Catálogo 2014

Page 1

Visite nosso site:

www.elsevier.com.br/professores


Prezado Professor, Em suas mãos se encontram as informações sobre as mais recentes publicações da Elsevier nas áreas de Engenharia Civil, Ambiental e de Alimentos. Além dos livros já lançados, você encontra os livros que estão em nosso prelo, sendo preparados, para lançamento até o final do ano. Desde o início do nosso catálogo de Engenharia Civil, em 2010, temos percebido a importância da área como o maior curso dentro das Engenharias (considerando o número de alunos matriculados). Também no desenvolvimento de nossas pesquisas na área, identificamos uma boa oportunidade nos cursos de Engenharia Ambiental. A área de Alimentos também é muito especial para nós. Além de ser uma grande vocação do Brasil e sua ciência, a Elsevier conquistou, com a aquisição da Woodhead Publishing no final de 2013, uma posição de liderança global na publicação de livros da área. Faz todo o sentido, então, que a Elsevier no Brasil inicie sua presença na publicação de conteúdo.

Cadastramento de Professores: Nosso departamento de Divulgação Universitária está a sua disposição para atendimento através dos canais: e-mail divulgacaorj@elsevier.com ou pelo telefone (21) 3970-9396 e fax (21) 3970-8415

Você poderá constatar nesse material a qualidade do conteúdo que estamos preparando. Além de algumas traduções de obras consolidadas no mercado internacional, publicadas originalmente pela Elsevier e outras grandes editoras, também estamos publicando obras inéditas de renomados professores e pesquisadores do nosso país. Caso você deseje receber algum exemplar dos livros dessa relação, nossa equipe de Divulgação Universitária poderá cadastrá-lo e analisar o envio do exemplar de cortesia. Por favor utilize os contatos divulgaçãorj@elsevier.com ou telefone 21 3970-9396. Desejamos ótimas aulas a você e conte com a Elsevier para atender suas necessidades de material didático! Elsevier Editora PS: Caso você, ou seus colegas, tenham interesse na publicação ou indicação de obras para publicação, por favor entre em contato através do e-mail editorialst@elsevier.com”

13


Análise Química de Alimentos Yolanda Picó Sobre o livro Produtos alimentícios são analisados por uma grande variedade de razões – atendimento de legislações locais, necessidades de embalagem, avaliação de qualidade, determinação do valor nutricional, detecção de adulterações, pesquisa e desenvolvimento, etc . Análise de alimentos é uma área de evolução contínua, impulsionada especialmente pela crescente demanda de consumidores por segurança e qualidade alimentar, pelos esforços das autoridades sanitárias para garantir alimento seguro e do mais alto valor nutricional e pelos esforços da indústria em atingir essas demandas. Essa tarefa é particularmente difícil pois integra e aplica princípios de biologia, química, microbiologia, bioquímica, nutrição e engenharia para caracterizar novos ingredientes e produtos, detectar as técnicas de processamento utilizadas e garantir a segurança e valor nutritivo do suprimento de alimentos. O progresso da ciência de alimentos e seus conceitos demandaram mudanças de métodos analíticos clássicos (titrimétricos ou análise gravimétrica) para métodos instrumentais e bioquímicos (cromatografia, biosensores, espectroscopia) por causa da nova informação quantitativa e qualitativa oferecida. Neste contexto, em adição a descrições excelentes e abrangentes de métodos históricos e bem estabelecidos, este livro apresenta os mais recentes avanços em técnicas analíticas e bioanalíticas e suas aplicações em áreas emergentes dentro da ciência dos alimentos. Este livro apresenta o que é novo e desafiador neste campo de estudo através de diversos tópicos como: • Revisão de novas tecnologias aplicadas à análise de alimentos; • Descrição e análise aprofundada de diversas abordagens; • Apresentação das atuais tendências na área.

Comportamento e Projeto de Estruturas de Aço Sebastião Andrade e Pedro Vellasco Sobre o livro Esta obra busca atender ao objetivo de incorporar novas metodologias técnicas de ensino à engenharia nacional. O desenvolvimento do projeto estrutural aliado às técnicas construtivas é uma consequência lógica. Para sua correta execução é necessário um melhor entendimento do comportamento dos diversos membros e dos meios de ligação que compõe a estrutura global. A proposta do livro é dinamizar a formação de uma nova geração de engenheiros de estruturas familiarizados com o comportamento, dimensionamento e utilização racional dos elementos. A formação de profissionais de engenharia voltados para o projeto de estruturas de aço e mistas deve objetivar uma série de aspectos dentre os quais merece destaque a utilização de novas tecnologias em construções. Entre outros fatores deve-se concentrar em fundamentos da construção mista aço/concreto no contexto da realidade brasileira.

Sumário

Sumário

1: Introdução e avanços na preparação de amostras para análises. 2. Análise de dados e Quimiometria. 3: Espectroscopia infravermelho e de Raman. 4: Ressonância Magnética Nuclear. 5: Ultrassom de baixa intensidade. 6: Aplicações de Nanotecnologia. 7: Dispositivos Microfluídicos: Biosensores. 8: Narizes e línguas eletrônicas. 9: Espectrometria de Massa. 10: Cromatografia líquida. 11: Cromatografia a gás. 12: Eletroforese. 13: Técnicas Moleculares.

ISBN: 978-85-352-7828-6 Páginas: 560 - Lançamento previsto: 2014

1: Introdução ao Projeto de Estruturas de Aço. 2: Aços Estruturais. 3: Membros Tracionados. 4: Parafusos e Soldas. 5: Barras Comprimidas. 6: Placas Comprimidas - Flambagem Local. 7: Vigas. 8: Vigas-Colunas. 9: Estabilidade Global de Pórticos. 10: Construção Mista. 11: Vigas de Alma Esbelta. 12: Ligações Estruturais.

Sobre os autores

Sobre os autores Yolanda Picó é professora do departamento de Saúde pública e Bromatologia da universidade de Valencia, Espanha.

ISBN: 978-85-352-3963-8 Páginas: 524 - Lançamento previsto: 2014

Pedro Colmar Gonçalves da Silva Vellasco - Engenheiro Civil e Mestre em Estruturas pela PUC-Rio e concluiu o doutorado e pós-doutorado no Imperial College of Science Technology, London em 1992 e 2004. Desde 2012 é Professor Titular do Departamento de Estruturas e Fundações da UERJ. Sebastião Arthur Lopes de Andrade - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1973), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Civll Engineering - University of Manchester (1983). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Topografia para Engenharia Paulo Segantine e Irineu Silva Sobre o livro O livro aborda as principais teorias e técnicas da área de Geomática no âmbito das ciências exatas, com destaques para a Engenharia Civil e a Engenharia de Agrimensura. Os assuntos tratados no texto abrangem os conceitos fundamentais da Geomática, com ênfase na Topografia e na Geodésia, relacionam e discutem os detalhes técnicos dos principais equipamentos de medição, descrevem os métodos e técnicas disponíveis para a coleta de dados em campo, o georreferenciamento dos mesmos e tratam das aplicações de tais métodos e técnicas no desenvolvimento de projetos e trabalhos práticos do engenheiro. Fundamentalmente é um livro de apoio às disciplinas relacionadas à área de Geomática no ensino superior de graduação e pós-graduação.

Sumário 1: Conceitos Gerais de Geomática. 2: Conceitos Básicos da Geomática. 3: Sistemas de Coordenadas. 4: Introdução à Teoria dos Erros. 5: Ângulos e Direções. 6: Distâncias. 7: Equipamentos Topográficos para a Medição de Ângulos e Distâncias. 8: Cálculos Topométricos. 9: Poligonação. 10: Cálculo de Áreas. 11: Projeção Cartográfica. 12: Nivelamento. 13: Introdução à Modelagem Numérica de Terrenos. 14: Terraplenagem. 15: Introdução ao Sistema de Posicionamento Global por Satélites. 16: Curvas Horizontais. 17: Curvas Verticais. 18: Implantação de Obras.

