“Campeão das Províncias” - 14/6/2023

Page 1

DIRECTOR LINO VINHAL www.campeaoprovincias.pt | telef. 239 497 750 | e-mail: campeaojornal@gmail.com QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 | N.º 785 | ANO 3 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL DE SEGUNDA A SEXTA, ÀS 17:00 / 18:00 HORAS EDIÇÃO DIGITAL FICHA TÉCNICA: EQUIPA DO CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS Lino Vinhal, Luís Santos, Joana Alvim, Luís Carlos Melo e Cristiana Dias PAGINAÇÃO Grupo Media Centro De 2.ª a 6.ª-Feira, às 17:00 horas vá a na barra lateral encontra “Campeão Digital”. CLIQUE E LEIA! Pode também encontrar o link de ligação no Facebook do Campeão em www.campeaoprovincias.pt www.facebook.com/campeaodasprovincias 20 PÁGINAS PÁGINA 2 FIGUEIRA DA FOZ RECEBE FESTIVAL DAS CALDEIRADAS

Festival das Caldeiradas mantém tradição na Figueira da Foz

OFestival das Caldeiras da Figueira da Foz é o terceiro evento de 2023 do “32.º Figueira com Sabor a Mar”, que vai decorrer de 16 a 25 de Junho, em 14 restaurantes participantes (Casa Marquinhas, Caçarola Dois, Caçarola-1, Lota Nova, A Cantarinha, Restaurante Aldente, Restaurante A Ver o Mar, Bijou, Casa Tirone, Restaurante dos Armazéns, Muralha Chafarica, Casa dos Papagaios, Restaurante Pep´s, e o restaurante O Pescador). A apresentação do Festival das Caldeiradas está marcada para amanhã, dia 15 de Junho, pelas 12h30, no Restaurante Muralha Chafarica, em Buarcos.

Como é sabido, a ementa da Caldeirada, é um prato típico dos pescadores, diversificado (tudo depende do tipo de peixes), que é enriquecida com a sopa de peixe ou no final com a célebre massada, tendo como prato principal a caldeirada de peixe, cuja seleção e confeção ficarão ao critério e à imaginação de cada um dos participantes. A frescura do

peixe é, na sua essência, a principal condição para o sucesso deste prato, bem como a variedade do pescado onde se destaca a raia, o tamboril, a pata-roxa, cação ou tremelga Como é sabido a Caldeirada há muito que é um prato vulgarizado por todo o país, de norte a sul, mas as confecionadas junto à beira-mar são sempre mais apetecíveis.

A Figueira da Foz é uma região com tradição nas Caldeiradas de Peixe, segundo João de Lemos e Marcos Viana, dois gastrónomos conhecedores, diziam que as “caldeiradas nesta região faziam a diferença porque eram confecionadas com peixes finos (tamboril, safio, pata-roxa, cação, ruivo, raia, cherne, pargo e corvina...).

A Caldeirada de Petinga à Buarcos era única no início do século passado e acabou por ser o mote para outro tipo de caldeiradas, que hoje é vulgar encontrar-se por todo o país, feitas só com um tipo de peixe Desde sempre que a Gastronomia Regional é um elemento essencial quando se fala na promoção turística de um destino, pelo que o “Fi-

gueira com Sabor a Mar”, segundo o seu presidente, Mário Esteves, “está a tentar consolidar todo o trabalho anteriormente realizado nesta vertente nas últimas décadas”, que visa “estimular o consumidor na época baixa” e, sobretudo,” incrementar dinâmica na restauração local e diversificar a oferta turística do destino Figueira da Foz”

O êxito destes festivais de peixe que se prolongam por 50 dias durante o ano, só é possível com o apoio de diversos patrocinadores, nomeadamente, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Turismo Centro de Portugal, Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião, ACIFF, Delta Cafés, EXE, Aliança (vinhos), Recheio, Padarias Dionísio, Litofish, RMP, Genialmed, Gelcentro, Casino Figueira, Irmãos Norinho, Pato Real, Lugrade e Dapaval.

Depois das Caldeiras seguem-se ainda o Festival da Feijoada de Búzios de 8 a 17 de Setembro e o Festival de Bacalhau e derivados de 17 a 26 de Novembro.

QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 2 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

»» COIMBRA COMEÇA A MOSTRAR DINAMISMO NA REABILITAÇÃO URBANA

»» PAULO MARCOS ALERTA: CONCENTRAÇÃO BANCÁRIA DIMINUI CONCORRÊNCIA NOS CRÉDITOS E DEPÓSITOS

»» MARIA ELISA RECUPERA PAIXÃO ANTIGA NO CONVENTO SÃO FRANCISCO EM COIMBRA

»» EM TEMPO DE ANIVERSÁRIO SEMINÁRIO DE COIMBRA RENOVA CAMINHOS DO FUTURO

»» LOJAS COM HISTÓRIA: COVA FUNDA FEZ DA QUALIDADE E DA FAMÍLIA OS SEUS MAIORES PILARES

»» MULTIDÃO FESTEJOU O SANTO ANTÓNIO NA FIGUEIRA DA FOZ

»» MULHERES TORNAM-SE PROTAGONISTAS AO COSTURAR O SEU PRÓPRIO FUTURO

3 QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Coimbra prepara-se para receber folia das marchas populares

Coimbra prepara-se para iluminar as suas ruas, na próxima sexta-feira à noite (16), para ver o espectáculo das tradicionais marchas populares.

