Dia Mundial da Televisão: história(s) da televisão no mundo - e em Portugal

Page 1

21 de novembro

DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO 21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

HISTÓRIA(S) DA TELEVISÃO NO MUNDO E EM PORTUGAL


Introdução

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Todos nós gostamos de nos distrair e a televisão é sempre uma boa opção. Sentamo-nos num sofá confortável, ligamos a televisão, até aqui é tudo muito simples. Mas não foi assim tão simples proporcionar a todos nós este aparelho que monopoliza a atenção de milhões de pessoas pelo mundo fora. Para chegar aos dias de hoje, a televisão precisou de muita ciência e anos de estudo e evolução. Hoje em dia, nunca pensamos no trabalho que dá e o número de pessoas que passam horas a fio a trabalhar para que nós a possamos ver. Nesta exposição, vamos mostrar um pouco dessa trajetória de descobertas, tentativas, erros e acertos para conhecermos a “caixa que mudou o mundo”!


Aparecimento da televisão O aparecimento da televisão deve-se em grande parte a cientistas, visionários e homens de ideias muito avançadas. Desde o inicio do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

E foi com a invenção de Alexander Bain, em 1842, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), atualmente conhecido como fax.


Em 1817, o químico sueco Jons Jacob Berzelius descobriu o selénio.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Mas só 56 anos depois, em 1873, é que o inglês Willoughby Smith comprovou que o selénio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia elétrica. Através desta descoberta conseguiu fazer-se a transmissão de imagens por meio da corrente elétrica.


Em 1884, o alemão Paul Nipkow inventou um disco com orifícios em espiral, com a mesma distância entre si, que fazia com que o objeto se subdividisse em pequenos elementos que, juntos, formavam uma imagem.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


No ano de 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Em 1906, Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing. O sistema empregava a exploração mecânica de espelho somada ao tubo de raios catódicos.


Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através de um sistema mecânico baseado no disco de Nipkow.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Quatro anos depois, em 1924, John Baird transmitiu contornos de objetos à distância e, no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já em 1926, John Baird, fez a primeira demonstração no Royal Institution em Londres, para a comunidade científica e pouco depois assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais.


Os especialistas concordam que quem merece o título de “pai da televisão” é o físico escocês John Logie Baird. 21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Em 1923, o russo Vladimir Zworykin patenteou o Iconóscopio, invento que utilizava tubos de raios catódicos. Philo Earsworth, em 1927, patenteou um sistema dissecador de imagens por raios catódicos, mas com uma resolução pouco satisfatória. Zworykin foi convidado pela RCA para liderar a equipa que viria a produzir o primeiro tubo de televisão chamado Orticon, que passou a ser produzido à escala industrial a partir de 1945.


As primeiras televisões públicas Em Março de 1935, a Alemanha foi o primeiro país a oferecer um serviço de televisão pública. No mesmo ano, mas em Novembro, a França iniciou as suas transmissões, sendo a Torre Eiffel o posto emissor.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

A BBC foi inaugurada em 1936, na Inglaterra, com uma imagem composta por 240 linhas. No espaço de três meses o seu sistema oficial já era de 405 linhas. No ano seguinte, três câmaras eletrónicas transmitiram a cerimónia da coroação de Jorge VI para cerca de 50 mil telespectadores.


Na União Soviética, a televisão começou a funcionar em 1938. Um ano depois teve início nos Estados Unidos, onde a National Broadcasting Company (NBC) transmitia inicialmente para cerca de 400 aparelhos, na cidade de Nova Iorque.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Também em 1939, tem lugar no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira transmissão de televisão em circuito fechado, de que se tem conhecimento, durante a Feira Internacional de Amostras e utilizando equipamentos de origem alemã.


A segunda guerra mundial começou em 1939 e a Alemanha foi o único país da Europa a manter a televisão no ar durante esse período.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Paris voltou com as transmissões em Outubro de 1944, Moscovo em Dezembro de 1945 e a BBC em Junho de 1946. No ano de 1950, já a França possuía uma emissora com definição de 819 linhas, a Inglaterra com 405 linhas, a Rússia com 625 linhas e os Estados Unidos e Japão com 525 linhas.


