Be True 2015

Page 1

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL




TENDÊNCIAS

ORIENTAÇÕES DOMINANTES?

Incorporação voluntária de preocupações com a sociedade e com o ambiente nas normais

atividades de uma empresa;

• • •

Apoio à comunidade é expectável; Envolvimento de toda a organização, criando alinhamento estratégico; Aumento de parcerias público - privado - terceiro setor.


TENDÊNCIAS

DESAFIOS EM RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL “A responsabilidade social é uma estratégia inteligente e ética se reunir três condições: (1) o anunciante está genuína e ativamente comprometido com a causa/assunto representado; (2) há uma relação clara e associável entre a causa nomeada e o produto anunciado; (3) os anúncios educam e informam os cidadãos consumidores acerca de questões sociais, preocupações e necessidades.” Merskin (2009: 178)


TENDÊNCIAS

GOODMATCH*

tipologia da causa + expectativa dos consumidores cidadãos + alinhamento da empresa a 360º

* Metodologia a partir de Pires, P. (tese de mestrado)


TENDÊNCIAS

NOVAS COMBINAÇÕES – PARCERIAS EM SOCIEDADE “(Há que encontrar) respostas que mobilizem diferentes agentes (público, privados e organizações sem fins lucrativos), que envolvam os utilizadores (co-criação) e criem inegável valor social.

Respostas que combinem efeitos de curto prazo, de combate à crise, com efeitos de médio prazo, para uma retoma sustentável.” Vasconcelos (2010: 32)


TENDÊNCIAS

NOVAS COMBINAÇÕES – PARCERIAS EM SOCIEDADE Erosão do estado social, nomeadamente a falência da sua capacidade em corresponder à progressão do bem-estar social (…) fazendo com que as tarefas que “já não podia executar satisfatoriamente fossem delegadas noutras instâncias, como na economia privada ou nas organizações da sociedade

civil”.



O PROGRAMA

BE TRUE – sustentabilidade e responsabilidade social Um programa que disponibiliza a análise crítica dos vários fatores de atuação na esfera social. Um programa que ajuda as organizações a compreender: o

Qual a estratégia a seguir em RSE

o

Se a estratégia de RSE está correta

o

Se opera efetivamente a 360º (prevendo público interno, administração, clientes, parceiros, fornecedores e sociedade)

o

Se os valores ligados à responsabilidade social são coerentes com os valores da marca

o

Se as ações que implementa estão a contribuir efetivamente para os objetivos definidos ao nível da RSE e da sustentabilidade

o

Se está a par dos recursos disponíveis para atuar adequadamente

o

Qual o tema / causa social alinhado com a marca e com a sociedade

o

Quais as parcerias a valorizar e qual o retorno social que garantem




MÓDULOS


MÓDULOS

Módulo de diagnóstico da situação atual e orientações para a proposta de intervenção: • A organização em contexto • Pontos a corrigir • Pontos a observar

• Pontos de atuação prioritários • Dimensão interna • Dimensão externa • Pistas de trabalho APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE PESQUISA E ANÁLISE


MÓDULOS

Consultoria estratégica na área da responsabilidade social. Tendo como ponto de partida os objetivos da direção e, desejavelmente, o diagnóstico Be True Knowing.

Elaboração do plano a seguir na área da responsabilidade social. Terá em conta a organização na sua globalidade

(considerando todos os públicos relevantes), o contexto onde se insere e os objetivos estratégicos.


MÓDULOS

O terceiro e último módulo refere-se à implementação. Permite

pôr em prática o plano estratégico no que às ações de branding e de comunicação diz respeito. Nesta fase, a equipa criativa da b+ desenvolve as propostas

criativas, alinhadas com as decisões emanadas do módulo be true planning.



Cliente: Minisom Desafio: Diagnóstico interno para avaliar o nível de apetência da organização para programas de RSE e identificar a expectativa da comunidade em relação à atuação social da Minisom. Intervenção: Recolha de informação interna e externa, ao nível dos diferentes stakeholders. Análise e recomendações. Métodos: Questionário aplicado aos clientes; questionário aplicado a todos os colaboradores; entrevistas presenciais às chefias. Output: Relatório e apresentação à Direção da empresa.


