Uma Viagem Inesquecível - Diário de bordo 2010-11

Page 1

UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

1

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

1

25/6/2012, 14:13


Colabore ANSELMO com a produção cultural. MARCOS FERREIRA FRANCO A reprodução não-autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

ISBN

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita do Autor.

Rua Luiza Macuco, 56/57 Cep 11015-060 - Santos - SP Tel.: (13) 3222-2656

Direitos autorais requeridos.

www.demargrafica.com.br

2

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

2

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

por José Carlos Silvares

20103- 2011

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

3

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

4

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

4

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Introdução NOSSO PONTO DE ENCONTRO por Marcos A F Franco, governador distrital

A

ideia deste livro surgiu de pedidos da equipe inovadora para rever-nos. Muitos sugeriram que eu agendasse um dia para uma confraternização, para matar a saudade, colocar a conversa em dia, saber o que cada um está fazendo, como um grupo de amigos faz, constantemente. Surgiu aí, a ideia de cada um elaborar um texto, expressando sua opinião e sentimentos sobre a nossa gestão. Um livro reunindo diversos textos gravaria permanentemente os melhores momentos de um ano muito especial para todos desse grupo e seria o nosso eterno ponto de encontro. Iniciamos os contatos, pedimos para cada presidente e governador assistente elaborar um texto do seu jeito e, que juntasse a ele, uma foto. A maioria o fez, uns mais rápidos, outros nem tanto. Pedi, também, para alguns integrantes da equipe distrital textos especiais, lembrando os fatos que foram mais marcantes e inovadores em nossa gestão. 5

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

5

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Fomos privilegiados com um ano fantástico, fruto de uma simbiose de todos os companheiros inovadores que, ainda sem uma grande experiência, acreditaram que poderiam motivar o nosso distrito, cada um ao seu modo, com um estilo pessoal próprio, mas que somando as qualidades se agigantaram e realizaram uma gestão inovadora inesquecível. Após o nosso treinamento, por ocasião da Assembléia Internacional, em San Diego, com a divulgação do lema UNINDO CONTINENTES, decidimos chamar nossos presidentes de INOVADORES. Muito se tem falado sobre a necessidade de se inovar em Rotary, vimos uma oportunidade e ambiente propício para isso. Desde 1991 nosso distrito identifica seus presidentes por um nome inspirador, para motivá-los na busca de metas do seu lema anual. Inovar é fazer algo melhor para as pessoas, é agregar valor ao nosso serviço, buscando o que cada um tem de mais valioso, motivando assim cada rotariano para que ele acredite que ao promover o ideal de servir, ele estará beneficiando mais a humanidade e contribuindo para a paz mundial. Realizamos todos os programas definidos pelo Rotary International, acrescentando algo novo, visando motivar ainda mais os presidentes e a equipe distrital dando mais ferramentas para que eles pudessem desenvolver os seus clubes. Este livro é mais uma prova de algo inédito. As próximas páginas mostrarão as principais inovações, descritas por vários companheiros que entenderam a nossa proposta e contribuíram para o sucesso alcançado. Incentivamos cada presidente a levar a alegria, a família e o companheirismo para os seus clubes, pois esses ingredientes são os verdadeiros combustíveis para motivação dos rotarianos. Tivemos sucesso, pois, para atingir os resultados obtidos, somente com o envolvimento da grande maioria do distrito. A soma das partes foi maior do que uma simples soma, rendeu um número fabuloso em todos os aspectos, resultados que em muitos momentos parecia inviável. Foram novos projetos, novos associados, uma grande contribuição para a Fundação Rotária e um companheirismo incalculável. Theodore Roosevelt disse: “Seja prático e generoso em seus ideais, mantenha seus olhos nas estrelas e seus pés no chão”. Foi com esse pensamento que tive o privilégio de guiar o nosso distrito. Pensar grande custa o mesmo que pensar pequeno, a diferença é que, pensando grande, podemos beneficiar mais pessoas.

6

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

6

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Nosso distrito é referência para muitos outros. Temos uma responsabilidade a mais. Assim como um produto líder de vendas, as grandes mudanças e experiências inovadoras devem ser feitas pelos líderes. Essa é a nossa visão e foi para isso que esse time maravilhoso trabalhou duro e intensamente. É possível inovar. Inovando o Rotary atualiza-se e pode manter-se mais sintonizado com as novas gerações. Inovar requer coragem, conhecimento, determinação e uma boa comunicação. Esses fatores compuseram harmonicamente o desejo de toda equipe e, por isso, foram determinantes para derrotar o pessimismo, que às vezes, tentava emergir. Este livro não é um relatório de atividades e não pretendemos fazer comparações. Ele tem como objetivo compartilhar, entre todos que nos acompanharam alguns fatos e momentos que mais marcaram positivamente a gestão inovadora. Ele foi escrito por muitos que participaram ativamente deste ano rotário, enfatizando o que mais o sensibilizou ou chamou a atenção. Destaco aqui minha sincera admiração e respeito a todos os rotarianos que ocuparam ou venham a ocupar uma função de liderança. A grande maioria não está preparada para esse desafio, mas busca com todas suas forças e humildade fazer o seu melhor. Essa atitude é a fundamental para que ganhe a confiança de seus companheiros e consiga chegar ao outro lado da margem do rio, ou seja, até o final de sua gestão. Aprendi admirar e respeitar ainda mais todos eles. Parabéns. Nossa caminhada foi maravilhosa, mas, para que isso fosse possível, contamos com a parceria fundamental de nossos cônjuges. Tive ao meu lado, e às vezes até a frente, a minha fantástica companheira Adela, o apoio de toda minha família e de muitos companheiros do meu clube, o RC de Santos Oeste. Ao contar com o apoio de seus cônjuges e família, percebi que os presidentes realizavam suas atividades com mais confiança. Todos merecem o nosso eterno reconhecimento. Foi realmente uma grande caminhada, atividades diárias, muitas vezes mais de um compromisso. Estivemos presentes em todas as posses dos clubes e lembro-me de que por duas vezes, em uma mesma noite conseguimos participar, ainda que parcialmente, da posse de dois clubes. Foram milhares de quilômetros rodados e noites mais curtas de sono. Foram menos horas de dedicação ao

7

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

7

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

trabalho e para a família. Todas essas mudanças pessoais agregaram mais experiências e mais amizades. Eu e Adela vivemos inúmeros momentos emocionantes. Alguns tocaram mais profundamente: o jantar de gala no PETS – Treinamento de Presidentes Eleitos, um momento raro de uma reunião de todos os casais presidentes e de grande parte da equipe distrital, ali consolidou-se o nosso pacto para que a nossa gestão pudesse caminhar firme e irradiando a motivação necessária para todo o distrito acreditar que poderíamos fazer mais; as visitas oficiais possibilitaram um contato estreito com cada rotariano fazendo com que absorvêssemos muitas experiências e o jeito de ser de cada clube; a conferência distrital coroou e consagrou nosso grande objetivo de escancarar todo o nosso companheirismo; e por fim o reconhecimento, através de um grande aplauso, de todo o distrito, por ocasião da transmissão e posse de cargo do governador Fernando Dias Sobrinho, quando encerramos nossas atividades do ano rotário 2010-11. Como diz uma frase da música de Roberto Carlos: “emoções eu vivi”, nesse caso, emoções nós vivemos. Posso atestar que todos os relatos que se seguem brotaram do fundo do coração de cada um, foram experiências únicas e intensas, vividas por um grupo de pessoas que não mediram esforços para fazer com que o Rotary continue a FORTALECER COMUNIDADES E UNIR CONTINENTES.

Organização: Marcos Anselmo Ferreira Franco Orientador: Marco Antonio Batan Capa: Clã de Comunicação Foto da capa: Vinagre Foto e Vídeo digital Revisão: Oswaldo Ferreira Franco

8

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

8

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Momentos Marcantes

9

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

9

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

10

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

10

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

A VAIDADE PELA MENÇÃO PRESIDENCIAL por Marcos A F Franco, governador distrital

R

evelei na Assembléia distrital, setenta e cinco dias antes do início da nossa gestão, que como um bom governador, tinha minhas vaidades, dentre as quais a de ver todos os clubes do distrito receber a Menção Presidencial, ao final da gestão. Alguns ficaram admirados por eu revelar, dessa forma, a minha intenção, mas que tê-la admitido como uma vaidade foi muito positivo. Vaidade é o desejo de atrair a atenção de outras pessoas. Como governador, sentindo o potencial dos clubes de nosso distrito e a capacidade de nossos presidentes, desejava que o grupo fosse admirado pelo seu excelente desempenho, atingindo as metas propostas pelo presidente de Rotary International. Foram consideradas muitas ações, dentre elas: fortalecimento do quadro social, contribuição para Fundação Rotária, projetos utilizando recursos da Fundação Rotária, realização de projetos envolvendo os Serviços Profissionais, Comunitários e Imagem Pública e aspectos administrativos.

11

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

11

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Faltou muito pouco para os 100%, mas atingimos um número fabuloso: 58 clubes, de um total de 74, obtiveram a Menção, quase 80%, sendo que 21 foram além, obtendo a Menção Presidencial com honras. Embora a maioria dos presidentes seja modesta, tenho certeza que esse feito deixou todos orgulhosos e vaidosos também. Uma vaidade coletiva e positiva conquistada por um grupo extraordinário, que trabalhou muito para que seus clubes pudessem: crescer, fortalecer-se, serem vibrantes e inovadores. O texto abaixo, elaborado pelo presidente inovador Adriano Valente, do RC de Santo André e publicado no boletim de 9 de junho de 2011, daquele clube, demonstra o sentimento de todo o grupo inovador: Nesta última semana tive contato com um email que com apenas algumas poucas palavras resume todo o trabalho do ano de um grande governador: “According to our records, district 4420 had 78% of clubs qualify for the Presidential Citation. His was among the top 40 districts in regards to highest participation”. Best regards, Catherine Lankford Coordinator, Rotary Service Rotary International Fica claro que o governador Marcos Franco realizou, com um estrondoso sucesso, o mais importante trabalho de um governador de Rotary, motivar seus presidentes a ponto de que estes possam incentivar e contagiar todos os companheiros dos seus respectivos clubes a atuarem de forma efetiva; só assim é possível conseguir que mais de 78% dos clubes do distrito pudessem atingir a menção presidencial, com metas estipuladas pelo presidente de RI Ray Klinginsmith. Este fato colocou nosso distrito entre os 40 melhores do mundo neste quesito, ou seja, nosso distrito esteve entre os 8% melhores distritos do mundo na tarefa que mais reflete os objetivos da instituição para a gestão vigente. E a fórmula praticada pelo casal Marcos Franco e Adela pôde ser percebida por todos: Competência, Simpatia, Gentileza, Presença, Simplicidade e a possibilidade de estarem sempre acessíveis a todos os rotarianos. Os nossos sinceros parabéns e muito obrigado em nome do RCSA.

12

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

12

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Recebemos, ao final de nossa gestão muitos elogios e reconhecimentos, no distrito, no Brasil e até no exterior, mas considero esse resultado o mais significativo pessoalmente. Foi um desafio único, foi um exercício de sensibilidade interpessoal muito grande para mim. Embora tenha vivido outras experiências, com grupos formados com muitas pessoas, essa teve mais ingredientes, o que provocou ainda mais nossa capacidade de entender e desafiar o distrito. Apanhei, tropecei, aprendi, observei, ponderei, calei, falei, presenciei, absorvi, mas conquistamos. Parabéns para todos que se envolveram.

13

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

13

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

AGRADECIMENTOS

DA

FUNDAÇÃO ROTÁRIA

por Carl-Wilhelm Stenhammar, Chairman 2010-11

O

brigado pelo compromisso de vocês de DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI, e pela generosidade em contribuir para a Fundação Rotária. O vosso maior dom é o espírito de servir que guia o trabalho dos rotarianos e os amigos do Rotary que cuidam das comunidades em todo o mundo. A Fundação iniciou, nesta gestão, a implantação do Plano Visão de Futuro, que focam seis áreas, que refletem as questões humanitárias mais críticas ao redor do mundo. Nosso plano adotou uma abordagem simplificada para atender programas sustentáveis. São as seguintes as áreas a serem apoiadas: · Paz e resolução de conflitos; · Prevenção e tratamento de doenças; · Recursos hídricos e saneamento; · Saúde materno-infantil; · Educação básica e alfabetização; · Desenvolvimento econômico e comunitário. Espero encontrá-los um dia para agradecê-los pessoalmente o trabalho desenvolvido. Transmito os meus mais sinceros agradecimentos e de toda diretoria da Fundação Rotária. Vamos continuar a FORTALECER COMUNIDADES E UNIR CONTINENTES. 14

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

14

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

BURGUNDY, GOIABINHAS OU BETERRABAS? por Marcos A F Franco, governador distrital

D

esde a gestão 84-85, com Carlos Conseco, então presidente de Rotary International, o BLAZER foi instituído para os governadores. Quando teve a idéia, Carlos Conseco pensou em distingui-los em eventos rotários. Chamados, na época de YELLOW JACKET, ou Jaquetas Amarelas, que provocaram um grande frisson, a ponto de outros presidentes adotarem também, como o brasileiro Paulo Viriato Corrêa da Costa, que optou pelo de cor verde, alusivo à sua proposta, inovadora de PRESERVAR O PLANETA TERRA. Desde então nosso distrito também adotou a utilização do BLAZER para os presidentes e equipe distrital. O presidente Ray definiu a cor Burgundy para o nosso ano, tendo divulgado com quatorze meses de antecedência, diferentemente do tradicional até então, sempre informado na Assembléia International, juntamente com o lema, quando os governadores eleitos são treinados. Ele alegou que, dessa forma, todos teriam

15

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

15

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

mais tempo para encomendar o tecido ou o próprio BLAZER, ao fornecedor em Hong Kong, diminuindo o custo pela metade. Isso poderia ser uma nova tradição, mais adequada para todos. Burgundy, nome de uma região da França, associada ao vinho, a cor se aproxima entre o vermelho escuro e o marrom. O presidente Ray, quando comunicou para os governadores eleitos, presentes na reunião, durante a Convenção International de Birmingham, comentou que essa cor se destacaria das demais, por não ser comum. Por ser incomum, tivemos que encomendar o tecido diretamente de uma fábrica, no Brasil, que tingiu os 150 metros especialmente para o nosso distrito. Os tecidos fizeram parte do kit do presidente, todos cortados pela Adela e a Conceição, entregues para eles e equipe distrital por ocasião do PETS – Treinamento dos Presidentes Eleitos. Cada presidente buscou seu estilista favorito para confeccionar seu modelo de blazer. Alguns tiveram que refazê-lo. Como bons brasileiros, sempre alegres e hábeis na arte de expressar jocosamente um nome, surgiu, entre os presidentes inovadores, duas traduções tupiniquim para o Burgundy: Goiabinha e Beterraba. Até hoje não souberam me explicar se o nome foi devido à cor, pelas atitudes pessoais ou pelas propriedades doces dos produtos. O que posso confirmar é que todos souberam honrar o destaque que tiveram.

16

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

16

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

FRANK E SEUS AMIGOS por Denise de Oliveira Masselco, escritora de livros infantis e rotariana do RC de Santo André Alvorada

Q

uando recebi o convite para escrever o livro sobre o mascote da gestão dos presidentes inovadores fiquei muito feliz. Tudo começou durante um seminário de alfabetização em 2009 em que o Marcos Franco estava presente e prestigiou minha apresentação do Projeto com Cases de Sucesso, na qual minhas obras eram citadas, mencionando o trabalho de conscientização que era feito por meio da educação ambiental, incentivando a leitura.

17

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

17

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Ao final da apresentação, Marcos Anselmo pediu-me para escrever um livro no mesmo estilo de minhas obras anteriores: As Aventuras de Pedra Pedrão... buscando amigos; e As Gotinhas... um fantástico passeio pela natureza. Lembro-me como se fosse hoje, Marcos Anselmo me perguntando: Você pode dar vida a qualquer coisa? Respondi: Claro que sim. Para a imaginação não existem limites, tudo é possível, mesmo quando o personagem principal é uma planta, um mineral ou um animal, podemos fazêlo falar e assumir características humanas. Assim como uma criança, humanizo meus personagens pela voz da mesma forma que o fazem as crianças quando brincam. Isso cria uma empatia entre o leitor e o herói da história. Usando a linguagem do imaginário, transformando os personagens em verdades absolutas, convencendo a todos de sua existência, fazendo com que seu discurso atinja o leitor e tocando-o profundamente. Tudo isso é fundamental para que a mensagem alcance seu objetivo principal: o público infanto-juvenil. Imediatamente Marcos Anselmo indagou: O que você acha de um cão labrador? Fantástico, eu tenho um, respondi. E os personagens foram nascendo, um a um em minha mente, foi muito emocionante e divertido. A história foi planejada para apresentar, de forma envolvente, diversos temas: preservação do meio ambiente, consciência social, a importância da reciclagem, a preservação do verde, o uso consciente da água, a ética, a liderança, os bons exemplos de cidadania, a boa vizinhança e muito companheirismo. Frank passou a existir e tornou-se o mais novo sócio honorário de todos os clubes do Distrito 4420. Sua principal característica era ser um amigo verdadeiro. Marcos Anselmo me fez um pedido, eu deveria manter o Frank em segredo até o PETS – Treinamento de Presidentes Eleitos, onde Frank seria oficialmente apresentado. Fui tão fiel ao pedido que mesmo o Marcos, só ficou conhecendo a história um mês antes. Ele se tornou personagem principal do livro: FRANK E SEUS AMIGOS, lançado na posse do governador, no dia 2 de julho de 2010, no Mendes Convention Center em Santos, quando todos os presentes receberam um exemplar.

18

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

18

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

A oportunidade de continuar atuando em Rotary com minhas obras e aliada aos meus projetos já existentes, a continuidade com o Frank, levado para todo Distrito 4420 foi de tirar o fôlego de tanta alegria. E as alegrias só estavam começando. Frank trabalhou muito, fiel, camarada, companheirão, ativo, sempre atento e amigo incondicional, espalhou muitas alegrias, ensinamentos e bons exemplos. Do PETS à Conferência, Frank desbravou mares (a Conferência foi num cruzeiro marítimo, lembram-se?) e conquistou os corações de quem o conheceu. Muitos companheiros viveram a sua alma e espírito, vestindo a sua fantasia: o Valfredo do RC de SP Anchieta, o Carlos Eduardo, do RC de São Caetano do Sul Olímpico, o Marco Antonio Ribeiro, do RC de Santos Oeste, o Ricardo Coelho do RC de Santo André Alvorada, o Vitinho do Rotaract Forte Itaipú, o Dante e o Bruno, filhos do Marcos. Todos eles deram vida ao Frank, às vezes mais magro, às vezes mais forte, mais sempre alegre e animando os eventos distritais. Soube também que vários clubes requisitaram a presença do Frank e nessas ocasiões algum companheiro representava-o, divertindo as crianças pequenas e adultas também. Foram muitas participações. Se houvesse um concurso de maior presença e aparições em fotos, certamente o Frank seria o grande vencedor. Certa vez, por ocasião da visita oficial ao RC de São Caetano do Sul ele fez questão de acompanhar o casal governador à fábrica de chocolates Pan e, Juliana a jornalista do distrito que fazia a cobertura deu vida ao Frank. Foi a primeira vez que ele revelou o seu lado feminino. Dediquei-me totalmente e com muito entusiasmo, acreditando que seria algo especial, inovador. Sentia uma enorme responsabilidade. Incentivei vários Rotaracts e Interacts a realizar projetos de leituras em escolas e a idéia foi colocada em prática por uma boa parte. Frank não deixou a desejar, desempenhou seu papel com força e simpatia: Uma história divertida, cheia de surpresas e aventuras, além de uma mensagem educativa sempre aliada aos pilares do Rotary. Frank mostrou-se um verdadeiro rotariano. Ele também participou ativamente da conferência do Rotary Kids realizada na Conferência Todos a Bordo, encantando os kidianos.

19

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

19

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Ele foi tão presente que teve um encontro especial com o casal presidente do Rotary International Ray Klinginsmith e Judie e, com o casal diretor do RI Antonio Hallage e Rose, por ocasião do Instituto Rotary Brasil em Santos. A gestão terminou, mas Frank continua levando sua mensagem com muitos latidos em muitos lugares. Fique atento, pois a qualquer momento, você poderá se deparar com ele, que, com seu carisma, divulga o desejo de todos nós rotarianos: A amizade verdadeira.

