C users user documents jornal

Page 1


2 EDITORIAL

OPINIÃO

JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

Aproximação e paz

O balanço de 2©Æ14 é destaque nas tragédias dos relacionamentos humanos, da corrupção que campeia, mas é promissor com recentes acenos de paz , encontros e reencontros. A notícia mais alvissareira é a possibilidade clara de fim do embargo econômico dos Estados Unidos com a República de Cuba. Depois que os dois países voltam a ter relações após 23 anos. As medidas anunciadas incluem ações como a instalação de uma embaixada americana em Havana e a revisão da designação dada pelos EUA a Cuba de “Estado que patrocina o terrorismo”. Serão graduais as trocas comerciais entre estes países. Foi em 1962 que o presidente americano, o também democrata John F. Kennedy, rompeu com Cuba, pela entrada do país caribenho na constelação comunista, ligado a Moscou. Obama diz que a normalização das relações com Cuba, encerram uma “abordagem inadequada”da política externa americana. Falando em espanhol, durante o discurso: “Todos somos americanos”. Já em Havana, o presidente Raul Castro afirmou que “Exorto ao governo dos EUA a remover os obstáculos que impedem os vínculos entre nossos povos”. Obama e Castro mencionaram o papel do papa Francisco para facilitar as negociações entre os dois países. O Jornal de Marau está inserido no contexto com

um fato marcante no jornalismo brasileiro. O jornalista Carlito Silvestri foi o único profissional de imprensa brasileiro, presente no ato de reabertura das relações diplomáticas entre Brasil e Cuba, 22 anos depois da ruptura. Foi em 27 de junho de 1986, o JM e a Rádio Alvorada – onde Carlito trabalhava na época - cobriam a copa do México. Deslocado para Havana, Carlito Silvestri falou diretamente de Cuba pela primeira vez por uma emissora do sul do Brasil (detalhes na página 11 desta edição). As perspectivas futuras para o povo cubano são promissoras, tendo uma população esclarecida e totalmente alfabetizada, pode mesmo continuando com o sistema comunista como a China, se tornar um próspero país da América Central, pois tem como base a educação. Agora o passo é preparar mão de obra para os inevitáveis investimentos internacionais na ilha de Fidel. Na chegada deste Natal, cheio de sombras e dúvidas sobre o próximo ano, os movimentos que vem do Papa, Obama e Castro, sirvam de exemplo para a terra da gente. Imperativo é desarmar espírito, estender a mão, encurtar distâncias , ampliar a mesa, para dialogar e construir a paz, que tanto sonhamos. Feliz Natal. Venturoso 2015, para ouvintes, assinantes e leitores.

Uma Rede de Lojas Dedicada


JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

ESPECIAL

3

Retrospectiva 2014 De fevereiro a julho, o que o JM mancheteou Como bons brasileiros, nosso ano também iniciou em fevereiro. Logo no primeiro dia do segundo mês, 2014 provava que seria um ano de polêmicas. A nova diretoria da Assuma convocou assembleia em cima da hora para decidir temas de grande importância: aumento da taxa de associação, adesão ao programa Passe Livre e mudanças na identidade visual da entidade. Apesar da chiadeira dos associados, a assembleia foi realizada e tudo passou pelo crivo do ínfimo número de pessoas presentes. No decorrer do mês, O JM ainda abordou a situação da Casa Lar Irmã Palmira, que na época ainda atendia, de maneira precária, crianças e jovens do município, Na última edição de fevereiro, abordamos o início da temporada do Futebol Clube Marau, que debutava na Divisão de Acesso. Pena que durou pouco a esperança de figurar entre os grandes do futebol gaúcho.

Junho foi o mês da Festa italiana, e o Festival do Salame seria realizado pela primeira vez no Ginásio Municipal. A mudança de local foi bem aceita pelos marauenses. Num furo de reportagem, a equipe da Vang encontrou centenas de peças de roupas, muitas em bom estado, descartadas em um terreno da Prefeitura, no interior. Até hoje não se sabe como – e principalmente quem – jogou a solidariedade no lixo. As chuvas de junho também assustaram, e o JM terminou o mês noticiando os prejuízos, alagamentos e a sujeira trazidos pelas águas para nossas ruas.

Em junho, as chuvas assustaram e causaram prejuízos.

Em fevereiro, o F.C. Marau estreava na Divisão de Acesso: seria rebaixado à Terceirona.

O mês de março iniciou movimentado com a possibilidade de greve do SIMARAU. Depois de diversas reuniões com o Prefeito, os funcionários públicos tiveram que aceitar pouco mais de 6% de reajuste salarial. Não houve greve. Mas nem só de tensão vivou o terceiro mês do ano. O projeto Olho Vivo Marau, ganho tremendo na área de segurança com o videomonitoramento de todo o perímetro urbano, foi anunciado em março. Fechamos o mês anunciando Os marauenses Ricardo Santin e Francisco Turra no comando da Associação Brasileira de Proteína Animal.

O sétimo mês do ano começou com bastante esperança: o Brasil estava na semifinal da Copa do Mundo, dentro de casa. Mas sabia a torcida, e os repórteres da Vang envolvidos na cobertura, que a desgraça estava por vir: 7 x 1 para a Alemanha e o sonho do Hexa cancelado. Situação pior viveram moradores e trabalhadores próximos a dois prédios que foram inteiramente consumidos pelo fogo em Passo Fundo, no maior incêndio da história da região. O JM perguntou: e se fosse em Marau, estaríamos prontos?

Em abril, um susto na área de segurança: Marau poderia ficar sem delegacia? O delegado Evair Matos Santos estaria de saída? No fim, o delegado saiu, mas a delegacia manteve-se firme e forte. Em abril Marau também recebeu a visita do presidente da FIERGS, Heitor José Muller. Na opinião dele, Marau sofre de “bons problemas”, como a mão de obra excedente, por exemplo. Em maio, o JM denunciou as condições da frota de veículos da prefeitura, em parte estacionada devido ao atraso de licitações para compra de combustível, óleo e peças para conserto. Foi também em maio o anúncio da “cobertura padrão FIFA” no interior do estado: a Vang iria a mais uma copa, desta vez, com número recorde de profissionais envolvidos, cobrindo diversas sedes do país.

Em julho, um incêndio devastador entrou para a história da região.


4

ESPECIAL

JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

Retrospectiva 2014 Desde agosto até dezembro, Marau nas páginas do JM Agosto começou com o pé na porta: fechada. A rodoviária de Marau anunciava o fim das atividades. Em compensação, a feira Construir Marau abria as suas, com a primeira edição fomentando o setor imobiliário da cidade. Foi também em agosto que os funcionários públicos municipais ganharam o direito de comer um xis-filé a mais por mês: exatamente 12 reais de aumento do cartão alimentação. Em setembro, uma notícia que parece velha e que poderia ser manchete em qualquer mês dos últimos anos: a ERS 324 gerava dor de cabeça para os motoristas. Seria um pedágio a solução para que melhorias fossem possíveis? Para manter a rotina de 2014, o prefeito Josué teve mais um abacaxi para descascar no mês nove: nota de repúdio do PSDB e terremoto na coligação que governa Marau. Descascou fácil: defenestrou PSDB e PSD do grupo. Outubro é o mês cívico. As eleições foram o principal tema no país, e trouxeram alegrias para Marau. Dois deputados estaduais locais foram eleitos: Sérgio Turra e Vilmar Zanchin. E mais polêmica no setor político do município, agora na área de educação: crianças nas filas aguardando vagas nas creches, e duas grandes obras há dois anos sem conclusão: a EMEI Paraíso Infantil e a EMEF Frei Vilson João.

