B. Inf. da Biblioteca outubro 2016

Page 1

bibliotecaunesprosana Unespbro

Unespbro

bibliotecaunesprosana

Boletim Informativo

da Biblioteca Unesp Câmpus de Rosana B. Inf. Bibl. Unesp Câmpus de Rosana | Ano 3, n. 27, outubro de 2016

Novas obras - p.1 Entrevista com Glenda p.4 Novidades on-line - p.7 Semana de E. E. por Marcelo Viana - p.8 Fatos e Fotos - p.10


* NOVIDADES DA BIBLIOTECA

MUNEM, M. A. Cálculo. Rio de Janeiro: LTC, c1982.

2

STEWART, J. Cálculo. São Paulo: Cengage Learning, c2014.

3

SANTOS, G. E. O. Economia do turismo. São Paulo: Aleph, c2012.

4

BROWN, T. L. [et al.] Química: a ciência central. 9.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, c2005.

5

THOMAS, G. B. Cálculo. 12.ed. São Paulo: Pearson, 2012.

6

BARRETTO, M. Turismo e legado cultural: as possibilidades do planejamento. 4.ed. Campinas: Papirus, 2003.

7

WALKER, J. Fundamentos de física. 9.ed. Rio de Janeiro: LTC, c2012.

8

ATKINS, P. W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5.ed. Porto Alegre; São Paulo: Bookman, 2012.

9

MOLETTA, V. F. Turismo de eventos. 3.ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2003. (Série desenvolvendo o turismo; v. 1)

10

2

3

SILVA, F. B. da. A psicologia aplicada ao turismo e hotelaria. 3.ed. São Paulo: Cena Un, 2001.(Textos acadêmicos; v. 8)

Turismo de eventos

1


Glenda recomenda a obra: “Filosofando: introdução à filosofia” de Maria Lucia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. Localização: 100 A662f 3.ed.

foi consequência dessa dedicação aos treinos e também da vontade de me superar a cada corrida. O que mais motiva e encanta a Glenda na corrida?

N

o dia 23, a aluna Glenda Lislie Maciel Alves conquistou o primeiro lugar na “Corrida e caminhada da Saúde da UNESP – etapa Presidente Prudente”. Além desta competição, ela já participou das corridas em: “Meia Maratona de Maringá Subway 2016”, “Circuito SESC caminhada e corrida de rua em Paranavaí” e “I Rotary Run Paranavaí”. Portanto, vejamos mais sobre este esporte com nossa entrevistada. Como foi a sua trajetória na corrida? Por que você escolheu esse esporte e qual a sua relação com ele hoje?

Comecei a correr em abril desse ano, quando me convidaram para uma corrida de rua organizada pela academia que frequento, os percursos eram de 5Km 10Km e desafio de 14Km, fui participar desta corrida no intuito de correr 5Km, gostei tanto de ir correr nesse dia que corri os 5Km sem me cansar muito, então decidi 4

Tudo na corrida me motiva e encanta, é um esporte onde se faz muitas amizades também, você encontra pessoas iguais a você, que curtem correr por saúde, diversão e lazer. Posso dizer que a corrida é o esporte perfeito para mim, porque é o esporte da superação, e eu amo essa palavra e o que ela representa. Todas as vezes em que vou correr uma corrida de rua vou com o intuito de me superar, mostrar pra mim mesma que consigo fazer uma corrida melhor que a anterior, basta treinar minha mente para isso, sempre digo corrida é muito psicológico, o tempo todo seu corpo quer parar, descansar, mas se sua mente estiver preparada, você consegue terminar a prova sem precisar caminhar, e vale muito a pena quando você termina a prova e vê que conseguiu, a satisfação é muito grande!!

continuar e completei o percurso de 10Km, essa foi a primeira vez que corri 10 Km. Hoje não vivo sem correr, estou sempre em busca de novas corridas, e incentivar pessoas a correr também.

cada coisa é a melhor forma para conseguir estudar, e fazer um esporte ou qualquer outra atividade. Para além da corrida, qual o teu hobbie?

Além da atividade física, eu gosto de tirar fotografias, embora saiba pouca coisa, pretendo algum dia ainda fazer algum curso pra aprender algumas técnicas e fotografar melhor. Como você equilibra sua vida social e fitness?

Vou a festas quando tenho vontade, saio com amigos, minha família, tudo normal, a atividade física só fez com que eu automaticamente evitasse exageros que pudessem fazer mal pra minha saúde, e me planejasse melhor nas coisas que tenho pra fazer, conforme a prioridade de cada uma.

Qual a sua relação com o seu time/técnico (s) e envolvidos?

Como foi a preparação para a prova?

Temos uma boa relação, são minha segunda família, a evolução de cada um na corrida é motivo de muito orgulho para todo o grupo.

