Regulamento Post it

Page 1

REGULAMENTO Com o objetivo de promover a leitura e a escrita entre os jovens e a população em geral, a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Benavente promoverão durante o ano de 2013 a 1ª edição do concurso “Histórias Post-it®” que se regerá pelo seguinte: 1. O concurso terá como objetivo a criação de micro-histórias que praticamente cabem num post-it®, comprimindo grandes ideias, convertendo-as em pequenas maravilhas literárias. O inventor da ideia foi o californiano Steve Moss, que já organizou dois livros (The World’s Shortest Stories e The World’s Shortest Stories of Love and Death), a partir de concursos literários. 2. Os trabalhos apresentados a concurso, escritos em Português, deverão ser inéditos, não podendo ter mais de 55 palavras, processadas em computador, fonte Verdana, tamanho 10, a dois espaços, em folha A4. 3. Os originais devem ser entregues, acompanhados de 5 cópias, na Biblioteca da Escola Secundária de Benavente ou enviado para: Biblioteca da Escola Secundária de Benavente Rua Álvaro Rodrigues de Azevedo, nº 17 2130-184 Benavente 4. O original deverá ser entregue em sobrescrito fechado, contendo, no exterior, o título da história e pseudónimo do autor. No interior do sobrescrito deverá ainda constar, em folha duplamente dobrada, a ficha de inscrição (disponível em http://issuu.com/bibescolaresb/docs/postit_fichadeinscricao) devidamente preenchida. 5. Qualquer autor pode concorrer com mais do que um trabalho. No entanto, os mesmos devem ser enviados em separado e com pseudónimos diferentes. 6. Os originais deverão ser entregues até ao dia 24 de Maio de 2013. 7. O Júri será constituído por cinco membros: 1 membro da Direção do Agrupamento de Escolas de Benavente 1 membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Benavente 1 Representante da Câmara Municipal de Benavente 1 Representante da Rede de Bibliotecas Escolares 1 Escritor local 8. Existirão duas categorias a concurso: i.

Infanto-juvenil, para concorrentes entre os 8 e os 14 anos

ii.

Adulto, para concorrentes entre os 15 anos e os 100 anos

9. Por unanimidade ou maioria simples, e excluindo a possibilidade de “ex aequo”, será atribuído um só prémio por cada categoria a concurso. 10. Não é admitida a abstenção a qualquer dos membros do júri.


11. Das decisões do Júri não haverá recurso, assistindo-lhe o direito de, caso assim o entenda, não premiar nem mencionar qualquer original, por manifesta falta de qualidade ou quantidade de obras concorrentes. 12. Também lhe compete resolver os casos omissos neste Regulamento, cuja decisão será soberana. 13. A deliberação do Júri será divulgada a partir de 9 de Setembro, pelos meios que se entenderem mais convenientes. 14. Proceder-se-á à entrega dos prémios Post-it®, na cerimónia pública da entrega de diplomas do Agrupamento de Escolas de Benavente, cujo local e hora serão oportunamente anunciados. 15. As cópias de os outros trabalhos não serão devolvidas, podendo no entanto ser recuperadas pelos seus autores, até sessenta dias após a entrega deste prémio. 16. A construção das histórias deverá obedecer ao seguinte: i.

A história deve ter um título.

ii.

Uma história deve conter quatro elementos: a. Um espaço ou cenário: todas as histórias têm que acontecer num dado lugar, que pode ser no outro lado do universo, na casa do lado ou na mente de alguém; b. Pelo menos uma personagem: vale quase tudo - além de seres humanos, também podemos ter animais, extraterrestres, deuses e até robots; c. Conflito: no decurso da história, algo tem que acontecer, mesmo que não haja falas ou movimentos físicos; d. Resolução: O desfecho ou remate da história: embora não seja obrigatório que o conflito se resolva sempre, no final, alguém terá aprendido algo ou terá sofrido alguma mudança, por mínima que seja.

iii.

Uma história não pode ter mais de 55 palavras (embora possa ter menos).

iv.

Palavras com hífen contam como uma só palavra.

v.

O título não está incluído no limite das 55 palavras — ou seja, pode-se escrever 55 palavras mais o título.

vi.

Os números contam como palavras. Convém ter em conta que, por exemplo, “vinte e sete” são três palavras, mas que “27” é apenas uma palavra.

vii.

Qualquer história pode ser uma glosa ou uma variação de obras conhecidas. Por exemplo, pode-se fazer uma versão contemporânea em miniatura de uma história infantil ou tradicional; a partir de uma obra conhecida pode-se imaginar um desfecho diferente ou alterar o sexo, a idade, o estatuto social, o aspeto físico de uma personagem ou alterar a época ou, ainda, refazer uma ou várias cenas da obra escolhida. O que não vale é contar velhas anedotas em 55 palavras (e novas também não).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.