A Bilioteca Informa, nº3, outono 2006

Page 1

universidade de aveiro

a biblioteca informa Propriedade industrial. Marcas e patentes

n 3 outono 2006

s erviços de doc umentaç ão

»Horário 2006/07

“It is estimated that 70-80% of all technical knowledge can exclusively be found in patent databases and they have therefore become a paramount resource for engineers, scientists and information brokers”. (Schimiemann, 1998)

Biblioteca período lectivo – 09h – 22h (atendimento até às 20h) período de avaliação – 09h – 23h (atendimento até às 20h) período de férias – 09h – 17h30m Serviço de referência e apoio a pesquisas

É conhecida a importância do sistema da propriedade industrial para o processo de desenvolvimento científico e tecnológico e o crescimento sustentado e sustentável da economia, inspirando e protegendo os resultados das actividades criativas e inventivas.

Com o objectivo de facilitar à comunidade académica e científica da Universidade de Aveiro a pesquisa de patentes e dar a conhecer recursos de informação na área da Propriedade Industrial, os Serviços de Documentação disponibilizam, na web, uma área de informação dedicada a este tema, com links para serviços de pesquisa seleccionados e dicas para optimizar a pesquisa nesta área. pág. 2

ColCat: pesquise em catálogos de várias bibliotecas

Lá fora...

arXiv.org

Sistema de pesquisa integrada nos catálogos de várias bibliotecas nacionais e estrangeiras de referência, desenvolvido pelos Serviços de Documentação da UA.

Arquivo de livre acesso com "preprints" electr ónicos em texto integral nas áreas da física, matemática e electrónica.

pág. 2

pág. 3

Centro de Recursos em Conhecimento (CRC) Escola Superior Aveiro-Norte (Oliveira de Azeméis) Universidade de Aveiro Membro da Rede de Centros de Recursos em Conhecimento, o CRC Aveiro-Norte pretende ser uma biblioteca nas áreas das Tecnologias de Produção, Design Industrial e Organização e Gestão. Estas áreas temáticas estão bem representadas nos fundos bibliográficos disponíveis em livre acesso. Podem ser pesquisados via web em http://opac.doc.ua.pt. O CRC Aveiro-Norte está integrado nos Serviços de Documenta ção da Universidade de Aveiro e tem como utilizadores directos todos os alunos e funcionários da Escola Superior Aveiro-Norte (empréstimos de livros e acesso a outros serviços). Os fundos bibliográficos e serviços do CRC estão disponíveis a toda a comunidade universitária da UA e ao p úblico em geral. CRC Virtual - Plataforma colaborativa da Rede de Centros de Recursos em Conhecimento. http://www.crcvirtual.org

Últimas aquisições Lista quinzenal das últimas aquisições das Pode ser consultada em: http://www.doc.ua.pt/opac/ult_aquis.asp. bibliotecas dos SDUA.

10h – 12h30m | 14h – 17h Mediateca período lectivo e de avaliação 09h – 20h período de férias 09h – 17h30m Sala de Leitura e Estudo do Complexo Pedagógico 10h – 24h encerra durante as férias »Bem vindos à Biblioteca… Para ajudar os alunos que chegam este ano à Universidade de Aveiro, preparámos um Guia com um conjunto de informações sobre as bibliotecas da UA. pág. 3 » Espaço b-on Nesta área de informação pretendemos dar a conhecer aos nossos utilizadores os conte údos da b-on. Explore os conte údos e funcionalidades de pesquisa e tratamento de resultados das bases de dados da EBSCO: “Academic Search Premier” e “Business Source Premier”, entre outras. pág. 3 » Em demonstração

MyiLibrary Milhares de livros electr ónicos de todas as áreas do conhecimento disponíveis em texto integral, em fase de demonstração. + demonstrações em: http://www.doc.ua.pt » Sabe que... Tem uma sala de leitura no Complexo Pedagógico à sua disposição até às 24h? pág. 4


2 Propriedade industrial. Marcas e patentes http://www.doc.ua.pt/guiaseajudas/tematicos/patentes/patentes.asp O termo "Propriedade Industrial" designa um conjunto de direitos entre os quais figuram as patentes de invenção, os modelos de utilidade, as marcas de fábrica, de comércio ou de serviços, os desenhos e modelos industriais, nomes e insígnias de estabelecimentos, logotipos, denominações de origem e indicações geográficas, recompensas, etc. Com o objectivo de facilitar à comunidade académica e científica da Universidade de Aveiro a pesquisa de patentes e dar a conhecer recursos de informação na área da Propriedade Industrial, os Serviços de Documentação disponibilizam, na web, uma área de informação dedicada a este tema, com links para serviços de pesquisa seleccionados e dicas para optimizar a pesquisa nesta área. Poderá aceder aos seguintes tópicos:

Onde pesquisar Selecção de várias bases de dados de marcas e patentes a nível nacional, europeu e internacional. esp@cenet http://ep.espacenet.com/ ? FreePatentsOnline http://www.freepatentsonline.com/ ?

