Manual de Identidade Visual - Cindi Rios

Page 1

Manual de Identidade Visual


Proposta Proposta do curso de Design Grรกfico, 2 ยบ Semestre, do Centro Universitรกrio Jorge Amado, da disciplina de Identidade Visual com a professora Elisangela Sandes para o desenvolvimento de um Sistema de Identidade Visual para a fotรณgrafa Cindi Rios. Por Carla Danielle e Patrick Teixeira.


INDEX 1 2 3 4 5 6

Introdução e Conceitos Roughs Sistema Modular Apresentação: Símbolo Apresentação: Logotipo Apresentação: Símbolo com Logotipo

7 8 9 10 11 12

Assinatura Corporativa Alfabeto Corporativo Cor Código Uso e Aplicação Usos Incorretos Papelaria e Mensagens


1

INTRODUÇÃO E CONCEITOS

Expressões Visuais e Verbais complexas interferem na rápida percepção de seus significados, pois, se não identificadas rapidamente, perdem gradualmente seu poder de referência. Com a necessidade de rápida percepção na leitura e pensando no acelerado ritmo da sociedade atual, leva-se a reconhecer que a simplicidade é um valor e que às vezes, o

menos é mais. A Identidade Visual visa representar graficamente o novo conceito da marca da Fotógrafa Cindi Rios, que buscava conseguir comunicar um novo estilo que foge do modelo clássico e normal que se acompanha sempre. Valores analisados como criatividade, esponataneidade, comunicação e seriedade foram modelos para a criação de um conjunto de elementos que, organizados, de forma sistematizada, representam toda a identidade.


2

ROUGHS

Para chegar na solução final foram feitas várias pesquisas e estudos anteriores. Os roughs (rabiscos) iniciais foram feitos a lápis e depois foram analisados e trabalhados no computador.


3

SISTEMA MODULAR

O Sistema Modular é a base de construção da Identidade Visual, unificando e organizando de forma coerente os elementos que fazem parte da assinatura visual da marca. As letras iniciais C e R tomam o espaço de 4,5 quadrados na altura. A letra C por conter uma curva utiliza de 3 quadrados e a letra R somente 2 quadrados de largura. As demais, formando linhas redesenhadas, tomam menos que 1 quadrado na altura e no máximo 3 em sua largura, utilizando o Stroke em 2 pt. A linha, tem o mesmo comprimento do nome e altura de 1.2 do quadrado modular em posição horizontal. Tamanhos para centralizar a tipografia com a câmera são divididos em 2 quadrados na parte superior e 5,5 quadrados na parte inferior. A área de proteção é de 1 quadrado em todos os cantos.


4

APRESENTAÇÃO: SÍMBOLO

O desenho do símbolo foi inspirado na própria fotógrafa, fazendo uma combinação dos cabelos, acessórios e a posição na hora da foto. A escolha das cores dá sensação e percepção de seriedade e feminilidade.


5

APRESENTAÇÃO: LOGOTIPO

Após toda a pesquisa, foi definida uma tipografia para que independente da aplicação tivesse uma boa leitura. Seus detalhes na letra inicial e final, deram um toque de feminilidade e delicadeza juntamente com o traço fino e leve.


6

APRESENTAÇÃO: LOGOTIPO COM SÍMBOLO

A composição dos elementos, logotipo e símbolo unidos tornam a identidade criativa, dinâmica e séria, sendo objetiva e clara em sua mensagem.


7

ASSINATURA CORPORATIVA

A Assinatura Corporativa é formada pela união do logotipo, símbolo e com os elementos descritivos, servindo para delimitar o espaço e visão da marca, permitindo a leitura de cima para baixo fazendo a identificação da profissão.