20

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

20

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

NEM O MELHOR, NEM O PIOR, SIMPLESMENTE UM ANO INESQUECÍVEL

por João Henrique da Silva, presidente da comissão distrital de capacitação

O

ano rotário do Governador Marcos Franco foi um grande incentivo para que eu continuasse minhas atividades rotárias, pois minhas forças estavam fracas, estava muito desanimado e ainda muito abalado pela perda de minha filha Janine, com 29 anos de idade no ano de 2009, mas o governador Marcos Franco e Adela me fizeram entender da importância e do quanto a minha função como presidente da comissão de capacitação distrital poderia fazer com que eu me recuperasse e assim preencher um pouco do vazio existente em minha mente e coração. Participei pela primeira vez de um Instituto Rotary Brasil, realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul onde, por meio dia, juntamente com os demais 37 instrutores distritais de todo o Brasil, fomos orientados sobre a importância de nossa função. Fizemos várias reuniões antes mesmo do inicio da gestão, na residência do governador Marcos Franco, bem como em cada uma das áreas, juntamente

21

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

21

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

com os futuros governadores assistentes, presidentes e secretários, tudo isto com a finalidade de realizarmos da melhor forma possível todos os eventos previstos para gestão, tais como: PETS, Assembléia Distrital, Seminários e Conferência Distrital, com o intuito de esclarecer alguns fatos novos, que ocorreriam neste ano rotário, ressaltando a nova forma de distribuição dos subsídios aos projetos dos clubes, bem como os objetivos do nosso distrito e de Rotary Internacional. Nessa fase a aproximação com os futuros líderes foi fundamental para motivação mútua e entendimento das dificuldades de cada clube. Todas as atividades foram preparadas com muito carinho e dedicação, além de contar com uma equipe coesa e extremamente preocupada em oferecer uma excelente recepção a todos os participantes, principalmente no cumprimento do horário, muitas vezes tendo que mudar a estratégia durante o evento, a fim de poder cumprir os nossos objetivos. O PETS - Treinamento dos Presidentes Eleitos, realizado em Serra Negra, foi inesquecível. Foram momentos de muita descontração, deixando todos os participantes muito a vontade, pois para nós o mais importante era a participação, o aprendizado e a motivação de cada um. Nesta oportunidade apresentamos o nosso mascote: O Frank, um cão labrador e a música, que nos acompanhou por toda gestão Stand by me, executada e cantada por vários artistas populares 22

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

22

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

de todo o nosso planeta, representando o nosso lema rotário Fortalecer Comunidades Unir Continentes. Cada minuto das 27 horas de atividades desenvolvidas no PETS foram planejadas com todo o cuidado, para que cada casal presidente pudesse levar, com muito entusiasmo, a mensagem do nosso ano rotário para todos os companheiros dos seus clubes. A medida que as horas se passavam, percebíamos a alegria e motivação em cada semblante, que propiciou um grande envolvimento de todos durante todo o ano. Esse clima positivo foi o nosso grande combustível para que seguíssemos em frente preparando os demais eventos distritais. Muitas fatos positivos ocorreram no PETS, assim como pitorescos. Pudemos identificar os artistas, quando na segunda noite houve o concurso de música e dança. Testamos também o conhecimento publicitário quando do concurso do MILHÃO, em que cada um lembrava as propagandas antigas. A Assembléia Distrital realizada em Santos foi excelente com uma grande participação de todos os clubes do Distrito e mais uma vez com o apoio de companheiros de outros clubes na organização do evento, o que muito valorizou e facilitou a realização do mesmo. Esse dia, além das salas dedicadas a cada assunto rotário, para orientação aos membros dos futuros conselhos diretores

23

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

23

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

de cada clube, o governador fez questão de divulgar a todos suas principais metas: incentivo à juventude, apoio à educação e a grande novidade que foi a Conferência Distrital Todos a Bordo. Para os temas juventude e educação dois palestrantes de destaque fizeram suas apresentações focando o que cada clube poderia contribuir para essa finalidade. Fizemos questão de que todos os presidentes e governadores assistentes acompanhassem toda a primeira parte, sentados no palco do teatro da Unip, em Santos, consolidando assim desde o início do nosso ano, de que seria uma gestão de um grupo forte e coeso. Os três seminários (A Magia de ser Rotariano / Inovando com Sustentabilidade – Fundação Rotária/ Planeje com Profissionalismo e Entusiasmo) foram realizados em um novo formato contando com a participação de palestrantes das mais diversas atividades: professores, políticos, empresários, palestrantes profissionais, mágico, sendo que dentre estes, alguns companheiros e companheiras, que fizerem com que os eventos fossem merecedores de elogios e aplausos, ressaltando que todos os palestrantes sem exceção o fizeram de forma voluntária. Quanto a Conferência Distrital eu não pude participar, pois fui surpreendido com uma noticia maravilhosa de parte de minha filha Rachel. Ela e meu genro iriam junto conosco na viagem, mas descobriu que estava grávida. O nascimento de meu primeiro neto se daria por volta da data da viagem, assim sendo fui obrigado a cancelar nossa participação, tanto que o Pedro Henrique nasceu no dia 17 de Abril de 2011, exatamente no dia em que o navio estava chegando de volta a Santos. Nossos agradecimentos, de minha esposa Vânia e meu ao casal governador Marcos Franco e Adela, que confiaram à minha pessoa um cargo de extrema importância e ao meu companheiro Carlos Torci (secretário distrital) na pessoa de quem agradeço a todos os companheiros, companheiras e cônjuges, que colaboraram muito comigo e com toda a equipe distrital. O ano rotário 2010-11, não foi para mim nem o melhor, nem o pior, mas simplesmente inesquecível. Foi assim que estimulei todos os 74 presidentes no PETS. Eu tinha certeza de que esse grupo deixaria marcas valiosas. Que Deus abençoe o casal governador Marcos Franco e Adela, pois não podem mensurar o quanto foi prazeroso e importante a nossa participação neste ano rotário. 24

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

24

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

O ANO TROUXE UMA CULTURA DE INOVAÇÃO por Ray Klinginsmith, presidente do Rotary International 2010-11

O

ano rotário de 2010-11 foi importante em vários aspectos, e tenho o prazer de destacar algumas de nossas conquistas. Um dos destaques é o conteúdo favorável do relatório financeiro, que demonstra grandes economias de gastos e retornos positivos de investimentos. O Conselho Diretor trabalhou muito para implementar o novo Plano Estratégico do RI de maneira eficiente e criou metas inovadoras para cumprir as três prioridades. Várias propostas serão enviadas para o Conselho de Legislação de 2013, com mudanças nos documentos estatutários do RI. Os coordenadores do Rotary começaram a trabalhar com os governadores de distritos para ajudar os clubes a se tornarem MELHORES, MAIORES e MAIS AUDAZES e os coordenadores da imagem pública do Rotary foram indicados para trabalhar com os coordenadores do Rotary e os coordenadores regionais da Fundação Rotária. A Convenção de 2011, em Nova Orleans, teve sucesso de público e muita motivação. Ed Futa se aposentou no dia 30 de junho e John Hewko, o novo secretário-geral, foi contratado, trazendo vasta experiência executiva internacional. Resumindo, o ano trouxe uma cultura de inovação necessária ao Rotary para continuarmos a fazer o que os rotarianos fazem de melhor no mundo, que é Fortalecer Comunidades e Unir Continentes. (Transcrito do Relatório Anual de 2010-11) 25

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

25

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

O BLOG UNIU CONTINENTES – gestao201011d4420.blogspot.com por Marcos Franco, governador distrital

F

altando seis meses para assumir a governadoria, criei o blog para facilitar a comunicação com toda a equipe e presidentes, incluindo fotos de todas as atividades em que eu estava presente. Divulgava também artigos, instruções, criando uma base rápida para consultas, propiciando para todos do distrito e público em geral conhecer as nossas atividades. Ao chegar em casa, diariamente, copiava as fotos para o computador, fazia sua inserção no blog, com algum comentário e publicava. Muitas vezes quando um presidente acessava o blog, ao retornar para sua residência, as fotos já estavam lá. Alguns companheiros elogiavam a nossa equipe pela agilidade e eficiência. Foram 547 inserções, o que representou uma por dia, em um ano e meio, chegando a 25 mil visitas nesse período. Fiquei bom nessa coisa, mas deu muito trabalho.

26

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

26

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

As fotos eram feitas em uma máquina fotográfica exclusiva, na verdade umas três, devido a acidentes de percurso, que na maioria das vezes, era operada pela nossa jornalista Juliana Amorim, que sempre falava: “Agora a foto para o blog”. Muito embora tenha parado de fazer inserções, até hoje o blog recebe pelo menos dez visitas diárias. O blog foi o nosso fiel mensageiro por transmitir, de forma igual e ágil, as informações para toda equipe. Quando divulgamos o lançamento das pizzas: FORTALECER COMUNIDADE e UNIR CONTINENTES, lema da gestão, os rotarianos portugueses rapidamente divulgaram em seus sites e blogs, por acharem uma ação pitoresca. O companheiro Fred, do RC de Santos, proprietário da pizzaria Kokimbos, aceitou nosso desafio de incluir no cardápio da pizzaria as duas pizzas elaboradas especialmente em homenagem ao Rotary e que rendeu pouco mais de U$ 1 mil para Fundação Rotária, por destinar R$5,00 pela venda de cada unidade. Nosso lema virou pizza e nosso blog também uniu continentes. Vários presidentes também tiveram a mesma iniciativa, permitindo uma comunicação melhor em todos os clubes e registrando a história da sua gestão. Muitas vezes o nosso blog serviu de referência para equipe do site, facilitando a busca de informações e imagens. São mais de 2 mil fotos, retratando todas as visitas oficiais, desde a visita aos projetos, as assembléias com os associados e as festivas, as posses, os eventos, os seminários distritais, o Instituto Rotary Brasil realizado pelo nosso distrito em Santos, a conferência distrital, a convenção internacional de Nova Orleans e visitas de aniversários de clubes.

27

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

27

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

O JORNALISMO ENTRE AS AÇÕES DE ROTARY por José Carlos Silvares, é jornalista e escritor e foi o jornalista responsável pela divulgação no Distrito 4420 durante a gestão 2010-2011

F

oram quase seis meses de preparativos até que se tivesse, enfim, atingido a meta inovadora da gestão que se aproximava. A pesquisa, as ideias e a execução de um longo planejamento dariam forma a um novo sistema de comunicação interativa e pública ao Distrito 4420 de Rotary International. Foi assim que se trabalhou a iniciativa do governador inovador Marcos Franco e de seu presidente da Comissão de Imagem Pública, Virgilio Gonçalves

28

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

28

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Pina Filho, ao lado de toda a equipe, de se revolucionar a comunicação do Distrito 4420, tornando-a mais atrativa a todos, tanto ao público interno quanto ao público externo, com a prática do jornalismo. E se deveria, de modo inédito, praticar o noticiário jornalístico para se divulgar as ações da governadoria e dos clubes do 4420. Foi realmente uma inovação. Nos primeiros passos se formou a equipe de dois jornalistas. Logo se contratou uma empresa especializada para se formatar o novo site distrital, contemplando as informações básicas, a história, depoimentos, matérias informativas, fotografias e espaços para que os clubes também pudessem difundir as suas ações, em paralelo. Além disso, se disponibilizou a todos notas de conteúdo jornalístico atual. O site seria renovado diariamente. A intenção era de que se desse destaque apenas às ações diárias que tivessem interesse rotário com base no jornalismo – o que fosse notícia ganharia mais destaque. Após alguns testes se lançou oficialmente o site no dia da posse do governador Marcos Franco. E em todos os dias houve a renovação das principais notícias rotárias, das visitas aos clubes, das ações em benefício dos menos necessitados, da divulgação de entidades mantidas pelos clubes ou pelo distrito, da difusão de que era necessário Fortalecer Comunidades e Unir Continentes. A meta jornalística permitiria isso, de modo concreto. O planejamento não parou aí. O governador e a comissão de imagem pública queriam mais. A cada mês, após a posse da nova gestão 2010-2011 seria editado um boletim informativo, a Carta Mensal, com as notícias do mês, tanto as ações realizadas como as que seriam efetivadas dali para frente. O boletim mensal, que já existia, ganhou também a forma e o conteúdo jornalísticos, com 12 edições mensais. O governador Marcos Franco priorizou suas metas e, entre elas haveria destaque para temas principais como Educação, Saúde, Juventude e Mulher. Cada tema seria tratado em uma revista, de caráter trimestral. A primeira foi um sucesso. Falar de Educação, em Rotary, é lembrar dos colégios e das entidades mantidas no Distrito e que são exemplos nacionais. Na primeira revista se entrevistou um mestre em Educação, o professor Mozart Neves Ramos, que, com sua experiência de 35 anos, bate na tecla de garantir a educação básica de qualidade para todos os brasileiros até 2022 e conduz essa determinação

29

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

29

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

como meta de vida. A revista Educação teve 24 páginas de amplo material informativo A segunda revista, sobre Saúde, foi além. Saiu com 28 páginas. E quase não houve espaço para se divulgar todas as ações dos clubes em relação à saúde, tantas são as realizações, os projetos e o benefício atingido a tanta gente. Nesta revista se tratou das Casas da Esperança, das Casas da Visão, das campanhas de sucesso, da importância do aleitamento materno e de tantos outros serviços prestados pelos clubes. O entrevistado foi o médico clínico e doutor em Epidemiologia Fábio Mesquita, que trabalha como funcionário concursado da Organização Mundial de Saúde nos quatro cantos do planeta. A Juventude foi o tema da terceira revista. Teve 24 páginas de muitas ações abrangendo projetos de novas gerações, de esportes, de intercâmbio e de muito estímulo para os jovens que são a base do Rotary. A entrevistada foi a educadora Lúcia Maria Teixeira Furlani, doutora e mestre em Psicologia da Educação e escritora premiada. As ações envolvendo as mulheres foram tema para a quarta revista, com informações e entrevistas importantes. Numa delas se divulgava que havia duplicado o número de rotarianas no mundo e também no Distrito 4420. Em outra se difundiu o exemplo de Yoshiko, uma pioneira em ações rotárias que falou sobre sua experiência, do alto de seus 89 anos. E se deu conhecimento ao importante trabalho das Asfar e também das rotarianas que presidiam seus clubes à época. A entrevista principal foi com Liz Audenart, que acompanha o marido Monty Audenart, membro ativo de Rotary e cidadão do mundo. Com tantas notícias veiculadas a gestão 2010-2011 deu a sua contribuição no formato jornalístico da divulgação de seu trabalho e das ações dos clubes. Não houve restrições de nenhum caráter a esse trabalho, já que a prioridade sempre foi a notícia, destacando-se o clube que a praticou de modo saudável, usando a criatividade, o interesse rotário e, principalmente, a inovação. Desenvolvemos um trabalho sério e que foi aos poucos assimilado por todos, no interesse maior de servir ao próximo. O resultado prático de tudo isso foi a satisfação de contribuir e de realizar o jornalismo na amplidão que ele permite.

30

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

30

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

PRIMEIRO ROTARY E-CLUB ESTADO DE SÃO PAULO

DO

por Elza Demasi Pinto Clobocar, presidente do E-club 4420

A

semente para fundarmos o primeiro E-Club do Distrito 4420 foi lançada pelo EGD Marcos Anselmo Franco, que nomeou João Carlos Clobocar, sócio do Rotary São Paulo – Saúde, como seu representante especial no desenvolvimento do projeto. Nesta reunião, realizada em 14 de março de 2011 no restaurante Bacalhau do Porto, em São Paulo, estavam presentes eu, André Ciasca, sócio do Rotary São Paulo – Saúde e João Henrique da Silva, presidente da comissão distrital de capacitação. Este pequeno grupo decidiu abraçar a ideia e estudar o tema a partir das experiências já realizadas por E-Clubs ao redor do mundo. O governador nos contou que já havia feito duas tentativas com outros rotarianos, durante a sua gestão, mas que infelizmente não tiveram sucesso.

31

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

31

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

A equipe levantou muitas informações, principalmente com o Rotary One para criar o escopo do projeto. Com um planejamento em desenvolvimento, deram início à execução das primeiras tarefas necessárias para formar a base institucional do primeiro E-Club do Distrito 4420. Foram feitos estudos de nomes, de domínios para internet, de logotipia. O grupo, com o apoio do EGD Marcos Anselmo Franco, decidiu por adotar a nomenclatura Rotary E-Club 4420 e passou a buscar sócios em potencial e com perfil adequado. Nossa intenção sempre foi atrair um público que tivesse limitação de disponibilidade de presença física em reuniões, porém tivesse o perfil de rotarianos. O prazo estabelecido para a primeira apresentação pública do E-Club 4420 foi a Conferência Distrital 2011, que aconteceria em pouco mais de dois meses. André Ciasca, jornalista e publicitário, passou a desenvolver a imagem do E-Club. João Clobocar empenhou-se na construção de uma primeira versão de site capaz de reunir as ferramentas necessárias às atividades do E-Club. Eu me preocupei com construção de um descritivo oficial sobre a nova instituição e na procura incansável por possíveis novos sócios. Assim, a primeira companheira a juntar-se à equipe foi Rosangela di Costa. Na Conferência 2011 do Distrito 4420 foi realizada a primeira apresentação oficial sobre o conceito de E-club. A ideia ainda parecia distante e, o projeto, não muito acreditado. Mas o grupo continuou divulgando a proposta ao longo da conferência, realizada em um navio, e, na semana seguinte, os primeiros contatos interessados em participar começaram a surgir. Cerca de um mês depois da conferência, eu fiz nova apresentação sobre o projeto na Assembleia Distrital. Dos 20 companheiros presentes na reunião, um novo sócio se apresentou. Era Silvio Bogsan, profissional de tecnologia da informação que atua na grande São Paulo e tem uma agenda que limita sua participação presencial em reuniões semanais. Com a notícia da criação do primeiro E-Club se espalhando, novos

32

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

32

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

companheiros foram surgindo. Francisco José Santos Milreu, que pertenceu ao Rotary Club de Santo André - Alvorada e a indicação de Sidnei Martins pelo companheiro Joel Bahia do Rotary Club de Diadema – Floreat foram os próximos a se juntarem ao grupo nesta primeira etapa da formação do E-Club 4420. Com a chama acessa mais interessados se agregaram ao nosso projeto. Interessante que uma boa parte dos então futuros sócios já tinham sido rotarianos, facilitando ainda mais a construção do nosso clube. Juntouse a nós também Patrick Nunes, brasileiro que vive em Chicago e funcionário do escritório do Rotary International. Dia 18 de novembro de 2011, já na gestão do governador Fernando Dias Sobrinho, atingimos nosso primeiro objetivo que foi a fundação oficial do E-club 4420, na festiva distrital, no Círculo Militar de São Paulo, evento organizado pelo RC de São Paulo Parque do Ibirapuera. Hoje somos 34 companheiros, servimos de inspiração para mais distritos e sou muito orgulhosa de participar efetivamente de mais uma inovação do nosso distrito 4420.

