Edição nº 00 do Brasil de Fato PE

Page 1

CULTURA | pág. 13

Terça Negra Há quinze anos, religiosidade e cultura celebram raízes africanas

Pernambuco

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

ENTREVISTA | pág. 11

Reforma Agrária paralisada Jaime Amorim, Direção Nacional do MST, denuncia ausência de políticas públicas para agricultura familiar no estado. edição 0

distribuição gratuita

Futuro incerto para SUAPE Crise da Petrobras e recessão nacional trazem instabilidade econômica para o complexo. “Com o fim das obras situação fica muito negativa”, analisa Tânia Bacelar. Sindicalistas apontam retomada dos investimentos da Petrobrás como principal solução. ESPORTE | pág. 15

Irregularidades na Arena Pernambuco Superfaturamento das obras pode chegar a 70 milhões, afirma PF. Especialista aponta financiamento privado de campanha como causa principal.

BRASIL | pág. 8 Petroleiros param pelo povo brasileiro Greve de mais de treze dias denuncia desinvestimentos na Petrobras e tentativa de privatização da empresa.

CIDADES | pág. 3 No coração do Recife Parque 13 de maio é refúgio verde para trabalhadores e famílias no centro da capital pernambucana.


2

OPINIÃO

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

Editorial | Brasil

Editorial | Pernambuco

Os ricos que paguem pela crise. Jornal Popular por um Às ruas pelo Projeto Popular! Pernambuco de lutas Chegamos ao fim do ciclo A falsa moral vira piada quando econômico sustentado pelo au- Eduardo Cunha, financiado pelas mento das exportações, cresci- grandes empresas, é descoberto mento do mercado interno e am- desviando dinheiro de nosso país pliação do crédito. Foi o tempo para contas na Suíça. da construção do porto de Suape, O Brasil se divide em projeda Transnordestina e da Refinaria tos inconciliáveis. De um lado, os de Abreu e Lima em nosso estaque vivem às custas de nosso suor, do. Tais políticas ajudaram o país defendem um país que não serve a resistir à crise econômica interpara quem nele trabalha. Do ounacional. Com isso os governos tro a classe trabalhadora e os moLula/Dilma vimentos poacreditaram A mudança só virá com pulares lutam ser possípor uma nação uma Constituinte para vel conciliar voltada para os mudar a política imensos lucros interesses de do capital com quem a consaumento de renda e qualidade de trói. A mudança só virá com uma vida dos trabalhadores. Constituinte para mudar a política, Quando as obras encerram, onde o povo decida sem o envolviexportações caem e lucros di- mento das empresas que corromminuem, os banqueiros e gran- pem nem daqueles que já se cordes empresas não querem pagar romperam. pela crise que eles mesmos geConstruir o país que queremos raram, tentam retirar nossos diexige ir às ruas pelo fim da retireitos conquistados com tanto rada de direitos, do ajuste fiscal e esforço. pela saída de Eduardo Cunha. Usam denúncias de corrupção para privatizar a Petrobrás, um Pelo Projeto Popular! patrimônio do povo brasileiro.

Brasil de Fato

ção. Somos um jornal popular, distribuído gratuitamente, com seções de notícias, cultura, entretenimento e esporte. Esse jornal é Em suas mãos está um jorseu, e queremos que você se ennal fruto de uma ampla articulação de movimentos sociais, sinxergue em cada uma dessas pádicatos e organizações políticas ginas, que se sinta representado comprometidas com a classe pelo BFPE. trabalhadora, que lutam em prol Da mata ao sertão, traremos do avanço da democratização toda a diversidade do povo perda comunicação e contra o monambucano, contando suas hisnopólio da mídia. Assim como a tórias e mostrando mídia nacional, suas lutas. Sim, Da mata ao sertão, tudo o que lemos as lutas da classe traremos toda a e assistimos em trabalhadora, do diversidade do povo nosso estado é campo e da cidacontrolado por pernambucano de, preencherão poucos grupos estas páginas que econômicos e políticos que, ganharão vida. Nossa meta é movidos por seus interesses, conseguir chegar a todas as renos empurram diariamente uma giões do estado. realidade distorcida e incomO Jornal Brasil de Fato Perpleta dos fatos. São os grupos nambuco é um veículo de coque controlam a terra, a água, municação comprometido com o solo urbano e, por vezes, o a verdade, com a superação das Estado, que também dominam a desigualdades sociais e com a comunicação. O Brasil de Fato construção de um projeto poé um jornal diferente. pular. Convidamos cada um e Aqui você vai ver o “outro cada uma para fazer parte desse lado” da notícia, aquilo que não importante instrumento de transaparece ou que não é dito pelos formação e compromisso com o grandes meios de comunicapovo! Bem-vindo ao Jornal Brasil de Fato Pernambuco!

O jornal Brasil de Fato circula semanalmente em todo o país com edições regionais em MG, RJ, SP e agora também em Pernambuco. Queremos contribuir no debate de ideias e na análise dos fatos do ponto de vista da necessidade de mudanças sociais em nosso país e no nosso estado.

REDE SOCIAL: facebook.com/brasildefatopernambuco correio: redacaope@brasildefato.com.br para anunciar: publicidadepe@brasildefato.com.br Contato: brasildefatopernambuco@brasildefato.com.br

COLABORARAM NESSA EDIÇÃO: Amauri Lins, André Amilcar, Catarina de Angola, Daniel Lamir, Débora Britto, Diogo Bezerra, Diva Braga, Elen Carvalho, Elisa Lucena, Esequias Pierre, Hugo Crasso, Iyalê Moura, Laudenice Oliveira, Maíra Gomes, Marcone Soares, Mariana Reis, Méle Dornelas, Moisés Borges, Monyse Ravena, Phillyp Mikell, Rogério Cavalcante e Castro, Sandreildo Santos, Talles Reis, Vinícius Sobreira, Wallace Oliveira, Jornalista Responsável: Monyse Ravena (DRT\CE 1032). Diagramação: Luiz Justino e Diva Braga. Tiragem: 40 mil exemplares Apoio:

SINTEPE

SINDICATO DA BORRACHA MANDATO TEREZA LEITÃO


CIDADES

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

3

Parque 13 de Maio, respiro no coração da cidade DESCANSO Pipoqueiros, playground e até mata amazônica compõem cenário de parque no centro do Recife Mariana Reis Se a praça é do povo como o céu é do condor, como dizia o poeta abolicionista Castro Alves, o parque é o espaço público popular por excelência. E se for o Parque 13 de Maio – localizado no centro do Recife – a afirmativa é ainda mais acertada. Ponto de concentração de manifestações sociais, o lugar no dia-a-dia é cenário para brincadeiras de crianças, práticas desportivas, piqueniques, namoros nos bancos da praça. E também local de trabalho para pipoqueiros, sorveteiros, vendedores de algodão doce e de maçã do amor, entre outras

ocupações.

Méle Dornelas

São pessoas como Joaquim Espíndola, 88 anos, há 32 na condução do Trenzinho do Parque, que circula fazendo a alegria dos pequenos a bordo. “Gosto daqui porque é central e seguro”, fala orgulhoso.

“No bairro não dá pra brincar na rua, por isso a gente vem ao parque” Mesma opinião de Ednaldo Fernandes, 25, que escolheu o local para comemorar o 4º aniversário da filha Ágatha. Ele e a família saíram de Peixinhos, em Olinda, para repetir o passeio de sua infância.

Aniversário de Ágatha no parque

Frequentar o parque, assim, passa a ser um hábito compartilhado entre gerações. “Aqui é um lugar amplo, sem estresse, sem carro. Podemos ficar à vontade. Hoje em dia, no bairro, não dá pra brincar

PERGUNTA DA SEMANA O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro (data de morte de Zumbi dos Palmares) simboliza a luta e resistência da população negra. O movimento conquistou avanços, como a Lei das Cotas Raciais. Apesar disso, os dados ainda mostram uma realidade cruel. Em 2012, dos 30 mil jovens que foram mortos, 77% eram negros. As mulheres negras mortas no país são mais que o dobro de mulheres brancas. E em 2013, os negros/as ganharam apenas 57% do salário dos brancos.

