Quem / Quando / Onde

Page 1

Jardim Público Biblioteca Municipal



AFONSO CRUZ Além de escritor, Afonso Cruz é também ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Nasceu em 1971, na Figueira da Foz, e viria a frequentar mais tarde a Escola António Arroio, em Lisboa, e a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, assim como o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira . Já conquistou vários prémios: Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2010, Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009, Prémio da União Europeia para a Literatura 2012, Prémio Autores 2011 SPA/RTP; Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People, Prémio Ler/Booktailors – Melhor Ilustração Original, Melhor Livro do Ano da Time Out 2012 e foi finalista dos prémios Fernando Namora e Grande Prémio de Romance e Novela APE e conquistou o Prémio Autores para Melhor Ficção Narrativa, atribuído pela SPA em 2014. (Biografia retirada de: https://www.wook.pt/autor/afonso-cruz/47046)

27 DE AGOSTO sábado 11h30

Jardim Público . Auditório 1

CONTAR BREVE E BEM com João Pedro Messéder e Margarida Fonseca Santos

28 DE AGOSTO domingo 10h00

Jardim Público . Auditório 2

VAMOS COMPRAR UM POETA? - TOCA A MEDIR O VALOR DA POESIA!


A DAS ARTES Livros, discos e outras artes. A livraria do Litoral Alentejano que abriu em 2003. Enviamos livros para todo o mundo (portes grátis para Portugal). Prémio APEL “Livraria preferida dos portugueses” em 2014, 2015 e 2016. Prémio APEL “Melhor atendimento” em 2015 e 2016.

24 a 28 DE AGOSTO quarta a domingo a partir das 18h00 Jardim Público

MERCADINHO ANDARILHO


ADRIANO REIS Adriano Reis é Actor, Clown Crioulo e trabalhador Sócio Cultural que a paixão e o amor pelas as estórias cativou-lhe a transmissão da palavra na procura do seu caminho e trabalhando a educação e integração pela diversidade cultural.

28 DE AGOSTO domingo 19h00

Jardim Público . Livro 2

STÓRIAS DE LÁ


AIDGLOBAL A AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, sem fins lucrativos, vocacionada para a promoção do acesso ao livro e para o combate à iliteracia, em Moçambique, e sensibilização de crianças para os valores da Educação para a Cidadania Global, em Portugal.

26 DE AGOSTO sexta 18h30

Jardim Público . Livro 3

HISTÓRIAS DA FORMIGA JUJU por Susana Damasceno

19h30

Jardim Público Casa do Contador

PROMOÇÃO DE LEITURA EM MOÇAMBIQUE E SÃO TOMÉ . EXPERIÊNCIAS moderação por Raja Litwinoff


ANA CARLA GOUVEIA Leitora ávida desde a infância ( DN 15/12/63 ) Psicóloga de formação (Universidade de Lisboa, final de curso 1986) e com 15 anos de experiência na área do ensino especial e psicoterapia. Dinamizadora de clubes de leitura com crianças e adolescentes institucionalizados e adultos em prisões. Agricultora em Modo de Produção Biológico desde há 16 anos em Ferreira do Alentejo. Aspirante a escritora desde o dia 25/4/1975.

25 DE AGOSTO quinta 18h30

Jardim Público Caramanchão

CONSULTÓRIO BIBLIOTERAPÊUTICO

26 DE AGOSTO sexta 18h30

Jardim Público Caramanchão

CONSULTÓRIO BIBLIOTERAPÊUTICO

27 DE AGOSTO sábado 15H00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: BIBLIOTERAPIA. CONCEITOS E FERRAMENTAS


ANA MOURATO Amante da Literatura para a Infância e do desenvolvimento humano. Coordena desde 2005, o projeto Literacia na Infância e Psicologia do desenvolvimento com atelieres, workshops e formações. Doutorada em Psicologia da Educação; Mestre em Educação e Leitura; Pós graduada em Psicoterapia Psicodinâmica; Pós graduada em Livro Infantil; Licenciada em Psicologia Educacional.

25 DE AGOSTO quinta 18h00

Jardim Público . Livro 1

A RAINHA DAS CORES Sessão para famílias

26 DE AGOSTO sexta 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: A LITERATURA PARA A INFÂNCIA COMO COLO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

28 DE AGOSTO domingo 11h00

Jardim Público . Livro 1

A RAINHA DAS CORES Sessão para famílias


ANA SOFIA PAIVA Actriz, aprendiz e outras coisas. Graduou-se em Teatro e mais tarde especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura. Dedica-se desde 2007 à narração de contos, dentro e fora de Portugal. É membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional e da cooperativa Memória Imaterial, onde trabalha como investigadora, transcritora e recolectora de folclore poético e narrativo.

24 DE AGOSTO quarta 10h00

25 DE AGOSTO quinta 18h00

11h30

CONTOS CONTIGO

NARRARE HUMANUM EST

Cáritas Diocesana de Beja

Jardim Público . Livro 1

14h30

21h30

22h30

CONTOS D’IR Ó FRESCO

ESTES CONTOS QUE NOS UNEM

CONTOS CONTIGO

Estabelecimento Prisional de Beja

CONVERSAS ANDARILHAS com José Craveiro

Beringel. CCB

com José Craveiro

Jardim Público . Canteiros

Jardim Público . Auditório 1


ANA VENTURA É escritora e realiza sessões dinâmicas para a infância tendo por base os seus livros O Bicharoco que era Oco, A Zebra Zezé, O cato quer Mimos. A exploração dos conteúdos e a elaboração criativa de materiais realizados especificamente para cada sessão (que lhe dá tanto prazer como escrever) foi a melhor opção que encontrou para mediar de forma mais surpreendente os seus livros e ter um resultado entusiasmado e cativante de assimilar pelo público infantil.

27 DE AGOSTO sábado 19h30

Jardim Público Casa do Contador

O CATO QUER MIMOS E OUTRAS HISTÓRIAS

28 DE AGOSTO domingo 18h00

Jardim Público Casa do Contador

O CATO QUER MIMOS E OUTRAS HISTÓRIAS


ANDANTE ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA Com quase 17 anos, a Andante continua o seu caminho: usar o teatro para seduzir leitores. Todos os leitores - bebés, adolescentes, mais velhos; Todos os leitores - estudantes, reclusos, professores; Todos os leitores - nas creches, escolas, bibliotecas, prisões, teatros, na rua; Todos os leitores - do norte ao sul, do litoral ao interior, nas ilhas e em todo o lado. POESIA À LA CARTE A Chef Andantinni tem propostas poéticas para todos. Escolha do cardápio um poema e deguste-o nesta esplanada ao ar livre. Venha viver uma experiência única! Temos o sistema tecnologicamente mais avançado para o levar das mãos da nossa Chef até aos seus ouvidos. Poesia à la carte: um momento único na sua vida!

26 DE AGOSTO sexta 18h30

Portas de Mértola

POESIA À LA CARTE

27 DE AGOSTO sábado 10h30

Portas de Mértola

POESIA À LA CARTE


ANDRÉ DA LOBA É um artista e poeta reluctante. Caminhante. Nasceu em Portugal. É ilustrador, animador, escultor, matemático, educador, contador e lava pratos. O seu trabalho tem sido reconhecido, premiado e aclamado um pouco por todas as partes. Combina a curiosidade e a experimentação como constante meio de inspiração. As ruas também. Ilustra para várias publicações como o The New York Times, Time Magazine, The New Yorker e também ilustra livros infantis. Gosta de flores e é secretamente feliz.

26 DE AGOSTO sexta 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: PREGUNTA! EXCLAMAÇÃO? PONTO: PEDRA! PAPEL? TESOURA

27 DE AGOSTO sábado 18h30

Jardim Público . Livro 3

CONTAR DE LIVRO NA MÃO

28 DE AGOSTO domingo 10h45

Jardim Público . Auditório 2

FELICIDÁRIUS conversa com Mafalda Milhões


ANDREIA BRITES / SÉRGIO LETRIA Andreia Brites é mediadora de leitura desde 2004. Promove ateliers e clubes de leitura com crianças e adolescentes. Edita a secção infantil e juvenil da revista Blimunda, editada online pela Fundação José Saramago. Sérgio Machado Letria tem formação em literatura e edição. Trabalhou numa editora, em bibliotecas com acções de mediação da leitura e actualmente é director da Fundação José Saramago, onde trabalha desde a sua instituição. Ambos acreditam que as bibliotecas são o último bastião da democracia.

