Cr180715

Page 1


2 EDITORIAL

OPINIÃO

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Crise da saúde no RS

O Rio Grande do Sul enfrenta sua pior crise na área da Saúde, segundo avaliação do Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul). A situação já era difícil, mas agora com o fechamento de hospitais, diminuição de leitos e atraso de repasses, o sistema apresenta um colapso. “Um hospital que fecha sobrecarrega o outro”, diz o presidente do Simers, Argollo Mendes. O caos já teve reflexos na categoria médica, já que vários profissionais estão sem receber, ou tiveram redução de salários. Alguns estão nesta situação há 14 meses sem pagamento dos serviços prestados. Fato é que existe uma redução da participação da União na conta da saúde no Brasil. O governo federal tem compromisso de bancar 10% do orçamento para a saúde e só faz 4%. Enquanto isso municípios estão bancando até 23% do seu parco orçamento. De outra parte o governo usa 48% da receita para pagar juros bancários. Não podemos desconsiderar a falta de atualização da tabela do pagamento dos serviços prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No caso de Marau, não se encontra médico que atende pelo convênio SUS. Vem um complemento por parte do HCR com recursos próprios ou de outras fontes de receita. Por ser filantrópico, 60% do atendimento é pelo Sistema Único de Saúde. Como estão acontecendo atrasos por parte do governo, o nosso hospital também foi obrigado a diminuir temporariamente em 240 consultas, 30 cirurgias, 40 exames de mamografia, radiografia, sempre com acompanhamento da Coordenadoria Regional de Saúde, para não prejudicar o atendimento aos casos mais urgentes. O Hospital Cristo Redentor, de outubro de 2014 até agora, tem para receber do governo, um montante de 970 mil reais. A dívida do Estado com os demais municípios é de R$ 544

Uma Rede de Lojas Dedicada a V o c ê

Secretário estadual da saúde, João Gabbardo, anuncia plano para minimizar a crise

milhões. O secretário Gabardo afirma que 47,5% do gasto com saúde pública no Brasil é governamental. O restante fica com o setor privado. O secretário entende que minorar o problema seria criar a carreira médica no Estado. Com isto ajudaria a resolver a falta de profissionais no interior.

Bento Gonçalves, 620

(54) 3342-3848 Marau/RS


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

GERAL

3

Centro de Diagnóstico prevê lançamento de Hospital Dia em Marau Na manhã desta sexta-feira (17), o administrador do Centro de Diagnóstico Planalto Médio, Cristiano Baumgardt e o médico Paulo Cesar Moschetta, concederam entrevista para antecipar o lançamento de um Hospital Dia na cidade de Marau. Para explicar do que se trata o empreendimento, a administração do Centro de Diagnóstico explica que este não é o lançamento oficial do Projeto, e que ainda existe um cronograma a ser seguido antes de apresentar o projeto à comunidade Marauense e da região. O empreendimento não está relacionado com o antigo Hospital Providência. O projeto será executado exclusivamente pelo Centro de Diagnóstico e não terá participação de outras empresas. Será uma expansão da clínica, que realizará procedimentos de curta permanência e cirurgias rápidas, em que o paciente possa ter alta em menos de 24 horas. O Projeto está em andamento interno no Centro de Diagnóstico há pelo menos dois anos, e os administradores esclarecem que alugaram mais uma parte do local onde já está instalada a clínica, para expandir o estabelecimento e colocar em funcionamento um Hospital de curta permanência. A criação de um local para procedimentos rápidos é um pedido de médicos e da população há bastante tempo. “O Centro de Diagnóstico busca constantemente trazer novas formas para que a população de Marau não precise se deslocar para outras cidades para obter serviços de saúde”, enfatiza Cristiano. Com o HospitalDia os médicos terão uma estrutura qualificada para procedimentos de baixa e média complexidade. O Hospital contará com cirurgias oftalmológicas, plásticas, otorrinolaringológicas,

Atual estrutura do CD está sendo ampliada para receber o novo empreendimento

ortopédicas, videolaparoscópicas, dermatológicas, dentre outras cirurgias. O projeto é que o Hospital esteja atendendo a partir do ano que vem. O lançamento oficial do projeto ainda não tem data prevista, mas deverá ocorrer em curto prazo. O hospital-Dia deverá ter equipamentos de alta tecnologia e profissionais qualificados para melhor atender a população de Marau e região. Quanto ao Hospital Oftalmológico – uma novidade para Marau – Cristiano afirma que os equipamentos já estão adquiridos e os profissionais já foram contatados. A cidade e a região poderão contar com o serviço já nos próximos dias.


4

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Pedro Belo Garcia - ALRS

Zanchin discute demarcação de áreas indígenas A Frente Parlamentar de Acompanhamento das Demarcações de Áreas Indígenas – Em Defesa dos Agricultores, realizou a primeira audiência pública nesta sexta-feira (17). O encontro ocorreu na comunidade de Mato Preto, no município Zanchin é proponente e coordenador da Frente Parlamentar de Getúlio Vargas, no norte do Estado do Rio Grande do Sul. O deputado Vilmar Zanchin (PMDB) é o proponente e coordenador da Frente e alerta para o fato de que os pequenos agricultores estão sendo injustiçados com a atual política de demarcação. “Cerca de 30 mil famílias podem perder suas terras e esse processo produz situações de tensão, divisões sociais e instabilidade”, disse Zanchin. Em maio, a questão foi discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia gaúcha. Na ocasião, os parlamentares aprovaram um projeto de autoria do deputado Elton Weber (PSB) que proíbe a demarcação de terras indígenas e quilombolas em áreas de agricultura familiar. Antes de ir à votação, o projeto ainda deve passar pela Comissão de Agricultura.

Sérgio Turra busca construção de ponte entre Camargo e Vila Maria

Lideranças entregaram pedido ao secretário Pedro Westphalen

A construção de uma ponte sobre o Rio Guaporé, na divisa dos municípios de Camargo e Vila Maria, foi um dos assuntos tratados na reunião da Bancada do Partido Progressista (PP), nesta terça-feira (14). O líder da sigla, Sérgio Turra, apresentou a demanda trazida pela vice-prefeita de Camargo, Eliani Mesacasa Trentin, e pediu o apoio dos demais parlamentares e do secretário de estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen. Conforme Turra, já existe uma ponte no local, que está interditada desde novembro de 2013. “A estrutura está comprometida devido ao grande movimento da região e por isso, a necessidade da construção de uma nova ponte”, salientou. A viceprefeita de Camargo explicou a obra é fundamental para o escoamento da produção avícola do município. “Já temos um levantamento preliminar sobre os custos da obra, mas não temos condições de tocar o projeto”, alegou.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Lixo acumulado no Bairro Casulo gera transtornos aos moradores A reportagem esteve na manhã desta sexta-feira (17) no Bairro Casulo, apurando reclamações de moradores em relação ao lixo espalhado pelo Bairro. São vários pontos onde existe lixo acumulado. Além disso, o vento e a chuva acabam espalhando os materiais ao longo das ruas e em frente às casas. Um dos pontos onde mais se encontra volume de lixo espalhado é na Rua Miguel Pegoretti, onde existem até mesmo computadores e televisores jogados na rua. Outro ponto crítico é na Rua Eurico Caetano, onde o lixo está depositado próximo a uma área verde. Contudo, o local que mais preocupa é na junção da Rua B com a Rua Manoel Luza, que liga os Bairros Casulo e Fátima, onde existe um enorme aglomerado de lixo. Segundo informações dos moradores, estes lixos são trazidos de outros locais, por pessoas que trabalham com reciclagem. A coleta de lixo para reciclagem é uma fonte de renda para muitas pessoas do Bairro, porém, é preciso que se crie um local apropriado para depositar o lixo arrecadado, que não cause transtornos aos moradores. A população do Bairro relata que além da poluição visual, que mais incomoda é o aparecimento de ratos e baratas em função do lixo. O morador Volmar conversou com a reportagem, informando que já comunicaram os órgãos responsáveis da situação, porém nada foi feito. “A gente faz um apelo para que alguém tome uma providência, pois os ratos e baratas estão invadindo as casas, além de que o vento e a chuva acabam levando o lixo para dentro dos pátios”, enfatizou. Em contato com o Departamento de Meio Ambiente de Marau, o órgão informou que os profissionais são orientados a possuir licenciamento para trabalhar com reciclagem de lixo. Porém, algumas pessoas acabam não respeitando as orientações, o Departamento de Meio Ambiente esclarece que tentou fazer encontros com os profissionais da área, mas acabou não tendo sucesso, por falta de participação.

