Jm250715

Page 1


2

OPINIÃO

EDITORIAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

Atitude republicana

Por mais que a gente não queira se espelhar, preci-

pedir muito em troca. Em Marau nunca foi diferente.

samos de humildade para as atitudes que com freqüên-

Temos falsos liberais, vendendo teorias, e no entanto,

cia ocorrem nos Estados Unidos da América sirvam de

se servem das verbas públicas sem escrúpulos e pre-

exemplo. Em vários momentos de crise, da derrocada

gam moralidade, decência e honestidade. Tipos de

da economia americana em 1929 com a quebra da bolsa

moralistas que se servem do dinheiro público não se

e repercussão mundial, às últimas demonstrações de

resumem na Petrobras, BNDES, Fundos de Pensão,

unidade de políticos e povo contra a violência e atenta-

outros órgãos públicos. Estão espalhados nas diferen-

dos no país. Em várias outras oportunidades foram cha-

tes atividades e cada dia mais gente se locupletando,

mados os ex-presidentes do país para enfrentar pro-

misturando o público com o privado.

blemas.

Voltando para a boa notícia da semana, Presidente

A semana termina com uma notícia que precisa ser

Dilma concorda em se reunir com Luis Inácio Lula da

comemorada. Repercute positivamente o despir das vai-

Silva e Fernando Henrique Cardoso para discutir a cri-

dades e aproximar de dirigentes partidários, líderes de

se que se acentua e com velocidade que poderá levar à

expressão no campo político para frear a desesperan-

derrocada e fundo do poço. Seria uma atitude republi-

ça quanto ao futuro do país, que vive nos últimos me-

cana, se nossos políticos fizessem um grande pacto de

ses só nas manchetes da corrupção em todas as áreas

entendimento, esquecendo por algum tempo as diver-

do governo e da sociedade. Parece que está no nosso

gências meramente partidárias e oportunistas do quan-

DNA, vinda dos tempos da colonização, o

to pior melhor.

patrimonialismo, o compadrio, os favorecimentos. Os

A semana termina com acelerado desemprego, atin-

exemplos vêm nas distribuições para amigos das capi-

gindo indústrias, comércio e serviços. Segundo o IBGE

tanias hereditárias. Nossos empresários se vangloriam

demissões se alastram em níveis de 6,9% nestas duas

de serem liberais, e no entanto, vivem agarrados nas

últimas atividades. Muitas empresas estão usando o ex-

tetas já murchas da União, Estados e Municípios.

pediente de férias coletivas.

Não se vê mais ninguém chegando ao presidente, governador, prefeito, com disposição de fazer algo sem

Acima dos partidos deve vingar o princípio republicano.

Bento Gonçalves, 620

(54) 3342-3848 Marau/RS

Uma Rede de Lojas Dedicada a V o c ê


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

Motoristas não respeitam vagas prioritárias em frente à SMS As vagas de estacionamento na Av. Presidente Vargas próximo a Secretária de Saúde de Marau são escassas. A aglomeração do Cemitério Municipal, da farmácia popular, do ESF, da própria Secretaria, além do comércio local faz com que as vagas sejam ocupadas rapidamente, fazendo com que motoristas acabem estacionando em local proibido e prejudicando outras pessoas. Os condutores acabam estacionando em entradas de garagem, em faixas amarelas e até mesmo em vagas destinadas às ambulâncias da Secretaria de Saúde. Este tipo de conduta pode causar multa e recolhimento do veículo, além de prejudicar pessoas que necessitam dos serviços de saúde da secretaria. É preciso ficar atento á sinalização horizontal, já que os locais de proibição de estacionamento são sinalizados na cor amarela.

GERAL

3

Autoridades discutem situação dos Bombeiros Autoridades e lideranças de Marau participaram na manhã de sexta-feira (24) de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação. O assunto tratado é a situação por que passam os Bombeiros de Marau, que não podem mais realizar a emissão de Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), para poder liberar o funcionamento de estabelecimentos comerciais, depois da aprova- Autoridades manifestaram interesse em resolver o problema com urgência ção da lei Kiss. Uma comitiva esteve presente em Porto Alegre para discutir o assunto. Porém, saíram da audiência, na quartafeira (22), preocupados, já que a resposta dada é de que para voltar a fazer este tipo de serviço, os Bombeiros precisariam ter efetivo misto, em uma mescla de Bombeiros Civis Voluntários e Militares. Os Bombeiros civis não podem mais realizar este tipo de serviço depois da aprovação da Lei Kiss, que determina que só Bombeiros Militares podem realizar este tipo de trabalho. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Marau, Paulo Roberto Mello, foi deferido na reunião que os Bombeiros permanecerão aguardando a resposta que virá de Porto Alegre. Foi solicitado um convênio em que o encaminhamento do PPCI seria feito pelos bombeiros locais, e os militares continuariam responsáveis pelas vistorias. Porém, nesta situação a principal preocupação da comunidade – a demora na emissão do alvará – não seria resolvida. Melllo afirmou que um grupo vai ser criado, para discutir com os deputados de Marau e região a possibilidade de alteração, ou proposição de emenda à Lei Kiss, incluindo atribuições aos Bombeiros Civis na lei. A única solução para o problema seria a alteração da legislação, segundo autoridades municipais presentes na reunião.


4

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

Últimos dias para solicitar transferência e reingresso na UPF

Caixa abre inscrições para estagiários de engenharia e arquitetura

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para transferência, reingresso, reabertura de matrícula e reabertura com reopção de curso. Há vagas em cursos em Passo Fundo e nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Instituição dispõe de bolsas e programas de crédito Soledade, para ingresso no segundo semestre de 2015, conforme a disponibilidade de vagas de cada curso. A oportunidade, para quem deseja retomar os estudos, fazer uma nova graduação, transferir ou mesmo trocar de curso, segue até este sábado, dia 25 de julho. A inscrição deve ser feita pelo site da UPF, no endereço eletrônico www.upf.br, no link Graduação – Formas de Ingresso. A oportunidade é direcionada a egressos da UPF e a estudantes de outras instituições, já graduados ou que não concluíram seus cursos superiores. Os ingressantes na UPF via transferência e reingresso podem ser beneficiados pelo Plano de Apoio Estudantil (PAE), que concede 50% de benefício estudantil para ingresso no segundo semestre de 2015. Além disso, contam com desconto de 30% no valor da matrícula, e os egressos da Instituição que se matricularem em um novo curso de graduação terão desconto de 10% no valor das mensalidades. Ainda, existem outras bolsas e programas de crédito oferecidos pela Instituição. Mais informações relativas às modalidades de ingresso podem ser obtidas na Central de Informações, pelo telefone (54) 3316-7000.