Cliente: Minisom Desafio: Diagnóstico interno para avaliar o nível de apetência da organização para programas de RSE e identificar a expectativa da comunidade em relação à atuação social da Minisom. Intervenção: Recolha de informação interna e externa, ao nível dos diferentes stakeholders. Análise e recomendações. Métodos: Questionário aplicado aos clientes; questionário aplicado a todos os colaborares; entrevistas presenciais às chefias. Output: Relatório e apresentação à Direção da empresa.


Cliente: CEVE Desafio: Diagnóstico de RSE para avaliar a atuação neste âmbito à data, aferir o potencial interno para a ação e as expectativas da comunidade. Intervenção: Recolha de informação interna e externa da informação, ao nível dos colaboradores e dos parceiros da cooperativa assim como dos líderes de opinião. Análise e recomendações. Método: Entrevistas presenciais a alguns colaboradores selecionados, direção e organizações apoiadas e a apoiar. Output: Relatório e apresentação à Direção da empresa.


Cliente: Sonae Indústria Desafio: Uma campanha de valorização da madeira, alinhada com um tema premente na agenda ambiental mundial. Relançamento da madeira como matéria-prima, liderando a SI o processo de valorização da madeira no canal B2B. Madeira = armazenamento de carbono. Intervenção: Estratégia de comunicação, criação de marca e suportes de comunicação. Output: Proposta estratégica e criativa.


Cliente: Sonae, SGPS Desafio: Apresentação institucional da política de sustentabilidade da Sonae em fóruns internacionais. Projeto: Criação de um conceito próprio – “Sonae: muito mais do que números” – e desenho de um projeto integrado de comunicação junto dos stakeholders, em evento realizado no Pavilhão Atlântico.


Cliente: Sonae , SGPS Ações: - Criação de conceito de comunicação – “Sonae: muito mais do que números” - Criação e design de brochura - Layout e decoração de evento de apresentação a OCS no Pav. Atlântico - Criação de suportes gráficos de apoio ao evento (convites, kit imprensa,..) Criação de suportes audiovisuais de apoio ao evento (apresentação PPT; animação flash) - Produção de todos os materiais - Acompanhamento de montagem do evento no local.


Cliente: Sonae Continente Desafio: -Criação de campanha de sensibilização ambiental, sob o tema Pegada Ecológica, associando às boas práticas do Continente nesta matéria. -Ações: -- campanha no ponto de venda – lojas Continente -- campanha escolas -


Cliente: Sonae , SGPS Ações: - Criação de conceito de comunicação – “Sonae: muito mais do que números” - Criação e design de brochura - Layout e decoração de evento de apresentação a OCS no Pav. Atlântico - Criação de suportes gráficos de apoio ao evento (convites, kit imprensa,..) Criação de suportes audiovisuais de apoio ao evento (apresentação PPT; animação flash) - Produção de todos os materiais - Acompanhamento de montagem do evento no local.


Cliente: RTP Desafio: Sensibilização dos colaboradores para a adoção de comportamentos ecologicamente responsáveis (triagem de resíduos no local de trabalho). Projeto: Criação de ação de comunicação interna implementada no Dia da Terra, consistindo na distribuição de ecopontos nas instalações da RTP por uma “brigada” eco.


Cliente: RTP Ações: - Criação da marca Eco RTP - Distribuição de postais antes (teaser), durante e depois (reforço) da ação; - Brigada Eco RTP para distribuição dos materiais; - Produção de ecopontos personalizados; - Coordenação logística de toda a ação.


Cliente: Auto Sueco Desafio: Trabalhar o alinhamento estratégico dos colaboradores com os objetivos ambientais da empresa. Projeto: Criação de suportes que permitam sensibilizar os colaboradores para a poupança ambiental.


Cliente: ANAM Desafio: Criação de plataforma dirigida à comunidade aeroportuária, com o objetivo de sensibilizar para a questão da pegada ecológica nas deslocações casa-trabalho.

Projeto: Criação e implementação de simulador na intranet do Aeroporto.