Lixo é trazido por catadores e depositado no local

GERAL

5

SME projeta “Turno Inverso” para a EMEF Frei Wilson João

Reunião com a comunidade escolar ocorreu na quinta-feira

Ocorreu na noite de quinta-feira (16) a primeira reunião entre Administração Municipal, direção, professores e pais de alunos que participarão do projeto Turno Inverso. Este é um projeto piloto, pensado para os alunos do 6º ao 9º da EMEF Frei Wilson João, para realizarem suas tarefas escolares, participarem de atividades complementares e, principalmente, construir momentos para trocas de experiências. A essência do projeto é a permanência do aluno na escola, auxiliando-o em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a autoestima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/ano. A Escola passará a oferecer oficinas pedagógicas no turno inverso, atendendo aos estudantes de forma completa. Além disso, oferecerá profissionais capacitados e materiais didáticos, garantindo melhores condições para o seu aprendizado. O projeto visa oportunizar uma maior qualidade de ensino, na medida em que são trabalhados em todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base curricular. As atividades serão desenvolvidas duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras para o 6º e 7º ano e nas terças e quintas-feiras para o 8º e 9º ano, podendo sofrer alterações de acordo com o calendário escolar. Serão oferecidas oficinas, atividades pedagógicas integradas as diversas áreas do conhecimento, assim como projetos culturais e esportivos.


6

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

ERS 324 em situação crítica após as chuvas Devido às muitas manifestações de descontentamento em relação à ERS 324 em Marau, a reportagem mais uma vez esteve trafegando pela rodovia nesta semana. A situação que se vê é precária. Se a rodovia já não era de boa qualidade, após as fortes chuvas que atingiram a região, ela ficou praticamente intransitável. A situação é complicada tanto na rodovia como no acostamento. O trecho mais crítico verificado é do Trevo Sul até a Comunidade de São Luiz da Mortandade, nestes locais, existem buracos profundos, que estão causando inúmeros problemas aos motoristas. Muitos condutores não estão preocupados com a situação do asfalto e estão trafegando em alta velocidade. O alerta é para que os motoristas tenham cuidado, pois a situação da rodovia está crítica e é preciso ter cautela para evitar acidentes.

Chuvas de julho contabilizam 245 milímetros e deixam estragos

Árvores foram derrubadas pelos fortes ventos no interior

Inúmeros motoristas manifestaram problemas com os pneus após trafegarem na rodovia

Somente nesta primeira quinzena do mês de julho, Marau já contabiliza 245 milímetros de chuva. Comparando com o mês mais chuvoso deste ano, em janeiro, choveu 248 milímetros no mês inteiro. O que já torna julho praticamente o mês mais chuvoso de 2015. Em julho de 2014, foram registrados 107 milímetros durante o mês, portanto, em quinze dias deste ano, já choveu mais do que o dobro do mês de julho de 2014. Várias cidades da região estão sendo prejudicadas pelos fortes chuvas, ruas estão sem passagem, pontes submersas, áreas alagas, entre outros problemas. No estado, cinco municípios declararam situação de emergência devido às chuvas.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

GERAL

7

“Esses valores serão cobrados.” Rua Giácomo Foresti, 11 Centro Marau - RS

Neymar pai, sobre a negociação de Neymar Júnior, querendo mais dinheiro ainda!

(54) 9969-9757 - (54) 9199-6087

Renúncia de Dom Altieri como arcebispo de Passo Fundo é aceita pelo Vaticano Foi publicada oficialmente no Boletim diário do Vaticano na manhã desta quarta-feira (15), a decisão de aceita do papa Francisco, em relação à renúncia do Dom Antonio Carlos Altieri ao governo pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo. A partir de agora Dom Paulo de Conto, bispo de Montenegro, passa a ser o novo administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo. Em comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira, (15), Altieri declarou: “Devo comunicar-lhes que hoje, véspera da festa de Nossa Senhora do Carmo, o papa Francisco aceita o meu pedido de renúncia como Segundo Arcebispo de Passo Fundo, RS”. Segundo ele, “o resultado da recente Visita Apostólica realizada por D. Claudio Hummes, Ofm, a mim apresentado pelo Sr. Núncio, D. Giovanni D´Annielo, deixoume convencido da inaceitação de minha atuação pela maioria dos que tiveram a possibilidade de dialogar com o Emmo. Sr. Cardeal”. Altieri afirmou ainda que “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus e, portanto, acredito que todos nós teremos muito a aproveitar de tudo o que Nosso Senhor nos permitiu vivenciar nestes três anos”. Dom Altieri nasceu em 18 de outubro de 1951 e foi ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 1978. Foi ordenado bispo no ano de 2006 e elevado a arcebispo pelo Papa Bento XVI em 11 de julho de 2012. O arcebispo assumiu a Arquidiocese de Passo Fundo no dia 16 de setembro de 2012. Além disso, foi bispo diocesano de Caraguatatuba/SP e bispo referencial do Setor Juventude do regional Sul-1 da CNBB.

Amores diferentes Carlos Tevez ama o Boca Juniors ou o quê? Leia só: O argentino resolveu vestir mais uma vez a camisa do Boca Juniors, clube que o projetou e de onde saiu em 2005. Aos 31 anos, Carlitos decidiu deixar a Juventus e voltar a seu país para jogar bola pelo time do qual é torcedor, um desejo de muita gente que adora futebol. Vai jogar de graça? Claro que não. A imprensa argentina especula que ele ganhará 200 mil euros por mês, um dinheirão em qualquer lugar do mundo e uma pequena fortuna na Argentina. Então, Tevez ama o Boca Juniors? Já,já escrevemos sobre isso! Outros jogadores argentinos voltaram para os times onde começaram a jogar. Juan Sebastian Verón comandou o Estudiantes de La Plata na conquista da Copa Libertadores de 2009 (é o atual presidente do clube). Maxi Rodriguez e Gabriel Heinze, que iniciaram a carreira no Newell’s Old Boys, também retornaram e vencerem um título nacional. Diego Milito voltou ao Racing para ser campeão argentino. Há diferenças óbvias entre a volta de Tevez e os casos citados. Verón, Maxi, Heinze e Milito retornaram após perderem espaço em grandes clubes da Europa. Voltaram para terminar o ciclo de suas carreiras nos times em que começaram a jogar bola, e foram campeões. É uma história e tanto. Tevez terá um salário muito bom, é verdade, mas chega ao Boca Juniors recusado uma proposta mais vantajosa do Atlético de Madrid, por exemplo, e numa fase espetacular. Segundo a imprensa noticiou, o Boca Juniors vai desembolsar pouco mais de R$ os 22 milhões na contratação. O Boca vai reaver essa grana, pois a Juventus vai pagar pelo empréstimo de um atleta da base e pelo direito de preferência na aquisição de outros três jogadores. Mesmo assim, o retorno de Tevez exigirá um esforço financeiro do time argentino. Verón e os outros não custaram tanto para os cofres de seus clubes. Carlos Tevez não vai jogar de graça no Boca Juniors. Em compensação, volta ao clube no momento que a Uefa o incluiu entre os dez jogadores que concorrem ao prêmio de melhor da temporada na Europa. Verón, Milito, Heinze e Maxi Rodriguez descontaram de seus salários o fato de voltarem após ter atingido o auge e conquistado a independência financeira. Tevez antecipou seu retorno, ganhando muito bem, para poder jogar pelo Boca Juniors um futebol de alto nível. Pra mim, são histórias de amor parecidas com modos diferentes de amar (quanto drama!).



JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

GERAL

9

Partidos reabrem discussão sobre aumento de vagas no Legislativo

Sindicato dos Metalúrgicos já buscam negociação salarial há dois meses

Sete partidos Políticos de Marau estiverem reunidos na noite desta quinta-feira (16) na Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, dirigentes do PPS, PCdoB, PSB, PT, PSDB, PDT e PSD reabriram a discussão para que seja aumentado o número de vagas para vereadores no município. A iniciativa acontece quinze meses antes a eleição municipal prevista para 2016, sendo que haveria tempo hábil para garantir a elevação do número de cadeiras. Em Marau atualmente o parlamento conta com nove vereadores, podendo ter treze. Novos encontros estão previstos, inclusive com a participação de outros dois partidos, o DEM e o PSC.

A reportagem esteve na manhã desta quarta-feira (15) na ERS 324 na saída para o município de Vila Maria, onde representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo e região estão reunidos em frente à indústria GSI. Os sindicalistas discutem o acordo coletivo salarial de 2015, no setor de máEm Marau, mobilização ocorreu na quinas e metalurgia. saída para Vila Maria, na ERS 324 Segundo o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo e região, Airton Araújo, já faz pelo menos dois meses que as negociações estão em andamento, sem acordo. Os trabalhadores do setor reivindicavam um aumento salarial de 11,34%, após rebaixaram a proposta para 9,5% para tornar a negociação possível. Eles dizem que não abriram mão deste reajuste. Porém a contraproposta é de reajuste de apenas 7% para o setor, parcelado em três vezes. Araújo diz que o segmento de máquinas e implementos agrícolas vai muito bem, pois ele se baseia no Plano Safra e a safra deste ano foi muito boa. Ele afirma ainda, que o setor é muito forte na região norte do Rio Grande do Sul, por isso um trabalho mais intensificado de negociações está sendo feito aqui.

Atualmente nove vereadores exercem a função em Marau


PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAU RESUMO DE CONTRATOS: CONTRATOS: CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul – CIEE - RS/ 92.954.957/0001-95 OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviço de agenciamento de estágios para estudantes. PREÇO: R$ 2.749,12 (mensal) PRAZO: 25.05.16 - Pregão Presencial nº 77/2015 - CÓDIGO REDUZIDO: 2092, 2094, 2096, 2098, 2100, 2102, 2104, 2106, 2108, 2110, 2114, 2116, 2865 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Longo & Silva - Projeto e Execução Civil Ltda/06.202.484/0001-38 OBJETO: Contratação de empresa para readequação da Escola de Ensino Fundamental Pedro Rigo, com fornecimento de material e mão de obra. PREÇO: R$ 637.500,00 PRAZO: 29.11.15 - Concorrência Pública nº 03/15 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Josué Grando e Jacira Grando Ltda - ME/10.534.433/0001-80 OBJETO: Aquisição de recargas de gás GLP para diversas Secretarias Municipais. PREÇO: R$ 47.212,00 PRAZO: Conforme Cronograma - Pregão Presencial nº 90/2015 - CÓDIGO REDUZIDO: 2126, 2177, 2178, 2179, 2241, 2517, 2571, 2706, 2708, 2912 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Iradi Luiz Betto & Cia Ltda EPP/08.186.409/0001-56 OBJETO: Contratação de empresa para realização de obra de melhorias na EMEI Paraíso Infantil e Obra de execução da central de gás GLP do Pavilhão Capitão João La Maison localizado no parque municipal de rodeios com fornecimento de material e mão de obra. PREÇO: R$ 25.190,82 PRAZO: 22.08.15 - Tomada de Preços nº 05/2015 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Vieira e Bianchi Industria Metalúrgica Ltda - ME/14.797.354/0001-13 OBJETO: Aquisição de materiais para manutenção de vias sinalizadas de trânsito e atividades do Parque de Máquinas. PREÇO: R$ 9.650,00 PRAZO: 05 dias - Pregão Presencial nº 84/2015 - CÓDIGO REDUZIDO: 2197, 2595, 3074 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Musical Expresso Show Ltda - ME/12.274.871/0001-82 OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviços para as oficinas de música no Projeto AABB Comunidade profissional de informática para o Centro de Convivência do Idoso, artesanato e culinária de referência de Assistência Social. PREÇO: R$ 1.500,00 (mensal) PRAZO: 14.05.16 - Pregão Presencial nº 66/2015 - CÓDIGO REDUZIDO: 1547 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Ana Basiliza Moraes de Aquino 54434254987/21.677.310/0001-15 OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviços para as oficinas terapêuticas de teatro (conforme resolução CIB 40/2011) e artesanato para o Centro de Atendimento Psicossocial. PREÇO: R$ 750,00 PRAZO: 16.06.16 - Pregão Presencial nº 86/2015 - CÓDIGO REDUZIDO: 3345 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos FDRH/ 87.136.883/0001-40 OBJETO: Contratação de serviços técnicos especializados de planejamento e execução de concursos públicos para seleção de candidatos para o provimento de cargos constantes do anexo I deste Contrato. PREÇO: R$ 143.858,91 PRAZO: 31.12.15 - Dispensa por Justificativa nº 44/2015 - CÓDIGO REDUZIDO: 65 ADITIVOS CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos/34.028.316/0026-61 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 30.000,00 PRAZO: 15.06.16 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Ivaldino José Vanzo EPP/94.296.563/0001-12 OBJETO: Serviço de Transporte Escolar. Substituição de veículo ônibus placa IJG 5399, para o veículo Mercedez Benz, placa AJM 5667, na cor prata. Chassi 9BM664238YC091373 PREÇO: Linha 12 - R$ 195,69 - Pregão Presencial nº 017/2014 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Editora Jornalística Jarros Ltda/00.512.930/0001-24 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 33,50 por cm/col. PRAZO: 25.06.16 - Pregão Presencial nº 66/2012 - CÓDIGO REDUZIDO: 2144

CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Alda Maria Ribeiro de Farias/03.547.467/0001-44 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 1.625,10 (mensal). PRAZO: 20.05.16 - Pregão Presencial nº 64/2014 - CÓDIGO REDUZIDO: 1398, 1412, 1415 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Equilibra Clínica Multidisciplinar Ltda - ME/01.809.207/0001-74 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 5.438,00 (mensal). PRAZO: 31.12.15 - Pregão Presencial nº 68/2013 - CÓDIGO REDUZIDO: 2137 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Lucio José Finkler 11250437091 -MEI/19.962.650/0001-46 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 495,00 (mensal). PRAZO: 30.06.15 - Dispensa Por Limite nº 1518/2014 - CÓDIGO REDUZIDO: 2257 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Jolvani Betinardi – EIRELI - ME/14.290.620/0001-17 OBJETO: Corrigir os valores do Contrato - Contratação de empresa para construção do passeio em concreto usinado no Rua Perimetral Leste. Contrato de Repasse: 335.230-68/2010 – Ministério das Cidades e Pavimentação em paralelepípedo de basalto regular na Rua Antunes Bairro Santa Rita – Contrato de Repasse: 323.287-88/2010. Ministério do Turismo, com fornecimento de material e mão de obra. PREÇO: R$ 323.627,06 - Concorrência Pública nº 02/2015 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Irmãos Ulkovski Ltda – ME/10.297.445/0001-39 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 5.981,80 PRAZO: 06.07.15 - Carta Convite nº 14/2014 - CÓDIGO REDUZIDO: 2130 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Sifaco Equipamentos eletrônicos Ltda/00.375.722/0001-20 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 957,16 (mensal) PRAZO: 01.06.16 - Carta Convite nº 21/2011 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: GDEBRASIL Informática Ltda/17.093.476/0001-17 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 3.671,02 (mensal) PRAZO: 28.06.15 - Carta Convite nº 24/2013 - CÓDIGO REDUZIDO: 1295 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Holma Software Ltda/03.878.318/0001-68 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 3.691,58 (mensal) PRAZO: 01.06.16 - Pregão Presencial nº 41/2013 - CÓDIGO REDUZIDO: 2762 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Longo e Silva Projeto e Execução na Construção Civil Ltda/06.202.484/ 0001-38 OBJETO: Adita os quantitativos do Contrato no valor total de R$ 110.926,77, sendo de material R$ 35.623,50 e de mão de obra R$ 75.303,27 - Tomada de Preços nº 18/2014 - CÓDIGO REDUZIDO: 854 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Stericycle Gestão Ambiental Ltda/01.568.077/0007-10 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 2.643,86 PRAZO: 29.12.15 - Pregão Presencial nº 56/2010 - CÓDIGO REDUZIDO: 2213 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Catamarã Telecomunicações Ltda - ME/92.185.123/0001-62 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 978,84 (mensal) PRAZO: 24.06.15 - Pregão Presencial nº 89/2014 - CÓDIGO REDUZIDO: 2133 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: CSA Com. Suprimentos e Assistência Téc. De Maq. Copiadoras Ltda/ 00.243.167/0001-83 OBJETO: Adita o “preço” e o “prazo” do Contrato PREÇO: R$ 1.911,00 (mensal) PRAZO: 01.06.16 - Pregão Presencial nº 47/2013 - CÓDIGO REDUZIDO: 2252, 2260, 2867, 2264, 2250, 2251, 2253, 2249



Suplemento da edição 935 do JM/Jornal de Marau

Cuidados com a pele do bebê no inverno

Todo mundo sabe que pele de bebê é sensível e precisa de cuidados especiais. Os problemas de pele são bem comuns nessa idade e a maioria desses inconvenientes são fáceis de evitar com cuidados adequados no dia a dia. Pele hidratada, bebê protegido: A pele do bebê precisa de cuidados em todas as estações, mas principalmente no inverno, quando ela tende a ficar mais ressecada, esses cuidados devem ser redobrados. Para evitar o ressecamento da pele, algumas crianças precisam usar hidratantes ou emolientes após o banho. O importante é usar um específico para bebês, para evitar ardência ou até mesmo irritação pelo produto, mas que seja sem perfume e hipoalergênico e que tenha sido receitado pelo pediatra, que saberá avaliar o grau de ressecamento da pele. Dependendo do grau de ressecamento o médio poderá prescrever cremes manipulados à base de uréia, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas, específicos para cada paciente. O narizinho do bebê sofre também

com o frio e acaba ficando às vezes até com assadura, use pomadas contra assaduras que são bem eficazes nesses casos. Como deve ser o banho: Deve haver também cuidado com o banho, que não deve ser longo, deve levar, no máximo, dez minutos. Fique atenta também à temperatura da água, evite que esteja muito quente, pois a água quente tende a ressecar ainda mais a pele do bebê. Evite o contato da lã com a pele do bebê: Na hora de vestir o bebê não se esqueça de evitar o contato da pele com a lã ou algum outro tecido sintético, pois a ressecam e podem causar alergia. O ideal é colocar roupas por baixo de algodão. Qualquer dúvida lembre sempre de falar com seu pediatra. Tiziana S. Girardi Farmacêutica Flor de Liz Farmácia de Manipulação - (54) 3342-0830

Dica de Saúde Hoje não falarei sobre nenhuma doença. Falarei sobre algo muito importante para toda nossa comunidade. Foram feitos todos os acordos entre as partes interessadas e já se iniciaram as obras do nosso (de todos nós) HOSPITAL DE CURTA PERMANÊNCIA. Será localizado juntamente ao CENTRO DE DIAGNÓSTICO e CENTRO CLÍNICO PROVIDÊNCIA . O Hospital contará com modernas salas cirúrgicas e toda tecnologia necessária para realizar internações de curta permanência e cirurgias em todas as áreas da Medicina. Serão milhões de dólares investidos em todo o complexo Centro Diagnóstico e Hospital. Fazemos um especial agradecimento aos nossos amigos e colegas médicos de toda a região que sem vocês, esse sonho não teria se realizado. Aos parceiros da Associação Comercial e Industrial , Unimed Planalto Médio e BRF pelo apoio sempre presente. Aos Prefeitos e Secretários de Saúde dos municípios de Marau, Vila Maria, Camargo, Nova Alvorada, Casca, Serafina Corrêa, Paraí, Gentil, Nicolau Vergueiro, Montauri, Itapuca e Arvorezinha, aos Deputados Sérgio Turra e Vilmar Zanchin pelo carinho e confiança que sempre pautaram as nossas relações. Aos nossos gerentes Cristiano Baumgardt e Juliano Machado pelo empenho e lealdade. E principalmente, nosso muito obrigado a você , que é a base de todo o nosso trabalho. Estou muito feliz e orgulhoso desse dia. Uma medicina moderna de qualidade se faz com conhecimento e investimento pesado em tecnologia. É isso que temos que fazer. E, se Deus quiser, é isso que faremos. Muito obrigado!

Dr. Raul de Carvalho Prestes Medicina Interna - Centro Clínico Providência


Suplemento da edição 935 do JM/Jornal de Marau

Cuidados após a extração de um dente Muitas das queixas dos pacientes e motivos de reclamação com dentistas é após extrações de dentes. Quer seja por dor quando na extração, quer seja no pós-operatório e ai já entram mais fatores em conta. Há certos cuidados que se deve ter e devem ser cumpridos à risca para evitar problemas e complicações.A maioria dos pacientes não os cumpre, mas é importante. Acompanhe... - Manter a compressa no local da extração no mínimo 30 a 40min - Não chupar o sangue nem fazer bochechos nas primeiras 24horas. É quase certo que o paciente vai chegar em casa e vai bochechar bem para sair o sangue todo e "limpar" a boca. Errado, pois só vai retirar o coágulo e fazer com que a hemorragia não pare ou fazer demorar mais para coagular aquela zona. -Não fumar. Não só pelo fato do tabaco atrasar a cicatrização, mas também porque o ato de fumar envolve sucção. - Colocar gelo durante as primeiras 24h, 15min de gelo com 10min de intervalo no mínimo. - Não se deitar após a cirurgia nem fazer esforços físicos ou abaixar muito a cabeça para ajudar na coagulação. Não são raros os pacientes que se deitam logo que chegam em casa.