Por que você acha que ainda há tanto racismo no Brasil? Acho que é questão de costume do povo antigo que vem alastrando isso, e que continua mesmo em 2015. Como há muitos anos os negros serviram aos brancos, até hoje fica esse costume do racismo. E não é só o pobre que sofre, até os ricos como Daniel Alves [jogador da Seleção Brasileira de Futebol].

_____________________________

Rosângela Maria, 25 anos, vendedora

Acho que é pela falta de educação do governo, que não mostra a diversidade do povo negro. Assim, fica valendo a associação de que negro é ladrão, porque vive na favela e vem da escravidão. Infelizmente, o Brasil não impõe mais diversidade na educação e na cultura, não tem políticas públicas para os negros. _____________________________ Johnny Renan, 20 anos, estudante

na rua. Por isso a gente vem ao parque”, completa Niedja Nogueira, 42, avó de Ágatha. Memória também faz parte do relato de quem vivencia o parque. “Mantemos a roda aqui porque esse é nosso passado, nossa história. Havia muita discriminação e perseguição policial nos anos 1970 e o 13 de Maio era um desses lugares de resistência, um polo da capoeira na época”, lembra Jânio Gomes, conhecido como Mestre Casco, que vive na Suíça, mas faz questão de participar das rodas de capoeira aos domingos quando visita o Recife.

Joana Perrusi, 31, é uma das frequentadoras que escolheu o 13 de Maio para a prática de caminhadas. “Eu acho um lugar lindo, com árvores belíssimas, é um parque enorme no coração do Recife, um respiro para a cidade”, diz a jornalista. Ela conta que costuma levar sua filha ao local por ser um espaço democrático, que abrigue pessoas de diferentes perfis e classes sociais. “Espero que cada vez mais gente descubra o valor que tem o 13 de Maio para a história e urbanismo do Recife e fortaleça os vínculos com lugares subutilizados como este”, define Joana.

Coluna Sindical Urbanitários Nos dias 10 e 11 de novembro, trabalhadores da COELBA, CELPE e COSERN se reuniram com a Neoenergia. Entre 2014 e 2015, a Neoenergia teve lucro líquido de mais de R$ 1 bilhão, tendo vindo boa parte do aumento das tarifas de energia. Ainda assim, ofereceu um reajuste de 7%, frente à uma inflação de quase 10%. Educação Entre os dias 9 e 21 de novembro, ocorreu a 13ª Conferência Estadual de Educação com o tema: Direito, Valorização e Qualidade da Escola Pública e os Planos para Educação. Durante os três dias, professores de todo o estado debateram temas como o financiamento da educação na

perspectiva dos recursos do pré-sal, passando pela valorização dos profissionais e os currículos da formação dos profissionais da educação e da educação básica. Construção Civil O Sindicato Marreta, que representa profissionais como pedreiros e eletricistas, entrou em greve no dia 16/11, parando mais de 360 obras no estado, com 97% de adesão. O reajuste de 20% deveria ter sido feito em 1º de outubro, mas os patrões só querem negociar em 2016. A categoria exige ainda adicional de hora extra, não ampliação de jornada de trabalho para os sábados, melhorias no valor do vale alimentação e nas refeições dos operários.


4

CIDADES

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

Na Luta

Semiárido Vivo Cerca de 20 mil agricultores e agricultoras foram às ruas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), no dia 17 de novembro, dizer ao Governo Federal que não aceitam redução nas ações de convivência com o Semiárido, e pela urgência na revitalização do Rio São Francisco. O ato público “Semiárido Vivo: Nenhum Direito a Menos” foi articulado pelos movimentos sociais do campo e da cidade ASA, MST, MPA, Contag e Levante Popular da Juventude.

PEC 215 A Avenida Agamenon Magalhães, uma das principais vias da capital Recife, foi bloqueada por indígenas, quilombolas e movimentos sociais no final da tarde do dia 11 de novembro, em protesto contra a PEC 215, medida que transfere para o Congresso a definição das demarcações de terras de populações tradicionais. Depois de distribuir panfletos e dialogar com a população, a mobilização bloqueou a avenida por cerca de 1 hora. Mais cedo, o povo Fulni-ô trancou a BR-423, na altura do município e Águas Belas, sertão pernambucano.

Energia

Juventude em luta De 16 a 19 de novembro foi realizado o Acampa Popular da Juventude, na UFPE em Recife, que reuniu jovens de todo o estado para debater os desafios para a construção de um Projeto Popular para o Brasil. Na manhã do dia 18, o grupo esteve presente no ato em defesa da Petrobras, contra as demissões do estaleiro Atlântico Sul, e em apoio aos trabalhadores metalúrgicos. O ato reuniu cerca de 1000 pessoas, que trancaram a porta do Estaleiro por algumas horas.

É realizado no Recife o «Seminário Estadual: Energia, Educação e Indústria no Brasil», no dia 23 de novembro. O objetivo é debater a privatização do sistema de energia brasileiro, entendendo que o feito no sistema elétrico está em curso também com a indústria do petróleo. O Seminário faz parte da campanha de fortalecimento do sistema de energia no Brasil, realizada pela Plataforma Operária e Camponesa de Energia, que une movimentos sociais e sindicais.

Cais José Estelita vive e resiste DIREITO À CIDADE Debate volta a ganhar destaque em Recife após venda ilegal de terreno Débora Britto

R$10 milhões o valor da área. Na investigação, são apontadas as empreiteiras do Consórcio Novo Recife, entre elas a Moura Dubeux e Queiroz Galvão, e a São Paulo Milan Leilões, empresa que realizou o leilão, em 2008.

Em 2012, quando veio a público o projeto de construção de complexo residencial de luxo no Cais José Estelita, a capital pernambucana dificilmente apostaria que o movimento de reivindicação que iniciou como Ocupe Estelita seguiria comprometido com a luta e resistência por uma cidade para todas as pessoas que vivem nela.

“O atual governo entregou a Secretaria de Defesa Social a um grupo conservador”

Hoje, o Cais José Estelita resiste à especulação imobiliária do Consórcio Novo Recife que, segundo a Polícia Federal, comprou o terreno de forma irregular. Deflagrada no último outubro, a operação Lance Final aponta fraude no leilão do Cais José Estelita, que teve apenas um concorrente e subfaturou em

Para Luís Silva, integrante do Movimento Ocupe Estelita (MOE), a investigação soma uma vitória ao movimento, que desde 2012 já falava na fraude do leilão. Para além de questões jurídicas, no entanto, o movimento quer debater com a sociedade o uso público

Reprodução

da área. Uma de suas pautas exige o mínimo de 30% da área para a construção de moradia popular. O MOE hoje aponta caminhos e possibilidades para o Cais, apesar de continuar sendo um movimento de reivindicação, como reforça Luís. “Queremos uma campanha para debater com a sociedade do Recife para saber o que a sociedade também quer para a cidade, para o Cais”. Ele lembra que em abril de 2015, em parceria com movimentos sociais do campo e organizações da sociedade civil, e povos tradicionais, como o Povo Xukuru de Ororubá, o MOE realizou o Ocupe Campo Cidade, que reuniu mais de 5 mil pessoas e provocou o debate de lu-

Manifestação reuniu movimentos dos campo e da cidade no Cais José Estelita em abril deste ano

tas sociais nas cidades e no campo.