Como pesquisar Porquê fazer uma pesquisa de patentes; estrutura de um documento de patente; estratégias de pesquisa.

Sobre marcas e patentes O que é uma marca? O que é uma patente? O que pode ser patenteado? Quais os requisitos necessários ao pedido de uma patente? Como se pede uma patente? Bibliografia.

Outros recursos electr ónicos Selecção de páginas web de organismos oficiais a nível nacional, europeu e internacional. INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial http://www.inpi.pt ? Instituto Europeu de Patentes - European Patent Office (EPO) http://www.european-patent-office.org/index.en.php ? Organização Mundial da Propriedade Industrial - WIPO http://www.wipo.int/portal/index.html.en ?

ColCat

http://cc.doc.ua.pt/ “Colcat” é o nome do motor de pesquisa bibliográfica desenvolvido pelos Serviços de Documenta ção da UA. Mais eficácia, rapidez na procura de informação, pesquisa simultânea em catálogos de vários bibliotecas nacionais e estrangeiras e disponibilização de um leque variado de fontes de informação, são as mais-valias do projecto, pioneiro a nível nacional. Este serviço engloba algumas funcionalidades que permitem encontrar a “agulha no palheiro”: sugestão de termos de pesquisa, envio da lista de resultados por e-mail, bem como dos dados para pedido E.I.B. (Empréstimo Interbibliotecas); apresentação dos 10 primeiros registos de cada biblioteca e acesso directo aos mesmos; exporta ção dos registos para o software de gestão de referências bibliográficas EndNote.

Catálogos de bibliotecas disponíveis: Nacionais Universidades: Aveiro, Minho, Lisboa, Católica, Lusíada, ISCTE, Porto, Évora, Algarve; Assembleia da República e Biblioteca Nacional. Estrangeiras British Library, Library of Congress (EUA), REBIUN - Red de Bibliotecas Universitarias (Espanha), National Library of Medicine (EUA), entre outras.


3 Lá fora...

» Ajudas e guias na pesquisa de informação

arXiv.org

Bem vindos à Biblioteca

http://arxiv.org/

O arxiv.org é um repositório digital de eprints, literatura científica cinzenta, nas áreas da física, matemática, ciências da computação e biologia quantitativa. Trata-se de um projecto da Cornell University (Estados Unidos da América). “Os repositórios digitais de literatura científica cinzenta, contêm versões preliminares, em formato digital, de documentos científicos submetidos para publicação (préprints) e, nalguns casos, as versões aprovadas após o processo de peer review e ainda as anotações e actualizações dos mesmos produzidas pelos autores e eventualmente comentários de colegas.” (Boyce 2000; Holtkamp e Berg 2001)

http://www.doc.ua.pt/destaques/bemvindos06.asp Página web com um conjunto de informações sobre as Bibliotecas da UA, especialmente pensada para os alunos recém chegados à Universidade de Aveiro. Aqui pode conhecer a biblioteca através de um vídeo e uma visita virtual; pode ainda aprender a localizar documentos (livros, revistas, etc.) e consultar dicas relativas aos nossos serviços. Como localizar livros por assunto? Quantos livros posso requisitar? O que é o Fundo de Empréstimo Condicionado (FEC)? Como posso reservar um livro?” O que fazer para aceder à Internet na Biblioteca? Encontre resposta a estas e muitas outras perguntas.

A comunicação científica propiciada pelos repositórios de eprints facilita e acelera a partilha de conhecimento sem restrições e a libertação da dependência dos editores, por parte dos autores, na distribuição dos resultados dos seus trabalhos.

Espaço b-on

Biblioteca do Conhecimento Online Algumas das bases de dados disponibilizadas pela EBSCO estão incluídas na b-on. Ao nível dos conteúdos, a mais-valia reside nas bases de dados de texto integral que são a Academic Search Premier e a Business Search Premier.