33

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

33

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

RETRATOS DE UMA GESTÃO – VISITAS OFICIAIS por Juliana Amorim, jornalista

C

om um olhar voltado para o que chamamos de bastidores da notícia, tive a real oportunidade de vivenciar uma experiência diferente, importante e enriquecedora, acompanhando o casal governador Marcos Franco e Adela, nas visitas oficiais e eventos relacionados ao Rotary, durante toda a gestão 20102011. O mais incrível dessa encantadora história é poder relatar um pouco do que vivemos de maneira descontraída, conhecendo de perto cada clube, numa aventura que muitas vezes parecia interminável, pela intensidade do ritmo inovador do governador. Tentei me adequar ao máximo ao que me parecia ser Rotary e tamanha foi minha surpresa, conheci um pouco mais sobre o que são e representam os rotarianos. Em cada visita oficial a um clube percebíamos o olhar de expectativa e ansiedade dos presidentes, com a nossa chegada. Aos poucos com o desenvolvimento da agenda, principalmente da visita aos projetos, aumentava a

34

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

34

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

interação do presidente e de seus companheiros com o governador. Percebia que todos se esqueciam do tempo para um aprender com o outro, facilitando ainda mais o meu trabalho e entendimento dessa grande organização. Após as reuniões protocolares o governador fazia questão de uma foto com todos os associados e logo após ocorriam os jantares festivos com as homenagens, posses de novos sócios e até troca de presentes entre o casal presidente e o casal governador. O governador entregava uma caneta para os presidentes, salientando que era a caneta do presidente inovador e que só o presidente do Rotary International tinha ganhado outra igual. Em nossas viagens – percursos curtos e longos – descobrimos o prazer de entender o que move pessoas comprometidas com uma causa, um objetivo em comum e seus esforços para alcançarem sim, suas metas, mas, acima de tudo, para transformar projetos em realidade, mudando a vida de muita gente. Percebemos juntos que as mudanças não tocavam somente a vida de todas as pessoas que integravam ou eram beneficiadas por essas ações, mas a cada nova oportunidade, com a mensagem do governador transmitida e bem recebida, aceita pelos grupos em seus clubes, mudava a mim mesmo, ao perceber as diferenças e também cumplicidade, que ampliava nossa vontade de prosseguir no mesmo ritmo frenético já citado nessa história. Para o incansável Marcos Franco o apoio de sua parceira de todas as horas, nossa estimada Adela, foi fundamental para que essa etapa da vida em Rotary fosse bem concluída e tudo se tornou mais simples na compreensão e serenidade da esposa do governador, que se manteve como uma dama, motivada pela energia e vigor de uma vida de superações, as quais lhe permitiram tirar de letra esse desafio junto de seu marido. Vivenciamos momentos divertidos, alguns um tanto tensos. Numa subida para a Capital, pegamos uma forte neblina, daquelas que já se sabe, assustam e exigem perícia para conduzir o carro, diminuindo a velocidade. Se não fosse a diminuição total da visão que por alguns segundos nos deixou em pânico controlado, se é que podemos considerar assim, a velocidade reduzida seria algo natural numa situação como essa, mas sem enxergar nada, com horário para chegar, sendo aguardados por vários companheiros, passamos por um susto memorável. A estrada também nos reservou surpresas, porque nos levou a algumas

35

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

35

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

cidades que, mesmo sabendo em qual estação estávamos na ocasião o inverno, nos sentimos acolhidos e protegidos sem perceber que nossos discretos casacos não suportavam aquele frio que ia além da alma. Isso aconteceu em Embu Guaçu, no Rotary Club de São Paulo Manacás da Serra. Só de lembrar consigo resgatar o momento em que nos aventuramos a sair do carro. Adela sofreu com tamanho frio! Parecia algo inesperado e com efeito demasiado para se suprir apenas com o traje oficial da gestão e um bom casaco. Tudo que trajávamos parecia inútil para conter o frio daquela noite dolorosa. Sim, chegaram a doer músculos e ossos! Mas era apenas o começo de muitas outras visitas, o que nos fez entender que a agenda era grande, mas, ao passar por aquele momento de frio intenso, nada mais poderia esfriar nossos ânimos e, muito menos, me fazer tremer ao fazer meus registros fotográficos. Seguimos nossas jornadas e após noites frias, enfim o verão. Se alguém quiser imaginar que isso é bom, durante essa missão tudo é superável, porque tínhamos sim, um belo propósito e o casal governador sempre manteve a boa forma, algo especial que eles têm em comum na vida cotidiana. Eu, menos provida da boa forma naquele momento, fui me adaptando e me surpreendendo a cada nova visita. Em janeiro, em pleno verão, ao retorno da s visitas oficiais, às três horas da tarde, sob um sol escaldante com uma temperatura de pouco mais de 40 graus, eu e o casal governador fomos ao encontro dos rotarianos do São Vicente Praia, para sermos recebidos no marco rotário, que fica em frente à praia. Imaginem a cena, os homens de paletó e gravata, enquanto os inúmeros turistas aproveitavam a praia desfilando com seus trajes de banho. E há foto para não esquecer essa recepção superaquecida. Em Mongaguá, visitando o Rotary Club de Mongaguá Centro, conhecemos a Aldeia Itaóca, povoada por índios que falam guarani e aprendem português, conduzidos pelo índio-professor Verá Mirim, que conseguiu se adequar à vida dos brancos e recebeu por isso o reconhecimento dos rotarianos por seus esforços em preservar sua gente, sua língua e ao mesmo tempo, se permitir fazer parte da globalização. Lá estava o casal governador subindo um morro para conhecer o cacique e receber boas vindas de todos na aldeia. O governador levou sua mensagem e eu fiquei em terra firme colhendo informações do índio-professor, para levar

36

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

36

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

a mensagem dele para o site do Distrito 4420. Confesso que foi instintivo e não uma fuga do esforço exigido pela subida, considerando o calor da cidade litorânea em pleno verão. Ainda assim, não fui perdoada pelo casal que não hesitou em ressaltar em tom bem humorado, minha ausência na extensa caminhada rumo às vibrações e boas vindas dadas pelo cacique. O ano inovador valorizou em suas visitas o educador, esse profissional que ajuda a formar bons cidadãos. A cada visita oficial o governador, em nome do distrito, homenageava um educador proposto pelos clubes. Foram inúmeros: jovens, experientes, índios, deficientes físicos, famosos, ilustres, mas todos imbuídos do mesmo objetivo: transformar pessoas. O governador entregava um troféu com o seguinte dizer: “O educador transforma pessoas em cidadãos, desenvolvendo sua intelectualidade, estado físico, ética e moral”. Entregava-o ao educador valorizando-o, por ter sido indicado pelo clube por sua dedicação e capacidade em sua vida profissional.

37

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

37

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Entre essas e tantas outras passagens, tive a grata oportunidade de conhecer pessoas novas, reencontrar velhos amigos, adquirir experiências e ampliar meus conhecimentos, sentindo-me parte de tudo o que vi e absorvi ao lado do casal governador Marcos e Adela. Sim, é com essa imagem de simplicidade e desprendimento que me recordo deles e tenho referências inesquecíveis de tudo que conhecemos sobre ações feitas por rotarianos inovadores, fortalecidos pelo ideal de servir que conseguiu me inspirar a compor várias matérias, além de registrar diversos momentos que se tornaram para mim, grandes referências para seguir em frente. Meu trabalho continuou, sigo em Rotary como jornalista, servindo uma causa que passei a conhecer de perto e com outro olhar. Apaguei a idéia que se tem, a qual generaliza a imagem de rotarianos clicados para as colunas sociais e fazendo parte de ações grandiosas que são notícias por aí. O Rotary é grande sim, porque sabe promover ações e projetos que realiza com êxito e muitos presidentes de seus clubes, motivados por seus companheiros, conseguem ir além do que se imagina que um rotariano pode fazer. Combater a Pólio, contribuir com a Fundação Rotária, plantar uma árvore, tudo isso parece obrigação de um rotariano, mas, hoje, percebo que, espontaneamente, se torna um dever de todos como cidadãos e o Rotary vem despertar isso em cada um de nós. Há 12 anos, participei de um concurso de bolsa de estudos, promovido pelo Rotary Club de Santos, sendo uma das classificadas, consegui ganhar o direito de fazer minha faculdade de jornalismo, com tudo pago pelo Rotary. Nessa época, não sabia a grandiosidade do Rotary no mundo, mas pude compreender que aquele era um gesto nobre de pessoas preocupadas com o presente e o futuro, porque tiveram no passado uma bela história construída pelo seu fundador, Paul Harris. Posso dizer hoje, a todos que conheci, à equipe que me acolheu e me direcionaram para esse trabalho tão enriquecedor, principalmente ao casal Marcos Franco e Adela, que tiveram paciência para me instruir e contarem com a minha colaboração e presença constantes nessa gestão inovadora. Aprendi muito com eles, acreditando na força do trabalho, desafios e no ideal de servir. Retribuo aquilo que me foi dado, com um singelo muito obrigado!

38

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

38

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

STAND BY ME, A MÚSICA TEMA DA GESTÃO

por Carlos Eduardo Estevam Torci, secretário distrital

F

oi assim, um convite para ser secretário do Distrito 4420. Simples assim. Mas de fato não era. Quando se fala em secretaria, apenas assuntos administrativos vêm ao nosso pensamento. Talvez fosse essa a idéia por eu ter sido secretário de vários governadores assistentes na área de Cubatão e São Vicente. Mas nunca em meu clube, o Rotary Club de São Vicente, onde o cargo que mais ocupei foi o de diretor de protocolo. E por essa experiência, sim, compreendo a motivação para o convite. Sempre atento às reuniões do clube, as trato como eventos de considerável porte, cuidando para que os sócios e convidados sejam muito bem recebidos, tudo aconteça de forma impecável. E isso só é possível com planejamento e produção prévia. Comecei a atuar nas primeiras reuniões de áreas, conhecendo presidentes eleitos. Até aí, sim, de fato eram somente reuniões administrativas, coletas de dados e informações, comunicação de metas e objetivos para a gestão, tateando o terreno a ser trabalhado, principalmente, a ser motivado. 39

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

39

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Pois bem, logo o governador Marcos Franco começou a deixar claras as suas intenções nas primeiras reuniões de equipe em sua residência. Ele juntava o instrutor distrital João Henrique e a mim para discutirmos os principais eventos de sua gestão. Aliás, a maioria dos rotarianos que ainda não foram presidentes em seus clubes talvez não saiba que os trabalhos de uma gestão começam muito antes da posse, principalmente na governadoria. Tínhamos pela frente o GATS, o PETS, treinamentos de capacitação para o Plano Visão de Futuro da Fundação Rotária, a reunião na XX Conferência Distrital, a posse e, depois dela os seminários de DQA, de Liderança e da Fundação Rotária, vindo por fim o grande desafio que foi a XX Conferência Distrital a bordo de um navio. Essa foi a pequena pauta de atividades para o secretário, porém com a ênfase na produção dos recursos audiovisuais. Questões administrativas? Enfim, tínhamos a secretaria executiva do distrito para isso. Apenas coube-me acompanhar de perto, planejar algumas estratégias, mas nem tanto. Destaco neste ponto o fornecimento de um PEN-DRIVE durante o PETS, contendo todos os manuais, documentos, fotos e filmes necessários para o bom desenvolvimento das atividades dos presidentes e governadores assistentes. Uma agenda para uso nas reuniões e consultas, preparada por mim, para facilitar o dia a dia de cada presidente. E para completar a administração elaborei o Guia Distrital, distribuído eletronicamente. E começamos a trabalhar, ainda antes do Marcos ter ido ao seu treinamento, o GETS, em San Diego. E esse foi o ponto da virada. Ele voltou com um brilho nos olhos muito mais intenso, extremamente mais motivado e com mais ideias. O lema da gestão foi apresentado: Fortalecer Comunidades, Unir Continentes. O Presidente de Rotary Internartional Ray Klinginsmith adota uma música que sempre o anuncia ou ele a invoca nas suas preleções. E o nosso Governador cria mais um lema para o 4420: JUNTOS PARA INOVAR. Surge o Stand By Me, sucesso dos Beatles, como tema da gestão de 20102011 para o Distrito 4420, interpretado pela ONG Playing For Change na voz e talento de cantores e músicos, alguns de rua, de várias partes do mundo. Um ritmo quente e dançante, que incita palmas no acompanhamento e capaz de levantar a platéia que a ouve. Perfeito! E mais, extremamente coerente com o lema do ano e com as ideias do Marcos.

40

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

40

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Vamos explicar melhor. A marca da inovação era o grande mote para alcançar o sucesso de mais um ano rotário no Distrito. O grupo que executa a música denomina-se Playing for Change, que num trocadilho inglês tem duplo sentido: tocando por trocado (subsidiando os propósitos da instituição, visto que atua em comunidades carentes) ou tocando para mudar, ou inovar, com a clara intenção de promoção da paz. E usa pessoas de todos os continentes. Vamos juntar tudo: “Fortalecer Comunidade, Unir Continentes”, somando-se ao lema do distrito: “Juntos para Inovar”, lançado também pelo Marcos. A música veio através de um filme capturado no Youtube e fez muito sucesso na época, tendo sido distribuída fartamente em e-mails. E começou a busca, queríamos uma versão com melhor definição de imagem, com melhor qualidade de som. Desconhecíamos a existência de gravação em DVD. Foi então que percebi que iria atuar mais em apoio aos eventos que em assuntos administrativos. Pois a busca da melhor qualidade para este videoclipe suscitou a mesma intenção para outros filmes, edição de imagens e padronização de apresentações. Nossas reuniões, apesar de muito planejamento e trabalho, passaram a contar com exibições de imagens e sons. Construindo nota por nota, pixel por pixel, cada material apresentado. De fato, o Marcos e o João Henrique me colocaram à vontade para fazer o que gosto e entenderam que eu renderia melhor assim. Secretário? Foi o rótulo que acharam para isso. Mas voltemos ao Stand By Me. Mais que um tema, entendi como um apelo de um líder. Determinado a conduzir os clubes do distrito ao sucesso, a realizarem suas missões na comunidade como entidades rotárias, ao escolher a música. Acredito que o governador Marcos queria dizer: “Estejam comigo!” (tradução livre). E quem esteve, brilhou! No prelúdio e no encerramento de todos os eventos distritais o filme com a música foi exibido. Em todas as ocasiões os rotarianos levantaram-se, cantaram, dançaram e batiam palmas no seu ritmo. Com certeza dizendo: Sim governador, estamos com você! Em vários clubes não foi diferente, em diversas posses em que o Marcos esteve presente ou em visitas oficiais, a música também foi executada. Com certeza com a mesma intenção de apoio.

41

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

41

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

STAND BY ME (John Lennon) When the night has come And the land is dark And the moon is the only light we’ll see No I won’t be afraid, no I won’t be afraid Just as long as you stand, stand by me So darling, darling, stand by me, oh stand by me Stand by me, stand by meIf the sky that we look upon Should tumble and let fall And the mountains should crumble to the sea I won’t cry, I won’t cry, no I won’t shed a tear Just as long as you stand, stand by me And darling, darling, stand by me, oh stand by me, oh stand now Stand by me, stand by me Whenever you’re in trouble won’t you stand by me, oh stand by me Stand by me, stand by me, stand by me. Darling, darling, stand by me, oh stand by me Stand by me, stand by me, stand by me. Whenever you’re in trouble won’t you stand by me, oh stand by me Stand by me, stand by me, stand by me. Poderia continuar aqui contando a experiência de ter participado desse time como secretário. Marcaram-me indelevelmente a alma as experiências do PETS em Serra Negra e a XX Conferência Distrital no navio. Mas prefiro ressaltar o aprendizado de como inovar e liderar. A escolha do Stand By Me foi a lição.

42

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

42

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

U$1 VALEU MAIS QUE U$1.000.000 E UM RECORD MUNDIAL

por Marcos a F Franco, governador distrital

A

tradição do nosso distrito nos conduz a pensar diariamente na Fundação Rotária, seja incentivando a busca de projetos sustentáveis, para investir os recursos destinados para esse fim, bem como para a busca de recursos financeiros, através de doações. A sensação que eu tinha, quando iniciamos a gestão, é a de estar em baixo do maior prédio do mundo, o Burj Khalifa, localizado em Dubai, com 828 metros de altura, com seus 163 andares, e tentando enxergar o seu ponto mais alto. A gestão anterior havia arrecadado pouco mais de U$1,5 de dólares, incluindo U$560 mil doados pela Mercedes Benz do Brasil, através da ABTRF. Cheguei a comentar com os presidentes que, se a Mercedes já tinha vindo, tínhamos que ir atrás de uma Ferrari. O desafio era enorme, estava muito difícil motivar os clubes a superá-lo. Outro grande desafio era o início do Plano Visão de Futuro. Nosso distrito foi selecionado para ser um dos 100 pilotos, em todo o mundo. O novo plano trouxe algumas alterações significativas que exigiam mais trabalho e mudança de cultura.

43

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

43

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Como um ano inovador adicionamos mais um desafio: iniciar um projeto distrital, utilizando parte da verba destinada ao Subsídio Distrital. Normalmente essa verba era cotizada entre todos os clubes que apresentassem um projeto de pequeno valor. Com o Plano Visão de Futuro, a verba ficou maior e utilizamos essa diferença para a implantação do LER – Centro de Leitura e Educação Rotary – D 4420. Foram implantadas seis salas de leitura, em seis municípios diferentes, que atendem a um dos seis focos do Plano Visão de Futuro: educação básica e alfabetização. A comissão distrital da Fundação Rotária, presidida pelo EGD José Luiz Fonseca realizou treinamentos para capacitar os clubes, o que foi fundamental para que implantássemos o segundo Projeto de Subsídio Global dentre todos os distritos do mundo e o primeiro do Brasil. Também fomos reconhecidos pela Fundação Rotária pelo excelente relatório apresentado sobre os 36 projetos relativos aos Subsídios Distritais. O distrito participou de 10 projetos de Subsídios Globais, sendo 5 em São Paulo, 1 na Califórnia, nos Estados Unidos, 1 em Recife, 1 em San Isidro, na Argentina, 2 na África (Gana e África do Sul). Esses projetos utilizaram quase U$70 mil do nosso Fundo Distrital de Utilização Controlada e atingiram um valor total, somando-se os parceiros e a Fundação Rotária, de pouco mais de U$ 400 mil. As verbas foram destinadas para equipamentos hospitalares, computadores, equipamentos para cozinhas industriais, banco de leite, escolas, atendimento a jovens de rua e equipamentos para fornecimento de água e esgoto. Todos esses projetos, quase que, na sua totalidade foram iniciativas dos clubes, estimulados pela nova filosofia da Fundação Rotária. Tudo isso, talvez fosse o suficiente, porém era necessário trabalhar com afinco para que a arrecadação atingisse um número, digamos inovador. Em nosso distrito não se cobra de um governador uma superação de recorde, porém espera-se que ele motive seus presidentes e, estes, motivem seus clubes, para que o distrito contribua com um valor condizente com o seu histórico e o PIB de sua área geográfica, afinal a nossa região é muito próspera em relação a muitas no Brasil. Já no PETS – Treinamento de Presidentes Eleitos, solicitamos a todos os presidentes uma meta, analisamos o desempenho histórico de cada clube e definimos mais duas metas: a primeira, o valor desafio e, a segunda, o valor

44

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

44

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

que seria possível cada clube atingir. Divulgamos periodicamente para que todos acompanhassem. O distrito possui um histórico de doações com o Seguro Solidário, Empresa Cidadã, Paul Harris Society, Todo Rotariano Todos os Anos, Grandes doadores, clubes 100% Paul Harris. Conseguimos que mais 6 clubes integrassem essa galeria, totalizando 41 e incentivamos todos a utilizarem essas ferramentas, aumentando o número de doadores. Outras ações, de diversos clubes também ocorreram como a venda de pins END PÒLIO NOW, pelo RC de Santos José Bonifácio, aos passageiros de transatlânticos, no porto de Santos, que representou uma arrecadação significativa. Adicionamos a tudo isso nossa persistência, troca de informações durante as visitas oficiais e a nossa “Ferrari”, a CONFERÊNCIA DISTRITAL TODOS A BORDO. Todos os presidentes sabiam que se lotássemos o navio atingiríamos o topo do maior edifício do mundo, o Burj Khalifa. A conferência permitiu que depositássemos quase U$274 mil em nome dos rotarianos embarcados e que economizássemos um bom valor do nosso orçamento distrital, o que possibilitou também, uma motivação, junto aos grandes doadores do nosso distrito, para que, no final, atingíssemos a marca de U$1.045 mil, mantendo assim o nível de arrecadação do nosso distrito, permitindo que o Brasil superasse o Reino Unido no ranking das maiores arrecadações, por países, passando para o 6º lugar e contribuindo para que esse ano fosse a maior arrecadação brasileira de todos os tempos. O nosso distrito, mais uma vez, foi o que mais arrecadou dentre os 38 do Brasil, representando 15,8% do total de toda contribuição do país à Fundação Rotária. Conseguimos mais, fomos o 16º distrito em arrecadação absoluta (somente 17 distritos superaram a casa do milhão de dólar) e fomos o DISTRITO CAMPEÃO, dentre todos no mundo, na arrecadação per capta para o Fundo Anual: U$340,51 por companheiro. Pela segunda vez o distrito atingiu esse feito, a primeira, foi na gestão 2006-07. Mais de 80% dos clubes atingiram suas metas e mais de um terço superaram seus números históricos. Uma curiosidade: conheci o EGD Dave F. McSpadden, do distrito 5810 do Texas, Estados Unidos, na Convenção Internacional de Birmingham, um pouco antes de assumir o seu ano de 2009-10, quando ele me deu uma nota de dólar fictícia, no valor de U$1.000.000, com sua foto estampada no verso. Ele

45

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

45

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

usou esse folder como incentivo para seus presidentes. Isso me motivou a fazer algo também; fui mais modesto e presenteei cada presidente, no PETS, com uma nota verdadeira de U$1. Valeu mais a nota real de U$1, do que a fictícia de U$1.000.000. U$74 dólares transformaram-se em pouco mais de U$1.045 mil. Parabéns pelo esforço e desprendimento de todos que contribuíram para essa marca.

46

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

46

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

UMA

CONFERÊNCIA INESQUECÍVEL por Ronaldo Varella, presidente da comissão da Conferência distrital

Q

uando fui convidado por nosso governador Marcos Franco para presidir a comissão da Conferência Distrital, não imaginava a magnitude do que estava assumindo. Inovadora em todos os sentidos, a Conferência Distrital Todos a Bordo foi um desafio, pois não tínhamos ideia do que nos esperava então, só nos restou arregaçar as mangas e trabalhar. A equipe foi constituída por mim, pelo governador Marcos Franco, pelo EGD Dirceu Vieira, pelos companheiros Dalberto Esteves, José Roberto Raposo Medeiros Filho e Antonino Russo Júnior. Foram muitas reuniões para que pudéssemos traçar as estratégias para que a Conferência fosse memorável, tudo foi pensado para que aqueles momentos a bordo ficassem na lembrança de cada um que dela participasse. Tivemos também a ajuda de muitos rotarianos que, se nominássemos a todos, teríamos outro livro. Deixo registrado aqui o meu muito obrigado.

