Speedway 105

Page 1

ano XIV - edição 105 R$ 12,80

Salão de paris


red bull

5

País: Alemanha Nascimento: 03/07/1987 Estreia: 2007 Títulos: 0

Fotos: LAT

Sebastian Vettel

6

Mark Webber

País: Austrália Nascimento: 27/08/1976 Estreia: 2002 Títulos: 0


7

Felipe Massa

País: Brasil Nascimento: 25/04/1981 Estreia: 2002 Títulos: 0

8 15

Fernando Alonso País: Espanha Nascimento: 29/07/1981 Estreia: 2001 Títulos: 2 (2005 e 2006)

ferrari


Jenson Button País: Inglaterra Nascimento: 19/01/1980 Estreia: 2000 Títulos: 1 (2009)

2

Lewis Hamilton País: Inglaterra Nascimento: 07/01/1985 Estreia: 2007 Títulos: 1 (2008)

mclaren

Fotos: LAT

1


mercedes 3

4

Michael Schumacher

Nico Rosberg

País: Alemanha Nascimento: 03/01/1969 Estreia: 1991 Títulos: 7 (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004)

renault

12

11

Vitaly Petrov

País: Rússia Nascimento: 08/09/1984 Estreia: 2010 Títulos: 0

Robert Kubica

País: Polônia Nascimento: 07/12/1984 Estreia: 2006 Títulos: 0

País: Alemanha Nascimento: 27/06/1985 Estreia: 2006 Títulos: 0

williams Nico Hulkenberg

Rubens Barrichello País: Brasil Nascimento: 23/05/1972 Estreia: 1993 Títulos: 0

9

País: Alemanha Nascimento: 19/08/1987 Estreia: 2010 Títulos: 0

10


la isla

eco resort

mais que um destino, uma experiĂŞncia inesquecĂ­vel


Fotos: Stephanie Ruffo, Guilherme N. Passos, Divino N. Passos

O conceito “all inclusive” pode parecer ao viajante, às vezes por experiências anteriores, uma nova roupagem para a velha pensão completa do tempo dos nossos pais. E a obrigação de ser politicamente correto e preservar a natureza – até nas férias! – também pode soar mais como um fardo que um prazer. Bastam algumas horas no La Isla Eco Resort, localizado numa ilha privativa cercada de belezas naturais por todos os lados, na região de Prado, Bahia, para derrubar qualquer receio. Ali o prazer e a satisfação acontecem de maneira absolutamente natural.


Fotos: Stephanie Ruffo, Guilherme N. Passos, Divino N. Passos

A excelência na hospedagem e a infraestrutura totalmente integrada com a natureza incluem dez quilômetros de praias nativas, quadras de tênis com padrão para torneios, marina com lanchas para mergulho e pesca oceânica, alta gastronomia, que combina de forma harmoniosa elementos da Bahia ao paladar internacional, e a forma como se cumpre o lema de preservar, reciclar e proteger, tudo faz do La Isla uma experiência inesquecível. É a última palavra em termos de eco resort, a prova de que bom gosto, conforto, sofisticação e sustentabilidade podem se integrar num só conceito vencedor.

Para adultos e crianças que não botaram na mala a preguiça, a oferta de esportes e lazer do La Isla Eco Resort inclui mergulho nos corais, a imperdível visita a Abrolhos, jet ski, wind surf, pesca oceânica, parque aquático com toboágua, quadras poliesportivas, passeios ecológicos, observação de baleias, esportes de aventura, passeios pelo belíssimo rio Jucuruçu, enfim, um cardápio inesgotável.


Mas se o negócio é relaxar, os apartamentos, suítes e jardins já seriam lugares perfeitos se não existisse ainda o Spa Buona Vita, com sauna, massagens, ofurô e uma equipe de massoterapeutas que oferece grande variedade de tratamentos à base de ativos naturais para proporcionar uma sensação de serenidade ao visitante.

Segundo a tendência global, o La Isla está equipado e pronto para cumprir todas as exigências do segmento de turismo de negócios. O Eco Resort tem uma impecável infraestrutura para a realização de eventos e convenções. No La Isla Eco Resort é assim: o turista se encanta e a natureza agradece!

