A tipificação de jesus no tabernáculo

Page 1

Outubro 2008 01 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

Representa Jesus a Porta. Ele disse:

A tipificação de Jesus no Tabernáculo O portão de entrada.

Feito como um reposteiro (cortina) muito, linda, cores púrpura (realeza = Mateus 1:1) , carmesim (servo = Marcos 10:45) , estofo azul (divindade = João 20:28) e fundo branco( pureza = Lucas 23:4,14), davam as boas vindas para os judeus ao adentrarem no átrio. Estas cores falam de realeza, santidade, servidão e divindade de Jesus o Messias. Jesus é a única porta para se chegar a Deus.

João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; e sairá, e achará pastagens.

Êxodo 27:16 ”Á porta do átrio, haverá um reposteiro (cortina) de vinte côvados , de azul, púrpura, carmesim, e linho fino torcido, obra de bordador; as suas colunas erão quatro, e as bases quatro.

Jesus o único caminho par a salvação João 14:6 “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Malaquias 4:2 “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saires e saltareis como bezerros da estrebarias.” João 10:9 “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; e achará pastagen.”

Sua única porta (10m x 2,5m) ficava par a nascente


Outubro 2008 01 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

A tipificação de Jesus no Tabernáculo O portão de entrada.


Outubro 2008 01 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

A tipificação de Jesus no Tabernáculo O portão de entrada.


Outubro 2008 01 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

A tipificação de Jesus no Tabernáculo O portão de entrada.


Outubro -2008 02 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

A tipificação de Jesus no Tabernáculo O Átrio

O tabernáculo foi cercado por um pátio, ou Átrio. Êxodo 27:9

O ÁTRIO erá o local por onde se entrava no Tabernáculo! E só se chegava ali, através da Porta que é JESUS! (João 10:9). O Átrio era a parte mais exterior do Tabernáculo e descoberto. Isso nos mostra que quem ali está ( e a maioria dos crentes ainda estão no Átrio) exposto às intempéries do tempo (sol, chuva, ventos, João 16:33 ) além de tipificar toda a experiência que toda a criatura deve ter para com Deus. Essa experiência é fundamental, porém ainda é parcial. Não é algo profundo para que possa realmente causar impacto na vida da pessoa. Esta fase no que o Átrio é somente uma parte do caminho a ser percorrido, da nossa experiência com o Senhor: a Salvação! Quando passamos pela porta (JESUS), saímos do mundo e entramos numa nova vida. Nossa vida recomeça então a partir do zero, pois iniciamos uma nova caminhada, só que agora com Deus. Nosso objetivo, e alvo, é crescermos até à estatura de varão perfeito em JESUS o Messias.


Outubro -2008 02 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

A tipificação de Jesus no Tabernáculo O Átrio


Outubro -2008 02 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

A tipificação de Jesus no Tabernáculo O Átrio


A tipificação de Jesus no Tabernáculo Outubro -2008 03 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto O Altar representa o Calvário onde JESUS foi sacrificado como expiação dos nossos pecados ( Romanos 8:32; Hebreus 9:22; 13:11 ) JESUS , sendo inocente, morreu como culpado. 2º Corintios 5:21 )

Expiação Ação de remir-se de crime ou falta cometida; PENITÊNCIA ; CASTIGO: a expiação de uma culpa; a expiação de um pecado, cumprimento de pena a que se foi condenado por prática de delito ou crime

O Altar colocado à entrada da porta, aponta-nos para a primeira oportunidade do ser humano, o encontro do ser humano com o plano da redenção. Quem quiser ter comunhão com DEUS terá que aceitar primeiro o sacrifício de morrer para o mundo. “Se alguém quiser vir após mim, tome a sua cruz e siga-me” Mateus 16:24 ).

Êxodo 27:1-8. FARÁS também o Altar de madeira de acácia; de cinco côvados será o seu comprimento, e de cinco, a largura (será quadrado o altar), e de três côvados, a altura. Dos quatro cantos farás levantar-se quatro chifres, os quais formarão uma só peça com o altar; e o cobrirás de bronze. Far-lhe-ás também recipientes para recolher a sua cinza, e pás, e bacias, e garfos, e braseiros; todos esses utensílios farás de bronze. Far-lhe-ás também uma grelha de bronze em forma de rede, à qual farás quatro argolas de metal nos seus quatro cantos, e as porás dentro do rebordo do altar para baixo, de maneira que a chegue até ao meio do altar. Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de bronze. Os varais se meterão nas argolas, de um e de outro lado do altar, quando for levado. Oco e de tábuas o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão.