Outubro de 2014 será inesquecível para Zanchin e Turra

Esta última começou o mês seguinte no centro das atenções. A prefeitura não abrirá uma nova escola: transferirá a estrutura da EMEF Pedro Rigo para o novo prédio da Frei Vilson. Pais, professores e alunos protestaram. Também em novembro, Marau ficou ainda menos verde: árvores e mais árvores, muitas cinquentenárias e tradicionais, tombaram nas avenidas do município. Já foi multado hoje? Desde novembro um novo pardal tira suas fotos na ERS 324. E um novo shopping Center foi anunciado, em Passo Fundo, mas pertinho de Marau. Dezembro está tão recente que nem parece retrospectiva: ainda não esquecemos o novo centro cirúrgico do HCR, a nova praça Wolmir Foresti, A nova sede para os bombeiros no norte da cidade e as celebrações de natal. Que 2015 seja tão movimentado como foi o ano que termina!


JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

GERAL

5

Sesi apresenta resultado do Censo de Pessoas com Deficiência

Catani

Andersson

Pequenas alegrias

O Sesi Marau apresentou na tarde desta segunda (22), o resultado do Censo da Pessoa com Deficiência, realizado no município durante o ano passado. O censo foi um trabalho inédito no Estado que percorreu 12 mil domicílios e apontou a existência de 945 pessoas com alguma deficiência em Marau. Número bastante inferior ao apontado pelo IBGE, que é de 7754 deficientes. A diferença se deve ao fato de o estudo do Sesi ter como base a Lei de Cotas. Destes 945, pelo menos 645 possuem idade entre 14 e 65 anos, que é considerada idade produtiva (58% homens). A partir do resultado, o Sesi, em parceria com poder público, passa a estudar ações e maneiras de inserção destas pessoas no mercado de trabalho.

Horários dos estabelecimentos públicos nos feriados Os horários de atendimento de alguns serviços públicos serão alterados nos próximos dias, em virtude do Feriado de Natal. Os Correios, por exemplo, informam que todas as agências gaúchas funcionarão até o meio-dia de 24 de dezembro, véspera de Natal. Já na quinta-feira, dia 25, não haverá expediente nas unidades de atendimento. O funcionamento retorna ao normal no dia 26 de dezembro. No Ano Novo a programação é a mesma: na véspera, dia 31, as agências dos Correios também funcionam apenas até às 12h e no dia 1º de janeiro todas fecham. A partir da sexta-feira, dia 2 de janeiro de 2015, o atendimento é normalizado em toda a rede. Para a Corsan, tanto nos municípios como para os demais departamentos da companhia, o funcionamento é normal no dia 24 até o meio-dia. À tarde do dia 24 e durante os dias 25 e 26 o trabalho será feito em regime de plantão, sendo mantidos os serviços essenciais. Nesses dias o atendimento ao cliente será realizado pelo Corsan 24 Horas (0800 646 6444). Os Bancos, de acordo com a Febraban, nesta quarta-feira (24), funcionam em horário reduzido, das 9h às 11h. Fecham no Natal e voltam aos trabalhos na sexta-feira (26). A Câmara de Vereadores e a Prefeitura estarão abertas até o meio-dia de quarta-feira (24). Retorna somente na segunda-feira (29). O mesmo deve ocorrer no feriado de Ano Novo. O INSS funciona nesta quarta, das 07h às 14h. Na sexta-feira, expediente normal.

Qualquer pessoa que pense demais terá problemas ao fazer desejos-de-fim-de-ano. Perceba: você não pode sair desejando todos aqueles sentimentos de “paz, amor, saúde e dinheiro” impunemente por aí. Principalmente se o que a gente quer desejar é felicidade para todas as pessoas na face da Terra – e para os pobres astronautas também – estaremos incorrendo em erro. Porque paz, amor, saúde e dinheiro não significam necessariamente felicidade para todo mundo. Desejar paz e saúde vai contra minha própria profissão. O mundo, infelizmente, é feito de coisas boas e ruins. Sem as ruins, não haveria como saber o que são coisas boas. Precisamos do parâmetro. E tem mais: num mundo repleto de paz e saúde, o pessoal da área de segurança e da área médica ficaria sem emprego. Eu também. O que nos leva a outro desejo equivocado: o dinheiro. Não dá pra desejar paz e dinheiro na mesma frase. A paz no mundo é inversamente proporcional à quantia de dinheiro que circula. E é estatisticamente impossível que todos os seus amigos – e mais você – ganhem na loteria em 2015. Tenho amigos que, se me ouvissem desejar “amor”, pulariam fora da festa. São solteiros convictos. Aqueles de dar inveja. Não estão interessados em amor. Pelo menos, não por enquanto. O que eles querem é outra coisa, que seria de profundo mau gosto dizer em voz alta num brinde de Reveillon. Percebi então que estes desejos, além de serem vagos e repetitivos, não são sinônimo do que a gente realmente quer para os nossos amigos, que é a felicidade no dia-a-dia, todos os dias. Num exercício de observação, percebi que ela se encontra em pequenas coisas. Tão pequenas que às vezes nem percebemos, mas que no somatório, fazem nossos dias, meses e anos mais felizes. Então, que em 2015 você dobre a esquina sempre faltando quatro segundos para o sinal abrir. É a melhor sensação do mundo. Que a comida que você pediu chegue em menos de quinze minutos, e que o motoboy tenha troco. Que as pessoas parem na faixa para você. Que aquele vizinho que detona o som do carro e atrapalha a quadra inteira tenha que se mudar para Cacequi, Coronel Bicaco, Charrua ou Travesseiro, e seja comido vivo pelos nativos. Que quando você saque 100 reais no caixa eletrônico, saiam uma nota de cinqüenta, uma de vinte e três de dez, que é cientificamente a melhor combinação. Que em 2015 a sua geladeira não forme aquele pedrão de gelo lá atrás, te obrigando a molhar a cozinha inteira para descongelar. Que a Sky gato não trave na hora boa do filme. Que todos os bares e restaurantes que você freqüentar aceitem ticket, cheque ou cartão. Que o seu carro faça 14,8 quilômetros por litro na cidade. Que você vá para a praia e não chova a semana inteira. Que o Inter ganhe um título. O Grêmio também. Que todos os times sejam campeões, menos o Corinthians. Que 2015 seja um ano de pequenas alegrias, e que todas elas nos empurrem para ainda mais próximo dos nossos maiores objetivos. Seja feliz. Por qualquer coisa. A qualquer tempo. Com toda a intensidade.


6

POLÍTICA

Quase metade das prefeituras gaúchas terminará ano com contas para pagar Cerca de 46% das prefeituras gaúchas deverão deixar pendências financeiras para 2015, segundo um levantamento divulgado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na quarta-feira (17). A pesquisa elaborada entre os dias 1º e 15 de dezembro ainda aponta que, entre os passivos, está o atraso nas folhas de pagamento do funcionalismo de 22 municípios. De acordo com o levantamento da Famurs, todos os municípios pagarão o 13º dos funcionários, mas dois a cada cinco têm dívidas com fornecedores. As prefeituras também deixarão pendências na contribuição previdenciária dos servidores e no pagamento das contas de serviços gerais como água, luz e telefone. Segundo a entidade, em 2014, os municípios gaúchos acumularam prejuízo de R$ 581 milhões devido à queda nos repasses do FPM e na arrecadação do ICMS. O principal indicativo dessa contenção orçamentária é a realização de turno único, adotado por pelo menos 25% das prefeituras. Um quarto dos municípios reduziu salários, demitiu servidores de cargos de confiança e ainda cortou o pagamento de funções gratificadas.

JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

Deputado gaúcho é citado como suposto beneficiado de esquema na Petrobrás O primeiro delator da Operação Lava-Jato, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, citou 28 políticos que teriam se beneficiado do esquema de corrupção na estatal. Um deles é gaúcho: o deputado federal José Otávio Germano (PP). As informações são do jornal O Estado de São Paulo. A relação inclui parlamenJosé Otávio Germano tares que integram a base aliada do Palácio do Planalto, ministro, ex-ministro, governador e ex-governadores. Alguns dos nomes não haviam sido revelados até então. É o caso do governador do Acre, Tião Viana (PT), e dos deputados Vander Luiz dos Santos Loubet (PT-MS), Alexandre José dos Santos (PMDB-RJ), Luiz Fernando Faria (PP-MG) e José Otávio Germano. Entre os nomes citados, oito são políticos do PMDB, 10 do PP, oito do PT, um do PSB e um do PSDB. Alguns, segundo o ex-diretor de Abastecimento, recebiam repasses com frequência ou valores que chegaram a superar R$ 1 milhão – dinheiro que teria sido usado em campanhas eleitorais. Outros teriam recebido repasses esporadicamente.


JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

REPARA PEQUENOS AMASSADOS EM SEU AUTOMÓVEL SEM PRECISAR DE PINTURA

(54) 9969-9757 - (54) 9199-6087

GERAL

7

“Temos de nos preparar ainda melhor.” Dunga, sobre a Seleção Brasileira.

Rua Giácomo Foresti, 11 - centro - Marau/RS

Situação no Dona Angelina preocupa local já há alguns dias, sem A reportagem do JM terem sido espalhados soesteve no Bairro Angelina bre a via. Rodigheri na manhã desta No mesmo dia, a Sesegunda-feira (22), atencretaria de Cidade enviou dendo pedido dos moradoum caminhão ao local, res do local que reclamam onde foi espalhada uma das condições de tráfego De domingo para segunda, dez veículos atolaram ali carga de brita no leito da extremamente precárias. O trecho da Rua Rio Grande do Sul, em direção à via principal. Porém, nos acessos às ruas do bairro, Linha 25, esteve intransitável. Um grande atoleiro bem como nos acostamentos, nada foi feito. Os se formou no local devido às chuvas do final de montes de cascalho seguem sem serem espalhasemana. E, somente no domingo, foram nove veídos. A Secretaria Municipal de Habitação, em parculos de passeio e um ônibus que acabaram ceria com a Secretaria de Cidade, trabalha para atolando no trecho. A indignação dos moradores providenciar a pavimentação das ruas do Dona se deve ao fato de montes de cascalho estarem no Angelina para o mês de janeiro.

Câmara aprova nomenclatura de novas ruas do município Quatro projetos de lei de autoria do vereador Anderson Rodigheri foram aprovados na noite de segunda-feira (22), na Câmara de Vereadores de Marau, eles denominam as ruas M, F, G e O do loteamento Villa Bela, na saída para a comunidade de Nossa Senhora do Carmo. O primeiro projeto a ser votado foi o 128/2014, que denominou a rua M com o nome de Otto Gehlen. O parecer da relatora Bete salienta que o homenageado “foi uma pessoa muito generosa, sempre praticou o bem, auxiliando as pessoas mais necessitadas, sendo justa e meritória a referida homenagem que ficará eternizada no mapa do nosso Município”. O segundo projeto, de número 130/2014, denominou a rua F como “Rua Adroaldo Falkembach Reveilleau”. Novamente com a relatoria, a vereadora Bete salientou a ampla biografia do homenageado, advogado e membro da primeira legislatura do município e membro da comissão de emancipação de

Marau. O projeto de lei 131/2014 foi o terceiro a ser votado, e denomina a rua G em homenagem a João Lopes de Oliveira. O relator Nego Vedana salientou em seu parecer que o homenageado “dedicou-se ao serviço público, atuando como Vereador e Subprefeito. Deixou sua marca também na saúde, salvando vidas e prestando serviço de primeiros socorros a população”. A rua O foi batizada de “rua João Busnello”, através do projeto de lei 133/2014. O projeto que homenageia o popular Joãozinho 34 teve relatoria da Cofcei, e parecer do vereador Nego Vedana. Nele consta: “Deixou lembranças na classe dos caminhoneiros, na área empresarial, enfim, em todos os marauenses que tiveram a oportunidade de conhecê-lo”. A votação dos projetos foi acompanhada por familiares e amigos dos homenageados. Todos eles foram aprovados por unanimidade do plenário.

Sorvete em Cuba Para um ano em que o Carnaval aconteceu em março, com Copa do Mundo e eleição para presidente, até que 2014 foi agitado. Tem um amigo meu que não para de rir com esses casos de corrupção na Petrobras. Eu não entendo, mas ele diz que essa história toda tem muita Graça! E a maracutaia na Confederação Brasileira de Vôlei? A Controladoria Geral de União apontou irregularidades em contratos firmados entre a CBV e seus patrocinadores. Teve gente ganhando um dinheirão sem fazer nada! É que os dirigentes da entidade apenas adaptaram para suas habilidades os fundamentos básicos do vôlei: sacar e receber. O senador Aécio Neves foi derrotado na eleição para presidente em Minas Gerais, estado que governou por dois mandatos. Até parece que o slogan entre os mineiros era Aécio “Never” para a Presidência! Durante a campanha que resultou em sua reeleição, a presidente Dilma Roussef alertava para a sanha privatizadora do PSDB. Pois na Petrobras o PT inventou um modo de gestão nunca antes visto na historia do país: a privaPTização de uma empresa. Essa discussão de esquerda e direita precisa ser mais detalhada. Não há soluções mágicas em nenhum dos lados. Quem se destaca na esquerda? E como definir um bom exemplar na direita? A verdade é que temos poucas opções para as laterais de seleção brasileira, né? Pensou que eu tava escrevendo sobre o quê? Eu preciso fazer esse trocadilho: de tantos gols que sofreu na Liga dos Campeões da Europa, o campeão bielorrusso Bate Borisov passará a se chamar Apanha Borisov (xinga, xinga!)! E os Estados Unidos resolveram reatar as relações diplomáticas com Cuba. O governo socialista da ilha vende sorvete por um centavo. Agora que os EUA vão invadir a ilha com seu capitalismo selvagem, há rumores que a Kibon tem interesse nesse mercado ávido por novos sabores. É certo que os governantes cubanos vão querer uma casquinha desse negócio e já pensam em uma parceria estatal com a empresa. Eles já bolaram até o nome, que mistura a primeira sílaba de Cuba e a segunda de Kibon. E aí, o que achou do efeito sonoro? Não repita em voz alta, por favor! Até o ano quem vem!




Suplemento da edição 910 do JM/Jornal de Marau

2

Tablets e smartphones à noite prejudicam o sono CIRURGIA PLÁSTICA Cleiton Alam

3342-3756

DERMA TOLOG IA CLÍNI CA ERMAT OGIA CLÍNICA Odair Nardi

3342-3756

FIS APIA FISIIOTER TERAPIA Reabilitare

3342-2483

FO NO AUD IA FONO NOA UDIIOLOG OGIA Franciele Piccoli Shana Mezzomo

3342-1565 3342-1565

GINE CO LOG IA INECO COL OGIA Alesandro Reginato

3342-9426

L ABO R ATÓRI OS ABOR RIOS Bio Marau

3342-4727

MEDICINA INTERNA Raul de Carvalho Prestes

3342-3246

ODO NT OLOG IA DONT NTO OGIA Cidiane Spolti Douglas Tibola Eduardo Betinelli Flávio Durigon Júlio César Borella Borges Jonas Tibola Odontoclin

3342-3008 3342-8328 3342-3153 3342-1120 3342-1251 3342-3008 3342-8618

OTORRINO L ARINGO LOG IA RRINOL ARINGOL OGIA Erick Pinto

3342-1565

PED IA TRIA PEDIA IATRIA Roselaine Prestes

3342-3246

PS LOG IA PSII CO COL OGIA Cláudia Trentin Lampert Francinete Oneda Mônica Ballardin

