Ed1131

Page 8

FÉRIAS NO AQUÁRIO Três semanas de oficinas, cursos, passeios, palestras e até visita noturna. É a programação de férias do Aquário, que será promovida de 10 a 25 de janeiro, com atividades pela manhã e à tarde. As inscrições, presenciais, podem ser feitas até o dia 30 (sempre de terça a sexta), das 10h às 17h no próprio local, na Ponta da Praia. A programação é dividida por faixa etária e os interessados devem levar documento de identidade do responsável, do participante e lata ou pacote de 400g de leite em pó (para cada atividade escolhida).

Boqnews - 17 a 23 de dezembro/2016 - 8

BAIXADA SANTISTA Conheça Guarujá, a cidade da região que possui 27 praias

praia

DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO GUARUJÁ

Cidade de

1 Guarujá é um dos destinos da Baixada Santista mais visitados na alta temporada. Talvez seja pelas suas praias, pelos diversos hotéis, restaurantes e serviços ao turista que a cidade oferece ou por ser conhecida mundialmente como A Pérola do Atlântico. Independente do motivo, arrumar as malas e passar alguns dias nos luxuosos hotéis do município ou fazer um bate e volta é uma excelente alternativa para curtir as férias de verão.

lias, as badaladas e, principalmente, as que atraem surfistas. Aliás, muitas lendas do surfe saíram dos mares guarujaenses, como o campeão Mineirinho. A praia das Astúrias é uma das mais visitadas. Inicialmente tinha o nome de Guarujá. No entanto, dois ex-marinheiros do navio Príncipe das Astúrias abriram um bar no local com o nome da embarcação, local onde muitas pessoas marcavam encontros. Outra praia que merece destaque é a do Tombo, que tem este nome devido à sua formação geológica, com ondulações fortes, propícias para muitos "tombos".

Praias O município possui 27 praias, História totalizando 22 quilômetros e 310 Guarujá também é uma cidade metros de extensão. Cada uma com monumentos históricos. Um atinge um público diferente. Há deles é a Fortaleza de Santo Amaro as mais frequentadas por famí- da Barra Grande. Localizada entre

2

1. Praia das Astúrias, antes conhecida como Guarujá. 2. Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande.

as praias do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes, é um monumento histórico-militar construído no século XVI, durante o domínio espanhol, com o objetivo de defender a Vila de Santos de ataques de corsários e piratas. O acesso à fortaleza é feito pela Trilha da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, no bairro de Santa Cruz dos Navegantes, ou por embarcações vindas da Ponte dos Práticos, em Santos.

SANDRA IANNUZZI*

RAIMUNDO ROSA/PMS

Check-in

Caribe: versão brasileira

Um cinturão de mar com tons que variam entre o verde-água e azul turquesa, em praias repletas de coqueiros, em meio à brisa durante 24 horas que possibilita a exposição ao sol sem abafar, remete a capital de Alagoas à ideia de Caribe brasileiro. Com natureza cercada de muita infraestrutura, que escancara sua beleza em um misto de simplicidade e sofisticação, Maceió é a cidade que possui o maior crescimento populacional do Estado do Nordeste e um dos destinos mais procurados por turistas estrangeiros. Entre as famosas praias da região está Paripueira, nome de origem indígena, que significa “praia de águas mansas”, também consideradas as mais quentes do Estado, com temperatura em torno de 26 graus. Situada a 27 km ao norte de Maceió, e com bancos de areia aparentes quando a água do mar atinge sua altura mais baixa dentro dos ciclos das marés, e que propiciam longas caminhadas e banhos bem longe da orla, representa uma ótima opção para quem quer desfrutar de sossego e diversão ao mesmo tempo. Ao chegar, o turista se depara com a recepção de alegres funcionários que, em meio a fotografias, orientam quanto à colocação de pertences em um guarda volume, o cardápio da casa, assim como às ofertas de passeios opcionais pagos à parte. Destaque para as piscinas naturais com mergulho de cilindro, com acesso por meio de lancha. Na Praia de Carro Quebrado, situada no município de Barra de Santo Antônio, e eleita a 6ª praia

deserta mais bonita do Brasil, por sua paisagem espetacular de falésias, o visitante conta, para amenizar o calor, com água de coco e outras bebidas expostas em uma coberta de palha pelo vendedor local. As falésias são também encontradas na Praia do Gunga, em Barra de São Miguel, em cenário deslumbrante ao ponto de ser a região considerada como a “Capadócia brasileira”. A visita ao local é feita por meio de buggy, a R$ 45 por pessoa, ou quadraciclo, a R$ 100 o veículo. Ao cair da noite, uma ótima escolha é desfrutar da culinária alagoana em um dos restaurantes mais bem frequentados da cidade, como o “Parmegianno” ou o “Imperador dos Camarões”, local em que se encontra o famoso prato “Chiclete de Camarão”, preparado com camarões flambados no conhaque, ao molho branco gratinado com cinco queijos, azeite de dendê e leite de coco, enquanto se ouve o melhor da música popular brasileira. Alguns bares da cidade, que no geral costumam funcionar até por volta de meia-noite, oferecem shows de forró e até mesmo de comédia, encenados em sua maioria, por artistas regionais. Com um roteiro repleto de atrativos, e cenário de incomparável natureza, é impossível não se render aos encantos de Maceió e seus arredores, enquanto se deseja às melhores vindas à estação mais envolvente e esperada do ano! *Daniela Ferraz, interina


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.