Brasiliterário Edição 4

Page 1




BIOGRAFIA: J.K ROWLING


BIOGRAFIA DE J.K ROWLING Este é um artigo feito pelo colunista Brian Moreira onde através de uma breve história ele explica do momento do nascimento de J.K Rowling até o momento em que ela é publicado por uma grande editora amerciana. Se divirta descobrindo a história de uma das mais famosas escritoras do mundo, a escritora de Harry Potter!


J.K ROWLING EM HISTÓRIA.


J.K

Rowling quando era muito pequena deixou sua casa em Yate, Inglaterra, para ir morar em Winterbourne. Neste novo lugar, a menina passou a apreciar bastante a literatura, lendo diversos livros, de diversos autores. O que a fez com apenas sei anos de idade, escrever seu primeiro livro, “Rabbit”. Em sua história, J.K Rowling falava de um coelho que pegou uma doença muito grave e com a ajuda da Madame Abelha, ele iria poder se curar. – Nossa, papai, olha! Meu livro! – Disse J.K Rowling dando o pedaço de papel ao seu pai. – Olha que linda história, filha! Parabéns! Quem sabe você não fique conhecida por essa história, menininha? – Disse seu pai. J.K Rowling continuou lendo mais e mais. Ela não tinha uma história preferida, pois queria apenas poder ler tudo e quando terminou o ensino médio, foi direto para a universidade, onde teve uma grande dificuldade em fazer amigos, pois seu curso não era o que ela havia escolhido. Até que ela faz amizade com um cabeludo de sua sala da Universidade de Exeter. Ambos faziam francês.

V

endo a dificuldade de se fazer amigos e os estudos cada vez mais se complicando, ela decidiu se mudar drasticamente. Passou a se vestir muito bem e se comunicar mais, e assim, passou a ser uma das garotas mais cobiçadas da escola. – Meu Deus, quem é essa garota linda? – Pergunta um garoto a seu amigo. – Fiquei sabendo que é uma estudante de francês! – Respondendo seu amigo. – Oulala, hein? – Disse o garoto olhando J.K Rowling.

J.K ROWLING FOTO EM UM EVENTO EM 2008.

6 CURIOSIDADES SOBRE J.K ROWLING 1. J.K. é a abreviação para Joanne Kathleen. Ela adotou o segundo nome quando o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado, em 1997. Trata-se de uma homenagem à sua avó.

10. Em 2004, ela entrou pela primeira vez na lista das pessoas mais ricas do mundo, publicada pela revista norte-americana Forbes.

9. Os pais de J.K., Peter John Rowling e Anne Volant, conheceram-se na King’s Cross Station, a estação na qual Harry Potter tem de achar a plataforma 9 e 3/4.


J.K ROWLING EM HISTÓRIA.


J.K ROWLING E A REVIRAVOLTA EM SUA VIDA. J.K

Rowling decide ir até a França dar aula de inglês, mas por ser tão interessante entre os homens, ela havia conhecido um garoto que agora iria se mudar para Manchester, e devido a isso ela passou a se esforçar muito para ir com ele. Infelizmente todo o esforço que ela poderia fazer era em vão, o que a fez continuar na França. Passaram-se alguns meses, e finalmente ela consegue ir para Manchester. E neste momento, uma ideia veio a sua cabeça, um personagem, de um livro que ela gostaria de escrever. Um personagem chamado Harry Potter. E ela descobre que sua mãe faleceu, fazendo seu pai e sua irmã ficarem extremamente tristes. E lá vai ela voltar para sua casa. Passa um bom tempo e começa a escrever rascunhos deste seu novo livro, mas algo chama muito sua atenção, uma proposta de emprego para dar aulas de francês em uma universidade de Portugal. E lá vai ela, uma garota com malas e um futuro pela frente pegando um voo até Portugal.