Sobre os autores Paulo Cesar Lima Segantine - Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Espirito Santo – UFES, Mestre em Engenharia de Transportes pelo Depto. de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos – USP e Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP. Professor Associado do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC-USP. Pós-doutorado na University of Maine-USA e Pós-doutorado na Universidade do Minho-Portugal. Irineu da Silva - Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP, Mestre em Engenharia de Transportes pelo Depto de Engenaria de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos – USP e Doutor em Geociências pela Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne – Suíça. Professor Doutor do Depto. de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

14

ISBN: 978-85-352-7748-7 Páginas: 416 - Lançamento previsto: 2014

3


Corrosão em Estruturas de Concreto Armado Daniel Véras Ribeiro (coordenador)

Qualidade e Processamento de Pescado

Coautores: Carlos Alberto Caldas de Sousa, Manuel Paulo Teixeira Nunes Cunha, Maria Zita Lourenço, Paulo Roberto do Lago Helene, Fernando do Couto Rosa Almeida e Almir Sales.

Coordenadoras: Juliana Galvão e Marília Oetterer Coautores: Alexandre Matthiensen, Luciana Kimie Savay da Silva, Erika Fabiane Furlan, Erika da Silva Maciel e Lia Ferraz.

Sobre o livro O livro Corrosão em Estruturas de Concreto Armado: Teoria, Controle e Técnicas de Análise, aborda um dos grandes problemas patológicos das edificações nas grandes metrópoles: a corrosão das estruturas de concreto armado. A corrosão é um fenômeno que se intensifica em regiões litorâneas e/ou com alta concentração de gás carbônico no ar, isto é, onde estão as maiores concentrações populacionais no mundo. O problema da corrosão consome direta ou indiretamente cerca de 5% do PIB de uma nação industrializada, além de envolver grandes catástrofes quando não corretamente tratado. A justificativa mais cômoda para se explicar problemas associados à corrosão é atribuir o fato à falta de cobrimento adequado de concreto, tomando como referência as normas técnicas que tratam do tema. Com isso, o uso de tecnologias que mensurem a corrosão das armaduras do concreto armado com elevada confiabilidade é uma tarefa árdua. Assim, na presente obra, alguns dos maiores especialistas do Brasil e de Portugal buscam discutir o processo de corrosão desde seus conceitos mais básicos e mecanismos de transporte de contaminantes, mostrando formas de mitigar os problemas consequentes deste processo para que o leitor possa entender de forma efetiva todo este complexo fenômeno. O livro surge em um momento em que as preocupações com a durabilidade do concreto armado se intensificam seja pelo apelo econômico (reduzir custos com manutenção), social (grandes tragédias devidas à corrosão estão se tornando cada vez mais comuns) ou até ambiental, uma vez que materiais mais duráveis implicam em menor consumo de recursos naturais.

Sobre o livro Qualidade e Processamento de Pescado visa trazer informações e discutir questões de grande importância na cadeia produtiva do pescado, desde a qualidade de seu ambiente de origem: a água, e sua interferência no pescado como alimento, passando por questões inerentes ao pescado, bem como padrões de qualidade para esta matéria-prima. A inserção de ferramentas de qualidade em todas as etapas de produção do pescado são discutidas aqui, no intuito que estas, trabalhem de forma complementar, atuando sinergicamente, objetivando a elaboração de produto final de excelência. A partir de matéria-prima de qualidade e com a tecnologia que se tem disponível nos dias de hoje, é possível o desenvolvimento de produtos diferenciados, com valor agregado, vida de prateleira extendida e de conveniência. Nos dias de hoje, não basta apenas produzir, é necessário o desenvolvimento de alimentos dentro de uma cadeia produtiva sustentável, advinda de empresa “limpa”, com ações e tecnologias desenvolvidas visando também a minimização da geração de resíduos, bem como o desenvolvimento de coprodutos advindos deste material, que outrora seria descartado. Há cerca de 30 anos, a equipe de autores deste livro vem se dedicando às pesquisas relativas ao processamento do pescado, desde as práticas mais tradicionais até as emergentes, bem como, buscando estabelecer e transferir a tecnologia ao setor produtivo, dentro do conceito de sustentabilidade, e que rastreia a sua produção, visando expor ao consumidor a origem e todas as etapas percorridas pelo pescado, até a chegada de um produto final seguro ao seu prato.

Sumário ISBN: 978-85-352-7547-6 Páginas: 272 - Lançamento: 21/10/2013

1: Introdução. 2: Princípios da corrosão. 3: Durabilidade e vida útil das estruturas de Concreto. 4: Efeitos da ação do meio ambiente sobre as estruturas de concreto. 5: Estrutura dos poros e mecanismos de transporte no concreto. 6: Deterioração das estruturas de concreto armado. 7: Métodos de proteção e aumento da durabilidade do concreto armado. 8: Técnicas de avaliação e monitoramento da corrosão em estruturas de concreto armado. 9: Técnicas eletroquímicas para a reabilitação de estruturas.

Sumário ISBN: 978-85-352-7607-7 Páginas: 368 - Lançado em 29/11/2013

Sobre o autor Daniel Véras Ribeiro (coordenador) - Possui graduação em Engenharia Civil pela UFBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar. Desenvolveu, ainda, estágio de pós-graduação na Universidade de Aveiro, no Instituto Superior Técnico de Viana do Castelo e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), ambos em Portugal. Foi vencedor do Prêmio Nacional de Teses Marechaldo- Ar Casimiro Montenegro Filho (2011), promovido pela Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos (SAE, Brasília). Atualmente é Professor da Universidade Federal da Bahia e pesquisador da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal) e do CNPq. O pesquisador coordena o Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa / UFBA), sendo ainda revisor científico em periódicos nacionais e internacionais. Atua no desenvolvimento de materiais para a Engenharia Civil, com ênfase em concretos e argamassas com foco no estudo de novos materiais, reutilização de resíduos industriais e análise da durabilidade de materiais e componentes, tendo publicado diversos artigos em periódicos, associados ao tema da obra.

1: Sustentabilidade na produção do pescado - qualidade da água. 2: Qualidade do Pescado - Sistemas para Padronização. 3: Rastreabilidade na Cadeia Produtiva do Pescado. 4: Sustentabilidade na Cadeia Produtiva do Pescado - Aproveitamento de Resíduos. 5: Qualidade do camarão - Beneficiamento e industrialização. 6: Mexilhão - Controle de Qualidade, Beneficiamento e Industrialização. 7: Tilápia - Controle de Qualidade, Beneficiamento e Industrialização, Tilápia minimamente processada. 8: Tilápia - Controle de qualidade, beneficiamento e industrialização. Radiações Ionizantes e Defumação.

Sobre os autores Juliana Antunes Galvão - Graduada em Ciências Biológicas (UNIMEP); Mestrado em Ciência, Área de Concentração em Ciência e Tecnologia de Alimentos (USP/ESALQ); Especialização pela United Nations University - Fisheries Training Program (UNU-FTP) em Quality Management of Fish Handling and Processing, e Doutorado em Ciências, Área de concentração em Química na Agricultura e Ambiente (USP/CENA). Atualmente é especialista no Departamento de Agroindústria (USP/ESALQ/USP) sendo supervisora do Grupo de Estudos e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado-GETEP. Participa como pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Benefi ciamento do Pescado Cultivado, Sistemas de Produção Animal no Semiárido e Taxonomia, Ecologia e Biotecnologia de Cianobactérias. Marília Oetterer - Graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FAPESP). Profa visitante no Freshwater Institute, University oif Manitoba, Canadá (CIDA). Pós-doutorado em Food Science na University of Georgia-USA (CNPq). Atualmente é Professora Titular da USP, ministrando disciplinas de Graduação em Engenharia Agronômica e em Ciências dos Alimentos na ESALQ-USP, no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos na ESALQ e em Ciências no CENA-USP.