26 DE AGOSTO sexta 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: PROMOVER A LEITURA COM ADOLESCENTES: DAS EXPECTATIVAS À COMPETÊNCIA LEITORA

27 DE AGOSTO sábado 18h30

Jardim Público . Auditório 2

ESTAR À CONVERSA com Maria Teresa Andruetto


ÂNGELO TORRES Nasceu na Guiné Equatorial e desenvolve a sua actividade na televisão, no teatro , no cinema e também nos contos. Sobre si diz: - ”Vivi a minha vida aos bocados entre Guiné, Espanha, São Tomé e Portugal. Entro nas histórias à procura de retalhos de mim próprio porque os contos populares representam o encontro com uma parte do passado, com a única certeza que me acompanhou no ping pong que foi aquele período a que chamamos infância. Hoje quase tenho a certeza de que é possível caçar tigres nos rios da Guiné, montar elefantes nos vales de Espanha, construir foguetões em São Tomé e fazer uma criança voar em Cuba. Desde 1994 que tento buscar achas que se foram queimando na fogueira da minha memória. Nos últimos anos tem trabalhado como ator e realizador, tendo em 2008 realizado a sua primeira curta-metragem “Kunta”.

27 DE AGOSTO sábado 18h30

Jardim Público . Livro 2

CONTOS CONTIGO 23h00

Jardim Público . Auditório 1

com Yoshi Hioki

28 DE AGOSTO domingo 19h00

Albernoa . Parque

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Tixa (Patricia Amaral)


ANTÓNIO FONTINHA Começou a contar em 1992 e vive dessa brincadeira desde 1995. Tem andarilhado por várias terras e convivido com muita gente, contando especialmente temas do património da tradição oral portuguesa que, por esse país adentro, tem tido a oportunidade de escutar.

25 DE AGOSTO quinta 11h30

Jardim Público . Canteiros

NARRARE HUMANUM EST 15h00

Pax Julia Teatro Municipal Cafetaria

CARTAS A UM JOVEM NARRADOR – tertúlia em torno do livro de Bruno de la Salle

26 DE AGOSTO sexta 18h00

Jardim Público . Auditório 2

UM LUGAR PARA O MARAVILHOSO Juan José Prat Ferrer, tertúlia moderada por Luis Carmelo

18h30

Jardim Público . Livro 1

CONTOS CONTIGO 22h00

Neves . Parque da aldeia

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Joaninha Duarte

27 DE AGOSTO sábado 22h00

Jardim Público . Auditório 1

com Corália Rodriguez


CARLOS CANHOTO Alentejano de Pavia, funcionário do Municipio de Mora, apicultor, permacultor e respigador de memórias. Um dia quando for grande quer ser Marionetista. Obras editadas: O Homem a quem roubaram a idade (Apenas Livros 2005), O Monte secou (Pé de Página 2007), Barbatanar nas cores-do-arco-iris (Pé de Página 2006), Pirá (Qual Albatroz), Anuro o sapo sapinho, o sapo sapão (Edições Poejo 2014), Serei uma plantinha daninha? (Lupa Design 2015) e A minha avó Felicidade (Garatuja 2016).

28 DE AGOSTO domingo 19h00

Jardim Público . Auditório 2

NOVAS VOZES com Teresa Martinho Marques


CELINA PIEDADE Celina da Piedade é acordeonista, cantora, e compositora. Começou a estudar música aos 5 anos, e pouco tempo depois já actuava em público. Estudou no Conservatório de Setúbal, onde também deu aulas de acordeão. Licenciou-se em Património Cultural e pósgraduou-se em Estudos de Música Popular. Em 1998 conhece a Associação PédeXumbo, com quem colabora desde então e da qual é actualmente Presidente Honorária. Participou como artista e compositora em mais de 50 edições discográficas, para além de bandas sonoras para cinema, teatro e dança. Actualmente integra o grande colectivo Tais Quais. Ao longo destes anos participou como instrumentista e formadora em centenas de oficinas em torno da dança e da música tradicional. Dedica-se activamente ao estudo e divulgação do património musical alentejano. É co-autora do livro “Caderno de Danças do Alentejo”, editado pela Associação PédeXumbo.

28 DE AGOSTO domingo 22h00

Jardim Público Auditório 1


CLÁUDIA FONSECA Nasceu em 1965 no Brasil, Rio de Janeiro, mas tem suas raízes na região nordeste do país. Vive em Portugal desde 1992. Licenciada em Economia (por engano) e Psicologia (por vocação), reparte o tempo entre a clínica e a narração. Actualmente prepara o doutoramento em literatura tradicional e oral, fazendo uma ponte entre a psicanálise e a narração. Foi na Biblioteca Municipal de Oeiras há cerca de cinco anos, que encontrou os seus parceiros nos contos, e criaram juntos a Contabandistas de Estórias Associação Cultural. O seu repertório inclui contos tradicionais do mundo e contos de autor, muitas vezes adaptados às suas vivências pessoais e familiares.

24 DE AGOSTO quarta 21h30

Jardim Público . Auditório 1

com Marcelo Fortuna e Vitor Fernandes

25 DE AGOSTO quinta 11h30

Jardim Público . Canteiros

NARRARE HUMANUM EST

26 DE AGOSTO sexta 11h00

Jardim Público . Livro 1

APRENDER EM RODA apoio: Caritas Diocesana de Beja

21h30

S. Matias Largo da igreja

CONTOS D’IR Ó FRESCO com José Craveiro

27 DE AGOSTO sábado 21h30

Sta Clara do Louredo Pátio da creche

CONTOS D’IR Ó FRESCO com José Mauro Brant


COLCHEIA CO(N)FUSA Colcheia Co(n)fusa é um projecto musical cujo especial aglomerado de influências inclui a música erudita desde a época medieval até à música moderna do sec XIX.

27 DE AGOSTO sábado 18h30

Jardim Público Canteiros


CONTADEIRAS DE HISTÓRIAS Sofia Paulino, nascida e criada em pleno Alentejo sentiu-se, desde sempre, desperta para as artes, desde a ilustração ao artesanato, onde foi pontualmente mostrando aquilo que gostava de fazer. O contacto com os livros e com o mundo literário estimulou ainda mais o seu gosto pela ilustração e pelas artes. As CONTADEIRAS foram ganhando uma identidade própria. Não têm medo de se expressarem e transmitirem frases, pensamentos e histórias, jogos de palavras, fazendo da simplicidade da mensagem, em paralelo com a simplicidade das peças, um elo com a complexidade da interpretação de cada um. As CONTADEIRAS, além das bases da literatura, têm também como elemento inspirador uma outra vertente: os materiais.

24 a 28 DE AGOSTO quarta a domingo a partir das 18h00 Jardim Público

MERCADINHO ANDARILHO

25 DE AGOSTO quinta 18h00

Jardim Público Tenda dos livreiros

Apresentação do livro CONTADEIRAS DE HISTORIAS, de Sofia Paulino. pela Ed. Simon´s Books


CONVERSAS NA SOLEIRA DA PORTA São o pretexto para partilhar poesia e histórias de vida.

24 DE AGOSTO quarta 18h30

Jardim Público Casa do contador

TERTÚLIA COM AMÉLIA PIRATA

25 DE AGOSTO quinta 18h00

Jardim Público Casa do contador

Apresentação do livro OS POEMAS DE D. FILOMENA

27 DE AGOSTO sábado 18h30

Jardim Público Casa do contador

PALAVRAS NÃO ERAM DITAS JÁ OS CAJADOS BAILAVAM com Raquel Lima


CORALIA RODRÍGUEZ É atriz e narradora oral. Nasceu em Cuba, no campo profundo, ali onde o diabo gritou 3 vezes e ninguém o ouviu”. Por isso é herdeira da tradição oral e familiar. Estudou teatro e narração oral no seu país e começou a contar na década de 80, guiada pelo Prof. Francisco Garzón, no Grande Teatro de La Habana.