A Caixa Econômica Federal, por intermédio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), abriu inscrições para o processo seletivo de estagiários de Arquitetura e Engenharia. A seleção será para composição de cadastro reserva e as vagas serão distribuídas nacionalmente. O cadastro tem validade de seis meses, com possibilidade de prorrogação, e os estudantes serão convocados de acordo com a ordem de colocação, na medida em que houver encerramento dos contratos vigentes ou forem ofertadas novas vagas nas unidades. As inscrições podem ser realizadas pela internet, no site do CIEE, o www.ciee.org.br, até o dia 9 de agosto. Para a diretora de Gestão de Pessoas da CAIXA, Márcia Guimarães Guedes, esta é mais uma oportunidade que o banco proporciona a estudantes que buscam qualificar-se para o mercado de trabalho. "A CAIXA, como banco da habitação, é uma das melhores empresas para que os estudantes de Arquitetura e Engenharia adquiram a experiência necessária para o início de suas carreiras", comenta a diretora. Estão sendo disponibilizadas, nesta seleção, vagas para estudantes das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Agrônoma/Agrícola, Engenharia Mecânica e Engenharia de Telecomunicações, que serão distribuídas nas localidades constantes no Anexo I do Regulamento. Para que o estudante de nível superior ingresse no Programa de Estágio da CAIXA é necessário ter no mínimo 18 anos de idade, no ato da assinatura do contrato. A jornada dos selecionados será de 5 horas diárias, totalizando 25 horas semanais. A bolsa auxílio é no valor de R$ 1.000,00, além do auxílio transporte no valor de R$ 130,00. Dez por cento das vagas são destinadas a portadores de necessidades especiais (PNE). Mais informações podem ser obtidas no site da instituição: www.caixa.gov.br.

Audiência discute demarcação de terras indígenas em Sananduva A Frente Parlamentar de Acompanhamento das Demarcações de Áreas Indígenas – Em Defesa dos Agricultores, realizou nesta sexta-feira (24) a segunda audiência pública, em Sananduva. O deputado Vilmar Zanchin (PMDB) é o proponente e coordenador do grupo que já se reuniu em Getúlio Vargas, na semana passada. Na ocasião, mais de cem pessoas participaram do evento. Zanchin alerta que este é um tema sensível e, por isso, existe resistência em discutir o assunto. “Nós ouvimos da comunidade que poucas pessoas estão dispostas a ajudar os agricultores no que diz respeito à demarcação de terras, mas não é o nosso caso, nós criamos a Frente Parlamentar e vamos fazer de tudo para encontrar uma solução que não prejudique ninguém”, explicou Zanchin. A ideia é que, aos poucos, sejam realizadas audiências públicas em toda a região que enfrenta processos de demarcação.

Zanchin é o proponente da Frente Parlamentar


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

Jantar da Costeleta acontece no CTG Felipe Portinho Neste sábado (25) acontece no CTG Felipe Portinho o 27º Jantar da Costeleta do Lions Clube. Representantes da entidade convidam a comunidade de Marau e região a participar do evento, que terá todo o seu lucro revertido para Diretoria do Lions Clube faz apelo à comunidade AMIS. O evento inicia às 20h30min e após o jantar haverá baile. O cardápio é constituído de comida Italiana e será servido principalmente costela suína, polenta, massa, fortaia, radicci cotti, entre outros, além de vinho liberado incluso no valor do ingresso. Os ingressos estão sendo vendidos no valor de R$ 40,00 para adultos e R$ 20,00 para crianças. A Diretoria do Lions Clube faz um apelo à comunidade, que não veja o valor do ingresso somente como um jantar e um baile, mas como uma forma de ajudar uma entidade que tanto precisa de auxilio em nossa cidade. O número de ingressos é limitado. Informações podem ser obtidas através dos telefones: 3342-5173 ou 3342-1053.

Greve do INSS completa 19 dias A greve do INSS iniciou ainda no dia 7 de julho, e neste sábado (25) completam-se 19 dias que os servidores paralisaram as atividades. Na agência de Marau, o médico perito voltou ao trabalho e já está fazendo as pericias, mas este é o único serviço disponível na agência da cidade. Quem precisar agendar as pericias, pode entrar em contato com o telefone 135 ou no site da previdência social. Ainda não existe previsão para que todos os serviços voltem ao normal.

Na agência de Marau, as pericias voltaram a ser feitas, mas é o único serviço disponível

GERAL

5

Andersson

Catani Mereceu O JM trará na semana que vem um material comemorativo ao título histórico do Marau na Segundona, mas preciso escrever algumas linhas a respeito ainda nesta edição. Junto ao Iura e ao Pansera, pude acompanhar jogo a jogo a campanha do título, algo que nem o mais fanático torcedor pode. Perdi três jogos, é verdade: o primeiro, em São Leopoldo (motivos técnicos – a Vang estreava nova programação e havia trabalho para pelo menos três Anderssons) e os dois jogos em Bagé, (estava de férias, filho de Deus que sou), mas de resto, acompanhei todos, bem de perto. E desde a primeira partida – aquela em São Leopoldo – deu pra ver que algo muito bacana estava se desenhando. Não é qualquer time que entra em campo sem nenhum reserva (problemas no BID, jogadores não inscritos a tempo), com jogadores improvisados fora de posição, e vence. Ali estava a primeira prova de que o grupo do Marau estava um degrau acima da maior parte dos adversários. E o campeonato teve de tudo. Desde jogos dignos das principais divisões do futebol gaúcho, como foram as duas finais de estádio cheiro e organização impecável, passando por jogos típicos de Segundona, mesmo – os confrontos contra o Palmeirense, com briga, foguetes em campo, pressão da torcida e tensão – e até embates que nem pareciam futebol profissional – contra um Gaúcho de coletes por não ter uniforme reserva e atrasando jogo por falta de documentação. Foi, antes de tudo, um torneio difícil. Plantéis de qualidade foram formados, principalmente por Palmeirense e pelos dois times de Bagé. Se o outro confronto da semifinal tivesse tido outro resultado, talvez hoje não estivéssemos comemorando. Não por não confiar no Marau, mas por que o Palmeirense era o time que, até então, se mostrava o mais encarniçado, o mais complicado de bater, principalmente em seus domínios, onde a torcida joga junto verdadeiramente. Mas o Guarany foi lá e venceu. Marau poderia ter vencido também. A conversa seria outra. Não aconteceu. Seria uma final épica. Contra o Guarany também foi. Mas a rivalidade não era latente. Os dois times mal se conheciam, um clima de camaradagem entre as direções facilitou o convívio. Foi uma final cavalheiresca, decidida dentro de campo. E vencida pelo melhor. O time com o melhor goleiro – indiscutivelmente. Com a melhor dupla de zaga, que nos últimos nove jogos levou apenas um gol. Com dois laterais competentes – e um terceiro no banco que não perdia em nada para os titulares. Com uma dupla de volantes que pode tranquilamente jogar em clubes de maior expressão, sem fazer feio. Dois armadores esforçados e participativos, um deles prata da casa e que tem um futuro promissor pela frente, e uma dupla de ataque que desembestou a fazer gol a granel e terminou a competição com média de um gol por jogo. Quem entrava no time, encontrava companheiros aptos a compreender falhas e ajudar a corrigilas. É preciso reservar um parágrafo especial para a comissão técnica, principalmente ao técnico Vanderson Pereira e ao preparador Sílvio Rogério. O primeiro, é uma figura rara no futebol. O cara que entende completamente aquilo que acontece. Que sabe porque perde, mas principalmente, sabe porque ganha, o que é mais importante ainda. Gênio da prancheta e lúcido nas entrevistas. O segundo porque, na dele, sem oba-oba, fez do time uma máquina bem azeitada, que funcionava bem do primeiro ao último minuto. O Marau não cansou nunca. E pouco se lesionou. Chegou inteiraço à final, sem nenhum desfalque. O Vladimir Hernandez, a cabeça pensante que fez tudo funcionar bem fora de campo, e ao presidente Nego, que carregou essa estrutura toda nas costas, também foram fundamentais. Pensando bem, e olhando para trás... Não tinha nenhuma possibilidade de o Marau NÃO ser campeão. Ganhou porque mereceu ganhar, desde o início.