47

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

47

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Devido às dificuldades para embarcar materiais no navio, tivemos que fazer muitas coisas que eram tradicionais em nossas conferências, de forma diferenciada, mas acredito que passaram despercebidas para a maioria dos que estavam presentes. Outras, como por exemplo, a fixação de todas as bandeiras no deck no navio foram muito elogiadas, devido a grande exposição do nome de cada clube. Elas foram as grandes testemunhas dos melhores momentos da conferência, desde a abertura com os hinos nacionais do Canadá e do Brasil, até o grande baile de enceramento na noite tropical. Posso afirmar com toda certeza que, o universo conspirou a nosso favor, pois tivemos a felicidade de contratar, meses antes do Carnaval, a Escola de Samba Beija Flor, porque apostávamos que ela seria a grande vencedora no Rio de Janeiro e esse foi o resultado. Conseguimos trazer a bordo as belas passistas e os ritmistas da escola de samba campeã. Todos os presentes aproveitaram cada minuto e se divertiram bastante, pois o clima era contagiante. Lembro perfeitamente de quando as passistas iniciaram a apresentação, foi um momento de intenso calor para a imensa maioria da ala masculina que disputavam os melhores lugares para fotografar e ser fotografado com elas. Levamos quase 2.000 pessoas, praticamente lotando o navio o que é um fato inédito dentro da história do Rotary. Isso possibilitou um companheirismo de praticamente 24 horas por dia. Nas plenárias contamos com interessantíssimos assuntos rotários além de excelentes palestras motivadoras e esclarecedoras, além de cumprir com todas as formalidades recomendadas pelo Rotary international. Com muito orgulho e felicidade posso dar meu testemunho de que participei da Conferência Todos a Bordo do distrito 4420 e que foi inesquecível não só para mim, mas para todos os rotarianos e convidados que estiveram presentes a bordo do MSC Opera.

48

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

48

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

UMA GESTÃO DIFERENTE por Virgílio Gonçalves Pina, presidente da Comissão de Imagem Pública e membro da sociedade Arch Klump da Fundação Rotária

T

enho muita satisfação de ser rotariano, de me doar para uma instituição que trabalha para melhorar as comunidades, minimizar o sofrimento daqueles que quase nada têm e carregar a bandeira que prega a paz entre os povos. É um privilégio. Servir ao Rotary International através do Distrito 4420 nesta gestão foi uma experiência ímpar. Nosso governador Marcos Franco, os Presidentes Inovadores, a Equipe Distrital e a qualidade de nossos companheiros fizeram a diferença.

49

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

49

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Fui convidado para ser presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4420, e quase não aceitei, por não ter experiência e nem ser jornalista. Porém, o argumento do governador de que minha visão de Rotary seria de grande ajuda e que poderia formar uma equipe de profissionais, fizeram-me aceitar esse desafio. Convidei o Silvares um companheiro jornalista de muita experiência do RC de Santos José Bonifácio, foi por muitos anos subeditor de jornal regional de maior circulação no Brasil; o Wendell representante da geração “Y”, um expert em programação, encarregado da atualização técnica, o companheiro Marcelo Carvalho, do RC de São Paulo Aeroporto, um profissional do segmento de informática que ficou com a manutenção e desenvolvimento do site e a Juliana, jornalista de campo contratada pelo distrito. A equipe fez seu planejamento, reuniu-se com o governador para acertar as prioridades da gestão, que definiu a espinha dorsal da comunicação, que seria: a implantação de um novo site do distrito, a publicação das Cartas Mensais, e a edição de quatro revistas com os temas: SAÚDE, EDUCAÇÂO, JUVENTUDE e MULHER. Concentramos nossos recursos no fortalecimento de uma boa comunicação interna sobre os fatos relevantes da gestão, bem como as centenas de projetos desenvolvidos pelos nossos clubes, uma vez que, para uma boa divulgação externa, é necessário, primeiro, que os rotarianos conheçam o que é realizado no distrito. Só assim cada um de nós irá contribuir solidamente para melhorar a imagem do Rotary em nossa região. Uma proposta desafiadora, mas exequível, atrelada à interação do governador e à liberdade de agir que ele nos concedeu, motivaram a dedicação e superação da equipe no sentido de alcançarmos nossos objetivos. O site, rapidamente passou a ser uma referência nacional, com notícias diárias coletadas no campo junto aos clubes e principais eventos realizados pelo distrito. As revistas sobre os projetos dos clubes reuniram desde os mais antigos aos mais novos e descreveu como cada um impacta em nossa comunidade. Parabenizo a todos os membros de nossa comissão pelo relevante serviço prestado ao Distrito 4420 e fico lisonjeado pela oportunidade de ter podido escolher as pessoas certas para o lugar certo. Obrigado governador Marcos Franco, obrigado a todos da nossa equipe e obrigado a todos os companheiros do Distrito 4420. 50

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

50

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

UMA IDEIA NA CABEÇA E UM LIVRO NA MÃO. NASCE O LER, PRIMEIRO PROJETO DISTRITAL por Luiz Fernando dos Santos, presidente da comissão distrital de Serviços à Comunidade e secretário do LER.

U

ma ideia na cabeça e um livro na mão. Se fosse para cunhar a gestão do ora EGD Marcos Franco, olhando em retrospectiva, eu poderia facilmente usar a análoga frase de Glauber Rocha. Porém, para se chegar a esse ponto, muito se gramou. Tão logo foi indicado governador, Marcos Franco iniciou a montagem de sua equipe, convidando-me para presidir a Comissão Distrital de Serviços à Comunidade. Na ocasião externou sua intenção de montar um Projeto Distrital que pudesse servir como catalisador e aglutinador dos clubes do Distrito 4420. A ideia era criar um projeto onde todos os rotarianos do distrito pudessem participar, fomentando o ideal de servir, buscando parceiros, trabalhando diretamente e obtendo recursos financeiros, de tal forma que possibilitasse o envolvimento de todos os clubes. 51

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

51

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Rabiscando suas primeiras intenções, Marcos agendou uma pequena reunião no Tênis Clube de Santos com o EGD Marcelo Demétrio Haick, da qual participei. Traçados os primeiros parâmetros, arregaçamos as mangas e fomos à luta, tendo como meta difundir a Educação. Estávamos, ainda, em condição embrionária. Não tínhamos absoluta clareza do que fazer. De certo havia apenas uma bandeira chamada Educação e a convicção de que, como rotarianos, poderíamos contribuir ainda mais para um dos principais focos de Rotary International. À primeira reunião seguiram-se contatos e visitas a entidades que desenvolvem projetos na área educacional e a ideia começou a amadurecer. No curso dos preparativos chegamos ao treinamento da equipe distrital, quando já se podia vislumbrar o que se pretendia. A reunião ocorreu em 06/ 03/2010, na Churrascaria Novilho de Prata, na Avenida do Estado, em São Paulo, em uma manhã muito chuvosa de um sábado, o que não foi empecilho para que todos apresentassem os enredos das atuações que pretendiam implementar. 52

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

52

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

O Projeto Distrital, então, já se encontrava alinhavado, precisando, porém, de algumas provas, a primeira das quais ocorreu no PETS (Treinamento de Presidentes) que teve lugar no Rádio Hotel, em Serra Negra, no período de 19 a 21/03/2010. Como quem já passou pela experiência sabe, o PETS é um acontecimento muito especial para quem está em vias de assumir a presidência de um clube de Rotary. O local do evento se transforma em uma verdadeira pilha carregada de eletricidade. Independentemente da faixa etária dos futuros presidentes, podese afirmar que todos compartilham de um frenesi, como se fosse um bando de colegiais em véspera da conclusão do curso. E a turma não decepcionou, comportando-se exatamente como se tem notícia em tais eventos, figurativamente incendiando as dependências do Hotel. Note-se que estamos falando do Distrito 4420 que já à época contava com 74 clubes distribuídos em 12 áreas. Ou seja, no hotel circulavam presidentes eleitos, equipe distrital, governadores e ex-governadores distritais, cônjuges, filhos e parentes e, em alguns casos, convidados. Um verdadeiro tumulto organizado. Conquanto tal cenário seja propício para impulsionar convites, programas, projetos, conversas, inícios de amizades, enfim, o melhor do companheirismo, serve também para discutir posturas dos caminhos que cada clube trilhou antes das gestões que se avizinham e para projeções de como será o nosso ano como presidentes. Dispensável lembrar que, permeando tal evento, surgem críticas, muitas vezes acerbas, a respeito das conduções anteriores. Também seria descartável frisar que todos os presidentes eleitos, de normal pessoas bem informadas e bem sucedidas, não são o que se poderia chamar de “massa de manobra”, não se deixando conduzir docilmente, ainda que tenham a melhor boa vontade, disposição e intenção. Apesar dos parênteses anteriores – que se prestaram tão somente para demonstrar todo o tempero que envolve esse evento chamado PETS – os trabalhos se desenvolveram de forma bastante produtiva, com muitas discussões, sugestões, propostas, etc. Entretanto, ao se apresentar o Projeto Distrital, como se tratava de algo inusitado, houve, como sói acontecer, uma série de questionamentos. O Projeto, tal qual por mim apresentado no PETS, propunha dar ênfase à

53

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

53

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Educação, tendo como estratégia: (a) palestra; (b) livro; (c) homenagem; (d) biblioteca. Entretanto, como parte do projeto não se encontrava plenamente desenvolvida, não havia a clareza necessária para que todos o entendessem e pudessem concluir sobre o que esperar a respeito. A esta parte cumpre observar que o governador e eu não estávamos ainda devidamente afinados a respeito do item biblioteca, cada um tendo suas próprias ideias, ainda não de todo maduras, o que impedia verbalizá-las de forma a criar o fluxo necessário para o desenvolvimento dos trabalhos. Por essa razão, a apresentação do referido item visava, dentre outros aspectos, colher subsídios das intenções dos diversos clubes, prestando-se como catalisador e definidor dos rumos que pretendíamos dar a essa parte do projeto. Colhidas diversas propostas e sugestões, observamos que uma boa parte dos clubes estava propensa à criação de bibliotecas, nos moldes já conhecidos e, curiosamente, uma parte também significativa enxergava biblioteca como depósito de livros, prevendo ações com retornos no mínimo duvidosos. Não é difícil imaginar todas as discussões que ocorreram no PETS após a apresentação e dentro do período em que cada representante de mesa teve para se posicionar a respeito do tema “biblioteca”. Os demais aspectos do Projeto foram facilmente digeridos, todos se comprometendo a promover palestras específicas sobre educação e a homenagear um educador dentro da área de atuação de seus respectivos clubes. Cabe destacar o lindo livro Frank e seus amigos, escrito pela companheira Denise de Oliveira, do RC Santo André – Alvorada, que, dentre outros aspectos, rendeu um mascote, apresentado em pelúcia e representado por companheiros devidamente fantasiados. Na Assembleia Distrital, ocorrida em 17/4/2010, das 8h00 às 12h30, na sede da UNIP Santos – Campus II – Rangel – Avenida Francisco Manoel s/nº - Vila Mathias, após as atividades comuns a todos, os clubes enviaram seus representantes para as diversas salas de apoio, dentre as quais aquela destinada para os Serviços à Comunidade. Por desencontro de informações, alguns companheiros que pretendiam esclarecimentos sobre questões pertinentes a subsídios foram encaminhados para a sala dos Serviços à Comunidade, o que redundou em algumas confusões, felizmente contornáveis vez que todos se encontravam imbuídos do espírito rotário. 54

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

54

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Na ocasião da assembleia distrital, cerca de dois meses e meio antes do início da gestão, mister das muitas conversas havidas, dos muitos e-mails trocados, das diversas experiências visitadas, a ideia já havia avançado, mas ainda levaria algum tempo para o devido alinhamento de todos os vetores necessários para a implantação do LER. Foi logo após a Assembleia Distrital que o governador eleito Marcos começou a dar vida objetiva ao Projeto, denominando-o, a princípio, como Centro Rotary de Leitura e Educação – LER (Espaço comunitário de leitura – Biblioteca Viva). Começamos, então, a entabular conversações com as Faculdades Rio Branco, cujo corpo diretivo – com especiais destaques para o Diretor Geral Custódio Pereira, para o Professor Edman Altheman e para a Bibliotecária Alice Kiyomi Matsumoto – tornou-se parceiro precioso e nos deu todo o respaldo de que necessitávamos para sistematizar o empreendimento, inclusive promovendo workshop motivacional ao qual compareceu um valoroso grupo de rotarianos. Dentre os frutos colhidos resultou o estabelecimento dos objetivos do novo Projeto Distrital, tendo como premissas: a visão de ser referência nacional como associação que estimula a leitura em crianças e jovens de comunidades carentes; e a missão de estimular a leitura de qualidade em crianças e jovens de comunidade carentes. Para a consecução de tais desideratos, a criação de centros de educação e cultura. Nasceu, assim, um projeto em linha com os objetivos de Rotary International e com o Plano Visão de Futuro da Fundação Rotária. Seguiram-se reuniões, ajustes, enfim, todos os encontros necessários a gestar o Projeto, o que já adentrou o início do Ano Rotário 2010/2011, ocasião em que, finalmente, já havíamos amadurecido a idéia e alinhado os vetores. Finalmente, em 22/3/2011, depois de ultimadas todas as medidas, por ocasião da visita do governador ao clube da governadoria (RC Santos-Oeste), com a presença do Secretário Estadual da Educação de São Paulo, Professor Herman Jacobus Cornelis Voorwald – devidamente homenageado pela condição de educador – foi oficialmente lançado o LER. A Diretoria se compôs, então, dos seguintes membros: Presidente: Marcos Anselmo Ferreira Franco; Vice-Presidente: Sérgio Lazzarini; 1° Secretário: Luiz

55

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

55

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Fernando dos Santos; 2° Secretário: Lenice Mateus de Oliveira; 1° tesoureiro: José Roberto Raposo Medeiros Filho; 2° Tesoureiro: Fabiana Morozetti Ramajo Esteves; Conselho Fiscal: Flávio Farah, Sílvio José Marola e Altimar Augusto Fernandes, iniciando-se legalmente os trabalhos. Embora reste subjacente, há que se lembrar de que toda a demanda contou com os préstimos de toda a coletividade rotária, com destaques e diligências de tal modo denodadas que cada ato é digno de capítulos específicos. Dada a exiguidade de tempo e linhas, limitemo-nos a apontar os trabalhos com cotações de livros e utensílios, capacitações, verbas, inaugurações, treinamentos pedagógicos, reuniões de diretoria, workshops, criação de blog, etc.

Durante a segunda quinzena do mês de junho de 2011, as seis primeiras salas foram inauguradas, utilizando o recurso financeiro do Projeto Distrital da Fundação Rotária. Muito embora cada sala de leitura esteja localizada próxima a um clube, todos os clubes do distrito são os mentores e incentivadores do projeto. 56

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

56

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Por pioneiras, merecem destaque as primeiras salas: (a) CER – Centro Educacional e Recreativo – São Vicente; (b) AAMAVI – Associação de Amigos e Moradores de Áreas Verdes de Itanhaém – Itanhaém; (c) Núcleo Espírita Chácara das Flores Eurípedes Basanulfo – Mauá; (d) APM José Carlos Buzinaro – Bertioga; (e) Subprefeitura de Santo Amaro, no Centro Comunitário das Águas Espraiadas – São Paulo; (f) Lar Irmã Inês – Embu-Guaçu. Assim, para constar, deixo assentes as linhas acima como testemunho dos fatos por mim vivenciados na imensa roda viva que foi a criação do LER, cujos frutos começam a amadurecer e cujo porvir certamente será grandioso, como atesta o educador José Carlos Lelli, um dos orientadores pedagógicos do LER, no texto abaixo: “Na natureza temos dois exemplos que cabem como reflexão para os participantes do nosso Projeto. Diz um dito popular: “plantar jabuticabeira é plantar para os netos”. É que se você plantar jabuticabeira não espere colher seu fruto, rápido, mas seus netos se fartarão dela. Ela não tem pressa de crescer, mas quando cresce enche todos os seus galhos de frutos. Não fique frustrado, o LER está sendo plantado agora, mas seus frutos se farão presentes no futuro, futuro das crianças e futuro da nação”.

Transcrição do e-mail enviado em 12 de agosto de 2011 pelo sr. Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo para o EGD Marcos Franco: Agradecemos a gentileza do envio do book contendo as cartas mensais e publicações vinculadas à sua gestão no distrito 4420. Aproveitamos a oportunidade para parabenizá-lo, bem como a sua equipe, pelo excelente trabalho realizado no período, que contou com projetos de mérito, como o LER – salas de leitura e educação, atendendo crianças de 5 a 12 anos de comunidades carentes, do qual tivemos o privilégio de participar. Foi muito gratificante e prazeroso acompanhar sua gestão e a Fundação de Rotarianos de São Paulo permanece à disposição para contribuir sempre que possível. Cordialmente.

57

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

57

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

UMA VIAGEM INESQUECÍVEL: A CONFERÊNCIA TODOS A BORDO por Marcos A F Franco, governador distrital

S

empre me incomodei com o excesso de formalidades utilizado em Rotary. Entendo que o momento da conferência distrital é a grande oportunidade de integrar os rotarianos e, quanto menos formalidades e mais contatos pessoais, maior a interação entre todos, maiores os momentos de companheirismo e maiores as oportunidades de conhecer o sentimento de servir de cada um.