Além do Cais: o que querem os estelitas O direito à cidade conecta o Movimento Ocupe Estelita a debates globais, mas preserva suas características regionais. O Cais como símbolo de luta por uma cidade democrática e segura para

as pessoas é o ponto de partida para o Movimento debater e atuar em outras frentes de lutas populares. “Combatemos a transfobia, gordofobia, a homofobia, o racismo, o genocídio do povo negro porque são pautas que fazem parte do nosso cotidiano. Para isso, o movimento deseja construir junto aos movimentos sociais do campo e das cidades”, afirma Luís.


Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

Foto legenda

OPINIÃO

5

Fala Povo Méle Dornelas

No último dia 13\11, movimentos sociais e sindicais, feministas e de juventude ganharam as ruas em cerca de 20 cidades em todo o Brasil exigindo a saída do deputado Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. Em recife a manifestação se concentrou na Praça do Derby e teve participação de cerca de duas mil pessoas. O grito de #ForaCunha foi ouvido em várias ruas centrais do Recife por onde passou o protesto.

Artigo

Os barões e a crise da mídia João Paulo Cunha*

Imprensa e democracia têm tudo em comum. Uma não existe sem a outra. É preciso liberdade para levar informações relevantes a todos os cidadãos. Por outro lado, sem informação de qualidade não se garante um ambiente efetivamente democrático. É preciso cuidar dos dois lados. Um olho na democracia, outro no jornalismo.

no Brasil se escora numa dimensão protegida pela confusão estabelecida historicamente entre benefícios privados e recursos públicos. Para se ganhar dinheiro no setor em nosso país parece não ser necessário produto de qualidade e nem mesmo audiência. Quanto mais o Jornal Nacional perde público e os diários impressos despencam no IVC, mais o sistema se defende. Aumento de verbas públicas, projetos especiais e bônus de veiculação são apenas alguns dos instrumentos.

O resultaExiste uma crido dessa “Um olho da democracia, se no negócio da contradição outro no jornalismo.” comunicação em não vai detodo o mundo. morar a se Essa crise se reexpressar pelo seu pior prognóstico. flete na diminuição de receitas e tem levado as empresas a abrirem Teremos um jornalismo sem jornamão de seus melhores profissio- listas, uma imprensa sem opinião, nais em nome do corte de gastos. uma sociedade baseada na fofoca. Quem vem perdendo com isso é o Poucos empresários bilionários e leitor, que passa a receber menos uma ordem informativa indigente. informação, menos análise, menos Aí, jornalismo e democracia vão ocupar faixas distintas. E vai ser luz. ruim para os dois lados. A crise do negócio pode afetar a imprensa em todo o mundo, mas *João Paulo Cunha é jornalista.

Artigo

“Os buracos estão aí há mais de um ano. E ainda temos que conviver com esgoto a céu aberto aqui na Presidente Kennedy, uma das principais avenidas de Olinda. E isso bem aqui em frente ao Centro de Moda, onde vem muita gente para o Expresso Cidadão”, denuncia Catarina Canuto, moradora de Olinda.

Diferenças que se reconciliam Marcelo Barros*

humana. A luta contra o crime não pode ser pretexto para discriminar Reconciliar as diferenças é uma negros, pobres, migrantes. De fato, proposta do Conselho Mundial de as religiões foram criadas para enIgrejas que reúne 349 Igrejas cris- sinar as pessoas a amar e a fazer tãs no caminho da unidade. Essa do amor uma lente especial com unidade se dará através da autono- a qual se olha a vida, as pessoas e as culturas. Enmia de cada tretanto, quanIgreja e do di“Conviver com as diferenças do se deixam reito de cada é um desafio para as religiões.” aprisionar pelo uma ser diautoritarismo e ferente. Conviver com as diferenças e mesmo pelo dogmatismo, mesmo as religiaprender com elas é um desafio ões mais éticas se tornam fonte de para as religiões e para o diálogo intransigência. Em Pernambuco, entre as culturas. É um problema quase a cada semana, em nome da que atualmente provoca conflitos fé cristã, ocorrem ataques e atos de violentos entre grupos e até entre discriminação contra grupos afropovos. A tolerância evita o confron- descendentes. Por isso, a cada ano, to e a guerra, mas não chega a criar em novembro, as comunidades de um ambiente positivo de diálogo e tradição afro fazem pelas ruas do Recife a Caminhada das comunicompreensão. dades de terreiro. Toda Igreja crisA sociedade atual fala em tolerân- tã, seja qual for sua denominação, cia zero para a corrupção que a cor- é chamada a ser aberta a tudo o que rói por dentro e para crimes contra é humano. a vida e a integridade das pessoas. No entanto, mesmo esse justo rigor *Marcelo Barros é monge não pode atropelar os direitos cons- beneditino, teólogo e assessor das titucionais dos cidadãos e a consci- comunidades eclesiais de base e ência da dignidade de toda pessoa movimentos sociais.


6

PERNAMBUCO

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

Suape: é hora de olhar para o futuro CRISE Após paralisação de obras e crise na Petrobras, instabilidade toma conta de complexo industrial Maíra Gomes Entre as décadas de 1980 e 1990, o país sofreu com a estagnação na economia e a implantação das políticas neoliberais pelo tucano Fernando Henrique Cardoso. O problema atinge também o estado de Pernambuco, onde a participação da industria na economia caiu de 25% para 11% em duas décadas. De acordo com a economista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tânia Bacelar, o Complexo

Divulgação

de Suape teve a missão de ser a alavanca da retomada da industrialização no estado. “E isso foi feito. A industrialização gera um dinamismo econômico, abre cadeias produtivas “, reforça. O tamanho de Suape Pensada desde os anos 50, a obras do Complexo de Suape só tiveram início em 1978. Mas foi em 2007, com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o início das obras da Reinaria Abreu e Lima da Petrobrás, que ocorre o boom em Suape. Entre os anos de 2007 e 2010, os investimentos pú-

40 mil trabalhadores perderam seus empregos após paralisção das obras e cancelamento de encomendas da Petrobrás aos estaleiros.

blicos em no complexo bateram na casa de R$ 1,5 bilhão. Com a chegada de Suape, o estado se tornou a 10ª economia do Brasil, participando com 2,4% do PIB nacional (Produto Interno Bruto).

Hoje, estão em operação mais de 100 empresas de grande porte, com destaque para o Estaleiro Atlântico Sul, já considerado o maior estaleiro da América Latina. Destaca-se ainda o Terminal

Portuário, a principal porta de entrada para as regiões Norte e Nordeste. Um polo com tal grandeza apresenta reflexos positivos na economia do estado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009 o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 3,8%, enquanto o do Brasil caiu 0,2%. Os investimentos que estão em curso em Suape representam aproximadamente 60% do PIB estadual, segundo estudos da institutuição Consultoria Econômica e Planejamento, Ceplan.

Uma economia em crise DEMISSÕES Com a Petrobras como carro chefe de Suape, economia desanda após desinvestimentos Mesmo com o cresciração Lava Jato - , somada mento acelerado, Suape ao novo Plano de Negócios também sente a crise ecoe Gestão da Petrobrás - com nômica no Brasil. Em Peruma redução de 37% nos innambuco, o PIB sofreu vestimentos - resulta em um uma desaceleração bruspolo petroquímico e siderúrca no primeiro trimestre gico profundamente afetado. de 2015, com 40 mil perderam expansão de apenas 0,6%. seus empregos É o mais fraco em apenas três meses resultado desde a retração registrada em 2003, período “Considerando a Refiem que o Estado enfrentou naria e as encomendas pretempos de estiagem. “A vistas para a Petrobras para desativação dos canteiros os estaleiros de Suape, daria de obras coincidiram com para um empregado trabalhar a crise brasileira e a cridurante 30 anos ali dentro. E se na Petrobras, deixando isso foi rompido com os deuma situação muito negatisinvestimentos da empresa”, va no momento”, analisa a denuncia Marcos Aurélio economista Tânia Bacelar. Monteiro, coordenador geral A paralisação das do Sindicato dos Petroleiros obras da construtora Odede Pernambuco e Paraíba brecht - envolvida na Ope(Sindipetro-PE/PB).