6

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

Nicolau Vergueiro confirma participação no Escola no Campo A secretária de Educação, Cultura e Desporto de Nicolau Vergueiro, Rosicler Diehl, e a coordenadora do projeto no município, Paula Gobbi, confirmaram a participação de Nicolau Vergueiro na 14ª edição do Projeto Escola no Campo, iniciativa desenvolvida pela Representantes da cidade estiveram em Cotrijal, Syngenta, Fundação evento em reunião em Não-Me-Toque Abrinq e secretarias de Educação da região que já envolveu mais de 20 mil crianças desde 2002. No projeto, são desenvolvidas atividades que atentam à importância da preservação do meio ambiente, como a produção de alimentos saudáveis, a sensibilização dos pais, através das crianças, quanto ao uso correto de defensivos agrícolas, reforçando que a prática é proibida para menores de 18 anos. O início das atividades ocorreu na semana passada, em reunião na sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque. Rosicler e Paula, representantes de Nicolau Vergueiro, receberam as cartilhas que serão trabalhadas com os estudantes durante o ano letivo. O projeto receberá inscrições de desenhos e frases até o dia 30 de outubro. Em novembro, deve ser realizada a premiação dos melhores trabalhos em evento no Parque da Expodireto. “O material é excelente e fecha com a realidade dos alunos, e essa é mais uma oportunidade para abordarmos a importância dos cuidados com o meio ambiente junto aos nossos estudantes”, comenta Rosicler.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

GERAL

7

“Parece que ficam com medo.” Rua Giácomo Foresti, 11 Centro Marau - RS

(54) 9969-9757 - (54) 9199-6087

Mais dois casos de meningite são confirmados em Passo Fundo Após as autoridades de Saúde Pública terem descartado o risco de surto por meningite na região de Passo Fundo, o Hospital São Vicente de Paulo declarou que está com mais duas crianças internadas e em tratamento contra a doença. Até o último sábado (18) somente um caso grave havia sido registrado na cidade, o da menina Vitória Aparecida da Silva, que veio a óbito. A irmã da menina, de 11 anos, teve suspeita da doença e na segunda-feira (20) passou por uma série de exames, incluindo o de punção lombar, tendo a possibilidade descartada. Conforme informações do vice-diretor médico do Hospital São Vicente de Paulo, o médico Júlio Stobbe, são duas situações diferentes que estão sendo tratadas: uma criança de idade não revelada, moradora de Passo Fundo, caso confirmado de meningite viral, que não preocupa e que está recebendo tratamento para os sintomas. A meningite viral, geralmente, é curada de forma natural pelo Douglas Kurtz, coordenador da 6ª CRS corpo, tendo como recomendação o acompanhamento médico. O segundo caso, também envolvendo uma criança, de apenas 1 ano, moradora de Sananduva, tem a confirmação do São Vicente de ser meningite bacteriana . Na meningite bacteriana o risco de morte é muito alto, necessitando de tratamento rápido com antibióticos. A criança está internada desde o final da última quarta-feira (22) na CTI pediátrica do hospital. O quadro dela é estável. Segundo o Dr. Júlio Stobbe , a criança já estava usando antibióticos, o que minimizou os riscos de morte, até o momento. Ela passou, anteriormente, pela avaliação de outra equipe médica, em Sananduva que deu tratamento inicial e encaminhou para Passo Fundo. O delegado regional da 6º Coordenadoria Regional de Saúde, Douglas Kurtz, explicou que antes de tudo, é preciso ter a confirmação laboratorial oficial do Estado, para saber qual o tipo de bactéria causou a doença. Até o momento o São Vicente ainda não confirmou o caso, formalmente. Se for confirmada a meningite meningocócica, a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde irá entregar medicamentos para o tratamento de quem foi exposto ao círculo de convívio da criança, em uma tentativa de barrar um possível novo contágio. Também será feito contato com a Secretaria de Saúde de Sananduva, para buscar informações sobre o caso e se há necessidade de isolamento destas pessoas.

Nicolás Albarracin, após a seleção uruguaia virar o jogo contra o Brasil em dois minutos, nos Jogos Pan-Americanos.

Vitória ou abóbora! Tigres e River Plate farão uma decisão de Libertadores da América que parece ter saído de um roteiro bem burilado. Antes, um resumo: o 2 a 1 que o Internacional conseguiu em Porto Alegre exigia erro zero na partida de volta contra o Tigres, no México, pelas semifinais. Quem assistiu ao jogo viu que o time de Diego Aguirre cometeu muitos erros na derrota por 3 a 1. Valendo a taça, o Tigres vai reencontrar o River Plate, que eliminou o Guaraní paraguaio. Os finalistas se conhecem desde a fase de grupos, quando ambos os confrontos terminaram empatados. O treinador do time argentino, Marcelo Gallardo, que atuou pelo River no título da Libertadores de 1996, tem a chance de vencer a competição comandando o time e entrar para o seleto grupo de ex-atletas que foram campeões também como técnico. Rafael Sóbis, do Tigres, pode conquistar seu terceiro título do torneio. Mas esta uma história sensacional! Na última rodada da fase de grupos, o River Plate, para seguir na competição, dependia de um resultado do..... Tigres! Os argentinos precisavam vencer o San José, da Bolívia, e torcer para que o Juan Aurich, em casa, não ganhasse do time reserva do Tigres. Pois os suplentes do time mexicano venceram os peruanos por 5 a 4. O resultado, combinado com a vitória do River, deu aos argentinos a pior classificação dentre os que passaram para as oitavas de final e mais: um clássico contra o Boca Juniors logo de cara. Antes mal acompanhado do que só! E isso aconteceu graças ao Tigres! A campanha do River ainda tem o “apimentado” clássico com o Boca e a virada contra o Cruzeiro após perder em Buenos Aires. O grande duelo do Tigres, reforçado após a Copa América, foi contra o Inter. Por representar o México, o time de Rafael Sóbis terá de jogar a partida decisiva em Buenos Aires, a despeito de ter feito a segunda melhor campanha da primeira fase. E, mesmo que seja campeão, não terá o direito de disputar o Mundial de Clubes. Assim, o River Plate, a equipe que conseguiu classificar-se na última rodada da primeira fase graças a um resultado paralelo vai decidir a Copa Libertadores em seu estádio. Mas o futebol exige resultados, e o River tem de lidar com um falso-positivo lugar garantido no Mundial da Fifa. Se perder, corre o risco de enfrentar o Barcelona ostentando o vice-campeonato da Libertadores. Então a bela carruagem se transformará em uma abóbora.