Ao todo vão ser 15 marchas (10 do concelho de Coimbra e cinco convidadas) que vão preencher as várias ruas do centro, e não só, para proporcionar momentos de folia a quem quiser marcar presença num dos eventos mais populares da cidade.

Com início marcado para as 20h15, a 12.ª edição das marchas populares de Coimbra vai começar na Praça 8 de Maio estendendo-se depois entre a rua da Sofia e o Largo da Portagem, passando pela Ferreira Borges e Visconde da Luz.

Com duração aproximadamente de 20 minutos para cada marcha, a festa promete ir noite dentro e segundo a organização é esperado milhares de pessoas para assistir ao evento.

Segundo Assunção Ataíde, presidente da Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), entidade organizadora das marchas populares, foi preparado um forte programa de animação que pretende chegar a várias zonas.

Para além da via central haverá também nas várias artérias da Baixinha outras animações musicais.

A presidente referiu durante a apresentação do evento, que decorreu ontem (13), que o objectivo passa por permitir que “as pessoas que vêm assistir ao desfile possam circular sem problemas e os cafés e restaurantes disponham de espaço para colocar esplanadas no exterior”.

A responsável afirmou que “vai ser uma noite animada, variada e com gente apaixonada pelo evento”, prometendo muita animação e tentar puxar as pessoas a assistir às marchas populares.

Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), que também marcou presença na apresentação deixou claro que esta é uma iniciativa que marca o “espírito bairrista em Coimbra” reforçando que se trata de uma “oportunidade de dinamizar este nosso território de excelência que é a Baixa de Coimbra e a nossa zona histórica, classificada como Património Mundial da Humanidade”.

Com dezenas de marchantes pelas ruas de Coimbra, há quem se dedique durante meses a ensaios para que nada falhe neste dia. Maria Beja, responsável da marcha da Freguesia de Cernache, apela à presença do público e diz que “merecemos que venha muita gente ver-nos. Trabalhámos arduamente durante um ano. O que nos paga são as palmas, fazemos isto por amor e

bairrismo”.

A responsável aproveitou a presença do vereador na CMC e apelou ao apoio da autarquia num dos grandes objectivos dos marchantes para esta noite. “Acho que este evento merecia uma bancada para o público. Deixo o apelo”, anuiu.

As marchas populares são uma organização da Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), juntamente com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a União das Freguesias de Coimbra, e apela aos comerciantes e habitantes da Baixa e da Baixinha que decorem as lojas e casas para que transmitam mais cor ao evento e proporcionem uma noite mágica e de verdadeiro espírito de bairrismo.

Ordem das marchas:

Marcha Infantil dos Moinhos (convidada)

Marcha da Casa Rainha Santa Isabel de Condeixa (convidada)

Marcha da APPACDM de Soure (convidada)

Marcha Popular de São Martinho do Bispo

Marcha do Grupo Artístico de Ribeira de Frades

Marcha Popular de Eiras

Marchas de São João Vila Nova

Marcha de Celas e Olivais

Marcha Popular da Freguesia de Cernache – Marcharte

Marcha de Santa Clara

Marcha Popular de Cegonheira – Antanhol

Marcha da Arregaça

Marcha de Ribeira de Frades

Marcha Popular de Semide (convidada)

Marcha Popular de Vale de Açor (convidada)

QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 4 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Coimbra participa nas Jornadas Europeias de Arqueologia

ACâmara Municipal de Coimbra (CMC) vai participar nas Jornadas Europeias de Arqueologia que, de 16 a 18 de Junho, vão realizar-se em mais de 46 países, com duas actividades: uma visita guiada à antiga Igreja do Convento de São Francisco e a apresentação de um vídeo com a evolução dos trabalhos arqueológicos realizados no Mikveh, na rua Visconde da Luz.

A visita guiada à antiga Igreja do Convento de São Francisco, que é gratuita e sem necessidade de inscrição, vai realizar-se no domingo, dia 18 de Junho, das 15h00 às 17h00, com início na escadaria de acesso à antiga igreja.

Importa recordar que, em 2015/2016, aquando do acompanhamento arqueológico, que envolveu também a vertente da arqueologia da arquitectura, foi possível conciliar o projecto de arquitectura com as reminiscências históricas e patrimoniais.

Resultou, assim, a remobilização dos painéis azulejares do transepto para uma das capelas, o restauro e a conservação das pinturas murais patentes nos altares das antigas capelas, entre outros elementos patrimoniais relevantes que reverteram para o projecto actual.

Adquirido pela autarquia de Coimbra no final do século XX, procedeu-se à reabilitação de todo o complexo, transformando-o num espaço multifuncional. Na antiga igreja foram re-

cuperados muitos elementos arquitectónicos, pinturas murais e painéis azulejares que embelezam a sala actual.

Durante as jornadas vai ser, também, apresentado um vídeo com a evolução dos trabalhos arqueológicos realizados no Mikveh, na rua Visconde da Luz, que vai estar acessível na página da Direcção-Geral do Património Cultural e da CM de Coimbra, de 16 a 18 de Junho.

Recorde-se que os Banhos judaicos de Coimbra foram encontrados e identificados em Novembro de 2013, na cave do 21 da rua Visconde da Luz, em plena Baixa de Coimbra, pela equipa de arqueologia da CM de Coimbra. Integrado num edifício misto, com áreas de comércio, serviços e habitações, o Mikveh é um complexo (de cota negativa, relativamente ao nível de cir-

culação da rua), composto por antessala (dressing room), sala do tanque (pool) e sala da mina / nascente de água (water source), inserido numa gruta calcária. Desde a aquisição do imóvel pela CM de Coimbra, em 2021, estão em curso os trabalhos arqueológicos prévios de diagnóstico quer da área do Mikveh, quer do restante imóvel, atendendo a que o mesmo se localiza na área da Judiaria Velha de Coimbra.