Cerca de 40 mil trabalhadores perderam seus empregos em apenas três meses. Marcos Aurélio aponta que seriam realocados para outras empresas, mas até agora grande parte não retornou para o mercado de trabalho. O impacto foi brutal também nos município próximos, dos quais cinco são diretamente influenciados pelo empreendimento: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Escada. Moradores da região investiram milhões em serviços como alimentação e hospedagem, e agora sofrem com o fim das obras. Boas expectativas, futuro incerto Apesar da crise econômica atual, marcadores econômicos apontam crescimento

em Suape. O IBGE pesquisou a força da produção da indústria em 14 estados do país em julho deste ano, e apenas quatro obtiveram crescimento acima de 3%. Dentre eles está Pernambuco, com a marca de 3,3%. “Suape vai sobreviver a tudo isso”, acredita Raimundo Souza Nascimento, da direção do Sindicato dos Tra-

positivas, mas pondera que quando a Petrobras retomar os investimentos, ainda serão necessários cerca de dez anos para a plena recomposição de Suape e região. O petroleiro Marcos Aurélio afirma que é possível a volta dos investimentos e o crescimento, mas a Petrobras deve ser cobrada sociedade. “O Investimentos da Petrobras pela povo brasileiro é

reduziram 37% este ano o maior acionis-

balhadores na Indústria de Artefatos de Borracha, Sindborracha-PE. O sindicalista, porém, reforça que para isso é preciso que investimentos da Petrobras sejam retomados. A economista Tânia Bacelar reforça perspectivas

ta da Petrobras e deve retornar a ele sua riqueza. É uma empresa pública e tem que cumprir o seu papel, com investimentos, formação técnica, emprego. Por isso devemos cobrar”, convoca o sindicalista. [Veja página 9]


7

PERNAMBUCO

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

FATOS

FATOS EM FOCO

Caruaru

Cuidado! Tem veneno no seu prato CONTAMINAÇÃO para cada habitante do Brasil são utilizados 7,3 litros de agrotóxicos

O Hospital da Mulher de Caruaru deveria ter sido entregue a população em julho deste ano. A inauguração foi adiada para o segundo semestre, mas as obras ainda estão paralisadas. Promessa feita na primeira gestão do governador Eduardo Campos, a construção foi orçada em 47 milhões de reais e tem como objetivo atender a 32 municípios da região agreste do estado, desafogando assim o grande fluxo da capital Recife. Sem resposta dos poderes públicos responsáveis pelas obras, a população cobra quando o hospital será entregue. Reprodução

Água no Agreste A população de municípios do Agreste de PE passa por dificuldades com relação ao abastecimento de água. 11 municípios tem rodízio de dois dias com água e até 29 dias sem. Em Caruaru, maior cidade da região, o calendário de rodízio tem tido muitas alterações. Nem sempre a água chega nos dias anunciados pela Compesa. Na zona rural a situação também tem sido difícil, muitas cisternas tem sido abastecidas com carros-pipas.

no Brasil, saindo de 2,7 quilos por hectare para 6,9kg/H. “O uso intensivo dos agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tantos dos consumidores dos alimentos quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos”, atesta a publicação.

minação por agrotóxicos, além de detectar resíduos de agrotóxicos não autorizados para serem comercializados e utilizados no Brasil.

Alface, couve-flor, pimentão, repolho, cebola, abacaxi, morango, uva apresentaram índices Laudenice Oliveira insatisfatório de resíduo de agrotóxicos. O pimentão foi o vilão do grupo, O Brasil continua com das amostras coletadas a marca vergonhosa de ser Horta contaminada 91,7% foram insatisfatóum dos maiores mercados Levantamento reali- rias, além de apresentar consumidores de agrotóxizado pela Agência de De- 11 substâncias agrotóxico do mundo. Brasileiros fesa e Fiscalização Agro- cas de uso não autorizae brasileiras consomem pecuária de Pernambuco do. Das frutas, o abacaxi mais de 7 litros de vene(Adagro), entre 2011 e se sobressaiu com 50% no por ano, distribuído em das amostras reprovadas e doses homeopáticas nelas, foram enconna sua alimentação trados 4 agrotóxicos diária. Um caso de Em 12 anos, dobrou o consumo proibidos no Brasaúde pública grade agrotóxicos no Brasil sil. De acordo com ve, já que a cada a pesquisadora do ano se tem mais comproHospital Ageu Magalhães 2012, apresentou provações científicas de que o e uma das autoras do dosdutos hortifrutis comeruso de agrotóxicos causa siê da Abrasco, Lia Giralcializados no Centro de diversas doenças. Dentre Abastecimento Alimentar do, “não existe uso seguro elas, câncer, doenças carde Pernambuco (Ceasa) no contexto em que a gendiovasculares, má-formacom níveis altos de conta- te vive para a maioria dos ção fetal, depressão e deagrotóxicos”. ficiências de nutrição. O dossiê lançado este ano da Fotos: Talles Reis Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) é um alerta para os riscos que correm trabalhadores e trabalhadoras que lidam com esses produtos e a população consumidora.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou pesquisa intitulada Indicadores do Desenvolvimento Sustentável: Brasil 2015. O documento traz dados de que entre 2000 e 2012 dobrou o consumo de ingredientes ativos de agrotóxicos

Adesivaço realizado pelo Comitê da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos em Recife

EM FOCO

Sertão do Moxotó Em várias regiões do estado a estiagem já se estende pelo terceiro ano seguido e tem afetado as comunidades rurais de maneira drástica. Depois de varias promessas de resolver o problema da falta de agua, feitas pelo governo municipal e estadual, agricultores e agricultoras do Assentamento Cachoeira dos Guilherme, no município de Sertânia organizaram um mutirão para construção de um cacimbão o que vai continuar garantindo água para a produção de alimentos pelas famílias assentadas.

Ouricuri O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realizou no dia 21/11 o ato político “Cantoria e Poesia” com o cantor Pedro Munhoz. A atividade ocorreu em Ouricuri na região do Araripe. A atividade teve o objetivo de denunciar os malefícios do agronegócio na região e a importância da construção de um Plano Camponês em Pernambuco que fortaleça a produção dos pequenos agricultores para que alimente com mais qualidade os centros urbano


10

BRASIL

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

Lama em Minas Gerais não foi acidente TRAGÉDIA Maior desastre ambiental da história do país não foi acidente. MP responsabiliza Samarco e Vale Douglas Resende e Rafael Lage

Da redação O inquérito do Ministério Público de Minas Gerais fica pronto apenas no início de dezembro, mas Carlos Eduardo, promotor do Meio Ambiente, considera negligência das empresas Samarco e Vale, responsáveis pelo desastre. “Não há fatalidade nisso, não podemos admitir acidente”, diz. O rompimento das barragens de Fundão e Santarém despejou 62 milhões de m³ de rejeitos no meio ambiente. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas, outras dezenas de pessoas continuam desaparecidas e oito mortes estão confirmadas. Mais de 15 municípios foram atingidos, deixando sem abastecimento de água pelo menos meio milhão de pessoas.

MUNDO

Movimentos sociais denunciam que não há política de Estado sobre os recursos minerais no Brasil, e regulamentação fica na mão das próprias empresas

Ainda não é possível dimensionar a extensão e gravidade dos danos ambientais. Mas pesquisadores apontam que a lama deverá matar toda a vida que depende do rio. As nascentes foram soterradas pelos rejeitos, comprometendo a saúde do rio, das espécies e o abastecimento de cidades. No curto prazo, o leito do rio se tornará estéril.

