Literatura e culinária novo (1)

Page 1

Literatura e Culinรกria Na obra de Cora Coralina


VocĂŞ conhece Cora coralina?


Vamos assistir ?


 https://www.youtube.com/watch?v=iC5WYnWRPag


E aí, o que você achou do vídeo?  Responda, então, os questionamentos abaixo :  Quem foi Cora Coralina?  Onde ela morava?  Qual era a sua profissão?  Quantos anos ela tinha quando começou a escrever?  Vocês conhecem alguma poesia de Cora Coralina?


Um dos belos poemas


Vamos mais longe.... Vamos “fazer� uma das receita de Cora Coralina!


Cora Coralina e Doce de abóbora

Famosa por seu doce de abóbora feito em tacho de cobre e fogão a lenha no qual colocava uma colher de cal virgem . “Como da sua mão só brotava arte, moldava verdadeiras obras-primas,

doces poemas comestíveis. Fazia doces glacerizados – e não cristalizados, como gostavam de exaltar – passados numa calda bem grossa e colocados para secar ao sol num tipo de jirau. “... A calda grossa formava o glacê, liso, brilhante...”, escreve no livro seu neto Flávio de Almeida Salles Júnior.”


Ingredientes: 2 kg de abóbora 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio 1 kg de açúcar Paus de canela e/ou cravos-daíndia a gosto


Modo de Preparo

2ยบ-Primeiro, lave os cubos em รกgua corrente, escorra e seque bem. Depois, fure os pedaรงos com um garfo e reserve.


3º-Em seguida, faça no fogo uma calda fina de açúcar com água e ferva por aproximadamente 10 minutos. Cubra a abóbora e deixe ferver em fogo brando até amaciar, com a canela e/ou o cravo-da-índia. Deixe apurar na calda até o dia seguinte.


*Se quiser doces glaceados, retire os cubos da calda e escorra numa peneira. Volte a calda ao fogo para apurar bem. Passe os peda莽os de ab贸bora pela calda e ponha em um tabuleiro para secar. *Cora os secava ao sol.


“Aninha embalava seus doces em caixinhas de papelão. Eram três camadas de doces, forradas e intercaladas por papel celofane cortado do tamanho exato da caixinha. “Uma de cada variedade que tinha no momento”, conta a amiga Vicência, . Mamão vermelho, cidra, abóbora. Em seguida, a caixa era embrulhada em papel bonito. “E finalmente amarrada com um barbante ornado com um delicado fio metálico enrolado em espiral”, conta o neto Flávio. Não adiantava o freguês querer só de um tipo: era convencido a levar os três doces com o argumento de que não se arrependeria, porque todos eram excelentes.”


Atividades: Gênero Receita:

01.Na receita lida, o título é_____________________. a) Qual é o objetivo do texto? 02.Que tipo de linguagem foi empregada? Por quê? 03. Identifique no texto verbos que transmitem ação. Em que modo estão esses verbos? 04. Considerando que as receitas culinárias orientam as pessoas sobre como preparar determinados pratos, responda: Qual modo de verbo predomina nesse texto e por quê? 05. Que palavras foram usadas para indicar a quantidade dos ingredientes? 06. Identifique palavras ou expressões que indicam as etapas do processo temporal (o que é primeiro, o seguinte, etc). Qual é a importância dessas partículas temporais para realização da receita? 07. Faça uma lista de palavras que estão relacionadas ao universo culinário e que não foram citadas nas questões anteriores.


Nós, doceiros e poetas em um Sarau Literário

• Precisamos comprar uma abóbora e demais ingredientes para o preparo do doce, além de copos plásticos. • A abóbora de doce podemos encontrar na feira livre e os demais ingredientes encontramos no supermercado. • O preparo deverá se dar na cozinha da escola , ou, caso não haja condições, podemos pedir o auxílio das mães de alunos. Mas o ideal é que tenhamos a participação dos discentes. • Para o Sarau, ver os próximos passos.


Sarau Literário e Doce de Abóbora - 1-

Os alunos deverão escolher o trecho que mais gostaram de um poema de Cora Coralina, escrevendo-o em um papelzinho para entregá-lo a um colega durante o Sarau. 2- Colocar o doce de abóbora em copos plásticos, sobre uma mesa. 3- Cada aluno deverá colocar o papelzinho com o poema debaixo de cada copo de doce. 4- No momento do Sarau, os alunos poderão escolher um copo de doce e seu poema correspondente. Os alunos que desejarem, poderão ler para a turma o trecho de poema que corresponde ao seu copinho de doce. Os alunos poderão manifestar oralmente opinião a respeito dos poemas ouvidos, justificando de quais gostaram mais e por que razão.


Clique no Ă­cone para adicionar uma imagem

E assim... Encerramos essa proposta educativa.... E partimos para novos desafios!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.