TERRENOS - Confira opções, metragens e valores na SS Imóveis 1) - Excelentes opções de terrenos no Loteamento Bosque das Oliveiras, com infraestrutura completa, ruas asfaltadas, localizadas a uma quadra da Av. Julio Borella e a três quadras do centro. 2) Terreno medindo 13 x 32 metros (411 m²), localizado na Rua Miguel Falkembach Xavier, no Bairro Borges de Medeiros, próximo ao Posto Sander da Perimetral. 3) Terreno medindo 13 x 30 metros (390 m²), todo cercado, bem localizado no bairro Guadalupe. 4) Terreno medindo 12 x 30 metros (360 m²) localizado na Rua Pernambuco a poucos metros da Rua Raquel Oltrmari e a duas quadras da Rua José Fuga. CASAS - Confira opções, metragens e valores na SS Imóveis 1) Casa duplex com 234 m², mais salão de festas e piscina em terreno com 360 m² localizada na Av. Presidente Vargas, 362. Aceita terreno ou carro na negociação. 2) Casa duplex com 243 m², com cobertura com laje, poço artesiano, toda murada, ótima localização na Rua Anchieta nº 596, no Centro da cidade. 3) Casa duplex , semi mobiliada, com 161 m² em terreno de189 m² localizada na Rua Venezuela nº 577, no Bairro Jardim América.. APARTAMENTOS - Confira opções, metragens e valores na SS Imóveis 1) Ótimo apartamento semi mobiliado, com 02 dormitórios, com garagem, sacadas, churrasqueira, com 90 m², no Edificio Marafon, localizado na Rua Alberto Balardin, nº 308, próximo aos Bombeiros. 2) Apartamento com 03 dormitórios, com garagem, elevador sacada, semi mobiliado no Edificio Barão, no centro da cidade, na Rua Barão do Rio Branco. 3) Apartamento com 03 dormitórios, localizado na Rua Bonfilio De Rocco, nº 922, Bloco B, no Bairro Frei Adelar. Pátio fechado, cercado, com portão eletrônico... 4) Apartamento mobiliado, decorado , com 03 dormitórios, sacada, com churrasqueira, piscina com aquecimento solar, box garagem para dois carros, com área total de 231 m², localizado na Rua Presidente Vargas no Centro a duas quadras da praça da matriz.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

Polícia Civil apreende jovem acusado de tentativa de estupro A Delegacia de Polícia de Marau apreendeu no início da semana o jovem J.S.O. de 20 anos acusado de tentativa de estupro ocorrida em 2011 no município de Guaporé. Na ocasião, ele tinha 16 anos e juntamente com outro adolescente de 17 anos violentaram uma adolescente de 13 anos. A apreensão efetuada nesta manhã ocorreu após sentença condenatória do Poder Judiciário. Depois das formalidades policiais foi conduzido para o Centro de Atendimento Socioeducativo - Case de Passo Fundo. O rapaz residia atualmente no bairro Planalto em Marau. No dia 17 de julho, outros dois jovens com 18 e 19 anos foram apreendidos por roubo em mercado no Bairro Santa Lúcia. Eles praticaram o crime em 2013, quando ainda eram adolescentes. Os dois foram levados para o Case, onde cumprem condenação em sistema semi-aberto.

GERAL

9

Corede inicia processo da Consulta Popular 2015/2016 A Universidade de Passo Fundo sediou audiência pública do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Produção (Corede Produção) nesta terça-feira, 21 de julho. A atividade deu início à Consulta Popular 2015/2016 e contou com a presença de representantes dos 21 municípios que integram o Corede Produção, bem com o coordenador estadual da Consulta Reunião ocorreu na UPF Popular, o secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional José Reovaldo Oltramari, entre outras autoridades. O governo do Estado está destinando R$ 60 milhões para esta Consulta Popular. Para a região da produção, serão destinados R$ 1,713 milhão desse montante. Nesta primeira audiência, foi definida a coordenação desta consulta popular, bem como o cronograma para as próximas atividades. Agora, cada município, por meio dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), definirá suas prioridades, que serão debatidas em nova audiência do Corede Produção. Em conjunto, serão elencadas as prioridades da região, que poderão ser votadas por todos os eleitores na Consulta Popular. As prioridades apontadas pela comunidade farão parte do orçamento estadual de 2016. A votação da Consulta Popular será realizada no dia 19 de agosto de 2015 em todo o Estado, através de voto secreto em urnas e em meio eletrônico, inclusive dispositivos móveis, estando habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.


10

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

Chuvas do mês de julho se aproximam da média histórica O mês de julho de 2015 já contabiliza 360 milímetros de chuva na cidade de Marau. Desde o inicio do ano até agora, choveu 1.626 milímetros, sendo que a média histórica para o período é de 1.800 milímetros, como o mês ainda não terminou há chances de este ano chegar muito próximo de atingir a média histórica. A reportagem conversou na manhã desta sexta-feira (24) com Eugênio Tessaro, um proprietário de lavagem de carros marauense que desde 2013 mede o nível de chuva todos os meses. Tessaro afirma que no início começou a controlar os milímetros chovidos no mês para controlar os seus dias trabalhados, porém a atividade acabou virando um hobbie. O medidor de chuva fica no pátio de sua casa e fazendo uma comparação, observa-se que no centro da cidade chove mais do que nos outros locais. Ele esclarece ainda, que agosto de 2013 e 2014 foram os meses que mais choveram desde que ele começou a medir os níveis de chuva.

Chuva que, se não provocou maiores problemas em Marau, deixou muita gente desabrigada em diversos pontos do estado. Até esta sexta-feira, 54 mil gaúchos ainda eram prejudicados de alguma maneira devido às cheias, principalmente na região metropolitana e no sul do estado. Mais de 1.200 deles, fora de suas casas. O Governo do estado estima em R$ 1 bilhão o valor necessário para resolver os problemas causados pelas chuvas. O dinheiro será solicitado ao Governo Federal, principalmente pelos prefeitos das cidades mais afetadas. A Brigada Militar de Marau, juntamente com a Defesa Civil Estadual está recebendo doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Os donativos podem ser entregues diretamente no quartel da Brigada Militar. Pede-se água, alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza e cobertores. A campanha irá até o dia 03 de agosto, mas segunda-feira, dia 27, será feita a primeira remessa.

54 mil gaúchos ainda seguem prejudicados pelas chuvas, mais de 1200 deles fora de suas casas

BM arrecada donativos para os municípios afetados pela chuva no RS



Suplemento da edição 936 do JM/Jornal de Marau

Vacina da Meningite, posso encontrar na rede básica de saúde?

