:30 às 13h, registrando 23 inscritos e 15 igrejas representadas. O terceiro momento, de forma presencial, aconteceu no dia 05 de novembro de 2022 na 2ª IB em Salgueiro e contou com a participação de 50 líderes inscritos, 07 igrejas e 02 congregações representadas. A realização do terceiro momento, de forma presencial, dia 05 de novembro de 2022, na 2ª IB em Salgueiro, representouaretomadadascapacitaçõesno formato presencial para o interior, porta que foi aberta em Salgueiro, solicitada pela

região metropolitana de Recife. Qualifique ADEC para o 2º trimestre, por ocasião da Assembleia Anual da CBPE, em Petrolina. Qualifique ADEC para o 3º Trimestre no mês de julho, ainda sem local confirmado. Qualifique ADEC “especial” para o 4º trimestre no mês de outubro, no Sítio Silvânia. A ADEC também continua estudando a possibilidade de instalação de cursos de capacitação com um mínimo de 60horasaulas.

Fique atento a ACOM (Área de Comunicação da Convenção Batista de Pernambuco)paraserbeminformadosobre o conteúdo programático dos próximos momentosdecapacitaçãodaADEC2023.

Qualifique ADEC - serviço cristão e capacitação de liderança para o desenvolvimento da educação cristã da sua igreja. Divulgue e ajude sua igreja a participar.

CBB23, RECIFEOXENTE!

SEMANABATISTA

A realização do Qualifique ADEC para o 3º e 4º Trimestre de 2022, no formato presencial, contou com o precioso apoio da ABECPE – Associação Batista dos EducadoresCristãosdePernambuco,quese fez representar com uma equipe de apoio pedagógico que atuou no Qualifique ADEC dia09dejulhoedia08deoutubrode2022.

O ano de 2022 retomou o início do ritmo das realizações das ações da ADEC após a pandemia, principalmente no que se refere às ações presenciais na região metropolitana e no interior, conforme representações em termos de inscritos e igrejasrepresentadas.

Durante os dias 16 a 18, serão realizados na cidade do Recife, nas igrejas batistas e instituições locais, encontros setoriais como das organizações, associações e seminários, confiraaagendacompletanoquadroindicado nestapágina

INSCRIÇÕES ESTACIONAMENTO

O Qualifique ADEC para o 4º Trimestre de 2022 foi planejado para acontecer em trêsmomentos,sendodoisdelespresenciais e um remoto. O primeiro momento, de forma presencial, aconteceu no dia 08 de outubro nas salas do STBNB e no prédio da ConvençãodePernambuco,contandocoma

O ano de 2023 está chegando e com ele o nosso desejo de que a retomada, pós pandemia da Covid 19, continue em ritmo crescente com maiores e melhores registros nospróximosresultados.Paraoanode2023 já está previsto o Qualifique ADEC para o 1º trimestre, no dia 04 de fevereiro, para a rehiã

Estará também à disposição dos participantes, na área interna e no entorno do Ginásio, amplos estacionamentos com preços acessíveis.

O número de inscritos na CBB 23 já alcança cerca de 1.500, recorde histórico em Assembleias da CBB. A previsão
é que esse númerocheguea4milinscritos.
EDUCAÇÃOCRISTÃ
OBATISTAPERNAMBUCANO- EDIÇÃOESPECIAL 4
Quadro1 Quadro2 ÁREADEDESENVOLVIMENTODEEDUCAÇÃOCRISTÃDACONVENÇÃOBATISTADEPERNAMBUCO A ADEC TRABALHA COM FOCO NA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇAS PARA ATUAÇÃO NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS NA IGREJA LOCAL UM TRABALHO ALINHADO COM O PDER – PLANO DIRETOR DE EDUCAÇÃO CRISTÃ DA CBB CUJA PRINCIPAL ÁREA DE CAPACITAÇÃO SÃO PROPOSTA PEDAGÓGICA DA CBB PARA A EBD (ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL) ESCOLASDEMISSÕESMASCULINASEFEMININASEDCC(DIVISÃODECRESCIMENTOCRISTÃO) ASCAPACITAÇÕESSÃO CUSTEADAS EM PARTE PELO ORÇAMENTO DA ÁREA QUE RECEBE RECURSOS ADVINDOS DO PLANO COOPERATIVO ASSIM TODACAPACITAÇÃODAADECPODEACONTECERCOMUMCUSTOREDUZIDODEINSCRIÇÃO GRUPOSDEINTERESSEOFERECIDOSEM2022 PROFESSOR DE ESCOLA BÍBLICA PARA TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENAÇÃODAEB;COORDENAÇÃOEAPOIOPARAOMINISTÉRIOINFANTIL COORDENAÇÃO APOIOEREALIZAÇÃO DE ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS ESCOLAS DE MISSÕES MASCULINAS EVANGELIZAÇÃO DE SURDOS; ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA TESOURARIA; CORPO DIACONAL; MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL MINISTÉRIO INFANTIL ACOLHIMENTO E INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS; ELABORAÇÃO DE ORDENS DE CULTO; SECRETARIA DE ATAS; CONFECÇÃO DE RECURSOSDIDÁTICOSCOMEVA;PEQUENOSGRUPOSMULTIPLICADORESERELACIONAMENTODISCIPULADOR QualifiquenaSIBdeSalgueiro.Novembro/2022 QualifiquenoSTBNB.Julho/2022
Profa.AparecidaDiniz MembrodaIgrejaEvangélicaBatistadaVárzea Coordenadora da Área de Desenvolvimento de EducaçãoCristãdaCBPE

PARCEIROSDEMISSÕESESTADUAIS

O PAME é o programa da Convenção Batista de Pernambuco para quem quer ser parceiro de Missões o anotodo.ComapenasR$30,00pormêsoparceiropode ajudar a sustentar uma família missionária no campo pernambucano.

O PAME Igreja é a modalidade de parceria da igreja com a CBPE. A parceira escolhe um campo que deseja adotar e toda oferta do PAME é destinada ao campo escolhido.

As igrejas adotantes do PAME não se limitam a enviar os recursos mensalmente, mas mantém com a família missionária um relacionamento estreito de visitaeacompanhamentodotrabalholocal.

Para se tornar um PARCEIRO DE MISSÕES ESTADUAIS, fale com a AME pelo telefone e tire todas assuasdúvidas: 8199723-0046

O PAME representa hoje apenas 14% do orçamento de Missões Estaduais, mas com a expansão do Programa e o engajamento das Igrejas Batistas, o trabalho missionário no estadopodeserampliado.

No segundo semestre de 2022, a Juventude Batista de Pernambuco deu início ao projeto “Na Missão”, o braço missionário da Jubape voltado para ações de evangelização, capacitação para a Igreja e apoio social. O primeiro destino do projeto foi a cidade de Siriji, no sábado 8 de outubro, campo missionário da Área de Missões Estaduais, local sugeridoemreuniãopelocoordenadordaAME.OmissionárioJocélioLimaéquemestáà frente do trabalho na região. A juventude da Mata Centro recebeu o grupo de Recife e articulouasatividadesaolongododia,comovisitaàscasas,distribuiçãodecestasbásicas e sopão. No final de semana anterior, a juventude do estado, que estava reunida em 7 vigíliassimultâneas,levantouofertasvisandocustearaviagemeasdoaçõesrealizadas.