E

la deixa um pouco de lado seu livro onde um bruxo era protagonista. Em um novo país, ela tentava se acostumar à nova cultura, o que aparentemente foi até fácil, mas uma obra do destino à fez em um dia diferente conhecer João, um rapaz que a encantou por um simples olhar. – Olá, como vai? – Disse João chegando perto de J.K Rowling e sentando-se ao seu lado. – Vou muito bem, e você? – Disse J.K Rowling olhando para João de baixo para cima, pois estava sentada em uma mesa com livros abertos. – Notei que você estuda francês, e fala um inglês nativo? Conte-me mais sobre você. – Disse João sentado à frente de J.K Rowling. J.K Rowling olhava diretamente para os olhos de João, e neles ela se encontrava totalmente perdida por ele. Suas pernas estavam cruzadas, seus pés balançavam de um lado para outro, e seu olhar estava mais para baixo, o que mostrava seu apreço pelo rapaz.

6 CURIOSIDADES SOBRE J.K ROWLING 1. J.K. é a abreviação para Joanne Kathleen. Ela adotou o segundo nome quando o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado, em 1997. Trata-se de uma homenagem à sua avó.

10. Em 2004, ela entrou pela primeira vez na lista das pessoas mais ricas do mundo, publicada pela revista norte-americana Forbes.

10. Em 2004, ela entrou pela primeira vez na lista das pessoas mais ricas do mundo, publicada pela revista norte-americana Forbes.


E FINALMENTE, ELA CONSEGUE! S

uas mãos estavam suadas, e em muitos momentos ela mexia em seu cabelo e o colocava atrás de suas orelhas. O olhar de João se mantinha levantando, imponente, mostrando-se galanteador, e neste momento, um amor surgiu entre os dois. Para J.K Rowling, Portugal era seu lugar, pois lá estava seu amor e agora, depois de alguns meses, um filho, ela estava à espera. Ela não poderia querer nada mais. Até que um aborto espontâneo a tirou a felicidade. De principal, ela chorou muito e sofreu arduamente por seu filho morto, mas após apenas meses, novamente ela engravida de João, que se mostra agora um pouco diferente de antes. Ele passava muito tempo falando a ela o modo que ela deveria se vestir, estava controlador e ciumento. Levantava muitas vezes as mãos para J.K Rowling, mas nunca bateu nela. Sua filha nasce, e J.K Rowling é expulsa de casa por ciúmes de seu marido.

E

la tenta de todas as formas pegarem sua filha novamente, e consegue e volta para o Reino Unido. Onde fica na casa de sua irmã Di por pouco tempo em Edimburgo, Inglaterra. Vendo que estava sendo um incomoda a sua irmã, ela decide ir embora com sua filha para Leith, uma capital Escocesa, e neste momento seu livro volta a ganhar mais páginas, pois J.K Rowling acaba se dedicando muito mais a escrita. Mesmo depressiva, desempregada e sem dinheiro ela persevere e continua a escrever, pois este passou a ser seu sonho, terminar o livro que já estava em sua cabeça há um tempo. E por alguns meses ela passou a se sustentar com o dinheiro do governo, e tendo de morar de favor. Em um dia como os outros, ela passa com sua filha por uma rua e entra em um bar chamado Nicol, onde termina o rascunho de seu livro, com o nome de Harry Potter e a Pedra Filosofal. estavam cruzadas, seus pés balançavam de um lado para outro, e seu olhar estava mais para baixo, o que mostrava seu apreço pelo rapaz.


PARABÉNS HARRY! O FILME DE A PEDRA FILOSOFAL COMEMORA 12 ANOS DE EXISTÊNCIA!


CURIOSIDADES:


ESCRITÓRIOS DE AUTORES, ESCRITOS ANTIGOS E MAIS CURIOSIDADES SOBRE LIVROS, NESTE CAPÍTULO! Este capítulo irá tratar de acontecimentos curiosisos sobre livros. Nesta edição falaremos sobre “O Livro da Morte”, dos escritórios de alguns autores bem conhecidos, de um livro não utilizado na bíblia e mais outras curiosidades que lhe farão ficar boquiabertos.