Agradecimento: Divino Passos Divino N. Passos José Roberto Nasraui Tania Maria N. Passos Tawane Passos Guilherme N. Passos Luiz Alberto “Bila” Antonio Filho Edinho Russo Tio Eujácio

Contatos: Informações 24 horas: Telefone: +55 73 3298-4600 E-mail: reservas@laisla.com.br Contato para agências e operadoras: E-mail: operadoras@laisla.com.br


abrolhos arquipélago de Fotos: Stephanie Ruffo e Alex Ruffo

O arquipélago de Abrolhos, pequeno paraíso no Oceano Atlântico, na costa sul da Bahia, formado pelas ilhas Redonda, Siriba, Guarita, Sudeste e Santa Bárbara, é o mais importante complexo coralíneo do Atlântico Sul. Suas águas quentes, rasas e cristalinas atraem muitas espécies, como a baleia Jubarte, um dos mais raros mamíferos do hemisfério sul que migra para se acasalar, criando um espetáculo inesquecível.


Localizado a cerca de 80 km da costa de Caravelas, é um lugar ideal para mergulho. Nadadeiras, máscara e snorkel garantem a observação de uma paisagem marinha fantástica, onde convivem aproximadamente 160 espécies de peixes, moluscos, crustáceos, tartarugas, além dos coloridos corais. A visibilidade da água chega a 30 m no verão.

Marcello Lourenço

A riqueza da fauna e da flora marinhas atrai inúmeras aves, como o atobá, embelezando Abrolhos ainda mais. Santa Bárbara não pertence ao Parque Nacional e permanece sob jurisdição da Marinha, que mantém um farol de navegação existente desde 1861. O parque, já visitado por Charles Darwin e Jacques Cousteau, tem visitas controladas pelo Ibama, e devem ser agendadas com antecedência na alta temporada.


tarda mas

não

falha

Hélio Castroneves recupera força no fim do campeonato, ganha duas vezes seguidas e fala em esticar o momento até 2011

Aquela passou a ser a terceira vitória de Hélio Castroneves na temporada, a segunda consecutiva: ganhou no Alabama, em Kentucky e no Japão. Com o mesmo número de conquistas, o vice-líder, Dario Franchitti, partia para a corrida final em boas condições na disputa pelo título com o líder Will Power. A diferença é que, em termos de regularidade, o campeonato não fora assim tão generoso com Hélio Castroneves. Ele já não tinha mais chances matemáticas quando o campeonato chegou a Homestead.

Hélio Castroneves


“Eu quero carregar este momento para a próxima temporada, que sei que será muito boa para nós... É um grande momento com a equipe”, contou logo depois de vencer no Japão, consciente de que a reação na tabela de classificação havia sido um tanto tardia. Ainda assim, foi um final de campeonato bastante interessante, considerando que ele não ganhava tantas vezes no mesmo ano desde 2006. Motivos de sobra para se encher de expectativa para 2011.

Dario Franchitti

Temporada que, aliás, teve o calendário confirmado com 18 corridas e virá ao Brasil no mês de maio, para a São Paulo Indy 300. O campeonato começa em 27 de março, com a corrida de São Petersburgo, nos Estados Unidos. A maior curiosidade é em relação à última prova do ano, que não teve local anunciado. Por enquanto, a única corrida fora das Américas continua sendo a de Motegi, no Japão. De resto, serão 14 etapas nos Estados Unidos, duas no Canadá, mais a do Brasil.

Fotos: LAT

Scott Dixon Hélio Castroneves Dario Franchitti Will Power

f-indy chicago/kentucky/japão


lua mel -de-

por tiago mendonça

Fernando Alonso ressurge com vitórias no meio da temporada e ganha de vez a admiração dos torcedores da Ferrari

Fotos: LAT

Seria difícil imaginar que uma vitória chamuscada pelo jogo de equipe, como aquela conquistada na Alemanha, fosse o ponto de partida para uma reação de Fernando Alonso. Até ali, havia sido uma temporada de altos e baixos, mais baixos do que altos. Mas o polêmico resultado foi o início de uma sequência de três vitórias e um segundo lugar, que lhe permitiram sonhar de novo com o título de 2010. Abriu a parte final do campeonato, as quatro últimas corridas, com apenas onze pontos de desvantagem em relação ao então líder, Mark Webber. A recuperação diante de uma temporada das mais complicadas fez Fernando Alonso ganhar de vez a paixão dos torcedores da Ferrari e justificar o salário mais bem pago da Fórmula 1. Um processo que começou com a vitória logo na estreia pelo novo time, no Bahrein, e teve seu ponto máximo com a conquista mais desejada por qualquer piloto do time: o primeiro lugar no GP da Itália, em Monza. “É algo comparável com a minha vitória em Barcelona. É um sentimento fantástico”, descreveu Fernando Alonso, dando àquele resultado a mesma importância de uma vitória em casa. Quinze dias depois ganhou de novo, nas ruas de Cingapura. “Os resultados se devem a uma performance excepcional de Fernando, que mostrou do que é feito em termos de habilidade de pilotagem e atitude mental”, elogiou o chefe de equipe, Stefano Domenicali. Independentemente do que reservava o restante da temporada, a Ferrari já estava muito feliz com o que tinha em mãos.