As vacinas contra meningite fazem parte do calendário básico de vacinação da criança e devem ser administradas aos 1, 3, 4, 5, 6, 12 e 15 meses. Entretanto, ainda não existe vacina para todos os tipos de meningite. Indicações da vacina contra meningite A vacina contra meningite é administrada em bebês de acordo com a sua idade. • A vacina Tetravalente é administrada ao 2, 4 e 6 meses. • A vacina Pneumocócica 10 (conjugada) é administrada aos 2, 4, 6 e 12 meses . • A vacina Meningocócica C (conjugada) protege conta a meningite tipo C. Adultos não vacinados podem tomar as vacinas no posto de saúde de sua cidade e nas campanhas de vaci-

nação realizadas pelo governo. Efeitos colaterais da vacina da meningite Efeitos colaterais passageiros, incluindo: dores, vermelhidão e inchaço no local da picada da injecção,febre, irritabilidade,falta de apetite, dores de cabeça e até anafilaxia. Contra indicações da vacina contra meningite Reações de hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes. ATENÇÃO: Existem vacinas disponíveis contra meningococos dos sorotipos A, B, C e Y e W. Apenas a vacina contra o sorogrupo C, o mais comum no Brasil, está disponível no sistema público de saúde para crianças de até dois anos. As vacinas para os demais tipos são encontradas apenas na rede privada.

Dica de Saúde Existem preocupações sobre possível epidemia de Meningite. Vamos aos fatos. Houve um maior número de casos de Meningite meningocócica no Rio Grande do Sul em 2015 quando comparado ao ano passado. Tivemos até semana passada 10 mortes.Mas os casos em geral foram localizados em algumas regiões do Estado. Não há , por enquanto, qualquer anormalidade em relação a essa questão na nossa região. Pessoalmente não vejo necessidade de vacinações em massa em nossa comunidade. Ficaremos alertas, mas não se preocupe com isso. Mesmo com esse aumento de casos é mais fácil você morrer atropelado do que de Meningite.

Dr. Raul de Carvalho Prestes Medicina Interna - Centro Clínico Providência


Suplemento da edição 936 do JM/Jornal de Marau

O que é tratamento de canal? O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos. Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são: • Dente quebrado; • Cárie profunda; • Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo. Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor. Como é tratado o canal? O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao consultório, dependendo do caso. São elas: • Primeiramente, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.

FO NO AUD IA FONO NOA UDIIOLOG OGIA Shana Mezzomo

3342-1565

GINECOLOGIA Alesandro Reginato 3342-9426 ODO NT OLOG IA DONT NTO OGIA Odontoclin

3342-8618

OTORRINO L ARINGO LOG IA RRINOL ARINGOL OGIA Erick Pinto 3342-1565 PSICOLOGIA Francinete Oneda Mônica Ballardin

3342-3455 3342-1643

HOSPITAL Cristo Redentor

3342-9400

• Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento. • Se mais de uma visita for necessária, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas. • A restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada

um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência. • Na etapa final, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa. Qual a durabilidade de um dente restaurado? Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames dentários regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros. Como não há mais uma polpa viva que mantenha o dente hidratado, os dentes com raiz tratada podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura. Este é um importante aspecto a ser levado em conta quando for optar entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal. Para se determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o método mais confiável é comparar novas radiografias com aquelas tiradas antes do tratamento. Esta comparação mostrará se o osso continua sendo destruído ou se está sendo regenerado.


Suplemento da edição 936 do JM/Jornal de Marau

Animais e espelhos Entenda a reação de alguns animais quando estão em frente a um espelho. Eles são capazes de reconhecer a própria imagem refletida? Descubra... 1- Um cão não consegue se reconhecer diante de um espelho. Isso porque ele vê um reflexo que, em um primeiro momento, parece ser de outro cão, mas, como o ‘adversário’ não tem cheiro algum, ele late e espera, em vão, alguma reação do outro animal. Acabe com a “latição”: Se o seu cachorro não para de latir em frente ao espelho, tente acalmá-lo com carinhos até ele compreender que não há outro animal querendo prejudicálo. 2- Golfinho e chimpanzé: Estudos comprovam que eles são os únicos animais que conseguem se identificar no espelho. Além disso, são considerados os mais inteligentes do mundo. 3- Pássaros que batem no retrovisor: Isso acontece porque a ave, quando vê seu reflexo, imagina que há outro macho da mesma espécie rondando sua área e se sente ameaçada. 4- E os gatos? A reação dos felinos é bem parecida com a dos cães, mas ainda não existe nenhum estudo que comprove se eles conseguem se reconhecer no espelho.

Duas veterinárias à disposição para melhor atendê-lo! l Consultório veterinário Dra. l Sala cirúrgica Gesiele l Equipamentos para suporte de oxigênio, ultrassom dentário Pasin l Pet Shop CRMV 9082 l Banho l Tosa l Tele busca: temos carro com ar-condicionado para melhor conforto dos cães e gatos. Rua Darwin Marosin, 12 - Fone (54) 3342-4692 - Marau/RS

PROMOÇÃO: Ração Birbo 15kg Premium De: R$ 81,30 Por: R$ 73,40 Proprietária: Milene Bernardi Nome: Breno Venda de aquários, peixes, pássaros, hamster, rações e acessórios.




JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

SOCIAL

Show do Papas da Língua na Dublin’s (18/7)

13


14

REGIÃO

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

Nicolauenses contaram com unidade móvel do Sebrae Nesta quinta-feira (23), a unidade móvel do Sebrae/RS esteve em Nicolau Vergueiro, oportunidade em que os empreendedores nicolauenses buscaram orientações para o aprimoramento de seus negócios. No veículo adaptado, o técnico de atendimento do Sebrae Regional Planalto, Augusto Veículo adaptado ficou à disposição Feldkercher, atendeu demandas nesta quinta-feira, na praça da cidade da população e das micro e pequenas empresas, e ofereceu orientações para os pequenos negócios, como esclarecimentos sobre abertura de empresa e suas vantagens, assessorias gratuitas, formalização e declaração anual de faturamento do microempreendedor individual (MEI) e encaminhamento para os cursos e consultorias do Sebrae. Na unidade instalada junto à Praça Municipal Dona Teresa Possa durante todo o dia, a comunidade pode contar com assessoria gratuita de levantamento de necessidades do empreendedor, a fim de identificar as necessidades de melhoria na gestão da micro e pequena empresa. “A parceria do SEBRAE oferece aos empreendedores do nosso município uma oportunidade do esclarecimento de dúvidas com assessoria gratuita. É uma ação de fomento ao comércio local e que visa desenvolver o nosso município”, considera o prefeito de Nicolau Vergueiro, Danilmar da Costa.