3342-8618 3342-3455 3342-1643

UR OLOG IA URO OGIA Márcio Turra

3342-2100

HOSPITAL Cristo Redentor

3342-9400

Ler livros digitais antes de dormir pode prejudicar o sono e ter efeitos negativos sobre a saúde, segundo uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos. Um grupo de pesquisadores da universidade comparou o efeito da leitura de livros de papel e de leitores digitais (e-readers) antes de drormir. Eles verificaram que as pessoas que haviam lido livros digitais levavam mais tempo para adormecer e tinham um sono de pior qualidade. Como consequência, se sentiam mais cansados ao acordarem na manhã seguinte. Segundo os pesquisadores, a explicação estaria na luz emitida pelos e-readers, que podem interferir com o relógio biológico. Nosso corpo se guia pela luz para diferenciar o dia e a noite e determinar seu ritmo. Mas a luz azul, faixa de onda comum em smartphones, tablets e luzes LED (presentes em alguns tipos de TV, por exemplo), é capaz de interferir com o relógio biológico. A exposição à luz azul à noite pode desacelerar ou impedir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono. Obesidade, diabetes e câncer A pesquisa de Harvard deixou 12 pessoas dentro de um laboratório por duas semanas. Eles passavam cinco dias lendo livros em papel e outros cinco dias lendo em um iPad. Exames de sangue periódicos mostraram que a podução de melatonina era reduzida quando as pesso-

as liam no tablet. Essas pessoas também demoravam mais para adormecer, tinham menos sono profundo e se sentiam mais cansadas na manhã seguinte. "A luz emitida pela maioria dos e-readers brilha diretamente nos olhos do leitor, enquanto em um livro em papel ou no Kindle original, o leitor somente está exposto à luz refletida das páginas do livro", disse à BBC o coordenador da pesquisa, Charles Czeisler. Segundo ele, o prejuízo ao sono também afeta a saúde. "A deficiência de sono já foi relacionada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, doenças metabólicas como a obesidade e diabetes e ao câncer", diz Czeisler. "Por isso, a supressão da melatonina verificada nos participantes do estudo nos preocupa", afirma. Preocupação com adolescentes Para a pesquisadora Victoria Revell, que estuda o impacto da luz sobre o corpo na Universidade de Surrey, no Reino Unido, deveria-se recomendar que se reduza o uso de dispositivos que emitem luz à noite, "particularmente entre os adolescentes, que costumam usar seus telefones e tablets até tarde". Os adolescentes têm naturalmente um relógio biológico noturno, que faz com que eles sejam lentos em acordar pela manhã e fiquem acordados até mais tarde à noite. Czeisler diz que há "preocupação especial" com os adolescentes que já têm deficiência do sono e ainda são forçados a acordar cedo para ir à escola.


Suplemento da edição 910 do JM/Jornal de Marau

3

Novos tratamentos dentários prometem eficiência e menos dor Os avanços tecnológicos têm trazido inúmeras vantagens para a saúde em geral. E a odontologia tem sido uma das que mais tem aperfeiçoado seus tratamentos. É possível, por exemplo, colocar implantes em uma pessoa que perdeu todos os dentes, uma reabilitação que, há alguns anos, levava cerca de seis meses ou mais, e, hoje, pode ser resolvida em um dia. “Antigamente eram poucos os tratamentos oferecidos para tratar um dente. Qualquer fratura ou episódio de dor levava o paciente a extrair o dente. Por isso, muitas pessoas usavam dentaduras. Hoje, é possível tratar um dente que apresenta uma fratura ou uma alteração de cor de forma rápida e indolor”, diz André Martins Camargo, cirurgião-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein. O especialista listou alguns avanços tecnológicos que estão revolucionando os tratamentos dentários e trazendo melhores resultados para os pacientes. TENS: Própria para o tratamento de dores orofaciais de origem muscular, articular e neuropática, a TENS é uma modalidade terapêutica relativamente econômica, segura e não invasiva. Ela é uma eletroestimulação transcutânea do nervo que promove o alívio da dor. Laser de baixa potência: Esse laser promove efeitos benéficos de caráter analgésico, anti-inflamatório e cicatrizante que interferem diretamente no processo de reparo de lesões como aftas, herpes labiais, hipersensibilidade dental e feridas pós-operatórias. “O laser de baixa potência não tem efeito curativo, mas reduz o edema e minimiza a sensação de dor, além de favorecer de maneira bastante eficaz a reparação tecidual da região lesada com a bioestimulação celular”, diz André. Snap on: Esse tratamento foi criado nos Estados Unidos devido à necessidade de alterar os sorrisos dos atores de forma rápida e sem prejudicar os dentes. É um tipo de prótese removível colocada sobre os dentes. Ela não cobre o palato nem usa grampos para ficar retida aos dentes remanescentes. Sua forma de retenção se dá pelo mecanismo de fricção sem tocar nas gengivas. “Não é necessário realizar nenhum tipo de preparo, alteração da estrutura dentária e

cimentação. E o paciente precisa remover a prótese toda vez que for realizar a higienização bucal”, diz o especialista. Anestesia computadorizada: Ela controla a velocidade de aplicação e da dosagem no momento da anestesia. Esse controle garante um aumento significativo na segurança fisiológica e no conforto do paciente. Aparelho ortodôntico autoligado: Nesse sistema os braquetes não necessitam de borrachas para serem presos ao arco do aparelho, pois eles mesmos possuem um clipe que prende o fio na peça. Suas vantagens: reduzem o tempo de atendimento ao paciente, o tempo de tratamento, permitem intervalos maiores entre as consultas, distribuem de forma uniforme a força, além de serem mais higiênicos. Raio X digital: Nessa técnica, em vez de utilizar um filme radiográfico, o dentista utiliza um sensor para captar a imagem. Esse sensor transmite a imagem para o computador e o dentista visualiza a imagem imediatamente. A vantagem desse equipamento é que o profissional não precisa passar pelo processo de revelação do filme radiográfico, em que, muitas vezes, o re-

sultado não é satisfatório. “Ele pode aumentar ou diminuir o contraste, escurecer ou clarear a imagem sem precisar expor o paciente a uma nova tomada radiográfica”, diz André. Scanner Intra Oral: Quando o paciente precisa colocar uma prótese, ele passa por procedimentos de moldagem que muitas vezes trazem desconforto, ânsia de vômito e, se o resultado não for satisfatório, é preciso repetir a técnica. Com esse scanner, a imagem captada pode ser enviada pelo dentista para um laboratório de prótese via e-mail. Esse laboratório, por meio de um software, pega a imagem e transfere para uma impressora 3D e, assim, o trabalho protético é confeccionado. Dental Smile Design (DSD): Como o nome já diz, é um planejamento dental. Com a análise de imagens e filmes em alta qualidade e das proporções faciais e dentais do paciente, é possível redesenhar o sorriso que se deseja com um software e mandar fazê-lo no laboratório de prótese. Ou seja, agora a prótese pode ser personalizada. Lentes de Contato: São lâminas de porcelanas muito finas (0,2 mm de espessura) que são adaptadas sobre a superfície dos dentes por meio de um sistema de colagem (adesivo). O tratamento com lentes de contato requer pouco ou nenhum desgaste do dente. Ela pode ser indicada para recuperação da estética dentária ou fechamento de espaços entre os dentes (diastemas).