Altar de Bronze


Outubro -2008 04 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Altar de Bronze

JESUS NOSSO SACRIFÍCIO Efésios5:2 E andai em amor, como também o Messias vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Isaías53:4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos ( fama) por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

O Altar representa o Calvário onde JESUS foi sacrificado como expiação dos nossos pecados ( Romanos 8:32; Hebreus 9:22; 13:11 ) JESUS , sendo inocente, morreu como culpado. 2º Corintios 5:21 ) O Altar de Bronze ou Altar de Holocaustos, à entrada do Átrio, simboliza o MESSIAS, nosso substituto. Representa o Calvário, onde JESUS deu a sua vida pelo homem pecador. Como pecadores culpados, sujeitos à condenação da morte, se quisermos chegar até DEUS, temos de aceitar a JESUS como substituto. João 1:29; Atos 16:31; Hebreus 9:12 a 15, 23 a 28; 10:10 a 18; 1º João 1:7; 2:2


Outubro -2008 05 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

Nesse altar eram sacrificados os animais que tipificavam o sacrifício do Messias.

Os animais oferecidos em sacrifício apenas encobriam os pecados. Jesus porém remove todos os pecados através de seu sangue.

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Altar de Bronze Assim como o israelita depois de levar a sua oferta, animal sem defeito , colocar sua mão sobre o mesmo, e ficar com a certeza de que seu pecado havia sido perdoado, porque assim estava escrito na Palavra inspirada, também nós devemos ir até ao altar divino, a cruz, reconhecermos nossos pecados e ficarmos com a certeza que fomos perdoados, porque a mesma Palavra nos diz: “ Aquele crê no filho tem a vida eterna” ( João 3:36 )


A tipificação de Jesus no Tabernáculo

Pia de Cobre

Outubro -2008 06 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

Um tipo de JESUS que através de seu sangue nos purifica de todo o pecado. JESUS também é a água viva que sacia nossa sede ( João 4:13 ). A água que estava contida na pia também representa a Palavra de Deus , que é capaz de santificar-nos e purificar os nossos caminhos. Salmos 119:9

João 17:19.

Êxodo 30:17 a 21

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

Hebreus 1:3

Após o altar do holocausto e antes da tenda estava a pia de cobre maciço. Servia para que os sacerdotes se lavassem após os trabalhos de sacrifício no altar e antes de entrar no santuário. Da mesma forma torna-se necessário que sempre estejamos nos lavando nessa “pia” para podermos entrar na presença do Senhor.


Outubro -2008 07 de 12

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

Êxodo 25: 31 à 40

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Candelabro JESUS “A Luz do mundo“ Suas sete lâmpadas iluminavam todo aquele lugar. Feito de todo ouro pesando 30 kg, ouro que simboliza glória e divindade. A luz que emanava do candelabro também iluminava a mesa dos pães da propiciação e o altar de incenso, que também tipificam JESUS. Nesta função de fonte de luz, o candelabro tipifica o Espírito Santo, pois a glorifica a JESUS tipificado na mesa dos pães e no altar de incenso. João 8:12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.


Outubro -2008 07 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

Confeccionada em madeira de acácia e revestida de outro. Estes materiais nos lembram para a dupla natureza de JESUS humana e divina.

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Mesa dos Pães da Proposição JESUS o Pão da Vida

Êxodo 37:10

Tipificam JESUS, “o Pão Vivo que desceu do Céu”

Os doze paes representam as tribos de Israel.

João 6:35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.


Outubro -2008 09 de 12

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Altar do Incenso JESUS Nosso Intercessor Hebreus 7:25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 9:24 Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;

Êxodo 30: 7 a 8 7 - E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. 8- E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o SENHOR pelas vossas gerações.

É um tipo de JESUS quando mostra que nossa adoração só ter valor perante Deus, se for através dele JESUS. Sua função era queimar incenso ao Senhor, que representa nossas orações e louvor.


A tipificação de Jesus no Tabernáculo Arca da Aliança e propiciatorio

Outubro -2008 10 de 12

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto ÊXODO 25:17 A 18

Somente o sumo sacerdote podia entrar no Santíssimo lugar uma vez por ano. Levava o sangue do sacrifício para aspergir o Propiciatório. Esta era a parte final daquele ritual sacerdotal que servia para restaurar a comunhão do homem com Deus. JESUS, o nosso Sumo Sacerdote perfeito, ofereceu-se em completo sacrifico expiatório por nós. Entrou no santuário celestial levando seu próprio sangue.

Êxodo 25: 10 e 11

ÊXODO 25:17 A 18 17 - Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. 18 - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

Hebreus 9:24 Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Mateus 5:17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. As Tábuas da Lei, um vaso contendo Maná e o cajado de Arão que havia florescido , estão são os objetos que estão dentro da Arca da Aliança.


Outubro -2008 10 de 12

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Os dois Querubins

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

Ex 25:18-20

A sua presença sobre o propiciatório representavam o juízo de Deus. A posição deles indica que o juízo de Deus em Israel foi evitado por causa do sangue aspergido no Propiciatório.

18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. 19 Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. 20 Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão


A tipificação de Jesus no Tabernáculo

Sumo Sacerdote

Outubro -2008 10 de 11

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto JESUS nosso Sumo Sacerdote

HEBREUS 8:1 e 2 ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro Tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.

Êxodo 28: 36-38 Separado para Deus.

Peitoral Êxodo 28: Êxodo 28:1536-38 Separado para 21,29,30

Deus.