As Jornadas Europeias de Arqueologia são um evento organizado por cerca de 47 países europeus, incluindo Portugal. A DGPC é a coordenadora nacional das JEA. Desde 2010, o Ministério da Cultura francês confiou ao Institut national de recherches archéologiques préventives a coordenação e promoção das Jornadas Nacionais de Arqueologia.

5 QUARTA-FEIRA,
»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
14 DE JUNHO 2023

DÉFICE DE INFORMAÇÃO PARA UM EFECTIVO EXERCÍCIO DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR?

Em tempos, com base em oportuno estudo promovido pela Comissão Europeia, tornámos públicos estes dados:

EXCESSO DE INFORMAÇÃO = DÉFICE DE INFORMAÇÃO?

O inquérito em torno da capacidade dos consumidores europeus, editado pela Comissão Europeia, mostra que

. 1 (um) em 4 (quatro) consumidores afirma sentir falta de confiança e . cerca de 2 (dois) [em rigor, mais do que 1 (um)] em 3 (três) consideram-se mal informados;

. apenas 2 % responderam correctamente a questões sobre os direitos de [ desistência ou de retractação nos contratos], as garantias e a protecção de que gozam contra práticas desleais.

A notória carência de informação prejudica a capacidade de os consumidores defenderem os direitos que em leis da UE e nos Estados se lhes reconhecem.

DIREITOS QUE, NA PRÁTICA, NÃO SE RESPEITAM

Na década que transcorre,

. cerca de 2 (dois) em 5 (cinco) europeus tiveram problemas com um produto ou serviço na UE, o que de todo seria motivo de queixa.

Os prejuízos sofridos pelos consumidores montaram a cerca de 0,5 % do PIB da UE.

Apesar de elevado o nível garantido pela legislação da UE, os problemas que aos consumidores se deparam ficam, muitas vezes, por resolver:

O EUROBARÓMETRO registava em tempos que:

. apenas 26 % dos comerciantes conhecem o prazo exacto de devolução pelo consumidor de um “produto defeituoso”;

. muitos dos litígios de consumo ficam por resolver pelo simples facto de o consumidor não agir.

O inquérito revelava ainda que dos consumidores afectados:

. apenas 16 % recorrem a associações ou a entidades públicas para a sua resolução (na maior parte dos casos, nem sequer equacionam a hipótese de seguir as vias judiciais se infrutífero se mostrar o contacto inicial com o estabelecimento, se os montantes em causa forem de escasso valor).

A UE aposta agora decisivamente nos meios extra-

judiciais de resolução de litígios (mediação, conciliação, arbitragem) para que o acesso à justiça seja real, efectivo.”

III

DOS ÌNDICES DE INFORMAÇÃO EM PORTUGAL

Em estudo encomendado, ao que parece, pela Direcção-Geral do Consumidor se conclui que cerca de 70% dos consumidores, em Portugal, se acham bem informados acerca dos seus direitos.

Ora, salvo o devido respeito, não se nos afigura que os resultados sejam, com efeito, credíveis.

Como temos cerca de 30% de cidadãos esmagados entre os limiares da pobreza e da miséria, ou seja, de não consumidores, extrapolando, para usar os mesmos métodos (!), 100% dos consumidores, em Portugal, mostram-se bem informados acerca dos seus direitos.

Talvez, por isso, não haja, em Portugal, campanhas de informação dirigidas aos consumidores, afora o alcance limitadíssimo das acções (insuficientemente) patrocinadas pelo Fundo dos Direitos do Consumidor (constituído pelas cauções dos serviços públicos essenciais não resgatadas pelos seus titulares).

Talvez, por isso, não haja, em Portugal, Serviços Municipais de Informação ao Consumidor, como o estabelece a alínea b) do n.º 1 do artigo 7.º da Lei de Defesa do Consumidor.

Talvez, por isso, não haja, em Portugal, programas de informação ao consumidor nas estações de radiodifusão áudio e audiovisual, na esfera do Estado (Rádio e Televisão de Portugal…), como o manda a Lei de Defesa do Consumidor no n.º 2 do seu artigo 7.º

Se, a um outro nível, nem magistrados nem advogados, em geral, se acham convenientemente habilitados em matéria de Direito do Consumo, o que dizer do consumidor indiferenciado?

Conviria que houvesse maior autenticidade nos estudos e no rigor dos dados divulgados. É o mínimo que se exige para não sermos vítimas dos artifícios, sugestões e embustes que por aí campeiam…

QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 6 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
I
II
Mário Frota presidente emérito da apDC
DIREITO DO CONSUMO - Portugal

Solstício de Verão no Templo Ecuménico Universalista promove celebração única

OTemplo Ecuménico Universalista de Miranda do Corvo prepara-se para receber uma celebração especial no dia do Solstício de Verão, em 21 de Junho. O programa do evento abrange uma variedade de actividades, desde palestras e teatro até música e a observação do sol ao meio-dia, no momento em que toca o centro do templo.

O primeiro momento do programa será uma palestra intitulada “Tributo ao Sol”, com início às 15h00. Diversos especialistas irão partilhar os seus conhecimentos sobre a influência do Sol em diferentes áreas, como astronomia, história, medicina, agricultura, religião e mitologia. O evento contará com a presença de Jaime Ramos, presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP, como moderador.