Fernando Alonso

f-1 monza/cingapura


autos speedway

cléo brandão

Sonho e realidade na balança

Sonho e realidade. Estes sempre foram os pratos da balança na indústria automobilística. Seu equilíbrio é fundamental para as coisas andarem bem. De agora em diante, mais que nunca, o meio ambiente e a sustentabilidade impõem desafios tecnológicos à indústria, que deve, além de encontrar soluções economicamente viáveis, apresentar desenho e performance que mantenham a chama do consumidor acesa. O Salão de Paris e os lançamentos nacionais mostram que esta corrida está sendo vencida, principalmente pela obstinação e a inquietude de pessoas e marcas. Entre muitos, escolhemos como símbolo das novidades mostradas em Paris a Mercedes-Benz, cujos fundadores inventaram o automóvel há 125 anos, e que continua se reinventando e reinventando o automóvel, realimentando os sonhos a cada momento. As três montadoras mais antigas no Brasil, GM, Ford e Volkswagen, também mostram através de seus lançamentos o quanto conhecem do nosso consumidor, seus sonhos, suas necessidades e seu bolso. As provas estão nesta edição de SpeedwayAutos, que traz a nova Montana, o New Fiesta (este uma plataforma global com pitadas de engenharia brasileira) e o Gol Rallye.


Salão de Paris

O Salão do Automóvel, que completa 110 anos, abriu suas portas para o público no centro de exposições de Porte de Versailles, em Paris, sinalizando otimismo das montadoras, com soluções sobre meio ambiente, desenvolvimento de novos produtos e alta tecnologia. A crise de 2008 ficou para trás.

Mercedes-Benz Classe C – CGI Luxo e potência

Audi A8

Tecnologia e conforto

Pick-up Chevrolet Montana Robustez, conforto e versatilidade

Gol Rallye A aventura continua

Ford New Fiesta Energia em movimento

La Isla Eco Resort Experiência inesquecível

Abrolhos

Pequeno paraíso no Atlântico


lanรงamento

nova

montana chevrolet lanรงa nova picape


Fotos: Divulgação GM do Brasil/Fábio Gonzalez

Mais robustez e força com linhas dinâmicas e fluidas

A nova Montana é a maior picape da categoria, com 4,51 metros de comprimento, 1,70 metro de largura e 1,58 metro de altura. A posição de dirigir e a frente mais elevadas dão uma percepção de um modelo entre uma picape compacta e uma média. “A nova Chevrolet Montana é um veículo para consumidores que buscam design diferenciado e capaz de combinar simultaneamente robustez e conforto”, observa Denise Johnson, presidente da General Motors do Brasil. Ela destaca ainda o grande espaço interno da cabine, inclusive para a bagagem atrás dos bancos, e ainda a caçamba, com a maior capacidade de carga do segmento.


Design surpreendente

A frente do novo modelo da Chevrolet tem a grade do radiador secionada e a superfície lateral desprende-se envolvendo o side step (degrau lateral) - lembrando as picapes Heavy Duty americanas - até chegar às lanternas. A caçamba com 1.100 litros de capacidade (1.180 sem o protetor de caçamba) possui uma iluminação direcional. Já a tampa traseira da tem um pequeno desnível na parte superior que melhora a visibilidade traseira. No conceito do “dual cockpit” (dupla cabine), o lado do motorista é focado na visibilidade e com os instrumentos à mão, e o lado do passageiro possui espaço maior para as pernas, com porta-objetos e recursos de entretenimento mais próximos. A nova picape Montana terá uma cor externa exclusiva: o Verde Jásper.


O eficiente motor 1.4 Econo.Flex é do tipo VHCE. Para a GM, “VHC” significa – além de Very High Compression - maior potência, mais força, maior eficiência, resultando em menor consumo de combustível e melhor dirigibilidade. A letra “E” significa economia, energia e ecologia. É o motor 1.4 aspirado mais potente do mercado brasileiro e promove uma velocidade máxima de 170 km/h com etanol e 168 km/h com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 12s1 com etanol, e 12s3 com gasolina. O Econo.Flex gera 102 cv a 6.000 rpm e 13,5 kgf.m a 3.200 rpm quando abastecido com etanol e 97 cv e 13,2 kgf.m a 3.200 rpm, com gasolina. A nova Montana possui o “System Zero”, um sistema de gerenciamento de motor desenvolvido para veículos ‘flex fuel’. Ele pode medir a quantidade de ar admitida pelo motor, possibilitando um cálculo mais preciso da quantidade de combustível.