Modelagem de Estruturas de Aço e Mistas Pedro Colmar Gonçalves da Silva Vellasco, Luciano Rodrigues Ornelas de Lima, Sebastião Arthur Lopes de Andrade, Marley Maria Bernardes Rebuzzi Vellasco e Luís Alberto Proença Simões da Silva Sobre o livro

Bioquímica de Alimentos – Tradução da 3ª edição

O livro tem como objetivo descrever, através de uma série de exemplos, os métodos e técnicas usados para modelagem de estruturas de aço e mistas. Inicialmente são apresentados os principais modelos usados na representação do comportamento estrutural destes elementos. Em seguida, apresentam-se, de forma detalhada, os modelos experimentais, assim como os principais requisitos e cuidados que devem ser tomados nos ensaios de uma estrutura de aço ou mista no laboratório. O trabalho prossegue com foco nos modelos numéricos, desenvolvidos com base no método dos elementos finitos. Diversas simulações apresentando comportamentos não lineares são apresentadas, assim como, seus principais detalhes e restrições em termos de condições de contorno, principais dificuldades, estratégias de solução e métodos para superar dificuldades de convergência. Por fim, são também apresentados exemplos do uso de técnicas de inteligência computacional na simulação do comportamento de estruturas de aço e mistas. Desta forma, redes neurais, redes neuro-nebulosas e algoritmos genéticos são descritas e aplicadas com foco em suas principais vantagens, escopo e limitações.

Esta obra cobre o espaço entre livros introdutórios e altamente especializados tratando aspectos da bioquímica para graduação e pós, pesquisadores e profissionais de Ciências dos Alimentos. Esta terceira edição totalmente revisada e atualizada com contribuidores de diversos países apresenta o que existe de mais atual na área. A primeira seção cobre as mudanças bioquímicas ocorridas no desenvolvimento de produtos crus (cereais, legumes, frutas, vegetais, leite e ovos). A seção seguinte revê processamento de alimentos como fermentação, queijo e iogurte, processamento de oleaginosas assim como o papel do amadurecimento não enzimático. A seção III trata do apodrecimento incluindo uma revisão abrangente do processo de amadurecimento enzimático, oxidação de lipídios e odores do leite. A seção final cobre a jovem e ativa área de tecnologia do rDNA. Este livro apresenta conceitos e informação que ajudam os leitores a transitar entre teoria e prática.

Michael Eskin e Fereidoon Shahidi Sobre o livro

Sumário

Sumário 1: Introdução. 2: Modelagem Experimental. 3: Modelagem Numérica com o Método dos Elementos Finitos. 4: Modelagem com técnicas de inteligência computacional. 5: Considerações finais.

Sobre os autores

ISBN: 978-85-352-7197-3 Páginas: 352 - Lançamento previsto: 2014

Pedro Colmar Gonçalves da Silva Vellasco - Departamento de Estruturas e Fundações, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, Uerj. Luciano Rodrigues Ornelas de Lima - Departamento de Estruturas e Fundações, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, Uerj. Sebastião Arthur Lopes de Andrade - Departamento de Estruturas e Fundações, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, Uerj; Departamento de Engenharia Civil, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, PUC-Rio. Marley Maria Bernardes Rebuzzi Vellasco - Departamento de Engenharia Elétrica, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, PUC-Rio. Luís Alberto Proença Simões da Silva - Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Coimbra, Portugal, FTUC.

4

Parte 1 – Mudanças Bioquímicas em Materiais Crus: Cereais e Legumes; Frutas e Vegetais; Carnes e Peixes; Leite; Componentes de Ovos em Sistemas de Alimentos. Parte 2 – Bioquímica do Processamento de Alimentos: Reações de Amadurecimento em Alimentos; Bioquímica da Fermentação; Produtos Lácteos: Queijos e Iogurtes; Processamento de Oleaginosas e Modificação de Gorduras. Parte 3 – Bioquímica do Apodrecimento dos Alimentos: Amadurecimento Enzimático; Oxidação de Lipídios; Odores do Leite. Parte 4 – Biotecnologia: Tecnologias de rDNA em alimentos.

Sobre os autores Fereidoon Shahidi - É professor da Memorial University of Newfoundland no Canada. É autor de mais de 600 artigos científicos e capítulos de livros. Escreveu ou participou de mais de 40 livros na área de Alimentos e Química. Michael Eskin - É professor na Universidade de Manotoba no Canada. Mestre em Bioquímica pela University of Birmingham, UK e Doutor em Physiological Chemistry também pela University of Birmingham, UK. Suas áreas de especialização são: Carbohidratos; Óleo de Canolal; Enzimas em Alimentos.

ISBN: 978-85-352-7164-5 Páginas: 504 - Lançamento previsto: 2014

13


Projeto e Cálculo de Estruturas de Aço Zacarias Chamberlain, Ricardo Ficanha e Ricardo Fabeane Sobre o livro Esta obra compõe a literatura necessária para a engenharia de estruturas de aço de um país em franco desenvolvimento. Composto por nove capítulos: os oito primeiros com as bases teóricas sobre ações, análises, dimensionamento de elementos e ligações; e o nono integralizando os conceitos apresentados num projeto passo a passo de uma edificação industrial. Todos os cálculos são baseados nas prescrições da norma ABNT NBR8800:2008, em alguns capítulos apresentam-se as marchas de cálculo que simplificam a consulta à norma. Finalmente, é dedicado a todos aqueles profissionais e estudantes que desejam ter uma fonte esclarecedora sobre o dimensionamento de estruturas de aço dentro dos conceitos mais recentes. Existem vários livros de estruturas de aço, porém, todos focam os aspectos de dimensionamento de elementos, uniões e outros tópicos, dando pouca ou quase nenhuma ênfase no passo a passo do projeto completo que integra o conhecimento num projeto real, desde o lançamento da geometria, ações, análise, dimensionamento, ligações e a elaboração dos desenhos necessários para encaminhar para fabricação. Este livro tem este objetivo. No nosso site www.elsevier.com.br o leitor poderá encontrar o material complementar referente a plantas de edifício industrial detalhadas para auxiliar nos seus estudos.

Pré-Processamento de Frutas, Hortaliças, Café, Cacau e Cana-de-Açúcar Flávio Schmidt e Priscilla Efraim Sobre o livro Nesta obra os autores, professores da área, apresentam conceitos relacionados às matérias primas para a indústria de alimentos. A obra se destina aos alunos dos cursos de ciências e engenharia de alimentos, nível de graduação. A maioria dos livros de tecnologia de alimentos aborda superficialmente as questões relacionadas ao préprocessamento. Os principais tópicos que serão abordados neste livro são: Compreensão das características das frutas e hortaliças necessárias ao processamento de alimentos; Entender as principais operações de pré-processamento de frutas e hortaliças; Conhecer especificamente para o café, cacau e cana-de-açúcar as etapas de pré-processamento e suas influências na qualidade do produto final; Compreender como a cadeia produtiva de gêneros alimentícios de origem vegetal influencia a qualidade, rendimento e o custo de alimentos processados.

Sumário Introdução. 1: O pré-processamento de frutas. 2: O pré-processamento de hortaliças. 3: O pré-processamento de cacau. 4: O pré-processamento de café. 5: O pré-processamento de cana-de-açúcar.