A palestra contará com a participação de Ricardo Gafeira, investigador em física solar no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, que abordará o Solstício de Verão e outros eventos astronómicos. Sérgio Madeira, historiador e arqueólogo, falará sobre o sol e sua influência na história da humanidade. Além disso, haverá uma demonstração de yoga com a saudação ao sol, conduzida pelo professor de yoga Norman Lashley.

No prosseguimento da palestra, o Eng. Agrónomo António Russo discorrerá sobre a relação entre o sol, a natureza e a cultura agrícola. António Preto, médico psiquiatra e ex-director de Psiquiatria do CHUC, abordará a influência do sol na saúde e no bem-estar físico e mental. Por fim, Martinho Soares, do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, discutirá a presença do sol nas religiões e mitologias.

Após as palestras, haverá um espaço para questões e debate, seguido de uma acção de movimento e pintura da série “Último Sopro”, realizada por Elia Ramalho, licenciada em pintura e doutoranda em materialidades da literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O segundo momento do evento será marcado pela apresentação da peça de teatro “A Flauta Mágica”, pela Companhia Fatias de Cá, com início às 19h19. A peça traz à vida a famosa ópera de Mozart, explorando a curiosidade humana em busca de respostas sobre o desconhecido.

O Templo Ecuménico e Universalista de Miranda do Corvo, localizado no topo de uma montanha e integrado no Trivium, juntamente com o Parque Biológico e o Espaço da Mente, tem como base a tolerância e a promoção da paz colectiva e individual. Construído com o propósito de ser um espaço dinâmico e adaptável, o templo convida todos aqueles que acreditam na construção de um mundo melhor a participarem de iniciativas culturais, espirituais e terapêuticas.

7 QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

A Gente (não) Lê: os livros sobem à serra e Manhouce estreia festival literário

Manhouce, uma aldeia situada nas terras altas de São Pedro do Sul, em Viseu, está pronta para receber a primeira edição do festival literário “A Gente (não) Lê” nos dias 16, 17 e 18 de Junho. O acesso ao evento é livre, sujeito apenas à lotação dos espaços.

Com um orgulho evidente nas suas tradições e ancestralidade, a aldeia, que ganhou destaque graças ao trabalho de Isabel Silvestre, abre-se para o mundo e veste-se de festa para acolher todos os amantes de livros e leitura.

O programa inclui nomes como Capicua, Raquel Marinho, Miguel Manso, Tânia Ganho, Isabela Figueiredo, Susana Moreira Marques, Rita Loureiro, Sérgio Sousa Pinto e a música-poética de Ana Lua Caiano num concerto ao entardecer, além da inconfundível polifonia de Isabel Silvestre e das mulheres de Manhouce.

O epicentro do evento será a escola primária e seus pátios, no entanto, está prevista uma simbólica descida até às Termas de São Pedro do Sul para a sessão inaugural.

“Este festival, cuja ideia foi prontamente abraçada por Zé Pinho com o entusiasmo que lhe era característico, contará com uma homenagem carinhosa que preparamos para ele, com música, poesia e todo o amor e admiração que certamente chegarão ao belo lugar onde ele habita hoje e onde, devagar, ele testemunhará tudo. Será um momento emocionante, pois sabemos que ele adoraria estar connosco neste evento que sonhamos juntos, mas também será um momento de celebração da sua vida e do imenso legado que ele nos deixou. Por isso, contamos com todos aqueles que amam os livros... assim como Zé os amou”, destaca Marisa Araújo, a dinamizadora do A Gente (não) Lê.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL LITERÁRIO

16 de Junho, sexta-feira - Auditório do Balneário Rainha Dona Amélia

21h00 - Capicua + Raquel Marinho (O poema ensina a cair)

17 de Junho, sábado - Manhouce

14h30 - A gente escreve: Paula Jorge e Carlos Almeida (escritores de São Pedro do Sul)

Livro Conduto

O festival também conta com uma outra originalidade, o “Livro Conduto” - os convidados trazem livros que já leram ou que têm interesse em trocar. Todos os livros serão colocados numa mesa (ou várias) na Escola Primária e, ao longo do festival, as pessoas poderão levar os livros que lhes interessam. Os livros restantes serão doados à Biblioteca de Manhouce.

15h30 - Apresentação do livro “Património”, um livro de receitas com vida(s) dentro + Oficina de pão de ló de Sul com Dona Lurdes, uma das participantes do livro.

17h30 - Raquel Marinho e Miguel Manso (sessão de poesia)

18h30 - Projecção do curta-metragem “Peregrinação”, filmada em Manhouce com os habitantes da aldeia, com música ao vivo pelas Vozes de Manhouce (realizado pelo Cineclube do Porto em parceria com as Vozes de Manhouce)

À noite, em São Pedro do Sul, Duelos Poéticos: Primeiro, uma apresentação ao estilo Adília Lopes no Cais do Sodré. Em seguida, uma performance directa de Herberto Hélder, sem meias palavras. Para encerrar esta primeira série, uma abordagem descontraída à maneira de Mike Tyson. Em troca, teremos uma Ana Hatherly cheia de ímpeto, acompanhada de uma Inês Lourenço ardente, culminando com “os ácidos, os gumes. E os ângulos agudos” de Cesário Verde. No final, celebramos cada um o pôr do sol que convém, agradecendo porque “ainda há poetas no nosso país!”