CALENDÁRIO2023daJUBPAPE @jubape VIAGEMMISSIONÁRIA-17a19/03 SIGAAJUBAPENASREDESSOCIAIS: JuventudeBatistadePernambuco Entre no grupo de líderes do Whatsapp. 5
AJUVENTUDEESTÁNAMISSÃO
Fotos: JUBAPE Campo de Casinhas Campo de Correntes
NaMissãoemSiriji.

Aproximaçãoecuidado marcaram2022

“PovoReconciliado,AgentedeReconciliação”. Este foi o tema da Campanha de Missões Estaduais 2022 e, foi também, o nosso lema durante todo o ano. A Área de Missões da Convenção Batista de Pernambuco, durante 2022, buscou se aproximar e cuidar de forma personalizada de cada missionário conveniado, entendendo serem estes os agentes da ponta da lança na busca de ganhar pessoas para Cristo nos lugares de difícil acesso e condições de nossoestado.

OsagentesnaliderançadaAMEbuscaramse aproximar das igrejas, pastores e de outros agentes de reconciliação, entendendo que o povo reconciliado e os cristãos espalhados no estado tem um papel importante e decisivo no cumprimento do“Ideportodomundoepregaio evangelhoatodacriatura”(Marcos16:15).

Chegamos ao final do ano celebrando a fidelidade no envio dos recursos aos 76 missionários. Graças a Deus e à cooperação do povo pernambucano os valores foram enviados antecipadamente,jáemoutubro,comumaparte dagratificaçãonatalina.

Com a morte precoce do Pastor Samuel Câmara, o Pastor Edvan Tavares o substituiu interinamente deforma brilhante enquanto não seescolhiaumoutroagenteparaacoordenação, coube a mim preencher esta lacuna e estamos buscando nos esforçar para corresponder a confiançadoConselhoGeral.

Temosvisitadooscamposmissionáriose,em cinco meses, já estivemos no sertão, em todas as microrregiões,noagresteeextremoagreste.

O tema da Campanha de Missões Estaduais do próximo ano dará continuidade ao tema trabalhado este ano. Vamos intensificar as reflexões,aprendizadoseintimidadecomotema da reconciliação, lembrando sempre que “tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministériodareconciliação.”(IICoríntios5:18).

Abraço carinhoso e orem pelos que fazem a AME.

EpitácioJosédaSilva PastorTitulardaIgrejaBatistadoFeitosa CoordenadordaÁreadeMissõesEstaduaisdaCBPE

COM"FORRÓ"EMIGREJADECARUARU

Que o forró faz parte da cultura caruaruense todo mundo sabe. Porém, na IgrejaBatistaEmanuelemCaruaru(IBEC),o ritmo se tornou elemento de adoração a DeusepropagaçãodoEvangelho.Nosábado, 20 de agosto, a comunidade religiosa realizou o encerramento da Campanha de Missões Estaduais de forma bem peculiar. Forró, cordel e cantoria de viola fizeram parte da liturgia, comprovando que é possível manter uma fé viva e contextualizadacomaculturalocal.

Durante a programação, o Ministério de Louvor contou com a colaboração do sanfoneiro cristão Carlos Firmino, que conferiu um caráter nordestino a louvores conhecidos. Já o irmão Jénerson Alves, que é membro da IBEC, cantou versos de improvisoacompanhadodosomdaviola.

Por fim, a pregação ficou sob a responsabilidade do irmão Davi Geffson, queéprofessorecordelista.

Na prédica, Davi Geffson ressaltou a temáticadacampanhamissionária–‘Povo reconciliado, agente de reconciliação’. Usando uma linguagem bem nordestina, o preletor foi enfático: “Temos de ‘deixar de pantim’ e abrir o coração para fazer a vontade de Deus”. Ele explanou que o emprego de expressões regionais serve de fator pedagógico para facilitar a compreensãodamensagempelopúblico.

O pastor Eliezer Bezerra, líder da comunidade religiosa, avaliou que a programação foi muito positiva, atraindo um bom número de visitantes, os quais testemunharam que foram bastante edificadospormeiodaatividade.

ÁREADEMISSÕESESTADUAIS
SEJAUMPARCEIRODOPAME
CAMPANHADEMISSÕESESTADUAISÉCONCLUÍDA
JénersonAlves MembrodaIgrejaBatistaEmanuelemCaruaru Fotos:LarissaAlbuquerque/IBEC
Campo de Panelas 6
Campo de Itacuruba

SítioSilvâniaemobras

O Centro Batista de Treinamento e Lazer voltou em 2022 a ser desfrutado pelos pernambucanos após longa paralisação das atividades em razão da pandemia. Com boa localização, fácil acesso e uma área verde de tirar o fôlego, o Sítio Silvânia guarda em cada canto boas e memoráveis histórias vividas pelos batistas.

A preservação do patrimônio adquirido em 1956 aponta para o valor da cooperação, tão caro aosbatistas,paraofortalecimentodacomunhãoe para a consolidação da identidade denominacional.

O galpão foi ampliado e a profundidade da piscina reduzida, promovendo mais segurança. Já as soluções de mobilidade, estão tornando o espaço convidativo e hospitaleiro para cadeirantes, cegos, idosos e pessoas com dificuldadesdelocomoção.

“OprojetodemobilidadenoSítioSilvânia permitirá a idosos e cadeirantes se deslocarem do refeitório até a capela, passando pela piscina, numa rampa com desnível de, no máximo, 10%.” Pr. Edvar Gimenes,SecretárioGeraldaCBPE.

......Cuidar do Sítio Silvânia é também cuidar das mais de 800 igrejas no nosso estado, disponibilizando um ambiente agradável e propício para o desenvolvimento ministerial e de evangelização.

Fale com a Secretaria da Convenção Batista de Pernambuco, conheça as condições de locação e planeje-se para desfrutar do Sítio Silvânia junto com sua igrejaem2023.

InstalaçõesdoSítioSilvânia

1 Cozinha-refeitório para 170 pessoas

2. Alojamentos coletivos para 170 pessoas.

3. Área de lazer: piscina, 02 campos de futebol (médio e pequeno), área de vôlei gramada, salão de jogos (sinuca, ping-pong e totó), riacho, trilha, capela com capacidade para 185 pessoas e cantinacomgeladeiraefogão.

Contatoparaagendamento:

WhatsApp: (81) 99548-0034 sitiosilvania@cbpeorgbr Telefone–(81)3301-7890

AimportânciadaContabilidadeparaasIgrejas

Estamos nos aproximando de mais um término de ano. Para a Receita Federal - RFB, mais um Exercício Contábil. A sua igreja, como está?

Particularmente, tenho observado algumas situações de CNPJ de Igrejas com dificuldades junto a Receita Federal por desconhecer que toda Pessoa Jurídica precisa prestar contas, não só aos órgãos públicos, mas a sociedade em geral, ainda mais quando estamos falando de Igrejas. Temos por obrigação sermos o melhor exemplo para esta sociedade, então, vou deixar aqui algumas perguntas para suareflexão:

1) As de Atas e o Estatuto da sua Igreja estão registrados no tempo certo,atualizadonocartóriodoseudomicíliofiscal?2)Ocadastrona RFBestácomOrganizaçãoReligiosaouAssociaçãoPrivada?3)Existe PrestaçãodeContasnasuaIgreja?4)ExisteEscrituraçãoContábil? Essas são apenas algumas perguntas que o pastor presidente ou o administradordaIgrejaprecisaresponder.