ISBN: 978-85-352-7741-8 Páginas: 200- Lançamento previsto: 2014

Sobre os autores

Flávio Luis Schmidt é Engenheiro de Alimentos atuando com processos na indústria de alimentos. Especialista em processo térmico, com experiência no desenvolvimento de equipamentos e processos térmicos para a indústria de alimentos. Já colaborou com diversas indústrias nacionais em vários Estados brasileiros na definição do processo térmico, na validação de equipamentos e instalações industriais, além do desenvolvimento de processos e produtos. Desde 2005 é Professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da FEA/Unicamp no curso de Engenharia de Alimentos. Priscilla Efraim Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos - Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atuou como Pesquisadora Científica no Instituto de Tecnolgia de Alimentos de Campinas, na área de cacau, chocolates e derivados, balas e confeitos, em projetos de pesquisa científica, desenvolvimento e aprimoramento de produtos e processos, treinamentos e demais formas de transferência de conhecimento junto a agências governamentais de pesquisa e iniciativa privada. Atualmente é Professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos/UNICAMP.

Sumário

ISBN: 978-85-352-5600-0 Páginas: 256 - Lançamento: 19/06/2013

1: Introdução 2. Sistemas estruturais para aço 3. Ações e segurança nas estruturas 4. Barras tracionadas 5. Barras comprimidas 6. Barras fletidas 7. Barras submetidas a esforços combinados 8. Uniões em estruturas de aço 9. Memorial de cálculo - Edifício industrial Anexo 1: Desenhos básicos do edifício Anexo 2: Exemplo de escolha de grades Anexo 3: Exemplos de combinações Anexo 4: Vinculação dos elementos no modelo de cálculo.

Sobre os autores

Zacarias Martin Chamberlain Pravia - É engenheiro civil com Doutorado na Universidade Federal de Rio de Janeiro. Trabalha com estruturas de aço há mais de 25 anos, seja na pesquisa, no ensino e na prática. Publicou vários artigos em revistas e alguns livros sobre o assunto. Atualmente, é professor titular do Curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo e do curso de Pós-graduação em Engenharia na mesma universidade. Ricardo Ficanha - É engenheiro mecânico pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com especialização em projetos de estruturas de aço. Atualmente cursa Mestrado em Engenharia com área de concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente na UPF e desenvolve atividade profi ssional em empresa reconhecida nacionalmente pela fabricação de estruturas de aço. Ricardo Fabeane - É engenheiro civil formado pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em cálculo de estruturas de aço. Atualmente exerce atividades profi ssionais em uma das empresas mais reconhecidas na fabricação de estruturas de aço no Brasil, além de atividades acadêmicas como aluno regular do mestrado em Engenharia da referida universidade.

Introdução à Dinâmica das Estruturas Humberto Lima Soriano Sobre o livro A Dinâmica das Estruturas é um fascinante tema comumente incluído em disciplina optativa nos currículos de graduação em engenharia e é matéria obrigatória em cursos de pós-graduação na ênfase de estruturas. Isso porque a disponibilidade de diversos eficientes programas de computador, aliada ao aumento da eficiência de processamento dos microcomputadores, tem tornado cada vez mais frequente a análise dinâmica. Principalmente em projeto de estrutura arrojada, por razões econômicas e de segurança, é imperativo determinar com acurácia o comportamento estrutural. No caso, não se justifica o uso de procedimentos aproximativos através de forças pseudoestáticas equivalentes às ações dinâmicas, sendo a compreensão da Dinâmica das Estruturas a limitação para efetuar sofisticadas análises com aqueles programas. Assim, desenvolver essa compreensão é um desafio aos novos engenheiros, e o objetivo deste livro é facilitar esse desafio. Apresenta os conceitos, princípios e usuais métodos da Dinâmica das Estruturas, nos domínios do tempo e da frequência, além dos temas específicos de análise sísmica e de resolução do problema de autovalor em obtenção eficaz das características dinâmicas. Isto é, a determinação computacional das frequências e modos naturais de vibração de modelos com qualquer número de graus de liberdade. Nos exemplos numéricos processados através de computador, para controle da automatização dos diversos métodos, utilizei os algoritmos aqui apresentados e desenvolvidos por mim. Para confiabilidade, resultados de métodos diferentes foram cotejados entre si e, para possibilitar a conferência de tais resultados, foram fornecidos todos os dados dos exemplos. Além disso, apresenta a Dinâmica das Estruturas com rigor matemático, embora de forma simples e clara, com o objetivo de torná-la acessível aos iniciantes, e o seu estudo, na medida do possível, prazeroso pela oportunidade de compreender uma importante área de conhecimento da engenharia.

Introdução à Toxicologia de Alimentos – Tradução da 2ª edição Takyuki Shibamoto e Leonard Bjeldanes Sobre o livro O crescente campo da Segurança Alimentar inclui diversos novos desenvolvimento e entendimento de um grande espectro de compostos tóxicos encontrados em alimentos - ocorram esses naturalmente ou que tenham sido introduzidos pelos métodos de processamento. Essa edição trata desse desenvolvimento enquanto mantém foco no ensino dos princípios básicos da toxicologia de alimentos. Inclui nova cobertura de tópicos como a influência do sistema circulatório na toxicologia, mecanismos moleculares de absorção e excreção, multiplicidade e especificidade de reações fase I e II, toxinas oriundas de frutos do mar incluindo de bactérias simbióticas, algas e Plâncton.

Sumário

Sumário

1: Princípios da Toxicologia. 2: Determinação de Agentes Tóxicos Presentes nos Alimentos. 3: Biotransformação. 4: Carcinogênese Química. 5: Toxinas Naturais em Alimentos de Origem Animal. 6: Substâncias Fitoquímicas Tóxicas. 7: Toxinas Provenientes de Fungos. 8: Contaminantes Alimentares Provenientes de Resíduos Industriais. 9: Resíduos de Pesticidas em Alimentos. 10: Aditivos Alimentares. 11: Substâncias Tóxicas Formadas durante o Processamento dos Alimentos. 12: Fatores Alimentares e Saúde.

Sobre os autores Takayuki Shibamoto é professor de Toxicologia Ambiental da Universidade da Califórnia e editor associado do Journal of Agricultural and Food Chemistry. Leonard F. Bjeldanes é professor de Ciência da Nutrição e Toxicologia da Universidade da Califórnia. Um dos focos principais de suas pesquisas é caracterizar a eficácia e o modo de ação dos agentes que protegem o organismo contra o câncer presentes em alguns vegetais.

12

ISBN: 978-85-352-5153-1

1- Fundamentos: O que é e qual é a importância da Dinâmica das Estruturas. 2- Oscilador simples não amortecido: Páginas: 416 - Lançamento previsto: 2014 O que é um oscilador simples? 3- Oscilador simples amortecido: Por que estudar oscilador simples amortecido? 4- Modelo de dois graus de liberdade: Por que estudar modelo de dois graus de liberdade? 5- Construção de modelo de multigraus de liberdade: O que significa e como são construídos os modelos de multigraus de liberdade? 6- Análise de modelo de multigraus de liberdade: Em que consiste a análise de modelo de multigraus de liberdade? 7- Análise no Domínio da Frequência: O que é e qual a importância de análise no domínio da frequência? 8- Análise Sísmica: Por que e como efetuar uma análise sísmica de estrutura? 9. Resolução numérica do problema de autovalor: Quem deve e por que estudar a resolução do problema de autovalor? Notações. Glossário. Bibliografia. Respostas dos exercícios propostos.

ISBN: 978-85-352-7118-8 Páginas: 320 - Lançado em 14/12/2013

Sobre o autor Humberto Lima Soriano - Professor titular da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ex-professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia - COPPE-UFRJ.