Início das transmissões a cores

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

As transmissões regulares a começaram em 1954. Mas já Eugene Ives realizou, em primeiras imagens coloridas. aperfeiçoou o invento mecânico

cores nos E.U.A, em 1929, Hebert nova Iorque, as Peter Goldmark em 1940.


21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Vários sistemas foram criados, mas todos encontravam barreiras: se um sistema novo surgisse, o que fazer com aparelhos antigos a preto e branco, que já eram por volta de 10 milhões no início dos anos 50? Criou-se, nos Estados Unidos, um comité especial para, no sentido literal, colocar cor no sistema preto e branco, que recebeu o nome de National Television System Committee. As suas iniciais deram nome ao novo sistema, NTSC. Em Portugal, as emissões a cores começaram a ser regulares em 1980, sendo o Festival RTP da Canção de 1980 o primeiro programa emitido a cores em Portugal.


De onde vêm as imagens da televisão

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Para percebermos a magia da televisão, não é fácil, porque ainda precisamos de aprender muita coisa sobre ciências. O que sabemos é que, antes do aparecimento da televisão, foi preciso nascer a fotografia e o rádio.


Como eram as primeiras televisões?

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em Março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. As primeiras televisões eram como a que se encontra na imagem. Embora o ecrã fosse pequeno e as imagens de fraca qualidade, os componentes eletrónicos exigiam muito espaço.


Como são hoje as televisões? Hoje, as televisões não têm nada a ver com as primeiras: têm uma imagem bastante nítida e a cores e são perfeitamente móveis, existem vários tamanhos, uns mais pequenos e outros maiores, como por exemplo os plasmas.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


A Evolução do Écran de Televisão Televisão a preto e branco:

- O som chegava antes da imagem; - A maioria usava tubo de imagem e era bastante larga; - Não tinha sintonizador de canal em UHF (frequência ultra alta), limitando, porém o número de canais.

Televisão a cores: -

Som e imagem aparecem simultaneamente.

LCD:

- Os tamanhos variam de 13 a 45 polegadas; - É mais leve e mais fina e gasta pouca energia elétrica; - Funciona como monitor de computador.

Plasma:

- Os tamanhos aumentam desde 32 a 63 polegadas; - Tem mais contraste que o LCD. 21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

LED: - Proporciona maior poupança de energia e é muito mais fina.

Televisão 3D (3 Dimensões):

- Consegue-se obter uma imagem mais realista com o auxílio de óculos especiais.


A Televisão do Futuro

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


O Aparecimento da Televisão Pública em Portugal

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Em Dezembro de 1955, é fundada a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), após a criação de uma comissão de estudo e execução de projeto, com o objetivo de exploração exclusiva, pelo Estado, de lançar emissões de TV em Portugal. Inicialmente, emitia a preto e branco, com autorização para a comercialização do espaço publicitário, e a venda, aluguer e reparação de recetores. Desde logo, foi criada uma taxa, de forma a custear as necessidades da empresa, aplicada a todos os que tivessem um aparelho de TV.


Em Setembro de 1956, começaram a ser realizadas as primeiras emissões experimentais, a partir do recinto da Feira Popular. Jornais influentes na época, como O Século, noticiaram esse evento, tido como um acontecimento histórico. Coube ao locutor da então Emissora Nacional (EN), Raul Feio, apresentar esse evento.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

A primeira locutora televisiva é Maria Armanda Falcão, que mais tarde se torna cronista social, sob o pseudónimo de Vera Lagoa, com a introdução da “Revista Desportiva”, com o popular relator Domingos Lança Moreira, que entrevista Alves Barbosa, vencedor da Volta a Portugal em bicicleta. Nesses dias, houve uma invasão popular à Feira Popular para presenciar as primeiras emissões, com reações que variavam do deslumbramento às críticas quanto à qualidade da programação.