Para essa prova me preparei fazendo treinos intervalados (de baixa e alta intensidade) na esteira dia sim e dia não, e também correndo longões (percursos com mais de 10Km) aos finais de semana. Também fiz treinos de musculação para fortalecimento da musculatura e treinos de alta intensidade para melhorar a resistência na corrida.

Qual é a próxima etapa agora? O que vem pela frente?

Estou no meu último ano, estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso e relatório de estágio, pretendo entregá-los esse ano.

O que você acha que foi mais crucial para que a medalha fosse conquistada?

É difícil estudos?

Os treinos que faço com a ajuda de um amigo que também é corredor foram essenciais para me preparar, e fazer uma boa corrida, o primeiro lugar nessa corrida

conciliar

o

esporte

com

os

Não é difícil quando você sabe das suas obrigações e o que é mais importante pra você, ter organização e separar tempo para 5

“A força não vem da capacidade física, ela vem de uma vontade inabalável” (Mahatma Gandhi)


Parthenon x Athena: Saiba quando você deve optar por cada um deles UNESP Rosana, 15 de outubro de 2008. Na segunda-feira à noite voei para Presidente Prudente, dormi e no dia seguinte fui para Rosana. É o extremo oeste do estado de São Paulo. Localizada a 770 quilômetros da capital, Rosana está entre dois rios, o Paraná, ao norte, e o Paranapanema, ao sul. Nas décadas de 1970/1980 lá foram construídas duas barragens pela CESP (Centrais Elétricas de São Paulo). O lago da barragem* Primavera submergiu partes de 16 municípios entre MS e SP. Quatro anos atrás, numa das antigas instalações da CESP, foi instalada a unidade de UNESP (uma rede de universidades estaduais de SP, irmã da Unicamp e USP) em Rosana, no distrito de Primavera, todinha dedicada ao Turismo. E para lá fui eu, convidado por uma turma bem legal. Veja só: Em pé o coordenador do curso, Prof. Edson Piroli, depois os professores Sérgio Oliveira, Rosângela Thomaz (Coordenadora Executiva do campus), Fernando Protti, Marcos Carvalho Lucas (Vencestur e Aviesp), Claudia Moraes e Luiz Neto (da UFMT). Abri a II Semana de Turismo com o tema "Turismo e mercado de trabalho na contemporaneidade" e falei exatamente sobre isso. Acima está parte do auditório. Na foto abaixo a estrada que passa pelo rio Paraná unindo MS e SP (olha a placa de divisa estadual). A estrada passa por cima da barragem. O lago tem águas cristalinas, ótimas para o calor que faz na região. Pena que não há marinas, mas há muita natação, pesca e festa na margem do rio. Com partes de 16 municípios foram alagadas*, foi instituído um museu para preservar parte dessa memória submersa. Uma turismóloga especializada cuida do lugar, auxiliada por estagiárias do curso de turismo da Unesp. O dia acabou assim. Crepúsculo à beira do rio Paraná, uma imensidão de água, matas, ilhas e um céu deslumbrante. E era noite de lua cheia... Fonte: blog do autor Luiz Trigo

6

A Biblioteca está com dois catálogos disponíveis para consulta do acervo: O Parthenon e o Athena. Algumas pessoas têm ficado na dúvida se devem utilizar apenas um deles ou se ambos, por isso neste post vamos esclarecer as características e o uso de cada um. 1 Quando é indicado usar o Athena? O Athena é mais indicado quanto você quer localizar um livro, revista e ou outro material impresso que está na Biblioteca. Principalmente quando você já sabe qual material precisa, p.ex. aquele livro que foi indicado em uma disciplina ou para estudar para uma prova. O Athena é o catálogo mais antigo dos dois, nele você consegue localizar os materiais impressos disponíveis tanto na Biblioteca de Rio Claro quanto de outras Bibliotecas Unesp. No catálogo Athena também é possível baixar TCCs, Teses e dissertações da Unesp que estão em PDF. 2 Quando é indicado usar o Parthenon: O Parthenon é mais indicado quando você precisa fazer uma busca por assunto, e saber quais materiais sobre um determinado tema estão disponíveis, sendo assim o Parthenon fica mais útil quando você precisa fazer uma busca para entender um determinado assunto ou mesmo uma revisão bibliográfica. Isso se torna possível pois o Parthenon busca tanto os materiais impressos disponíveis na biblioteca quanto artigos, revistas e e-books gratuitos ou assinados que estão disponíveis na internet. Como o Parthenon realiza busca em uma gama maior de materiais, talvez a busca necessite de usar mais palavras chave do que seria necessário no Athena. No Parthenon você também pode salvar sua busca e os registros dos itens que mais interessam como favoritos, uma função que facilita muito para lembrar o que foi pesquisado e assim economizar tempo. Para entender melhor como fazer uma busca no Parthenon assista a este tutorial feito pela equipe da biblioteca: http:// youtu.be/fIL9tBWosRU 3 O que posso fazer tanto no Athena quanto no Parthenon? Você pode renovar seus empréstimos e reservar materiais tanto em um como no outro. Há possibilidade de solicitar EEB das bibliotecas Unesp tanto no Parthenon quanto no Athena, porém a solicitação de EEB extra-unesp por enquanto está disponível unicamente no Athena. Fonte: Biblioteca Rio Claro

