#0602 Brasilnews 2ed junho 2014

Page 18

|  18 BRASIL NEWS  |  2ª edição de junho  | 24.06.2014

Saúde | Health por Rita Silva

Progressivas!

O

artigo da vez será a diferença entre a progressiva com e sem formol. Dúvidas de muitas de minhas clientes. Primeiro, devo esclarecer que as progressivas conhecidas como inteligente, de ouro, de chocolate, de açúcar, marroquinha, entre outras, são a mesma coisa, apenas com nomes diferentes. São nomes dados a técnica utilizada na aplicação e é estrategicamente usado para fazer o marketing das empresas, além disso, quando as pessoas forem comprar o produto, fica mais fácil diferenciar a empresa x da y.

Utilizar, por exemplo, um produto com 3% de formol significa dizer que em 1000 ml de produto 30 ml de formal foi adicionado, ou seja, 14 vezes mais do que o permitido.

Desde o início da progressiva muitas mudanças foram feitas para seu aperfeiçoamento, prova disso é que já existem produtos sem formol e que não danificam os fios. Primeiramente, devemos entender como funciona a progressiva com formol (aquela que arde o olho e esta com limite superior ao permitido no mundo inteiro de 0.2% - ou seja a cada 1000 ml de produtos apenas 2 ml é adicionado ao produto). O formol é utilizado em embalsamento de cadáveres e essa técnica consiste em retirar o líquido do corpo e introduzir o formol para que o cadáver não se deteriore e se mantenha intacto durante o funeral. O mesmo acontece no cabelo,

o formol retira a água deixando-o sem vida e intacto por um tempo, porém se o cabelo já está danificado assim ele continuará, pois o formol faz com que o fio forme um filme protetor em volta de cada fio que não nós permite ver o que está por baixo dele, impermeabilizando o fio e vitrificando-o como acontece nos cadáveres. O problema é que essa plastificação nos fios não permite que nada entre, nem hidratação ou cor, já que após o uso do formol a cor desbota mais rapidamente porque fica somente por cima (casos de formol acima do permitido). Vale ressaltar que a medida de 0.2% de formol não alisa cabelo, ele age somente como um conservante químico, por isso muitos cabeleireiros adicionam mais formol a um produto acabado, o que é crime hediondo no Brasil e aqui no Canadá não é diferente, o profissional que for pego utilizando produtos não autorizados pelo Health Canada irão perder suas licenças, fechar as portas e responder judicialmente por danos civis e criminais. Perceba que números baixos não significam necessariamente pouco formol. Utilizar, por exemplo, um produto com 3% de formol significa dizer que em 1000 ml de produto 30 ml de formal foi adicionado, ou seja, 14 vezes mais do que o permitido. Portanto, quando você for fazer sua progressiva tenha curiosidade em saber que produto está sendo aplicado ao seu cabelo. Você tem esse direito. Leia o rótulo e veja os ingredientes, o formol têm vários outros sinônimos, tais como: formalina, metil aldeído, metileno glicol, óxido de metileno, metanal, formalida 40, morbici-

da, BFV, formalite, aldeído fórmico, yde, ivalon, karsam, lysoform, oxometano e oximetileno.

Diferenças

As progressivas sem formol tem a função de reduzir o volume e reconstruir a fibra capilar. Ela age dentro do fio, por isso, um cabelo que foi feito anteriormente com formol primeiro deve passsar por uma reconstrução capilar e, em seguida, fazer o tratamento para ter 100% de satisfação. O que vai alisar os fios será a ação da chapinha, por isso a necessidade de fazer uma boa escovação e alisar com a chapinha bem devagar. Os ativos da progressiva sem formol agem como precipitador de proteínas, quebrando as cadeias de sulfetos do cabelo e que com o calor ficará temporiariamente liso. É diferente do formol, não impermeabiliza, isso significa dizer que toda e qualquer hidratação irá penetrar no fio sem nenhum problema. E por essa razão, também

deve-se tomar mais cuidados para que tenha um tratamento com maior durabilidade, por exemplo, usar produtos com ph balanceado (entre 4.0 e 5.5 – nunca um ph neutro) e fazer hidratações periódicas, seja no salão ou em casa, o mais aconselhado é utilizar produtos da mesma linha, pois já foram desenvolvidos para esse propósito. Isso não quer dizer que não possa usar outros produtos, mas vale frisar que o uso de um produto com ph diferente irá reduzir a durabilidade do tratamento. O resultado do uso desse tipo de tratamento, é um cabelo mais saudável, com crescimento mais rápido e recuperação de toda a fibra capilar. É importante saber que todo produto comercializado aqui no Canadá deve passar por um registro e análise em laboratório, sem isso ele não é permitido para uso no salão nem mesmo para venda. Com o produto devidamente registrado, caso algo de errado aconteça, o cliente terá o respal-

do do Health Canada e da Justiça; os cabeleireiros, por sua vez, também não sofrerão nenhuma conseqüência por uso de produtos ilegais. Nesses casos, o Health Canada acionará o importador responsável e este a empresa fabricante dos produtos.

É importante saber que todo produto comercializado aqui no Canadá deve passar por um registro e análise em laboratório, sem isso ele não é permitido para uso no salão nem mesmo para venda. Em caso de produtos não autorizados, o cliente não tem a quem recorrer, e nem o cabeleireiro, será uma perda para ambos os lados, mas o cliente não terá seu problema resolvido e o cabeleireiro riscos de perder sua licença e ter seu salão fechado pela vigilância sanitária do Canada, além das penas judiciais.

Isso não é algo que acontece todos os dias, mas em 2011 várias empresas foram banidas do Canadá por tentarem lubridiar o sistema de registro do Canadá, mentindo nas documentações. Hoje em dia, devido a esse acontecimento, todas as progressivas que são registradas e entram legalmente no Canadá são analisadas pelo Health Canada com testes feito por laboratório de escolha deles. Devo destacar, que os produtos por mim importados são todos legalizados e registrados. Caso alguém precise do MSDS (Material Safety Data Sheet) ou do FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos no Brasil), basta me solicitar. Rita Silva é cosmetóloga especializada em transformação, tratamento e recuperação capilar. Representante técnica da empresa Salvatore Cosméticos no Canada e USA. Participou das principais feiras de beleza do Brasil e do mundo, incluindo Londres, USA.

anuncie aqui: brasilnews@brasilnews.ca


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.