Novidades MAR 22 projeto "Read & Stand up"

Page 1

Read & Stand up Levanta-te por uma causa!

As novidades literárias da tua biblioteca

Jane Goodall: Aprender com os chimpanzés [comentário de Irene Duch Latorre]

A reconhecida primatóloga Jane Goodall explica a sua paixão por África, o seu primeiro contacto com os chimpanzés e a sua relação com eles, que mudou a maneira como vemos a espécie humana.

Para além de ser investigadora, Jane Goodall é uma grande ativista e defensora de valores sociais e ecológicos. Diante da destruição de habitats que afeta muitas espécies, Goodall argumenta que a conservação deve ser concebida de forma holística,comaplenaparticipaçãodapopulaçãolocal.

Jogo das Alterações Climáticas de Bruno Pinto, Nuno Duarte e Quico Nogueira

Uma jovem portuguesa, Sofia, foi contratada para desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a mitigação às alterações climáticas e a adaptação às suas consequências.

Para recolher material e ideias, parte numa viagem pela Europa. É assim que conhece alguns dos efeitos das alterações climáticas: secas, incêndios florestais e inundações. Mas também descobre o que fazem os ativistas do clima, as autoridades locais e escolas por mudanças. Por ex: reduzir o consumo de combustíveis fósseis, preparar setores como agricultura, floresta e desenvolvimento urbano para se tornarem mais resilientes aos impactos do clima. No final, percebe que o jogo deve ser cooperativo: as alterações climáticas são um desafio para todos, e só juntos conseguiremos enfrentá-lo.

Youthquake de Tom Adams e Ilustração de Sarah Walsh

Esta é a história de ativistas destemidos, inventores brilhantes, atletas campeões, criadores talentosos e líderes inspiradores. Esta é a história de pioneiros extraordinários que influenciaram a mudança com a sua paixão, coragem e determinação, e cujas ações inspiradoras e conquistas revolucionárias marcaram a diferença…

Com palavras sábias de cada uma das crianças, factos fascinantes, belas fotos e desenhos deslumbrantes, este poderoso livro irá prender, divertir e inspirar os futuros agentes de mudança do mundo inteiro.

Frederick Douglass : Devo argumentar quão absurda é a escravatura? [comentário de Arianna Squilloni ]

A propósito da celebração do 4 de Julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, o ex-escravo Frederick Douglass é convidado a proferir um discurso. O seu tom é inteligente e culto; a sua oratória, brilhante. Douglass formula perguntas de grande força retórica, muitas vezes irónicas. Com exemplos concretos e descrições emotivas, Douglass põe em evidência a hipocrisia dos seus concidadãos e o horror da escravatura numdosdiscursosmaisfamososdahistóriadosEstadosUnidos,doqual todososanosserealizamleituraspúblicas.

Heartstopper: Uma Viagem a Paris (Volume 3)

de Alice Oseman

Charlie não achava que Nick pudesse gostar dele, mas agora são oficialmente namorados! Nick até teve coragem de se assumir à sua mãe. Mas dar este passo não é algo que se faça apenas uma vez: há o irmão mais velho de Nick, uma viagem a Paris, sem mencionar todos os amigos e familiares... e a vida pode ser difícil, mesmo com alguém que te ama ao teu lado. À medida que os seus sentimentos vão crescendo, Charlie e Nick precisarão um do outro mais do que nunca.

OFF de Xavier Salomó

OFF é um álbum sem palavras sobre os riscos da energia nuclear. Através de uma série de imagens, o álbum narra como uma menina a consegue devolver a vida a uma paisagem invernosa e monótona, fruto dos efeitos da energia nuclear.

Este projeto emana da experiência subjetiva do autor, de como viveu a tragédia de Chernobil quando tinha dez anos e como a recordou 25 anos mais tarde, a seguir ao desastre de Fukushima.

Um livro que se destaca pela qualidade estética das suas ilustrações e permite refletir sobre o potencial dos humanos para mudar o mundo que nos rodeia.

Eu, Robot de Isaac Asimov

As três leis da robótica: 1. Um robot não pode permitir que qualquer humano sofra danos; 2. Um robot deve cumprir as ordens que lhe forem dadas por seres humanos, excepto nos casos em que essas ordens colidam com a Primeira Lei; 3. Um robot deve proteger a própria existência desde que essa protecção não colida com a 1ª ou com a 2ª Lei.

Isaac Asimov alterou para sempre a nossa percepção dos robots quando formulou as já clássicas leis que governam o seu comportamento. Em Eu, Robot, Asimov faz a crónica do desenvolvimento do robot desde as suas origens no nosso presente até ao aperfeiçoamento num futuro no qual a própria humanidade poderá vir a ser considerada obsoleta. Diferentes histórias de robots com a mistura dramática de factos e ficção científica que se tornou a imagem de Asimov.