Para o bom andamento da Igreja, se faz necessário um acompanhamento contábil que tenha o conhecimento das Organizações Religiosas para cumprir com várias demandas do Governo Federal, Estadual e Municipal. Digo isto pois várias igrejas têm sofrido com os seus CNPJ “Inaptos por Omissão de Declarações” ou “Baixado por omissão Contumaz”, vale ressaltar que o pastor, que é o presidente da Organização Religiosa, é o responsável civil por tudo tudoqueaacontecenaIgreja.

Por isso, prezado pastor, não deixe o ano terminar sem antes verificar como está a gestão eclesiástica da sua igreja. Temos sofridopordesconhecer,ounão dar a devida importância, a essa área da igreja e muitas vezes somos penalizados com multas que pode ser evitadas. Conte conosco. Deus continue nos abençoando!

ADMINISTRAÇÃOECLESIÁSTICA DEZEMBRO/2022 7
VeronicaSchulle MembrodaIgrejaBatistadaJaqueira CEO@reciconrecifeeContadoradaCBPE AcampamentodasMensageirasdoRei AcampamentodosAmigosdeMissões

Aigrejaqueresgataemmeioàtempestade

Acho que nos piores dos meus pensamentos eu não imaginei que encontraria aquele cenário”, relata Geazi, pastor da Igreja Batista do Caçote,localizadanobairrodeAreias,noRecife.Elerelataachegadaa umacomunidadepróximaàigrejaquefoiatingidapelaschuvas.

A“maiorcatástrofedosúltimos50anos”,segundodescreveu o jornal Folha de Pernambuco, deixou pelo menos 128 mortos: além das muitas histórias pessoais interrompidas, pais perderam seus filhos, esposas seus maridos, outros ficaram órfãos… Diante de uma realidade tão esmagadora, e da “naturalização” da falta de políticas de prevenção do poder público, Romanos 8:28 foi uma das passagens bíblicas mais durasdedigerir.

No entanto, como nos ensina o versículo 20 de Romanos 5, “onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda.” E aqui, como pecado, leiamos “descaso” das pessoas que deveriam empenhar-se no planejamento urbano, a fim de evitar essas e outras tragédias. E até a própria natureza contaminada pelo próprio pecado, desde a queda do homem, no Éden.

“Ao chegarmos lá, por volta das três horas da tarde, nós encontramos um cenário de guerra. As pessoas na rua, sem noção do que fazer (...) eu confesso a você que eu não fui preparadopraisso.

OCOMITÊ

"Eu estava no centro de Garanhuns quando comecei a ouvir as notícias. Foi uma enxurrada de informações pelo Whatsapp, Instagram, todo mundo falando a mesma coisa. Daqui a pouco eu vi que não era somente uma notícia (um fato isolado), era uma tragédia (...) diante disso precisávamos tomar algum posicionamento", contou o Pr. Paulo Eudes, da Primeira Igreja BatistaemGaranhuns.EmummesmogrupodeWhatsappqueo pastorEudes,opastorAndersonsugeriuacriaçãodeumComitê paraoenfrentamentodaquelasituaçãonoestado.

Anderson Marques, pastor na Primeira Igreja Batista em Rosarinho, além da função eclesiástica, também trabalha com gestão pública e tem experiência em comitês de gestão de crise. O líder da Igreja do agreste, não só acatou como pediu ao irmão para a adaptar a sugestão à CBPE. Nascia ali o Comitê da Convenção Batista de Pernambuco para ajudar as pessoas e igrejasatingidaspelasforteschuvas.

“Ver a melhor maneira de tomar decisão, criando assim o comitê de gestão de crise pra avaliar o nível de dificuldade do momento que tava sendo evidenciado e quais as ações norteadoras que nós deveríamos adotar para minimizar o impacto da crise no estado no tocante às igrejas e também as comunidades”, explicou Marques. Ele visava que “a igreja, nesse local de crise, pudesse ser um dos atores principais a ajudar a fomentar, a criar condições, a assistir também, não só ser assistida. A igreja poderia ser um dos atores principais junto com o estado, com município e secretaria de saúde”, complementa,sobreseuobjetivoparaocomitê.

Sem sombra de dúvida, um dos versículos mais difíceis de aceitar quando somos vítimas de algo é o trecho 28, do capítulo 8, do livro de Romanos. “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordocomoseuplano”.

Recife,acapitalquehistoricamentetemproblemascomcheias(em 1966, com o transbordamento do Rio Capibaribe, por exemplo), viveu maisumatragédiadebaixod’água56anosdepois,nodia28demaiode 2022.

MATÉRIAESPECIAL
AJUDEPERNAMBUCO 8
IgrejaBatistaemCoqueiral,distribuiçãoderefeições IgrejaBatista
Lagoa,distribuiçãodecestasbásicas
EntregadedonativospeloComitê
da
NatháliaMonte MembrodaIgrejaBatistaEmanuelemBoaViagem EstagiáriadaÁreadeComunicaçãodaCBPE

"ODIAMAISDIFÍCILDOMEUPASTORADO"

JoséMarcos,pastordaIgrejaBatistaemCoqueiral,sentaem frenteàcâmeraerelataparaareportagemsuaexperiênciaapós aquele (amargo) 28 de maio. Sua igreja havia sido duramente atingida. Todos os equipamentos de mídia da igreja foram perdidos, um prejuízo avaliado em mais de 300 mil reais. A Batista em Coqueiral, que esse ano já foi notícia de jornal por abrigar pessoas da comunidade vítimas de enchentes, agora pediaporsocorrocomonunca.

Minutos após descrever o dia mais difícil do seu pastorado, José Marcos faz outra afirmação, mas desta vez oposta à anterior. “Oquehouve aquifoiumgrande avivamento”, disse,e em seguida tenta expressar a gratidão pela imensa ajuda recebida de todos os estados do Brasil e de pelo menos 10 países. Ele menciona a “unidade da igreja” e a “quantidade de forças que Deus mobilizou”. O reforço foi tamanho, que ele relatanãosaberquantasigrejascolaboraram,defato.

“Nãohaverámaismorte,nemtristeza,nemchoro,nemdor,pois aantigaordemjápassou".(Apocalipse21:4)

“Elesótinhaumfilhoeessefilhoestavasobreocorpo,muito desesperado. Irmãs, sobrinhas no quarto, o corpo enrolado parcialmente com um pano, então, uma cena difícil e de muita tristeza, e eu pensei na hora como fazer pra atenuar aquela imagem, fazer com que aquele filho não tivesse mais o impacto daquelaimagem.Foiquandoresolvifazerumpedidoaeles:que me deixassem sozinho com o pai, pedi que deixassem que eu cuidassedocorpo”,descreveuopastorJoséMarcos.

