outros cenários outras histórias

Page 1

outros cenários

outras histórias

5A disciplina de português em articulação com a biblioteca EB 2,3 de Nogueira - AESAS



Uma casa doce

Num dia de primavera bastante nublado, a Diana e o Edgar saíram de casa para dar um passeio pelo bosque. Entretanto, começou a chover, mas a sorte deles é que o Edgar tinha um guarda-chuva. Passado meia hora, a chuva passou e eles continuaram o seu caminho. De repente a Diana reparou numa árvore estranha, aproximou-se dela e viram que tinha uma alavanca, puxaram-na e encontraram um diário. O livro estava amaldiçoado e assim que lhe tocaram, foram parar a outro mundo. Este mundo estava cheio de doces muito coloridos. Decidiram construir uma casa de doces e passaram a viver lá.



Uma Aventura no Monte Evereste Às 15 horas em ponto, a aventureira Soraia e a destemida Leonor decidiram escalar o Monte Evereste. Quando já estavam a meio do monte, ouviram alguém a dizer: - Olá meninas! Em que vos posso ser útil? As meninas, ao ouvir a voz, pensaram que estavam a sonhar e prosseguiram o caminho. No momento em que estavam prestes a chegar ao cume escutaram novamente a voz: - Bem-vindas, meninas! Assustadas, as meninas descobriram que era um boneco de neve falante: - É É É É É u um bo bo boneco de ne ne neve fa falante!!! Rapidamente, a Soraia foi à sua mochila buscar algo para descerem o monte o mais depressa possível e afastarem-se do boneco de neve. Da sua mochila tirou um monte de revistas e, sabe-se lá como, uma bicicleta. E com estas duas coisas, a Soraia e a Leonor construíram um limpa-neves. Quando chegaram ao sopé do monte estavam lá imensos jornalistas e os seus pais. As crianças ficaram conhecidas mundialmente, por terem sido as primeiras pessoas e as mais novas a chegar ao cume do Monte Evereste.



Umas férias na praia

Antigamente, as praias tinham uma areia bem dourada e macia. As crianças faziam castelos de areia, ao mesmo tempo que os pais apanhavam banhos sol. A água era límpida e quente. A prancha também estava ali ao lado,

para o que desse e viesse. Um dos rapazes tirou da sua mochila uma bola, enquanto o seu amigo foi comprar um gelado e pôs-se a saboreá-lo junto à praia. Havia tempo

para tudo, o calor estava para durar.



Umas férias e uma tentativa de rapto Cenário: Parque na primavera Objetos: bússola e fones Personagens: Maria Augusta: senhora idosa, feirante que vendia animais. Mãe de Clara e Helena (Os pais deitam as meninas na cama e desligam a luz) Clara: Helena, sabias que vamos passar as férias a Vila Verde? Helena: Não, mas quero saber quando vamos até lá! Clara: Nas próximas férias, ou seja, já amanhã! Helena: agora não vou conseguir dormir com tanta excitação! (Dia seguinte, de manhã) Mãe: meninas, vá despachem-se, venham para o carro! Clara: é uma seca andar de carro, para me entreter vou ouvir música com os fones. Helena: Sim, eu também me vou entreter com a bússola. (Parque vazio) Helena: (espantada) ouh!!! Clara: Que lindo sítio! Olha, está ali alguém. Maia Augusta: Olá, lindas meninas, querem ver os meus gatinhos, venham comigo. Clara e Helena: Não, não podemos. Maria Augusta: Não se vão embora, eu sou amiga das crianças.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.