Catálogo de Ferramentas

Page 388

GUIA BELENUS

GALVANIZAÇÃO A galvanização ou processo de zincagem consiste em proteger o arame com o elemento químico Zinco (Zn) através de um banho do produto derretido. O Zinco, em temperatura elevada, funde-se à superfície do arame, formando diversas camadas com diferentes composições e dosagens de Zinco + Ferro. Vejamos, em uma ilustração, como fica a estrutura do arame após a zincagem:

A camada de Zinco poderá ser, então, uma camada simples ou uma camada pesada:

Galvanização Leve:

70g/m2 de Zinco, utilizando-se como referencial o BWG 12. É a galvanização mais utilizada. É indicada para regiões onde os fatores externos são menos corrosivos, tais como área rural.

Galvanização Pesada: (tripla galvanização ou tripla zincagem) Zn3 – 210g/m2 de Zinco, utilizando-se como referencial o BWG 12. É uma zincagem especial que protege o arame 3 vezes mais que a zincagem convencional. Esta proteção significa que em relação ao aço, o Zinco tem preferência de oxidação – ele se sacrifica reagindo com os fatores naturais (umidade, temperatura) do ambiente e protegendo o aço. Quando o Zinco é exposto a atmosfera, os fatores corrosivos naturais reagem ao Zinco, e forma-se sobre ele uma camada de óxido de Zinco (oxidação branca) que atua como uma barreira contra a corrosão, protegendo a estrutura do arame. Produtos com esta galvanização são indicados para regiões que apresentam maior corrosão, devido a 388

chuvas ácidas e maresia e para áreas onde o material permanecerá submerso por longos períodos (Pantanal Mato-Grossense), em plantações que receberão grande quantidade de defensivos agrícolas (como as culturas aéreas), ou ainda arames para cercas elétricas. Em ambiente normal tem-se que o consumo de Zinco possa atingir até 4g/m2 por ano. Em ambiente mais corrosivo como litoral, o consumo é aproximadamente cinco vezes maior, ou seja, em torno de 20 g/m2 por ano.

CARGA DE RESISTÊNCIA À TRAÇÃO A carga de ruptura é a carga final efetiva que produz a ruptura do arame durante um teste de tração, ou seja, esticar o fio do arame. Na prática, para a fabricação de um arame são utilizados valores tabulados que indicam a denominada Carga de Ruptura Mínima. Qualquer arame, colocado no banco de ensaio de tração, sofrerá ruptura um valor superior à Carga Mínima especificada nas tabelas para esse arame. Assim, por exemplo, um arame classificado com carga de resistência de 250 KgF (Kilograma-Força), irá sofrer ruptura quando aplicado a ele uma carga superior a 250KgF.

ARAME FARPADO O arame farpado é composto por quatro fios de arame; dois fios formam as farpas e dois fios são torcidos para formar a corda do farpado. As farpas são inseridas externamente no local onde ocorre a mudança de direção do giro da torção. A diferenciação se dá no que chamamos no sentido da torção do arame: Torção alternada: significa que a corda do arame é torcida em sentido horário e anti-horário, alternadamente. Torção contínua: a corda é torcida em apenas um sentido.

www.belenus.com.br

Fotos meramente ilustrativas

ARAME


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.