FO NO AUD IA FONO NOA UDII O LOG OGIA Shana Mezzomo

3342-1565

GINECOLOGIA Alesandro Reginato

3342-9426

O DO NT O LOG IA DONT NTO OGIA Odontoclin

3342-8618

OTO RRINO L ARINGO LOG IA RRINOL ARINGOL OGIA Erick Pinto 3342-1565 PSICOLOGIA Francinete Oneda Mônica Ballardin

3342-3455 3342-1643

HOSPITAL Cristo Redentor

3342-9400

Baillar e Studio SSer er CCentro entro de Danç as e FFitnes itnes Danças itnesss estendem suas atividades de ballet clássico infantil para Marau junto à Clínica Dicorp

(54) 3342-6881 - (54) 9957-2420

- No dia da cirurgia e no dia seguinte, dormir com uma almofada alta, mantendo a cabeça acima do nível do corpo. - Comer alimentos líquido frios ou gelados nas primeiras horas. Ajuda a reduzir o inchaço e ajuda na cicatrização. - Tomar os medicamentos prescritos pelo médico

dentista. - Manter uma boa higiene oral da zona nos dias seguintes à extração. Eduardo Betinelli- Cirurgião-Dentista Especialista em Implantodontia Prótese sobre Implante – Reabilitação Oral (54) 3342-3153


Suplemento da edição 935 do JM/Jornal de Marau

Antes de adotar um bichinho, responda ao teste 1- O quanto de espaço você tem a oferecer para seu bichinho a: Meu espaço é médio, e conto com uma área de lazer b: Moro em um lugar bem pequeno, mas dou um jeito c: Moro em um lugar bem espaçoso, com jardim. 2- O que você pensa sobre passear com o ele a: Acho que conseguirei passear com ele três vezes por semana b: Gosto tanto quanto ele. Faça chuva ou faça sol. c: Nem todo cachorro precisa sair de casa. 3- Quanto tempo você passaria com seu bichinho de estimação a: Trabalho muito, mas posso ficar com ele a noite. b: Não paro em casa, mas sempre tem alguém lá. c: Tenho flexibilidade no trabalho.Estaria sempre com ele. 4-Eles exigem paciência, ainda mais no período de adaptação. Você está preparado. a: Não gosto de bagunça. Mas acho que ele virá disciplinado do abrigo. b: Sempre me relacionei com bichinhos. Tenho toda a paciência do mundo. c: É difícil eu perder a paciência. E com disciplina, aprendem rápido. 5- Eles dão despesas com alimento, veterinário, tem os que precisam de tosa e etc. Seu orçamento prevê tudo isso.

a: Não faço idéia de quanto preciso gastar b: Tenho uma boa noção de custos. Revejo meus gastos se for preciso. c: Os gastos estão totalmente previstos. Farei sempre o melhor por ele. 6- Qual é o seu grau de conhecimento sobre o bichinho que pretende adotar a: Minha família sempre teve bichinhos de estimação. Sei o que querem só pelo olhar b: Não sei nada sobre ele. Mas sempre há um começo. c: Estou aprendendo.Gosto de entender como se comportam. 7- Os bichinhos de estimação, geralmente, gostam muito de brincar. Você está disposto . a: Não tenho muito pique. Imagino que nem todos os bichinhos gostam de agitação. b: Nem sempre. Mas na hora certa me divirto bastante. c: Muito disposto. Espero gastar bastante energia quanto ele. 8- A saúde do pet precisa de acompanhamento. Você conseguiria dar a ele a atenção necessária. a: Eles são resistentes. Se ficar doente levo ao veterinário. b: Estarei atento a cada detalhe, um bichinho de estimação doente parte o coração. c: Com vacinas e visitas periódicas ao veterinário, não há problemas.

9-Como você cuidaria da alimentação do seu bichinho a: Ração e água todos os dias b: Ração na sua tigela exclusiva e água limpa. Mais biscoitinhos para agradar. c: Ração e comida caseira, o que estiver à mão. 10-Em caso de viagem o que você faria com o seu cão . a: Caso não pudesse mesmo levar, deixaria em um hotel especializado. b: Pediria para alguém de confiança cuidar para mim. c: Deixaria bastante comida e água. Eles sabem se virar. Maioria letra a: Louco por bichinhos de estimação : Você nasceu para ter um animalzinho. É o dono dos sonhos. Então mãos a obra. Vá até um abrigo e adote um bichinho de estimação para você. O final só pode ser feliz. Maioria letra b: Quase pronto: Falta pouco. Você gosta muito de animais e já sabe bastante sobre eles, mas adotar é uma decisão importante. Será que você está mesmo disposto a assumir uma responsabilidade assim. Antes de seguir seu coração, pense bem. Maioria letra c: Bichinho de estimação não é com você: Pelo menos não neste momento. Mas isso não é motivo para deixar de ajudar essa importante causa de adoção de animais, poderá indicar para seus amigos.

Duas veterinárias à disposição para melhor atendê-lo! l Consultório veterinário Dra. l Sala cirúrgica Gesiele l Equipamentos para suporte de oxigênio, ultrassom dentário Pasin l Pet Shop CRMV 9082 l Banho l Tosa l Tele busca: temos carro com ar-condicionado para melhor conforto dos cães e gatos. Rua Darwin Marosin, 12 - Fone (54) 3342-4692 - Marau/RS

PROMOÇÃO: Ração Birbo 15kg Premium De: R$ 81,30 Por: R$ 73,40 Proprietária: Aline Poloni Nome: Dulce Venda de aquários, peixes, pássaros, hamster, rações e acessórios.


PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAU RESUMO DE CONTRATOS: CONVENENTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONVENIADA/CNPJ: Associação de Pais e Amigos da Brigada Militar Mirin de Marau - APABRIM/ 14.260.372/0001-61 OBJETO: Repasse de recursos financeiros a Associação de Pais e Amigos da Brigada Militar Mirin de Marau - APABRIM. PREÇO: R$ 8.000,00 PRAZO: 26.11.15 - Lei nº 5.161, de 22.05.15

PREÇO: R$ 3.627,15 (mensal) PRAZO: 13.06.16 - Dispensa por Justificativa nº 30/2014

CONVENENTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONVENIADA/CNPJ: Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Marau/03.433.279/ 0001-95 OBJETO: Repasse de recursos financeiros a Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Marau, para aquisição de materiais diversos para suprir as necessidades da entidade. PREÇO: R$ 8.000,00 PRAZO: 26.11.15 - Lei nº 5.161, de 22.05.15

CREDECIANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CREDENCIADO/CNPJ: Antunes Clínica Médica e Fisioterápica/07.212.797/0001-30 OBJETO: Altera o “prazo” do Termo de Credenciamento PRAZO: 15.06.16

LOCATÁRIO/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 LOCADOR/CNPJ: Luís Eduardo Fuga/341.774.850-04 OBJETO: Locação de imóvel localizado na Rua Bento Gonçalves nº 911, Lote 01, Quadra 01, Loteamento Colina, sem mobiliário, sem garagem e com banheiro, sob Matrícula nº 26.703. PREÇO: R$ 2.200,00 (mensal) PRAZO: 02.06.16 - Dispensa por Justificativa nº 47/2015 - CÓDIGO REDUZIDO: 1730 PUBLICADO: 18.07.15 LOCATÁRIO/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 LOCADOR/CNPJ: Vera Maria Bernardi e Outros/250.767.280-34 OBJETO: Altera o “preço” e o “prazo” do Contrato de Locação. PREÇO: R$ 783,12 (mensal) PRAZO: 05.07.16 - Dispensa por Justificativa nº 37/2014 - CÓDIGO REDUZIDO: 1725 LOCATÁRIO/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 LOCADOR/CNPJ: Vitorino Gasparin/031.162.980-68 OBJETO: Altera o “preço” e o “prazo” do Contrato de Locação.

LOCATÁRIO/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 LOCADOR/CNPJ: Inovadora Sistema de Gestão Ltda/00.867.301/0002-06 OBJETO: Altera o “prazo” do Contrato de Locação. PRAZO: 12.08.16 - Pregão Presencial nº 110/2010 - CÓDIGO REDUZIDO: 4059

CREDECIANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CREDENCIADO/CNPJ: Chiesa & Lazarotto Ltda-ME/03.255.541/0001-59 OBJETO: Altera o “prazo” do Termo de Credenciamento PRAZO: 02.07.16 CREDECIANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CREDENCIADO/CNPJ: Riva Fisioterapia Ltda - ME/12.012.838/0001-84 OBJETO: Altera o “prazo” do Termo de Credenciamento PRAZO: 15.06.16 CREDECIANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CREDENCIADO/CNPJ: Bem Vívere Clínica Multidisciplinar Ltda/13.544.091/0001-78 OBJETO: Altera o “prazo” do Termo de Credenciamento PRAZO: 11.06.16 CONTRATANTE/CNPJ: Município de Marau/87599.122/0001-24 CONTRATADO/CNPJ: Willian Jurandir da Silva - ME/05.769.326/0001-00 OBJETO: Fica rescindido conforme cláusula sétima o Contrato administrativo datado de 02/ 01/2015, Dispensa de Justificativa nº 09/2015.