ESCRITÓRIOS DE GRANDES AUTORES.


VEJA NA PÁGINA AO LADO OS ESCRITÓRIOS DE GRANDES AUTORES! CARACTERÍSTICAS DE CADA ESCRITÓRIO!

J

á pensou em ter um escritório para escrever seus livros em um casa da árvore, ou em um local lotado de livros ou em uma sala bem aconchegante com pouca luz e uma boa música ou um lugar simples, com apenas poucos livros e dois computadores. Estes são escritórios de diversos escritores. Top quatro escritórios de escritores.

Arthur

C. Clarke é o pri1º meiro de nossa lista. O autor de “2001, uma odisséia no espaço” escolheu ter um escritório simples, acompanhado por poucos livros de fícção científica e apenas dois computadores. Este lugar era o local onde Arthur C. Clarke passou durante horas e horas criando seus livros antes de morrer.

C.S

Lewis, o escritor e poetista 2º - Já irlandês escolheu um local mais aconchegantes, com uma pouca luz e mais organizado, e óbvio, com milhares de livros.

FIGURA BASEADA NO ESCRITÓRIO DE NEIL BAIRMAN

Andre

3º Norton, o pseudônimo da escritora Alice Mary Norton escolheu uma escritório lotado de livros, onde para todo lugar que você veja, pelo menos um livro deve ter ali, um paraíso, não é?

Neil

Gaiman é o último de nossa lista, que escolheu criar seu escritório para trabalho em 4º uma casa da árvore. Ele acredita que estar em contato com a natureza nos ajuda muito na hora de escrever, e para você, realmente ajuda a escrever estando em lugar coberto de livros, ou apenas estar em um local calmo já serve? Nós da revista Brasiliterário acreditamos que todos devem escrever, mesmo que for sobre o “Nada”. Escrever é bom, assim como ler também é. O que acha de começar agora este hábito ótimo?


O LIVRO DA MORTE!


CONHEÇA SOBRE O LIVRO DOS MORTOS. FIQUE PÁSMO COM SEU SIGNIFICADO. O LIVRO DA MORTE

O

que acha de viajar até o Egito, abrir um sarcófago de uma múmia e pegar um papiro intitulado “O Livro da Morte”? Teria medo de ler o que aquele texto poderia conter? Acredito que muitas pessoas teriam. “O Livro da Morte’ é considerado um dos livros mais enigmáticos da história egípcia, onde este era colocado em um sarcófago para que ajudasse o morto a chegar ao ontrou lado mais fácil. Neste livro continha feitiços, hinos, orações e formulas mágicas, além de haver a verdade e a justiça como ideia central do mesmo. Era uma crença geral do povo egípcio acreditar que estando a frente da deusa Maat, não importaria toda a riqueza e poder que você tinha nesta vida e sim suas ações e através desta ideia colocada neste livro, muitas religiões puderam colocar esta moral em palta.

P

ara os egícios, quem havia feito estes escritores foi o Deus Teath, onde através de feitições e hinos ele poderia ajudar quem já estava falecido a chegar até o outro lado. Como estes papiros eram feitos com um material de baixo custo, todos que tinham entes queridos mortos, compravam estes papiros para usar e ajudar todos que já estavam mortos. O criador realmente mostrou ser bem empreendedor, não? As edições modernas deste livro há 200 capítulos onde fala de justiça, magia, hinos e verdade. O que acha de ler um livro onde há mais de 100 capítulos onde pode te levar ao outro lado de uma forma calma e rápida?

3 Amuletos sagrados Egípcios:

ESCARAVELHO

Acredita-se que ele garantia uma vida protegida dos maus espíritos

NÓ DE ÍSIS

Simbolizava a proteção da deusa e de seu filho Hórus.

DJED

Esse amuleto significa “es tabilidade” e representa a coluna vertebral de Osíris


OS LIVROS APÓCRIFOS


O QUE SÃO OS LIVROS APÓCRIFOS? “A VIDA DE ADÃO E EVA”, É O PRIMEIRO LIVRO APÓCRIFO.