18 de Junho, domingo - Manhouce

14h30 - Sérgio Sousa Pinto e Alexandre Vasconcelos e Sá - apresentação do livro “Fui tão feliz com a minha Thompson”

15h30 - Sessão “A gente (não) lê - A literatura no tempo a correr” - Tânia Ganho, Susana Moreira Marques e Isabela Figueiredo.

16h30 - A voz dos livros

A voz dos livros ecoa dentro de nós. Lemos e ouvimos, ouvimos e lemos. Todos os anos propomos uma leitura integral de um texto fundamental. Nesta primeira edição, escolhemos “Um Quarto que Seja Seu”, de Virginia Woolf. O primeiro capítulo será lido ao vivo pela actriz Rita Loureiro. Os restantes capítulos estarão disponíveis para quem quiser ler em voz alta, contribuindo para a leitura integral e a posterior disponibilização em áudio desta obra incontornável.

17h30 - Homenagem a José Pinho

Isabel Silvestre + Vozes de Manhouce com repertório escolhido para José.

“Música para o José” - recital de cravo por Katerina Kabakli

Poemas para José por Raquel Marinho

19h00 - Concerto de Ana Lua Caiano

QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 8 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Piscina Municipal do Luso abre amanhã para época balnear

APiscina Municipal do Luso, piscina de ar livre localizada junto ao Lago do Luso, reabre para a época balnear amanhã, dia 15 de Junho, e funcionará até o dia 15 de Setembro. Aberta de terça a domingo, das 11h00 às 19h00, a Piscina é um equipamento muito procurado por veraneantes e residentes.

De 15 de Junho a 15 de Setembro, este equipmento estará aberto ao público todos os dias, com excepção das segundas-feiras, e contará com a presença de nadadores salvadores, garantindo o cumprimento de todos os requisitos legais de segurança.

A Piscina do Luso, um equipamento municipal, é amplamente procurada durante o Verão, tanto por residentes do concelho quanto por turistas da vila termal. Além de se destacar pela beleza do ambiente que a rodeia, a piscina oferece óptimas condições de acessibilidade e recreação, proporcionando uma experiência fabulosa para toda a população e visitantes.

“É mais uma opção que o Município oferece durante os meses de Verão, tanto para os residentes como para os visitantes. É um equipamento que requer diversos recursos municipais para cumprir todas as regulamentações, mas que consideramos um grande valor para todo o nosso território”, destaca Ricardo Santos, vereador do Desporto.

Informações úteis:

Lotação diária: 120 pessoas.

Preços: 2,5 euros (a partir dos 12 anos), 1,5 euros (dos 6 aos 12 anos), gratuito para menores de 6 anos.

Crianças até aos 12 anos devem estar acompanhadas por um adulto.

Grupos: Será permitida a entrada diária de apenas 20 crianças provenientes de instituições, mediante marcação prévia para o e-mail desporto@cm-mealhada.pt.

Não haverá senhas de saída da piscina. Com a abertura iminente da Piscina Municipal do Luso, os veraneantes e os moradores locais têm a oportunidade de desfrutar de momentos refrescantes e divertidos em um dos locais mais belos da região.

9 QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 10 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf Rua Adriano Lucas, 216 - Fração D, Eiras | 3020-430 Coimbra Tel.: 239 497 750 | radioregionaldocentro@gmail.com

AGDCentro brilhou no passado fim-de-semana

APraça do Comércio, em Coimbra, foi o palco de mais uma edição do Ginástica ao Centro, no passado domingo, sendo este já o nono evento anual de Ginástica para Todos organizado pela Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro). A competição contou com a participação de mais de 200 ginastas de vários clubes filiados na Associação, e atraiu uma multidão entusiasta que preencheu todos os espaços livres possíveis na baixa coimbrã.

O Ginástica ao Centro contou com a participação de várias classes, provenientes de diferentes clubes. O Centro Norton de Mato apresentou “Ritmic Dance”, o Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital trouxe “Acromania”, o Colégio Rainha Santa Isabel apresentou as classes “Mistinha”, “Minimista” e “Mista”, a Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra apresentou “Pré-Competição Infantis 1” e “Lazer”, e o Sporting Clube Campomaiorense trouxe o “Galguinni Gym”. Ginastas de todas as idades, desde os mais novos até aos mais experientes, demonstraram esquemas de grande beleza e, em alguns casos, de grande arrojo, proporcionando uma manhã repleta de ginástica para os espectadores.

Mas o fim-de-semana passado também ficou marcado pelo Campeonato Nacional de Infantis de Ginástica Acrobática, numa co-organização da Federação de Ginástica de Portugal e do ACRO AL-Buhera - Clube de Ginástica de Albufeira. O

evento contou com a participação de cinco clubes filiados na Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro): Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC), Associação Cristã da Mocidade de Coimbra (ACMC), Associação Estrela de 3 Pontas (Covilhã), Associação de Ginástica de Condeixa (AGCx) e Grupo Recreativo Vigor da Mocidade (GRVM).

Destacam-se os títulos nacionais conquistados por Rodrigo Amaral/ Simão Ferreira (AAC) em Pares Masculinos, e Lourenço Oliveira/Palmira Amado (GRVM) em Pares Mistos. No mesmo escalão, José Pimentel/ Constança Lopes (AGCx) alcançaram o segundo lugar, enquanto Frederico Moreira/Renata Gomes (AE3P) garantiram a medalha de bronze, numa competição que teve um pódio totalmente ocupado por equipas da região centro.

A equipa do GRVM sagrou-se Campeã Nacional por equipas, enquanto a AAC alcançou o terceiro lugar no pódio.