58

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

58

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Apesar de ter reservado o hotel em Águas de Lindóia, como sempre foi feito pelo nosso distrito, à exceção do ano de 1998, quando a conferência foi realizada no Guarujá e em 2006, que ocorreu em Campos do Jordão, imaginei encontrar um hotel que pudesse abrigar todos os rotarianos do distrito, todos juntos em um único ambiente. Em uma reunião de que participei no RC de Santos Porto, comentei com alguns companheiros sobre nosso objetivo e de realizá-la em um navio exclusivo para o Rotary, afinal o distrito já havia promovido, mais de uma vez, viagens de companheirismo em navios. Obtive um apoio irrestrito que mais tarde se materializou, com uma participação efetiva, sendo a maior caravana da conferência. Começamos a escutar mais companheiros, indagando-os em cada oportunidade de visitas aos seus clubes. Ainda como governador indicado, fui informado pelo hotel até então reservado em Lindóia para a conferência, sobre a alteração da data agendada previamente, sem consulta, alterando o período que normalmente o distrito realizava a conferência. Nesse momento decidi que faríamos em outro lugar. A idéia de fazer no navio passava a ser uma opção real. A procura por outros hotéis esbarrava sempre em dificuldades de preço, logística, dimensão ou outro aspecto importante, foi quando buscamos a aproximação com as companhias de cruzeiros, ainda que desestimulado por companheiros profissionais da área de turismo. Alguns estimavam que a massa crítica não fosse suficiente, outros que a viagem de navio ainda não era um hábito de muitos, que a logística da conferência dentro do navio limitaria alguns eventos que tradicionalmente ocorriam. Foram pontos de vista que me fizeram refletir mais e começamos a estudar as alternativas. Após os primeiros contatos, auxiliado por alguns companheiros, tivemos a convicção de que o navio seria uma excelente alternativa para os rotarianos: menor distância, todos ficariam no mesmo local, deslocamento para as reuniões sem necessidade de mudar de hotel, existência de toda infraestrutura para as plenárias e reuniões, excelente serviço de alimentação, uma completa infraestrutura de lazer, envolveria 3 cidades e teria o caráter internacional, por ser um navio italiano. Formamos uma comissão que nos ajudou a avaliar os aspectos financeiros, pois teríamos que saldar todo o valor do fretamento de um navio, antes de receber o pagamento dos rotarianos. Optamos por buscar empréstimos entre

59

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

59

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

companheiros e o restante foi feito um empréstimo bancário, onde o meu cunhado, Antonino Russo Jr, companheiro do RC de Santos Oeste, foi o avalista. Sabíamos que com a formação do fundo da conferência, já previsto e, com o início das vendas um ano antes, em seis meses honraríamos os compromissos. Assinamos o contrato com a MSC, optando pelo navio Ópera, que podia atender a 2050 pessoas, nas suas 850 cabines. A partir daí, não havia mais jeito de desistir: OU DAVA CERTO, OU DAVA CERTO. Contei com um forte apoio do EGD Dirceu Vieira que se apaixonou pela idéia e com a motivação do futuro presidente do RC de Santos José Bonifácio, Dalberto Feijó Esteves, empresário da área de turismo e que embarcou conosco nessa viagem fantástica, assumindo, através de sua empresa, a administração das vendas. Em reuniões freqüentes, a partir de dezembro de 2009, buscamos estabelecer as estratégias para motivar os futuros presidentes, equipe distrital e todo o distrito. Muitos rotarianos tinham dúvidas se daria certo: como seria feito o tradicional coquetel de abertura? O teatro do navio comportaria todos os participantes na abertura da conferência? Os rotarianos freqüentariam as plenárias? As agências de turismo de rotarianos fariam as vendas das cabines? Os palestrantes ficariam três dias no navio? O preço das cabines seria mais oneroso do que os hotéis em Lindóia? Como seria a adesão dos rotarianos que normalmente só freqüentam a conferência no sábado? Enfim, algo novo e diferente do normal suscitava muitas dúvidas e que teríamos que resolvê-las com cuidado e analisando detalhe por detalhe. Antes de tomarmos a decisão indagamos todos os ex-governadores para trocarmos experiências, verificamos também, que alguns distritos do exterior organizavam normalmente suas conferências em navio, porém para até 500 pessoas, não ocupando a totalidade do navio. Não conseguimos identificar na história do Rotary International sobre o fretamento de um navio, totalmente para os rotarianos. Isso nos motivou ainda mais, nosso distrito seria capaz de mostrar a sua pujança. Por mais esforço de vários governadores, com alterações pontuais, o formato das conferências realizadas em Lindóia é totalmente previsível, não causando impacto e emoção à maioria dos assíduos. Esse parecia ser um grande desafio, mas reputo a administração da venda das cabines como um dos pontos fundamentais para o êxito que tivemos. Contamos com a experiência e talento

60

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

60

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

da comissão. Além dos já citados, o companheiro José Roberto Raposo Medeiros Filho, associado do RC de Santos Oeste, colocou sua experiência pessoal e profissional da área administrativa e financeira e desenvolveu um super controle contábil, exclusivo para o navio. O fretamento do navio, negociado com a armadora, não incluía a administração de vendas e financeira, portanto o distrito abriu uma conta bancária específica para a movimentação dos recursos financeiros, contratos com as operadoras de cartão de crédito e demais providências inerentes à nova empreitada. A secretaria do distrito também se envolveu, absorvendo mais trabalho. Operamos uma empresa com um faturamento de pouco mais de R$2.500.000,00 anuais, contabilizados e auditados com pleno êxito, sem empregados e gerida por rotarianos. Esse foi o maior desafio. A apresentação do projeto da conferência foi feita em primeira mão para os presidentes inovadores, no PETS realizado em Serra Negra, durante o mês de março. Elegemos os presidentes para serem os VENDEDORES em seus clubes, projetando um valor de participação financeira para aplicação em projetos do clube ou para Fundação Rotária, a critério de cada clube. Aproveitamos essa oportunidade para orientá-los, mostrar o novo conceito e todos os benefícios que os rotarianos teriam. Foi um momento de muita expectativa, mas que a grande maioria entendeu, comprou a idéia e se motivou. Foi elaborado um plano de incentivo, contemplando também recursos para a Fundação Rotária, a fim de ajudá-los em seus objetivos. Senti nesse momento, que tocamos profundo no coração de cada presidente, todos ficariam marcados por uma conferência diferenciada, a conferência TODOS A BORDO. Talvez tenha sido a primeira conferência a bordo, em navio exclusivamente fretado, de todos os tempos, em Rotary no mundo. A partir daí a conferência foi entendida como o grande eixo da nossa gestão, ela iria ajudar-nos a atingir os objetivos propostos de crescimento e manutenção do quadro social, arrecadação para a Fundação Rotária e motivação dos clubes. Em abril, por ocasião da Assembléia Distrital, em Santos, lançamos a conferência para todos os rotarianos e, para nossa surpresa, 50% das cabines foram reservadas, índice acima da nossa expectativa inicial. Mas, com um início surpreendente, a calmaria logo chegou, até que muitos pudessem entender,

61

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

61

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

passamos um longo período com um crescimento lento das vendas, fazendo contatos constantes com todos os clubes. Durante nossas visitas oficiais, estimulamos todos os companheiros dos clubes com a participação em um sorteio de uma cabine, em troca de R$2,00 cada cupom, que seria doado para o programa Pólio-Plus. Durante as visitas aproveitávamos para motivar todos a participarem e perguntando se a escola de samba Beija Flor deveria se apresentar no navio com as mulatas ou sem as mulatas, como uma forma alegre de divulgar uma das atrações do navio, que em fevereiro de 2011, para nossa alegria, foi a escola campeã do carnaval carioca. Vieram outras promoções, como a dos U$200 de crédito a ser utilizado durante a conferência, no navio, para cada companheiro que já tivesse sua cabine e indicasse outro comprador. Com o objetivo de se obter uma participação de todos os clubes, oferecemos uma cabine para cada clube para duas pessoas, ao valor de R$500,00, resultando em uma adesão de 90%. Foram desafios inéditos e que contribuíram significativamente para o resultado final. A questão dos “sabadistas”, aqueles que só vão à conferência no sábado, fazendo o famoso bate e volta, argumentamos que só conheciam uma parte do nosso maior evento, que seria uma grande oportunidade de conhecê-lo no todo, principalmente a convivência com os seus companheiros de clube. Para os que estavam preocupados com o traje que deveria ser utilizado na abertura, respondíamos que seria o traje que ele achasse mais conveniente, pois a abertura seria feita no convés, na hora da partida do navio, poderia ser de terno, social, bermuda ou até trajes de banho, devido à piscina, mas, o mais importante, é que todos estivessem lá. E assim ocorreu, ao som do hino nacional canadense e brasileiro, com um por do sol maravilhoso, o navio partiu do cais santista, desfilando majestosamente pela barra, enquanto os presidentes, com seus blazers sobre as camisetas do evento e quepes de comandantes, desfrutavam o êxito da conferência, degustando um champanhe. Para mim um dos momentos mais sublimes e inesquecíveis: TODOS A BORDO E TODOS JUNTOS. Foram muitas horas de reuniões da comissão, que foi presidida pelo nosso querido Ronaldo Varella, do RC de Santos Porto. Ele e sua esposa Mônica recebiam-nos em sua residência, sempre com muito entusiasmo e carinho. Foram momentos agradáveis e que todos da comissão sentiram muito em ter acabado. Os presidentes trabalharam muito duro para o sucesso e obtiveram

62

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

62

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

R$140.000,00 em patrocínio, depositados diretamente na Fundação Rotária. Foi uma promoção que idealizamos para incentivar mais adesões. Não tínhamos como reduzir o preço, em respeito a todos que já tinham comprado anteriormente, então quem depositasse U$1.000 na Fundação Rotária, mais as taxas de embarque, fazia jus a uma cabine interna com direito a um acompanhante. O esforço de todos nos recompensou. Após o pagamento de todas as despesas e somando-se os patrocínios, a conferência propiciou um depósito total, junto à Fundação Rotária, de U$274 mil. Esse valor foi fundamental para que o Brasil superasse o Reino Unido, no ranking anual de arrecadação, passando para o 6º lugar entre todos os países, um fato inédito. À medida que se aproximava a conferência, mais companheiros vinham compor a equipe, um deles o nosso inestimável e irretocável Carlos Torci, secretário distrital, associado do RC de São Vicente, apaixonado por música, preparou toda parte de sonoplastia e visual, deu um show. Torci contou com um forte apoio do companheiro José Claudio de Carvalho Lopes, do RC de São Vicente. Juntou-se a nós também, o nosso cônsul honorário da França, Cláudio Loureiro, associado do RC de Santos Praia, para preparar os protocolos. Foi perfeito, junto com toda sua equipe: André, do RC de Santos, Bortoloni, do RC de Santos José Bonifácio, Marcos Melhado, do RC de Santos Praia e Graciliano do RC de Santos Oeste. Para coordenar a logística de distribuição do material da conferência, sinalização, identidade visual e movimentação de convidados, juntaram-se à comissão os companheiros Mário Soncini e Sílvio, ambos do RC de São Paulo Anchieta, juntamente com seus familiares, realizando um trabalho primoroso. Foram três visitas prévias ao navio, primeiro para conhecê-lo e depois para providências. Em cada uma dessas visitas era como se a comissão fosse abastecida de um combustível poderoso, todos passavam a acreditar ainda mais no sucesso da conferência. Foram momentos especiais de trabalho e muito companheirismo. Em cada canto do navio, imaginávamos como cada rotariano iria se sentir. E os imprevistos? Tudo ocorreu perfeitamente? A energia da comissão era tão positiva e todos querendo o sucesso do evento, que alguns reveses que ocorreram acabaram não preocupando muito e foram sanados, não merecendo as suas menções.

63

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

63

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

A MSC foi uma grande parceira, liderada pelo seu diretor Adrian Ursulli, muitas vezes indo além se sua alçada, para prestar o melhor serviço possível.

Enfim, quando chegou o dia 14 de abril de 2011, fomos os primeiros a chegar ao terminal de passageiros do Porto de Santos, depois, naturalmente do pessoal da Link Tour, empresa do Dalberto, que cuidou de cada venda, seguros e providências relativas ao embarque, junto ao MSC e ao terminal de embarque de passageiros. O nosso navio Ópera estava lá e, seria a sua última viagem pelo litoral brasileiro, em seguida iria para Europa, o terminal foi só nosso. Sentimos a alegria e ansiedade de cada família chegando, pegando seus kits da conferência e iniciando o embarque. Fizemos uma mochila especial para as crianças, estampada com a imagem do Frank, o mascote da gestão. Elas vieram em bom número e, pela primeira vez recebiam o seu material de participação. Alguns presidentes também prepararam brindes e uniformes de seus clubes, tornando a viagem ainda mais aconchegante. Para receber o casal representante do presidente de Rotary International, Monty e Liz Audenart, preparamos um coquetel especial, a bordo e depois um almoço, feito exclusivamente para eles, todo o Colégio de Governadores do distrito 4420 e esposas. Aqui registro a participação da totalidade, à exceção de

64

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

64

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

dois que, por motivos particulares, não puderam testemunhar o ambiente fraterno de que desfrutamos e a vibração do casal Monty e Liz. Aproveito para destacar o apoio incondicional e fundamental que recebemos de todo o Colégio de Governadores. O primeiro dia, além da emocionante abertura no deck do navio, vivenciei um balanço de navio diferente, ao caminhar para os restaurantes na hora do jantar, todos 1962 participantes eram uma alegria única, seus semblantes irradiavam uma magia misturando euforia, felicidade e prazer que cheguei a sentir o navio balançar pela energia positiva do enorme companheirismo que estava ocorrendo. Ao longo do caminho, nos vários lounges, com bares e músicas, todos se confraternizavam, parecendo uma grande família que não se viam há tempos. Senti o que imaginei há um ano antes, foi magnífico. Foi um sentimento especial que jamais esquecerei.

A maioria dos embarcados nunca tinha viajado em um cruzeiro, muitos que estavam com receio, ao final me disseram que iriam programar outra viagem de navio. A grande maioria dormiu muito pouco, pois no navio havia atividades quase que 24 horas. Muitos chegaram a suas residências e dormiram por mais

65

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

65

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

de 12 horas para recompor o sono. Embora aproveitando bastante, não conseguiram desfrutar de todos os atrativos do navio. No segundo dia chegamos a Búzios, o tempo ensolarado, bom para praia, passear e fazer compras. Apesar desses atrativos, quase 700 pessoas compareceram na plenária, que teve como atração principal o nosso grande amigo e representante do presidente de R. l. Monty Audenart, dentista, ex-vicepresidente de Rotary International, emocionou a todos com suas experiências de voluntário internacional. Após o almoço a Adela, junto com outras senhoras, acompanharam Liz Audenart até o centro de Búzios. Em uma boutique da cidade, a Denise Camargo, vendo a vendedora assustada com a invasão rotária na cidade, disse a ela que o marido da Adela tinha fretado o navio, para seus amigos passearem no fim de semana e a vendedora não sabia se acreditava ou não. A Adela confirmou, pois esse era o seu sentimento, um navio de amigos, conversando, aprendendo sobre Rotary e se divertindo. Já no terceiro dia, sábado, chegamos ao Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, e o sol continuou a nos escoltar. Muitos desembarcaram logo cedo e outros ficaram para ver os jovens intercambistas de vários países se apresentarem, os cinco intercambistas alemães do programa do grupo de estudos e dos nossos, também cinco intercambistas que partiriam em breve para a Alemanha. Dentre outras maravilhosas palestras, inclusive a do nosso ex-diretor de Rotary International, Themístocles Américo Caldas Pinho, hoje presidente da ABTRF, residente em Niterói e que atendeu gentilmente ao nosso convite.

66

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

66

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Ao encerrar essa última plenária, reservamos uma surpresa para os nossos presidentes e equipe distrital inovadora, chamamos todos ao palco do teatro e ouvimos a música “poeira”, que se chama SORTE GRANDE, interpretada por Ivete Sangalo. A minha sorte grande, Foi você cair do céu, Minha paixão verdadeira. Viver a emoção, Ganhar teu coração, Pra ser feliz a vida inteira. É lindo o teu sorriso, O brilho dos teus olhos, Meu anjo querubim. Doce dos teus beijos, Calor dos teus braços, Perfume de jasmim. Chegou no meu espaço, Mandando no pedaço, Com o amor que não é brincadeira. Pegou me deu um laço, Dançou bem no compasso, De prazer levantou poeira. Poeira Poeira Poeira Levantou poeira! Poeira Poeira Poeira Levantou poeira!

67

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

67

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Esse foi o nosso espírito, todos se confraternizaram e me jogaram para cima. Estava ali um grupo que levantou poeira, acreditaram e tiveram a ousadia de inovar para atrair mais rotarianos e motivar seus clubes. Mas, ainda havia mais emoções. Após o almoço, chegou a Escola de Samba Beija Flor, a grande campeã do carnaval de 2011, com o samba enredo: A SIMPLICIDADE DE UM REI, que homenageou o cantor Roberto Carlos. Até a tripulação do navio foi ao deck desfrutar desse delírio de momento e para encantar todos os rapazes, apareceram as mulatas sambando, cantando e desfilando suas belezas.

A Simplicidade de um Rei Autores: Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR. Beija-Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Netto, Mourão e Cleber do Sindicato

68

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

68

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

A saudade Vem pra reviver o tempo que passou. Ah! Essa lembrança que ficou Momentos que não esqueci. Eu cheio de fantasias na luz do Rei menino Lá no seu Cachoeiro E lá vou eu... De calhambeque a onda a me levar Na jovem guarda o rock a embalar... Vivendo a paixão Amigos de fé guardei no coração Quando o amor invade a alma... É magia. É inspiração pra nossa canção... Poesia. O beijo na flor é só pra dizer Como é grande o meu amor por você! Nas curvas dessa estrada a vida em canções Chora viola! Nas veredas dos sertões Lindo é ver a natureza, Por sua beleza, clamou em seus versos, No mar navegam emoções. Sonhar faz bem aos corações. Na fé com o meu Rei seguindo, Outra vez estou aqui, vivendo esse momento lindo. De todas as Marias vêm as bênçãos lá do céu Do samba faço oração, poema, emoção! Meu Beija-Flor chegou a hora De botar pra fora a felicidade Da alegria de falar do Rei E mostrar pro mundo essa simplicidade A letra revela um pouco do que somos e destaca que a simplicidade fez um Rei. Foi assim, uma conferência mais simples nos protocolos, mas completa na emoção, no companheirismo, na comunicação dos projetos, dos resultados para o Rotary e sobre tudo no espírito de grupo, contribuindo para fortalecer ainda mais os nossos clubes. 69

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

69

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Além das plenárias, a conferência contou com uma programação completa, incluindo a conferência do Rotary Kids, a casa da juventude, com o Rotaract e Interact, um Fórum das mulheres, com a participação especial de Liz Audenart, com a reunião dos delegados, que definiram propostas para o próximo Conselho de Legislação, com as reuniões dos futuros presidentes com os governadores indicados e eleitos e dos atuais presidentes com o governador. Tivemos também um momento com o Pepe, o “canhão da vila”, ex jogador de futebol, bi-campeão mundial pelo Santos Futebol Clube e pela seleção brasileira de futebol, que gentilmente atendeu ao nosso convite. Coordenado pelo radialista rotariano do RC de Santos Oeste Luiz Mário Lombardi, a seção de “causos” e perguntas contou com a participação de um bom números de fãs. Alguns perguntavam onde seriam vendidos os convites para o baile e eu respondia que todos seriam nossos convidados especiais, logo mais à noite. O tempo, mais uma vez, conspirou a nosso favor e proporcionou uma noite enluarada para que a música rolasse solta no convés, com cada clube exibindo suas fantasias dos mares do sul, mesas de frutas e doces à vontade para todos e muito, muito companheirismo, ainda que a energia de cada um já estivesse bem baixa.

70

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

70

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

No domingo, ao encontrar cada um no café da manhã, ainda tinham energia para elogiar tudo que vivenciaram. Restava agradecer o carinho a participação e o estoque de alegria que cada um levou para compartilhar com todos. Recebi muitos elogios por escrito, através de e-mails, destaco alguns que resumem todos que recebemos. “Obrigado por tudo. Realmente foi uma boa conferência que muitas coisas lembraremos no futuro”. Monty e Liz Audenart, representante do presidente de Rotary International “Queremos agradecer pelo evento cheio de sucesso. Realmente foi um sonho que se tornou realidade”. Brigitte e Ernest, presidente inovador do RC de SP Chácara Flora “Gostaria de expressar a satisfação de nosso clube, em ter participado de tão extraordinária conferência a bordo. Foi de fato uma inovação e tanto. Valorosa e objetiva na medida em que todos os valores rotários foram tocados. Divertida e prazerosa na grande disponibilidade de entretenimentos à disposição de todos. E sobre tudo calorosa na confraternização e congraçamento de tamanho número de rotarianos, cuja magnitude jamais presenciei em minha vida rotária”. Edite Ribeiro Gonçalves, presidente inovadora do RC de SP Nove de Julho. “Meus parabéns pelo sucesso da sua conferência distrital, que pude testemunhar no dia de ontem. Estou certo que tal evento será inesquecível para todos do distrito 4420”. Themístocles Américo Caldas Pinho, ex diretor de Rotary International “Parabéns!” “A conferência a bordo foi inesquecível, ficará gravada em nossas mentes e escrita em letras douradas na história de nosso distrito. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa gestão”. Virgílio Pina, presidente da comissão distrital de imagem pública da gestão inovadora e membro da Arch Klump Society. “Parabéns pela ousadia, pela inovação e por não pensar pequeno. Vocês merecem todos os elogios pelos resultados obtidos nesta conferência. Vocês realmente LEVANTARAM POEIRA”. Ana Maria V Nettuzzi, ex presidente do RC de Santos Oeste. 71

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

71

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

“Parabéns a toda comissão da XX Conferência Todos a Bordo. Partilhamos com todos os rotarianos e convidados de um ambiente de extremo companheirismo. Valeu a vibração altamente positiva que todos nós compartilhamos na plenária de encerramento, a verdadeira e espontânea avaliação dos participantes”. Nelson Ceschin, presidente inovador do RC de S Bernardo do Campo “Obrigado pelo entusiasmo que possibilitou o sucesso da XX Conferência. A palavra entusiasmo vem do grego e significa TER UM DEUS DENTRO DE SI. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modificá-la. Portanto, era preciso entusiasmar-se, ou seja, ABRIGAR UM DEUS EM SI! Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria e firmeza. E acreditam igualmente nos outros entusiasmados. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. O entusiasmo é bem diferente do otimismo. Otimismo significa esperar que uma coisa dê certo. Entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo”. Vera e Marco Batan, ex-presidente do RC de Santos Oeste. Encerro agradecendo a todos que acreditaram e participaram dessa viajem vitoriosa e vibrante, meus parabéns a todos os presidentes inovadores e obrigado a toda equipe distrital, que humildemente souberam motivar e orientar a todos. Nossa conferência não foi a maior, não foi a melhor, mas foi INESQUECÍVEL.