O Filho de Noé de Eric-Emmanuel Schmitt

1942. Auge da Segunda Guerra Mundial. As rusgas começam. O pequeno Joseph, de sete anos, judeu, é afastado dos pais para conseguir sobreviver. Aprende a ocultar o seu nome, a sua história, os seus sentimentos. Escondido num orfanato católico, vai crescer acompanhado por um sacerdote, o padre Pons, um homem simples que se empenhará em manter viva a cultura judaica e em transmiti-la às crianças.

Os dez espelhos de Richard Zimler

Benjamin Zarco e o seu primo Shelly foram os únicos da família a escapar ao Holocausto. Ambos carregam o fardo de ter sobrevivido a todos os outros. Benjamin recusa-se a falar do passado, procurando as respostas na cabala, que estuda com avidez, em busca daquilo a que chama os fios invisíveis que tudo ligam. E Shelly refugia-se numa hipersexualidade, seu único subterfúgio para calar os fantasmas que o atormentam.

Um romance profundamente comovente e redentor, com personagens inesquecíveis. Uma ode à solidariedade, ao heroísmo e ao tipo de amor capaz de ultrapassar todas as barreiras, temporais e geográficas.

Frida Kahlo - Uma Biografia de Maria Hesse

Uma obra de arte dentro de uma obra de arte. Uma bela biografia da pintora mexicana Frida Kahlo ilustrada com as imagens evocativas de Maria Hesse.

A vida de Kahlo, desde a sua infância, passando pelo acidente traumático que mudaria sua vida e sua arte, seu amor complicado por Diego Rivera e a feroz determinação que a levou a se tornar uma grande artista.

Inspirado pelas experiências da pintora mexicana, este livro oferece um belo passeio ilustrado pela vida e obra de Frida Kahlo.

Bowie - Uma Biografia de María Hesse

Com o seu alter ego perturbador, Ziggy Stardust, e músicas como "Starman" ou "Space Oddity", Bowie desafiou as regras da música e tornou-se um ícone de sua geração e uma referência para as gerações presentes e futuras. A sua longa carreira artística está intimamente ligada à sua biografia pessoal. Este livro aborda todos os aspetos da sua vida, os seus enigmas e anedotas.

Marilyn - Uma Biografia de María Hesse

Quem era a verdadeira Norma Jeane Baker? A actriz mais conhecida da História do cinema, o símbolo sexual de uma era inteira, o protótipo, por excelência, de loira burra e, sobretudo, alguém que, até hoje, permanece uma grande incógnita.

Depois de fazer os corações de Frida Kahlo e Bowie florescer, descobrindo o seu lado mais humano, María Hesse revela a alma de Marilyn Monroe, uma mulher que, como tantas outras das suas contemporâneas, explodiu todos os cânones e merece ser lembrada, hoje mais do que nunca, pelo seu talento, a sua sensibilidade, a sua inteligência e as barreiras que quebrou.

HHhH de Laurent Binet

Praga, Primavera de 1942, Operação Antropóide: dois páraquedistas checoslovacos são encarregados de assassinar Reinhard Heydrich, o chefe dos Serviços Secretos nazis e da Gestapo «o homem mais perigoso do Terceiro Reich». Heydrich era o braço direito de Himmler e o chefe de Eichmann, e os nazis brincavam com o acrónimo HHhH: Himmlers Hirn heißt Heydrich, o cérebro de Himmler chama-se Heydrich. Todos os personagens deste livro existiram ou existem ainda. Todos os factos relatados são autênticos. Mas por detrás dos preparativos do atentado, uma outra batalha tem lugar, a que a ficção romanesca trava com a verdade histórica. E é necessário levar a história até ao fim.

Liberdade de Expressão Dez princípios para um mundo interligado de Timothy Garton Ash Com acesso à Internet, qualquer pessoa pode publicar online quase tudo o que quiser, onde poderá ser visto por uma audiência de milhões de pessoas. E nunca os males da livre expressão ilimitada - intimidação violenta, violação da privacidade e vagas de insultos - fluíram tão facilmente. Baseando-se na sua longa experiência de escrita sobre ditadores e dissidentes, Timothy Garton Ash defende que neste mundo interligado a que chama cosmópolis há uma maneira de conjugar liberdade e diversidade que passa por dispor de mais e melhor liberdade de expressão. Podemos aprender a conviver com diferenças irredutíveis sem passarmos a vias de facto.

Se Isto é Uma Mulher de Sarah Helm

Numa manhã soalheira no mês de maio de 1939, um grupo de cerca de 800 mulheres foi conduzido em marcha forçada pelos bosques até um local a 90km quilómetros a norte de Berlim. O seu destino era Ravensbrück, um campo de concentração concebido só para mulheres por Heinrich Himmler, o líder da SS e principal arquiteto do genocídio nazi.