A Associação de Ginástica do Centro salientou a importância das competições nacionais de Infantis como um prelúdio do talento destes jovens ginastas dedicados, mostrando o excelente trabalho que tem sido desenvolvido neste escalão etário. A AGDCentro expressou o seu orgulho e confiança no futuro da disciplina, tendo em conta as classificações alcançadas pelos clubes filiados na competição nacional de ginástica acrobática em Infantis.

11 QUARTA-FEIRA,
»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
14 DE JUNHO 2023

Resultados do projecto “Fogo e Invasoras” são apresentados publicamente

Aequipa responsável pelo projecto de investigação “Fogo e Invasoras”, financiado pelo programa PDR2020 e liderado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), coordenada pelo professor Joaquim Sande Silva, irá realizar uma série de eventos neste mês para divulgar os resultados alcançados.

Serão realizados três seminários, sendo o primeiro no dia 20 de Junho, das 10h00 às 12h00, na Lousã, no auditório da biblioteca municipal Comendador Montenegro, e o segundo no mesmo dia, das 14h30 às 16h30, em Arganil, no auditório da biblioteca municipal Miguel Torga. O terceiro seminário será realizado no dia 27 de Junho, das 10h00 às 12h00, em Albergaria-a-Velha, no Salão Nobre da biblioteca. Além disso, será realizado um workshop no dia 28 de Junho, das 14h30 às 17h30, no auditório H1 da ESAC. Todos os eventos serão realizados presencialmente e também remotamente através da plataforma Teams.

O principal objectivo do projecto é aprofundar o conhecimento sobre as relações entre o fogo e duas espécies invasoras, a acácia-mimosa e a háquea-picante, visando melhorar a gestão dessas espécies. Durante esses eventos, além da apresentação dos resultados obtidos, pretende-se sensibilizar os interessados sobre a importância de uma gestão adequada das áreas afectadas por essas duas espécies.

Aqueles que desejarem participar online devem fazer sua inscrição nos seguintes links:

Seminário Lousã: https://bit.ly/SeminarioFogoeInvasoras_Lousa

Seminário Arganil: https://bit.ly/SeminarioFogoeInvasoras_Arganil

Seminário Albergaria-a-Velha: https://bit.ly/SeminarioFogoeInvasoras_Albergaria-a-Velha

Workshop: https://bit.ly/WorkshopFogoeInvasoras_2023_ESAC

QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 12 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Apoios do Centro 2030 permitem que região de Coimbra se destaque

AAutoridade de Gestão do Centro 2030, em colaboração com a CIM Região de Coimbra e o Conselho Empresarial da Região de Coimbra (CERC), realizou hoje uma acção de divulgação dos apoios disponíveis para as empresas.

Com o objectivo de auxiliar as empresas, estão actualmente abertos concursos direccionados a territórios de baixa densidade, bem como concursos para territórios que não são classificados como baixa densidade.

Esses concursos têm um foco claro em operações que visam a produção de bens e serviços transaccionáveis e internacionalizáveis, dentro de fileiras produtivas e cadeias de valor mais amplas, gerando maior valor acrescentado. Isso contribui para fortalecer a orientação exportadora

e a competitividade externa da economia portuguesa.

Além disso, esses concursos visam estimular o investimento empresarial de natureza inovadora, promovendo a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa e o reforço de sua competitividade externa por meio da diferenciação, diversificação e inovação.

“As empresas desempenham um papel importante como motores de crescimento e desenvolvimento regional. Investir na competitividade é essencial para o desenvolvimento económico e social da região de Coimbra, e esses apoios permitirão que nosso território se destaque no sector da competitividade e da inovação empresarial”, afirmou Raul Almeida, vice-presidente da CIM Re-

gião de Coimbra. Ele ressaltou que “as empresas são o motor de crescimento desta região, e é nosso dever, como decisores políticos, criar mecanismos de apoio para elas”.

O tecido empresarial da CIM Região de Coimbra é composto por micro, pequenas e médias empresas (PME), e esses apoios são de extrema importância para impulsionar o emprego, atrair novas empresas, promover a inovação, aumentar as exportações, fortalecer a capacidade produtiva, melhorar a competitividade e gerir os recursos identitários desta região.

Este é um envelope financeiro significativo direccionado às micro, pequenas e médias empresas (PME), e espera-se uma grande adesão ao uso desses apoios.

13 QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Evento Final do Projecto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro

OEvento Final do Projecto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro está agendado para os dias 27 e 28 de Junho, em Coimbra.

No primeiro dia do evento, que ocorrerá no dia 27 de Junho, haverá um jantar na Tertúlia d’Eventos, com a participação de um orador internacional que partilhará o seu testemunho sobre “Ecossistemas de Inovação Regional”. Também serão apresentados projectos do Programa Seed Tech Transfer, desenvolvido no âmbito do INOVC+.

No dia 28 de Junho, na Antiga Igreja do Convento São Francisco, ocorrerão diversas actividades de aprendizagem, discussão e networking. Serão apresentados os resultados do INOVC+ e dos projectos desenvolvidos no âmbito do ARRISCA C, INEOSTART, Provas de Conceito e Projectos de Ignição, destacando algumas das iniciativas realizadas nos últimos dois anos, ao longo do INOVC+.

O evento incluirá também uma palestra internacional com o tema “Ecossistemas de Inova-

ção Internacionais: Israel Startup Nation” e três mesas-redondas que abordarão temas como “Inovação, Difusão Tecnológica, Produtividade e Crescimento” (promovida pela SEDES e AEP), “INOVC+ e Principais Desafios” e “INOVC+ e o Futuro”.