5


Economia e Planejamento dos Transportes

Indicadores de Sustentabilidade em Engenharia: como desenvolver

Luiz Afonso dos Santos Senna Sobre o livro

Pedro Fantinatti, Antonio Zuffo e André Ferrão Sobre o livro

O livro tem por objetivo apresentar os principios econômicos que regem e baseiam as decisões em transportes, quer seja em suas dimensões de infraestrutura, planejamento ou operação, considerando a totalidade das modais envolvidas (aéreo, hidroviário, ferroviário, rodoviário, urbano, etc.). Transporte insere-se entre as chamadas utilidades (utilitíes) e seu estudo requer a compreensão dos princípios econômicos, visto tratar-se (a exemplo do setor de energia elétrica, das comunicações, da água e esgoto, entre outras, e mais recentemente da informática e internet) de infraestrutura vital para o desenvolvimento dos países. A estrutura do livro inclui os seguintes tópicos: Transporte e a economia; Análise da demanda por transportes; Oferta de transportes (custos, aspectos tecnológicos, etc.); Mercados (relação entre oferta e demanda e caracterização dos principais tipos de mercados no setor, como oligopól ios e monopólios); Preços nos mercados de transportes; Externalidades em transportes; Avaliação de projetos de transportes; Investimentos em transportes; Regulação em transportes.

Para aplicar o conceito de desenvolvimento sustentável torna-se fundamental o estabelecimento de indicadores, objetivos e metas que possam dar a medida do desempenho de um país em matéria de sustentabilidade. Uma vez estabelecidos, será possível, então, avaliar a distância que separa a empresa/munício/país do fim em vista. Os Indicadores Ambientais representam ferramentas para a comunicação de informações sintéticas sobre o estado do meio ambiente, tanto aos formuladores de política quanto ao público em geral, a fim de dar suporte aos processos de tomada de decisão. O presente livro tem por objetivo discutir os principais impactos dos empreendimentos de Engenharia relativos às dimensões ambiental, social, econômica e histórico-cultural, e apresentar como devem ser construídos os indicadores de múltiplos critérios, de forma que cumpram a sua função de reduzir uma grande quantidade de informações, retendo os significados essenciais para as questões levantadas a partir da percepção de valores de seus atores (stakeholders).

Sumário 1: Introdução. 2: Transporte e a economia. 3: Análise da demanda por transportes. 4: Teoria da Produção de transportes. 5: Teoria de custos em transportes. 6: Mercados em transportes .7: Políticas de preços em transportes. 8: Externalidades em transportes. 9: Avaliação de projetos em transportes. 10: Investimentos em transportes. 11: Regulação em transportes.

Sumário Introdução. Seção 1: A Dimensão Ambiental Seção. 2: A Dimensão Social Seção. 3: A Dimensão Histórico-Cultural Seção. 4: A Dimensão Econômica Seção. 5: Abordagem MCDA para Desenvolvimento de Indicadores. Considerações e Recomendações.

Sobre o autor Luiz Afonso dos Santos Senna - Pós-Doutorado na Universidade de Oxford, Inglaterra; PhD em Transportes pela leeds University, Inglaterra; Formação Executiva na Kennedy School of Government - lnfrastrucure in a Market Economy - Harvard University, Estados Unidos; Mestre em Transportes pela COPPE-Universidade Federal do Rio ISBN: 978-85-352-7736-4 de Janeiro/ UFRJ; Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS. Foi Secretário de Páginas: 464 - Lançamento previsto: 2014 Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Diretor Presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC. Foi Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTI. Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes - Escola de Engenharia da UFRGS. Professor visitante da Grenoble Business School - GBS, França. Foi Professor Visitante do Transport Studies Unit e Pesquisador Associado do Centre for Brazilian Studies, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Consultor do Banco Mundial. Foi Vice-Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS. Consultor em Planejamento e Economia dos Transportes no Brasil, Peru, México, Colômbia e Costa Rica. Membro do Grupo Temático de Transportes e logística do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul - FIERGS. Recebeu o Título de Engenheiro do Ano 2000, pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.

ISBN: 978-85-352-7705-0 Páginas: 368 - Lançamento previsto: 2014

Sobre os autores

André Munhoz de Argollo Ferrão - Professor Livre Docente do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, da Unicamp. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, Mestre em Engenharia Agrícola pela Feagri-Unicamp, Engenheiro Civil, Arquiteto e Urbanista. Antonio Carlos Zuffo - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1998),pós-doutorado na University of Toronto, Ontario, Canada, Environmental Engineering Area at Depto of Civil Engineering (2000-2001). Atualmente é MS5 (Professor Associado) da Universidade Estadual de Campinas, - Assessor científico ad hoc das revistas Water International (IWRA), Ciência & Engenharia - UFU, European Journal of Operational Research (EJOR), Varia Scientia (UNIOESTE), e de agências de fomento a pesquisa FAPESP, FAPEMIG, FAEPEX. Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti - Professor na área de Construção Civil do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus de Caraguatatuba, onde é Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável. Possui Pós-doutorado pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) - UNICAMP. É Pesquisador Colaborador e cofundador do LADSEA - Laboratório de Apoio multicritério à Decisão orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental, vinculado ao Departamento de Recursos Hídricos - DRH / FEC / UNICAMP, em que desenvolve pesquisas em Gerenciamento de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais envolvendo a aplicação de análise multicritério de apoio à decisão (MCDA).

Mecânica dos Materiais Cláudio G. Schön Sobre o livro

Ciências Ambientais para Engenharia

A Mecânica dos Materiais se dedica a quantificar as deformações (elásticas e plásticas) e a resistência à fratura de corpos sólidos sujeitos a esforços externos, identificando os mecanismos pelos quais essas falhas se processam, nas quais se incluem solicitações de fadiga e fluência. Esses métodos têm uma importância fundamental no projeto estrutural e mecânico e, sendo assim, a maioria dos cursos de graduação das mais diversas modalidades de Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Química e, naturalmente, Metalúrgica e de Materiais) incluem em seus currículos disciplinas que tratam de forma integral ou parcial desses temas. Este livro pretende ser útil não somente para essas disciplinas, mas também para alunos de cursos de Física e Matemática, já que as teorias empregadas na Mecânica dos Materiais têm seus fundamentos nessas áreas de conhecimento. Optou-se por uma abordagem generalista dos assuntos, combinando a discussão dos fundamentos a aplicações tecnológicas mais particulares, tornando o livro adequado tanto para disciplinas introdutórias quanto para disciplinas profissionalizantes de diversos cursos.

Organizadores: Rafael Capaz e Luiz Augusto Horta Nogueira Coautores: Vanessa Silveira, Sâmia Garcia, Roger Torres, Maria Inês Nogueira, Nívea Pons, Marcelo Barison, Benedito Silva, Herlane Calheiros, Regina Mambeli, Maria Rita Almeida, Iara Okabayashi, Rafael Balbino, Arcilan Trevenzoli Assireu e Geraldo Lúcio Tiago Filho

Sobre o livro Com este livro pretende-se fornecer aos futuros engenheiros ou interessados conceitos gerais e técnicos sobre questões ambientais atuais, numa perspectiva brasileira. Seus capítulos tratam temas associados à poluição do ar, água e solos; gerenciamento de resíduos sólidos; assuntos comumente vivenciados na realidade empresarial, como a implantação de um sistema de gestão ambiental, e o processo de licenciamento ambiental de unidades produtivas; incluindo a discussão dos aspectos ambientais envolvidos na implantação e uso de fontes alternativas de energia, considerando a eficiência energética como uma delas.

Sumário Introdução 1: Elementos de Mecânica dos Sólidos para a Ciência dos Materiais. 2: Elasticidade Linear. 3: Concentradores de tensão e fundamentos da Mecânica da Fratura. 4: Plasticidade. 5: Plasticidade e fratura em solicitações multiaxiais: critérios de escoamento e falha. 6: Plasticidade e Mecânica da Fratura: Noções de Mecânica da Fratura Elasto-plástica. 7: Estados de deformação e de tensão dependentes do tempo. 8: Mecanismos de deformação plástica e de fratura dos materiais. 9: Deformação plástica em altas temperaturas e fluência de materiais cristalinos. 10: Mecanismos de deformação e de fratura em fluência. 11: Fadiga dos Materiais. 12: Fratura por fadiga. 13: Teorias de acumulação de danos e propagação da trinca de fadiga. 14: Microestruturas de deformação em fadiga. 15: Fadiga operacional. 16: Degradação dos Materiais. 17: Mecânica dos Materiais Compósitos Apêndice A. Tensores.

