Cisplatina

Page 1

Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo Curso: Licenciatura em ciências, Biologia, Física, Química Disciplina: TICs no Ensino de Ciência Professor: Márcio Martins Acadêmica: Leonice Pires da Rosa Molécula: Cisplatina


Molécula Cisplatina ●

A cisplatina é um composto inorgânico largamente empregado no tratamento de uma variedade de tumores. É um composto fascinante devido a sua descoberta acidental, seu poder terapêutico e mecanismo de ação. O composto que chamamos de cisplatina foi sintetizado pela primeira vez por M. Peyrone, em 1844, e era denominado o "cloreto de Peyrone". Sua estrutura foi inicialmente elucidada por Alfred Werner em 1893. No início dos anos 60, uma série de experimentos nos laboratórios de Barnett Rosenberg, na Michigan State University, resultou em alguns resultados peculiares: a cisplatina prevenia a divisão celular da bactéria E.


Acredita-se que a cisplatina elimina as células cancerosas através da sua ligação ao DNA, interferindo com o seu mecanismo de reparo e levando à morte celular. Depois que a molécula de cisplatina penetra na membrana celular externa e em seguida no núcleo, atinge o DNA. A cisplatina ou diaminodicloroplatina (DDP) tem uma geometria quadrado planar. Esta forma minimiza interações repulsivas entre os elétrons nos orbitais d do centro metálico, e por isso os ligantes se organizam num plano ao redor do átomo de Pt, e não como um tetraedro. Há uma diferença entre as formas cis e trans de um complexo com dois conjuntos de ligantes idênticos sobre um átomo central planar, sendo a forma cis aquela biologicamente ativa.


Interação da cisplatina com o DNA


Características ●

Nome sistemático: cis- diaminodicloroplatina

Agente: Antineoplásico

Fórmula molecular: Cl2H6N2Pt

Peso molecular: 300,1 g/mol

Origem: Sintética

Estado: Sólido cristalino

Cor: Amarelo (sólido cristalino) e incolor (solução)

Estrutura: Planar, tetragonal

Simetria: C2v

Ponto de fusão: Decompõe-se a 270ºC


No cotidiano

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na corda vocal verdadeira e 1/3 acomete a laringe supraglótica (ou seja, localizam-se acima das cordas vocais). A Cisplatina é um dos composto usado na quimioterapia.


ReferĂŞncias http://cisplatina.paginas.sapo.pt/mecanismosaccao.html http://www.chm.bris.ac.uk/motm/cisplatin/htmlonly http://igorsuga.wordpress.com/tag/cisplatina/


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.