26 DE AGOSTO sexta 19H30

Jardim Público . Livro 1

CONTOS CONTIGO sessão em Castelhano

27 DE AGOSTO sábado 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: A TRADICÃO ORAL AFROCUBANA 23h30

Jardim Público Auditório 2

com António Fontinha

28 DE AGOSTO domingo 11h30

Jardim Público Canteiros

NARRARE HUMANUM EST com Yoshi Hioki


DES(COBRE) O projeto “Des(COBRE) o teu corpo” é um projeto de prevenção da violência sexual e nasceu de um desafio lançado pela CPCJ de Beja à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, direcionado aos alunos do ensino pré-escolar público, do concelho de Beja, seus pais/encarregados de educação e educadores. O projecto constitui uma boa ferramenta na prevenção da violência sexual.

27 DE AGOSTO sábado 18h30

Jardim Público . Livro 4

DES(COBRE) - UMA FERRAMENTA PARA A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL por Elizabete Silva


ELIANE GANEM Eliane Ganem é considerada pela crítica internacional como uma das melhores escritoras de literatura para crianças e jovens, no Brasil. Recebeu os mais importantes prêmios na área, sendo dois da Academia Brasileira de Letras, do Instituto Nacional do Livro, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro pelo conjunto de sua obra, etc. PhD em Comunicação, também se dedicou ao ensino na Universidade Federal Fluminense.

26 DE AGOSTO sexta 18h30

Jardim Público . Auditório 2

… E DEPOIS DA INFÂNCIA? com João Pedro Mésseder. Tertúlia moderada por Maria do Sameiro (IPBeja/ESE)

27 DE AGOSTO sábado 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: MISTÉRIO E SUSPENSE NA LITERATURA PARA JOVENS


EVÉLIO CABREJO PARRA Doutor em linguística pela Universidade de Sorbone, Paris. Titular do master de filosofia e master de Psicologia ( Paris ), licenciado em filologia e idiomas de Universidade Nacional de Bogotá, professor de linguística e psicolinguística na Universidde de Paris VII ( 1975-2011), vice presidente da associação ACCES (Ações Culturais Contra a Exclusões e Segregações )

26 DE AGOSTO sexta 10h00

Jardim Público . Auditório 1

BENEFÍCIOS PSÍQUICOS, COGNOSCITIVOS E CULTURAIS DA LEITURA EM VOZ ALTA NA PRIMERA INFÂNCIA

27 DE AGOSTO sábado 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: LEITURA E PRIMEIRA INFÂNCIA: O QUE NOS ENSINAM AS CRIANÇAS ATRAVÉS DAS NOSSAS PRÁTICAS DE LEITURA


FRIGOTECA O projeto Frigoteca Kuá Non pretende distribuir em S. Tomé e Príncipe, frigoríficos transformados em estantes de biblioteca. Este projeto terá como principal interveniente a população local que participará nas atividades de transformação, gestão e manutenção destas pequenas bibliotecas de acesso livre. è desenvolvido pela Associação Kuá Non. Contactos para a entrega de livros:Tel: 962935637 |email: geral@kwanon.org |Facebook: Frigoteca Kwá Non

26 DE AGOSTO sexta 19h30

Jardim Público Casa do Contador

PROMOÇÃO DE LEITURA EM MOÇAMBIQUE E SÃO TOMÉ . EXPERIÊNCIAS moderação por Raja Litwinoff


GATAfunho GATAfunho é o nome que damos aos livros que publicamos e também à nossa loja em Oeiras. Enquanto Editora, procuramos editar livros para todos, para todas as idades, livros sem «rótulos», nem «livros de instruções». Enquanto Livraria, os nossos objectivos são a divulgação do livro, da leitura e das artes em geral, e as actividades que realizamos acreditamos serem um contributo valioso para atingirmos os nossos objectivos. Numa frase: Os livros são a nossa paixão. Apaixone-se por nós!

24 a 28 DE AGOSTO quarta a domingo a partir das 18h00 Jardim Público

MERCADINHO ANDARILHO


GATO LEITOR O gato leitor é, antes de mais, um grande caso de amor. Aos livros e às palavras. Às pessoas. Aos tecidos e aos botões. À natureza e às artes. E à vida conjugada em todos os tempos verbais. E aos gatos. Funciona assente num espírito inquieto e voluntário, acreditando no efeito borboleta. Os seus produtos alimentam o imaginário e promovem o gosto pela leitura.

24 a 28 DE AGOSTO quarta a domingo a partir das 18h00 Jardim Público

MERCADINHO ANDARILHO


GIACOMO SCALISI Nasceu em Parma, Itália, em 1958 e vive em Portugal desde 1998. Desde então, desenvolve actividade como programador cultural e director artístico, realizando um trabalho de concepção de programas de espectáculos, exposições e festivais em torno das artes contemporâneas: Teatro, Dança, Música, Novo Circo e Artes Plásticas, assim como projectos multidisciplinares que envolvem também as novas tecnologias.

26 DE AGOSTO sexta 11h30

Jardim Público . Auditório 1

TERRITÓRIOS / CONTEXTOS / INTERVENÇÕES com Maria José Barriga

25 . 26 E 27 DE AGOSTO quinta . sexta . sábado

28 DE AGOSTO domingo

18h30

11h30

Rua D. Afonso Henriques , 4 (Junto ao Mercado Municipal) PASTA E BASTA: UM MAMBO ITALIANO. TEATRO CULINÁRIO Faça a sua reserva no secretariado

Rua D. Afonso Henriques ,4 (Junto ao Mercado Municipal) PASTA E BASTA: UM MAMBO ITALIANO. TEATRO CULINÁRIO Faça a sua reserva no secretariado


GIGÕES E ANANTES Somos uma livraria que gosta de livros e temos livros que gostam das pessoas.

24 a 28 DE AGOSTO quarta a domingo a partir das 18h00 Jardim Público

MERCADINHO ANDARILHO


GISELA CAÑAMERO Passei a infância a ensaiar as minhas três irmãs mais novas em encenações que apresentava aos pais, quando voltavam do trabalho. Elas e eles mártires de uma causa: a minha. O Teatro escolheu-me e sou-lhe devota. E devedora. No Teatro cabe tudo: a Música, o Cinema, o Movimento, as Artes Plásticas, a Arte Poética, a Palavra dita e a Palavra escrita. Como poderia não ser arrolada por esta Vida – quando ela me é aqui constantemente espelhada, devolvida, acrescentada? E como não entrever que é na cena que somos o Corpo e a Voz na consciência de nós mesmos? Estudei – e estudo – investiguei – e investigo: porque não há certezas, mas passagens, todas elas gratas e gratificantes: pelo curso de Teatro, pelo mestrado em Criatividade, pelo Doutoramento em Artes – prosseguindo a experimentação no chão essencial do laboratório de criação que tem sido a arte pública, em Beja.

25 DE AGOSTO quinta 15h00

Pax Julia Teatro Municipal Palco

PODER IA A POESIA performance poética

27 DE AGOSTO sábado 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: OS MEUS CÃES E OUTROS POETAS


HAMMUTOPIA Nasci no Norte de África, com o cordão umbilical não só de uma mulher mas de várias que me ligaram com a luz que sabem dar e iluminaram a minha curiosidade e serenidade.“ Há uma história entre voz, quem a busque , irá encontrá-la” assim iniciam as mulheres berberes as suas veladas de narração oral terapêutica . As suas vozes são agora as minhas vozes e viajam comigo por África, Ásia, Europa e América. Narrador Oral desde 1992, tradutor, intérprete, escritor e investigador da tradição oral.

26 DE AGOSTO sexta 21h30

Jardim Público

Auditório 1

27 DE AGOSTO sábado 19h30

Jardim Público . Livro 2

CONTOS CONTIGO sessão em Castelhano


HEITOR FIGUEIREDO Heitor Figueiredo é um ceramista português nascido na cidade de Braga, em 1952. Frequentou a Escola de Belas Artes e os curso da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis e da Cooperativa Árvore, no Porto. Atualmente reside no Alentejo, onde se instalou há vários anos e onde foi fundador do Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel. Com um vasto currículo, Heitor Figueiredo realizou, entre outros, um estágio de cerâmica no CENCAL (Caldas da Rainha) com os ceramistas Erich Hebberling, Francis Behets, Senya Sonob, Xoan Viqueira, e Yuji Terashirna.

