3 minute read

MARINA ITAJAÍ É FRUTO DA MUNICIPALIZAÇÃO DA GESTÃO

Foto: Duna Filmes

Aimplantação da Marina Itajaí, uma das mais modernas do Sul do Brasil, somente foi possível devido à gestão municipalizada da Autoridade Portuária de Itajaí. A área da marina pertence ao porto e foi concedida por meio de licitação. A empresa vencedora poderá explorar o serviço por 25 anos, prorrogáveis por mais 25. Durante esse período, paga um percentual sobre cada barco à autoridade portuária. Ao fim do período de concessão, toda a estrutura construída passa a ser patrimônio público. Esse modelo diferenciado também interfere na negociação das vagas: como se trata de área pública, elas não são vendidas, mas alugadas por um determinado período. A maioria dos contratos prevê o uso por 10 anos. Hoje o projeto serve de modelo para que outras cidades se arriscassem em propostas semelhantes. Com cinco anos de operações, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Amare Restaurante e Bar, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. É a única marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015, relacionada ao sistema de gestão ambiental.

Advertisement

AMPLIAÇÃO

A Marina Itajaí iniciou neste ano um programa de investimentos de R$ 1,2 milhão na ampliação do mix de lojas e do centro de serviços. A obra está prevista para ser concluída em outubro. “Estamos ampliando a nossa área comercial e de serviços para oferecer espaços mais modernos para nossos clientes. Nosso objetivo é trazer operações cada vez mais segmentadas e qualificadas, e seguirmos como referência em turismo e entretenimento ligados à náutica”, explica o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira. Serão cinco novos comércios e 12 lojas de serviços que estão sendo reestruturadas, totalizando 450 metros quadrados. Além da empresa de aluguel de lanchas DDB Yatchs, de importação de veleiros Mastermarine e de venda de cotas de barcos Cia Lake, haverá duas novas empresas na alameda comercial: um café gourmet com armazém e uma adega de bebidas premium. Além da expansão da área comercial e de serviços, com a alta procura por vagas molhadas, está prevista para os próximos meses a ampliação do número de vagas para embarcações e reestruturação do acesso aos píeres flutuantes que contarão com acesso individual por meio digital. “Com um número maior de barcos navegando na costa brasileira, a procura por vagas também cresceu e por isso pretendemos modernizar o acesso e ampliar o píer C para desenvolver ainda mais a nossa capacidade de atendimento”, enfatiza Oliveira.

ALAVANCA PARA A ECONOMIA

O empreendimento alavanca o mercado de serviços ligados ao setor náutico. Essa mão de obra é proveniente de estaleiros e de outras empresas ligadas à manutenção de barcos que antes estavam limitados a atender quase que só o setor pesqueiro e também de trabalhadores que perderam seus empregos com a crise na indústria da construção naval e montaram suas próprias empresas na área de prestação de serviços. Uma lancha absorve em média a mão de obra de três pessoas, isso contando apenas da geração direta de empregos. Se contados os indiretos, de dois por embarcação, esse número salta para cinco.

Foto: Duna Filmes

Foto: Marcos Porto RELAÇÃO PORTO X CIDADE:

* Melhor desempenho na valorização do metro quadrados de área construída para fins residenciais no país, de 13,44%.

* 3ª município no ranking de cidade com melhor governança do país pela Connect Smart Cities.

* 18ª melhor cidade do país e 6ª nos indicadores de cidades entre 100 e 500 mil habitantes.

* O indicador IDHM saltou de 0,58 em 1991, para 0,79 em 2010, índice considerado alto.

* 4.518 novas postos de trabalho formais em 2021.

* Maior crescimento nos últimos anos em empregos formais – 54,4%.

* Atualmente são 93 mil trabalhadores com carteira assinada, com a remuneração média de R$ 2.824,92.

* Saldo de 3.149 novos empreendimentos em 2021, com 79,4% de crescimento.

* 8.276 empresas, 3,63% do total no Estado.

* Itajaí é a 4ª força do Estado em número de empresas.