Casos de Estudo_Design Social

Page 1

MOBILE

GOOD FOOD

SHARE Cรกrin Carvalho Universidade de Aveiro


PARTNERS/ PROMOTERS


CONTEXT/ PROBLEM Pouca acessibilidade de alimentos saudáveis nos bairros de Toronto, as pessoas acabam por percorrer grandes distâncias e pagar preços exurbitantes.


PROJECT/ PURPOSE

De forma a combater o problema, a cidade de Toronto tornou-se adepta de uma prática iniciada em Chicago. O Mobile Good Food Share faz com que as pessoas dos bairros obtenham alimentos frescos e nutricionais sem percorrer grandes distâncias e a um preço mais barato. Este ajuda os habitantes locais a poupar dinheiro e ao mesmo tempo a ter uma alimentação saudável passando pelo local duas vezes por semana.


GOVERNANCE & POLICY MAKING

Oportunidade. Partilha. Investimento no projecto por parte de uma organização e da própria cidade. Partilha de produtos e favores a moradores de bairros que nem sempre tem a possibilidade de consumir pordutos saudáveis devido à distância e custo.


ACTIVISM & CIVIC PARTICIPATION

Expansão. Iniciativa. A organização associada ao projecto, Food Share é um papel fundamental para continuação da iniciativa. Através desta, é proporcionado aos consumidores locais uma fácil acessibilidade aos produtos frescos/naturais a baixo custo.


SOCIAL INTERACTIONS & REALTIONS

Solidariedade. União. Com o projecto, a comunidade sente-se agradecida ao ponto de se tornar solidária no seu desenvolvimento, criando uma união entre promotores, voluntários e consumidores.


CITY ENVIRONMENTAL PLANNING

Inovação. Facilidade. Esta iniciativa inovadora fez com que se tornasse fácil a acessibilidade dos produtos. Proporciona um impacto social na própria cidade, tornando-se um ponto de busca de sítios vizinhos.


PRODUCT/ DISTRIBUTION/ CONSUMPTION

Alimentos Naturais e Saudáveis. A distribuição dos alimentos é realizada a partir do próprio autocarro que passa pelo bairro 2 vezes por semana. Torna-se num sistema sustentável pela forma como as pessoas aderiram rapidamente ao consumo de comida saudável.


SKELETON

CAR STATEMENT Cรกrin Carvalho Universidade de Aveiro


PARTNERS/ PROMOTERS


CONTEXT/ PROBLEM A grande ocupação de automóveis nas vias de circulação de cidades/ruas.


PROJECT/ PURPOSE

O projecto partiu da iniciativa de dois ciclistas que fazem parte da comunidade “Let’s Bike It”. Criando estruturas de canas de bambu e adicionando-lhes cor (para causar um maior destaque), passeiam pelas ruas de Riga, Letónia. De modo a causar um maior impacto, estes passaram pelas vias de trânsito de automóveis com o objectivo de demonstrar que numa estrada podem passar muitas mais bicicletas do que carros devido às grandes diferenças de tamanhos.


ACTIVISM & CIVIC PARTICIPATION

Protesto. É uma iniciativa cívica e activista. Os promotores do prostesto tentam promover mudanças na consciência da população.


SOCIAL INTERACTIONS & REALTIONS

Participação Colaborativa. O protesto poderá criar uma união entre os ciclistas da cidade de modo a criar um maior impacto e tornar a própria cidade mais sustentável.


CITY ENVIRONMENTAL PLANNING

Vias livres. Diminuição da Poluição. Este projecto é de inovação social na medida em que tomada a consciencialização do problema e o uso da bicicleta tornar-se mais comum, irá ter um impacto ambiental na própria cidade.


PLAYFUL

BUS

SCULPTURE

Cรกrin Carvalho Universidade de Aveiro


PARTNERS/ PROMOTERS


CONTEXT/ PROBLEM As paragens de autocarros comuns só servem de abrigo e as pessoas esperam sentadas. Não pode ser considerado um local agradável de estar porque o próprio ambiente não o proporciona.


PROJECT/ PURPOSE

Esta iniciativa foi realizada em Baltimore, com a intenção de diversificar “a paragem de autocarro”, de modo a proporcionar uma experiência ao público, servindo igualmente como abrigo do sol, vento e chuva. A estrutura é definida por um conjunto de 3 letras B-U-S, nas quais há espaço suficiente para 2 a 4 pessoas, podendo esperar da forma que se encontrarem mais confortáveis (sentadas, deitadas ou em pé). A paragem BUS é um espaço para desfrutar, interagir e conhecer pessoas enquanto se espera pelo transporte.


GOVERNANCE & POLICY MAKING

Cooperação entre Organizações. Este projecto é fruto de uma partilha e cooperação de saberes de diversar organizações. É uma iniciativa promissora para potencias stakeholders relativamente à expansão da ideia de inovação neste determinado “produto”.


SOCIAL INTERACTIONS & REALTIONS

Interação. A paragem de autocarro para além de se tornar numa diversão acaba por fazer com que facilmente as pessoas comecem a interagir umas com as outras, mais frequentemente na faixa etária infantil.


CITY ENVIRONMENTAL PLANNING

Ponto de Referência. Este projecto consegue causar um grande impacto no espaço em que se encontra pela sua dinâmica, chegando a ser um ponto de encontro para os habitantes.


SKILL TRAINNING & DESIGN EDUCATION

Expansão da ideia. A partir desta ideia pode-se contruir novas competências de forma a continuar com a iniciativa.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.