Durante décadas, a história de Ravensbrück ficou oculta atrás da Cortina de Ferro, e ainda hoje continua a ser pouco conhecida. Sarah Helm, num trabalho de pesquisa e recolha de informação até então perdida ou de difícil acesso, abre-nos finalmente as portas deste lugar sombrio.

Salgueiro Maia. - O Homem do Tanque da Liberdade de

José Jorge Letria

Esta é a história do capitão que definiu o rumo da Revolução dos Cravos, quando, no dia 25 de Abril de 1974, coordenou em Lisboa as movimentações das forças militares, o levantamento contra a ditadura que governava Portugal há cerca de 50 anos.

”Era uma vez um capitão que aprendeu a fazer a Guerra, mas preferia a paz para poder ler, viver e ser feliz. Da guerra, sabia tudo ou quase tudo. Noutros tempos teria sido cavaleiro, porque a sua arma era Cavalaria, mas, como os tempos mudam, o seu cavalo passou a ser um tanque de guerra, daqueles possantes que sopram fogo e derrubam casas, quartéis e muralhas, quando é preciso, quando a paz é vencida.”

Azeredo Perdigão - Um encontro feliz de António Torrado

«As biografias são lembretes, estímulos para a memória. Vai-se o homem, fica a história.» E porque há figuras e factos que marcam a história e lhe mudam o rumo esta edição lembra a vida e obra de Azeredo Perdigão e consequentemente de Calouste Gulbenkian, nome maior no apoio ao desenvolvimento científico, artístico e educacional, em Portugal.

Mais do que inegáveis factos históricos a edição é uma narrativa sobre os valores da amizade e da dádiva, enquanto forças motrizes capazes de traçar destinos e mudar o Mundo.

O homem mais feliz do mundo de Eddie Jaku

Eddie Jaku nasceu na Alemanha em 1920 duma família judaica. Sempre se orgulhara de ser alemão, Porém, tudo mudaria em novembro de 1938, quando foi detido, espancado e levado para um campo de concentração por soldados nazis. Nos anos seguintes, Eddie enfrentou os maiores e mais desumanos horrores que alguém pode conceber. Por ter sobrevivido, fez uma promessa: sorrir todos os dias. 75 anos depois, decidiu contar a sua história em homenagem a todos os que pereceram, partilhando o que aprendeu e vivendo em pleno a vida que lhe foi dada. Hoje, acredita que é «o homem mais feliz do mundo». Pelo seu 100. º aniversário, Eddie Jaku dá-nos um testemunho poderoso, desolador mas otimista de como a felicidade pode ser encontrada até no momento mais sombrio da Humanidade.

A História de Uma Serva de Margaret Atwood

Uma visão marcante da nossa sociedade radicalmente transformada por uma revolução teocrática. Extremistas religiosos de direita derrubaram o governo norte -americano e queimaram a Constituição. A América é agora Gileade, um estado policial e fundamentalista onde as mulheres férteis, conhecidas como Servas, são obrigadas a conceber filhos para a elite estéril. Defred é uma Serva na Gileade e acaba de ser transferida para a casa do enigmático Comandante e da sua ciumenta mulher. Pode ir uma vez por dia aos mercados, cujas tabuletas são imagens, porque as mulheres estão proibidas de ler.

Quinze anos depois de "A História de Uma Serva", o regime teocrático da República de Gileade mantém-se no poder, mas há sinais de que está a começar a cair por dentro. Neste momento crucial, os percursos de três mulheres radicalmente diferentes cruzam-se com resultados potencialmente explosivos. Duas cresceram em diferentes territórios, separadas por uma fronteira: uma, a filha privilegiada de um Comandante de alta patente, em Gileade, e a outra no Canadá, onde acompanha ativamente os horrores praticados pelo regime do país vizinho. Às vozes destas duas jovens, saídas da primeira geração que cresceu sob a nova ordem, junta-se a voz de uma mulher que é um dos carrascos do regime de Gileade, cujo poder se baseia nos segredos que foi reunindo sem escrúpulos e que usa de forma cruel.

Pardalita de Joana Estrela

Quando Raquel nos começa a contar a sua história, Pardalita já entrou na sua vida. Não de rompante, mas lenta e subtilmente, primeiro nos corredores da escola, depois nos ensaios do teatro. Raquel só a conhece de vista, mas conta os dias para a voltar a encontrar e começa a reparar em pequeníssimas coisas — como a etiqueta da camisola de Pardalita que lhe toca a pele do pescoço. Raquel começa a perguntarse: "Qual é a distância a que se pode estar de alguém sem dar a entender que não se quer distância nenhuma?"

Os testamentos de Margaret Atwood

Read

-te por uma causa!
& Stand up –Levanta
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.