Ed1019d

Page 16

TAREFA FOTOGRÁFICA

A 16ª Tarefa Fotográfica da Setur, com o tema Ser criança, recebe fotos até quinta-feira (30). Até o momento, a página do Portal do Turismo em Santos no Facebook já recebeu 94 imagens de crianças de diversas idades e nas mais variadas situações. As fotos já tiveram o total de 834 curtidas. Graças a uma parceria com o Museu Pelé, pela primeira vez o vencedor da tarefa ganhará prêmios: uma camiseta, uma mochila e um par de ingressos, além de ter a foto publicada no dia 31, no Diário Oficial. As imagens devem ser encaminhadas para o e-mail contato@turismosantos.com.br ou via inbox pelo Facebook do portal.

Boqnews - 25 a 31 de outubro/2014 - 16 SANDRA IANNUZZI

sandra.iannuzzi@boqnews.com

Check-in

VALE DO RIBEIRA Região abriga o Petar, com opções de cavernas e cachoeiras FOTOS DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Petar Região possui mais de 300 cavernas, além de cachoeiras e rios, com trilhas para visitação

Temporada à vista O mês de novembro está chegando e, junto com ele, mais uma temporada de cruzeiros 2014/2015. Apesar do número reduzido de navios – 10 no total, a quantidade de roteiros aumentou cerca de 4% em relação à anterior. Segundo informações da CLIA Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), a previsão é de que aproximadamente 640 mil passageiros desfrutem dos cruzeiros. Cerca de 250 roteiros estão programados, muitos deles, saindo dos portos brasileiros, com destino a Montevidéu e Buenos Aires. As duas cidades são as preferidas por aqueles que planejam viajar durante o período de festas de fim de ano. Outro dado interessante refere-se ao tipo de viagem escolhida. Cerca de 10% dos passageiros estão incluídos nos chamados cruzeiros temáticos. Uma enorme variedade atrai grande parte desses viajantes, que se identifica com a programação oferecida. O sucesso é tanto, que alguns deles, como o Fitness, já se encontra em sua 21ª edição. Outras modalidades, como os

cruzeiros gastronômico, esotérico e da terceira idade também são a sensação entre os visitantes. Embora, os cruzeiros não sejam mais novidade entre os brasileiros, eles ainda continuam sendo uma excelente opção de lazer para muitas pessoas. Turistas de todas as partes do País chegam todos os anos ao Terminal Marítimo Giusfredo Santini para embarcarem nesses verdadeiros “gigantes dos mares”. Pela facilidade que eles oferecem, em termos de hospedagem, alimentação, mobilidade e lazer, tudo concentrado em um único lugar, são conhecidos como “hotéis flutuantes”. As agências recomendam que os interessados reservem logo suas passagens, pois muitos leitos já foram vendidos. E quanto mais cedo a reserva - mais barata a compra, principalmente para as datas festivas, como Natal, Ano Novo, Carnaval e Páscoa. Veja os navios desta temporada: Splendour of the Seas, da Royal Caribbean; Zenith, Sovereign e Empress, da Pullmantur; Preziosa, Poesia, Magnifica e Lirica, da MSC; Pacífica e Favolosa, da Costa.

Viagem às

cavernas Último feriado do ano, o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, cairá em uma quinta-feira. Para quem for emendar com o final de semana, nada melhor que programar uma boa viagem, partindo na quarta à noite e retornando apenas no domingo. Próximo à Baixada Santista, o Vale do Ribeira é ótima opção para os apaixonados por natureza. Na região, encontra-se o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, mais conhecido como Petar. Caracterizado pela grande quantidade de cavernas que abriga - são mais de 350 - o local impressiona pela beleza da natureza e é cenário ideal para belas fotografias. Atualmente, 12 cavernas podem ser visitadas pelos turistas. Uma das mais conhecidas é a Caverna de Santana. Dos oito

quilômetros de extensão, apenas 800 metros podem ser explorados. Neste curto trajeto, porém, já é possível se impressionar pelos magníficos salões e formações, que são resultados da ação da natureza. Os Salões das Flores, São Paulo, São Jorge, Takeupa e algumas imagens e curiosidades como o Buraco do Segredo, Pata do Elefante e Cabeça do Cavalo impressionam a todos os visitantes. Uma das partes mais especiais é quando os monitores propõem um momento no escuro e no total silêncio em um dos salões. A visita acontece de terça-feira a domingo, das 9 às 15 horas. Destaque também para as mais de 20 cachoeiras. Todas ideais para banho, ainda mais nesta época do ano quando a temperatura começa a aumentar. Em algumas, também é possível a prática de cascading e rapeis. Nos rios da região, os aventureiros também podem realizar bóia cross. O Rio Betari oferece dois níveis para agradar tanto os mais radicais como os mais calmos.

Serviço

O parque, criado em 1958, é considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Em 35.772,5 hectares, o parque reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil, abrangendo

os municípios de Iporanga e Apiaí O ingresso do Petar custa R$ 9,00 por pessoa (é necessário pagar a entrada em cada um dos núcleos de visitação) + taxa de R$ 6,00 por veículo. Crianças abaixo de 12 anos de idade, pessoas acima dos 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Informações pelo telefone (15) 3552-1875.

Hospedagem

Na região existem muitas opções de pousadas e campings. No Bairro da Serra, em Iporanga - comunidade mais próxima dos principais núcleos de visitação do Petar (Santana e Ouro Grosso) estão a maioria das pousadas.

12 cavernas podem ser exploradas pelos visitantes atualmente. O motivo é a preservação dos locais, verdadeiros paraísos naturais


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.