GUERRA Presidente francês, François Hollande, declara guerra ao Estado Islâmico e conta com apoio de Rússia e EUA Após onda de atentados em Paris no dia 13 de novembro, França intensifica sua intervenção na Síria e Iraque para atacar alvos do Estado Islâmico, grupo que reivindicou a autoria dos atentados. Rússia e Estados Unidos reforçam ataques, que conta com envio de bombardeios e caças para o disparo de mais de 20 bombas por dia. O presidente francês, François Hollande, declarou que se trata de um “ato de guerra” do Estado Islâmico e que seu país teria uma resposta “implacável” a essas ações. As ataques à capital

Depois de duas semanas de pressão, com mais de 75 escolas ocupadas por alunos em todo o estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi obrigado a recuar do projeto de “reorganização” escolar. O modelo apresentado por Alckmin pretende fechar pelo menos 94 escolas e extinguir a oferta de ensino médio no período noturno e ensino de jovens e adultos (EJA). O anúncio foi feito na tarde do dia 19 de novembro, pelo secretário estadual de Educação, Herman Voordwald, em uma audiência de conciliação entre governo, professores e estudantes.

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

Após atentados, França reforça ataques à Síria Da redação

Estudantes ocupam escolas em SP e conseguem suspender o projeto do PSDB

francesa mataram ao menos 129 pessoas e deixaram outras 352 feridas.

Mortes na Síria A guerra na Síria já matou mais de 220 mil pessoas desde março de 2011, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Dados do fim de setembro apontam que pelo menos 4 mil pessoas morreram e centenas ficaram feridas na Síria desde o início, há um ano, dos bombardeamentos da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos contra o grupo extremista Estado Islâmico.

Unasul acompanha eleições na Venezuela AMÉRICA LATINA Comissão visita o país para acompanhar processo eleitoral

Imigrações

Da redação

Dados da ONU afirmam que o número total de migrantes que chegaram este ano à Europa via mar Mediterrâneo já ultrapassou as 643 mil pessoas. Com a intensificação dos bombardeios ao Estado Islâmico, o drama humanitário tende a ser multiplicado. O número de refugiados irá crescer, assegura Monique Sochaczewski, professora do programa de pós-graduação em Ciência Militar da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e especialista nos temas da Turquia.

No próximo dia 6 de dezembro acontecem as eleições parlamentares na Venezuela. A Unasul (União Nacional Sul-Americana) chegou ao país na quarta-feira (18), para dar início à missão que vai acompanhar todo o processo eleitoral, a fim de garantir a soberania do voto popular e a manutenção da democracia. A primeira agenda da delegação é se reunir com todos os partidos políticos integrantes da

disputa. O secretário geral da Unasul, Ernesto Samper, e o chefe da delegação, o ex-presidente dominicano Leonel Fernándes, terão uma reunião primeiramente com os líderes do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela). Em seguida a delegação deve se reunir com os candidatos de oposição, da Mesa da Unidade Democrática e com integrantes do Conselho Nacional Eleitoral. A delegação da Unasul conta com 50 fiscais de todos os países membros do bloco, comprometidos com a manutenção da democracia e com a paz na região.


Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

ENTREVISTA 11

“Legislativo ainda é atrelado aos interesses dos grandes fazendeiros e usineiros” REFORMA AGRÁRIA Falta de incentivos ao comércio de alimentos da agricultura familiar é maior entrave para trabalhadores do campo Ivan Cruz

Monyse Ravena Presente em Pernambuco desde os anos 1980, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organiza acampamentos e assentamentos em todo o estado. Para Jaime Amorim, integrante do MST de Pernambuco “Os fazendeiros ainda tratam seus trabalhadores como escravos”

e da Direção Nacional do Movimento, 2015 é o pior ano para a Reforma Agrária no estado desde 1995. Na conversa com o BFPE ele faz um balanço da Reforma Agrária no estado e aponta os principais entraves para sua efetivação, além de discutir as causas dos conflitos cada vez mais presentes no Campo. Confira a entrevista: Brasil de Fato PE – Em 2014, a Comissão Pastoral da Terra registrou 55 conflitos violentos no campo em Pernambuco. Quais são as causas desses conflitos? Jaime Amorim – Ano passado foram 55 e a tendência é termos cada vez mais conflitos, porque a causa é essa estrutura agrária atrasada e arcaica. Há um tipo de conflito mais comum, porque os fazendeiros tratam seus trabalhadores ainda como escravos. Isso acontece todo dia, de o fazendeiro

Jaime Amorim: Direção Nacional do Movimento de Trabalhadores Sem Terra.

mandar dar surra no trabalhador, mandar bater na criança do trabalhador porque chupou cana ou porque assustou os animais, por qualquer motivo manda bater, manda surrar, tem uma violência que é cultural, escravocrata, patriarcal, que ainda persiste no campo. Por outro lado tem uma violência mais direta, do assassinato, da prisão, em “Pernambuco está inoperante quanto à Reforma Agrária”

função de que cria-se o conflito da terra, o governo não resolve o conflito da terra e o conflito fica direto entre o trabalhador e o fazendeiro, o trabalhador e o usineiro, e o Estado não intervém. O governo leva dez ou quinze anos para resolver um conflito, e os fazendeiros têm o próprio modo de resolver. A forma de fazendeiro resolver não é negociar com o trabalhador, é colocar

no alvo principalmente suas lideranças, primeiro cooptando e depois ameaçando e depois da ameaça vem o assassinato, a surra, a prisão, muitas vezes o prórpio delegado que ameaça em nome do fazendeiro. Então nós temos esses dois problemas: um que é histórico, que vem dessa raiz escravocrata e outro em função da inércia do Estado brasileiro. E qual a atual situação da Reforma Agrária em Pernambuco? Hoje o estado de Pernambuco tem 163 acampamentos e o processo de Reforma Agrária está parado. Temos acampamentos em que as famílias estão a dez anos ou quinze. A Reforma Agrária e a Agricultura Familiar nunca foram prioridades dos governos e são áreas estruturantes da economia. Soma-se a isso um legislativo conservador que ainda é atrelado aos interesses dos grandes fazendeiros e usineiros. Ou seja, o estado de Pernambuco está inoperante quanto a Reforma Agrária.

Quais os entraves para o avanço do assentamento de famílias em Pernambuco? No Agreste e na Zona da Mata pernambucana temos dois grandes entraves. O principal deles é a falta de incentivo à produção agroecológica, já que o comum nessa região é plantar apenas cana. Nós do MST estamos fazendo “Existe um projeto de agricultura familiar em Pernambuco” um trabalho em todos os Assentamentos que coordenamos de incentivar a transição do modelo tradicional de produção para o modelo agroecológico, mas isso é muito difícil mesmo nos Assentamentos. E o outro grande entrave é a falta de incentivos à comercialização. Essas são regiões que estão próximas aos grandes mercados mas não temos nenhum fomento a comercialização dessa produção. E no Sertão, os entraves são os mesmos? Já no Sertão a questão é outra: existe uma normativa do Incra que não permite desapropriar áreas em períodos de estiagem e em situação de emergência. Esse é o primeiro entrave para toda a região do Semiárido para a Reforma Agrária. Se você considera que 2015 é o quinto ano de seca em Pernambuco, é preciso fazer essa mudança com urgência nessa

normativa. Segundo: é preciso recurso para a produção e para investir nos Assentamentos. Existem áreas com possibilidade de irrigar e não pode irrigar porque os trabalhadores não têm estrutura. Nós temos aqui em Pernambuco 62 km de assentamentos na margem do rio São Francisco. No entanto, as famílias não têm estrutura para captar água e irrigar. Mas o principal problema no estado de Pernambuco é a comercialização. Não existe um projeto do Governo do estado de fomento à agroindústria, a não ser algumas coisas isoladas que nós estamos tentando fazer, mas não existe uma política específica para isso. Quando olhamos para a garantia da comercialização, do preço, da agroindústria, dos espaços de comercialização percebemos que infelizmente a pequena agricultura em Pernambuco está jogada à própria sorte e é isso que nós queremos mudar. Quais os caminhos para essa mudança? Para mudar isso nós estamos fazendo luta permanente e cada vez mais nós estamos buscando a unidade dos Movimentos Sociais e da classe trabalhadora para termos pautas comuns e juntos podermos mostrar para o Estado e seus governantes municipais, estaduais e federais que existe um projeto de agricultura familiar em Pernambuco.