O homem, de uma família muito pobre, faleceu no período dascheias.ParenteshaviamidoatéaBatistadeCoqueiralpedir ajuda ao pastor, que foi até a casa onde estava o corpo. Entre tantas perdas materiais e humanas, aquele luto assistido mais de perto foi um dos momentos mais marcantes entre os vivenciados pelo líder naquele período. Quando os familiares saíram do local, acompanhado por uma enfermeira da igreja, José Marcos cuidou dos trâmites para conceder um enterro apropriado para aquele homem. “Um velório com dignidade paraafamília”,concluiu.

“NÃOHÁPERSPECTIVADEVIVEROAMORDE CRISTO SEM UM ESTILO DE VIDA QUE DEMONSTREQUEOOUTROÉIMPORTANTE”

O pastor Geazi conhece bem a comunidade onde está situada a suaigreja.Elerelatadesdeonúmerodehabitantesatéosproblemas que mais afligem o local. Conta que o Caçote se tornou uma subdivisão do bairro de Areias, que a igreja está lá há 65 anos e que lá o seu ministério tem 11. Há 5, no entanto, em assembleia, “a igreja decidiu mudar a forma de se comunicar com o bairro”, apontando soluçõesparaasdoresdaregião.

..........Desde então, consultório psicológico, terapias para dores crônicas, trabalho na área de nutrição tentando promover uma melhor qualidade de alimentação para as pessoas do entorno são alguns resultados desse investimento. Essa liderança, já tão atuante na comunidade, não podia agir de maneira diferente durante a tragédiadaschuvasemRecife.

Ele explica que há um canal e um rio que passam por trás da igreja, que, apesar de não atingir o templo, prejudica alguns irmãos. “A primeira decisão a ser tomada foi: vamos abrigar o pessoal. Então vamos nos dividir: Um grupo vai descer pras ruas que foram atingidas e avisar que a igreja está abrigando. Outro grupo vai ficar aqui na igreja retirando toda a mobília pra deixar a área aberta, e a gentepreparar eutilizartodos osespaços praabrigar essas pessoas”, descreveu a força-tarefa, que ainda teve um grupo para cadastrar as vítimasqueiamchegando.

Outros, no entanto, ficaram ilhados dentro de casa, e o pastor Geazi relatousobreaspessoasqueforamatrásdebotespararesgatá-los.A igrejaconseguiuumamotorefoiatrásdosquenãopodiamsair.

A nossa maturidade na fé se revela também quando confiamos no caráter do nosso Deus, independentemente das adversidades e apesar das limitações que temos. Assim sendo, qual o tamanho do impacto da igreja de Cristo, confiante nele, que cumpre o seu papel no mundo? Romanos 8, citado acima, quando vai chegando ao fim, nosresponde."Poiseutenhoacertezadequenadapodenosseparar doamordeDeus:nemamorte,nemavida;nemosanjos,nemoutras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nossopormeiodeCristoJesus,onossoSenhor."

MATÉRIAESPECIAL AJUDEPERNAMBUCO 9
EntregadecestasemMarial,CanhotinhoeAngelim. IBdoCaçoteservindodeabrigo

"As pessoas confundem essa causa decuidar do outro com uma questão meramente política"

“Essemeumundotáemtempodeexplodir,játá‘apuidecuspi’o povo que mora nele. É violência, injustiça, incoerência, e o povo morre de doença e eles deitado na rede (...) Ah, quando tu voltar pr’aqui,tudovaiserdiferente,nãovaitertempoprachoro,sóprase mostrar os dentes”, canta Júlio César, conhecido como Julhin de Tia Lica,artistacristãodosertãodoSeridó,RioGrandedoNorte. Diante do cenário de um Pernambuco devastado por fortes chuvas, Julhin, que integra o Coletivo Candiero, grupo de artistas que, por meio da música, expressa a fé em Cristo através de ritmos nordestinos, sentiu-se inquieto por ajudar. O cantor, que já realizou turnê por estados do nordeste e sudeste do Brasil, recorda com carinhodacapitalpernambucana.

“A gente foi em Recife duas vezes (...) foi a única cidade que a gente veio duas vezes porque a gente foi muito bem recebido e se sentiu muito amado. Então, quando aconteceu essas tragédias das chuvas, eu pensei: O que é que a gente pode fazer pra servir os nossos irmãos que tanto curtem a gente, tanto já trouxeram alegria pra gente, ajudaram a gente a permanecer no que a gente faz? Poxa, vou chamar a galera pra fazer um show beneficente. E aí comecei convidandoopessoaldocoletivoCandiero”contou. ..........Naquelas conversas nasceu o Reverdecer, evento beneficente paraasvítimasdaschuvasnoestado.

........Realizado na Igreja Rio, no bairro do Prado, Recife, dia 16 de junho de 2022, contou com nomes como Leonardo Gonçalves e Marcos Almeida, artistas nacionalmente conhecidos e também irmãosemCristo.OcantordoSeridórelembraadisposiçãodevárias pessoas envolvidas no evento para lidar com a emergência, “O pessoal veio porque realmente entendeu a importância desse momento”,disse.

Sobre o assunto, especialistas comentam que os estragos escancaram a falta de planejamento urbano, a necessidade de remover as pessoas de áreas de risco e construir moradias mais adequadas. Por isso, inicialmente o Reverdecer pretendia fazer uma crítica política, e sensibilizar a todos, inclusive à igreja, a agir em favor das pessoas em maior vulnerabilidade social. Mas Julhin explica a mudança do tom no evento devido à forte polarização no país.

........."A gente queria que esse evento fosse uma denúncia desta tragédia que foi anunciada e ainda está sendo, se cair chuva de novo acontece a mesma coisa”, lamentou. "Confundem o cuidado com as minorias, com o povo que sofre, com o povo que tá sendo assassinado. As pessoas confundem essa causa de cuidar do outro com uma questão meramente política, mas isso é um dever de nós, como igreja”, explicou. O evento ficou então especialmente focado na arrecadação. Na noite do Reverdecer, pelo menos 35 mil reais foram obtidosparaasvítimasdaschuvas.

Ocotidianoeoserviçonaigrejalocal

Vivo no evangelho desde os meus cinco anos de idade, desde então, nunca deixei de fazer parte de uma igreja. Na adolescência, comecei a contribuir na equipe de som da PIB na Vila do IPSEP e lá tambéminicieimeuministérionoCoroAdoraienogrupodelouvor daigreja.

Hoje, com quase vinte e sete anos, casado com Camila e morando em Caruaru, divido todo o meu tempo entre família, trabalhosecular,estudoseserviçonaIgrejaBatistaEmanuelemBoa Viagem e na Primeira Igreja Batista de Caruaru, sendo nas duas igrejas o trabalho com a música vinculado ao trabalho da comunicação. Sou estudante de Jornalismo e sirvo a Deus também com a minha profissão, através da redação de textos e gravação de vídeosinformativos.

Trabalho nove horas por dia em um colégio de Caruaru e, por falar em horas, uma das maiores dificuldades da vida adulta para mim é a conciliação de tempo, inclusive dentro da igreja, principalmentequandovocêserveemmaisdeumministério.Élidar comensaiodabandanamesmahoradegravaro“EmanuelNotícias” ou algo externo, como ter de ir trabalhar no final de semana de últimahora,oquepodeprejudicarotrabalhoparaoSenhor.