YOLO: You Only Live Once na Ramblas em 11 de julho...

JORNAL DE MARAU | Sテ。ADO, 18 DE JULHO DE 2015

SOCIAL

13


14

REGIÃO

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Recadastramento biométrico de Camargo segue em andamento A Revisão do Eleitorado com coleta de dados biométricos do município de Camargo já está em andamento, desde 14 de julho até 16 de setembro de 2015. O comparecimento de todos os eleitores camarguenses ao Cartório Eleitoral de Marau é obrigatório. O eleitor que não se recadastrar vai ter seu título cancelado e poderá ser excluído do cadastro eleitoral, com severas conseqüências, como: não poderá tirar passaporte, CPF, obter empréstimos em determinadas instituições financeiras, participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros problemas. Conjuntamente com a Revisão do Eleitorado é realizada a coleta de dados biométricos dos eleitores, ou seja, será coletada a assinatura do eleitor, as impressões digitais e a captura da foto. O atendimento não é realizado no município de Camargo, portanto para facilitar o deslocamento dos eleitores até a sede do Cartório em Marau, foi realizada parceria com a Prefeitura Municipal de Camargo, a qual irá disponibilizar transporte aos eleitores que realizarem prévio agendamento.

Pronto Socorro de Fraturas de Passo Fundo fecha as portas O pronto Socorro de Fraturas de Passo Fundo fechou as portas na manhã da última quarta-feira (15). O atendimento era feito somente pelo Sistema único de Saúde (SUS) e segundo informações, o fechamento se deve a perda de vínculo com o sistema. Todos os funcionários do Pronto Socorro de Fraturas foram demitidos, cartazes em frente à unidade indicam que os pacientes de Passo Fundo devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, já os pacientes de outros municípios, devem procurar a 6ª Coordenadoria de Saúde.

Nicolauenses terão atendimento da unidade móvel do Sebrae/RS

Os empreendedores de Nicolau Vergueiro terão, na próxima quinta-feira (23), uma oportunidade para o aprimoramento de seus negócios. A unidade móvel do Sebrae/RS estará no município junto a Praça Municipal Dona Teresa Possa, das 09h às 12h e das 13h às 17h, para atender os munícipes. A iniciativa é do Sebrae/RS em parceria com a Prefeitura de Nicolau Vergueiro e entidades empresariais locais. A unidade móvel é um veículo adaptado para atender as demandas das micro e pequenas empresas e irá oferecer orientação para os pequenos negócios, esclarecimentos sobre abertura de empresa e suas vantagens, assessorias gratuitas, formalização e declaração anual de faturamento do microempreendedor individual (MEI) e encaminhamento para os cursos e consultorias do Sebrae. Também será possível contar com assessoria gratuita de levantamento de necessidades do empreendedor, a fim de identificar as necessidades de melhoria na gestão da micro e pequena empresa. O prefeito de Nicolau Vergueiro, Danilmar da Costa, convida os empreendedores locais para que visitem a unidade. “É uma oportunidade próxima para que nossos empreendedores busquem informações através de assessoria gratuita, podendo associar novas mudanças que alavanquem os negócios”, comenta.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA MARIA/RS ERRATA Nº 02 DO EDITAL DA TOMADA DE PREÇOS 009/2015

Todos os funcionários foram demitidos

O Prefeito Municipal em exercício de Vila Maria-RS comunica a todos os interessados nova data para recebimento das propostas da Tomada de Preços 009/2015, e demais itens da tomada de Preços 009/2015 conforme segue: Abertura: 04/08/2015; Horário: 08h e 30min. O edital contendo detalhes estará afixado no mural da Prefeitura, e na internet no endereço http:// www.pmvilamaria.com.br aonde os interessados podem obter cópia do mesmo GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE VILA MARIA Aos 16 dias do mês de julho de 2015. MAICO SERAFINI BETTO Prefeito Municipal em Exercício

Dra. Renata Girardi Cirurgiã-Dentista - CRO 14363

Prótese Dentária Endodontia e Estética Dental Clínica Odontológica

Dr Dr.. Ronaldo Girardi Av. João Posser Posser,, 169 - Marau/RS

Fone (54) 3342-8618

Cirurgião-Dentista - CRO 19972

Implantodontia Ortodontia


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Leandro Vuaden é o árbitro da final da Segundona A grande final da Segundona Gaúcha terá mais uma atração no Carlos Renato Bebber neste domingo (19).Foi confirmado na tarde de sexta (17) a arbitragem do jogo que definirá o título e a vaga para o acesso. Leandro Vuaden, árbitro Fifa comanda a partida decisiva. Como assistentes André da Silva Bitencourt e Michael Stanislau. Como 4º árbitro Peterson Luiz Regert. O delegado do jogo será Paulo Roberto Bibiano. A Vang FM inicia a jornada a partir das 14h. A bola rola às 15h. O ouvinte que estiver sintonizado nos 93.7 terá surpresas no estádio. Fique ligado!

Motivo do Riso!

OPINIÃO

15

Todo o direito de reclamar Moradores do Casulo entendem a necessidade de alguns catadores para levar a vida. No entanto justo também é que outros reclamem sobre o descaso e abandono do lixo nas proximidades das casas. Solução urgente para o bem da saúde pública. Vamos criar locais adequados para uma cooperativa dos catadores municipais e buscar fontes de renda com dignidade.

Trânsito louco

Só a executiva do PSB poderia esclarecer. Claro que tem relação com alguns movimentos na política local, que segundo dirigentes caseiros, não obedecem o caminho retilíneo e do politicamente correto. Do encontro, o certo é que os socialistas, carregam baterias para uma jornada que marcará a corrida municipal 2016.O PSB nasceu para ser protagonista.

As facilidades dos motoristas marauenses transformam nosso trânsito numa loucura permanente. Pelo tamanho de nossa aldeia, o trânsito deveria ser mais organizado. Mas aqui, se pode tudo. E em diversos lugares, a sinalização é contraditória. Num desses pontos, a praça do Ciquentenário, tem placa de “Pare” de todos os lados. De quem é a preferência? Mais um acidente ocorreu nesta sexta, envolvendo motocicleta e carro. Uma revisão completa em nossa sinalização está caindo de madura.

PARA COLORIR E SE DIVERTIR!

Esp aço Espaço Ki ds! Kids!


16

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Fase Regional do Enart movimentou o município Foi realizado no último final de semana no Parque Lauro Ricieri Bortolon, a fase regional do Enart - Encontro de Artes e Tradições Gaúchas. Segundo a comissão organi- zadora do evento, esse foi o maior Enart já realizado na 7ª Região Tradicionalista, só no domingo estimase que cerca de 3.000 pessoas passaram pelos ginásios de apresentações. Para os próximos anos, a comissão organizadora prevê que o evento inicie ainda no sába- Evento reuniu mais de 3 mil pessoas somente no domingo do pela manhã e não mais pela tarde, para que as entidades participantes não fiquem até muito tarde, tendo que se deslocar à noite para as suas cidades. O Enartinho, como é popularmente chamado, reuniu 63 entidades tradicionalistas no final de semana em Marau, os classificados nas modalidades individuais e as invernadas adultas classificadas, agora representam a 7ª Região Tradicionalista no mês de agosto, na cidade de São Jerônimo, onde participam da fase Interregional do Enart. É desta fase que saem os grandes finalistas que disputam no mês de novembro na cidade Santa Cruz do Sul, o sonho de ser campeão do maior festival de arte amadora da América Latina.