Suplemento da edição 910 do JM/Jornal de Marau

4 Maquiagem - Noivas Penteados - Colorações Massagem - Heiki

(54) 9134-8962 e (54) 3342-3735

Estudo comprova que combinação genética determina altura Preocupado por ser menor que seu irmão? Culpe a combinação genética herdada dos pais, dizem especialistas ingleses. Sempre se perguntou porque é o menor integrante da família? Estudiosos da University of Exerter, da Inglaterra, têm a resposta: eles descobriram que os irmãos e irmãs menores simplesmente têm um lote maior de algumas das combinações genéticas que interferem na altura. Ou seja, têm mais "genes pequenos" do que os outros familiares. As informações são do site inglês Daily Mail. "Identificamos aproximadamente que 700 variações genéticas estão envolvidas com a altura", diz Tim Frayling, responsável pelo estudo. Além disso, a pesquisa concluiu ainda que uma dieta melhor é responsável apenas em 20% dos casos por sermos maiores que nossos ancestrais. A genética

l Estética capilar, facial e corporal. l Manicure e pedicure. l Maquiagem. l Design de sobrancelha e micropigmentação. l Curso de automaquiagem vip. l Maquiador profisssional.

Rua Anchieta, 681 - Esquina do Mercado Foiatto

3342-1087 e 9670-0488

Baillar e Studio SSer er CCentro entro de Danç as e FFitnes itnes Danças itnesss estendem suas atividades de ballet clássico infantil para Marau junto à Clínica Dicorp

INFORMAÇÕES: Clínica Dicorp Marau: 3342-6881 Carina: 9983-2420 Baillar Passo Fundo: 3313-6334

Psicanálise e Psicoterapia

ainda domina nos outros 80% deles. "O resultado tranquiliza os pais sobre possíveis problemas de crescimento dos filhos, como má alimentação e pouca atividade física. Talvez os menores tenham apenas uma combinação genética diferente em relação à altura", afirma o especialista. O estudo é o maior deste tipo no mundo - avaliou 250 mil europeus - e concluiu que as variações genéticas são a causa de mais da metade da variação de altura entre gerações, familiares e comunidades de países diferentes. Segundo a pesquisa, isso comprova que o ambiente não é responsável por todas as mudanças radicais do corpo e que não é possível mudá-lo totalmente, já que as combinações genéticas determinam, e muito, aspectos da saúde, comportamento e outros tantos aspectos físicos e psicológicos.


Suplemento da edição 910 do JM/Jornal de Marau

5

Mitos sobre a visão Ler dentro de um carro em movimento faz mal à vista? Entortar os olhos também é uma brincadeira que deve ser evitada, já que a ação pode causar estrabismo, não é mesmo? Essas são somente algumas lendas sobre a visão, as quais evitamos fazer para não prejudicá-la. Mas será que esses mitos que rondam os olhos realmente são verdade? Oftalmologistas desvendaram algumas lendas, fique de olho: Mito 1: Leitura em movimento traz problemas à visão leitura em movimento O mal-estar é comum na maioria das pessoas que se aventura a ler dentro de um veículo em movimento. Segundo o oftalmologista Renato Dias, o desconforto acontece porque tem gente mais vulnerável à mudança constante da distância focal, ou seja, à variação da distância entre os olhos e o papel causada pelo movimento do carro. Porém, a náusea sentida por essas pessoas não interfere em nada do poder da visão e tampouco provoca descolamento da retina. O especialista garante que a afirmação não passa de crendice popular. Mito 2: Leitura no escuro é prejudicial Ler em locais com pouca luminosidade está longe de piorar doenças como miopia, hipermetropia, astigmatismo etc, tampouco “forçar a vista”. O que pode acontecer, segundo o oftalmologista Osmar Assae, é a fadiga, ou seja, sensação de cansaço dos olhos, já que é preciso forçá-los mais para enxergar. “O que se recomenda é apenas não permanecer muito tempo com o foco de visão em um mesmo objeto próximo, já que isso causa dor de cabeça e sensação de baixa visão”, aconselha o especialista. “O ide-

al é fazer pequenas pausas durante a leitura.” Mito 3: Entortar os olhos causa estrabismo A brincadeira de criança costuma ser boicotada pelos pais, preocupados com as conseqüências à visão dos pequenos. Mais uma bobagem, de acordo com o oftalmologista Renato. Ele diz que a musculatura externa dos olhos é usada constantemente nos movimentos para enxergar de um lado para o outro. Por isso, o exercício de aproximar as pupilas não oferece riscos. Mito 4: Deixar de usar os óculos força a vista e aumenta o grau dos óculos Quando o problema de visão já foi diagnosticado e os óculos são recomendados, logicamente que seu uso é necessário. No entanto, esquecer o acessório para realizar tarefas que exigem bastante da vista, como ler ou assistir à televisão, não faz com que o grau dos óculos aumente. A pessoa pode sentir um desconforto maior e sintomas como dor de cabeça, ardor nos olhos, vermelhidão ocular e lacrimejamento. Mas o problema não se agravará, completa o especialista Renato Dias. Mito 5: Tablets deixam a vista cansada? Ler em tablets (como iPad) também não pode ser considerado um mau hábito, pelo contrário: o oftalmologista Osmar Assae vê esses gadgets como aliados da boa leitura, já que a função “zoom” permite aumentar as letras, o que confere melhor visualização, além da possibilidade de ajustar a iluminação ao seu conforto. É importante lembrar, apenas, de fazer pequenas pausas, já que o esforço repetitivo para visualizar imagens em curta e média distância causa o

ressecamento da vista. Uma pessoa pisca os olhos, em média, 20 vezes por minuto, enquanto em frente ao eletrônico pisca apenas de seis a sete vezes. Mito 6: Assistir à televisão ou ler por horas seguidas faz com que a vista fique cansada O oftalmologista Renato Dias afirma que não existe relação entre hábitos visuais e o início da presbiopia, a famosa vista cansada. O problema é notado a partir dos 40 anos de idade e caracterizado pela dificuldade em ler de perto. É comum as pessoas que sofrem com a presbiopia sentirem necessidade de afastar o papel para conseguir ler, nota o especialista. Renato informa que a solução é usar óculos de leitura. Já quem passa horas em frente à TV ou lendo um livro, pode ter um cansaço visual, variando com o tempo de leitura e com a distância do livro ou da televisão. Quando o paciente já é adepto dos óculos por causa de algum problema específico na visão e o grau do acessório não estiver adequado, o cansaço também pode acontecer. No entanto, o mal-estar é diferente do problema que acomete pessoas de meia-idade. Para driblar o inconveniente, o especialista aconselha a realizar uma higiene visual. Nada mais do que dar intervalos de cinco a 10 minutos a cada hora de leitura ou do uso do computador, por exemplo. Mito 7: Leitura na praia é permitida? A luz da praia exige mais cuidados. Essa luminosidadeleitura na praia excessiva, segundo o oftalmologista Wagner Ghirelli, pode gerar degenerações na retina. Por isso, a leitura exige óculos escuros ou, pelo menos, um boné para proteger os olhos da luz intensa.


6

Suplemento da edição 910 do JM/Jornal de Marau

Papagaio-Charão O papagaio-charão (Amanzona petrei) é um dos menores papagaios brasileiros, com aproximadamente 32 cm de comprimento, pesando em média 280g. A maior parte de sua plumagem é verde, porém, destaca-se uma máscara vermelha que nos adultos se amplia até a região dos olhos. A coloração vermelha também é observada no encontro das asas e nas polainas das patas. É possível distinguir o sexo do papagaio-charão pelo fato de o macho apresentar maior extensão na coloração vermelha, tanto na cabeça quanto nas asas e possuir porte maior quando comparado com as fêmeas. Essa espécie é típica do sul do Brasil, pois está fortemente associada às florestas de araucária do norte do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina durante o período de amadurecimento das sementes do pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia), entre março e julho, pois o pinhão é um dos principais componentes de sua alimentação. Nos demais meses do ano, eles migram principalmente para o nordeste, centro e su-

deste do Rio Grande do Sul, ocupando pequenas áreas florestais conhecidas por capões de mato, em meio a áreas abertas, constituídas por campos ou lavouras, se alimentando de frutos, sementes, folhas e flores de várias espécies de plantas nativas e algumas exóticas. O papaguaio-charão utiliza a cavidade de árvores para nidificar. Tanto o macho quanto a fêmea participam da alimentação dos filhotes. Reproduzem-se uma vez por ano e permanecem fieis um ao outro. Está considerado como ameaçado de extinção no Rio Grande do Sul, e o principal fator para essa estatística foi a grande destruição das florestas com araucária e a captura dos filhotes nos ninhos para servirem como animal de estimação, o que ainda ocorre. É preciso preservar o papaguai-charão, uma espécie típica do nosso estado, não comprando esses animais. Ele se torna muito mais bonito enfeitando nossas matas e campos do que uma gaiola no fundo de nossas casas. VENDE-SE FILHOTE DE BORDER COLLIE (COM REGISTRO)