12

CULTURA

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro Divulgação

Ritmos pernambucanos resistem através da história MÚSICA Principais expressões culturais do estado mantêm-se vivas através da tradição Amauri Lins Apesar de enfrentar diversas barreiras, principalmente financeiras, a tradição dos grupos de cultura popular vem se mantendo até os dias atuais. Isso coloca o estado num papel de protagonista no Brasil, entre outras coisas, pela diversidade de suas expressões culturais. Conheça algumas curiosidades sobre as principais manifestações nativas de Pernambuco.

VISITE MERCADOS Mercado de São José Cyro José Soares

Frevo: A dança veio dos “capoeiras” (passistas), negros libertos que dançavam à frente das agremiações para impedir um possível choque entre grupos adversários. Possui basicamente três divisões: frevo-canção, frevo-de-rua e frevo-de-bloco.

Maracatu: De descendência africana, sua origem está relacionada ao ritual de coroação dos reis do Congo. O maracatu-rural, também conhecido como baque solto, une as raízes afro com influências indígenas, e tem como característica a presença dos caboclos-de-lança.

Baião: Subgênero do forró, ganhou notoriedade pelas mãos de Luiz Gonzaga, conhecido como Rei do Baião, e sua sanfona. Recebeu influência portuguesa no conjunto de sua instrumentação, que possui, entre outros, viola, triângulo, rabeca e percussão.

Coco: Sua origem está relacionada à quebra da casca do fruto contra as pedras pelos escravos, que produzia um barulho característico. Na década de 1930, o ritmo chegou a ser proibido na cidade onde mora a mais famosa cirandeira do país, conhecida como Lia de Itamaracá.

Embolada e Repente: Semelhantes em alguns aspectos, a principal diferença entre os estilos está no instrumento utilizado. Enquanto os repentistas fazem uso do violão de sete cordas, os emboladores utilizam o pandeiro nas suas rimas.

Seja marginal, seja um anti-herói do cinema pernambucano

Rogério Cavalcate e Castro* O cinema pernambucano começou chamar a atenção desde os anos de 1990. Entrou no cinema brasileiro pela porta da frente, mas arrombando com o pé na porta. Essa falta de cerimônia faz a gente refletir sobre

um lugar que o nordestino queria ocupar. Esse lugar se chamava ousadia e poesia. E tinha urgência. A urgência de uma linguagem inovadora. Parece que tínhamos andado nesse caminho lá pelos anos de 1960 e nos perdemos com o fechamento do cerco cultural nos anos da Ditadura Militar. Foi lá que surgiu uma escola que se assemelha bastante ao cinema pernambucano: o cinema marginal. Quando vemos o cinema

de Claudio Assis, sentimos o marginal, o maldito e o Brasil. E nos orgulhamos, não desse Brasil, mas dessa linguagem. Por isso também filmes como “O Som ao Redor” nos arrebata. A independência do cinema marginal de Sganzerla era ideológica. O cinema pernambucano conquistou algo que seria impossível para o cinema marginal, ser indústria e continuar sendo marginal. O saldo pra nós

brasileiros é de conhecer um Brasil que nos era ocultado. Sair do eixo Rio-São Paulo. Descobrir que o nordeste também é Brasil. Nos resta torcer pra que isso se alimente mais e mais de cinema e não de ego. De Brasil e não de divisões. De uniões e não de individualidades. E sem caretice, por favor. *Ator e estudante de Cinema da Universidade federal da Paraíba UFPB

Vamos visitar um mercado público da cidade e descobrir muito da cultura popular? Inauguramos a coluna Visite Mercados, na qual vamos falar de um mercado público do estado a cada edição. Começamos com o Mercado de São José. Localizado no bairro de mesmo nome, ele foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1875. Antigamente, seus mais de 3.500 m² viram apresentarem-se mágicos, acrobatas e ventríloquos. Viram o silêncio ser quebrado não só por vozes de vendedores e fregueses, mas também por pandeiros, zabumbas, cavaquinhos, sanfonas, cantadores e emboladores. Além de artesanato, peixes, crustáceos, verduras e outras coisas, quem passa por lá pode conferir sua bela arquitetura em ferro, típica do século XIX. O Mercado de São José é o mais antigo edifício pré-fabricado em ferro no Brasil e, atualmente, é reconhecido e tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico do Brasil.


CULTURA

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

Agenda Cultural

RECIFE

Elen Carvalho

Com foco na mulher negra como exemplo de luta, a Exposição “Mulheres Negras: Expressões da Liberdade” de Adelson Boris, chega ao Museu de Artes Afro Brasil Rolando Toro. Até sábado (19/12) na R. Matriz e Barros, 328. Jedson Nobre

CULTURA No sábado (12/12) a partir das 9h, o Maracatu Imperial da Várzea do Capibaribe estará comemorando seu 18 º aniversário, e fará uma grande festa na Praça da Várzea. A comemoração contará com a presença de diversas atrações culturais ao longo do dia. Divulgação

RECIFE:MÚSICA E DANÇA

Acontece sempre no primeiro e terceiro domingo de cada mês às 21h a “Noite Cubana”. Uma festa regada no mais tradicional ritmo cubano, no Clube Bela Vista, Av. Aníbal Benévolo, 636, Beberibe.

Divulgação

Há 15 anos, as noites de terça no Recife são dedicadas à cultura e religiosidade de raiz africana. O projeto Terça Negra é realizado pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e tem o objetivo de difundir a cultura afro- brasileira em Pernambuco. No Pátio de São Pedro, localizado no bairro de Santo Antônio, um palco é montado para apresentações de música, dança e demais atividades artísticas e religiosas. “No início o projeto acontecia no Pagode do Didi, espaço que tinha um grande terreiro e onde é tocado o samba raiz. O único “A Terça fortalece a cultura de raiz negra, é um ato político” dia liberado para fazermos as apresentações foi a terça-feira. É daí que vem o nome”, explica Adeíldo Araújo, integrante do MNU e um dos idealizadores da Terça Negra. O coordenador atual do projeto, Denir Favela, explica que, no início, existiam quatro Afoxés no Recife e Região Metropolitana.

Entrada: R$5,00.

Agenda Cultural

TERÇA DE CULTURA E RELIGIOSIDADE NEGRAS NO PÁTIO DE SÃO PEDRO MÚSICA Afoxé, coco, ciranda, hip hop e samba comemoram as raízes africanas

ARTE

13

INTERIOR PETROLINA Janela 353 tem projeto cultural Cine Clube: Cine Raiz, com mostra de filmes fora do circuito comercial com momento de discussão posterior ao filme, ocorrendo aos sábados às 18h no Café de Bule: R. Antônio Santana Filho, 353, Centro. Divulgação

Agora, existem mais de 30. Os grupos de maracatu, que antes ensaiavam apenas para o Carnaval, ensaiam o ano todo e tem um local para compartilhar o trabalho. Keli Ferraz é estudante e integrante do Maracatu Estrela Brilhante. Ela frequenta as Terças Negras há 5 anos e observa que é um espaço e momento importante para aglutinar pessoas diversas, mas que se referenciam na mesma cultura. “A Terça serve para fortalece a cultura de raiz negra. É um ato politico, no qual dança e música se unem para afirmar também a religiosidade dessas pessoas”, afirma.