O evento é aberto a todos os interessados, incluindo estudantes, investigadores, professores e profissionais de diversas entidades. A participação é gratuita, mediante inscrição.

O Evento Final faz parte das actividades do projecto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, co-financiado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O consórcio é composto por 19 parceiros da região Centro, sendo liderado pela Universidade de Coimbra.

O INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro é um projecto co-financiado pelo CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, por meio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 14 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
15 QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D, Eiras | 3020-430 Coimbra | Tel. 239 497 750 Mail mediacentro.grupo@gmail.com | radioregionaldocentro@gmail.com www.radiofadodecoimbra.pt FADOdeCOIMBRA RÁDIO

Encerramento do programa “O Jardim vai à Escola” promove balanço positivo

OJardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) realizará na próxima sexta-feira, dia 16 de Junho, às 12h00, a última sessão do programa “O Jardim vai à Escola”. Esse programa, que faz parte das comemorações dos 250 anos da fundação do JBUC, contemplou a visita a todas as 53 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico do concelho de Coimbra.

No âmbito do Contrato de Cooperação Interadministrativa sobre o Jardim Botânico entre a Universidade de Coimbra e o Município de Coimbra, o programa teve como objectivo principal apresentar às crianças e professores do 1.º ciclo as espécies emblemáticas do Jardim, seus aromas e cores ao longo das estações, além de destacar a evolução do Jardim

ao longo dos 250 anos de história.

A última sessão do programa ocorrerá na EB1 Solum Sul e será seguida, às 12h00, de um breve balanço da iniciativa. Estarão presentes a directora do JBUC, Teresa Girão, e a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz.

O programa “O Jardim vai à Escola” foi uma oportunidade única para as crianças do concelho de Coimbra conhecerem de perto as maravilhas do Jardim Botânico e compreenderem a importância da preservação da biodiversidade. Durante as visitas, os alunos puderam explorar as diferentes espécies de plantas, aprender sobre a sua importância e interacção no ecossistema, despertando assim o interesse pela natureza e pela conservação ambiental.

QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 16 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Sector automóvel em transformação procura novas respostas

Num sector que assiste a um conjunto de fenómenos emergentes, as respostas aos desafios imediatos do Comércio de Automóveis Usados, como o modelo de negócio, a tecnologia ou a sustentabilidade estarão em destaque, dia 17 de Junho, em Coimbra.

A ANECRA - Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel irá promover, dia 17 de Junho, no Hotel Vila Galé, em Coimbra, o Encontro Nacional do Comércio de Automóveis Usados tendo como tema: “Sector Automóvel um Admirável Mundo Novo”, onde se discutirá “Um Sector em Profunda Transformação” e “Os Desafios Imediatos do Comércio dos Automóveis Usados”, com a presença de profissionais das áreas das Empresas Especializadas no Financiamento Automóvel, de Gestoras de Frota, de Grupos de Retalho e Empresários do Segmento do Comércio de Veículos Usados.

O primeiro tema em destaque será “Um Sector em Profunda Transformação”, contará com uma Palestra de Duarte Gomes Pereira, Secretário-Geral da ASFAC, e com um Painel de Discussão onde serão abordados temas como “O Impacto da Subida das Taxas de Juro em Todas as Cadeias do Negócio” (do Sector automóvel), “O Cross-Selling de Outros Serviços e outros Produtos: poderá ser a Solução?”, “O Impacto das Novas Plataformas com oferta de Soluções Globais” e o “O Impacto dos

Novos Modelos de Distribuição no Negócio dos Usados e do Financiamento Automóvel”. Este painel contará com as presenças de Pedro Nuno Ferreira, Head of Automotive Business do Cetelem BNP Paribas, José Carreira, North Commercial Coordinator, da Cofidis Portugal, Nuno Zigue, CEO do Banco Santander Consumer Finance Portugal e Henrique Henriques, Director Comercial da Credibom. A moderação ficará a cargo de Roberto Gaspar, secretário-geral da ANECRA.

O segundo tema em discussão será “Os Desafios Imediatos do Comércio dos Automóveis Usados” e terá como orador Nuno Castel-Branco, CEO do Standvirtual, que será, ainda, moderador de um Painel, com o mesmo nome, que contará com as participações de Américo Barroso, (da Direcção da ANECRA e) Administrador da Só Barroso, Rui Filipe Ferreira, Director Geral da Carplus Cátia Serrano, CEO da Equação Motor, Tiago Jorge, CEO da Calhambeq Soluções Auto, José Pedro Pinto, CEO da Arval Portugal, Sandra Meira, Gerente da Meirauto e Sofia Cruz, Directora Geral da WTW NSA Portugal. Estes profissionais terão como desafio responder a questões como “De que Forma a Retoma do Abastecimento do Canal Viaturas Novas está a Impactar o Segmento dos Usados?”, se “Continua a Haver Escassez de Produto?” ou se “Ainda se Continua a ser Interessante Importar Viaturas Usadas”, “De que forma têm gerido o Im-

pacto da Nova Lei das Garantias?”, “De que forma o Grande Aumento das Taxas de Juro, tem impactado as Margens?”, “A Procura por Viaturas Eléctricas e Híbridas já é maior que a Oferta?” e, ainda, abordar a seguinte questão: “Durante quase dois anos a Procura e os Preços dos Usados subiu consideravelmente: em que ponto estamos actualmente e qual a tendência para os próximos meses? Questões de fundo para um Sector em rápida transformação e cujas respostas serão discutidas.

