Anuário Bela Santa Catarina

Page 78

78 ANUÁRIO BELA SANTA CATARINA | BEM-ESTAR

A vila gastronômica serve outros pratos da culinária alemã, como o “eisbein” (joelho de porco), “kassler” (chuleta de porco) e “bockwurst” (salsicha), tudo, é claro, acompanhado de um bom caneco de chope gelado.

alemães, como a música, a dança, o folclore, a gastronomia e o chope. Tirolerfest De colonização austríaca, a cidade de Treze Tílias promove todos os anos a mais bela festa fora do Tirol. Os visitantes são contagiados pela alegria e pelo espírito festivo da dança, da música e dos grupos folclóricos. A saga dos imigrantes é revivida nos desfiles alegóricos. Consome-se muito chope e comida típica da Áustria. Heimatfest É a Festa das Origens realizada na cidade de Forquilhinha. São homenageadas as etnias colonizadoras do município: alemã, italiana, polonesa, japonesa, portuguesa e negra. A programação do evento inclui desfiles, apresentações artísticas e musicais, exposições e bailes. A diversidade gastronômica é outro atrativo.

Olha o peixe! Criada em 1987, a Marejada – Festa Portuguesa e do Pescado procura mostrar a cultura herdada dos colonizadores açorianos e as tradições pesqueiras, base da economia do município de Itajaí por muitos anos. Em diferentes espaços, distribuídos pelo Centreventos Itajaí, a Marejada reúne várias alternativas para o público. Destaca a gastronomia típica açoriana e as atrações folclóricas, como as danças portuguesas e o fado.

Oberlandfest As tradições germânicas também são festejadas em Rio Negrinho. Nos dias de Oberlandfest acontecem tradicionais bailes animados por bandas típicas, desafios entre serradores de lenha, concursos de tiro ao alvo e de tomadores de chope em metro. Para acompanhar, muita comida típica.

Fotos: divulgação

Tem espaço garantido na festa o Boi-de-mamão, um folguedo encenado com alegre coreografia e ao som de uma cantoria contagiante que encanta e envolve crianças e adultos. Também atrai o público a cantoria do Terno de Reis, expressão cultural de origem portuguesa que se mantém viva nas manifestações folclóricas de Itajaí e região. Tiro ao alvo A Schützenfest (Festa dos Atiradores) é o principal instrumento de resgate das tradições germânicas de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu. Durante dez dias são realizados campeonatos de tiro ao alvo entre clubes de todo o país e desfiles alegóricos e servidos pratos típicos com animação de bandas alemãs. Festa do Imigrante O evento foi criado para resgatar e preservar as tradições germânicas dos habitantes da cidade de Timbó. Oferece a oportunidade de contato com as mais autênticas expressões da herança dos imigrantes

Oktoberfest de Itapiranga Realizada pela primeira vez em 1978 na comunidade de Linha Becker, interior do município de Itapiranga, extremo oeste de Santa Catarina, quase na fronteira com a Argentina, a primeira Oktoberfest do Brasil, como gostam de mencionar os moradores da cidade, enfatiza as manifestações culturais dos descendentes alemães como a dança, o folclore, a gastronomia típica, o costume de beber chope e praticar tiro ao alvo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.