A PARTIR DE 24 DE AGOSTO

Biblioteca Municipal . Cave

EXPOSIÇÃO : OBJECTOS QUE CONTAM HISTÓRIAS


JOANINHA DUARTE Sou da palavra na-boa-vai-ela… que me atravessa, que vem de longe e que para longe vai. Se a palavra escutada faz a minha afeição, a palavra contada, cantada, dita e dada, ressoa em luz numinosa e, faz de mim uma efabuladeira.

26 DE AGOSTO sexta 10h00

Jardim Público . Livro 1

CONTOS CONTIGO 18h30

Jardim Público . Livro 2

CONTOS CONTIGO

21h30 Neves . Parque da aldeia CONTOS D’IR Ó FRESCO com António Fontinha


JOÃO CATALUNA Nascido em Serpa em 1957, João Cataluna cedo sentiu a proximidade de viver no meio de uma catedral do CANTE: a taberna de seu pai na Porta Nova . Aprendeu a ouvir e a interpretar o CANTE com uma gaita de beiços com 5 anos. Aos 6 já tinha uma concertina, e aos 7 anos chegou a Beja com acordeão, o que seria o tiro de partida para voos que a vida veio a proporcionar até à presente data , na recolha, adaptação e divulgação do CANTE ALENTEJANO pelo mundo fora, integrando vários projetos musicais na região onde atualmente reside.

26 DE AGOSTO sexta 24h00

Jardim Público Auditório 1

TÁ O BALHO ARMADO!


JOÃO PEDRO MÉSSEDER Nome literário de José António Gomes. Nasceu em 1957, no Porto, e aí completou os seus estudos universitários. Publicou livros de poesia como A Cidade Incurável (1999), Ordem Alfabética (2000), Fissura (2000, Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho), Espuma (2001) e À Noite as Estrelas Descem do Céu (2002). É ainda autor de livros ilustrados para crianças: Versos com Reversos (1999, nomeado pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil para a «Lista de Honra do IBBY» de 2000), De que Cor é o Desejo? (2000), A Couve, as Calças e o Burro (2004) e Não Posso Comer Sem Limão (2004). Foi Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tendo-se doutorado em Literatura Portuguesa do século XX(século vinte) pela Universidade Nova de Lisboa e publicado diversos estudos nos âmbitos da História e da Crítica Literárias (Literatura Portuguesa Contemporânea e Literatura para a Infância e a Juventude), além de várias antologias. Nesta qualidade, fundou e dirige a revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude (Porto Editora). A PARTIR DE 24 DE AGOSTO

Biblioteca Municipal . Cave

UNIVERSOS POÉTICOS de Rachel Caiano e João Pedro Mésseder Concepção de Rachel Caiano e Mafalda Milhões

26 DE AGOSTO sexta 18h30

Jardim Público . Auditório 2

… E DEPOIS DA INFÂNCIA? com Eliane Ganem. Tertúlia moderada por Maria do Sameiro (IBBeja/ESE)

27 DE AGOSTO sábado 11h30

Jardim Público . Auditório 1

CONTAR BREVE E BEM com Margarida Fonseca Santos e Afonso Cruz

19h30

Jardim Público Tenda dos livreiros

Apresentação do livro PALAVRAS VIAGEIRAS de João Pedro Mésseder e Paul Hardman.


JORGE SERAFIM Foi durante 13 anos técnico da Biblioteca Municipal de Beja, onde desenvolveu actividade regular na área da promoção do livro e da leitura . Como contador de histórias, tem percorrido o país de norte a sul, desenvolvendo sessões de contos para públicos de todas as idades. Tem participado em encontros de narração oral, nomeadamente em Espanha, Argentina e Canadá. É presença regular em programas de humor e autor de vários livros. “Conto para que as palavras regressem a casa mais cedo. Para que entre nós deixem de haver vazios difíceis de habitar. Como as aves rumo a um sul à espera de existir. Conto para dar sentido aos passos que faço. Para reaprender a amar todas as ruas que percorro e entender todas as gentes que encontro. Conto para que tudo à minha volta seja mais bonito. Tão simples de fazer tão complicado de entender...”

25 DE AGOSTO quinta 11h30

Jardim Público . Canteiros

NARRARE HUMANUM EST 15h00

Pax Julia Teatro Municipal Cafetaria

TERTULIA: CARTAS DE UM JOVEM NARRADOR

26 DE AGOSTO sexta 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA : CONTAR E LER PARA RESPIRAR

28 DE AGOSTO sábado 18h00

Jardim Público . Livro 3

CONTAR COM LIVRO NA MÃO sessão para familias 21h30

Jardim Público . Auditório 1 Abertura


JOSÉ CRAVEIRO Nasceu em Tentúgal em 1954. Mestre de saberes e de sabores da sua terra, não só é um fiel depositário do património daquele vale onde corre o Mondego como um agente na sua preservação e actualização. Dos cantares aos trajes, das orações aos licores, dos contos às ervas medicinais, das procissões aos manjares tradicionais, tudo parece habitar as palavras e os gestos deste contador de histórias, na acepção mais enraizada e abrangente do termo. O seu repertório inclui temas da tradição oral ouvidos e vividos em primeira-mão.

24 DE AGOSTO quarta 14h30

Estabelecimento Prisional de Beja

CONVERSAS ANDARILHAS com Ana Sofia Paiva 21h30

Centro Cultural de Beringel

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Ana Sofia Paiva

25 DE AGOSTO quinta 21h30

Mina da Juliana

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Luzia do Rosário

26 DE AGOSTO sexta 14h30

Salvada. Fundação Honório Raposo

CONVERSAS ANDARILHAS 21h30

São Matias

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Claúdia Fonseca


JOSÉ MAURO BRANT Actor, cantor, autor e diretor de óperas e espectáculos musicais , define-se com uma só expressão: “sou um contador de histórias”. Foi em 1993, junto ao PROLER que Brate começou a pesquisar a linguagem dos contadores de histórias nos ambientes de promoção da leitura. Recuperar e promover as cantigas de ninar e os contos tradicionais brasileiros, difundir o livro e a leitura, sempre foram a sua maior intenção. Já publicou 4 livros tem artigos publicados em livros de referência na área da narração.

26 DE AGOSTO sexta 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: ORALIDADE E JOGO CÉNICO NAS PRÁTICAS LEITORAS 21h30

Jardim Público . Auditório 1

com Rodolfo Castro

27 DE AGOSTO sábado 18h30

Jardim Público . Livro 1

CONTOS CONTIGO 21h30

Santa Clara do Louredo Pátio da creche

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Cláudia Fonseca


JUAN JOSE PRATT FERRER Juan José Prat Ferrer, nascido em Cuba, é investigador e professor na Universidade IE em Segóvia, com um percurso académico que passa por instituições como as universidades norte-americanas Yale, UCLA e Universidade de Saint Louis. Doutorado com especialidade em Literatura hispano-portuguesa e em Cultura e Comunicação, é autor de vários trabalhos sobre o conto tradicional, de destacar a “Bajo el Árbol del Paraíso” e a “Historia del Cuento Tradicional”, este último publicado pelas “Palabras de Candil”. O seu trabalho de investigação centra-se na teoria do folclore, na transmissão e recriação de narrativas tradicionais e na narração oral contemporânea.

25 DE AGOSTO quinta 15h00

Pax Julia Teatro Municipal Cafetaria

TERTÚLIA: CARTAS DE UM JOVEM NARRADOR 18h00

Jardim Público . Auditório 2

TERTÚLIA COM ANTÓNIO FONTINHA


LITERATURAS AFRICANAS Em 2011, Raja Litwinoff iniciou um projeto de divulgação literaturas africanas publicadas em língua portuguesa . Este projeto foi materializado num blog ww.literaturasafrikanas. blogspot.com . Na atividade “o blogue vai à rua”, foram realizado, desde 2014, feiras para aproximar públicos muito específicos destas literaturas tão pouco conhecidas em Portugal, inseridas nas seguintes actividades: Feiras do Livro de S.Tomé e Príncipe, da Associação MEN NON; Festival da Juventude KOVA M Festival; Encontro “O Feitiço do Batuque”, da Associação Cultural Moínho da Juventude no bairro da Cova da Moura na Damaia/Amadora; Palavras Andarilhas (2014); Festa da Diversidade da Associação SOS RAcismo, em Lisboa; e nas Semanas Africanas do Núcleo de estudantes africanos do ISCSP de Lisboa.