Festipizza continua neste final de semana em Serafina Corrêa Nesta sexta-feira (24) iniciou o segundo e último final de semana do Festipizza. O evento será realizado no Ginásio Irceu Antônio Gasparin, no Centro de Serafina Corrêa. O cardápio é composto por mais de 40 tipos de pizzas salgadas e doces, cervejas, vinhos, espumantes, refrigerantes e água. As crianças de 7 a 12 anos pagam R$ 26 (antecipado e na hora). Os adul- Mais de 40 tipos de pizza estarão á disposição tos, em todos os dias, pagam antecipadamente R$ 38 e na hora R$ 43. As crianças com menos de 7 anos não pagam. Os ingressos são datados e por isso não haverá troca. Em Serafina Corrêa, eles podem ser adquiridos na Acisco e na Loja Benoit. Além disso, outros pontos de vendas também foram disponibilizados para melhor atender a população. Os interessados podem procurar as Lojas Benoit de Guaporé, Casca, Marau, Passo Fundo, Nova Prata e Veranópolis. Em Encantado, os ingressos podem ser adquiridos na Associação Comercial e Industrial (ACI-E). A comercialização também está sendo feita através do site www.festipizza.com.br . O ingresso dá direito a pizzas, água, refrigerante e uma taça de vinho/espumante ou uma cerveja. As bebidas alcoólicas serão vendidas separadamente. Mais informações podem ser obtidas através do site www.festipizza.com.br, pelo facebook, ou pelo telefone: (54) 3444 1112 da Acisco ou (51) 3751 2000 da Lume Eventos.

Departamento de Esporte de Montauri busca formação de atletas Além de auxiliar na organização e desenvolvimento dos campeonatos que já se encerraram, e os que ainda estão em andamento, uma das prioridades do Departamento de Esporte e Cultura de Montauri, no ano de 2015, é incentivar os alunos que frequentam as escolas do município e, a partir disso, formar atletas de futebol de campo. Integrantes do Departamento de Esportes procuraram as direções da Escola Estadual Alexandre de Gusmão e Escola Municipal Borges de Medeiros durante esta semana para dar um primeiro passo nesta iniciativa. Também foi contatada a Diretoria da Escolinha Atlético Júnior, em Serafina Corrêa, juntamente com os pais e responsáveis de cada aluno. Neste contato ficou acertada a participação de 17 alunos entre as duas escolas, sendo que os alunos que participam têm os seguintes requisitos para preencher: Comportamento, Participação e Boas Notas - comprovadas pela apresentação de boletim a cada trimestre. Preenchendo estes requisitos , os jovens terão a garantia de sua participação nas categorias de base Escolinha, que têm vínculo com a Chapecoense, clube de Santa Catarina que disputa a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro. O Poder Público Municipal irá subsidiar o transporte e os alunos pagarão uma mensalidade e mais o uniforme.

Dra. Renata Girardi Cirurgiã-Dentista - CRO 14363

Prótese Dentária Endodontia e Estética Dental Clínica Odontológica

Dr Dr.. Ronaldo Girardi Av. João Posser Posser,, 169 - Marau/RS

Fone (54) 3342-8618

Cirurgião-Dentista - CRO 19972

Implantodontia Ortodontia

III Taça Aniversário de Paraí de Futsal O evento será disputado neste domingo, 26 de julho, no Ginásio Municipal de Esportes de Paraí, e faz parte das comemorações do 50º Aniversário de Emancipação do Município. Vinte e cinco equipes de nove municípios da região confirmaram a participação no evento: Paraí, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Veranópolis, Guabijú, São Jorge, Vanini e São Domingos do Sul. A competição inicia às 8h30min, e ao todo, durante todo o dia, serão disputados mais de 40 jogos. A comunidade poderá assistir gratuitamente as partidas.


OPINIÃO

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

Contraste na avenida central

15

Leitura de cabeceira

O que se vê na parte central da cidade é uma avenida moderna. De outra parte parece um acinte ou deboche a presença em plena avenida de um poste com uma ultrapassada caixa contendo dois medidores de energia para bancas ali existentes. Fica do outro lado da Julio, perto da Xoks. Pior é o risco para pessoas colocarem a mão, principalmente crianças, já que está na altura delas. Ridícula e patética a situação de contraste. Faz lembrar Ciudad de Leste, Paraguai. Segundo dizem, vice prefeito Bordin ao passar pelo local foi alertado do perigo e mandou apenas fechar a porta da caixa que estava escancarada. Isto se chama aldeia... Por favor, merecemos mais que isto numa avenida de lindas vitrines e modernidade e que finalmente até árvores existem.

Alguns livros de cabeceira de algumas personalidades locais: João Antônio Bordin: “ De volta ao mosteiro”, de James Hunter; Mateus Fernandes: “ O Pequeno Príncipe” de Antoine du Saint-Exupéry; Vilmar Zanchin: “As 48 leis do Poder”, de Robert Greene; Paulo Sérgio Dall Agnol: “Confissões”, de Santo Agostinho; Odolir Bordin: “Diálogos Impossíveis”, de Luis Fernando Verissímo; Telmo De Cesaro: “Ele está no meio de nós”, do Padre Marcos Rogério; Claudio Azambuja: “Negociar qualquer coisa”, de Eduardo Ferraz; Carlos Rizzotto: “Esperando contato”, de Jane Hawking; Adelar Confortin: “O código da inteligência”, de Augusto Cury; Edegar Chimento: “A guerra dos tronos”, de George Martin; Josué Longo: “O sonho grande”, de Cristiane Corrêa; Iura Kurtz: “Como chegar ao SIM com você mesmo”, de William Ury.

Alguém explica ? Se foi feito um grande estrardalhaço para colocar simultaneamente seis patrolas numa mesma estrada, como se explica que hoje se compra 1.000 horas de particulares para atender nossas estradas? E a patrola de Veado Pardo como foi auxiliar outro lugar? Quem poderia explicar?

Segredo de justiça Brizola foi governador do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. De ambos recebe pensão de ex-governador. Neusa Brizola faleceu. Sua última companheira, recebe tanto lá quanto cá. Tramita agora na justiça uma ação de uma ex-namorada de Brizola que é natural de Marau, tentando uma boquinha também. Advogado é daqui, mas atua em outra cidade. O nome dela... é segredo de justiça.

PARA COLORIR E SE DIVERTIR!

Esp aço Espaço Ki ds! Kids!

Atenção Romildo! No lugar de Rodolfo o nome é Josué. Anda batendo um bolão pelos bairros.


16

GERAL

Casas noturnas são interditadas pelos Bombeiros O Corpo de Bombeiros de Passo Fundo interditou pelo menos quatro casas noturnas na cidade de Marau. Informações preliminares apontam que as casas precisarão readequar algumas lâmpadas, alterar placas de sinalização, bem como as saídas de emergência. Uma das casas fica na Rua Rui Barbosa, outra na Rua Lauro Ricieri Bortolon, uma terceira na rua Honorino Pereira Borges e outra na Bento Gonçalves. Nas duas primeiras, constam faixas de interditado. Nesta sexta-feira (24) uma nova inspeção seria feita para averiguar se as mudanças estabelecidas foram feitas, caso contrário, as casas noturnas permanecerão interditadas.