Sobre o autor

Sumário 1: Sustentabilidade e Engenharia. 2: Atmosfera. 3: Solos. 4: Águas superficiais. 5: Águas subterrâneas. 6: Resíduos Sólidos. 7: Avaliação de Impactos. 8: Sistema de gestão. 9: Fontes alternativas de energia. 10: Eficiência energética. 11: Reflexões para o futuro.

ISBN: 978-85-352-7159-1 Páginas: 552 - Lançamento: 16/08/2013

Cláudio G. Schön, professor associado 3 da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais), é bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1991), mestre em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1994), doutor em Ciências Naturais (Dr. rer. nat.) pela Universidade de Dortmund (Alemanha, 1998) e professor livre-docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004). Desde 2001 é docente nos cursos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e do Programa de PósGraduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde é responsável pelas disciplinas afins à Mecânica dos Materiais. Autor de mais de 50 artigos publicados em revistas científicas tradicionais nessa área de conhecimento, o Professor Schön já orientou oito trabalhos de mestrado e cinco trabalhos de doutorado em assuntos diretamente relacionados à Mecânica dos Materiais.

6

Sobre os autores Rafael Silva Capaz - Engenheiro Ambiental pela UNIFEI (2007) e Mestre em Ciências da Engenharia da Energia pela mesma instituição (2009). Atualmente é Professor Assistente II do Instituto de Recursos Naturais da UNIFEI, ISBN: 978-85-352-7739-5 nas áreas de Ciências Ambientais, Gestão Ambiental, Controle de efluentes Gasosos e Bioenergia. Atua na área de Páginas: 335 - Lançamento previsto: 2014 Biocombustíveis, com ênfase em Análise do Ciclo de Vida, Gestão Ambiental na empresa, Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento ambiental de unidades produtivas. Luiz Augusto Horta Nogueira - Engenheiro Mecânico pela UNESP (1978), Mestre em Engenharia Mecânica pela UNICAMP (1981), Especialista em Economia da Energia pela Fundación Bariloche (1985) e Doutor pela UNICAMP (1987). Foi Cientista Visitante na FAO (Roma, 1997/1998) e Diretor Técnico da Agência Nacional do Petróleo (1998/2004). Atualmente é professor titular do Instituto de Recursos Naturais da UNIFEI e consultor de agências das Nações Unidas (FAO, CEPAL, PNUD) em temas energéticos. Atua em estudos técnicos, econômicos e ambientais de sistemas energéticos, principalmente relacionados à cogeração, bioenergia (etanol, biodiesel e bioeletricidade) e eficiência energética nos usos finais.

11


Hidráulica para Engenharia Civil e Ambiental Tradução da 5ª edição Andrew Chadwick, John Morfett e Martin Borthwick Sobre o livro

Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos

Considerado um clássico na área, este livro-texto combina uma cobertura dos princípios básicos da hidráulica com um tratamento abrangente e bastante prático da área, fazendo uso, inclusive, de diversos estudos de casos práticos. Está estrategicamente estruturado em duas partes, de modo a abordar os princípios básicos antes de se aprofundar nos tópicos mais avançados. A primeira parte foca nos fundamentos, incluindo hidroestática, hidrodinâmica, fluxo de canais abertos, teoria das ondas, hidrologia e transporte de sedimentação, entre outros temas. A segunda parte traz as aplicações desses princípios fundamentais e avança para tópicos como projetos de sistemas pipeline, estruturas hidráulicas, engenharia costeira e de rios, incluindo uma visão totalmente atualizada das implicações ambientais que atualmente são uma preocupação constante e de todos. Por fim, há também um capítulo sobre modelagem computacional ilustrando as aplicações de técnicas de simulação computacional para projetos modernos em uma variedade de contextos. Esta edição inclui uma revisão completa do capítulo de hidrologia dos fluidos, também foram feitas adições nos capítulos sobre teoria das ondas, transporte de sedimentos e engenharia costeira. Trata-se de uma fonte de estudo completa e essencial para estudantes e profissionais de engenharia civil e ambiental. Ricamente ilustrado, o leitor contará também com um rico material de apoio no site da editora, incluindo diversos exemplos, manual de soluções dos exercícios, listagens de programas computacionais e uma útil lista de links relacionados ao tema.

Organizadoras: Lúcia Xavier e Tereza Carvalho Coautores: Neuci Bicov ; Cecília Loschiavo; Patricia Iglecias; Sônia Seger; Sylmara Dias; Nelson Gouveia; Jorge Tenório; Denise Espinosa; Marco Pimentel, Daniela Moraes; Marcia Edward; Carlos Silva e Dennis Brandão

Sobre o livro A gestão de resíduos no Brasil tem sido motivada, prioritariamente, por exigências legais, e tem promovido estratégias coordenadas entre produtores, recicladores, consumidores e o governo – os principais agentes do Sistema de Logística Reversa. Os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) são classificados como perigosos (Classe I) pelo potencial de contaminação e, por este motivo são priorizados na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Europa foi precursora na elaboração das Diretivas RoHS e WEEE, que abrangem toda a cadeia de valor dos equipamentos eletroeletrônicos. O Brasil, por sua vez, se destaca entre os países latinoamericanos pela profundidade da abordagem de seus instrumentos legais e ainda pela prioridade dada, no âmbito da inclusão social, aos catadores de materiais recicláveis. Muitos desafios ainda permeiam a gestão ambientalmente adequada dos REEE. Neste livro propomos a abordagem dos aspectos relacionados à gestão dos REEE, sob as diferentes perspectivas, como forma de auxiliar a compreensão e induzir a participação na gestão dos REEE, visando a melhoria da qualidade de vida em nosso país.

Sumário

ISBN: 978-85-352-7182-9 Páginas: 218 - Lançado em 21/11/2013

1: Introdução à Gestão de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. 2: A Prevenção e a Análise do Ciclo de Vida na Gestão de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. 3: Design e Sustentabilidade na Cadeia de REEE. 4: Resíduos eletroeletrônicos e seus aspectos jurídicos no Brasil .5: Elementos Econômicos da Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos. 6: Catadores- uma reflexão sobre os aspectos socioambientais da gestão de Resíduos dos Equipamentos Eletroeletrônicos. 7: Os impactos dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos na saúde. 8: Tecnologias de tratamento para resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. 9: Normalização para a cadeia reversa de eletroeletrônicos. 10: Aspectos operacionais da Gestão de REEE .11: Desafios na gestão de REEE: panorama atual e perspectivas futuras. 12: Estudo de Caso CEDIR. 13: Estudo de Caso do RECICL@TESC.

Sobre os autores Tereza Cristina Melo De Brito Carvalho - Graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e livre docência no tema de Governança Sustentável de TI pela Escola Politécnica da USP. Possui MBA pelo programa Sloan Fellow do MIT, EUA e especialização pela Universidade Estatal de St. Petersburgo, Rússia. Professora associada da USP, coordenadora geral e fundadora do LASSU (Laboratório de Sustentabilidade) do PCS-EPUSP e do CEDIR (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática) da USP. Atua, também, como coordenadora de projetos do LARC-PCS-EPUSP, colunista – TI Inside e membro do Conselho Editorial da InformationWeek Brasil. Pesquisa, ensina e presta consultoria nas áreas de redes de computadores e sustentabilidade aplicada a TI e a cadeias produtivas. Recebeu diversos prêmios na área de Inovação e Sustentabilidade, como os Prêmios Governador Mário Covas, FECOMÉRCIO de Sustentabilidade e Von Martius de Sustentabilidade pelos projetos do CEDIR e Eco-Eletro, relacionados ao tema resíduos eletrônicos. Lúcia Helena Xavier - Graduação em Biologia, bacharelado em Genética pela UFRJ, mestrado e doutorado em Gestão Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Possui experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, Desempenho ambiental (ISO 14031), Logística reversa e Logística ambiental. Desenvolveu pesquisa em parceria com a Universidade de Oviedo (Espanha) em Logística Reversa e Ambiental. Pesquisadora Adjunta na Coordenação de Estudos Ambientais da Fundação Joaquim Nabuco (CGEA/FUNDAJ). Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal de Pernambuco. Professora do MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco. Pós-doutora pela USP. Pesquisadora colaboradora do CERSOL (Centro Multidisciplinar de Estudos em Resíduos Sólidos da USP).