Nome: Luna Proprietária: Pâmela Morais Bianchi




GERAL

JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

9

“Tudo caminha para anulação”, diz secretária sobre concurso

Adriana Brocco esteve na Câmara de Vereadores prestando esclarecimentos

A Secretária Adriana Brocco, da pasta de Administração, Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Marau, esteve na sessão da Câmara de Vereadores da semana passada, convocada pelos vereadores a prestar esclarecimentos sobre o concurso público realizado em 2014 pelo município, e que está sob suspensão. Segundo a Secretária, compareceram quatro empresas para a licitação que contrataria a responsável pela organização do certame. Todas elas foram habilitadas e o processo foi homologado para a IDRH Concursos no valor de 40 mil reais. “Depois disso levantaram-se algumas notícias, mas procuramos e não encontramos nada que desabonasse a empresa”, ressaltou a Secretária. Ela salienta que foi pedido, com bastante antecedência, para que não se repetissem as provas da manhã à tarde, além de outros fatores a serem considerados. “Tudo transcorreu dentro da normalidade no dia, mas naquela noite iniciou-se um problema na correção, um grande número de reprovados. A empresa tinha tabulado a correção diferente do que estava no edital”, explicou Adriana. A empresa tabulou a correção para reprovar todos os que acertassem menos de 60% de toda a prova, enquanto no edital constava-se pesos diferentes para cada matéria. Adriana ainda argumenta que a comissão organizadora da prefeitura não olhou a prova antes da aplicação, somente na segunda feira posterior

ao concurso, quando verificou-se questões iguais nas provas da manhã e tarde. Neste momento já foi cancelada a prova da tarde. Os recursos recebidos, foram examinados pela banca da própria empresa. “Não havia parâmetro para deferimento dos recursos e as respostas não eram fundamentadas”, diz a Secretária. “Neste momento entendemos que era melhor suspender o concurso e instaurar um processo administrativo para verificar o que a empresa tinha de responsabilidade nestes casos”, conclui. Os problemas estavam só começando. “A empresa mudou de endereço, as notificações por correio voltavam. Descobrimos o endereço atual. O correio verificou que eles receberam a intimação. Mas já posso adiantar que tudo está andando para a anulação do processo”, informa. Se caso a anulação ocorrer, o segundo colocado na licitação será consultado, e conseguindo a negociação, será reaberto um novo processo, desde o início. Os valores das inscrições daqueles que não quiserem prestar o novo concurso será devolvido. O prazo para a empresa se pronunciar acabou no dia 22 de dezembro, segunda-feira. A prefeitura não informou nada a respeito no decorrer desta semana. Adriana ainda informa que o concurso teve 3174 inscritos – cerca de 2700 candidatos compareceram para a realização das provas. “a banca recebeu 229 recursos. Foram praticamente mais recursos do que aprovados. Ali verificamos que deveria haver algum problema”, conclui Adriana.



JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

Marau ausente do Fundopem O Programa Fundopem RS (Fundo Operação Empresa) fechou os últimos quatro anos (2011-2014) com incentivos fiscais num montante que soma R$ 4,2 bilhões. Os 10 municípios por ordem de recursos para investimentos são: 1º Sapucaia do Sul, 2º Guaíba, 3º Passo Fundo (Fábrica de Guindastes), 4º Cruz Alta, 5º Panambi (Tecnometal), 6º Carazinho (Nestlé Bebidas), 7º Santa Cruz , 8º Seberi (Alimentos), 9º Montenegro, 10º Dois Irmãos (Herval Móveis) . Faz horas que ninguém investe aqui e nem leva investimentos com Fundo Operação Empresa.

Rodoviária ainda não Enquanto ela não vem, e está demorando demais, pelo menos serve de abrigo para família de índios que tentam vender sua produção no período de Natal. É até bonito de ver a felicidade deles, um ao lado do outro, grandes e pequenos na confraternização. Não se queixam de nada, coisa tão comum de quem tem tudo. Foi preciso um empresário de Ernestina, para apostar na atividade de administrar a Rodoviária que não temos. Aliás, não temos Câmara, Prefeitura, cinema... e pouco governo.

Novamente o DIAP As chuvas do final de semana expuseram a situação calamitosa das ruas do Distrito Industrial Angelino Pilatti. Os empresários ainda esperam o cumprimento de uma das principais promessas de campanha do prefeito Josué: o asfaltamento total do lugar. Curiosamente, a rua em pior estado de conservação passa justamente em frente à empresa do presidente do partido do prefeito. O que será que ele teria a dizer?

Ginásio em Gentil: O município vizinho está em festa pela nova e imponente obra pública lá realizada. Por dois motivos: primeiro, porque inaugurar obras faz bem para o ego de uma comunidade. E segundo porque os acirrados jogos de futsal terão um palco digno. O confronto inaugural entre ATF de Tapejara e Guarani de Camargo só prova que Marau perde tempo em não procurar alternativas para investir novamente neste esporte que atrai não apenas os marauenses, mas toda a região que tem apenas no Guarani seu representante nas três séries profissionais.

OPINIÃO

11

JM na História Como nosso editorial já explicou, Carlito Silvestri foi o primeiro jornalista gaúcho a falar ao vivo de Havana no restabelecimento das relações democráticas entre Brasil e Cuba. Mesmo a Zero Hora dizendo o contrário. Esta primazia, com muita justiça, pertence ao interior do estado. Esta notícia foi publicada no Jornal de Marau, à época:


12

SEGURANÇA

JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

Grupo é flagrado furtando no comércio marauense

Brigada Militar intensifica fiscalização no trânsito

Um grupo de quatro pessoas – um homem e três mulheres – foi preso pela Brigada Militar na tarde desta segunda-feira (22), enquanto tentava furtar roupas em uma loja de Marau. As atendentes de uma loja na rua José Fuga, parte norte da cidade, suspeitaram da atitude de um homem e duas mulheres no interior do estabelecimento, e chamaram a polícia. Ao perceberem o contato das funcionárias com o 190, as mulheres deixaram o local. Ao chegarem no estabelecimento, os policiais capturaram o homem e, ao chegarem em seu veículo, ainda encontraram uma senhora esperando no local, com mais objetos furtados anteriormente, em uma livraria e uma loja de confecções na Avenida Julio Borella. Dos quatro, apenas a terceira mulher possui antecedentes criminais, por furto. As duas mulheres que estavam na loja foram surpreendidas na rua João Posser, onde pegariam ônibus para Passo Fundo. Uma delas é menor de idade. Os quatro envolvidos são da cidade vizinha. As proprietárias da livraria e da loja de confecções – onde o grupo obteve sucesso nos furtos, reconheceram dezenas de objetos roubados: mais de trinta peças de roupas, e outras dezenas de brinquedos. Até um papai Noel de chocolate estava na bolsa portada pelas mulheres. O veículo que o grupo tripulava, um Ford Fusion com placas de Passo Fundo, foi recolhido.