A RTP passa a emitir com regularidade a partir de 7 de Março de 1957 (com cinco meses de atraso em relação à Espanha), a partir dos estúdios improvisados do Lumiar, em Lisboa, onde funcionara, em tempos, um estúdio cinematográfico.

Separadores da RTP, de avaria técnica (arq. RTP)

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Todos os programas em estúdio eram transmitidos em direto, com incidentes decorrentes da falha de algum equipamento, bem como a falta de preparação de alguns apresentadores.


Em 1959, cria-se o Telejornal (RTP), ao mesmo tempo em que são abertos os estúdios no Norte, em Vila Nova de Gaia.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

É, por essa altura, nomeado Camilo de Mendonça como o primeiro presidente da RTP, e Domingos Mascarenhas, como diretor de programas.


Com isso apareceram também os “consultores literários”, que não eram mais do que os censores, com o objetivo principal zelar pelo bom comportamento da empresa, devendo, segundo diretivas da administração, “(...) decidir sobre a comunicação de todos e quaisquer textos e programas sob os aspetos moral e político-social, bem assim, combinar com o chefe dos Serviços de Produção, quais as condições em que poderão levar-se a efeito programas mais ou menos improvisados, tais como entrevistas, mesas redondas, etc.”.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


Um exemplo flagrante desse fenómeno foi a transmissão do primeiro discurso de Salazar ao país, transmitido em direto para a campanha eleitoral de 1958 para a Presidência da República, facto que foi vedado aos partidos da oposição.

Presidente do Conselho António de Oliveira Salazar falando ao país, em Junho de 1958 (arq. RTP)

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

No fim desse mesmo ano, já havia aproximadamente 32 mil televisores, octuplicando a previsão inicial. Gradualmente, a televisão foi ocupando o seu espaço junto aos lares dos portugueses.


A RTP2 é o segundo canal de televisão da RTP e as suas emissões iniciaram-se a 25 de dezembro de 1968. Em 1992, passou a chamar-se TV2. Em abril de 1996, voltou ao antigo (e atual) nome, e deixou de ser um canal comercial, deixando de ter publicidade e passando a ser serviço alternativo aberto à sociedade civil que possa reforçar, pela diferença, os princípios de universalidade, coesão e proximidade do Serviço Público de Televisão. Desde então, a sua programação é dedicada à cultura, aos documentários, às modalidades desportivas que não o futebol, às artes, à ciência, às minorias e ao público infantil. 21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


O Aparecimento da Televisão Privada em Portugal SIC

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

A SIC (Sistema Independente de Comunicação) iniciou as suas transmissões a 6 de Outubro de 1992, como o primeiro canal de televisão privado, independente e comercial a operar em Portugal, pondo fim a 35 anos de monopólio estatal no mercado televisivo Português, proveniente da IMPRESA - SGPS,SA, o maior grupo privado de média em Portugal, liderado por Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro-ministro de Portugal.


TVI

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Televisão Independente (TVI) é a segunda estação de televisão privada nacional. As suas transmissões iniciaram-se a 20 de Fevereiro de 1993 como o quarto canal generalista. Em 2007, tornou-se líder de audiências pelo terceiro ano consecutivo. Inicialmente controlada por empresas da Igreja Católica (Rádio Renascença, Universidade Católica, Editorial Verbo e União das Misericórdias). Neste momento, a Televisão Independente é administrada por um grupo de comunicação social denominado Media Capital, com presença na rádio, imprensa, outdoor e Internet.


Programas Históricos da Televisão Portuguesa

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

O programa Zip-Zip, da RTP, emitido em plena Primavera Marcelista, foi realizado por Luís Andrade e apresentado por Carlos Cruz, Fialho Gouveia e Raul Solnado. O primeiro programa foi gravado no dia 24 de Maio de 1969, tendo Almada Negreiros como convidado principal, e obteve êxito imediato. Foi o primeiro programa português do tipo talk show gravado aos sábados, no Teatro Villaret, com público e transmitidos na segunda-feira seguinte à noite. Entre o público que assistia à gravação estava presente um agente da PIDE. A emissão dos conteúdos tinha que ser negociada com a polícia do regime entre sábado (dia da gravação) e segunda-feira (dia da apresentação). A última emissão foi transmitida no dia 29 de Dezembro de 1969, com os três apresentadores disfarçados de velhos anciãos.