Cliente: Nors Desafio: Dar a conhecer a participação da Nors no programa Porto de Futuro. Projeto: Criação de um folheto, um cartaz e um marcador de livros que promovam uma maior participação da sociedade civil na vida das escolas e possam gerar uma cultura do conhecimento baseada no mérito, na criatividade, na inovação e no empreendedorismo.


PARCERIAS ENTRE SETORES


Cliente: Conselho Português de Ressuscitação Desafio: Programa de marketing social conducente à alteração de atitude: sensibilizar os portugueses a atuar na cadeia de sobrevivência (paragem cardíaca principal causa de morte em PT). Pressão para agendamento político (inclusão do tema nos programas escolares) Intervenção: Criação de um programa com foco na comunicação para atingir a população (roadshow com treino em SBV, masstrainings, site com tutoriais)


Cliente: Conselho Português de Ressuscitação Ativação: Cadeia pro bono: empresas privadas, figuras públicas, media, fornecedores especializados. Outputs: 320 voluntários 11 masstrainings Inquéritos satisfação positivos 8.000 fãs no facebook Case study em livro europeu de marketing social Ministério da educação incluiu o tema no programa escolar de 2013/14


Cliente: Conselho Português de Ressuscitação Ativação: Cadeia pro bono: empresas privadas, figuras públicas, media, fornecedores especializados. Outputs: 320 voluntários 11 masstrainings Inquéritos satisfação 8.000 fãs no facebook Case study em livro europeu de marketing social Ministério da educação incluiu o tema no programa escolar de 2013/14



BE TRUE CREATING: COMUNICANDO A ESTRATÉGIA


Cliente: UNICER Desafio: Promover a educação para o empreendedorismo (alunos do secundário). Projeto: Ativação do projeto Go On, de fomento de atitudes empreendedoras, criado pela UNICER. Tratou-se de dar mais destaque ao projeto, através de roadshow nas escolas e de ativação nas redes sociais.


Cliente: CIG - CPLP desafio: Campanha de combate a todas as formas de violência sobre as mulheres, nos 8 países da CPLP. Insight: “Perante a violência não podemos ser passivos. Damos a cara, queremos mudar mentalidades.” Estratégia: Ativismo cidadão – dar a cara: movimento www.naoviolenciacontramulhe res.cplp.org

1º prémio Campanha Direitos Humanos

Promovido pela Associação Corações com Coroa / Continente 20 Outubro 2014


Cliente: CIG - CPLP desafio: Campanha de combate a todas as formas de violência sobre as mulheres, nos 8 países da CPLP. Insight: “Perante a violência não podemos ser passivos. Damos a cara, queremos mudar mentalidades.” Estratégia: Ativismo cidadão – dar a cara: movimento www.naoviolenciacontramulhe res.cplp.org


Cliente: CIG - CPLP desafio: Campanha de combate a todas as formas de violência sobre as mulheres, nos 8 países da CPLP. Insight: “Perante a violência não podemos ser passivos. Damos a cara, queremos mudar mentalidades.” Estratégia: Ativismo cidadão – dar a cara: movimento www.naoviolenciacontramulhe res.cplp.org


Cliente: Banco Alimentar Desafio: Combater o desperdício nos dias de campanha Projeto: Campanha online dirigida aos voluntários para sensibilização contra o desperdício nos dias de voluntariado.


Cliente: INEM Desafio: Sensibilizar a população em geral para as consequências das chamadas falsas para o 112 Projeto: Campanha pro bono em imprensa, TV, cinema e rádio.


Cliente: Fundação Porto Social Desafio: Sensibilizar, em parceria com escolas da área de influência, a população do Grande Porto para a adoção de comportamentos cívicos no quotidiano.

Projeto: Criação da marca PORTO CÍVICO, ações e suportes de ativação comportamental.


Cliente: Fundação Porto Social Desafio: Sensibilizar, em parceria com escolas da área de influência, a população do Grande Porto para a adoção de comportamentos cívicos no quotidiano.

Projeto: Criação da marca PORTO CÍVICO e ações e suportes de ativação comportamental.