24 a 28 DE AGOSTO quarta a domingo a partir das 18h00 Jardim Público

MERCADINHO ANDARILHO


LIVROS DE H. FERNANDO DE ALMEIDA XAVIER Comércio a retalho de livros em estabelecimentos especializados.

24 a 28 DE AGOSTO quarta a domingo a partir das 18h00 Jardim Público

MERCADINHO ANDARILHO


MAFALDA MILHÕES Mafalda Milhões nasceu em Mirandela em 1978 e estudou no Instituto Politécnico de Tomar. Como autora, ilustradora e contadora de histórias, Mafalda é também editora e responsável pelo projecto editorial “O Bichinho de Conto”, e pela “Livraria Histórias Com Bicho”, espaço acolhedor de convite à leitura, que segundo a autora é “Uma livraria com um castelo plantado no horizonte, o mar e o sol que se acende e apaga todos os dias. Uma casa, um destino, uma aventura, para quem se atreve a ler o mundo. Uma livraria de campo onde a leitura se apresenta em estado puro”.

A PARTIR DE 24 DE AGOSTO

Biblioteca Municipal . Cave

UNIVERSOS POÉTICOS de Rachel Caiano e João Pedro Mésseder Concepção de Rachel Caiano e Mafalda Milhões 24 A 28 DE AGOSTO quarta a domingo Jardim Público

INSTALAÇÃO: CASAS ONDE CABE TODA A GENTE

25 DE AGOSTO quinta 15h00

Biblioteca Municipal . Cave

VISITA INTERPRETATIVA DA EXPOSIÇÃO “UNIVERSOS POÉTICOS “

27 DE AGOSTO sábado 15h00

Biblioteca Municipal . Cave

OFICINA: LER – CONSTRUIR SENTIDO -A PARTIR DO LUGAR, DA PALAVRA DA IMAGEM

28 DE AGOSTO domingo 10h45

Jardim Público . Auditório 2

FELICIDÁRIUS conversa com André da Loba


MANOEL GARRIDO + IBRAIM DIABATÉ É ator, contador e especialista em filologia árabe. Chega-nos de Sevilha onde trabalha desde os anos 90 com o coletivo Piratas de Alejandría, um projeto ligado à mediação da leitura que intervém social e educacionalmente através da promoção do livro, leitura e palavra viva. Ibrahim Dyabate chegou há 20 anos a este lado do estreito de Gibratar vindo do Senegal, com a sua Kora e o seu Djembe ao ombro, trazendo e transmitindo as palavras, histórias e cantos da música tradicional africana de tradição mandinga. Organiza o festival Dum Dum Ba (uma explosão de ritmos e cultura africana ). Em 2015 une-se a Manoel Garrido e aos Piratas de Alejandría com a inteção de difundir de viva voz as histórias contadas por los Griots .

24 DE AGOSTO quarta 22h30

Jardim Público . Auditório 1

PALAVRA DE GRIOT por Manuel Garrido e Ibrahim Dyabaté

25 DE AGOSTO quinta 11h30

Jardim Público . Canteiros

NARRARE HUMANUM EST

26 E 27 DE AGOSTO sexta 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: LEITURA COM JOVENS – PROJECTOS. PERGUNTAS, INQUIETAÇÕES


MARCELO FORTUNA Nasceu no Rio de Janeiro. Estudou teoria musical no Instituto Villa-Lobos, Composição e depois Violão (com Léo Soares e Turíbio Santos) na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também estudou Orquestração na Escola Brasileira de Música, com Nelson de Macedo, e Harmonia no CIGAM, com Estevão Teixeira e Ian Guest. Violonista e compositor, é professor de Violão clássico e Música de câmara além de atuar como arranjador e produtor musical.

24 DE AGOSTO quarta 21h30

Jardim Público . Auditório 1

com Cláudia Fonseca e Vitor Fernandes

25 DE AGOSTO quinta 24h00

Jardim Público . Auditório 1

DESCONCERTOS com Marcelo Fortuna


MARCO TAYLOR Cresceu em Lisboa, esteve em Beja mais de uma dezena de anos e atualmente reside na costa alentejana. Professor de Educação Visual e Educação Tecnológica. Autor desde 2013. Às Andarilhas traz os seus livros e as suas ilustrações (e mais umas coisinhas).

24 A 28 DE AGOSTO quarta a domingo A partir das 18h00 Jardim Público

MERCADINHO ANDARILHO


MARGARIDA FONSECA SANTOS Foi professora de Pedagogia e de Formação Musical em várias escolas, nomeadamente na Esc. Sup. de Música de Lisboa. Começou a escrever em 1993. Estudou Escrita Criativa, Escrita para Teatro, Guionismo e Curta-Metragem. Tem vários livros publicados, sendo a maioria na área infantojuvenil, estando mais de metade incluídos no PNL. Tem igualmente publicados dois livros de canções para os mais novos. Ganhou o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca e o Prémio Revelação em Ficção APE/IPLB, bem como o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes (Novela). Escreve regularmente para teatro, tanto para crianças como para adultos. Dinamiza oficinas de escrita criativa, escrita para teatro e escrita para crianças e jovens (com jovens, adultos e professores). Publicou, em Junho de 2015, o livro “AltaMente” – treino mental e uso pedagógico da metáfora (na sala de aula e em casa). É responsável pelo projeto www.77palavras.blogspot.com (desafios de escrita).

27 DE AGOSTO sábado 11h30

Jardim Público Auditório 1

CONTAR BREVE E BEM com João Pedro Messéder e Afonso Cruz

15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: 77 PALAVRAS – A MAGIA DOS MICRO. RELATOS


MARGARIDA JUNÇA - CONTRAPOS Évora viu-a nascer. Cresceu a olhar a planície como se fosse uma linha de horizonte. Cresceu com o cheiro e sabor de açordas, das ervas bravas e do pão acabado de cozer. Cresceu com uma máquina de costura a embalar-lhe os sonhos, sempre de orelha em alerta aos ditos dos mais velhos. Cresceu a picar-se nas silvas e a fazer esfoladelas nos joelhos. Fez-se educadora de Infância mas, desde cedo, um bichinho cheio de contos foi-lhe fazendo cócegas debaixo da língua, ao qual hoje vai dando voz. Criou o projeto Contrapos.

24 DE AGOSTO quarta 21h30

Mombeja . Largo da Igreja

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Luzia do Rosário

25 DE AGOSTO quinta 18h00

Jardim Público . Livro 3

CONTAR DE LIVRO NA MÃO


MARIA DO SAMEIRO Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Beja, Departamento de Artes, Humanidades e Desporto, lecionando unidades curriculares na área da literatura infantojuvenil e da literacia verbal. Membro da Equipa da Rede Internacional de Universidades Leitoras no IPBeja. Coordenadora da pós-licenciatura em Comunicação Educacional e Gestão da Informação – Bibliotecas Escolares (2008-2011). Coordenadora do Núcleo Regional de Beja do Programa Nacional de Ensino do Português no 1º Ciclo do Ensino Básico (2007-2010). Membro da Comissão Nacional de Coordenação e Acompanhamento do Programa Nacional de Ensino do Português no 1º Ciclo do Ensino Básico (2006-2008).

24 DE AGOSTO quarta 18h00

Jardim Público . Auditório 2

TERTÚLIA COM JOSÉ ANTÓNIO GOMES E ELIANE GANEM Moderação


MARIA JOSÉ BARRIGA Natural de Beja. Licenciada em Cravo pelo Conservatório Superior de Haia (Holanda) sob a orientação do cravista Ton Koopman. Curso Geral de Piano pelo Conservatório Nacional de Lisboa. Mestre em Ciências Musicais (Etnomusicologia/UNL). Doutoranda em Psicologia e Ensino da Música na área da Infância. Investigadora do Cesem/UNL em Educação e Desenvolvimento Humano. Atividade concertística enquanto cravista. Docente na Academia de Música Santa Cecília. Directora do Estúdio Mousiké (Lisboa).