Dificuldades

CARUARU

O projeto político, cultural e religioso, como definem Adeíldo e Demir, teve muita dificuldade para ser realizado este ano. Como responsável pela estrutura do evento, a Prefeitura do Recife não cedeu o espaço e equipamento necessários, inviabilizando a realização do evento após o Carnaval.

Entre os dias 11, 12 e 13 de Dezembro serão comemorados os dois anos de fundação da Casa do Pife. Serão três dias de palestras, rodas de conversa e apresentações culturais. O evento ocorrerá na Casa: R. Frei Caneca, 8, Maurício de Nassau.

Segundo Demir, a prefeitura apontou que neste “momento de crise”, houve corte de verbas na Secretaria de Cultura, deixando o projeto de lado. “Nós negociamos, então, com a prefeitura para fazer as quatro apresentações de novembro, já que é o mês da consciência negra”, pontua o coordenador.

Divulgação

CONSCIÊNCIA NEGRA 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. A data faz referência ao aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares, 20 de novembro de 1665. Proposto pelo Movimento Negro Unificado, o dia foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Algumas cidades do Brasil incorporaram ao calendário oficial. É o caso do Recife.

OLINDA CONFRA CULTURAL O Centro Cultural Cambinda Estrela realiza no domingo (13/12) a I Confra Cultural- Coco dos Pretos & Convidados. O evento começa a partir do meio-dia e será na Rua do Sol, 283, Carmo.


14 VARIEDADES

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

Planalto nordestino com acervo paleontológico Dança cubana (?) Social, proposta política de Lula Função do hashi no restaurante chinês

Variedade de coqueiro baixo Arbusto Mapa (?): descreve ornamental a personalidade do de jardins indivíduo (Astrol.)

Uma das profissões de Chico Anysio

O livro mais curto do Antigo Testamento

Órgão que congrega advogados (sigla) Metal usado em fibras óticas

Exercício recomendado à pessoa idosa Hiato de "teor"

(?) e salvo: ileso Interjeição gaúcha

Cobalto (símbolo) Eu, em italiano

Tipo de eleição Pão, em inglês

Bebida alcoólica Sul (abrev.)

Peças que formam a corrente

(?) moral: efeito da calúnia (jur.)

Pergunta comum ao ascensorista

A 9ª letra do alfabeto

marido, submete-se a ele, que acha que pode fazer o que faz porque é homem. Quantos Jucas machistas e abusadores estão por aí, bem perto de nós? E quantas mulheres sofrem como Domingas? Não nos esqueçamos dos inúmeros casos de abuso sexual denunciados por várias mulheres nas redes sociais nas últimas Violência doméstica semanas, motivadas pela segue sendo uma triste rea- campanha #meuprimeilidade vivenciada por mui- roabuso. tas mulheres brasileiras. Os casos não estão represenÉ preciso seguir tados apenas nas estatísti- atento e operante na cas oficiais. Muitos deles luta contra a dominação sequer chegam a entrar nos masculina em nossa registros, seja pelo medo sociedade. É inadmissível da vítima de denunciar o que homens façam o que agressor, seja pela demora Juca faz imbuídos de uma da justiça em julgar os justificativa sexista. O casos, mesmo depois de homem não pode nada mais quase uma década de Lei que a mulher nem porque Maria da Penha, seja porque ele é homem nem por qualleva um tempo para que a quer outra razão. É preciso vítima assimile o abuso e a discutir desde cedo sobre as violência. Em “A Regra do relações de gênero na escoJogo”, Domingas (Maeve la para se desnaturalizar a Jinkings) vem sendo cons- violência doméstica. tantemente violentada por seu marido, Juca (Osvaldo Eu sinto um asco Mil). E são variadas as vio- medonho e uma revolta lências que ela sofre. Juca profunda cada vez que vejo rouba o dinheiro que ela Juca na novela. E, na real, ganha com seu trabalho na não é possível sentir nada butique de Indira (Cris Vian- diferente disso diante de um na), a violenta fisicamente homem que violenta uma com socos e tapas, a violen- mulher. Se você é vítima ta simbolicamente com xin- como Domingas, não perca gamentos de feia, suja, por- tempo e denuncie (180). ca, ignora os carinhos que É o que eu espero que ela ela ainda consegue ter com faça. Vejamos! ele, a violenta moralmente Um abraço, traindo-a com outras mulheres. Domingas tem medo do Joaquim Vela Divulgação

Fora de (?): desnorteado

"O (?) cego é o que não quer ver" (dito) Lado da moeda Item do gabarito de provas Altura do andar do edifício medindose do piso ao teto BANCO

Denuncia, Domingas!

O invasor de prédios abandonados

Equipe à qual pertence Wolverine

Novela

Título (abrev.)

Animal de tração do arado primitivo

2/io. 4/x-men. 5/bread — érbio — licor — pacto. 7/azaleia. 8/habanera. 10/radialista.

44

Solução 3 (

( & 5 7

2 $ 5 $ 5 , $

'

& + $ 3 $ '

% 5 ( $ ' $ = $ / ( , $

,

5 ,

$ % ' , $ 6 +

(

& %

2

3 , 2

6 2 % ( 5

, ( / 2 6

& 2

$ 6 7 5 $ /

/ ,

6 ;

$ 1 ® 2

0

( 2

7 , 7 6 ( 0 7 ( 7 2 5

' $ 1 2 & $ 0 , 1 + $ ' $


VARIEDADES

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

15

Horóscopo mensal Dez/2015

Áries Neste mês serão concedidas boas oportunidades para a evolução dos seus projetos profissionais. Touro

Leão

Sagitário

Não se aborreça se os seus amigos não sentem o mesmo prazer que o seu pelas coisas que executa.

Se estiver disposto a lutar por aquilo que deseja, poderá alcançar boa parte de seus objetivos. Capricórnio

Virgem

Poderá sentir-se instável e inseguro, mas mostre-se positivo e otimista perante os outros. Gêmeos Em nome do bem-estar familiar, dedicará algum do seu tempo a pequenos trabalhos domésticos. Câncer Será a sua experiência que ditará o bom desenvolvimento da sua vida pessoal e profissional.

Procure repousar e recarregar baterias para os tempos vindouros. Não negligencie a sua saúde.

A boa reputação profissional poderá levá-lo a obter excelentes propostas que devem ser analisadas.

Libra

Aquário

Alguns auxílios financeiros poderão trazer uma maior tranquilidade ao seu dia a dia.

Observe o que se passa em torno da sua atividade profissional e tome as melhores decisões. Peixes

Escorpião Se está direta ou indiretamente ligado ao campo das artes terá um mês produtivo e recompensador.

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

Se está á procura da sua alma gêmea, faça algo para fazer as coisas acontecerem. Entre em ação.