E, antes de tudo isso, investir tempo de qualidade com a minha família,meuprimeiroministério. De fato, é uma rotina bem recheada, digamos assim. Tem horas que o cansaço físico ‘bate’, mas sei que todo esforço é válido para glorificaronomedoSenhor.

Também sei que, ter um momento para si é bastante importante, separando momentos de lazer, desde um simples filme na Netflix à uma viagem para relaxar com família e amigos sempre que possível. “Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás...”Ex.23:12

Quero com a minha experiência mostrar pra você, jovem, que não é fácil conciliar a vida secular com a vida espiritual e ainda atividades eclesiásticas. Mas que, sim, é possível trabalhar para Deus, mesmo com tantas demandas e com as dificuldades que o mundonosimpõe.

Minhaoraçãoéquevocê,mesmoquecomtodasaslutasdiárias, não deixe de servir. Sua comunidade local precisa da sua contribuiçãoparaalcançarcadavezmaispessoasparaCristo.

MATÉRIAVINCULADA DEZEMBRO/2022 10
AirtonVasconcelos membrodaIgrejaBatistaEmanuelemBoaViagem
REFLEXÃO
“DEUS NÃO É INJUSTO; ELE NÃO SE ESQUECERÁ DO TRABALHO DE VOCÊS E DO AMOR QUE DEMONSTRARAM POR ELE, POIS AJUDARAM OS SANTOS E CONTINUAM A AJUDÁ-LOS.” HB. 6:10

OolhardaequipedeComunicação Topic 1

E o Senhor disse a Moisés: "Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envieumlíderdecadatribodosseusantepassados"(Nm13.1-2).

Este é um dos textos mais conhecidos da jornada do povo de Deus à Terra Prometida, que durou cerca de 40 anos. Moisés obedeceu ao Senhor e selecionou 12 espias (um de cada tribo) para ir até Canaã observar a terra, seus detalhes e trazerem o relatório a todo o povo. Eles ficaram 40 dias em expedição. Quando voltaram, 10 deles trouxeram más notícias, o que gerou no povo uma má interpretação daquilo que Deus tinha para fazer. Apenas 2, Josué e Calebe, apresentaram boas notícias, confiando no Senhor para a missão da conquista. E eles foram recompensados:foramosúnicosdestageraçãoachegarnaTerra Prometida. "Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!"(Nm13.30).

À primeira vista pode não parecer, mas esta passagem diz muita coisa sobre quem trabalha na área de Comunicação em nossas Igrejas. Geralmente, esta turma é muito cobrada: precisa chegar antes de todo mundo, estar atenta a tudo o que acontece durante o culto, vai embora depois de todos.. Mas, será que eles tambémcultuaram?Ousótrabalharam?Tudoissopodeafetaro olhardequemfazpartedaequipedeComunicação.

INSCRIÇÃOPÉSNOARADO

Eaquivaiumadicaparaaliderança.Teraescaladecultoscoma equipe completa é perfeito, mas cuidar do time no dia a dia é ideal. Separe um tempo para lerem a Bíblia juntos, orem uns pelos outros, invistam em comunhão. Muitas vezes, nossos relacionamentos na Igreja ficam presos às atividades eclesiásticas. Vá além disso. É importante também incentivar o investimento na vida espiritual de todos.

Falando do olhar da equipe de Comunicação, é importante ressaltar a todos que os seus trabalhos ali também são cultos ao Senhor. Muitos têm a visão de que apenas música, Palavra e outras coisas são o verdadeiro culto ao Senhor, mas através da fotografia, vídeos, transmissão ao vivo, multimídia, social media, também estamos prestando culto ao Senhor. Tudo depende do olhar, do coração dequem está fazendo. Épara oSenhor ou apenas mais uma escaladeculto?"Tudooquefizerem,façamdetodoocoração,como paraoSenhor,enãoparaoshomens"(Cl3.23).

Que o olhar de todos aqueles que atuam na área de Comunicação estejam voltados para o Senhor, a fazer sempre mais e melhor para Ele.Assim,certamenteseremosabençoadoseabençoaremosanossa Igrejalocale,principalmente,oReinodeDeus.

CBB23,RECIFEOXENTE

HOSPEDAGEMECONÔMICA

TRANSPORTES

O

COMUNICAÇÃO-OPINIÃO 11
EstevãoJúlio MembrodaIgrejaBatistaemVilaPauline(RJ) Jornalista,coordenadordeComunicaçãodaConvençãoBatistaBrasileira Já estão disponíveis em torno de 300 hospedagens econômicas que serão feitas em igrejas batistas localizadas nas imediações do Geraldão. As reservas deverão ser feitas com a Comissão de Hospedagem que elaborou também uma relação com os hotéis próximosaoGinásio. Consórcio de Transportes Grande Recife e o Metrô já foram contatados, garantiram que as respectivas frotas estenderão seus horários para atendimento aos mensageiros. Lembrando que,amelhoropçãoparaos moradores da região metropolitana do Recife será o Metrô, cuja estação ‘Shopping Recife’ está a 100 metrosdoGeraldão.

IWorkshopde Comunicaçãono Nobre

A entrevista que você acompanha abaixo é sobre o I Workshop de Comunicação realizado na Igreja Batista do Nobre, em julho deste ano. Edson Mota é membro da Igreja Batista do Nobre, jornalista e tem experiência na áreademídiaecomunicaçãodeigrejas.

...........O workshop surgiu diante da necessidade latente das igrejas atualmente. Considero retrógrada a ideia de que a comunicação não precisa estar inserida nas igrejas nos dias de hoje. Ela pode e deve estar presente no dia a dia da igreja, seja para comunicação interna, externa ou para estudos teológicos, se for o caso. De toda forma, as redes sociais podem ser utilizadas para alcançar mais pessoas. Um trecho de uma mensagem, por exemplo, causa impacto nas pessoas que estão passeando pordeterminadoaplicativo.Alémdisso,aqueleirmãoquetrabalhaànoite pode acompanhar o culto do seu celular e se alimentar da mensagem. A realidade que vi era de algumas igrejas encerrando seus ministérios de comunicação diante de um arrefecimento da pandemia. Por isso, nosso intuito era mostrar a importância de se

Acredito que qualquer serviço que precise ser realizado nasigrejasdemandaumtempodepreparação. Infelizmente, o imediatismo que a vida secular nos pede é levado para as igrejas. Apesar de o jornalismo digital requerer agilidade em determinadas matérias ou coberturas jornalísticas, o melhor é sempreprezarpelaqualidade.Oidealéajunçãodaqualidade comarapidezdaentregadasinformações.

Asededetodosqueestiveramalipresentesem aprender um pouco e colocar em prática. Um rapaz me contou que a igreja que era membro não tinha área de mídia. Depois do workshop, ele entrou em contato para comunicar que não só foi criado o grupocomojátinhamalgumaspessoasinteressadas em servir. Quando vemos que as igrejas entendem a importância de se investir na mídia, a nossa sensaçãoédedevercumprido,graçasaDeus.

4.COMOOMINISTÉRIODECOMUNICAÇÃOPODEAUXILIAROMINISTÉRIOPASTORALEAMATURIDADETEOLÓGICADAIGREJA?