J

á pensou em ler um livro que não foi incluído na Bíblia? Sim, a Bíblia foi filtrada, criticada e uma banca de jurados escolherem a dedo livros que simbolizavam realmente a vida de Jesus, a história de Deus e todos os acontecimentos que mostravam o poder de o Espírito Santo. Os livros apócrifos começaram com uma história icônica que conhecemos muito bem, “A História de Adão e Eva”. Neste épico escrito, dois seres, duas pessoas perfeitas, que moravam em um paraíso, vivem no mesmo local que uma cobra e uma fruta que pode mudar a história de todos nós. morrer.

A

lém deste, a “História de Noé”, também faz parte. Agora, o que significa um livro apócrifo. É justamente aquilo que foi dito no começo deste artigo. Livros criados por cristãos e padres onde a vontade de explicar acontecimentos da Bíblia de uma forma mais central, e mais focada, eram usadas. Assim como “A História de Adão e Eva”, e por causa de uma banca de jurados, estes não puseram fazer par“A História de Adão e Eva” é um livro te da Bíblia, pois eles alegavam que os livros apócrifos não apócrifo, embora muitos acreditem que mostravam a história de Jesus Cristo e todo o seu amor ele faz parte da Bíblia, pois esta história para com a humanidade. é icônica, porém a história real de Adão e Eva na Bíblia, é Gênesis, onde relata todos E você, o que acha disto? Acredita que a Bíblia não pode os acontecimentos para o nascimento da ser mudada, ou deveria ter estes escritos? humanidade.

FOTO DE UM DOS LIVROS APÓCRIFOS


4 LUGARES SUPER LITERÁRIOS DO MUNDO! UMA ILUSTRAÇÃO DE DUBLIN.

DUBLIN

A

1º primeira delas é Dublin, na Irlanda. É uma cidade que tem uma rrica produção literária desde a idade média, além de ter o maior número de ganhadores do prêmio Nobel de Literatura. Há milhares de escritores que saíram deste vasto espaço, como James Joyce, William Butler Yeats e Samuel Beckett. Em 2010 a Capital Dublin recebeu o título de “A Cidade Literária”.

BOSTON J

á a segunda delas é Boston, Nos Estados Unidos. Um local onde milhares de escritores foram revelados no século 19, além de ser um estado onde há milhares de locais onde se pode caminhar a pé e ver diversas casas de autores conhecidos como Nathaniel Hawthorne e Charles Dickens. Boston já foi colocado em diversos enredos de livros, histórias e poemas.

S

UM VISTA DE BOSTON.

ICUT PATRIBUS, SIT DEUS NOBIS The rocky nook with hilltops three Looked eastward from the farms, And twice each day the flowing sea Took Boston in its arms; The men of yore were stout and poor, And sailed for bread to every shore. Lia mais em: //www.blackcatpoems.com/e/boston.html#dcyRRXPvEXVQLrog.99


PARIS P

aris, França é a terceira. A cidade Luz. um local onde o amor vive em toda a parte, um locla onde a literatura também vive em toda a parte, pois esta cidade já foi colocada em várias histórias, além de ter milhares de escritores muito conhecidos como Balzac, Bergerac, Voltaire, Verne e Baudelaire.

PARIS E A TORRE E EIFFEL

M

MONTREAL

ontrela, Canada é considerado o quarto lugar feito para amantes da leitura. Uma cidade onde o leitor se apaixona em diversos momentos de sua estadia. O criador de “A Vida de Pi” usou esta cidade como inspiração para descrever a cidade colocada na obra. Além de haver milhares de escritores conhecidos como Mordecai Richler. Além de haver escritor bem conhecido que antes foi cantor, Leonard Cohen. E Montreal é considerada a capital cultural do Canadá, não é atoa que dela sai diversos escritores formidáveis.