26 DE AGOSTO sexta 11h30

Jardim Público . Auditório 1

TERRITÓRIOS / CONTEXTOS / INTERVENÇÕES com Giacomo Scalisi

27 DE AGOSTO sábado 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: COMUNICAR, CRIAR E MUSICAR NA INFÂNCIA


MARIA TERESA ANDRUETTO Nasceu em Cabral, Argentina, em 1954. Publicou livros para crianças e jovens, novelas, contos, poesia. Obteve entre outras distinções, o “Premio Iberoamericano a la Trayectoria en Literatura Infantil SM 2009”, prémio Hans Christian Andersen 2012, considerado o Nobel para os escritores de Literatura Infantil. Traduzida em diversas línguas, desenvolve uma intensa tarefa de promoção e reflexão sobre leitura, literatura e leitores. Os seus ensaios foram reunidos em “Hacia una literatura sin adjetivos” (Comunicarte, 2009; editado em português por Pulo de Gato, 2013) e “La lectura, otra revolucion” (FCE, 2014)

26 DE AGOSTO sexta 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: ESCRITA EM CONTEXTO ESCOLAR

27 DE AGOSTO sábado 10h00

Jardim Público . Auditório 1

CONFERÊNCIA: A PALAVRA COMO INSTRUMENTO

18h00

Jardim Público . Auditório 2

ESTAR À CONVERSA com Andreia Brites (Revista Blimunda – Fundação José Saramago) e Sérgio Letria (Fundação José Saramago)


MARIANA MACHADO Nasceu no Porto em 1982. Intitulada por alguns como “a contadora das emoções”, desenvolve vários projetos alargados a diversos públicos e idades, em que a narração é um meio para o despertar de competências emocionais e de contribuição ativa para inclusão social. “Acredito desta forma estar a contribuir para um mundo mais positivo!”

25 DE AGOSTO quinta 17h30

Penedo Gordo Casa do Povo

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Vitor Fernandes 19h00

Jardim Público . Livro 1

CONTOS CONTIGO

26 DE AGOSTO sexta 19h30

Jardim Público . Livro 2

CONTOS CONTIGO


MARINA PALÁCIO Nasceu em Lisboa em 1971. Ilustradora, autora de banda desenhada, artista-educadora e realizadora de cinema de animação. Tem escrito e ilustrado diversos livros para a infância e realiza as Oficinas de Leitura e Criatividade – Educação pelo Livro, Arte e Natureza para crianças. Sensibilizando para as diferentes formas de leituras dos Livros e do Mundo através de criação de laboratórios plásticos, ilustração, natureza, ciência e humanismo provocando experiências estéticas, poéticas, sensoriais e imaginativas. Ver, Ler, Estudar e Interpretar a realidade representando-a com consciência crítica desenvolvendo uma atitude positiva e otimista perante a vida. Formar Leitores inteligentes culturalmente criativos e ativos na nossa sociedade e no mundo. Acredita mesmo que “Ser Criativo”, é uma ferramenta para a vida.

26 E 27 DE AGOSTO sexta e sábado 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: A CIÊNCIA POÉTICA – UMA VISITAPERCURSO SENSÍVEL E PERFORMATIVA AO ANIMALIUM - MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

27 DE AGOSTO sábado 11h00

Jardim Público . Livro 1

OFICINA DO LOBO


MERCADINHO ANDARILHO|JARDIM PÚBLICO - OUTROS AH!- QUIOSQUE Lojinha de artes, com desenhos de Suza Monteiro e Pedro Fernandes. BARRACA SUKA SUKA Livros e outras utilidades literárias, pela Arte Pública Artes Performativas de Beja. POET.ARTE Instalação pelo Agrupamento de Escolas nº 2 (RBE) QUIOSQUE DAS PALAVRAS Frescos|Naturais|Ilustrados, pelo Grupo de finalistas-Escola Sec. Diogo de Gouveia de Beja

24 A 28 DE AGOSTO quarta a domingo A partir das 18h00


MIGUEL HORTA Nasceu em 1959. É um Pintor que se dedica à partilha e comunicação com o Outro. Intervém em museus, bibliotecas públicas e escolares, bairros problemáticos, estabelecimentos prisionais, ruas e praças. Horta é ainda autor/ilustrador de literatura infanto-juvenil (Pinok e Baleote-PNL, Dacoli e Dacolá-PNL e Rimas salgadas- PNL). Contador de histórias: intervém em contextos muito variados, narrando com regularidade nas “Palavras Andarilhas”. Formador na área da mediação leitora e mediação junto de necessidades educativas especiais. Integra o projeto 10x10 do Programa Descobrir/Gulbenkian. Fundou, com Maria José Vitorino a Laredo A C.

27 DE AGOSTO sábado 11h00

28 DE AGOSTO domingo 11h00

Lar da CerciBeja

Centro de Paralisia Cerebral

15h00

17h00

CONTOS CONTIGO

PARA UMA MEDIAÇÃO DIFERENTE tertúlia sobre leitura e ENE (mediação)

CONTOS CONTIGO

Biblioteca Municipal Auditório

CONTOS CONTIGO

Jardim Público Casa do Contador


PASTA E BASTA. UM MAMBO ITALIANO. TEATRO CULINÁRIO Adorar, do latim ad oris, significa “levar à boca”. Comer é como beijar. Comendo ingredientes do Oriente ao Ocidente, do Norte ao Sul, beijamos o mundo todo. Adorar o mundo em toda a sua expressão, fazer com que seja parte de nós. Pasta e Basta é isto: comer o mundo, comer histórias. A história que vos contamos é feita de três pratos que são um encontro de quatro geografias: Índia, Cabo Verde, Portugal, Itália. Juntos fazemos e comemos massa, um agente secreto que nos instiga a olhar o mundo com outros olhos – ou com outra barriga!

25 . 26 E 27 DE AGOSTO quinta . sexta . sábado

28 DE AGOSTO domingo

18h30

11h30

Rua D. Afonso Henriques , 4 (Junto ao Mercado Municipal) Faça a sua reserva no secretariado

Rua D. Afonso Henriques , 4 (Junto ao Mercado Municipal) Faça a sua reserva no secretariado


PAULA CUSATI Mediadora de leitura. Trabalhou durante vários anos numa Biblioteca Municipal, onde foi responsável pelas actividades de Animação e Promoção da Leitura, criando diversos projectos para variados públicos. Foi animadora do projecto Cata Livros (Fundação Gulbenkian). É mestranda em Promoção da Leitura e Literatura Infantil na Universidade de Castilla - La Mancha. Mantém o blogue www.mediarleituras.blogspot.com .

26 DE AGOSTO sexta 19h30

Jardim Público . Livro 3

CONTAR COM LIVRO NA MÃO


PAULA ESTORNINHO Nasceu em Moçambique em 1965. Vive e trabalha em Serpa. Estudou Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, 1989. Em 1994 ingressa na Câmara Municipal de Serpa, onde desempenha funções de técnico superior em arquitetura na área de projeto. Tendo desenvolvido entre vários projetos a Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra de Serpa. Atualmente desempenha funções na área da cultura. DESENCAIXEM! São treze caixas ou casas. Cada casa abriga uma boneca. Em cada boneca mora uma história. Relíquias de gaivota, aparos de canetas, chuvas de alfinetes, fios, jardins escondidos, as pequenas surpresas guardadas em caixas.

A PARTIR DE 24 DE AGOSTO

Biblioteca Municipal . Cave

EXPOSIÇÃO : DESENCAIXEM!


PAULO COLAÇO Natural de Beja, iniciou-se na música com seis anos de idade, com o padre António Cartageno. Estudou Guitarra no Conservatório do Baixo Alentejo, no Conservatório de Évora e na escola de Jazz do Hot Club Portugal. Participou em vários workshops internacionais, dos quais se destacam a Academia da Remsheid (Alemanha), em 1990, com o Prof. Werner Engler, e em 1992 na fundação Caloust Gullbenkien, com o Prof. Frank Kölges. Descendente de uma família rural de Castro Verde/Almodôvar, e muito cedo se familiariza com o cante tradicional, mas só mais tarde se dedica ao seu estudo. Em 1998 conhece a Viola Campaniça e desde então dedica-se ao estudo da Viola do Alentejo. Desde Setembro 2014 que ensina cante alentejano, nas turmas do 1º ciclo do Agrupamento Nº2 de Beja (cidade e freguesias rurais), no âmbito do Projeto “Herança com Raízes - cante na escola”.