Existemdiversasformasdesefazerisso.Uma,parailustrar,éatravésdedevocionais. Algumasigrejasutilizamvídeos curtosdospastoresejogamtantonasredessociaisexternasquantonosgruposdaigreja.Alémdisso,aigrejaquefaço parte (muito antes de eu chegar por aqui) realiza toda sexta uma sala online de oração com o Ministério de Intercessão. Conheço grupos de outras congregações que se reúnem às sextas, de 23h, para estudar a palavra. Esses são apenas alguns dos exemplos de como o Ministério de Comunicação pode auxiliar na formação teológica e da comunhão da igreja. Mas quero deixar claro: o online não veio para substituir o calor humano. Hebreus 10.25, apesar deocontextoseroutro,podeseraplicadoaqui.Amídiaprecisaserumsuporteaosirmãoseaospastores,enãouma muleta.

CBB23,RECIFEOXENTE!

JUNTOS SOMOS MELHORES!

.........Após cerca de 20 anos, a cidade do Recife volta a receber, de 19 a 21 de janeiro de 2023, a Assembleia Anual da Convenção BatistaBrasileira.

AgoraseránomodernoeamploGinásio deEsportesGeraldão,próximoaoaeroporto internacionalGilbertoFreire.Momentorico em comunhão, inspiração, avaliação, desafios e esperados reencontros. A CBB 23 tem criado boas expectativas, inclusive em irmãosresidentesnoexterior.

Grande tem sido a mobilização dos batistas pernambucanos, especialmente os da região metropolitana, visando recepcionar a família batista brasileira com todo carinho e fraternidade. As reuniões no Geraldão, que acontecerão das 8h às 21h, terão pela manhã mensagens e estudos bíblicos, à tarde sessões administrativas e à noite cultos missionários celebrativos e evangelísticos.

Nassessõesdiurnas,oacessoaolocalda Assembleiasedarámedianteinscrição

individual e durante as noites o acesso será livre a todos. Na instalação da CBB 23, na quinta-feira (19) pela manhã, haverá um momentocívico.

Em paralelo a toda programação da Assembleia, funcionará, em espaço coberto anexo ao Geraldão, Feira e Exposição de produtosdeusodasigrejaseoutrasinstituições religiosas, stands das Juntas Missionárias, instituições de ensino religioso, igrejas, artesanatosepraçadealimentação.

COMUNICAÇÃO ENTREVISTA 12
investir nesta área que pode — e deve—serutilizadaparaaexpansãodoReino. 1.COMOSURGIUAIDEIADOWORKSHOP? 2. AS PESSOAS COSTUMAM DEDICAR UM PERÍODO DE PREPARAÇÃO PARA ATUAR COM COMUNICAÇÃO EM JORNAL, REVISTA, TELEVISÃO E MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM GERAL. ISSOÉIMPORTANTETAMBÉMNAIGREJA?PORQUÊ? 3. O QUE MAIS TE MARCOU NO WORKSHOP QUE VOCÊ ORGANIZOU? LyncolnAraujo MembrodaIgrejaBatistadaJaqueira RelatordaComissãoCoordenadoraLocaldaCBB23

ReestruturaçãodotrabalhodeJuventudeda AssociaçãodaCaxangá

ElaémembrodaIgrejaBatista Memorial da Caxangá e atuou como vice-líder da Associação de Juventude da Caxangá até novembro de 2022 Você acompanha aqui um relatoresumido,masencharcadodeencorajamento.LeiaatéofinaleconheçaumpoucodacaminhadadaJUBACAXde2019atéaqui.

Em 2018, eu tinha 17 anos e assumi a vice-liderança da juventude da minha igreja. Isso tinha acontecido depois de dois anos bem complicados de evasão de adolescentes, jovens e adultos, inclusive de pessoas que faziam parte da diretoria e da bastante

da Jubape no WhatsApp desde 2016, eu também não tinha ideia do que era e de comofuncionavaosistemabatista.Elafalou que a Associação estava desativada, mas que tinha um líder, e ela iria entrar em contato com ele. Eu aguardei. Dois meses depois veio o retorno de que o líder estava pastoreandoemoutraidade,nointerior,ea Associação estava parada. Então ela lançou odesafioparamim“quetaltutoparejuntar essagaleradenovo?”

Umanosepassou,asituaçãonãotinha mudado e eu sabia que não tinha forças para resolver aquilo sozinha. Naquele ano, minha mãe assumiu a liderança da MCM da igreja e logo se envolveu com a Associação das mulheres da Caxangá. Notei que MCM tinhacontatocomváriasigrejas,elasfaziam reuniões três ou quatro vezes por ano, convidavam o coro de outras igrejas para cantar umas nas igrejas das outras e participavam dos aniversários umas das outras.Elasandavampertoumasdasoutras. Achei que seria legal a juventude ter esse tipo de experiência também, podendo ter igrejasqueapoiariamajuventudedaminha igreja que estava fragilizada e nós participaríamos da programação de outras igrejas, etc. Então, marquei uma reunião com Rayanne, a presidente da JUBAPE naquele período, levei a ideia de termos uma associação de juventude e, para minha surpresa, ela disse “já tem, existe isso”. Só que a minha igreja sofreu com um déficit tãograndesobreidentidadebatistaquenão tínhamos conhecimento do que era uma associação, nem uma Convenção exatamente.Apesardefazerpartedogrupo

Veja, eu me sentia muito incapacitada, tinha acabado de fazer 18 anos, achava que não ia ter moral nenhuma com o pessoal, até porque, nem a juventude da minha igreja funcionava bem, mas aquilo me incomodou e eu pensei “juntar eu consigo, pegar o número, entrar em contato com o pessoal, enfim”. Consegui os contatos dos líderes de juventude das igrejas da Caxangá através da MCM, a complicação foi que a própria Associação também está, ainda, em um processo de reestruturação, então não sabíamos ao certo nem quantas igrejas faziampartedaAssociação.

Eu comecei com o que tinha e entrei em contato com os líderes. O primeiro líder que tive acesso foi Luann, o atual líder da associação de juventude da Caxangá, foi coisa de Deus mesmo. Criei um grupo com todos eles, lancei a proposta de juntar o pessoal e expliquei o que era a Associação, porque eles também não tinham noção do queera.

a reunião com 7 líderes da JUBACAX, onde eles puderam compartilhar seus problemas e falaram o que esperavam da JUBAPE. Eu levei tudo aquilo para a capacitação e foi uma reunião muito boa, ali eu vi como as outras associações eram estruturadas e a JUBACAX ainda não. Eu dizia que eu era a líder interina e só estava lá para juntar, não era minha intenção ser a líder oficial, porque eu só queria uma rede de colaboradores, era assim que eu enxergava: “líderajudalíder”.

Formamos esse grupo de líderes e eu dizia para eles que íamos ser uma rede de líderes colaboradores, que estávamos ali para ajudar uns aos outros; trabalhamos durante todo o mês de janeiro de 2020 juntandoessa

ATÉ AGORA COM A REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO?