Neste evento, que contará como com uma recepção de boas-vindas de Alexandre Ferreira, presidente da Direcção ANECRA, e com um enquadramento à actualidade do Sector Automóvel realizado por Roberto Gaspar, secretário-geral da ANECRA, estarão presentes diversos oradores de referência, em áreas distintas (financeira, de gestora de frota, grupos de retalho, e, claro, empresários associados da ANECRA), que desenvolvem actividade no Sector do Comércio de Automóveis Usados.

17 QUARTA-FEIRA,
»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
14 DE JUNHO 2023

Praia de Mira recebe a primeira noite das Marchas Populares 2023

Mira está pronta para receber o tão aguardado evento das Marchas Populares 2023. No próximo sábado, dia 17 de Junho, a partir das 22h00, a Avenida Cidade de Coimbra, na Praia de Mira, será o palco da primeira noite deste espectáculo de tradição e cultura popular.

A festa terá início com as crianças das Marchas Infantis Comissão D’Alegria, Lagoa e Rasteirinhas do Cential, que vão inaugurar o desfile e contagiar o público com a sua alegria contagiante. Em seguida, centenas de participantes das marchas Comissão D’Alegria, Gandareza, Lagoa e Rasteirinhas do Cential irão encantar o público com os seus elaborados figurinos, arcos, músicas, letras e coreografias.

Após meses de preparação e ensaios, as marchas estão prontas para encher a avenida de cor, brilho e muita animação. A qualidade artística presente em cada detalhe promete garantir um espectáculo de luz, cor e sonoridade que irá encantar os corações dos participantes e do público presente.

A expectativa é que esta primeira noite das Marchas Populares 2023 seja verda-

deiramente mágica, seguindo o alto padrão das edições anteriores. Os organizadores estão empenhados em proporcionar uma experiência extraordinária, capaz de envolver e emocionar a todos os que comparecerem ao evento.

Além de prestigiar as Marchas Populares, esta é tam-

bém uma excelente oportunidade para visitar Mira e desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer. Com a chegada deste evento cultural de grande magnitude, Mira espera receber visitantes de várias partes do país, contribuindo para a dinamização turística e económica da região.

QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 18 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Feira do Livro de Coimbra reúne 40 expositores na Baixa durante 11 dias

A44.ª Feira do Livro de Coimbra vai reunir cerca de 40 expositores na Baixa da cidade, entre 23 de Junho e 2 de Julho, proporcionando a apresentação de obras literárias e encontros com diversos autores.

“A iniciativa contempla uma programação abrangente e ecléctica, dirigida a todos os públicos, colocando a tónica na promoção do livro e da leitura”, informou hoje a Câmara Municipal de Coimbra.

Em comunicado, a autarquia, presidida por José Manuel Silva, adiantou que “o evento agrega novas dimensões artísticas e de carácter distintivo”.

Está assegurada “a participação de reconhecidos nomes do panorama cultural ligados ao ato poético-literário”, como Lisbon Poetry Orchestra, Joana Alegre, Maze & Spock, Nerve, Adolfo Luxúria Canibal e A Garota Não, entre outros.

O programa inclui ainda “duas rubricas inéditas”: o Ciclo Cidadania da Língua, “com enfoque na multiplicidade do universo da língua portuguesa”, e o Ciclo Emergente, “que revela novos talentos e a sua relação com o território e a palavra”.

Esta edição da Feira do Livro de Coimbra funcionará durante 11 dias, das 11:00 e às 22:30, num espaço que abrange “uma zona ‘lounge’ e um auditório polivalente”.

“A Praça do Comércio (…) torna-se no epicentro que impulsiona dinâmicas criativas e dialogantes, a reflexão, o encontro e a partilha de conhecimento em torno da celebração do livro, da leitura e da palavra”, salientou a Câmara Municipal.

Além dos expositores, representando editoras, livrarias, alfarrabistas e projectos editoriais com “relevo nacional”, é dado “espaço aos agentes de Coimbra ligados a esta área comercial”, bem como a “propostas de programação convergente (exposições, lançamento de livros, oficinas, encontros e sessões de autógrafos) pro-

porcionada pelas editoras”.

Trata-se de uma “programação multifacetada” com a presença de “vários escritores de relevo nacional e internacional”, a que se juntam “músicos e projectos artísticos que protagonizarão concertos e outras actuações que têm como fundamento a narração performativa, a performance poética e a criação literária”.

Logo no primeiro dia da feira, 23 de Junho, uma sexta-feira, através de imagem, voz e música, serão evocados Mário Henrique Leiria, Mário Cesariny, Alexandre O’Neill, Pedro Oom, António José Forte e António Maria Lisboa, entre outros nomes “que deixaram a sua marca de provocação e reivindicação” na literatura, sublinhou o município.

No ano em que se assinala o centenário do nascimento do ensaísta Eduardo Lourenço, a organização vai homenagear e dedicar “uma parte significativa da sua programação ao escritor que, ao longo da sua vida, preservou laços” com a cidade.

A Feira do Livro é uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com várias entidades locais ao nível da produção, da programação e da comunicação.

19 QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO 2023 20 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf nós podemos ajudá-lo! FALE CONNOSCO. a sua empresa AQUI PROMOVA CONTACTE-NOS: 239 497 750 // 917 039 033 jornalcp.adelaidepinto@gmail.com
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.