72

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

72

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

VISITAS

DE

RECONHECIMENTO,

UM PROJETO INUSITADO por Dirceu Vieira, conselheiro pessoal do governador, integrante da comissão da conferência distrital e EGD 2003-04

M

uito honrado em receber a solicitação do GD 2010/11 Marcos Anselmo, para comentar alguns aspectos de sua gestão. Seu convite me levou a meados de 2009, um ano antes do início do seu período, quando fui convidado para ser seu conselheiro alertei-o prontamente, alegando que, eu sempre daria palpites, sem necessidade de cargo, mas ele insistiu, e recebendo a carinhosa alcunha de PALPITEIRO, tive a oportunidade única de desfrutar de perto, de

73

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

73

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

uma equipe distrital maravilhosa, com a coragem de instituir várias atividades inovadoras, de pleno sucesso, que elevaram ainda mais os resultados do Distrito 4420 e a imagem do Rotary. As VISITAS DO RECONHECIMENTO foram decididas numa das várias viagens de carro que fizemos e num dia marcante para o Distrito 4420, o dia em que o Marcos bateu o martelo, em novembro/2009, fechando o contrato com a MSC em São Paulo, de fazer a conferência no navio Òpera da MSC. A confiança na equipe distrital e na capacidade dos nossos clubes era tão grande, que o comprometimento pessoal de uma obrigação de cêrca de 800 mil dólares no projeto, 8 meses antes do início da gestão, não provocava nenhuma preocupação, somente euforia, pela certeza da realização. O objetivo principal das visitas era o pleno reconhecimento do maravilhoso trabalho dos nossos clubes que, com uma excelência de performances e uma dedicação total aos objetivos rotários, atendem a comunidade em projetos sociais extremamente marcantes. A máquina propulsora dos nossos projetos é composta pelos membros dos nossos clubes, rotarianos e suas famílias que, numa dedicação incansável, apoiam e concretizam todas as nossas metas e nada melhor do que premiá-los pessoalmente, em sua própria casa rotária, ainda no ano da gestão que se encerrava. Foram estipuladas então várias outorgas de premiação para os clubes, quanto aos projetos comunitários, desenvolvimento do quadro social, participação na conferência, contribuições para a Fundação Rotária e designados os membros do nosso glorioso Colégio de Governadores para representar o governador nessa visita inusitada de reconhecimento. Interessante que o reconhecimento naturalmente passou também a ser, indiretamente, dos exgovernadores, pois sendo os mesmos indicados pelo próprio clube, foi um reconhecimento pelos dedicados e constantes serviços prestados pelos governadores aos clubes do nosso distrito. Tive a satisfação pessoal de representar nosso governador Marcos em várias visitas de reconhecimento e de notar a alegria e a satisfação dos seus membros pelo reconhecimento do trabalho voluntário a que todos se dedicam. Foram reuniões inesquecíveis, com formalidades simples, conforme requisitadas, de uma felicidade contagiante e com um fato inusitado (que me perdoem meus queridos amigos do Colégio) os governadores estavam lá, sem dúvida, numa

74

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

74

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

visita de motivação e apoio como sempre fazem, mas sem nenhum pedido, somente com agradecimentos. Os governadores assistentes estavam sempre presentes nas reuniões e geralmente incumbidos de levar os prêmios para os clubes e, nesses itens, estava também incluída uma gravata oficial da Pólio, como presente, a ser entregue ao próprio governador assistente, pelo representante e tendo inclusive um representante, que inadvertidamente, sem ser corretamente instruído, levou a gravata para casa, devolvendo-a após ser avisado do engano (não vou falar o nome do governador se não o Farah vai ficar bravo comigo). Enfim, teria que escrever um livro, somente para comentar sobre os maravilhosos fatos que alegraram projeto tão brilhante. PARABÉNS A TODOS OS COMPANHEIROS DO QUERIDO 4420 POR MAIS ESTA BRILHANTE GESTÃO, COM TOTAL DEDICAÇÃO E COMPETÊNCIA.

75

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

75

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

76

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

76

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Uma visão dos Passageiros

77

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

77

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

78

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

78

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

A CAPACIDADE DE APRENDER É O QUE DIFERENCIA UM BOM PROFISSIONAL DE UM LÍDER por Antonio Alves da Rocha, presidente do RC de Peruíbe

A

Presidência do Rotary Club de Peruíbe, ano rotário 2010/2011, teve influência significativa não só em minha vida, bem como da minha família. Pois, fui escolhido para a presidência, no ano em que nosso clube comemorou trinta anos de fundação. Apesar de ter sido o presidente fundador do clube e também no ano rotário 1996/97, nada se comparou com este ano rotário. Durante estes trinta anos de atividades do Rotary Clube de Peruíbe, tive o privilégio de participar, seja na organização e fundação de entidades em nossa cidade, tais como: ACEP - Associação Comercial e Empresarial de Peruíbe, APAE – Peruíbe (da qual sou Conselheiro), Guarda Mirim de Peruíbe (Capacitação profissional dos jovens, dos quatorze aos dezoito anos), entidade esta, fundada no primeiro ano de vida do Rotary Clube de Peruíbe, sempre presidida por um companheiro, ou ex-companheiro do nosso clube. CAPI, casa de proteção ao menor, fundada em nossa gestão, ano rotário 1996/97.

79

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

79

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Ainda, a locação de investimentos para aquisição e doação de equipamentos a Maternidade, ao Banco de Leite, a Lavanderia da Prefeitura Municipal de Peruíbe, cumprindo um compromisso de colaborar na redução da Mortalidade Infantil em nossa cidade, seja na CAMPÓLIO – Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. ALTAR DA PÁTRIA, realizado anualmente na semana da pátria, evocando o civismo e o patriotismo, a CAMPANHA DE PREVENÇÃO a Osteoporose, Hipertensão e Diabete, ao TRABALHO das companheiras da CASA DA AMIZADE, junto à Maternidade de Peruíbe, que compõem o universo da prestação de serviços, realizados por abnegados e dedicados COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS, ROTARACTIANOS, INTERACTIANOS E KIDIANOS. A nossa participação, durante estes anos em Rotary, nos deu a oportunidade de servir ao próximo, gerando conhecimento e muitas alegrias, que ajudaram na formação do nosso caráter e crescimento. “A capacidade de aprender é o que diferencia um bom profissional de um líder”. A companheira JUREMA E EU queremos enfatizar, nesta oportunidade, os nossos agradecimentos a todos os companheiros e companheiras, pelo apoio e amparo, e, reafirmarmos nosso compromisso que continuaremos trabalhando pela evolução e crescimento do nosso clube. “FORTALECENDO NOSSAS COMUNIDADES e UNINDO NOSSOS CONTINENTES para JUNTOS INOVAR”.

80

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

80

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

A

CARACTERÍSTICA MAIS IMPORTANTE DE UM

INOVADOR NÃO É A SUA IMAGINAÇÃO, MAS A SUA PERSPICÁCIA

por Adriano Valente, presidente do RC de Santo André

D

urante o ano rotário de 2010/2011 experimentei a perspicácia, que, na minha visão, é a ideia sorrateira, colocada por um inovador que progressivamente ocupa nossa mente e, num determinado momento, sem perceber, passa a guiar nossas atividades, tornando-se uma de nossas principais prioridades. A ideia de uma Conferência Distrital a bordo, tinha aquele cheiro de insucesso e, em um determinado momento, iria esbarrar em um grande empecilho e, muito provavelmente, ser cancelada ou modificada. Entretanto, a perspicácia é o que permite transformar uma ideia normal, como aquelas centenas que temos todos os dias, em algo especial e, aos poucos,

81

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

81

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

a necessidade de divulgar nossa conferência distrital se transformou em uma ideia abraçada por todos e contagiou milhares de companheiros. Uma alegria sem precedentes. Os clubes se uniram, interagiram e desfilaram pelos corredores do navio, dançaram e se divertiram por três dias consecutivos. O governador Marcos e sua esposa Adela conseguiram, em cada contato que tivemos durante o ano, ser uma boia salva-vidas para aqueles momentos de preocupação porque todos os presidentes passam: a falta de apoio, o excesso de atividades, os muitos eventos, algumas desmotivações pontuais e a busca das metas propostas pelo R.I. Além da generosidade, da simpatia e do exímio conhecimento rotário, o casal governador participou ativamente das reuniões CPIs da área 6.1 e, principalmente, nos recebeu para maravilhosos almoços em sua residência. Esta proximidade formou um grupo repleto de amizades verdadeiras, que perdura até hoje. Amizades com elos sólidos formados pela união, não só de rotarianos, mas de suas famílias (esposa e filhos), talvez este seja o maior prêmio para um presidente, ter a oportunidade de conhecer profundamente seu clube e de ampliar muito seus horizontes. Tive o prazer de participar da frota do comandante Marcos Franco que tão bem conduziu este gigantesco barco, que é o Distrito 4420, neste exitoso cruzeiro que durou de julho de 2010 a junho de 2011. Sentido!

82

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

82

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

A GRANDE MISSÃO QUE TEMOS É MANTER A MOTIVAÇÃO DOS SÓCIOS

por Carlos Eduardo Marchi, presidente do RC de São Caetano do Sul Olímpico

N

ossa gestão, que aconteceu com uma preparação de mais de um ano de antecedência, foi marcada por grandes momentos positivos dentro da história do nosso clube. Tínhamos um clube com um número de sócios estável e conseguimos aumentar em mais de 18 % isso sempre é um motivo de comemoração dentro de um clube de serviço. Nosso objetivo na gestão foi o de priorizar os projetos que já tínhamos no clube ou seja a Casa da Amizade e Projeto Educar.

83

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

83

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

O Projeto Educar foi idealizado para atender aos jovens de escolas publicas da região dando aulas de reforço para poderem competir em grau de igualdade em vestibular e Vestibulinho, quando necessário. Foi um projeto vencedor em nosso clube que leva à possibilidade de ensino para jovens do ensino médio para se prepararem para o ensino superior, também leva ensino para jovens na preparação para as escolas do ensino médio. Neste ano tivemos um grande índice de aprovação nesta faixa de idade, lembramos ainda a possibilidade de alunos do Colégio Idalina poderem disputar seu primeiro concurso de redação, sendo premiado e homenageado em nossa reunião as quintas-feiras. Quase todo ano tivemos encontros com muito companheirismo e informação para todo clube, tivemos os quatro fóruns das avenidas de serviço, e também participamos de todas as reuniões de nossa área como visita do governador e datas importantes para os clubes. É importante destacar que o presidente deve se envolver com os outros clubes irmãos de sua área, nos problemas da região, onde o clube está situado, isso pode facilitar o entendimento da área e, com o foco na coletividade, isso se torna mais favorável para resolver os problemas. Com a Casa da Amizade de São Caetano do Sul não foi diferente, apoiamos os projetos já em andamento e pudemos melhorar o número de atendimentos gratuitos, além da adequação das salas frente às novas exigências legais. Lembro-me nesta gestão, de dois grandes momentos: o primeiro, a grande festa na visita do governador e que conseguimos arrecadar um valor recorde no sorteio para participar da Conferência Todos a Bordo. E o outro a própria conferência distrital inovadora e que conseguiu unir um grande grupo de rotarianos do clube a participar dela no Navio. Além da minha esposa Patrícia, que se envolveu completamente em nossa gestão, tive a companhia da minha filha Maria Eduarda, a Duda, que me acompanhou em todas as atividades, ganhando um grande amigo chamado FRANK, o mascote da nossa gestão. A grande missão que temos é manter a motivação em todos os sócios do clube a ajudar nos projetos, fazer um clube cada vez mais eficaz e unido para termos sempre novos desafios.

84

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

84

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

A LIDERANÇA É UMA PODEROSA COMBINAÇÃO DE ESTRATÉGIA E CARÁTER

por Valter Roberto Maike, presidente do RC de São Paulo Sudeste

F

izemos diversas atividades em conjunto com clubes da área 11, sempre comandados pela governadora assistente Martha Abdalla. O principal projeto e, extremamente bem sucedido, foi o Projeto RUMO, que aconteceu na Escola Ministro Costa Manso com a participação de todos os clubes da área 11, com a orientação do RC SP Sudeste. A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja a estratégia. Essa frase define meu sentimento

85

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

85

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

como líder de um clube referência como é RC SP Sudeste. No entanto devo acrescentar que nenhum líder pode sair-se bem de uma empreitada complicada, como presidir um Rotary Club, se não for apoiado pela maioria dos associados. Tive a sorte de contar com a orientação de muitos companheiros experientes de meu clube e de outros também. Imprescindível comentar a atuação destes companheiros junto aos Projetos da Fundação Rotária e aos projetos comunitários mantidos pelo Sudeste. A companheira Martha Abdalla promoveu uma maratona incansável de realizações junto aos RCs da Área 11. Foi a governadora assistente que mais participou das reuniões ordinárias e festivas do RC SP Sudeste. Sua disposição foi exemplar e marcou definitivamente a nossa gestão, o que propiciou o mérito da Menção Presidencial com Honras que consta hoje na Bandeira do Sudeste. A emoção do ganhador do Nintendo WII e, de seus pais na premiação (inédita) dos melhores alunos do EEPG Valentim Gentil, foi um fato emocionante e pitoresco. A festa do Dia das Crianças no Valentim Gentil e a foto do Governador Marcos Franco junto a um portador de deficiência da CHAMA são os fatos que considero emocionantes e pitorescos que aconteceram na gestão. Muito marcante também foi a entrega do Prêmio de Rotary International DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI ao companheiro Oswaldo Takata, pelo representante do Presidente de RI, o companheiro Monty Jay Audenart, por ocasião da Conferência Distrital Todos a Bordo, prêmio este apresentado pelo companheiro José Alfredo Pretoni. Ser presidente de um Rotary Club requer preparação, entendimento, disposição e muita atenção às normas e regimento interno do clube, bem como do manual de procedimentos do Rotary International. O PETS - Treinamento para Presidentes Eleitos, é fundamental para uma gestão bem sucedida. Procure sempre o apoio dos companheiros de coração rotariano e, releve as mágoas ocasionadas, às vezes, de forma involuntária por alguns companheiros.

86

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

86

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

A MISSÃO ALMEJADA FOI CUMPRIDA por Vera Lúcia Alves Rocha, presidente do RC de Diadema Floreat

D

esde o primeiro dia em que assumi a presidência do Rotary Club de Diadema Floreat, gestão inovadores, busquei realmente inovar e realizar coisas diferentes das ações feitas anteriormente no clube. Logo no primeiro mês fundamos o Rotaract Club de Diadema Floreat, uma grande conquista. Realizamos várias reuniões conjuntas com outros clubes. Em nossos encontros semanais, com freqüência, trazia palestrantes sobre diversos temas alguns bem dinâmicos como aula de dança de salão, teatro infantil, entre outros. As reuniões também ajudaram a arrecadar fundos para destinar filtro de água ao Centro Público Eldorado. Com certeza um dos momentos mais memoráveis da gestão foi realizar algo aparentemente inalcançável, conseguimos inscrever as crianças assistidas pelo

87

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

87

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Projeto Lutar Pelo Futuro no Campeonato Mundial de Morganti Ju-Jitsu. As crianças disputaram o campeonato com os atletas de diversos países. Esse evento emocionou muito os pais, professores, a mim e as crianças, considerando que houve o hasteamento das bandeiras da cidade de Diadema, Rotary Club de Diadema Floreat e Rotary International durante a realização do campeonato. Outro momento grandioso foi levar as crianças desse mesmo projeto a participar de um mutirão com mais de 400 pessoas para a limpeza da Represa Billings e possibilitar a informação às crianças com palestras de incentivos e orientação à preservação ambiental. Assim, também o Projeto Jabuticaba implantado na Escola Municipal Dr. Átila Ferraz, com o plantio de diversas mudas frutíferas em seu espaço, contando com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e iniciativa privada. Com apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Diadema e Rotary Club São Bernardo Norte foi inaugurado o Marco Rotário ecologicamente correto na entrada de Diadema, o mesmo foi feito com tronco de árvore de manejo legal, contando com presença de vários companheiros e de nosso prefeito. Com o recorde de doação à Fundação Rotária, nosso clube tornou-se 100% Paul Harris. Na Conferência Distrital “Todos a Bordo” tivemos a presença de 46 pessoas, sendo um clube com 19 sócios. E, enfim, a despedida de gestão, fui presenteada com uma linda festa e as ilustres presenças do casal governador do nosso distrito e o prefeito do município de Diadema. Creio que a missão almejada foi cumprida, um grande desafio e muito gratificante.

88

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

88

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

ACREDITEM

SEMPRE NO BEM,

QUE TUDO DARÁ CERTO

por Antonio Mariano da Silva, presidente do RC de Guarujá Ilha de Santo Amaro

Q

uando fui admitido em Rotary, jamais pensei que pudesse viver uma experiência como Presidente de um clube de servir, que realiza trabalhos extraordinários para toda humanidade. Nosso clube vem se dedicando há algum tempo em contribuir para a alfabetização da população de Guarujá, em conjunto com o Projeto Brasil Alfabetizado e, durante nossa gestão, entregamos 1.289 certificados, sendo metade em cada semestre. Pudemos realizar uma reunião Festiva para todos os educadores desse programa, com muito churrasco e alegria.

89

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

89

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Muitos momentos me comoveram, como doar 6 cadeiras de rodas, obter o reconhecimento da Prefeitura de Guarujá, pelo esforço de nosso clube no Projeto de Alfabetização, que já é uma referência em Rotary no Brasil, poder contribuir para Fundação Rotária e obter 1 safira como reconhecimento pelos 2 Títulos Paul Harris adquiridos, ter visitado 58 clubes do distrito e sempre ser muito bem recebido, mas a Conferência Distrital Todos a Bordo considero como um grande marco da gestão, quando pudemos contribuir com muita intensidade. Aprendi muito nesse ano, participando de todos os eventos promovidos pelo distrito, fazendo amizades duradouras e conhecendo no PETS uma pessoa, que passei a admirar e a conviver diariamente. Costumo dizer que entrei solteiro na gestão e saí casado com a Vera, unidos pelo Rotary. Para minha surpresa fui convidado para ser Governador Assistente 2012-13, da área 12 e espero retribuir esse reconhecimento. Desejo muito sucesso para todos que venham a liderar seus clubes, invistam muito no companheirismo e acreditem sempre no bem, que tudo dará certo.

90

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

90

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

APRENDI A DELEGAR E COMPARTILHAR OPINIÕES por James Peterson Halliwell, presidente do RC de São Bernardo do Campo Riacho Grande

A

ceitamos o desafio de regressar ao clube como presidente e ficamos felizes em ter contirbuído para a continuidade do mesmo. Ter encontrado uma equipe maravilhosa e determinada foi fundamental para reerguermos o mesmo, que infelizmente encontrava-se caido, inclusive com rumores de que poderia ser fechado.

91

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

91

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Como líder de um grupo de voluntários e líderes em suas profissões nosso sentimento foi de fraternidade. Senti-me diante de uma família que unia esforços para dar de sí. O fato de eu ter sido o vice-presidente fundador, e ainda durante a primeira gestão do recém-formado clube ter assumido a presidência interina nos deu um “gostinho especial” também. A experiência como presidente acrescentou muita coisa importante em minha vida. A união dos companheiros em recomeçar o clube de forma brilhante, e o apoio recebido da governadoria foi fundamental, vindo a corroborar o ditado que diz “a união faz a força”. Eu era mais tímido para falar em público também. Ajudar os mais necessitados vale a pena! Aprendi que quando todos se unem, mesmo o mínimo de cada um se torna grandioso e assim surgem as idéias e projetos. Aprendi também que delegar poderes e compartilhar opiniões ajudam a incentivar um grupo e ajudar nas realizações. Instituímos o chapéu de cavaleiro como símbolo do nosso clube, muitos companheiros gostam de cavalgar, assim como outros praticam o motociclismo. Acredito que essa junção de hobby com o serviço contribui para manter nossa chama acesa. Desejo muita sorte para os futuros líderes rotários e que acreditem em Deus, assim, eles conduzirão a gestão. Não poupem esforços para unir as equipes/companheiros de seus clubes, pois constituem-se de uma família unida e, mesmo como ocorre nas melhores famílias, alguns contratempos surgirão durante as gestões e é nessa hora, que deverá aflorar todo o sentimento de liderança para manter a união o mais estável possível, afinal trabalhamos em prol de necessitados sempre. Divulgue o clube e os trabalhos na sua comunidade, é uma forma de trazer novos interessados para colaborar.

92

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

92

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

ASSUMI O COMPROMISSO

DE COLABORAR

por José Aurélio Martins, governador assistente da área 2 - São Caetano do Sul

O

s clubes da área sempre se preocuparam em sua continuidade, não somente durante a gestão 2010-2011, desde a anterior até a passagem para a gestão posterior. Assim, o fortalecimento da continuidade envolvem projetos existentes em cada clube e principalmente os projetos em conjunto com os quatro clubes da área que são: 1º O grande projeto da Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul, o Colégio Eduardo Gomes; 2º Casa da Amizade de São Caetano do Sul, que desde sua fundação fora

93

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

93

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

administrada por cônjuges dos rotarianos de SCS e que agora inclui como associados os rotarianos. Como governador assistente, assumi o compromisso de colaborar para a manutenção do quadro social dos clubes, cumprimento de metas, contribuição para a Fundação Rotária e campanha da Pólio. Atender às exigências da governadoria para encaminhar os quatro clubes a conquistarem a Menção Presidencial. Foi uma experiência gratificante, momentos de grande satisfação, adquirindo maior conhecimento rotário e pessoal. Oportunidade para conhecer melhor muitos rotarianos do Distrito e com eles compartilhar o companheirismo interagindo os clubes da Área com os demais clubes do Distrito. Vivi muitos momentos empolgantes, como ter feito uma PAELLA CAIPIRA, na Visita do Reconhecimento, em meu clube, quando fomos reconhecidos por todo o trabalho desenvolvido durante o ano. Minha mensagem para os próximos líderes é a de que mantenham os projetos existentes, e, se possível acrescentem outros, visando ao crescimento dos clubes. Discutir assuntos rotários mais intensamente, envolvendo o companheirismo, como por exemplo, a realização de reuniões domiciliares, lembrando que a participação de cônjuges nessas reuniões é fundamental, como também suas opiniões são os meios para fortalecer o companheirismo.