Cliente: Fundação Porto Social Desafio: Sensibilizar, em parceria com escolas da área de influência, a população do Grande Porto para a adoção de comportamentos cívicos no quotidiano.

Projeto: Criação da marca PORTO CÍVICO, ações e suportes de ativação comportamental.



ÁREAS BE TRUE

CIDADANIA: Fundação Porto Social, Porto Cívico, CIG - Violência contra as Mulheres, Águas do Porto SOLIDARIEDADE: Banco Alimentar, Auto Sueco EDUCAÇÃO: Nors, Associação Bagos d’Ouro, Civitas, Unicer AMBIENTE: RTP (ecopontos), Auto Sueco (eco-sueco), Continente (Pegada ecológica e poupança energética) SAÚDE: INEM (campanha Chamadas Falsas), Conselho Português de Ressuscitação (Salvar Vidas – programa nacional); SONAE (Cartão 65+)



EQUIPA

Network de especialistas Equipa base b+: estudos, estratégia, criação Especialistas são convidados a constituir a equipa de trabalho: investigadores, académicos, profissionais.

Tailored made: Avaliação de necessidades feita após um primeiro contacto com a organização, seguindo uma

prática usual na b+: adaptar os recursos para uma resposta eficaz e não adaptar a resposta aos recursos.


EQUIPA EQUIPA

Sara Balonas Direção estratégia e criativa da b+ comunicação Responsável por estratégias de marketing, estratégias de comunicação e campanhas criativas ao longo da sua atividade na área da comunicação, que teve início em 1989.

Docente no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (desde 2003). Investigadora no CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho (desde 2007). Doutoramento em Sociologia da Comunicação e da Informação, tese sobre “A publicidade a favor de causas sociais: caracterização do fenómeno em Portugal, através da Televisão” (outubro 2013). Autora do livro “Publicidade sem Código de Barras (2011). Capítulos de livros: • Social Marketing: from Tunes to Simphonies (publicação em 2014) • Publicidade: Discurso e Práticas (2011) • Webmarketing 2.0 (2010) • Anuário Internacional de Comunicação Lusófona (2009). Participação regular em eventos científicos nacionais e internacionais , no âmbito académico. Embaixadora do empreendedorismo no feminino, nomeada pela Comissão Europeia (2010-2013). Escreve regulamente para o Público online.


CLIPPING EQUIPA 2012 European Social Marketing Conference Keynote Speaker


EQUIPA EQUIPA

Benedita Côrte-Real Direção de clientes da b+ comunicação Formada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, pós-graduada em Marketing pela EGE (Univ. Católica/Esade Barcelona). Desde 2008 na b+ comunicação, coordena o Departamento de Gestão de Clientes e colabora no planeamento estratégico de comunicação. Consultora em branding e comunicação na QSP – Consultoria de Marketing (2006/2007), onde participou em projetos de consultoria para clientes como TvTel, Iduna, 4Teams, Vale do Minho Digital, Azevedo Campos. Formadora de Marketing, Gestão Comercial e Comunicação no IEFP e AEP e Tutora no Programa Inov Jovem (2007). Gestora de clientes na NTM – Comunicação e Publicidade. Tem participado regularmente em diversas conferências sobre temas de marketing.


EQUIPA EQUIPA

Ana Isabel Lopes Especialização em métodos de pesquisa e análise na b+ comunicação Formada em Ciências da Comunicação e pós-graduada em Ciências da Comunicação, com especialização em Publicidade e Relações Públicas na Universidade do Minho. Na b+ desempenha funções ao nível do apoio na gestão de clientes e apoio a diagnósticos/ estudos. Bolseira de investigação num estudo de notoriedade da Bosch Car Multimedia no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade na Universidade, onde trabalhou ao nível do desenvolvimento teórico e metodológico do estudo, trabalhando diretamente na recolha e tratamento de dados. Estagiária na Câmara Municipal de Barcelos no Gabinete de Assessoria de Imprensa em 2011.


Sara Balonas sarabalonas@bmais.com 933324792 Benedita C么rte-Real benedita@bmais.com 934950412 Ana Isabel Lopes analopes@bmais.com 932830163


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.