7

Livros da Editora Unesp indicados para final do Prêmio Jabuti Selecionados são em duas categorias [26/10/2016] A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta sexta-feira (21) os livros finalistas do 58º Prêmio Jabuti, o maior prêmio de literatura no Brasil. Foram selecionados os finalistas das 27 categorias do prêmio, entre os mais de 2,4 mil inscritos. Formado por especialistas de cada categoria, o júri foi indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, composto por Marisa Lajolo, Antonio Carlos de Morais Sartini, Frederico Barbosa, Luís Carlos de Menezes e Pedro Almeida. A relação de finalistas foi validada pelo Conselho Curador e pela Auditoria Ecovis Pemom. A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá em 24 de novembro, no Auditório Ibirapuera. Os primeiros colocados receberão o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil. Os ganhadores dos segundos e terceiros lugares também ganharão o troféu. Neste dia, serão revelados os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – Não Ficção que serão comtemplados com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada. Veja abaixo os livros finalistas da Editora Unesp e leia a relação completa no site oficial da premiação. Categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer Título: Moeda e Crise Econômica Global – Autor: Luiz Afonso Simoens da Silva – Editora: Editora Unesp Se a crise financeira desencadeada em 2007 nos Estados Unidos ameaçava espraiar-se pelo planeta, com efeitos devastadores de longo prazo, hoje analistas econômicos já anunciam alvissareiros que o pior já passou. Porém, que medidas estruturais teriam sido tomadas para reverter a maior crise desde o crash de 1929? Como os organismos multilaterais e as potências globais combateram os efeitos adversos da hegemonização das finanças na economia internacional? Em vez de ter um ponto final, a débâcle de 2007 coloca assim uma interrogação permanente num sistema econômico global em que a crise não é contingência, mas sim desdobramento previsível. Com rigor analítico, Luiz Afonso Simoens da Silva investiga as entranhas desse dilema contemporâneo e, evitando atalhos, perscruta possíveis alternativas para países como o Brasil em que os efeitos dessa instabilidade permanente das finanças tendem a ser mais dramáticos. Categoria Tradução Título: Enciclopédia, ou Dicionário Razoado das Ciências, Artes e Ofícios – Tradutor(a): Maria das Graças de Souza, Pedro Paulo Pimenta e Fúlvia Moretto – Editora: Editora Unesp A Enciclopédia, símbolo de um dos maiores e mais complexos projetos editoriais da história, ganha sua mais abrangente tradução já feita em português. São cinco volumes, ilustrados com 173 imagens reproduzidas da edição original, que reúnem 298 verbetes selecionados segundo sua qualidade literária e nível de argumentação por Pedro Paulo Pimenta e Maria das Graças de Souza (organizadores da versão brasileira). Os textos são de 37 dos mais consagrados entre os 140 autores identificados na edição original, do século XVIII. Os volumes abordam o sistema de conhecimentos, ciências e política, além de ética e estética (o primeiro tomo traz o plano da obra e apresentações, inclusive as da edição original). O segundo volume da Enciclopédia traz uma seleção de verbetes compostos pelos pensadores iluministas em torno do intelecto, do conhecimento e de temas afins. Assessoria de Comunicação e Imprensa


Aluno

Semana de Curso de Engenharia de Energia - Por Marcelo da Silva Viana Marcelo, 23 anos, estudante de Engenharia de Energia dá detalhes sobre a Semana de Curso que ocorreu no início deste mês no Câmpus de Rosana. Ele indica a leitura da obra: GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. Localização: 515 G948c

