Caderno de Educação Popular em Saúde - volume 2

Page 229

Nota-se, por um lado, que faltam esforços governamentais na implementação e execução de aspectos práticos da portaria citada. Assim como, faz-se necessária maior participação da sociedade nas reivindicações de políticas de saúde pública permanentes, duradouras e direcionadas aos reais interesses da população. Como esforços governamentais, entende-se além de vontade política, com priorização da política, a disponibilização de recursos necessários para a efetivação da mesma. Há necessidade também de formação e capacitação dos profissionais da rede do SUS, como eles mesmos reconheceram no seminário realizado em Lagarto, pois há necessidade de se promover o uso racional do fitoterápico e a integração do saber popular entre a população e os profissionais de saúde necessitam ser sensibilizados. É importante, no processo de implantação da Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que se façam parcerias intersetoriais em virtude da abrangência da cadeia produtiva existente, não deixando de lado as parcerias com a comunidade que é a detentora do saber popular. Esse envolvimento coletivo contribuirá para a sua efetiva implantação, de forma complementar, mas, abrangente e eficiente. Ressalta-se que os resultados destes cursos e seminários já realizados demonstram a necessidade e a importância da implantação na Rede Básica de uma Política Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, como recurso importante no processo de prevenção e cura do indivíduo.

Referências ALVES, E M S; BATISTA, S M L; SANTOS, TCS; DO PRADO, E V; BAIÃO CAMPOS, A L. Construção da política estadual das práticas integrativas, populares e Complementares de Sergipe: início da caminhada. I Fórum Nacional de Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Rio de Janeiro, 2012. BEZERRA, K. E. F; SILVA, L. A. S. M; SANTOS, V.; BATISTA, S.M.L. Fitoterapia na formação dos acadêmicos de enfermagem: uma tentativa de atrelar o saber popular e o conhecimento científico, 2010. BRASIL, Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insu-

229


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.