ESPORTES

Irregularidades podem levar R$ 1,9 bilhão dos cofres públicos ARENA PERNAMBUCO relação Odebrecht e políticos que firmaram o contrato fraudulento começa na doação de campanha Vinícius Sobreira

Divulgação

A Polícia Federal deflagrou a Operação Fair Play (Jogo Limpo), no último mês de agosto. A operação investiga suposto esquema de corrupção na construção da Arena Pernambuco. De acordo com a PF, o contrato assinado em 2010 entre governo do estado e Consórcio Arena Pernambuco Negócios e Investimentos S/A pode ter sido superfaturado em R$

Superfaturamento das obras pode chegar a R$ 70 milhões 42,8 milhões - o valor atualizado chega a R$ 70 milhões. O inquérito dá como certa a fraude na licitação, apontando que o consórcio composto por duas empresas do grupo Odebrecht obteve vantagem indevida. O mesmo grupo é investigado na Operação Lava Jato por la-

vagem de dinheiro e fraude a licitação. O contrato chamou a atenção também do deputado Edílson Silva (PSOL), que fez denúncia no Tribunal de Contas do Estado (TCE) em maio deste ano. Edílson destaca a “compensação de perdas”, acordo em que o Governo de Pernambuco repassa verbas públicas para garantir o lucro do consórcio, caso não alcance o faturamento apontado no contrato. Estu-

do do TCE projetou os repasses durante os 30 anos do contrato (até 2043), prevendo dano em R$ 1,89 bilhão aos cofres públicos de Pernambuco. Odebrecht ‘doou’ cerca de R$ 2 milhões para PSB em 2014

O contrato entre o governo e o consórcio Arena foi elaborado pelo Comitê Gestor de Parceria Público-Privada (CGPP), na época gerido por Geraldo Julio

tre esquemas e Paulo Câcorrupmara, secretá- “Só uma reforma no Sistema de rios do estado. Político pode acabar coma ção em grandes obras e o O contrato foi assinado pe- corrupção” faturamento financiamenlo então pro- das obras pode chegar a to empresarial de campanhas curador-geral R$ 70 milhões do estado, Taeleitorais. Sedeu Alencar, gundo Mara, as emprealém do então sas fazem ‘doações’ para camgovernador Eduardo Campanhas de políticos que, após pos. Nas eleições de 2014, eleitos, facilitam o acesso desAlencar e Câmara venceram sas empresas à verbas públias disputas para deputado fecas. “Somente com uma reforderal e governador, ambos rema no Sistema Político, proicebendo doações da Odebrebindo financiamento privado cht nos valores de R$ 30 mil de campanha e outras mudane R$ 200 mil respectivamenças, é que conseguiremos dar te. No mesmo ano, a construoutro rumo para a política e tora doou mais de R$ 1 miacabar de vez com a corrupção lhão para o Diretório estaduno Brasil”, declara o socióloal do PSB, e sua doação nacional ao partido foi de mais go. Ele participa da Campanha de meio milhão. “PernambuPela Constituinte da Reforma co não é comandado só pePolítica, movimento nacional que reúne mais de 50 organilo PSB, mas também por eszações em luta por uma Conssas empresas. E destaco justituinte exclusiva para a refortamente a Odebrecht, que é a ma política. maior vencedora de licitações no estado”, destaca o sociólogo Eduardo Mara. Ele denuncia a relação en-


16

ESPORTES

Recife, de 23 de novembro a 23 de dezembro

na geral

DECLARAÇÃO DA SEMANA

TAÇA DAS COMUNIDADES A terceira edição da Taça Recife de Comunidades, Tareco 2015/16, segue movimentando 32 comunidades de Recife, Olinda e Jaboatão. Mais de 1000 atletas, entre 13 e 15 anos de idade, estão disputando a competição. O projeto é da Central Única das Favelas de Pernambuco (CUFA-PE) e tem o intuito de promover a integração entre as equipes, as comunidades e os colabores do evento através da cultura de paz. A comunidade Vila Cardeal, campeã na edição 2014/15 defende o bicampeonato.

Reprodução / Alex Souza. Movimento Bom Censo

“Existe uma pergunta que ninguém responde: para que serve a federação, além de ser um cartório dos clubes? Para nada.” Alex de Souza, ex-jogador, em entrevista ao site Trivela, disparando contra as federações do futebol brasileiro.

HANDEBOL EM PERNAMBUCO O time masculino adulto do Clube Português/Aeso se sagrou campeão da Copa Pernambuco 2015. Na final, a equipe Lusa venceu o Universo/Náutico por 28 a 19 e garantiu mais uma taça para sua galeria. Enquanto isso a equipe juvenil feminina conquistou o segundo melhor desempenho no campeonato brasileiro da categoria 2015. A competição foi realizada entre os dias 27 e 31 de outubro. Na final, as lusas foram superadas pelo Esporte Clube Pinheiros (SP), em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Um ano para começar Esequias Pierre Com o fim de um ciclo vitorioso no Santa Cruz com dois acessos, um título nacional e três títulos estaduais e boas campanhas nacionais, da Série D para a B, 2015 foi iniciado fora de competições importantes e de problemas financeiros. A nova diretoria visou inicialmente promover uma renovação no elenco e dar seguimento ao processo de reorganização do clube fora de campo. Treinador novo e

elenco renovado, a vaga no Nordestão e Copa do Brasil e saímos campeões estaduais. Com a chegada a chegada do campeonato brasileiro da Série B e com os objetivos iniciais atingidos, o Santinha chegou sonhando alto com o acesso. Diferente do que se prega, não é na Série B que o clube vai se organizar e estruturar, é na série A onde estão as melhores cotas de TV, horários e dias para jogos.

Gol de placa

na geral 29ª COPA DO INTERIOR DE SELEÇÕES Ligas de Jaboatão dos Guararapes x Carpina, Cachoeirinha x Araripina, vão decidir o título 2015. Liga de Basquete Feminino 2015/2016 - LBF - América/PE atual vice campeã da competição, estreia dia 21, contra o Sampaio Correia, às 11h (de Brasília), no Ginásio Wilson Campos, no Sesc de Santo Amaro.

TÊNIS DE MESA

Claro, para o golaço de Neymar contra o Villarreal! Mas gol de placa também para as meninas do time da Ferroviária de Araraquara, que venceram as chilenas do Colo Colo por 3 a 1, em Medellín, na Colômbia, e conquistaram a Libertadores da América feminina.

Gol de contra O Boca se sagrou campeão da Copa da Argentina ao derrotar o Rosario Central por 2 a 0. Mas os responsáveis pela

vitória foram os árbitros: anularam um gol do Rosario em impedimento questionável, deram um pênalti inexistente pro Boca e aceitaram um gol irregular do time de Buenos Aires. Dominando a bola de cristal Daniel Lamir

O Sport não está agradando os profetas de plantão. Na alegria ou na tristeza, a surpresa anda de mãos dadas com o Leão. No Pernambucano, os números do primeiro turno e os “nomes de peso” do elenco eram sugestivos para o que seria o 41º título estadual. Na prática, frustração. Apesar da “sobra” de elenco para o estadual, não era estranho imaginar uma “falta” para o nacional.

16

Mesmo assim, nova surpresa. No primeiro turno, o time brigou pela liderança. Assim, muito crédito foi concedido ao treinador Eduardo Baptista. Veio o segundo turno e a rotina, novamente, mudou. As vitórias sumiram e Eduardo Baptista também, ao pedir demissão. Quando tudo parecia piorar, melhorou. Falcão fez o time reencontrar as vitórias e o sonho de G-4. Libertadores seria uma nova surpresa?

Náutico conquista dez medalhas no campeonato estadual nas categorias Duplas e Equipes. Seu técnico Paulo Matos, mais uma vez foi convocado pela Federação Pernambucana de Tênis de Mesa para comandar seleção Juvenil (de 15 a 17 anos) nos Jogos Escolares Brasileiros, que acontecem em Londrina-PR.

O 2016 já começou Vinícius Sobreira de renovação têm como prioridade alguns dos atletas que pertencem ao Timbu: Guerra cita o zagueiro Diego, os volantes João Ananias e Gustavo Henrique, além dos atacantes Jefferson Nem e Renato. Sobre o goleiro Júlio César, o diretor pondera. “O problema é o valor”. A construção do elenco dependerá mais da futura gestão do Náutico, que será escolhida pelos sócios na eleição do dia 13 de As conversas em busca dezembro. O Náutico ainda não sabe que competições disputará em 2016. Mas independente de figurar na Série A ou B, o clube planeja manter 15 atletas deste elenco. É o que diz o diretor de futebol Paulo Henrique Guerra. As certezas são os zagueiros Ronaldo Alves e Fabiano Eller e o meia Hiltinho. Os dois últimos têm contrato até o fim do Pernambucano, enquanto Ronaldo fica até o fim de 2016.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.