Adesivo de interdição foi colocado nas portas das casas noturnas

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

ERS 324 deve receber primeiro pedágio do Governo Sartori A ERS 324 se encontra em situação caótica após as chuvas. Em trechos entre Passo Fundo e Casca o asfalto praticamente não existe mais, apenas buracos, que mais parecem crateras em alguns pontos. Inúmeros são os motoristas trocando pneus nesses últimos dias às margens da rodovia, e Pedágio poderá financiar melhorias na rodovia, hoje praticamente intransitável a tendência é que a situação piore, pois a previsão é que as chuvas continuem, não dando chance para que um trabalho de reparo seja iniciado. A edição do último sábado (18) do Jornal Zero Hora, trouxe a informação de que a ERS 324 deve abrir as concessões de estradas no Rio Grande do Sul. Um pedágio seria implantado no trecho entre Passo Fundo e Casca, não se sabendo ainda o ponto exato da instalação. Ainda segundo o Jornal, a informação foi dada pelo Secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen, que assegura que a instalação do pedágio seria em troca da duplicação de um dos trechos mais perigosos do Estado. O modelo aplicado na ERS 324 servirá de inspiração para outras estradas. Em contato com a ACIM, foi informado que nenhum tipo de contato sobre o caso foi feito com a Associação por parte do estado.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

Veículo é abandonado após cair em ponte em Arroio Sesteada Um Fiat Siena de cor cinza, com placas de Ilhota/SC foi encontrado abandonado na via que liga a comunidade de Arroio Sesteada a São Jose dos Ricci. O veículo não teria conseguido Veículo foi encontrado por moradores da comunidade passar na ponte e acabou caindo no rio durante a madrugada desta quarta-feira (22). Foram os próprios moradores da comunidade que encontraram o automóvel na manhã de quarta e entraram em contato com a polícia. No porta-malas do veículo foram encontradas malas de viagem com roupas. Não há confirmação se o veículo estava em situação de furto ou de clonagem. A polícia trabalha para averiguar a situação do automóvel.

SEGURANÇA

17

Ônibus de Marau sofrem tentativa de assalto Dois ônibus da Empresa Rota Tur, de Marau, sofreram tentativa de assalto na madrugada da última quinta-feira (23) quando iam em excursão com destino a Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai. A tentativa de assalto ocorreu na ERS 480, na cidade de Erval Grande, os ônibus tinham passageiros de Ônibus foram surpreendidos com tiros, mas diversas cidades da região. assaltantes não conseguiram efetuar o assalto Segundo informações, um veículo Corolla de cor prata teria surpreendido os dois ônibus com tiros, sendo que um dos veículos foi atingido por sete tiros. Um passageiro de Passo Fundo, identificado como Marcelo Queiroz Silveira, 40 anos, foi atingido por um tiro de raspão na cabeça e encaminhado ao Hospital São Roque, em Erval Grande. Posteriormente, foi transferido para o Hospital da Cidade em Passo Fundo e passa bem. Os ocupantes do Toyota não conseguiram efetuar o assalto e fugiram do local. Apesar do susto, os passageiros dos ônibus decidiram seguir viagem ao Paraguai.

Ao desviar de buracos, veículo capota na ERS 324

Colisão envolve três veículos na ERS 324

Um acidente de trânsito foi registrado no final da tarde desta quinta-feira (23) na ERS 324, Perimetral de Marau, proximidades do trevo Norte. Trafegando no sentido norte/sul, um veículo Condutora não se feriu Cross Fox, placas de Marau, teria perdido o controle por causa dos buracos existentes no trecho. De acordo com sua condutora, ao desviar as crateras existentes, saiu da pista num local onde o desnível do acostamento é acentuado, e acabou capotando o veículo. Embora os danos materiais tenham sido de proporções consideráveis, a condutora não se feriu. O trânsito ficou lento devido à presença do Corpo de Bombeiros no local, mas a via não chegou a ser bloqueada.

Um acidente de trânsito registrado na tarde de terça-feira (21) na ERS 324 envolveu três veículos nas proximidades da comunidade do Burro Preto, km 200. Um automóvel Gol, placas de Marau, um Todos os veículos trafegavam no mesmo sentido Honda Civic da Prefeitura de Nova Alvorada e um caminhão furgão de Veranópolis que trafegavam todos no mesmo sentido (Passo Fundo/Marau). De acordo com informações o acidente ocorreu devido a uma operação tapa buraco que está sendo realizado na estrada. Com o choque uma menina de 7 anos, ocupante do Gol foi encaminhada por precaução ao HCR. O trânsito fluiu normalmente no local.


18

ESPORTE

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

Marau é campeão da Segunda Divisão Gaúcha O F.C. Marau entrou em campo no último domingo precisando de um empate para conquistar o primeiro título de sua história, o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão, que na verdade corresponde ao terceiro nível do futebol profissional no estado (antes, há a Divisão Especial e a Divisão de Acesso). Mas desde o início do jogo, o time local mostrou que não entraria em campo para empatar. De forma frenética e com apoio do seu torcedor – mais de 4 mil pessoas lotar as duas arquibancadas permanentes e uma provisória montada no estádio Carlos Renato Bebber – o Marau buscou o gol logo no iníCapitão Vagno beija a taça do cio da partida. Antes dos cinco minutos já primeiro título da história do Marau estava 1 x 0. Sufocada pela pressão, a zaga do Guarany, de Bagé, cometeu pênalti em Rafael. Ele mesmo bateu e converteu. Marau ainda teria outro pênalti a favor, desperdiçado por Cássio. O segundo gol também seria de Rafael. Em cruzamento para a área de Joãozinho, o artilheiro do time, Cássio, cabeceou em direção ao gol, mas Rafael chegou antes do goleiro adversário para, também de cabeça, empurrar para as redes. Como Marau tinha vantagem de 1 x 0 conquistada no primeiro jogo, os 2 x 0 no placar ainda na primeira etapa já provocavam o grito de “é campeão” antes do fim da primeira etapa. Ao invés de voltar para o segundo tempo segurando o jogo, Marau veio com

vontade de mais. Guto botou bola na trave, Joãozinho também arriscou de longe, e a dupla Rafael e Cássio continuava levando perigo ao gol adversário. Em resumo, o Guarany não esboçou reação em momento nenhum. Não houve barro no campo Carlos Renato Bebber que tirasse o brilho da atuação do time campeão da Segundona Gaúcha. Quando o árbitro FIFA Leandro Vuaden apitou o final do jogo, jogadores, comissão técnica e torcida se uniram em comemoração. A festa se espalhou pela avenida Julio Borella, com carreata e passeio dos jogadores no caminhão do Corpo de Bombeiros. Com o título garantido, a equipe voltará em 2016 para a Divisão de Acesso, quando jogará contra equipes de tradição do estado, como Caxias, Pelotas, São Luis, Inter de Santa Maria, Guarani de Venâncio Ayres e outros mais. “Eu caí junto com este time no ano passado. Não merecíamos ter descido de divisão, mas aconteceu. Tracei como meta pessoal levar o Marau novamente à Divisão de Acesso. Graças a Deus e a muito trabalho, estaremos lá no ano que vem novamente, pleiteando por algo ainda melhor”, desabafou o técnico Vanderson Pereira. A Vang FM e o Jornal de Marau, que acompanharam jogo a jogo a caminhada do Marau na Segunda Divisão 2015, preparam um material especial, para o torcedor marauense guardar esta data histórica para sempre. Ele circulará na edição do próximo final de semana. Não perca!