94

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

94

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

BUSCAMOS

O

AUTOCONHECIMENTO

por José Alberto Carvalho dos Santos Claro, presidente do RC de Santos

D

epois de um ano e meio de planejamento intenso assumimos a presidência do conselho diretor do RC de Santos, orgulho para todos nós. Posso afirmar que não foram momentos fáceis. Momentos de ansiedade e a definição do foco de nosso trabalho no fortalecimento e união de nosso clube em torno de seus projetos e do companheirismo que deve ser a tônica de toda a associação de servir. Deixamos de lado, por um tempo, a busca por metas em troca de nosso autoconhecimento. Conhecermo-nos, sabermos mais sobre Rotary, entender o funcionamento dos nossos projetos, engajamento de todos os companheiros e a família rotária, além de insistir em uma atuação ética e sustentável em nosso cotidiano. Posso afirmar com toda a minha emoção que, em alguns momentos, o cansaço queria tomar conta de nossa mente e de nosso corpo, mas sabíamos que a missão estava ali e a comunidade nos esperava com alegria e um sorriso no rosto. Mas, nos sentimos muito recompensados. Emocionei-me em cada projeto, em cada reunião, em ver companheiros engajados e familiares apaixonados pelo nosso clube. Como este clube é poderoso quando decide trabalhar e se movimentar. Profissionais líderes que se entregam ao ideal de servir. Podemos destacar alguns momentos inesquecíveis: momentos de companheirismo, como a pizza e o arraiá, nosso hino sendo tocado depois de 70 anos praticamente esquecido, a campanha contra a Pólio que foi modelo para todo o Brasil, o trabalho do clube no XXXIII Instituto

95

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

95

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Rotary Brasil e a recepção que o casal presidente de Rotary International, Ray Klinginsminth e Judie, recebeu em nossa casa. Sem contar a primeira reunião com nossos intercambistas Inbounders e Outbounders transmitida em tempo real pela Internet. Nosso blog revolucionando a imagem pública de Rotary com o qual invadimos as redes sociais e nos fazendo conversar com as várias gerações. Nosso boletim semanal totalmente renovado e informativo. Um Rotaract e Interact atuantes. Nossa parceria com a Casa da Esperança mais do que renovada. Nossas reuniões sendo compensado com relação à emissão dos gases de efeito estufa, projeto pioneiro em todo o mundo rotário. Nossas creches atendidas com as crianças ganhando um novo sorriso em seus rostos e muito carinho de nossa parte. Projetos: Melhor Companheiro e SERT, que movimentaram muitos companheiros na ida às escolas. Fomos até o Chile realizar um intercâmbio da amizade que nos fez perceber a ação internacional de nossa organização. Uma semana das crianças inesquecível. Os meses foram passando, mas com atuação, companheirismo e conhecimento mútuo entre todos nós. Momentos de fortalecimento do clube e de uma maior integração, cheios de juventude e atividades. Como, por exemplo, a atuação dos associados do Interact Club de Santos – Prof. Fuschini em projetos e em nossa reunião. E, já que falamos de juventude, tivemos a fundação do Rotary Kids de Santos, que ocorreu no início de novembro. Um marco para o nosso clube e para o futuro dele. Tido como exemplo, pelo distrito, para os demais clubes. O Rotaract Club de Santos, sempre atuante e com força junto ao nosso distrito. Continuamos ativos com a informação rotária e sempre preocupados com a comunicação interna do nosso clube e a imagem pública. No final de 2010 tivemos o maravilhoso projeto, o RALLY ROTÁRIO, que uniu companheirismo, ação comunitária e de imagem pública. Além da doação de cestas básicas e brinquedos para diversas famílias, foi doada uma cadeira de rodas a uma criança carente cedida pela Associação Casa da Esperança de Santos. A Rota de Solidariedade percorreu cerca de 50 km entre Estradas Municipais de Pedro de Toledo e do Parque Estadual da Serra do Mar. Apoiamos com toda a energia o Projeto Rumo que divulgou as profissões de nível técnico necessárias à nova realidade da Região Metropolitana da Baixada Santista, como o desenvolvimento do Porto de Santos e a Bacia de Santos de gás e petróleo, para alunos da rede de ensino médio estadual. 96

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

96

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

O Rotary Club de Santos, mais uma vez, deu exemplo de solidariedade à época do Natal. Entregamos brinquedos nas instituições assistidas pelo clube e, como é de praxe, o sorriso e a alegria da criançada emocionaram os companheiros. Realizamos uma reunião para homenagear os associados mais antigos do clube e os integrantes do colégio de presidentes, tendo início pela associada honorária Maria Cândida Ribeiro de Mendonça e pelo companheiro Altivo Ferreira. Sem contar com a nossa festiva de Natal com a presença da família rotária, principalmente nossas crianças. Já no início do ano dedicamos uma reunião para comemorar o aniversário de nossa querida cidade de Santos, que contou com a presença ilustre do prefeito municipal João Paulo Tavares Papa outorgado com o Título de companheiro Paul Harris. Discutimos a sociedade civil e o seu papel na manutenção da democracia e paz. E com certeza o Rotary é chamado sempre para assumir o seu papel de exemplo. Internamente, firmamos uma parceria com a UNICRED para onde migramos os nossos recursos financeiros, com diversas vantagens para nosso clube, principalmente para as futuras gestões, ressaltando, assim, que continuidade em Rotary deve ser a tônica e uma preocupação de todos os presidentes. Criamos o projeto QUEM SOU EU COMPANHEIRO em formato de um Talk Show que, de forma descontraída, são entrevistados alguns companheiros. Um sucesso de público e crítica. No auge do nosso verão, aconteceu no clube dos Ingleses a festa tropical, com a participação de dezenas de companheiros e cônjuges. O encontro, além do companheirismo, teve como objetivo arrecadar fundos para a Associação Casa da Esperança de Santos. Chegamos ao ponto alto de um ano rotário, a VISITA OFICIAL DO GOVERNADOR, quando comemoramos o octogésimo quarto aniversário do nosso clube. O Casal Governador Marcos Franco e Adela ficou impressionado com nossos projetos e com a nossa dedicação para manter os ideais rotários. Um exemplo para o mundo rotário, segundo eles. Aprendemos muito, erramos algumas vezes, mas acertamos em cheio quando nos entregamos a esta causa. É um momento de nossas vidas de extrema dedicação e esforço, mas com uma recompensa humana e espiritual sem igual. A Macarronada da Esperança fez com que trabalhássemos com muita alegria em prol da Casa da Esperança, nosso maior projeto. 97

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

97

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Os intercambistas sempre recebendo nosso apoio e nossa orientação, mostrando que somos um exemplo nessa área em todo o mundo rotário. A Conferência Distrital merece um capítulo à parte. Quase 100 pessoas do nosso clube, entre companheiros, familiares e amigos estiveram a bordo do MSC Ópera, onde viveram intensos momentos de companheirismo e conheceram um pouco mais sobre nossa organização. Lembramos sempre dos nossos projetos voltados à educação e cidadania, recebemos a vista do IGE da Alemanha e enviamos uma intercambista de nosso clube para lá, representando o nosso distrito naquele país. Reeditamos o Intercreches, um projeto esportivo para crianças carentes com mais de trinta anos de história que estava esquecido. Colocamos no Interact e no Rotaract todo o nosso apoio e especialmente o Rotary Kids de Santos, que foi fundado no decorrer do ano e que exigiu de vários companheiros e de seus filhos um comprometimento inigualável. As crianças realizaram diversas doações, entre elas a de uma cadeira de rodas e, a melhor, que foi a alegria, o sentido da vida: ajudar os outros. O Café Rotário ocorrido neste período foi intenso, com todas as residências cheias e todos discutindo o que Rotary significa para cada um de nós. O clube realizou diversas homenagens mostrando que se preocupa com os exemplos positivos que vêm da comunidade, como a entrega do Mérito Profissional. Soma-se a essa homenagem a que foi feita a Altivo Ferreira, que se tornou nosso associado honorário desde junho. Não poderíamos finalizar sem mencionar a nossa ultima reunião ordinária, inesquecível, na qual pudemos agradecer a todos os companheiros, cônjuges, interactianos, rotaractianos, kidianos, intercambistas, patrocinadores, parceiros e amigos por este maravilhoso ano rotário. Que nós continuemos essa caminhada, desta forma, nos próximos anos. Novas lideranças surgindo amparadas pelo sucesso e sabedoria do nosso passado glorioso. Então companheiros do Rotary Club de Santos, o nosso grande obrigado! Família Presidente 2010-11

98

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

98

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

COMO AS COISAS FUNCIONAVAM POR DETRÁS DO SINO

por Felipe Cabrera, presidente do RC de Santo André Sul

O

início da minha gestão foi como o de todo presidente, buscando me adaptar e entender como as coisas funcionavam por detrás do sino. Mesmo com pouco mais de seis meses de Rotary e menos idade que o próprio clube, concentrei-me em observar cada companheiro e descobrir onde e como ele poderia contribuir para nossa organização. Logo de início nossa área foi ampliada. Devido à grande afinidade que tínhamos com o Rotary São Caetano do Sul Olímpico, criamos uma área nova, a área 6.1, que incluía os clubes de Santo André e o Olímpico. Sempre estávamos juntos, continuamos, em todos os eventos e fora deles. Realizamos a nossa CPI (Churrasco dos Presidentes Inovadores) pouco antes do início da gestão, e esse evento precedeu diversos outros encontros com as mais variadas siglas, que mantiveram nossa área coesa durante toda a gestão.

99

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

99

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Minha esposa, Carol, esteve comigo durante todo o tempo, mesmo não sabendo o que era Rotary e muitas vezes detestando tudo aquilo. Hoje ela é rotariana, mas, na época, era mais fácil ela virar corintiana do que rotariana, e olha que pra ela isso é difícil... Foquei minha administração em manter o clube unido, divertido, agradável e produtivo, sempre com muito companheirismo. Em prol do nosso projeto permanente, a Creche da Cata Preta, realizamos a III Polenta Veneta, festa que teve um número de convidados maior do que as duas edições anteriores somadas e com uma lucratividade que supriu as despesas adicionais da nossa creche por mais de seis meses. Crescemos em nosso quadro social com qualidade, participamos em peso da conferência distrital e juntos batemos todas as metas propostas pela governadoria. Nosso clube foi brindado com diversos reconhecimentos por esses feitos. A nossa união proporcionou uma gestão de muito sucesso em todas as áreas. Pequenos problemas foram tratados como tal e pudemos focar nos propósitos da nossa organização, companheirismo com serviços à comunidade. Um fato engraçado aconteceu na visita oficial do governador. Era oferecida uma caneta como lembrança da visita ao presidente. Sempre era perguntando o que o presidente faria com ela, porém, no nosso clube a pergunta foi diferente. O governado perguntou três coisas que eu faria com aquela caneta. Só que eu tinha pensado apenas em uma. Havia planejado responder que esconderia para ninguém pegar, mas isso era apenas uma resposta, faltavam duas. Então fui para o improviso e respondi que escreveria uma carta para o Papai do Céu, agradecendo por estar em um clube tão maravilhoso. Para fechar com chavede-ouro disse que escreveria outra carta, só que dessa vez agradecendo pelo governador fantástico que eu tinha. Depois dessa adulada básica e dessa resposta inesperada nem preciso dizer que a utilização da caneta para fazer cartas ao Papai do Céu foi altamente difundida e virou quase um folclore durante as visitas do governador na área 6.1. É impossível não falar sobre a conferência no navio. Esse foi o ponto alto da gestão. Essa atitude inovadora e ousada foi algo que será lembrado e comentado por muito tempo em virtude do estrondoso sucesso de companheirismo e de arrecadação. A cena que nunca vai sair da minha cabeça

100

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

100

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

e que eu coloquei na prateleira das melhores lembranças foi a execução do Hino Nacional. As bandeiras dos clubes distribuídas ao longo do deck e o sol se pondo, com o navio partindo, me arrepiam até hoje. Era a concretização de uma ideia que provou que tudo é impossível até que alguém faça e nós fizemos. Enfim, o ano de 2010-2011 ficou marcado na minha história e na história da minha família. Dele sobraram muitas amizades, experiência e saudades. O mais gostoso é que, hoje, se me perguntassem o que eu faria com aquela caneta, eu responderia exatamente a mesma coisa.

101

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

101

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

COMPARTILHAR

MEUS ANSEIOS COM OS

COMPANHEIROS FOI FUNDAMENTAL por Dalve Manoel Negrão da Silva, presidente do RC de Santos Praia

F

ortalecer Comunidades foi o meu maior desafio como presidente 2010/2011 do meu clube, com 58 companheiros. Como mantê-los no clube? Continuamos os projetos existentes, salas de leitura, exame de prevenção ao glaucoma, atendimento às entidades APAE e Casa João Paulo II. Precisávamos ter um projeto que envolvesse todos os companheiros, com comprometimento de longo prazo e de forma que unisse o continente, ou seja, que pudesse aglutinar todo o clube: um projeto para proteger o nosso planeta. Surgiu o PLANTE ÁRVORE, GANHE VIDA, com o desafio de plantio gradativo de 3000 pés de árvores em toda a cidade de Santos, envolvendo não só os companheiros, mas também as crianças do Colégio Lamec, Horto

102

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

102

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Municipal de Santos e Ecovias. Dessa forma o nosso clube contribuirá, anualmente, para preservar o planeta Terra. Vivi momentos de muita satisfação e alegria ao ver pessoas envolvidas nas diversas atividades do clube. Foi gratificante perceber que toda a preocupação que eu tinha para presidi-lo, lentamente foi se desfazendo, quando percebi que compartilhando meus anseios, com os companheiros, era auxiliado de imediato. Também obtive muito apoio da equipe distrital, várias vezes eu liguei para o meu governador assistente Watson e para o governador Marcos Franco e sempre fui atendido. O meu muito obrigado à minha mulher Conceição e toda à minha família. Foi muito gratificante ser presidente do meu clube. Fortalecer Comunidades e Unir Continentes era o lema do Rotary International. Inovar era o desafio do nosso distrito. E que desafio! Pela primeira vez a conferência distrital foi realizada a bordo de um navio, capitaneada pelo nosso governador Marcos, com participação de quase 2000 companheiros e família. Parabéns governador Marcos Franco

103

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

103

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

COMPROMISSO,

FLEXIBILIDADE E ENVOLVIMENTO

COM A ARTE DE SERVIR, ANTES DE PENSAR EM SI por Jair do Rosário Braz, presidente do RC de Bertioga Canal

E

star presidente no ano Rotário 2010-11 foi um fato marcante em minha vida. Tanto em minha vida pessoal como profissional, fiz um grande número de amizades valiosas que levarei para o resto da minha vida, são amigos em toda a grande São Paulo, ABCD e Litoral, com os quais mantenho contato constantemente. Em Bertioga e Guarujá, cidades da nossa área, o nosso clube teve forte destaque em jornais, programas de TV, entrevistas (rádio e TV) e mostrou de forma transparente o que realmente a nossa organização faz para

104

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

104

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

os mais necessitados. Fizemos um trabalho bem organizado, objetivo, planejado e os resultados não podiam ser melhores: 7 novos companheiros, adesão de novos parceiros, reuniões ordinárias com até 60 convidados. Conseguimos reunir os 3 clubes da cidade, fazendo uma reunião conjunta em comemoração ao DIA DO ROTARY ,sendo que esta foi escolhida como destaque da área e apresentada na Conferência Distrital Todos a Bordo, o que fez nossos companheiros ficarem muitos orgulhosos de nosso trabalho. Um grande sentimento de união, carinho, companheirismo estiveram presentes neste ano rotário. Diante disso, realizamos mais de 40 projetos e as visitas a outros clubes foram em torno de 60. O nosso clube recebeu o reconhecimento do distrito 4420, conseguindo ficar entre os 3 primeiros em prêmios de reconhecimento distrital. Recebemos também o reconhecimento de Rotary International, sendo um dos 19 clubes, do nosso distrito, que receberam a Menção com Honras. Fomos reconhecidos em sessão solene da Câmara Municipal de Bertioga, pelo brilhante trabalho realizado nas comunidades carentes. Participamos do Programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos - IGE e a nossa candidata Geilsa Katia Santana foi escolhida para representar o nosso distrito na Alemanha. Demos apoio aos jovens que participaram do RYLA e mandamos 4 jovens fazer intercâmbio de curta duração no Programam de Intercâmbio de Jovens - YEP. Um grande marco em nossa gestão inovadora foi o mascote de nosso clube, que o batizamos de HÉRCULES, nome escolhido pelos rotarianos de nosso distrito através de uma votação. Finalizo dizendo que um clube para ter um forte companheirismo, ser forte e ter seus objetivos amplamente concluídos, deve ter a sua frente um líder: compromissado, flexível e, acima de tudo, envolvido com a arte de servir antes de pensar em si.

105

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

105

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

DAS AMIZADES SUGIRAM

VÁRIOS

APELIDOS CARINHOSOS por Fábio Augusto Varga, presidente do RC de Santos Noroeste

A A

criação do NÚCLEO ROTARY DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO (NRDC) criado no bairro da Zona Noroeste, o segundo do Distrito 4420, foi muito importante para o clube, consolidou o trabalho que fazemos desde a sua criação. O NRDC nada mais é do que a oficialização legal da presença do ROTARY dentro da comunidade onde atua. Essa presença, além de facilitar a criação de projetos, é de suma importância no que diz respeito à imagem da nossa instituição. A fundação do NÚCLEO definitivamente colocou o nosso clube dentro da comunidade. Importante também frisar que foi uma grande honra poder liderar no ano rotário de 2010-2011, profissionais renomados nas suas profissões, que antes de tudo são meus amigos, o que torna a missão bem mais leve. 106

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

106

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

A experiência de ser Presidente de um clube de Rotary me deu a possibilidade de aprender muito mais sobre a instituição, e por consequência admirá-la mais ainda. Não obstante a importância da realização de projetos em prol daqueles que mais necessitam, e de todo o reconhecimento por esse trabalho, a amizade conquistada durante esse ano sem sombra de dúvida, foi o meu maior ganho pessoal. As amizades construídas nessa gestão transcenderam o ano rotário e perduram até os dias de hoje. A convivência com os demais presidentes formou um grupo mais próximo de amigos, especialmente os das áreas de Santos, onde até apelidos surgiram como: Cabeleira, Ursão, Brazito, Pico Nevado, Sabugo, Paul Harris, Galã do Exército, Menino Maluquinho e Delegado. Essa turma botou para quebrar na acepção da palavra, danificando inclusive a cadeira da casa da governadora. E para finalizar, gostaria de dizer aos futuros líderes que aproveitem ao máximo a experiência de presidir um clube rotário, vez que ela é única.

107

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

107

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

DEIXAMOS A NOSSA COMUNIDADE UM POUCO MELHOR DO QUE A ENCONTRAMOS

por Nelson Ceschin, presidente do RC de São Bernardo do Campo

S

er indicado para liderar o Rotary São Bernardo do Campo, na gestão 2010/2011, foi motivo de muito orgulho para mim e para minha família. Foi um ano ímpar em minha vida, levar avante a missão de liderar o Rotary Club de São Bernardo do Campo, que durante minha gestão na presidência completou 58 anos de existência. Um dos fatos marcantes foi conseguir junto ao Prefeito de São Bernardo do Campo, Sr. Luiz Marinho, um projeto de lei, aprovado por unanimidade,

108

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

108

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

pela Câmara Municipal, dando nome de Rotary a um viaduto que liga as cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, inaugurado por ocasião da visita oficial do governador Marcos Franco, em dezembro de 2011. Desde o PETS – Treinamento de Presidente Eleitos, quando pudemos assimilar as atribuições de presidente, as metas e conviver com os demais colegas de gestão, percebi que teria muito que fazer. Participei do concurso de dança, no PETS e, mais à frente entendi que aquele concurso também foi um treinamento, pois dançamos muito durante o ano. Foi um ano de aprendizado, pois pensava saber lidar com as pessoas, com suas emoções e suas vaidades, porém, no momento em que precisei colocar em prática as minhas habilidades de liderança, cheguei à conclusão de que sempre tinha muito a aprender. A cada momento uma forma de agir; de contornar, de dialogar e de caminhar, conduzindo o clube com muita paciência, assim como fizeram meus antecessores. Para mim este ano rotário passou muito rápido, quase nem percebi. Atribuo este fato à minha preocupação sempre com as reuniões seguintes. Nunca pensava nos meses que faltavam para acabar a gestão. Foram 55 visitas e participações em eventos rotários, representando nosso clube. A colaboração, a dedicação e o empenho dos companheiros de clube, aliadas ao suporte do governador Marcos Franco e sua equipe distrital, foram fundamentais para atingirmos nossas metas com louvor, sempre lembrando o lema de Rotary: DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI. A razão primordial de estarmos aqui. Seguimos firmes e confiantes o tempo todo, com o lema: FORTALECER COMUNIDADES, UNIR CONTINENTES. Com certeza deixamos a nossa comunidade um pouco melhor do que a encontramos no início de nossa gestão inovadora.