A

semana da engenharia abordou, nesse ano, temas importantes dos pontos de vistas tecnológico e ambiental, e trouxe palestrantes com auto nível de conhecimento sobre os temas abordados, pelos quais se pode conhecer melhor tanto estes assuntos atuais quanto o trabalho destes profissionais que atuam fortemente na área, desta forma, aproximando os discentes do curso da realidade do trabalho com a Engenharia. Os principais temas do evento foram: o funcionamento dos motores à combustão e como são elaborados em todo seu processo de teste; funcionamento das usinas de energia hidroelétricas da região; bem como o clima, temperatura das cidades e o que tem causado tais impactos. O mais interessante, no meu ponto de vista, durante o evento, foi o objetivo dos organizadores de manter uma comunicação entre os graduandos e os profissionais da área para que houvesse um relacionamento

profissional e o direcionamento em relação ao futuro de cada discente. Penso que para muitos houve o despertar sobre o que realmente trata o curso e as formas de como atuar no mercado de trabalho. A importância da Engenharia de Energia para o meio ambiente está em desenvolver técnicas para transformar energias de forma a agredir com menor intensidade o meio ambiente de forma a otimizar a “vida útil” do planeta. O fundamental em estudar, encontrar e garantir o uso destas novas fontes de energias que possam ser exploradas é reaproveitar materiais que seriam antes inutilizados, gerando assim menor custo, diminuindo os impactos causados por tais materiais no ambiente. Finalmente, ao estudar Engenharia de Energia procuro contribuir para que a geração de energia seja cada vez mais eficiente causando o menor impacto possível no meio ambiente. Através de estudos, pesquisas entre outros meios.

Capa

O diagnóstico precoce ainda é a melhor arma contra o câncer Segundo o site do INCA este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. A influência das emoções na saúde humana, já apontada pelo grego Hipócrates no século IV a.C., recebe atenção cada vez maior na área médica. Na Unesp, várias pesquisas associam as condições emocionais dos pacientes ao aparecimento e tratamento das doenças. Uma das linhas de investigação destaca a relação do câncer entre mulheres com problemas como estresse, distúrbios familiares e conjugais. A relação entre as emoções e o surgimento de alguns tipos de câncer ou outras doenças devastadoras já é estudada ultimamente com maior seriedade. O surgimento de doenças após longo períodos de estresse não é raro. A imunidade baixa contribui para infecções e vírus atacarem. Evidências mostram que os sentimentos podem ser um fator importante no desenvolvimento da doença. Alguns estudos nessa linha estão publicados no livro “PsicoOncologia: Caminhos e Perspectivas”, organizado pela psicóloga Carmen Maria Bueno

Neme, pesquisadora na área da saúde e desenvolvimento humano da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. “O estresse é atualmente reconhecido por seus efeitos imunodepressores e potencialmente relevantes para a gênese das neoplasias malignas (nome científico do câncer)”, afirma ela no livro. “As pessoas interpretam e enfrentam os fatores de estresse de forma diversa e podem prolongar ou não sua exposição a esses fatores. Como consequência, pode manter ou não profundas alterações psicofisiológicas desencadeadas, como a imunodepressão”. Algumas pesquisas sugerem que a ação do estresse sobre o organismo humano pode provocar modificações funcionais em células, diminuição de linfócitos e de imunoglobina, atuando na redução das defesas do corpo. As relações familiares e conjugais são as mais potentes geradoras de estresse, de acordo com pesquisas realizadas por Neme comparando mulheres com e sem câncer de mama, útero e ovários. “Também descobri nas pesquisas que as mulheres com câncer tinham mais dificuldade em lidar, resolver e superar mágoas, contrariedades (com filhos ou maridos drogados), perdas e culpas (por aborto, morte dos filhos), além de dividir sentimentos e emoções”, revela Neme. A pesquisadora, contudo, reconhece o caráter multifatorial das doenças. “Hoje já sabemos que a maioria das doenças é multideterminada e que há uma confluência de fatores (genéticos, biológicos, psicológicos, ambientais, alimentares, de comportamentos e hábitos, etc.) envolvidos em seu surgimento”. Leia reportagem na íntegra em http://gazetanews.com/o-equilibrio-

Para saber mais: Fotos da Turma da Semana de Curso enviadas por Marcelo

Fatores de risco - Prevenção - Sintomas- Detecção Precoce - Folheto Câncer de mama 8

9


Equipe Equipe e Comissão da Biblio Equipe da Biblioteca Bibliotecário Allan Christyan de Moura Dias Assistentes Cynthia Janiele Caetano da Silva Moreno Júlio César Lisboa Coelho Julio César Toledo de Carvalho

Comissão de Biblioteca Bibliotecário Allan Christyan de Moura Dias Assistente Júlio César Lisboa Coelho Membro Docente indicado pelo Conselho Diretor Profa. Dra. Cláudia Gonçalves de Azevedo Membros Docentes indicados pela Coordenadoria Executiva Prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira Prof. Dr. Renivaldo José dos Santos Representantes Discentes indicados por seus órgãos representantes Titular: Angélica Valeze de Oliveira Suplente: Thiago Pedroso Soares Endereço: Avenida dos Barrageiros, 1881 - Primavera / Rosana - SP. Fones: (18) 3284-9207, 9209, 9242 e 9247 biblioteca@rosana.unesp.br

10


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.