Dica Aceda a http://search.epnet.com e seleccione a base de dados em que pretende pesquisar; pode seleccionar mais do que uma e realizar pesquisas em simultâneo:

Muitas das revistas indexadas nestas bases de dados são editadas por associações científicas, não estando por isso disponíveis nos portais dos grandes editores comerciais.

http://search.epnet.com

Bases com conteúdo de acesso restrito aos participantes na b-on Academic Search Premier - base de dados parcialmente em texto integral, compilada pela EBSCO, contendo milhares de publicações periódicas nas diferentes áreas do conhecimento, de diversas editoras. Business Search Premier - base de dados parcialmente em texto integral, compilada pela EBSCO, contendo publicações periódicas nas áreas de economia e negócios, de diversas editoras. Bases cujo conte údo está em acesso público e gratuito, disponibilizadas na plataforma EBSCO ERIC - base de dados de referências bibliográficas de periódicos do Current Index of Journals in Education and Resources in Education Index através do ERIC. Contém também cerca de 200.000 relatórios e outros documentos em texto integral. Medline - base de dados na área da medicina e das ciências da saúde, produzida pela National Library of Medicine (EUA), com registos desde 1966. Contém a ligação a todos os artigos que estejam em open access, disponibilizados no arquivo PubMedCentral ou a partir dos websites das próprias publicações ou editoras.


4

a biblioteca informa

» Sabe que...

Tem uma sala de leitura no Complexo Pedagógico à sua disposição até às 24h? A Sala de Leitura e Estudo do Complexo Pedagógico Científico e Tecnológico está aberta de Segunda a Sexta aos estudantes da UA das 10h às 24h. Local ideal para estudar, consultar livros de apoio aos alunos do primeiro ano das áreas de ciências e engenharias, aceder à Internet e elaborar trabalhos académicos em computador, consultar as últimas revistas de carácter científico e jornais diários, aceder ao catálogo bibliográfico das bibliotecas da UA. Tem também o apoio de um monitor a tempo inteiro para o ajudar nas suas pesquisas.

ERIC base de dados

ERIC Thesaurus

Base de dados em acesso público e gratuito especializada nas áreas de pedagogia e ciências da educação, com mais de 1.2 milhões de referências bibliográficas. Para além das revistas científicas, indexa ainda livros, relatórios de investigação, artigos de conferências e outros materiais.

Uma das mais-valias da base de dados ERIC é o seu thesaurus (vocabulário estruturado).

Com uma actualização regular, contém informação desde 1966 até ao presente, indexando mais de 650 revistas científicas.

ERIC (Education Resources Information Center)

O vocabulário usado no ERIC (descritores) é controlado através de uma estrutura hierárquica e relacional, acessível no interface de pesquisa. Os descritores têm como principal objectivo a organização dos assuntos nas base de dados. Quais as vantagens do uso do thesaurus na pesquisa da bases de dados ERIC? •Identificar os termos exactos de pesquisa;

Aceda via b-on, através do portal EBSCOhost em: http://search.epnet.com (acesso ao texto integral dos artigos disponíveis via b-on)

•Poupar tempo, reduzindo as tentativas de pesquisa com resultados não pretendidos; •Obter resultados mais precisos e relevantes.

ou no endereço electrónico: http://www.eric.ed.gov

Produção científica na UA

O Cantinho da Europa 2006 – Ano Europeu da Mobilidade dos Trabalhadores http://ec.europa.eu/employment_social/workersmobility_2006/

RT&D revista turismo e desenvolvimento http://www.egi.ua.pt/rtd/default.asp

O Ano Europeu da Mobilidade dos Trabalhadores é organizado de modo a coincidir com várias iniciativas legislativas e não legislativas constantes da agenda política a nível da UE. Ao designar 2006 como o Ano Europeu da Mobilidade dos Trabalhadores, a UE (União Europeia) visa realizar três objectivos concretos: •Sensibilizar as pessoas para : • os direitos dos trabalhadores à liberdade de circulação entre Estados-Membros; • as possibilidades existentes para a mobilidade geográfica e de emprego; • as barreiras que se deparam aos trabalhadores potencialmente móveis, tanto dentro como entre Estados-Membros, e a necessidade de acção a favor dos serviços de apoio;

Publicada pelo Departamento de Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, a Revista de Turismo & Desenvolvimento (RT&D) pretende constituir-se como um espaço de análise, debate e questionamento do Turismo. Integra uma vasta rede nacional de universidades e escolas da área do Turismo, agregando um conjunto de académicos e investigadores reconhecidos nesta área. Para além disso, a RT&D integra, no seu Conselho Científico, diversos académicos de renome mundial.

• Promover o intercâmbio de boas práticas entre as partes envolvidas, especialmente as autoridades públicas e instituições, os parceiros sociais e o sector privado; • Promover um estudo mais apurado sobre o alcance e a natureza da mobilidade geográfica e profissional na UE. Publica-se com as esta ções do ano nº3 Outono 2006

Esta revista está disponível na Biblioteca (cota 338.48G).

Difusão deInformação | Serviços de Documentação | Universidade de Aveiro

http ://www.doc.ua.pt

e-mail: difusao@doc.ua.pt

te le f .: 23 4 37 08 6 0 e x t: 22 3 04


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.