8

ALFABETO CORPORATIVO

A família tipográfica escolhida para compor o alfabeto corporativo foi a Dekar, de formato OpenType, produzida pelo designer Sveloslav Simov, da FontFabric. Por seu formato geométrico, a Dekarse tornou uma ótima escolha. possuindo um set de 162 glífos em cada um de seus dois pesos (normal e light). Para o uso em comunicação impressa (cartões, folders, anúncios, entre outros) ou eletrônica, também será utilizada a tipografia Dekar.


9 Pantone Hexachrome Black C / C72 M66 Y65 K74 / R33 G33 B33 / WEB 212121

Pantone 1797 C / C15 M100 Y90 K10 / R190 G30 B45 / WEB BE1E2D

COR CÓDIGO

As cores oficiais para o uso em impressão ou tela seguem os padrões descritos ao lado. A escolha da cor preta foi por induzir a sensação de elegância, respeito e simplicidade ao mesmo tempo. O uso da cor vermelha quebra o padronizado e dá feminilidade, ativando e estimulando a percepção também.


10 - Colorida

- Uma cor

USO E APLICAÇÃO

A aplicação pode ser feita em quatro formas de acordo com as necessidades e processo de impressão.

(Todas as indicações dos componentes citadas devem ser seguidas, evitando qualquer tipo de alteração.)

Em alguns casos de fundo colorido, devem ser utilizados as versões Negativa ou com fundo branco respeitando o limite e normas.

- Tamanho Mínimo:

- Negativa

Altura 30 mm Largura 58 mm

- Vertical


11 Não mudar a cor.

Não usar gradiente.

Não utilizar em fundo escuro e de alto contraste.

Não fazer modificações ou inserir efeitos.

USOS INCORRETOS

Usos incorretos, instruções para facilitar a leitura e não ocorrer problemas.

(Todas as indicações dos componentes citadas devem ser seguidas, evitando qualquer tipo de alteração.)


12 1

PAPELARIA E MENSAGENS

Cartão de Visita Os tamanhos podem ser mudados de acordo com a indicação, dependendo do material e proposta desenvolvida.

1

O formato escolhido para o Cartão de Visitas foi de 90 mm x 55 mm. Deve ser aplicado Verniz na marca e na linha preta na frente do cartão e na proporção da marca aumentada atrás. A escolha do papel ou material para o fundo é livre, desde que respeite as aplicações e usos.


13 2

PAPELARIA E MENSAGENS

Mini Caixa de Papel para Material de Entrega Os tamanhos podem ser mudados de acordo com a indicação, dependendo do material e proposta desenvolvida.

2 Deve conter a marca na frente com pelo menos 90 mm de altura e 170 mm de largura. A linha preta deve ser de pelo menos 10 mm de altura. Deve conter as informações de contato no fundo da caixa. A escolha do papel ou material para o fundo é livre, desde que respeite as aplicações e usos.


14 3

PAPELARIA E MENSAGENS

CD para Material Fotográfico Os tamanhos podem ser mudados de acordo com a indicação, dependendo do material e proposta desenvolvida.

3

O CD deve conter as composições trabalhadas anteriormente, como a linha. A escolha do papel ou material para o fundo é livre, desde que respeite as aplicações e usos.


15 4

PAPELARIA E MENSAGENS

Capa para CD Os tamanhos podem ser mudados de acordo com a indicação, dependendo do material e proposta desenvolvida.

4

A capa para o CD deve conter somente a marca e o elemento componente do estilo, a linha com as mesmas medidas e proporções citadas. A escolha do papel ou material para o fundo é livre, desde que respeite as aplicações e usos.


16 5

PAPELARIA E MENSAGENS

Background para Rede Social Os tamanhos podem ser mudados de acordo com a indicação, dependendo do material e proposta desenvolvida.

5

O Background deverá ser trabalhado com cores neutras, fundos claros, respeitando as aplicações e usos, podendo ser usado com temas característicos como retro, vintage, etc. Em casos onde não permita a visualização da marca padrão completa, poderá ser trabalhada com ela na Vertical, inserindo abaixo, as informações.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.