QUAL O PRINCIPAL

O principal fruto que vi é a ainda pequena, mas já existente, consciência do que é a JUBACAX, de que o trabalho com a juventude não está limitado à igreja local e queexistemoutrasjuventudesaoredor.Nós temos a felicidade de ver isso e as pessoas estão entendendo que ser batista é para alémdaigrejalocal.

Isso, para nós, é importante porque a JUBACAX está funcionando há 3 anos (2020-2022) e, nesse tempo, saíram muitos jovens e muitos dos líderes das igrejas foram trocados. A JUBACAX agora tem o desafio de reconquistar os líderes constantemente e passar a visão do que é a Associação. É como eu disse, ainda é um trabalho de formiguinha, mas já tivemos esseavanço.

Na Vigília Simultânea que promovemos na Primeira Igreja Batista da Torre, em setembro/2022, percebi que lá há poucos jovensemaisadolescentes,elestambém

JUVENTUDE DEZEMBRO/2022 13
ConversamoscomEvilyMenezessobreareestruturaçãodotrabalhodaAssociaçãodeJuventudedaCaxangá O QUE TE MOTIVOU A INICIAR UM TRABALHO COMAASSOCIAÇÃO? 1ºEncontrodasigrejasdaJubacax-Janeirode2020 -NovaIgrejaBatistadoCordeiro 3ºEncontroJUBACAX-Agostode2021 -IgrejaBatistadoCordeiro Congresso Jubacax- Julhode2022 -IgrejaBatistaEvangélicadaCaxangá FRUTO QUE VOCÊ VIU

não sabiam o que era a JUBACAX e eu tive a oportunidade de explicar brevemente para eles.Euseiqueelesnãoentenderam emsua inteireza, mas ficou a informação de que existem outras juventudes como a deles, e para além da deles, que podem firmar parceriasecaminharperto.

É maravilhoso chegar à consciência de quem somos teologicamente, e como corpo de Cristo, porque aí então eu percebo que o corpodeCristoébemmaiordoqueaminha igreja.Cristoébemmaiordoqueeusempre imagino que ele é. Cada vez que eu conheço mais uma igreja, mais uma juventude, a cada programação da JUBACAX, eu tenho esse sentimento de como Cristo é além do que eu já pensei um dia. A cada dia mais eu amodescobrircomoCristoémaiordoqueo que eu penso. Eu não sei se esse sentimento surge assim para cada jovem, mas eu senti isso. Eu me sinto muito mais próxima da JUBAPE,eumesintomuitomaispróximada JBB e muito mais próxima da minha juventude local agora sabendo disso. Existem mais pessoas, o corpo de Cristo é além,eleélindo,émaravilhoso.

precisamos de espaço, precisamos que juventude esteja nas programações, mas não dão uma certa prioridade para JUBACAX acabamos por não ter o quórum desejável. Por isso, trabalhamos com calendário enxuto, poucas programações para incentivar o intercâmbio entre igrejas. Utilizamos na Associação o lema JUBAPE: ‘se você é um jovem batista Associação Caxangá, então você JUBACAX’. Nosso objetivo é incentivar esse intercâmbio e tento fazer isso a partir minha igreja, não apenas com a juventude, mas envolvendo todos os membros com outrasigrejasdaAssociação.

Há situações muito particulares, mas independente do contexto, eu diria que três coisas são essenciais: consciência cristã, consciênciadenominacionaleesperança. A consciência cristã tem duas faces: a da responsabilidade pessoal e a da dependência do Senhor. É primordial ter a compreensão de que o IDE não é para um grupo particular, é para todos os cristãos, e o IDE se manifesta 24 horas por dia em todas as áreas da minha vida. Muitas vezes euvejoafunção doIDEnomeuirmão enão em mim, olho minhas limitações e sempre creio que não será possível comigo. Esse pensamento pode até parecer racional, mas eu vejo, na verdade, um pensamento que temfaltadeconsciênciacristã.Porexemplo, se eu, Evily, sair da JUBACAX, ela vai continuar funcionando porque virão outras pessoaseeuseidissoporqueentendoquea obra não depende de mim, depende de Deus, é ele quem capacita as pessoas para a suaobra.

necessidadeedependênciadoSenhor.

Lembre-se: a obra não é sua, a obra é de Deus. É essa consciência que temos que priorizar, essa é sua motivação. Lembrar tambémqueissoquevocêestáfazendonão éexcepcional,issofazparte,éapenasoque é pedido de um servo de Deus. Algo que realmentemeajudounessacaminhadanos momentos de desmotivação foi a parábola de Lucas 17:10, a narrativa conclui assim: “Assim também vocês, depois de terem feito tudo o que lhes foi ordenado, digam: "Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer." Isso foi crucial para minha consciência cristã, o trabalho na JUBACAX me trouxe muita maturidadenafé.

Não, com certeza não. Muitas pessoas ainda não têm consciência do que é Associação em si. Ainda temos lidado com esse problema das pessoas acharem que queremoscontrolarajuventudelocal.Nosso papel é sempre mostrar a importância da Associação e articular as programações. Anunciar o nosso calendário o mais cedo possível é uma forma de incentivar as juventudes locais a incluir nos seus calendários as programações da JUBACAX e daJUBAPE.

Percebemos também que trabalhar com Associação de juventude não é trabalhar só com o líder de juventude da igreja, mas também trabalhar com o pastor. Porque o líder pode ser o mais empenhado possível e amar a JUBACAX, mas se o pastor não entende o que é a associação, fica complicado.Issoporque,muitasvezes,

Éextremamentemotivacionalassumir aminharesponsabilidade pessoal noReino, sabendo que a obra não me pertence, porque eu sei a quem estou servindo e eu estoubemcertaqueépoderoso. Se eu sempre vejo o outro como resposta é porque eu tenho em mente que o trabalho vem de mim e isto não é verdade. Então, se você está se sentindo incomodado com a realidade do trabalho da sua juventude ou da sua associação porque não está funcionando, está parado, o que quer que seja, você deve analisar a sua função nesse cenário e refletir qual é sua parte nisso tudo.

Olha, não é fácil, é muito trabalhoso, realmente, mas o Senhor está conosco, ele envia pessoas, é claro. Você precisa orar, buscaraoSenhor,estarcienteda

A segunda coisa é a consciência denominacional. Buscar se informar, se capacitar, saber quem são os líderes da sua Associação, procurar saber quais são as igrejas que fazem parte dela, ter consciência do que está acontecendo na denominação, naJUBAPE,naJBB,eoqueé possível ser feito. Eu não tinha consciência do que era Associação e eu sei que infelizmente é uma realidade comum em algumas igrejas do nosso estado. Se você tem acesso a JUBAPE, entre em contato e procureajuda.

............Eu amo, eu amo trabalhar na JUBACAX. Quero futuramente me dedicar mais ao trabalho com a Associação, morar mais perto das igrejas e poder visitar cada uma, mas é crucial para mim entender que o que eu faço é só parte do IDE, a obra continua. É esperançoso saber que a obra não depende de mim, isso não isenta minha responsabilidade, mas a obra prosseguealémdequalquerum.

Glossário:ASSOCIAÇÃO

AsAssociaçõesdeIgrejassãoorganizaçõescompersonalidadejurídica própria,queagregamigrejasecongregaçõesaelasfiliadas,dentroda suaregiãodeatuaçãonoEstadodePernambuco.

