DOKIMOS

Page 89

BenneDen

doloridas quanto foram no passado. A verdade é que elas jamais podem ser totalmente esquecidas ou apagadas. Podem e devem ser controladas, subjugadas e mantidas sob domínio do Espírito Santo. Quanto mais tentamos, com nossas próprias forças, manter as memórias negativas fora de alcance do nosso consciente, tanto mais poderosas elas se tornam no inconsciente. Desde que não lhes seja permitido ter acesso ao consciente, elas são infiltradas disfarçadamente em nossa personalidade, de forma prejudicial. Algumas aparecem em forma de males físicos, hábitos comportamentais, ciclos repetidos de depressão, revolta, frustração, etc. A mente humana tem um mecanismo de defesa capaz de bloquear algumas memórias, suprimindo as lembranças dolorosas de fatos que não temos condições de enfrentar em dado momento. Mas, a defesa não é completa. Embora haja um bloqueio das memórias, há registros inconscientes e vazamentos disfarçados e esporádicos para a personalidade. Quase sempre estas memórias negativas, desapercebidas, explodem em algum ponto do curso de nossa vida e começam a afetar a nossa maneira de ser. “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Ef 4:26).

A existência de mágoas ocultas e emoções reprimidas abrem as portas para as maldições. A mágoa plantada no coração é como um veneno que você toma e espera que o outro morra (mas, quem está se envenenando é você!). Há pessoas que vivem no veneno. 89


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.