Na última sexta-feira (19), a Brigada Militar intensificou a fiscalização do trânsito em Marau. Além de abordagens em veículos, a blitz policial teve por objetivo realizar a apreensão de armas e drogas. Bem como, identificação de pessoas foragidas do sistema prisional, sendo que a ação foi realizada em diversos pontos da cidade. Na ocasião, foram identificadas 130 pessoas, 89 veículos fiscalizados, resultando em 10 veículos autuados, uma motocicleta recolhida, duas pessoas presas por porte ilegal de arma e posse de entorpecente e um foragido da Justiça. Além do que foi apreendido um revólver calibre 38 e dois gramas de maconha. Para operação foram utilizadas oito viaturas e 25 policiais militares de Marau, Vila Maria, Camargo, Nova Alvorada, Casca, São Domingos do Sul e Gentil.

ALUGA-SE! Apto de 3 dormitórios na Rua Lauro R.Bortolon, 206, Ed. Borges, em frente à praça central, Dr. Elpídio Fialho. MUITAS OUTRAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS!

Júlio César B. Borges Corretor de Imóveis CRECI - 38.042-F

E-mail: jcborgesimoveis@hotmail.com Fones: (54) 3342-0873 - (54) 9981-0615 Rua Lauro Ricieri Bortolon, 218 - Sala 102 Centro - 99150-000 - Marau/RS


JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

SEGURANÇA

13

BM recupera três veículos furtados em Marau

Operação Molotov: PC movimenta bairro Casulo

A Brigada Militar localizou na última quarta-feira (17) três veículos que haviam sido furtados em Marau durante aquela madrugada. Um dos veículos, um Fiat Uno, azul, Um dos veículos foi completamente desmontado, placa IBL 2356 de apenas a carcaça foi recuperada Marau que havia sido furtado do Bairro Planalto, foi localizado próximo ao matadouro municipal. No interior do veículo foram encontradas caixas de cerveja e refrigerante, o que indica que seja material furtado do salão da comunidade de Cachoeirão, que foi alvo de arrombamento durante a madrugada. Outro veículo, um Gol, prata, placa IGN 0236 de Marau que havia sido furtado próximo a BRF suínos na Avenida Presidente Vargas, foi encontrado por volta das 16h pela BM, em lavoura entre as comunidades de Três Passos e Tope. Somente o chassi foi localizado, pois rodas, pneus, motor e estofamentos foram retirados do veículo. O terceiro veículo que estava em situação de furto, uma camionete Chevy, placa IBL 7481 que foi furtada na Rua Zeferino Filippi, no Jardim do Sol. Porém, o sistema que impede funcionamento do veículo fez com que fosse abandonada a algumas quadras do local o furto.

A Polícia Civil realizou na tarde de sexta-feira (19), a operação denominada “Molotov”, no bairro Casulo, em Marau. Oito viaturas e mais de trinta agentes estiveram envolvidos, Ação foi realizada simultaneamente em Marau e Vanini sob o comando do delegado Norberto dos Santos Rodrigues. A movimentação iniciou por volta das 18h, e cinco residências foram averiguadas, em busca de armas, drogas e foragidos. Segundo o delegado, nenhum mandado de prisão estava expedido, porém, alguns foragidos da justiça foram procurados, mas não encontrados. A Polícia Civil de Marau investiga alguns crimes correlatos, entre eles, uma tentativa de homicídio, um incêndio (ocasionado pelo uso de Coquetel Molotov, daí o nome da operação), ameaça, posse ilegal de arma, agressão e outros. A mesma operação foi realizada por uma equipe de Casca, com auxílio de policiais de Guaporé e Serafina Corrêa, no município de Vanini, onde uma residência foi averiguada. Ninguém foi preso. Em Marau, além do efetivo local, policiais civis e agentes da DEFREC, de Passo Fundo, também participaram da operação. Segundo a Polícia, os bairros Fátima e Casulo presenciam, às noites, diversos disparos de arma de fogo, e um dos objetivos da operação é evitar que possíveis crimes mais graves, como homicídios, venham a ocorrer.

Delegacia de Polícia de Marau Polícia Civil realiza operação recebe três novos policiais de combate ao tráfico A Polícia Civil realiza desde a madrugada desta terça-feira (23), a Operação Carreiro, com o intuito de coibir a prática de tráfico de drogas. Pelo menos 60 policiais de Serafina Corrêa, Marau, Passo Fundo, Guaporé, Ernestina, Tapejara e Casca realizam os trabalhos. Os mandados de prisão são destinados a Serafina, Marau e Guaporé. Seis pessoas foram presas. Cinco delas em Serafina, além de uma mulher em Marau. Além das prisões, outros nove mandados de apreensão foram cumpridos. As investigações vinham ocorrendo há seis meses. A mulher de 22 anos foi presa pela Polícia Civil de Marau em uma casa noturna próxima ao trevo Sul do município, saída para Vila Maria. Ela seria companheira do proprietário da casa noturna. Além da prisão, foram apreendidos um telefone celular e R$ 3 mil em dinheiro.

Já estão desempenhando atividades três novos policiais civis nomeados no começo da semana passada para trabalhar na Delegacia de Marau. Os policiais foram apresentados na última quarta-feira (17), quando iniciaram o trabalho nos setores em que foram designados. Gustavo Dalalba, 30 anos, natural de Passo Fundo vai trabalhar com plantonista, Daltro Andre Schroffer Gunzel, 29 anos, de Porto Xavier, vai desempenhar atividades em um dos cartórios da DP. Já a passofundense, Barbara Giane Marcio, 30 anos vai atuar o setor de Investigação. Os três policiais foram formados na Academia de Polícia na quinta-feira, dia 11 de dezembro em Porto Alegre. Como os novos policiais a Delegacia de Polícia de Marau tem efetivo de 12 policiais. O Delegado Norberto dos Santos Rodrigues afirma que o reforço no efetivo vai minimizar a sobrecarga de atividades. Contudo, entende que o número mínimo de agentes para atender a demanda da DP seria de 15 policiais.


14

GERAL

JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

Grupo indígena está acampado na estação rodoviária de Marau

Indígenas da tribo Kaingang, oriundos de Nonoai estão acampados na Estação Rodoviária de Marau desde quinta-feira, 18. São 14 pessoas, dentre elas 11 crianças com idades entre um e 10 anos. A reportagem da Vang procurou os índios para questionar os motivos de estarem ocupando o espaço em Marau. Segundo o líder, conhecido como Marques, o objetivo do grupo é "fazer o Natal das Crianças", conseguindo roupas e doces. Marques ainda disse que a escolha por Marau se deu pela beleza da praça. "A praça é bem bonitinha e ainda tem aquele tratorzinho que leva as crianças e eles gostaram muito", disse. O grupo deve permanecer no município até o Natal. Depois devem seguir de volta à Nonai ou para outra cidade próxima. Os indígenas ainda pedem a contribuição da comunidade com alimentos e fraldas.

SMMAST apresenta plano de reestruturação de trânsito O responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Segurança e Trânsito, Álvaro Trentin, capitaneou na manhã desta segunda-feira (22) uma reunião sobre o Plano de Reestruturação de Trânsito no município. O ato serviu para que as entidades convidadas pudessem opinar sobre as mudanças propostas no estudo, e sugerir novas alterações na parte central da cidade. Das mudanças apresentadas pela SMMAST, a mais significativa é a adoção do sistema binário para as ruas centrais (onde uma delas segue em um sentido, e a imediatamente posterior segue em sentido contrário). A adoção do sistema será gradativa, iniciando pela parte norte. Assim que o sistema for adotado, as mãos das ruas entre a Bento Gonçalves e a Santo Marchetto serão modificadas. Sendo que a Gilda Fialho fluiria apenas de oeste para leste (em direção à Julio Borella), a Reinoldo Matte de Leste para Oeste (em direção à Padres Capuchinhos), e assim por diante. Na segunda fase, o sistema será adotado na parte sul, da rua Rui Barbosa até a rótula sul, na junção das avenidas Julio Borella e Barão do Rio Branco. A terceira fase seria na área central, onde o sistema já é parcialmente binário, necessitando apenas a inversão da mão da rua Duque de Caxias. A rua Bento Gonçalves seguirá sendo de mão dupla. Quanto às avenidas, segue sendo estudada a melhor maneira de tráfego. Dois semáforos também seriam implantados: nas esquinas da Presidente Vargas com a Bento Gonçalves e com a Darwin Marosin. O Estacionamento rotativo também foi discutido, e a implantação depende de licitação. Segundo o secretário, a discussão se estenderá por mais um tempo, mas nos próximos meses deverá ser implantado o sistema binário, e efetivados os processos licitatórios para a compra os equipamentos necessários, tanto para os semáforos, como para o estacionamento rotativo.