JUVENTUDE DEZEMBRO/2022 14
COMO INICIAR UM TRABALHO DE REESTRUTURAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE JUVENTUDE? O QUE FOICRUCIALNASUAEXPERIÊNCIA? JUBACAX nasPraças-Abrilde2022 -PraçadeSanMartin EXISTE ALGUMA CONCORRÊNCIA ENTRE O TRABALHO DA IGREJA LOCAL E DA ASSOCIAÇÃO? MadrugãoconectionJUBACAX+JUBAC -Maiode2022

AJUVENTUDEEACONVENÇÃOBATISTA

O primeiro ponto éo amor pelo serviço ao Reino. Quando a gente entende o que significa o serviço cristão, ou o serviço vocacional, e nos empenhamos em fazê-lo com todo amor e todo zelo, sem olhar para quaisquer outras coisas senão a cruz de Cristo, nós conseguimos nos engajar em qualquertrabalhoqueseja,denominacional ou não. Mas para isso, o jovem precisa ser devidamente instruído sobre sua vocação, seusdonseoserviçoministerial,O segundo ponto igualmente crucial é o sentimento de pertencimento.

Quando nos sentimos validados enquanto jovens batistas dispostos a servir, a gente engaja com muito mais facilidade. Não é uma questão de validação como reconhecimento público; fazemos o que fazemos porque amamos a Cristo e nada mais. É sobre sermos respeitados, mesmo emnossajuventude, emnossa contribuição, com o que temos de melhor no servir à CristoeàDenominação.

Já ouvi muitas explicações diferentes para o que seria esse "oba-oba". A primeira delas é a falta de compromisso do jovem com o serviço cristão. Mas são todos os jovens? Esse seria um problema que atinge apenas a juventude ou a membresia da igreja de modo geral? Será que entre os adultos não temos descompromissados também? Se sim, então porque não dizemos que os adultos só querem “oba-oba”? Não vou responder nenhuma dessas questões, vouapelarparaasuaconsciênciarespondêlas.

A segunda explicação seria sobre a maneira com queconduzimos nosso serviço enquanto juventude e aqui eu vou entrar novamente no tópico do respeito e do apreço. De fato, os jovens têm uma maneira própria de servir, assim como as gerações quevieramantesdenóstinhamasuamarca e as gerações que virão também terão. Cada geração de crentes impactou a sociedade da suaépocadeumamaneira,infelizmentenão posso afirmar que todas foram positivas, mas as boas marcas deixadas refletem um trabalho fidedigno ao Senhor, pautado nos interessesbíblicos.

fazemos, mas sem Jesus e o seu amor que nosconstrange a servirmos aos nossos irmãosdeformaincondicional,comoElenos ofereceu incondicionalmente a sua vida em nosso favor, nenhum motivo seriarealmente válido. Somente o nosso amor a Jesus, que desemboca em amor fraterno e fruto do espírito, e os nossos olhos voltados para sua Cruz são capazes de nos motivar a continuar na caminhada do serviço Cristão, seja ele denominacionalounão.

..........Primeiro, a minha juventude. Eu me sinto privilegiada e honrada de poder trabalhar para a minha juventude sendo ainda jovem. Claro que, é uma baita responsabilidade, mas ao mesmo tempo é gratificante caminhar junto com eles e ser parte do processo de crescimento de cada jovem, líderes em potencial e servos por vocação.

A valorização começa no respeito e no apreço ao que outra pessoa faz, como sendo fruto de uma comunhão profunda com Deus, de uma disposição voluntária em servir,pautadasnosprincípiosbíblicos.Isso não serve apenas para a juventude, mas para todos os nossos irmãos. No caso da juventude, nos sentimos valorizados quando enxergam propósito e coerência no nosso serviço, entendendo que a nossa geração é diferente, que nós fazemos as coisas de uma maneira diferente, mas que o nosso coração está igualmente voltado para a mesma missão que a todos foi confiada, pelomesmoDeusqueaconfiouatodosnós, de geração em geração, até o dia que Ele resgatará a sua igreja. É isso que esperamos dosnossoslídereseliderados.

............A juventude quer servir, quer ser engajada e colaborar, as marcas geracionais não podem ser impedidivas no serviço da igreja local ou motivo de descrédito. Quando Jesus chamou seus discípulos para o serviço, ele não usou de critérios excludentes como idade, temperamento ou modus operandi, mas chamou aqueles que criam nEle e tinham um coração obediente e disposto. Durante o processo, o Espírito molda o nosso caráter para que o nosso desempenho seja completo. Se é isso que Jesusprocuranosseusdiscípulos,étambém o que a igreja e a denominação devem procuraremseuslíderes.

Tambémmesintoinspiradaporalguns dos meus líderes espirituais, pessoas que nem sempre ocupam cargos de liderança denominacional, mas estão caminhando comigo,aconselhandoemostrandodeforma práticaoqueéoserviçocristão.Pessoasque me impulsionam a buscar mais do Senhor e noSenhor,queacreditamemmimeconfiam naquilo que eu faço, apesar da minha pouca idadeeaparenteinexperiência.

Aspessoascostumamperguntaroque elas podem fazer para servir a denominação. Minha resposta é sempre a mesma: procure o seu líder da igreja local e pergunte em que você pode servir lá. O trabalho denominacional começa na igreja local e se alguém não se interessa pelo serviço local, tampouco se interessará pelo serviço denominacional de forma íntegra e comprometida.

Servir a denominação nada mais é que servir aos fraternos da fé, e o serviço aos nossos irmãos pode ser realizado em qualquer lugar, desde que haja amor e zelo pelacausa.

JUVENTUDE DEZEMBRO/2022 15
Elisama Torres é Educadora Cristã formada pelo Seminário de Educação Cristã (SEC), professora de Inglês, vice-presidente da Juventude Batista de Pernambuco e Coordenadora de Intercessão da JBB Nesta edição, conversamos com ela sobre o engajamento de jovens e adolescentesnavidadadenominação,apartirdoolhardequematuacomosjovensemPernambucoenoBrasil Leiaaentrevistacompleta NA SUA EXPERIÊNCIA, O QUE LEVA UM JOVEM A SE ENGAJAR NO TRABALHO DA DENOMINAÇÃO? QUE TIPO DE VALORIZAÇÃO A JUVENTUDE ESPERA DA LIDERANÇA DA DENOMINAÇÃO, DAIGREJAEDAASSOCIAÇÃO? É COMUM OUVIR QUE A JUVENTUDE SÓ QUER OBA-OBA. NA SUA OPINIÃO, É ISSO QUE OS JOVENSESTÃOBUSCANDONAIGREJA? O TRABALHO NA DENOMINAÇÃO É VOLUNTÁRIO, EXIGENTE E CHEIO DE COMPLEXIDADE. O QUE TE MOTIVA A INVESTIRNESSETIPODESERVIÇO? QUEM TE INSPIRA QUANDO O ASSUNTO É LIDERANÇADEJUVENTUDE? DEIXEUMAPALAVRAPARAAJUVENTUDE
.............Jesus.
Eu poderia elencar muitos outros motivos pelos quais nós fazemos o que
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.