Urim e Tumim

O cinto Êxodo 28:8

O cinto Estola Êxodo Êxodo 28:8 28:6 a 12

Manto Azul Êxodo 28:31 a 35

Túnica Linho Êxodo 28:39


Outubro -2008 07 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Onde nos encontramos no Tabernáculo


Outubro -2008 07 de 00

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Onde nos encontramos no Tabernáculo

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

Após a boa semente germinar em nosso coração, entramos pela porta que é JESUS, iniciamos nossa caminhada com Deus. Tomando posse da fé, pois ouvimos a sua Palavra. Romanos 10:17 - 1º Cor 13:13 – Gálatas 3:11 - Efésios 2:8


A tipificação de Jesus no Tabernáculo Onde nos encontramos no Tabernáculo

Outubro -2008 07 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

Porem no Átrio ainda podemos nos considerar Crianças.

Hebreus 5:12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento

Entendamos o que isto quer dizer.


Outubro -2008 07 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Onde nos encontramos no Tabernáculo Porem no Átrio ainda podemos nos considerar Crianças.

Se faz necessário reconhecer que nós amadureceremos somente através de um esforço diário e continuo em aplicar a Palavra de Deus à nossa vida. O texto de Hebreus quando diz que “Devendo já ser mestres pelo tempo” nos da a sugestão que muitos dos que confessarão o Senhor Jesus como Senhor de suas vidas já deveriam ser instrutores, não no sentido formal conforme descrito em 1º Coríntios 12:29 e tambem em Tiago 3:1, mas já transmitindo a outros o que aprendera não somente no conhecimento literal mais de forma de vida que se passou a viver ou seja através das nossas atitudes. Quando Paulo, fala dos “Primeiros rudimentos [8] ” significa as verdades básicas aprendidas por nós sobre a fé, expressas maravilhosamente inspirada pelo Ruach Hakadesh ( Espírito Santo de Deus ) em Hebreus Capitulo 6:1,2 a expressão “Primeiros rudimentos [8] ” é como se refere ao bê-á-bá na alfabetização ou à tabuada das quatro operações.


Outubro -2008 07 de 00

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Onde nos encontramos no Tabernáculo Porem no Átrio ainda podemos nos considerar Crianças.

E Paulo,ainda pergunta mais “necessitais” de leite como criança. Porque todas as vezes que necessitamos aprender de novo os rudimentos[8] é uma prova inequivoca que não fizemos uso do que aprendemos. E se nós não praticamos o que se aprende, esquecemos, e é preciso aprender novamente a mesma coisa. Não usar, não pôr em pratica , não exercer, é esquecer. Corremos o risco de sermos negligentes. Paulo, faz menção de forma alegorica Com referencia a Palavra de Deus, à “leite” e “sólido mantimento” vamos analisar a cada um deles. Não podemos esquecer que os dois ingredientes fazem parte do crescimento espiritual. E como o proprio texto analizado (Hebreus 5:12) diz o “leite” seria equivalente aos primeiros rudimentos já o “sólido mantimento” seria a busca pela revelação dos objetivos contidos na Palavra de Deus.Comecemos a exercitar o principio da prontidão para aprender (1ºPedro 2:2) e crescer.


Outubro -2008 07 de 00

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Onde nos encontramos no Tabernáculo

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

E no Lugar Santo já jovens

espiritualmente cheios de esperança sustentados pela Palavra e do relacionamento buscado com o Senhor nosso Deus, que começamos a crescer. Salmos 27:14. 14 Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.

Isaias54:10 10 Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o SENHOR que se compadece de ti.


Outubro -2008 07 de 00

A tipificação de Jesus no Tabernáculo Onde nos encontramos no Tabernáculo

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

É somente no Lugar Santíssimo lugar que podemos nos considerar adultos espiritualmente, onde crescemos regados pela Palavra do Senhor, em abundancia de frutos. Salmos 27:14. 14 Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOr 1º Cor 4:1 1 QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Pois o amadurecimento espiritual nos faz viver 1º Cor 13 1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.


A tipificação de Jesus no Tabernáculo Outubro -2008 07 de 00

Glossário [1]

Congregação Parque Bitarú Pr. Humberto

1 – Shemot – Palavra hebraica transliterada para o português que quer dizer Êxodo. 2 – Mishkan – Palavra hebraica transliteradas para o português que quer dizer Lugar de moradia ou habitação. 3 – Reposteiro – Cortina 4 – Moshe – Moises. 5 - Expiação,expiatório - Ação de remir-se de crime ou falta cometida; PENITÊNCIA ; CASTIGO: a expiação de uma culpa; a expiação de um pecado, cumprimento de pena a que se foi condenado por prática de delito ou crime , tambem pode significar cobri, cancelar, satisfazer ou limpar. 6 – Oblação - remover, de arrancar. 7 – Ab-rogar - Tornar inexistente ou extinguir a obrigatoriedade de (lei, medida, disposição etc.); revogar, pôr em desuso (procedimento, hábito etc.) anular uma lei vigente, declarar sem efeito um texto jurídico'.] 8 -(ru.di.men.tos) Noções elementares; FUNDAMENTOS. Conhecimento genérico e superficial ou elementar de uma arte, ciência, esporte etc


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.