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JULHO DE 2015

FC Marau disputará jogo amistoso contra Grêmio B Na próxima quarta-feira, 29 de julho, o Marau entra em campo em um jogo amistoso contra o time B do Grêmio Futebol Porto Alegrense. A partida inicia às 20h no Carlos Renato Bebber e haverá entrega de faixas para o Marau, que foi Campeão da Segundona Gaúcha. O Diretor Executivo do F.C. Marau, Vladimir Hernandez, afirmou que o clube renovou contrato com todos os seus jogadores Técnico Vanderson, preparador Sílvio e jogadores campeões renovaram contrato até o fim da divisão de acesso 2016 para disputar a divisão de acesso no ano que vem. “Mais quatro ou cinco jogadores podem vir para reforçar o time, mas o Marau não perdeu nenhum jogador.” Complementou Vladimir. No domingo, dia 2 de agosto o Marau estreia na Copa Serrana contra o União Frederiquense, no Estádio Carlos Renato Bebber. Já no dia 5 de agosto, o Marau estreia contra o Lajeadense na Copa Luis Fernando Costa.

Guarani vence na abertura do returno da Bronze A campanha do Guarani Futsal de Camargo na Série Bronze 2015 segue sendo destaque. Jogando diante da sua torcida que novamente compareceu ao Ginásio Municipal de Esportes de Camargo, o Guarani venceu a equipe da Asec Sarandi de Porto Alegre, pelo placar de 6 a 2. O placar elástico foi construído no segundo tempo, embora a primeira etapa já tenha terminado em favor dos camarguenses. Os gols da equipe foram marcados por Gleison (3), Pereto (2) e Diogo. Com Equipe seguem em 3º na chave os resultados da rodada o Guarani volta a ocupar a terceira colocação na chave 2 do Estadual serie Bronze. Neste sábado, 25 de Julho, às 20h horas a equipe do Guarani Futsal vai à cidade de Muitos Capões enfrentar a equipe da casa pela segunda rodada do returno do Estadual Série Bronze 2015. No primeiro jogo a equipe Camarguense venceu por 5x3, jogando em casa.

ESPORTE

19

l Não poderia iniciar minha coluna hoje a não ser para cumprimentar O F.C. Marau pelo título conquistado na Segundona Gaúcha. Realmente merecido. Cumprimentar toda a direção e atletas pelo brilhantismo da conquista. l Gostaria de abrir um parêntese e cumprimentar especificamente uma pessoa pelo trabalho desenvolvido, trata-se do técnico Vanderson Pereira. Fiquei feliz quando soube que o mesmo já renovou seu contrato com o time Marauense. l Deu para ver nítida e claramente o dedo do treinador no time Marauense. Um time que tem uma postura de equipe organizada, que os jogadores sabem o que devem executar dentro de campo. Parabéns. l Pois o meu time, o Internacional, foi o último brasileiro a cair na Libertadores da América, mas também caiu a exemplo de Corinthians, Atlético Mineiro, Cruzeiro e São Paulo que já haviam perdido na competição. l Vamos deixar muito claro que o resultado de sua eliminação foi justo. O Tigres do México foi superior ao Internacional nas duas partidas. Mesmo na vitória do Beira-Rio o time de Rafael Sóbis merecia melhor sorte. l O que se discute agora, e não vou entrar em detalhes, é se o Internacional tem chances no Brasileirão, na copa do Brasil e se o técnico Diego Aguirre deve continuar no comando do time ou não. l Em relação ao Brasileirão, é muito pouco e reconheço isto, o Inter deve brigar mais uma vez por uma das vagas na Libertadores da América. Não acredito mais em título, apesar de que, tivemos o Grêmio 12 a 13 pontos na frente do segundo lugar, em menos partidas e acabou perdendo o título, se não me engano para o São Paulo em 2008. Mas não acredito. l Na Copa do Brasil, torneio de mata-mata tudo pode acontecer. Eu disse tudo. Pode ganhar o Inter, Grêmio, São Paulo etc.. Como pode ganhar o Ceará, Ituano, etc. Como já tivemos em outros anos. l Em relação ao técnico Diego Aguirre, apesar de não ter me convencido em nada ainda, acho que não é o momento de trocar. Até porque trocar por quem? l Alguns jogadores devem ser vendidos, tipo Aranguiz que é um baita jogador na seleção Chilena e no Inter não tem repetido boas atuações. Nilmar precisa mostrar se ainda é jogador ou ex-jogador. Ainda credito nele. Lateral esquerdo Artur é melhor que Geferson. Entre outras coisas. l No Grêmio, depois dos gremistas estarem de alma lavada, de novo graças a um time que não é o deles, voltam à realidade. O Grêmio acabou de vender Rodolfo. Roger não faz milagres. Não tem quem contratar no mercado à altura do time do Grêmio. Deve ficar entre os dez no Brasileiro e na Copa do Brasil, como escrevi acima, qualquer um pode ganhar, inclusive o Grêmio. l Vi nas redes sociais alguns colorados indignados com Rafael Sobis porque ele “vestiu” a camisa do Tigres e se esforçou para ganhar os jogos. Mas queriam o que? Que ele entregasse o jogo? Que não se esforçasse para vencer? l Por favor. Rafael Sóbis foi e será sempre lembrado como um dos ídolos colorados pelos títulos conquistados. Declarou que é colorado deste pequeno. E se passássemos pelo Tigres, iríamos enfrentar o River Plate, será que aceitaríamos que o D’Alessandro, “cria” e apaixonado pelo River, desse moleza para os mesmos? Por favor!


SÁBADO | 25 DE JULHO DE 2015 FUNDADO EM 28 DE FEVEREIRO DE 1985

Bombeiros em pauta

Andersson Catani

Página 5

E desde a primeira partida – aquela em São Leopoldo – deu pra ver que algo muito bacana estava se desenhando. Não é qualquer time que entra em campo sem nenhum reserva, com jogadores improvisados fora de posição, e vence.

Autoridades e lideranças de Marau se reuniram para tratar sobre situação dos bombeiros de Marau. Por serem civis, e não militares, não podem mais realizar a emissão de Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). O processo estaria lento, por ser centralizado em Passo Fundo.

Página 3 Paulo H. Santarém

Página 7

Quem assistiu ao jogo viu que o time de Diego Aguirre cometeu muitos erros na derrota por 3 a 1. Valendo a taça, o Tigres vai reencontrar o River Plate, que eliminou o Guaraní paraguaio.

Lencaster Foresti

Pois o meu time, o Internacional, foi o último brasileiro a cair na Libertadores da América, mas também caiu a exemplo de Corinthians, Atlético Mineiro, Cruzeiro e São Paulo que já haviam perdido na competição.

Chuva demais

Página 19

Mais de 360 milimetros de chuva já caíram em Marau no mês de julho. Embora os prejuízos por aqui não sejam tão grandes, tem muita gente sofrendo com toda essa chuva no estado. Brigada Militar local se mobiliza para ajudar.

Página 10


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.