ISBN: 978-85-352-6557-6 Páginas: 600 - Lançamento previsto: 2014

Sumário

Parte 1 - Princípios e aplicações básicas: 1- Hidroestática. 2- Princípios de fluxo dos fluidos. 3- Comportamento dos fluidos reais. 4- Fluxo em conduites e tubos fechados. 5- Fluxo em canais abertos. 6- pressão em pipelines. 7- Máquinas hidráulicas 8- Teoria das ondas 9- Transporte de sedimentos 10- Hidrologia 11- Análise dimensional e a Teoria Física dos Modelos. Parte 2 - Aspectos da engenharia hidráulica: 12- Sistemas pipeline. 13- Estruturas hidráulicas. 14- Hidráulica computacional. 15- Engenharia de rios e canais. 16- Engenharia costeira. 17- Índice de modelagem de qualidade da água.

Sobre os autores Andrew Chadwick - É professor de engenharia costeira na Universidade de Plymouth. John Morfett foi chefe de pesquisas em hidráulica na Universidade de Brighton. Martin Borthwick - É professor senior na Universidade de Plymouth, e leciona hidráulica, hidrologia e recursos hídricos.

Drenagem Urbana Marcelo Miguez, Osvaldo Rezende e Aline Veról Sobre o livro Partindo da motivação gerada pelo problema atual das cheias urbanas e considerando a importância de projetos de drenagem urbana para o adequado equacionamento deste problema, esse livro pretende desenvolver uma base inicial que trata das modificações introduzidas pelo processo de urbanização sobre o ciclo hidrológico urbano, a fim de criar a base inicial de discussão e definir as causas do problema. Estabelecida esta base, o projeto tradicional de drenagem será apresentado, juntamente com uma revisão de hidráulica de canais e de redes, para dar o suporte técnico necessário ao projeto. Na sequência, será discutida a introdução de técnicas compensatórias, o projeto individual destas e a sua articulação em projetos considerados de baixo impacto, com conotação sustentável. A articulação destas soluções com a paisagem urbana, aliada a medidas preventivas de controle de uso do solo, ganha espaço nesse ponto. Por fim, a apresentação de projetos comparativos e a discussão de casos de estudo ilustrarão toda essa questão.

Águas Subterrâneas Charles Fitts Sobre o livro Este livro trata das águas subterrâneas inseridas no ciclo hidrológico e sua relação com questões de abastecimento de água, contaminação e construção. É indicado como livro-texto para professores e alunos de Engenharia Ambiental e como obra de referência para pesquisadores profissionais.Seu conteúdo interdisciplinar apresenta importantes métodos e aplicações das disciplinas de física, química, matemática, geologia, biologia e ciências ambientais, iniciando os estudantes e profissionais na modelagem matemática e fluxo de contaminantes das águas subterrâneas. O autor integra métodos de campo atualizados com os fundamentos dos atuais métodos de modelagem de fluxo: elementos de análise, diferenças finitas e elementos finitos. Inclui um capítulo que aborda como as mudanças climáticas podem afetar drasticamente o lençol freático através do aumento e diminuição das precipitações, impactando o comportamento das águas subterrâneas e da infiltração.

Sumário 1: Cheias Urbanas. 2: Chuvas e Cidades: uma história de longa data. 3: Evolução dos Conceitos de Drenagem Urbana. 4: Projeto de Drenagem Tradicional. 5: Projeto de Drenagem Sustentável. 6: Cidades Sensíveis à Água. 7: Casos de Estudo.

Sobre os autores

Sumário 1: Águas subterrâneas: Panorâma geral. 2: Propriedades Físicas .3: Princípios de Fluxo. 4: Investigação de campo e poços. 5: Hidrologia e Geologia. 6: Deformação, armazenamento e equações de fluxo geral. 7: Modelagem de fluxo constante com métodos básicos. 8: Modelagem Hidráulica de poços transientes. 9: Modelagem de Fluxo assistida por computador. 10: Química das Águas Subterrâneas. 11: Contaminação das águas subterrâneas. 12: Fluxo de calor do subsolo e Energia Geotérmica.

Sobre o autor Professor do Departamento de Geociências da Universidade de Southern Maine.

10

ISBN: 978-85-352-7744-9 Páginas: 680 - Lançamento previsto: 2014

Marcelo Gomes Miguez - É professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1998 e coordenador ISBN: 978-85-352-7746-3 na mesma instituição de um grupo de pesquisa inserido na chamada FINEP para Saneamento Ambiental e Páginas: 352 - Lançamento previsto: 2014 Habitação, no tema Manejo de Águas Pluviais. Osvaldo Moura Rezende - É engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Mestre em Ciências em Engenharia Civil, Área de Recursos Hídricos e Saneamento, pela COPPE/ UFRJ (2010) e Especialista em Engenharia Urbana, pela Escola Politécnica/UFRJ (2010). Aline Pires Veról - Possui Graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Mestrado em Engenharia Civil, área de Recursos Hídricos e Saneamento, pela COPPE/UFRJ (2010). Atualmente cursa Doutorado em Engenharia Civil, área de Recursos Hídricos e Saneamento na COPPE/UFRJ.

7


Fundamentos de Mecânica de Solos Graham Barnes Sobre o livro

Gerenciamento de Recursos Hídricos

O livro trata dos fundamentos básicos da Mecânica de Solos sob o ponto de vista da engenharia civil. É o pilar fundamental da área de Geotecnia do curso. O livro oferece um entendimento da natureza dos solos, comportamento ante esforços, apresenta de maneira clara e objetiva os princípios básicos da mecânica de solos e situa o estudante/ leitor diante dos principais problemas de geotecnia aplicada à engenharia. Todos os capítulos são ilustrados com estudos de caso de diversas partes do mundo como Erosão nos EUA, Condições artesianas na Inglaterra, Solos que afundam no México, Perigos de escavação em Singapura e outros. O projeto prevê customização para atender não apenas as normas e práticas brasileiras, mas também casos interessantes como a escavação do metrô em SP e o afundamento do solo em Santos.

Antonio Zuffo e Monica Zuffo Sobre o livro Procura-se por meio de planejamento garantir ações que visem a diminuição da exposição ao risco relacionado com eventos extremos e que garanta certo grau de confiança aos usuários de recursos hídricos seus usos. Nenhuma civilização na história foi tão dependente deste recurso para suas atividades como a sociedade moderna, quanto mais nos desenvolvemos mais nos vemos dependentes deste recurso, não somente para a manutenção da vida, mas também para todas as atividades humanas. O livro trata do gerenciamento dos recursos hídricos, em sua conceituação e contextualização, introduzindo ao leitor um tema tão importante nos dias atuais, como forma de reduzir os conflitos pelo uso da água, sobre a ótica de multiusos e multiusuários. O conteúdo do livro permite aos leitores construir um conhecimento das inter-relações existentes entre a cultura, o clima e as tradições de diferentes países, por meio de exemplos internacionais, com diferentes políticas de GRH. Trata de como essas nações gerenciam seus recursos hídricos, baseados nos mesmos princípios teóricos, porém, com diferentes soluções. Desta forma, o leitor compreenderá que o GRH objetiva a utilização e a ampliação dos recursos naturais da bacia hidrográfica para os diferentes usos da água; que procura garantir um desenvolvimento sustentável das atividades humanas e da conservação conveniente desses recursos e do ambiente, sem ferir sua cultura e tradições; e que busca o bem estar social e econômico dos habitantes da bacia hidrográfica, assegurando o desenvolvimento agroindustrial da região em que está inserida a bacia hidrográfica.