JORNAL DE MARAU | QUARTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014

ESPORTE

15

Gentil inaugura novo ginásio Neste sábado (20), a administração municipal de Gentil inaugurou o novo Ginásio Poliesportivo do município. A solenidade, que iniciou por volta das 19h30min, contou com presença da comunidade gentilense e autoridades da região. Após o ato oficial, uma jogo amistoso marcou o início das atividades no novo ginásio. A partida aconteceu entre as equipes profissionais de futsal da ATF de Tapejara, que disputa a Série Prata, e Guarani de Camargo, que joga a Bronze. A equipe Camarguense venceu a partida por 4 x 2, com

gols de Peretto (2), Kiko e Zé Renato. Depois da inauguração, a nova obra também foi palco de um Campeonato Regional nas categorias masculino e feminino.

Futsal feminino do Palma conquista mais um título No domingo (14), a equipe feminina de futsal do município de Santo Antônio do Palma esteve na cidade de Montauri disputando a final do Campeonato Regional. Na disputa, CMD Palma enfrentou o time da AGE de Guaporé num jogo muito equilibrado, vencendo pelo placar de 4x3. Além do título de Campeãs, a equipe feminina do CMD Palma, também trouxe o troféu de Goleadora do Campeonato, conquistado pela atleta Karim Valiatti, que marcou 15 gols. Sendo assim, a equipe encerra o ano, Time conquistou cinco dos seis campeonatos que disputou como seu melhor desempenho da história, o qual, de 6 campeonatos regionais, venceram 5; de bom, mas o melhor de tudo, é terminar o ano com nos37 partidas, perderam apenas 4, marcando 185 gols. so time unido, disposto a novos desafios, e sempre com A artilheira do ano foi a ala Karim, com 73 gols. aquele brilho no olho quando se fala em jogar um camSegundo as meninas da equipe, "vencer é muito peonato".

l O Internacional realizou a maior eleição em número de votantes de um clube brasileiro. Mais de 22.000 colorados elegeram Vitório Piffero para comandar o Colorado para os próximos dois anos. l A vitória de Piffero não foi nenhuma surpresa, já era esperado. O que foi surpreendente ao menos para mim foi a diferença dos votos entre os dois candidatos. Vitório Piffero fez mais de 15.000 contra 5.000 e alguma coisa de Marcelo Medeiros. l Fazendo uma análise fria do resultado das urnas, chego à conclusão que esta brutal diferença deve-se a falta de títulos do candidato da situação (Medeiros ). Afinal, Luigi, o presidente atual não foi muito bem no futebol. Nos quatro anos de seu mandato o Internacional conquistou os quatro campeonatos gaúchos e mais nada a nível nacional ou Internacional. l Particularmente não considero a administração do Luigi todo de ruim, pelo contrário, até acho que fez uma bela administração. Entregou o Beira Rio amplamente modernizado, que serviu para sede da copa do mundo, e queiramos ou não, os quatro títulos gaúchos. l Se for olhar para o outro lado, e é assim que sempre fizemos aqui no sul, nos quatro anos do Grêmio, no mesmo período do Presidente do Luigi o que o Grêmio conseguiu? Além de não ganhar nenhum título, nem o gauchão, findou os quatros anos com a Arena construída, mas sem tomar posse da mesma. Fabio Koff entregou o Grêmio sem estádio e sem títulos (dele dois anos). Esta é a mais pura verdade dos fatos. O Grêmio com um grande problema com a OAS que está envolvida neste imbróglio do lavo jato da Petrobrás. l Pois bem, a vitória esmagadora do Piffero contra o Medeiros se deve mais pelos resultados que Piffero conseguiu num passado bem recente com o futebol. Vale lembrar que quando o Internacional foi campeão do mundo, contra o Barcelona, o vice de futebol era o Piffero. E quando o Internacional foi Bi Campeão da América o presidente do Internacional era o Vitório Piffero. l Votei e fiz campanha aberta para o Piffero. Mas não posso deixar de mencionar a desastrosa entrevista que o mesmo deu após a sua vitória nas urnas. Com certeza foi uma entrevista arrasa quarteirão. Seria o tradicional gol contra. Queimou vários treinadores ao mesmo tempo. Queimou Abel Braga, queimou Mano Menezes, queimou Celso Roth, queimou treinadores emergentes como Argel e Clemer, queimou treinadores estrangeiros. Foi um verdadeiro desastre. l Tudo isto aconteceu por que ele tinha certeza que tinha acertado com o técnico Tite, que na hora H preferiu, ou escolheu o Corinthians para ir treinar. Para deixar muito claro, Tite não teve culpa alguma no episódio. Apenas como profissional, achou a proposta do Corinthians melhor que a do Inter. Em compensação. Nosso presidente começou com o pé esquerdo. l Eu acho que ele errou e errou feio. Mas tem crédito para se recuperar. Eu daria uma oportunidade para Paulo Roberto Falcão e , lhe daria tempo para trabalhar, coisa que nunca fizeram com o Falcão. l O que mais importa agora, depois de toda a trapalhada do Presidente Piffero, é o Internacional fazer as contratações pontuais que o time precisa. E todo torcedor e principalmente os diretores sabem em quais posições o Internacional está carente. l O Grêmio contratou Douglas para ser o articulador que já há algum tempo eu digo que o time gremista não tinha. Mas é o mesmo Douglas, mas envelhecido quatro anos, que o Grêmio mandou embora. É o mesmo Douglas que há dois anos atrás quando ainda jogava no Corinthians, disse que não viria jogar no Grêmio, porque o Grêmio não ganhava títulos! l A situação do Grêmio está realmente muito complicada para o início de 2015.

Rua Angelo Pansera Berçário Industrial - Marau/RS


QUARTA-FEIRA | 24 DE DEZEMBRO DE 2014 FUNDADO EM 28 DE FEVEREIRO DE 1985

Setor movimentado

Andersson Catani

Página 5

Tenho amigos que, se me ouvissem desejar “amor”, pulariam fora da festa. São solteiros convictos. Aqueles de dar inveja. Não estão interessados em amor. Pelo menos, não por enquanto.

Os últimos dias foram de muita movimentação para as entidades de segurança do município. Enquanto a Polícia Civil realizou a Operação Molotov, a BM passou as madrugadas dos finais de semana fiscalizando trânsito e combatendo consumo de entorpecentes.

Página 13 Paulo H. Santarém

Página 7

A Controladoria Geral de União apontou irregularidades em contratos firmados entre a CBV e seus patrocinadores. Teve gente ganhando um dinheirão sem fazer nada!

Lencaster Foresti

O Grêmio contratou Douglas para ser o articulador que já há algum tempo eu digo que o time gremista não tinha. Mas é o mesmo Douglas, mas envelhecido quatro anos, que o Grêmio mandou embora.

Novas soluções para o trânsito

Página 15

A Secretaria de Meio Ambiente, Segurança e Trânsito reuniu entidades para debater o Plano de Estruturação do trânsito em Marau. Estacionamento rotativo, sistema binário e implantação de semáforos entraram na pauta.

Página 14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.