1,2,3 foi um dos concursos mais carismáticos da televisão portuguesa, apresentado por Carlos Cruz e contando com a presença de humoristas como Herman José ou o famoso “Fininho” (Carlos Miguel). Tendo passado na RTP na década de 80, era capaz de juntar famílias em frente ao pequeno ecrã. O 1,2,3 tinha um formato de entretenimento familiar em que o suspense e a boa disposição eram elementos chave, mas em que a dignidade da pessoa humana estava salvaguardada. O 1,2,3 tornou-se num dos "game-shows" de referência da televisão. Os pares de concorrentes, que eram sempre casais, competiam em várias eliminatórias até que um deles iria jogar o desafio final onde teria que escolher sucessivamente uma das várias ofertas, e está ainda muito presente na memória dos espectadores acima dos 40 anos.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


O Tal Canal foi um programa de televisão de cariz humorístico, emitido pelo canal público de Portugal, RTP. Começou a ser emitido em 22 de Outubro de 1983, às 20:30 de sábado, logo a seguir ao "Telejornal", e terminou a 07 de Janeiro de 1984. Era de autoria de Herman José, tendo também a participação de Vítor de Sousa, Helena Isabel, Lídia Franco, Manuel Cavaco, Margarida Carpinteiro e Natália de Sousa. O Tal Canal consistia num canal privado fictício, dirigido por Oliveira Casca, um empresário analfabeto e egocêntrico.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


O Big Show SIC foi um programa semanal exibido no canal de televisão português SIC entre 26 de março de 1995 e 3 de junho de 2001 com a duração de aproximadamente três horas, no total de 316 programas. O programa foi criado por Ediberto Lima. Numa estação de serviço, na autoestrada, reparou num expositor de cassetes. É então que pergunta à pessoa que o acompanhava quem era aquela gente: Quim Barreiros, Nel Monteiro, Ágata. A resposta abriu todos os horizontes a Ediberto. “Eles vendem muito bem, mas são considerados populares e o lobbie de sempre não os leva à televisão”.“Se eles vendem na região significa que vão vender na televisão”. Apresentado por João Baião, ator descoberto num espetáculo de Filipe La Féria, o Big Show SIC consegue derrotar a audiência do programa Parabéns de Herman José.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


Big Brother é um reality show produzido pela Endemol e cujos direitos para Portugal foram vendidos para a TVI, após renúncia da SIC. A TVI estreou então o primeiro reality show produzido em Portugal e, desde o seu início, foi um grande sucesso, fazendo com que cidadãos anónimos ficassem conhecidos de todo o país. O programa foi objeto de amplo debate sociológico na sociedade portuguesa. O Big Brother teve quatro edições com anónimos e mais três com famosos (Big Brother Famosos 1, Big Brother Famosos 2 e Big Brother VIP). A popularidade do programa foi descendo progressivamente até que a TVI o retirou do ar. Todavia, todas as estações privadas portuguesas (TVI e SIC) continuaram a apostar em reality shows, à semelhança de outros países.

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


Cronologia da evolução da Televisão em Portugal

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


Panorama da Televisão em Portugal

21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


FONTES CONSULTADAS http://historiaschistoria.blogspot.pt/2015/03/televisao.html http://www.notapositiva.com/pt/trbestprof/sistinform/10histtelev.htm#vermais http://pt.slideshare.net/efa1/a-evoluo-da-televiso http://evolucaodatelevisao.blogspot.pt/ http://wikipedia.pt/ 21 de novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º3 DE ELVAS ESCOLA BÁSICA DE VILA BOIM – BIBLIOTECA ESCOLAR ANO LETIVO DE 2016-2017


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.