Fotos: Divulgação GM do Brasil/Fábio Gonzalez

Motor e sistema de gerenciamento


audi:e-tron spyder salão de paris

é o centro das atenções

O e-Tron Spyder é híbrido, com motor twin-turbo V6 TDI que produz 300 cv e 66,2 kgfm de torque, ligado a dois motores elétricos, com o equivalente a 87 cv e 35,8 kgfm de torque. O carro acelera de 0-100 em 4,4 segundos e pode atingir 250 km/h de velocidade máxima, controlada eletronicamente. A distribuição inteligente de potência proporciona, para diferentes situações, o máximo dinamismo ao dirigir: a aplicação seletiva de potência nas rodas dianteiras permite aumentar a dinâmica longitudinal enquanto melhora a dinâmica transversal ao fazer a curva. Esse processo proporciona surpreendente precisão com excelente agilidade. A combinação do eficiente TDI com os motores elétricos possibilita também grande economia de consumo com baixo nível de emissão de CO2. O e-Tron Spyder tem tanque de combustível de 50 litros e autonomia de 1000 km.Toda a sua iluminação é com a tecnologia LED e o logotipo dos 4 anéis, como no R8, está aplicado acima da grade frontal. O protótipo também chama atenção pelas rodas de 20 polegadas e pela combinação de materiais de construção leve, alumínio e carbono, dando formas aerodinâmicas extremamente harmônicas. Com personalidade forte e linha de cintura bem definida, o e-Tron Spyder reafirma a sua horizontalidade, principalmente visto pela parte traseira, parecendo inclinar-se com mais força sobre a estrada.

e-Tron Spyder


R8 GT Audi Quattro Concept

Fotos: Alex Ruffo/Divulgação

R8 4.2 Quattro

Em homenagem ao modelo Sport Quattro de 1984 e também em comemoração ao 30º aniversário da tração integral “quattro”, a Audi apresentou no Salão de Paris a interpretação futurista Audi Quattro Concept. A máquina é equipada com motor V8 turbo de 408 cv. A inspiração no modelo de 1984 se traduz no visual compacto e esportivo do clássico Sport Quattro, com distância entre eixos menor do que seus veículos convencionais. Para privilegiar o desempenho, a Audi criou uma estrutura feita de alumínio e fibra de carbono, deixando-o mais leve.

A7 Sportback e-Tron Spyder


salão de paris

peugeot traz emoções para o grande público

No ano em que celebra o segundo centenário, a Peugeot acelera sua ofensiva para uma nova abordagem do automóvel A Peugeot lançou, em janeiro de 2010, seu projeto de marca, que representou uma verdadeira ofensiva em termos de produto, de estilo e de serviços. No Salão do Automóvel de Paris, em um estande que incorpora sua nova identidade e seus 200 anos de existência, a Peugeot, que surgiu bem antes do automóvel, apresenta como novidade mundial, o 508, que traduz a nova expressão da marca no segmento dos grandes sedãs.

Fotos: Alex Ruffo/Divulgação

508

3008 Hybrid


iOn

HR1

Com o 508, a Peugeot leva adiante sua ofensiva internacional: ele será produzido na França para o mercado europeu e, posteriormente, na China, para o primeiro mercado automotivo do mundo. As duas silhuetas do 508, Sedã e SW, serão comercializadas na Europa no início de 2011. Também brilham no stand os projetos da marca do Leão para um planeta sustentável: • O iOn, o primeiro carro urbano 100% elétrico de nova geração, foi concebido para clientes profissionais e particulares. Silencioso, prático e intenso, alia uma excelente relação habitabilidadedimensões exteriores e fácil manuseio. • O Peugeot 3008 HYbrid4: ao lançar o primeiro veículo híbrido a diesel do mundo, a Peugeot propõe uma oferta inédita em matéria de prestações ambientais e de sensações de condução. • O concept car HR1 é inspirado nas tendências de hiperconectividade, capacidade de transformação e reatividade, com a vantagem de uma experiência de condução inédita. A cinemática original das portas facilita o acesso a um habitáculo estruturado, incrivelmente inovador e transformável.


Revista Speedway. Mais uma Produção:

Sardinha17

www.sardinha17.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.