RUAS CARACTERÍSTICAS DE MONTREAL!


CONTOS ENVIADOS PELOS LEITORES!


CONTO ENVIADO POR ANDRÉA VICTÓRIA! Neste capítulo, um conto de nossa amiga leitora Andréa Victória é apresentado. Leiam, vocês não irão se arrepender.


VIVENDO EM MUNDOS

DIFERENTES


VIVENDO EM MUNDOS DIFERENTES POR: ANDRÉA VICTÓRIA. N

uma época antiga e numa terra distante chamada Newcity, habitava Matt, um jovem príncipe que tinha a missão de defender seu povo dos Nevianos, usando toda a sua coragem lutando com força e garra, do jeito que ele sempre os enfrentava durante anos. Matt recebe um telegrama afirmando que terá de lutar contra os Nevianos naquela tarde. - Tem certeza que você vai lutar hoje Matt? – pergunta Monica, sua mãe. - Sim mãe, tenho que defender você e nosso povo desde que o papai morreu. - Matt, seu pai morreu numa dessas lutas, tenho medo que você tenha o mesmo destino que ele meu filho. - Mamãe, é o meu dever defender vocês. Estou indo mãe, reze por mim e pelo nosso povo. Matt seguiu a cavalo para o campo no Center Ville. Chegando lá, uma moça ruiva atraiu seus olhos. Sim, a princesa Nevianita. “-Nossa, como ela é linda!” – pensou Matt, um pouco alto, no que fez algumas pessoas saltarem os olhos para Helena. Seus olhos eram lindos e verdes como folhas. Brilhavam. Eram perfeitos. Matt a fitava com entusiasmo extremo. “-Que comece a luta!!” – ordenou Helena, fitando os olhos acinzentados de Matt. Matt estremeceu. Ele tinha que ganhar aquela batalha, era questão de honra. A guerra começou, Matt atacou de imediato, em seguida um dos soldados da Helena o atingiu com uma espada, foi algo rápido. Matt caiu. Sangue, muito sangue. Matt estava desacordado.

-Moço? Você está bem?” – uma voz, alguém segurava Matt nos braços. Não! Matt encontrava-se numa cama diferente a sua. - Onde estou? Quem é você? Princesa? - Calmo moço. Você é o príncipe NE? - Sim, príncipe Matt. Mas o que aconteceu? - Você foi atingido por uma espada e logo caiu no campo Center City. Trouxe você pra cá, não ida deixá-lo desacordado lá. Como você está? - Estou bem, princesa, muito obrigado. - Ops, pode me chamar de Helena. Sem problemas. - Estou bem HELENA. – deu ênfase na “Helena” no que a fez rir. - Olha, você passará um tempo aqui, para que eu possa cuidar de você. Posso? - Sim, se você quiser. Não quero dar-lhe trabalho algum, mas...

-F

ique a vontade Matt. “-Moço? Você está bem?” – uma voz, alguém segurava Matt nos braços. Não! Matt encontrava-se numa cama diferente a sua. No baile... Princesa Helena acabara de chegar e o Matt a fitava da mesma maneira como da primeira vez que a viu. Ela corre em tamanho desespero ao encontro do seu “amigo” Matt. Ao se abraçarem algo acontece dentro dos corações que eles param e encaram-se firmemente nos olhos. Beijo. Um beijo doce e suave, ao mesmo tempo forte acontece entre eles. Matt e Helena beijam-se de forma desesperada e provocante. As pessoas que se encontram no local ficam boquiabertas com aquela cena. - Helena, eu te amo – fala Matt, um pouco ofegante buscando ar, após o beijo. - Te amo Matt. – Helena retribui. Em seguida, beijam-se novamente. O acordo de paz se formou. E não só um acordo de paz como uma união definitiva dos dois reinos, determinada pelo casamento entre Matt e Helena. Assim, os reinos uniram-se, o casal de príncipes tornou-se reis e viveram felizes até onde dera pra viver.

FIM.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.