Policiais Civis de Marau promovem manifestação por morte de policial Policiais Civis de Marau, assim como de outras cidades gaúchas promoveram manifestação na tarde desta sexta-feira (17) após morte de policial na região metropolitana. Concentrados em frente a Delegacia de Polícia e soando sirenes, os agentes prestaram homenagem ao policial Valdecir Machado, que foi morto nesta quinta-feira(16) na DPPA do município de Alvorada. O policial morreu quando trabalhava sozinho na delegacia e foi alvejado que homem que havia sido preso. Os agentes marauenses destacaram que a atividade policial sofre com a falta de estrutura para garantir a segurança da população e dos próprios policiais. Mesmo em protesto, os agentes marauenses seguiram trabalhando. Dois jovens foram apreendidos durante a manhã de sexta-feira(17) por envolvimento em roubo de mercado no bairro Santa Lúcia. O crime ocorrido em maio de 2013 teria sido praticados pelos dois que na época eram adolescentes. Na ocasião do crime, a polícia recuperou dinheiro, objetos, armas e drogas.

Divulgada a lista de aprovados na prova do Conselho Tutelar Foi divulgada na manhã desta quarta-feira (15) a lista com os aprovados na prova do Conselho Tutelar, que foi realizada no último domingo (12) na cidade de Marau. Dezoito candidatos obtiveram nota maior do que 6,0 e foram aprovados para concorrer na eleição de outubro. Até o dia 22 de julho, os pedidos de recursos que foram protocolados até o dia 17 de julho serão analisados. A lista oficial de quem está apto a concorrer às eleições do Conselho Tutelar será divulgada no dia 24 de julho. As inscrições para quem deseja concorrer ao Conselho Tutelar encerraram ainda no dia 06 de junho, com 58 inscrições efetuadas, sendo que 56 foram homologadas. Para a realização da prova, 44 candidatos estavam aptos, pois durante o processo de capacitação houve a ausência de 12 candidatos. No domingo, 43 pessoas compareceram para realizar a prova. A votação para o Conselho Tutelar acontece no dia 4 de outubro em todo o país. Quem não está em dia com o cartório, tem até sexta-feira (17) para regularizar a situação junto ao cartório para estar apto a votar.

CONFIRA QUEM SÃO OS 18 APROVADOS: 1- JESSICA REBELATO DE MAMAM 2- ELISA REGINA ORSATTO POSSER 3- JOSE AMARILDO NUNES JUNIOR 4- SIDNEI DE LIMA 5- EUNICE MARIA VEDANA MARIN 6- GUSTAVO ZANATTA 7- JOSE PEDRO THOME 8- JOSIANE TERESINHA DA SILVA BEDIN 9- JOSUE RAFAEL DE LIMA ELY 10- MARCIA BORTOLUZZI 11- CLEOMAR GIOLO 12- ILOECIR RODRIGUES DALBERTO 13- LUCAS ALMEIDA TRENTIN 14- MAURO KNOFF PIRES 15- NATALIA GOUVEA SANTANA 16- ROCHELI BEATRIZ ZANIN 17- ISMAEL PELISSARI DE OLIVEIRA 18- ROSELAINE BORGES DOS SANTOS


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

SEGURANÇA

17

BM passa a multar quem não Saída de pista interrompe respeitar sinalização binária trânsito Marau/Passo Fundo A Brigada Militar está atenta ao sistema binário implantado há pouco mais de um mês nas ruas Santos Dummont e Reinoldo Matte. Foi estabelecido um prazo de 30 dias para orientação, enquanto nesse período não foram aplicadas multas aos motoristas. Porém, a partir desta semana, quem não respeitar a sinalização binária das ruas, vai ser autuado. Apesar de já fazer mais um mês da implantação do sistema, ainda se observam muitos motoristas transitando na contramão. Os desatentos devem prestar mais atenção à sinalização das vias, ao contrário, serão surpreendidos com multa. O mesmo vale para as ruas Anchieta e Santo Marchetto, que tiveram seus trajetos modificados no início do ano.

Motorista afirma que manobra foi realizada para evitar acidente

Um mês depois da demarcação, ainda se encontram carros estacionados na contramão

O trânsito ficou em meia pista na ERS 324 na manhã desta sexta-feira(17) no trecho entre Marau e Passo Fundo. O bloqueio parcial foi provocado por carreta Iveco graneleira de Vila Flores que transitava no sentido Passo Fundo/Marau. O acidente aconteceu nas imediações de uma cerealista na localidade de São Luiz da Mortandade. Segundo relato do condutor, em manobra de evitar acidente com outro veículo acabou invadindo a pista contrária e perdeu o controle. Ele explicou que um veículo Fiat Stilo que viajava a sua frente freou bruscamente e exigiu a manobra de desvio. Descontrolada a carreta parou em árvores às margens da rodovia. Ninguém ficou ferido.

Morador registra crime de estelionato envolvendo negociação de automóvel Um morador de Marau, cuja identidade não foi revelada, registrou na quarta-feira (15) na Delegacia de Polícia, crime de estelionato, o qual foi vítima em uma negociação de automóvel. De acordo com a ocorrência policial, após contato via internet na segunda-feira (13) dois homens identificados como Renato e Valdir, que seriam moradores de Veranópolis, negociaram veículo Honda Civic. Na ocasião, acertaram que o pagamento seria efetuado com cheque administrativo e que o depósito seria feito em Caxias do Sul. Segundo o relato da vítima,

teria sido feito contato com gerente bancário que assegurou que o cheque possuía fundo e que o dinheiro estaria disponível a partir da quarta-feira (15). Porém, na ocorrência não é informada a forma como foi feito este contato, ou seja, pessoalmente ou via telefone. Diante da garantia de negociação, a vítima juntamente com os dois homens teria encaminhado a transferência do carro junto ao cartório. No entanto, o marauense não soube informar a identidade para quem transferiu o automóvel.

Nesta quarta-feira a vítima foi informada que o cheque estava em situação de furto e que teria sofrido prejuízo de R$ 35.000,00. Os dois acusados usaram uma Camionete Hilux também em situação de furto para dar esse golpe em Marau. Segundo a polícia, as câmeras de videomonitoramento gravaram o momento do encontro dos acusados com a vítima. Uma investigação vai ser feita para identificar os suspeitos. A polícia cogita que a Camionete Hilux também seja de crime semelhante aplicado em outro ponto do Estado.


18

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Tribo Legião da Paz e Colégio Cristo Rei fazem campanha para arrecadar cabelos

Corede promove audiência sobre a Consulta Popular

A unidade dos parceiros voluntários, através da Tribo Legião da Paz com apoio do Colégio Franciscano Cristo Rei, realizou até sexta-feira (17) uma campanha de arrecadação de cabelos para perucas destinadas a pacientes com câncer. As doações foram feitas no Colégio Cristo Rei, sendo que qualquer tipo de cabelo podia ser doado, desde que tivesse o tamanho Os cabelos arrecadados serão destinados mínimo de 10 centímetros. a fazer perucas para pacientes com câncer Os cabelos arrecadados serão encaminhados para a Liga do Câncer em Passo Fundo. A ideia de fazer a campanha surgiu através da estudante do nono ano do Colégio Cristo Rei, Regina Rodeghero. Ela também é participante da Tribo Legião da Paz. O projeto foi orientado pela funcionária do Colégio, Dionesca Noguete. No dia 3 de julho, a Tribo promoveu palestra com a psicóloga Valesca Braga, que é integrante do grupo de apoio às pessoas com câncer de Marau "Sem Medo de Ser Feliz", sobre a produção de perucas para os portadores e do trabalho que o grupo faz para todo o colégio. No dia 13 de julho, a cabeleireira voluntária Marisa Noronha esteve no colégio dando uma força nos cortes.

O Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Produção (Corede Produção) e a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul realizam, no dia 21 de julho, Audiência Pública Regional que dará início ao processo da Consulta Popular 2015/2016. A audiência ocorrerá no Anfiteatro da Faculdade de Direito, às 14h, no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na ocasião será definida a coordenação da Consulta Popular, cronograma das assembleias municipais, os critérios do processo e metodologia a ser utilizada. As prioridades apontadas pela comunidade na Consulta Popular farão parte do orçamento estadual do ano de 2016. São convidados a participar da audiência os membros estatuários do Corede Produção: prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, conselho de representantes e os presidentes dos COMUDEs que integram a região de abrangência do Corede Produção. Fazem parte do Corede os municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Camargo, Carazinho, Casca, Ciríaco, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Marau, Mato Castelhano, Muliterno, Nova Alvorada, Passo Fundo, Pontão, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, São Domingos do Sul, Vanini, e Vila Maria.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Marau a um empate do título da Segundona A decisão da Segundona Gaúcha não poderia ter iniciado melhor para a equipe do FC Marau. Na quartafeira (15) no estádio Estrela D’Alva, em Bagé, O Guarany bem que tentou, mas não resistiu e viu o Marau sair de campo com vantagem importante para a decisão de domingo. O Marau chegou à vitória através dos pés de Cássio, artilheiro da equipe no ano. Logo aos 15 minutos, após vacilo da zaga alvirrubra, o atacante aproveitou para fazer o gol marauense. Depois disso, embora atrás no placar, o alvirrubro de Bagé Sistema defensivo provou mais uma vez ser o ponto forte da equipe não conseguiu melhorar sua pontaria. O goleiro Mateus, mais uma vez, teve atuação desA partida decisiva é domingo, no estádio Carlos tacada e ofereceu segurança na defensiva marauense. Renato Bebber, em Marau. O confronto está marcaAntes do intervalo, empurrado pela torcida, os anfitrido para as 15h. A Vang Inicia a transmissão uma hora ões ensaiaram uma pressão, mas a dupla de zaga – antes. Vitória do Guarany por 1 a 0 leva a decisão da Caio e Vagno – tratou de afastar o perigo. Quando a vaga para os pênaltis. Com qualquer empate ou vitóbola passou por eles, parou em Mateus. ria do Marau, a taça fica no Carlos Renato Bebber.

Guarani Futsal perde em casa Jogando na noite do último sábado (11), a equipe do Guarani Futsal recebeu a equipe do Nadas Branco, de Rio pardo, em jogo válido pela última rodada do turno do Estadual Série Bronze, e perdeu pelo placar de 6x4. A equipe Camarguense não conseguiu repetir o bom futebol que vinha jogando até então no estadual, nem mesmo a força da torcida que lotou ginásio municipal ajudou a equipe que saiu derrotada de quadra pela primeira vez em casa em 2015. Os gols da equipe Camarguense Esta foi a primeira derrota do Guarani no ano, jogando em casa foram marcados por Jeferson, Marcelo Bolis e Peretinho (2). O técnico Edgar Carlesso pontos conquistados. saiu jogando com: Teixeira, Lucas Radin, Gleison, Kiko O próximo jogo da equipe Camarguense é sábado, e Diogo; Entraram: Maninho. Jeferson, Chipp, Peretinho 18 de Julho às 20h no Ginásio Municipal de Esportes e Marcelo Bolis. Com o resultado, Guarani Futsal terde Camargo contra a equipe do Sarandi, de Porto Aleminou o turno na quarta colocação da chave 2 com 16 gre, pela abertura do Returno.

ESPORTE

19

l O Internacional venceu a sua primeira partida contra o Tigres do México pelo placar de 2 x 1. Poderia ter sido melhor? Poderia! Pelas circunstâncias da partida. Fez dois a zero em menos de 10 minutos, teve um jogador a mais por aproximadamente trinta minutos e acabou levando um gol em casa, o que é sempre perigoso. l Tenho lido e ouvido muita coisa a respeito do Internacional, principalmente pela imprensa de Porto Alegre. Parece que o Internacional enfrentou um “timeco” e que perdeu em pleno Beira Rio. l Vou escrever de novo. Acho que o Internacional poderia ter liquidado a fatura, acho que deixou escapar uma boa oportunidade. Acho que o jogo foi muito parelho e acho inclusive que se não fosse o goleiro Alisson, o resultado poderia ter sido desastroso. l O jogo está em aberto. O Tigres perdeu apenas duas partidas nesta Libertadores. Foi o time de segunda melhor campanha de todos os times da Libertadores. Não é um timeco qualquer. Muito pelo contrário, investiu e investiu fortemente para ganhar a Libertadores da América. l Todos nós sabemos do momento difícil que vive o Grêmio. Sem títulos de expressão há quase quinze anos, problemas com seu estádio, problemas financeiros que os impedem de ter um plantel como a grande torcida gremista quer etc. l Mas as coisas estão sendo tratadas em nível de imprensa de forma desigual. Quando falo em nível de imprensa me refiro à imprensa da capital. Se não vejamos: o Grêmio jogou no meio da semana e perdeu em casa para o Criciúma que é o 15º colocado da série B. Repercussão da derrota? Quase nada. O Internacional venceu o Tigres pela semifinal da Libertadores da América e caíram de pau em cima, porque alguns acham que jogaram muito mal. l Sou um dos primeiros a achar e dizer que o Internacional errou no seu planejamento. Está escrito e dito já há algum tempo. Sou e serei sempre contra o fato de poupar pelo simples fato de poupar. l Acho que de um lado se cobra muito, até porque os últimos anos foram de sucessos. E do outro, aonde se deveria cobrar mais, para voltar às glórias do passado, se cobra menos, justamente por achar que as coisas vão melhorar. l Não precisa ser a Mãe Dinah, mas tudo se encaminha para mais um ano para o Grêmio comemorar títulos que o Internacional não ira conseguir conquistar. Ou seja, estará de bom tamanho se o Internacional conseguir apenas o titulo de campeão gaúcho. l O Futebol Clube Marau decide o título neste domingo de campeão da Segunda Divisão contra o Guarany de Bagé. O primeiro jogo foi no Estrela D’alva, em Bagé, e a equipe Marauense venceu por 1 x 0. l Basta o empate neste domingo e seremos campeões da Segunda Divisão. Caso isto aconteça, jogaremos no ano que vem com times como o Caxias, Pelotas, São Luis, etc.. l Mas nada está resolvido. O torcedor precisa ir ao Estádio Carlos Renato Bebber. Mais de 3.000 pessoas são esperadas. Tomara que o tempo ajude.


SÁBADO | 18 DE JULHO DE 2015 FUNDADO EM 28 DE FEVEREIRO DE 1985

Beto avaliza protagonismo em 2016

Em reunião com membros do Partido Socialista Brasileiro, o candidato à Vice Presidência da República nas últimas eleições, Beto Albuquerque, deu seu consentimento para que o partido busque o protagonismo novamente, agora nas eleições municipais de 2016.

Horoscopiando Paulo H. Santarém

Página 7

Verón, Maxi, Heinze e Milito retornaram após perderem espaço em grandes clubes da Europa. Voltaram para terminar o ciclo de suas carreiras nos times em que começaram a jogar bola, e foram campeões.

Lencaster Foresti

Tenho lido e ouvido muita coisa a respeito do Internacional, principalmente pela imprensa de Porto Alegre. Parece que o Internacional enfrentou um “timeco” e que perdeu em pleno Beira Rio.

Por um empate

Página 19

Marau entra em campo neste domingo no estádio Carlos Renato Bebber, contra o Guarany de Bagé, precisando apenas de um resultado de igualdade para conquistar seu primeiro título – e segundo acesso – da história.

Página 19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.