Sumário ISBN: 978-85-352-7746-3 Páginas: 352 - Lançamento previsto: 2014

Sumário 1: Formação e Natureza dos Solos. 2: Descrição e Classificação dos Solos. 3: Permeabilidade e Drenagem. 4: Stress efetivo e pressão no poro. 5: Pressão ao contato e distribuição do Stress. 6: Compressibilidade e Consolidação. 7: Tensão de cizalhamento. 8: Normatização (será substituído pela norma brasileira). 9: Fundações rasas – Estabilidade. 10: Fundações rasas – Assentamento. 11: Fundações em estacas. 12: Pressões laterais do solo e estruturas de retenção. 13: Estabilidade de encostas. 14: Terraplanagem e compactação do solo. 15: Investigação in situ.

Sobre o autor ISBN: 978-85-352-7122-5 Páginas: 352 - Lançamento previsto: 2014

Graham Green ensinou mecânica de solos e engenharia geotécnica na Higher National tanto em graduação quanto pós. Sua experiência de mercado inclui investigação in situ, empreiteiras e consultoria, atualmente ele é pesquisador e consultor independente.

1: Histórico do Gerenciamento de RH; Histórico do Gerenciamento de RH no Brasil. 2: Gestão de Recursos Hídricos. 3: Experiências Internacionais em Gerenciamento de RH. 4: Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. 5: Legislação para Uso dos Recursos Hídricos. 6: Mercado de Águas. 7: A Política Nacional de RH. 8: O Planejamento de Recursos Hídricos.

Sobre os autores Antonio Carlos Zuffo - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1998), pós-doutorado na University of Toronto (UofT), Ontario, Canada, Environmental Engineering Area at Depto of Civil Engineering (2000-2001). Monica Soares Resio Zuffo - Arquiteta e Urbanista (Unesp, 1996), mestre e doutora em engenharia civil, área de recursos hídricos, energéticos e ambientais (Unicamp, 2005 e 2010).

Forças Devidas ao Vento para Estruturas de Aço Zacarias M. Chamberlain Pravia Sobre o livro Este livro apresenta exemplos além de galpões de duas águas, sheds, edifícios, entre outras estruturas, e, ainda, apresenta estudos de ações devidas ao vento simuladas com elementos finitos usando ferramentas da mecânica computacional de fluidos. Serve como complemento ao estudo da NBR 6123 Forças devidas ao vento em edificações. ABNT, 1986 para os estudantes de construção civil. A proposta deste projeto é apresentar um conteúdo ricamente ilustrado, com diversos estudos de casos, figuras e problemas com soluções propostas para os mais diversos projetos de estruturas de aço.

Sumário 1: Ações do vento em edificações. 2: Determinação da pressão dinâmica ou de obstrução. 3: Determinação das forças estáticas devidas ao vento. 4: Coeficientes de Pressão e Forma Aerodinâmicos. 5: Efeitos Dinâmicos e Edificações Esbeltas e Flexíveis.

Hidrologia: Engenharia e Meio Ambiente

Sobre o autor

Luciene Pimentel da Silva Sobre o livro O livro trata de hidrologia, seu movimento e transporte, através da compreensão do ciclo hidrológico, abrangendo aspectos relacionados a quantificação, a caracterização da qualidade e a disponibilidade da água como recurso hídrico, tanto para as necessidades sócio ambientais, como nos aspectos econômicos e produtivos. Está presente direta e indiretamente no projeto de obras que envolvem o uso da água como, abastecimento de água, drenagem de águas pluviais, tratamento de esgotos e outros efluentes, diques e barragens, construção de reservatórios, obras de irrigação no cultivo de alimentos, assim como também nos estudos das ciências da Terra, Geografia e Geologia. Adicionalmente, a Hidrologia está presente no planejamento e na gestão dos recursos hídricos e de forma ampla nas ciências ambientais. A quantificação da água nas diferentes fases do ciclo, assim como a caracterização de seu estado de conservação, permitem indiretamente o acesso às condições e à preservação de outros recursos naturais, como os solos, as florestas, os campos de cultivo, o ar, o meio ambiente e biota marinhos, onde a água serve como elemento de sustentação dos ecossistemas, de transporte e manutenção de nutrientes, e de cargas poluidoras. A obra, intitulada “Hidrologia. Engenharia e Meio Ambiente”, envolve a apresentação da conceituação da ciência e de sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento, sobretudo nas Engenharias e Meio Ambiente. Apresenta o mercado e oportunidades profissionais, os Sistemas e as Instituições não governamentais, governamentais e do direito privado, em cujas atuações suscitam profissionais com conhecimentos e especializados em Hidrologia. Apresenta a descrição do ciclo da água nas escalas planetária e na fase terrestre nos continentes, assim como dos processos envolvidos e dos métodos associados às ciências básicas, sobretudo, matemática, física, química e sócio ambientais, na quantificação e na caracterização do estado de conservação da água nas diferentes fases do ciclo hidrológico terrestre. Apresenta também algumas reflexões no que se refere à água, seu uso sócio ambiental e em processos produtivos, e o desenvolvimento sustentável.

Zacarias M. Chamberlain - Possui mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade de Passo Fundo.

Perfis de Aço Formados a Frio Zacarias M. Chamberlain Pravia e Carlos Javaroni Sobre o livro Livro-texto que apresenta os aspectos da formulação teórica para o dimensionamento de perfis de aço formados a frio de acordo com a norma brasileira NBR 14762:2010. O livro é complementado com o exemplo de dimensionamento de um galpão metálico em pórtico de estrutura treliçada.

Sumário 1: Generalidades. 2: Ações e Análise Estrutural. 3: Elementos Esbeltos Comprimidos. 4: Barras Tracionadas. 5: Barras Comprimidas. 6: Barras Fletidas. 7: Barras Submetidas à Flexão Composta. 8: O Método da Resistência Direta. 9: Exemplo de Aplicação: Galpão duas Águas. 10: Referências

ISBN: 978-85-352-7734-0 Páginas: 352 - Lançamento previsto: 2014

Sobre os autores

Sumário 1: Ciência, Prática e Mercado de Trabalho. 2: Ciclo Hidrológico. 3: Elementos de Climatologia. 4: Bacia Hidrográfica Balanço e Disponibilidade Hídrica. 5: Chuva. 6: Evaporação. 7: Vazão. 8: Hidrologia dos Solos. 9: Qualidade das Águas. 10: Estrutura Institucional e Marcos Legais em Hidrologia, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. 11: Tópicos emergentes em Hidrologia. 12: Relatando estudos hidrológicos.

Sobre o autor Luciene Pimentel da Silva - Ph.D. em Hidrologia - Universidade de Newcastle Upon Tyne - UK (1997). Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Graduada em Engenharia Civil. Foi Coordenadora Adjunto do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PEAMB) no biênio 2010-2012. É professora no Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia desde 2002.

ISBN: 978-85-352-7181-2 Páginas: 200 - Lançamento previsto: 2014

8

ISBN: 978-85-352-5744-1 Páginas: 200 - Lançamento previsto: 2014

Carlos Eduardo Javaroni - Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Engenharia de Estruturas - EESC/USP (1993) e doutorado em Engenharia de Estruturas - EESC/USP (1999). Atualmente é professor assistente doutor da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Bauru/SP. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de aço, perfis de aço formados a frio e estruturas de madeira. Zacarias Martin Chamberlain Pravia - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Nacional Autonoma de Nicaragua (1981), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas Metálicas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas metálicas, ensino de estruturas, estruturas de madeira, mecânica das estruturas e análise estrutural, Elementos Finitos. Teoria e Prática do Ensino de Engenharia.

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.