27 DE AGOSTO sábado 00h00

Jardim Público . Auditório 1

CANTAR JUNTOS


POEMAS PARA BOCAS PEQUENAS Construído a partir de poemas de autores portugueses, de visitas ao cancioneiro popular e de pequenas pontes verbais que aconchegam a lógica que guiará o corpo, a linguagem, o pensamento e a imaginação numa viagem que queremos plena de experiências musicais e sensoriais. É um espectáculo de poesia para a infância centrado em temáticas que fazem parte do nosso mundo e de questões importantes da vivência nesta faixa etária como a família, a casa, o corpo; aquilo que os rodeia como os ciclos da natureza, o espaço, o desconhecido; e as coisas que não gostamos de fazer ou aquelas que nos dão que pensar. Orientado por simples formas sonoras, espaciais e visuais que, ora enquadram, ora escondem, ora revelam palavras faladas, entoadas ou cantadas, este recital quer propôr o ato de pensar e de sentir poesia.

27 DE AGOSTO sábado 18h30

Pax Julia Teatro Municipal

ESPECTÁCULO DE POESIA PARA A INFÂNCIA Direção, escrita e interpretação de Margarida Mestre. Cocriação, direção musical e interpretação de António Pedro


POLEX POLEGAR… O Polex – o polegar com asas . Um acessório de leitura que permite ler, marcar e dizer. O seu nome surge do latim pollex, que significa polegar. Desta forma põe em destaque a importância evolutiva que o polegar representa. Foi graças à oposição do polegar, há mais de 6 milhões de anos, que ganhámos a capacidade de agarrar objectos, nomeadamente uma caneta, e assim pôr em papel as palavras que saíam da boca. Com um design de inspiração alentejana, foi pensado para ser prático e acompanhar qualquer livro que se esteja a ler.

24 a 28 DE AGOSTO quarta a domingo a partir das 18h00 Jardim Público

MERCADINHO ANDARILHO


PRODIDÁCTICO Prodidáctico é um projeto que visa estabelecer a ligação entre leitores e as editoras por nós representadas. Os livros por nós comercializados são cuidadosamente selecionados tendo em vista a qualidade editorial para satisfazer os nossos leitores.

24 a 28 DE AGOSTO quarta a domingo a partir das 18h00 Jardim Público

MERCADINHO ANDARILHO


RACHEL CAIANO Rachel Caiano é uma artista plástica, com uma formação que passou pelas artes para o palco - nomeadamente cenografia e figurinos - e pela arquitectura. Tem vindo a desenvolver projectos em diversas áreas entre as quais se destaca a ilustração, com diversos trabalhos publicados em revistas, jornais e livros. Entre outros, ilustrou os livros da série “O Bairro”, de Gonçalo M. Tavares. Trabalha também na edição de objectos de autor. Em 2005 desenvolveu um projecto artístico - com o objectivo de explorar a relação das crianças com objectos, ideias e conceitos - para o espaço do Teatro Aveirense.

A PARTIR DE 24 DE AGOSTO

Biblioteca Municipal . Cave

UNIVERSOS POÉTICOS de Rachel Caiano e João Pedro Mésseder Concepção de Rachel Caiano e Mafalda Milhões


RÁDIO DOS MIUDOS É a primeira rádio portuguesa para crianças que iniciou as emissões experimentais em Novembro de 2015. É uma rádio exclusivamente on-line, com emissão 24 horas/7 dias por semana. O projeto foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na última edição do concurso FAZ-IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA 2015, um concurso de empreendedorismo social na diáspora. Destina-se a todas as crianças, pais e educadores, portugueses ou luso-descendentes que vivem em Portugal, no estrangeiro e nos PALOP e pretende dar às crianças portuguesas uma rádio à sua medida, com conteúdos, música, linguagem e informação adaptados às suas idades. É media partner desta edição.

24 A 28 DE AGOSTO quarta a domingo Jardim Público

siga-os em

HTTP://WWW.RADIOMIUDOS.PT


RAQUEL LIMA Raquel Lima é uma jovem autora e activista do movimento Poetry Slam.Tem participado em várias edições do Festival Silêncio, e em 2011 venceu a 3ª edição do Poetry Slam Portugal. Foi convidada a participar em eventos internacionais de Poetry Slam em Itália, França, Polónia, Reino Unido, Bélgica, Brasil, Estónia, Espanha, Holanda, Suécia, Suiça e São Tomé e Príncipe. Faz a Coordenação geral e Direcção Artística do PortugalSLAM - Festival Internacional de Poesia e Performance. Realiza o Poetry Slam Sul em Almada desde 2012. É fundadora da Associação Cultural Pantalassa, licenciada em Estudos Artísticos pela FLUL, e actualmente é Bolseira FCT no Centro de Estudos Comparatistas.

26 E 27 DE AGOSTO sexta e sábado 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: SLAM POETRY

27 DE AGOSTO sábado 21h30

Jardim Público . Auditório 1

PALAVRAS NÃO ERAM DITAS JÁ OS CAJADOS BAILAVAM com Rosa Helena Moita


RITA MORIÉS Os caminhos da leitura cruzaram a sua vida profissional. A paixão do LER e o gosto pela leitura foi crescendo, com muitos segredos para revelar e cheia de sonhos, licenciou-se em Animação Sociocultural. Iniciou a sua atividade profissional em 2004 como Mediadora de Leitura, onde descobriu a importância do “contar e ouvir contar” no desenvolvimento da criança. Fez a pós-graduação em Livro Infantil na Universidade Católica de Lisboa. Trabalhou em bibliotecas, escolas e em IPSS. Regularmente desenvolve atividades de animação de leitura contribuindo para formar novos leitores e fomentar hábitos de leitura.

27 DE AGOSTO sábado 11h00

Jardim Público . Livro 3

CONTAR PARA BÉBÉS


RODOLFO CASTRO “O meu primeiro nascimento foi em Argentina em 1965.” Iniciou o seu percurso de contador de histórias em 1993. Desde então dedica-se a contar histórias, algumas das quais foram editadas em Portugal. Atualmente apoia a gestão da livraria Gatafunho e faz parte da Associação Cultural Partilha Narrativa, em Oeiras. Continua a contar histórias, a escrever e a dar formação na área da leitura e da narração oral.

25 DE AGOSTO quinta 11h30

Jardim Público . Canteiros

NARRARE HUMANUM EST

26 DE AGOSTO sexta 18h30

Jardim Público Tenda dos livreiros

Jardim Público . Livro 3

CONTAR DE LIVRO NA MÃO

APRESENTAÇÃO DO LIVRO - A DONZELA FEROZ. Rodolfo Castro & André da Loba, pela Livraria Gatafunho

21h30

21h30

CONTOS D’IR Ó FRESCO

com José Mauro Brant

19h00

Baleizão . Casa do povo

Jardim Público . Auditório 1

27 DE AGOSTO sábado 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: A VOZ DOS LIVROS - LABORATÓRIO TEÓRICO PRÁTICO PARA CONTAR COM LIVROS

18h30

Jardim Público Tenda dos livreiros

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “UM HOMEM DE MAR” de Rodolfo Castro, pela Livraria Gatafunho 21h30

Trindade Escadinhas da igreja

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Thomas Bakk


RODORIN Durante muito tempo busquei o nome do mistério da cascavel, nesse primeiro dente que ela guarda como recordação da infância, e que podendo fazê-la mortal, fá-la risonha. Até que ao día em que dei com a palavra “Rodorín”, como a intima traquinice da cascavel, o seu dente ausente que lhe dá o seu sorriso especial. De que rio de pedrinhas quase invisíveis vêm esses cantos rodados que há no fundo das cascavéis e que são a sua alma alegre e bendita. Sem essa pedrinha escondida as cascavéis seriam mudas e pouco inteligentes. O segredo, pois, da astúcia da cascavel está nesse ardil que tem o nome saltitante de “Rodorín”.

