Beta-Caroteno

Page 1

BETACAROTENO Carine Kupske


O beta-caroteno é um dos mais de 600 caratenóides existentes na natureza conhecidos. Os caratenóides são os pigmentos que vão do amarelo ao vermelho e que estão distribuídos generalizadamente entre as plantas. Cerca de 50% destes podem potencialmente fornecer actividade de vitamina A, sendo assim referidos como caratenóides de provitamina A. O beta-caroteno é a mais abundante e a mais eficaz provitamina A nos nossos alimentos.


Em teoria, uma molécula de beta-caroteno pode ser clivada em duas moléculas de vitamina A. No entanto, no interior do corpo, o beta-caroteno é apenas convertido parcialmente em vitamina A, sendo o resto é armazenado. Além disso, a proporção do beta-caroteno convertido para vitamina A no corpo é controlado pelo estado de vitamina A e como tal não pode causar a toxicidade da vitamina A nos humanos. Provas disponíveis atualmente sugerem, que para além de ser uma fonte segura de vitamina A, o beta-caroteno desempenha vários papéis biológicos importantes que podem ser independentes do seu estado como provitamina.


Nome comum:β-carotene, carotene skeleton  Nome em inglês: beta-Carotene  Peso molecular: 536.9  Ponto de fusão: 180-182 °C  Ponto de ebulição: 654.7±22.0 °  Fórmula molecular: C40H56  Fórmula estrutural: 


Principais fontes na natureza

As melhores fontes de betacaroteno são os vegetais e frutas de forte tom amarelo/laranja e os vegetais de folhas verde escuras: Vegetais amarelos/laranja – cenouras, batatas-doces, abóboras. Frutas amarelo/laranja – alperces, meloas, papaias, mangas, carambolas, nectarinas, pêssegos


Vegetais de folhas verde escuras – espinafres, brocolos, endívias, couve, chicória, escarole, agriões e as partes verdes de linho, nabos, mostarda, dente de leão. Outras boas fontes vegetais e frutas – abóbora menina, aspargos, ervilhas, ginjas, ameixas. O conteúdo em beta-caroteno de frutas e vegetais pode variar dependendo das estação e do grau de amadurecimento.


Funções  

1. Antioxidante Que inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras.


Funções 

O betacaroteno também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeamento.


Os benefícios de saúde do beta-caroteno 

Muito cientistas acreditam que o consumo de frutos e vegetais ricos em beta-caroteno exerce um efeito protetor contra o desenvolvimento de certos cancros. Uma elevada ingestão/estado deste nutriente tem sido associada com um decréscimo na incidência de certos cancros, especialmente o cancro do pulmão. Descobertas preliminares de um teste de intervenção double-blind e controlado por placebo e de um estudo de grupo de prospecção de casos controlados sugere que o beta-caroteno pode reduzir o risco de doenças coronárias.


Dose diária recomendada

A Dose Diária Recomendada (DDR) para a vitamina A, para o sexo masculino (+ 11 anos) é de 6 mg de beta-caroteno, enquanto a DDR para o sexo feminino (+ 11 anos) é de 4,8 mg de betacaroteno. Existem necessidades adicionais de beta-carotena durante a gravidez e a aleitamento; Se a recomendação dietária do Instituto Nacional do Cancro fosse seguida, a relação entre beta-caroteno/vitamina A na dieta seria de 9/1. Para além das suas funções como provitamina A, continuam a surgir dados que suportam o papel do beta-caroteno como um micro-nutriente importante de direito próprio; O consumo de alimentos ricos em beta-caroteno continua a ser recomendado por cientistas e organizações governamentais, tais como o Instituto Nacional do Cancro e o Departamento Nacional Americano para a Agricultura.


Consumos excessivos de caratenóides em certos tipos de doentes (hiperlipedemia, diabetes mellitus, síndroma nefrótico ou hipertiroidismo) podem causar hipercaratenoidemia a qual se manifesta por uma coloração amarelada na pele, principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés. A cor amarelada desaparece quando o consumo de caratenóides é reduzido ou interrompido.


O beta-caroteno também esta disponível em cápsulas duras em cápsulas de gelatina mole, bem como em comprimidos de multivitamínicos.


Estabilidade 

Os caratenóides podem perder algumas da suas atividades nos alimentos durante o armazenamento, devido à acção das enzimas e à exposição à luz e oxigénio. A desidratação de vegetais e frutas pode reduzir grandemente a actividade biológica dos caratenóides. Por outro lado, a estabilidade dos caratenóides é mantida nos alimentos congelados.


Referências

http://www.embrafarma.com.br /novo/modules/pdf/158f3069a435b314a80bdc  http://www.scielo.br /scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-206  http://www.chemicalize.org/structure/#! mol=Beta-carotene&source=fp 


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.