26 DE AGOSTO sexta

27 DE AGOSTO sábado

22h00

15h00

Jardim Público . Auditório 1

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: COM QUE OBJECTO 19h30

Jardim Público . Livro 3

CONTOS CONTIGO


SANTANA JEWELRY ART Santanajewelry é uma marca de jóias de autor, onde o elemento principal é a missanga de vidro de alta qualidade. O processo é totalmente artesanal, onde cada peça é delicada, extremamente elaborada, muito cuidada, criativa e artística. Todos os elementos são bordados, um a um, usando apenas agulha e fio. Tudo começa numa ideia ou imagem bastante geral e abrangente. Nesta mostra estarão presentes peças que foram inspiradas em contos tradicionais, mas também serão apresentadas outras cujo motivo tiveram origem na paisagem, nas tradições e cultura do concelho de Castro Verde, onde a literatura acompanha e completa cada peça, remetendo para a sua identidade.

24 a 28 DE AGOSTO quarta a domingo a partir das 18h00 Jardim Público

MERCADINHO ANDARILHO


TERESA MARTINHO MARQUES Nasceu em Lisboa no ano de1962. É geóloga, mestre em ciências da educação (tecnologias), professora de matemática/ ciências e formadora de professores. Atualmente coordena o Departamento de matemática e ciências exatas na Escola básica de Azeitão, colaborando com o CCTIC da ESE/IPS Setúbal (projeto EduScratch). Tem publicados alguns livros de literatura infanto-juvenil, para além de já ter participado em várias Colectâneas.

28 DE AGOSTO domingo 19h00

Jardim Público . Auditório 2

NOVAS VOZES com Carlos Canhoto


THOMAS BAKK - SENHOR DOS CORDÉIS Brasileiro de sotaque, português de coração, o seu nome é Thomas Bakk, contador de profissão. Conta histórias que são da sua própria autoria e utiliza a narração, com linguagem de poesia. Há muito nessa viagem, vive de hotel em hotel, carregando na bagagem as histórias de cordel. E nessas suas andanças conheceu sítios bués! Para adultos e crianças, é “O Senhor dos Cordéis”!

25 DE AGOSTO quinta 11h30

Jardim Público . Canteiros

NARRARE HUMANUM EST

27 DE AGOSTO sábado 21h30

Trindade Escadinhas da igreja

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Rodolfo Castro


TIXA (PATRICIA AMARAL) Licenciada em Estudos Portugueses, com especialização em Cultura Portuguesa, colaborou com o Centro de Estudos Ataíde Oliveira (Investigação Científica em Tradição Oral), onde se apaixonou irremediavelmente pelo património oral português e onde encontrou o maravilhoso universo dos contadores de histórias. Fez-se contadora em 2002 e já percorreu o país de alto a baixo, contando e fazendo contar, sempre com a sua primeira paixão: os contos tradicionais, que compõem todo o seu repertório. Apresenta-se de forma simples, colocando no seu repertório todo o protagonismo. Quer isto dizer: conta sem artifícios ou recurso a outras técnicas, que não a da palavra contada.

28 DE AGOSTO domingo 11h00

Jardim Público . Livro 2

CONTOS CONTIGO 19h00

Albernoa . Parque

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Ângelo Torres


VÂNIA BELIZ Nasceu em Lisboa em 1978, licenciada em psicologia clínica e Mestre em Sexologia. Depois do trabalho com adultos que deu origem ao Livro “Ponto Quê, Prazer no Feminino”, começou a trabalhar em educação sexual com jovens, percorrendo escolas de todo o país. Apresentou durante 3 anos na, TV, uma rubrica sobre sexualidade no programa Curto Circuito da Sic Radical. Em 2016 lançou em co-autoria um livro de educação sexual, “A viagem de Peludim”, onde irá incidir o seu trabalho de investigação como doutoranda do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

26 DE AGOSTO sexta 18h30

Jardim Público . Livro 4

PELUDIM E AS PERGUNTAS PELUDAS

27 DE AGOSTO sábado 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: A VIAGEM DE PELUDIM. UM INSTRUMENTO NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL E DE GÉNERO NA INFÂNCIA...


VERGÍLIO ALBERTO VIEIRA Nasceu em Braga em 1950. Poeta, ficcionista, autor de livros para a infância. Cursou Letras na Universidade do Porto, fixando-se em Lisboa onde, a partir de 1993, exerceu funções docentes até 2009. Encontra-se representado em antologias editadas em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Bulgária, Hungria, Estados Unidos, México, Marrocos, Moçambique e Brasil. Entre 1975 e 2000, escreveu sobre livros no Diário de Lisboa, revista África, Jornal de Notícias e semanário Expresso. Nos últimos anos publicou: “Minhas cartas nunca escritas”/ narrativa (2012), “As batalhas fingidas”/ crítica (2013), “Oratória do vento”/ teatro (2015), “Minha mulher a solidão” / diário (2015), “Todo o trabalho toda a pena”/ obra poética (2016). Integrou as Direcções da APE, PEN Clube Português, IBBY e Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

25 DE AGOSTO quinta 15h00

Biblioteca Municipal Auditório 2

CONTOS DE MENTIRAS PERFEITAS - DA VERDADE E DA MENTIRA NA LITERATURA com Xabier Puente Docampo

26 DE AGOSTO sexta 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: ESCRITAS BREVES


VITOR FERNANDES Natural do “Reino Maravilhoso” de Trás-os-Montes. Na infância passava o tempo a ouvir as histórias contadas pela sua avó, e para adormecer pedia histórias à sua mãe, ela contava, cantava ou inventava histórias. Narrador que busca manter a força da tradição, o seu repertório é repleto de contos de amor, de humor, de vivacidade, astúcia e emoção da tradição oral portuguesa.

24 DE AGOSTO quarta 19h00

Jardim Público . Livro 1

CONTOS CONTIGO 21h30

Jardim Público . Auditório 1

com Cláudia Fonseca e Marcelo Fortuna

25 DE AGOSTO quinta 14h30

Centro Social e Paroquial do Salvador de Beja

CONVERSAS ANDARILHAS

17h30

Penedo Gordo Casa do Povo

CONTOS D’IR Ó FRESCO com Mariana Machado


XABIER P. DOCAMPO Nasceu na Galiza em 1946. Professor, escritor, contador, ator de teatro, guionista e promotor da língua e da cultura galega, para além de ser mediador de leitura e especialista em bibliotecas escolares. Tem recebido diversos prémios literários ao longo dos anos, doa quais se destacam: em 1995 -“Prémio Nacional de literatura infantil e juvenil”, com a obra “Cando petan na porta pola noite” (Quando de noite batem à porta), selecionada como uma das cem melhores obras do siglo XX espanhol segundo a Fundación Germán Sánchez Ruipérez; em 2013 “Premio da AELG para a melhor obra de literatura infanto-juvenil desse ano, com a obra “A illa de todas as illas” ( A ilha de todas as ilhas). O seu trabalho pedagógico integra a chamada “Nova Escola Galega”. Participou em diversos eventos, em paises da Europa e América, como narrador e como conferencista sobre narração oral e sobre a origem e a filosofia da oralidade.

25 DE AGOSTO quinta 15h00

Biblioteca Municipal Auditória 2

CONTOS DE MENTIRAS PERFEITAS - DA VERDADE E DA MENTIRA NA LITERATURA com Vergílio Alberto Vieira

26 DE AGOSTO sexta 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: NARRARE HUMANUM EST


YOSHI HIOKI Yoshi Hioki é oriundo de Hirakata, Osaka, Japão. Pintor e narrador residente em Barcelona desde 1991, desenvolve diversas actividades como conferencista e docente das actividades culturais para o Museu Etnológico e para a Casa Àsia de Barcelona. A partir de 1999 , dedica-se profissionalmente a contar contos, mitos, lendas e relatos literários, principalmente do seu país, o Japão.

26 DE AGOSTO sexta 15h00

Escola Secundária Diogo de Gouveia

OFICINA: IMAGENS VIBRANTES

27 DE AGOSTO sábado 19h30

Jardim Público . Livro 1

CONTOS CONTIGO sessão em Castellano

22h00

Jardim Público . Auditório 1

com Ângelo Torrres

28 DE AGOSTO domingo 11h30

Jardim Público . Canteiros

NARRARE HUMANUM EST com Corália Rodriguez


Todos os caminhos vão dar a Beja, a cidade dos contos.

Organização: Câm. Mun. de Beja Coprodução: Ouvir e Contar — Ass. de Contadores de Histórias

Cofinanciado:

ILUSTRAÇÃO: ©ANDRÉ LETRIA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.