109

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

109

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

DEIXAR DE LADO O EGOÍSMO, MELINDRES E INTERESSES PESSOAIS por Mário Alves Rodrigues, presidente do RC de São Paulo Ipiranga

C

omo Presidente do RC de São Paulo Ipiranga, um dos pontos mais importantes foi manter um relacionamento estreito com os demais clubes de nossa área – Aeroporto, Anchieta, Independência, Vila Mariana e Saúde - com isso realizamos ações conjuntas de grande importância para a imagem pública de Rotary como no caso do Rotary nos Esportes, além de eventos onde pudemos contribuir para melhorias na comunidade como a Feira de Saúde e Cidadania, Projeto Rumo, angariar alimentos para entidades carentes como o Bingo Musical Beneficente, apoio ao CAAP Ipiranga, troca da bandeira no Monumento do Parque da Independência, aumento do nosso quadro social, contribuições para a ABTRF, projeto de reabilitação de atletas com a Santa Casa de Misericórdia, projeto da nota fiscal paulista com o Hospital Dom Antonio de Alvarenga, projeto de subsídio distrital, doações para a ASFAR, entre outros. 110

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

110

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Apesar de pouco tempo em Rotary e da importância do nosso clube no distrito, senti o apoio de todos os membros para assumir a função de presidente e pude, realmente, contar com a efetiva participação do time, tanto daqueles mais experientes, como dos mais novos, razão pela qual os objetivos definidos foram atingidos e conseguimos obter a Menção Presidencial. Foi um período de muita dedicação, mas o sentimento de dever cumprido e principalmente de ter contribuído para ajudar a comunidade, compensaram todas as dificuldades enfrentadas. Não posso também deixar de mencionar o apoio do nosso governador Assistente Jamil e, em especial, do nosso governador Marcos Franco e sua esposa Adela, que estavam sempre dispostos a discutir idéias, propor alternativas e apoiar os trabalhos do clube. Ser presidente de um clube rotário é uma oportunidade única para que, como líder, você consiga desenvolver seus pontos fortes e melhorar os seus pontos fracos. Você cresce tanto profissional como pessoalmente, pois você lida com uma série de obstáculos durante a gestão. O líder deve aproveitar para expandir os seus contatos com os demais líderes de outros clubes do distrito, pois essa é outra forma de trocar experiências e praticar o companheirismo, fazendo novos amigos. Devemos lembrar também que um dos lemas do Rotary é: “Dar de si antes de pensar em si” o que precisa ser praticado realmente, deixando-se de lado o egoísmo, melindres e interesses pessoais. Posso citar dois momentos relevantes da gestão: um foi a Conferência Distrital Todos a Bordo, onde pudemos desfrutar de momentos de companheirismo inesquecíveis e o outro foi o projeto Rotary nos Esportes feito em conjunto com todos os clubes de nossa área.

111

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

111

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

DEPOIS DE MUITO TRABALHO E DE MUITAS ALEGRIAS, VALEU A PENA por Watson Uliana Travassos, governador assistente da área 2 – Santos Praias

A

o aceitar o convite para compor a equipe distrital da gestão INOVADORA do EGD Marcos Franco, comecei a refletir sobre de que forma deveria agir para cumprir as tarefas sob minha responsabilidade, uma vez que o cargo que iria ocupar seria de governador assistente da área 2. Depois de muita reflexão, coloquei como objetivo principal de minha conduta a seguinte condição: que, ao final da gestão INOVADORA, todo o meu trabalho teria que valer a pena. Para atingir esta condição principal, direcionei todo meu trabalho para que a gestão INOVADORA fosse um sucesso e, principalmente para que todos os objetivos, tanto do Rotary International quanto do Distrito 4420, fossem atingidos. Estabeleci algumas regras pessoais, que procurei seguir para não ocorrer nenhum tipo de interpretação equivocada sobre a condução dos meus trabalhos. Procurei seguir as seguintes regras:

112

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

112

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

1- Estar sempre pronto a atender as solicitações da governadoria do distrito; 2- Criar condições para que os clubes atingissem os objetivos da gestão; 3- Não se sobrepor aos presidentes dos clubes da área; 4- Estar sempre presente aos eventos promovidos pelos clubes da área; 5- De forma alguma opinar sobre a condução dos clubes da área, colocandome sempre em uma posição neutra; 6- Atender aos presidentes dos clubes, naquilo que o cargo me exigia e no que pudesse esclarecê-los, positivamente, para o melhor desempenho de suas funções; 7- Ao responder qualquer indagação dos presidentes dos clubes, quanto aos trabalhos dos mesmos, citar sempre o que preconiza o Rotary International. Acreditei, em um primeiro momento, que minhas atribuições seriam simplesmente de REPRESE (Reuniões periódicas de presidentes e secretários da área), mas aprendi que ser governador assistente requer mais envolvimento com os presidentes e com seus clubes. Aproveito para parabenizar o excelente trabalho desenvolvido por eles: RC de Santos, Praia, Ponta da Praia, Monte Serrat, Boqueirão, Gonzaga e Aparecida. Ao final da gestão INOVADORA, depois de muito trabalho e de muitas alegrias, eu posso dizer: VALEU A PENA.

113

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

113

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

É ESSENCIAL A PARCERIA COM O GOVERNADOR por Martha Maria Pontes Abdalla, governadora assistente da área 11 – São Paulo Jardins

D

urante a gestão como governadora Assistente procurei dar continuidade e apoiar todos os projetos dos clubes e Projetos Globais da Fundação Rotária. Alguns bastante significativos e que deram ótimos resultados. Conseguimos também participar de outros projetos que estavam em andamento, que envolviam tanto a nossa área como outros distritos também. Essa foi uma experiência maravilhosa, onde encontramos pessoas com que tínhamos pouco relacionamento e que trouxeram muita bagagem para nosso conhecimento e também com parceiros em Rotary.

114

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

114

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Como líder de um grupo de profissionais voluntários, não nego que fiquei bastante preocupada, pois teria que lidar, conviver e me relacionar com pessoas que lideram tanto nos clubes, quanto na vida profissional. Aos poucos passei a admirar esses líderes que foram notáveis, sempre dispostos e principalmente com uma boa vontade e inteligência, que passei a sentir muito prazer em conviver com eles; fomos mais que presidentes e gov. assistente, fomos companheiros, despretensiosos, trabalhando juntos para a melhoria dos clubes da nossa área, do Distrito e de toda a comunidade. Essa experiência vai perdurar para sempre na minha memória. Gostaria de deixar aqui uma mensagem de ânimo e de solidariedade para com os futuros governadores assistentes. É essencial a parceria com o Governador. Meu Governador foi meu amigo, conselheiro, companheiro, a que todas as vezes que foi solicitado foi de uma boa vontade e de um carinho enorme para comigo e toda a área o que tornou meu trabalho muito mais fácil e agradável. Só quem passou por essa experiência pode valorizar como é gratificante ganhar amigos, o quanto crescemos, aprendemos com as experiências dos presidentes, do governador e dos líderes dos clubes, cada um com seu modo de administrar, fazendo amigos, nos solidarizando com as comunidades e tudo isso faz com que admiremos cada vez mais essa organização ímpar chamada Rotary. Com carinho.

115

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

115

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

FICARÁ

SEMPRE EM MINHA LEMBRANÇA

por Braz Eduardo Vasconcellos, presidente do RC de Santos Ponta da Praia

C

onseguimos manter o equilíbrio, a harmonia e a união dos companheiros. Demos continuidade aos nossos projetos permanentes: a Brinquedoteca, na Santa Casa de Santos, o Salão Auto-Estima, na Casa Aberta da Prefeitura e Nossa Casa, muito companheirismo, sempre com a participação de todos. Um fato muito significativo foi a conquista da Menção Honrosa Presidencial, que premiou o esforço de todos em nosso Clube. Estar Presidente de um Clube como o Ponta da Praia, foi para mim altamente significativo, uma experiência única, que ficará sempre em minha lembrança. O aprendizado foi muito grande e acrescentou muito à minha vida. Hoje me sinto mais preparado e seguro para enfrentar novos desafios. A mensagem que deixo aos futuros líderes é a de que aproveitem a oportunidade que o Rotary proporciona, de melhorar a vida de comunidades carentes, através de projetos maravilhosos; dediquem-se, porque VALE A PENA. Gostaria de deixar registrado a competente e corajosa atuação do governador Marcos Franco, que, assumindo grandes riscos, efetuou uma gestão histórica. 116

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

116

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

FIQUEI

ORGULHOSO DE MEUS PRESIDENTES

por Flávio Pelegrino, governador assistente da área 9 – Ribeirão Pires/Mauá

N

a gestão inovadora tive o prazer de estar governador assistente. No PETS – Treinamento dos Presidentes Eleitos, quando o governador, ao fazer a apresentação de todos, durante o jantar de gala, pulou o número da minha área. Ao final ele comentou que 9 é número de ataque, de centroavante, jogador que sabe fazer gol. Consegui, com isso, motivar os presidentes da área. Reuni-me com todos eles no dia a dia, envolvendo-os e empolgando para a necessidade de melhorias em cada clube. Fizemos reuniões diversas vezes em minha casa, para trocarmos experiências, opiniões e passar uma energia positiva para que, ao final do mandato, tivessem o prazer de terem sido presidentes. Ainda, antes do início da gestão, quando do treinamento dos governadores assistentes, em São Paulo, um dia muito chuvoso, tive um pequeno acidente com o meu carro, fazendo com que eu chegasse atrasado e criando, em mim, uma expectativa ainda maior para essa nova função que iria desenvolver. Mas, se isso poderia ser um aspecto negativo, o nascimento de meu filho Flavinho, durante a gestão, foi algo que me proporcionou mais entusiasmo para tocar a nossa área, sempre incentivando os rotarianos. 117

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

117

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Participamos em todas as atividades do ano rotário. Graças a Deus, o dever foi cumprido e a nossa área foi destaque no distrito. Todos os clubes tiveram excelentes resultados, obtendo menções presidenciais e honrosas. Fiquei orgulhoso de meus presidentes pelo desempenho e dedicação para o crescimento do quadro social e arrecadação para a Fundação Rotária. Abraços.

118

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

118

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

FOI TUDO MARAVILHOSO por Maria do Carmo Trovatti de Castro, presidente do RC de Itanhaém

N

a qualidade de Presidente do Rotary Club de Itanhaém, gestão 20102011, envidei vários esforços no sentido de propiciar a continuidade do nosso clube. O primeiro deles foi adotar o PLC – Plano de Liderança de Clube, implantando um planejamento de três anos, através da eleição e da indicação dos presidentes 2011-2012 e 2012-2013, respectivamente. A seguir, envolvi esses companheiros na elaboração de projetos culturais e sociais, de caráter permanente, para que os trabalhos desenvolvidos por um presidente tivessem continuidade nas próximas gestões. Por último, divulgamos o nome do Rotary junto às comunidades mais carentes, fazendo parcerias com a Associação Comercial, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, além de desenvolver trabalhos comunitários junto à Igreja local.

119

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

119

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Meu sentimento, como líder de um grupo de companheiros e companheiras, foi muito gratificante e enriquecedor, pois tive que aprender a motivá-los e envolvê-los em nossos trabalhos. Até então, já havia sido presidente da nossa Asfar, por duas gestões. Quando me tornei rotariana, fui eleita como a primeira mulher presidente do nosso clube. Ao assumir o cargo, sabia que tudo seria diferente do que vivenciei na Asfar. Eu iria lidar com um grupo de voluntários, composto de profissionais experimentados e atuantes no comércio local. Mas, com humildade, transparência e inovação, conseguimos resultados expressivos, inclusive deixando um elevado saldo de caixa, proporcionado por uma bela folga financeira para as próximas gestões. Foi tudo maravilhoso! Concluindo, deixo uma mensagem para os futuros líderes rotários, com base na experiência vivida: a liderança através de exemplos, mostrando humildade, tolerância, companheirismo, objetividade e participação, faz com que todos se sintam parte do todo e comprometidos na consecução de resultados excelentes.

120

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

120

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

FOI UM ANO COM MUITA MÃO NA MASSA, NO TRABALHO E NO ROTARY por Bruno Pires, presidente do RC de Mongaguá Centro

F

undado em junho de 2010, o RC de Mongaguá Centro tem em seu quadro social 6 ex-presidentes do Rotary Club Mongaguá, tive a honra de ser seu primeiro presidente que, junto a sua diretoria e companheiros, se empenharam em melhor servir sua comunidade através de alguns projetos abaixo citados. A campanha do livro arrecadou livros e estantes no comércio da cidade sendo doados para aldeia indígena do Itaoca (escola sol nascente) por ocasião

121

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

121

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

da visita oficial do governador. Nessa oportunidade, que ficou marcada para mim, pudemos ver a alegria dos indiozinhos recebendo as doações. Também ao hospital municipal foram doados livros para formação de uma biblioteca a fim de atender as pessoas enfermas. Através de jantares beneficentes, como nossa famosa noite italiana e noite da costela no bafo, conseguimos obter um resultado financeiro para a compra de cadeiras de rodas e andadores, que foram doadas a pessoas necessitadas, ao hospital municipal da cidade e à saúde da mulher. Durante a visita do nosso governador surgiu a ideia de montarmos um projeto para confecção da cartilha português/guarani, uma ferramenta importante na educação das crianças, estas doadas às aldeias indígenas da região e escolas do município. Este dicionário foi elaborado pelo professor indígena Vera Mirim, editado e distribuído pelos companheiros do clube. O meu retorno ao Rotary, como primeiro presidente do RC de Mongaguá Centro, agora novos tempos, proporcionou para mim, minha esposa e família, reviver o sentimento gostoso de companheirismo, fizemos muitos novos amigos, pude liderar companheiros valorosos que buscam o serviço para melhorar a vida das pessoas de nossa comunidade. Foi um ano de muito trabalho, emoção, companheirismo e alegrias. Apesar de ser um fabricante de massas, nada “acabou em pizza” e pude conjugar minha atividade profissional com o Rotary. Preparamos muitos jantares de massas. Presenteamos o casal governador com nossos produtos, eles gostaram e pediram mais. Tendo cumprido todas as metas veio o reconhecimento através dos prêmios dados pela governadoria à qual, com muita emoção, eu Bruno Pires e minha esposa Iris L. C. Pires, agradecemos, bem como a todos os companheiros e pessoas que fizeram parte de nossa gestão afim de melhor servir nossa comunidade. Parabéns Marcos Franco e Adela pela melhor conferência distrital.

122

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

122

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

FOI UM APRENDIZADO MARAVILHOSO por Lucy Dalva Lopes Mauro, presidente do RC de São Paulo Aeroporto

D

urante nossa gestão procuramos incentivar, através dos projetos e demonstrando a importância da participação da família, dos jovens e das mulheres nos clubes, sob o ponto de vista de viabilizá-los. No início fiquei preocupada com o grande e importante empreendimento a ser realizado, entretanto, com apoio da nossa governadoria e da colaboração de todos os membros do clube, presidentes que me antecederam, membros do conselho, intercambio com os companheiros presidentes de outros clubes do nosso distrito, ganhei confiança e motivação.

123

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

123

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Foi uma experiência ímpar, gratificante, trazendo um crescimento individual e coletivo de liderança. Ser presidente e líder de um grupo tão elitizado de companheiros profissionais foi, para mim, uma experiência única em Rotary. Começamos a ter mais noção do que é ser rotariana. Importante é sentir-se mais útil, poder contribuir ao lado de companheiros que se tornaram amigos, para projetos imensuráveis. Passamos a lidar não só com uma nova estrutura, bem como a viver uma experiência até então desconhecida, mas muito gratificante. Foi um aprendizado maravilhoso. Tive a feliz coincidência, de realizar a minha posse no dia 20 de julho, o dia internacional da amizade e o banner da gestão foi inserido por mim, juntamente com o Frank, o mascote da gestão, que representou a amizade dos rotarianos. O governador assistente, Jamil, uma pessoa impar, colaboradora, persistente em incentivar a atingirmos mais resultados, apoiando e estimulando em todas as oportunidades e dificuldades. Sempre ao lado dos companheiros trocando experiências e incentivando a procurarmos desenvolver nossos potenciais em prol dos ideais e propósitos rotarianos. Dentro do espírito rotariano, os líderes devem sempre auxiliar a fortalecer, desenvolver e inovar o seu clube, dar enfoque aos serviços comunitários, colaborar com a imagem pública da nossa organização, iniciar, aumentar, apoiar projetos em sua comunidade, colaborar com os clubes de nossa área, dar atenção ás novas gerações, como o Rotary Kids, Interact e Rotaract. Enfim, um líder deve ser um bom rotariano seguindo os propósitos de “ideais de servir” e “dar de si antes de pensar em si”. Concluo que fiquei muito orgulhosa de poder desenvolver o projeto da foto, que deu ao clube, a oportunidade de atuar na reabilitação da saúde geral e psicossocial de um grande número de crianças em hospitais-escolas e entidades carentes, incluindo atendimento a pacientes com necessidades especiais.

124

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

124

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

INCENTIVE

SEMPRE

por Valberto Almeida de Sousa, presidente do RC de Guarujá

F

oi uma oportunidade incrível para exercer a liderança. No início parece impossível, bate uma insegurança, mas depois com bom senso, coerência, organização e atenção, você acaba conquistando a confiança e simpatia do grupo e a liderança começa a fluir normalmente. Percebi que para ser líder é preciso saber ouvir, falar, pedir e agir segundo a expectativa do grupo. Se você conseguir desenvolver essas virtudes de uma forma discreta o grupo o adota e aceita sua liderança. No final, da saudade. Minha gestão alavancou um projeto de Corrida de Rua que estava adormecido, fizemos a primeira corrida, foi muito importante para o clube porque, além de integrar os companheiros, passou a ser mais uma fonte de

125

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

125

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

receita para a realização de outros projetos. O empenho e entrosamento de toda diretoria foi fundamental para a execução desse projeto; a comissão da Fundação Rotária atuou com muita proficiência, juntamente com a comissão da Corrida de Rua e, como resultado, fizemos doação para a Fundação Rotária, Casa da Visão e transformamos o clube em 100% Paul Harris. A experiência como presidente me ensinou a arte de administrar conflitos e transformá-los em ação positiva. Descobri que tanto a instituição que você está presidindo, como os membros que dela participam possuem necessidades, interesses e conflitos, que o presidente tem que saber identificar, movimentar e resolver de forma sempre eficaz. O trabalho de um líder requer mudança de atitudes e de comportamento, dele próprio e dos liderados. Portanto, primeiramente ele tem que fazer uma auto-avaliação sincera, anotar pelo menos três defeitos próprios e procurar corrigi-los, porque que as pessoas com que você vai liderar, geralmente, já conhecem seus defeitos e isso pode atrapalhar sua gestão. Procure conhecer seus liderados, quem e como são e do que gostam. Passe a cumprimentar e a elogiar as pessoas de forma sincera. Quando fizer uma crítica, faça de uma forma indireta, evite fofocas. Faça perguntas em vez de dar ordens diretas. Caso surja uma discussão durante uma reunião que envolva você ou sua idéia, não se precipite; o controle emocional é tudo. Espere as manifestações, haverá sempre alguém para apoiá-lo. Elogie o menor esforço de um companheiro, todos têm uma limitação. Seja sincero na sua avaliação e pródigo no seu elogio. Incentive sempre. Delegue funções, faça o companheiro sentir-se feliz realizando aquilo que você sugere. Lembre-se, líder não manda, pede. Portanto, peça com humildade que você vai se surpreender com o que cada um é capaz de fazer. Antes de assumir a presidência, prepare-se, faça os treinamentos, leia alguns livros sobre liderança, relacionamentos interpessoais e sobre como falar em público, são ferramentas importantíssimas para uma boa gestão.

126

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

126

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

INOVAÇÃO, EVOLUÇÃO, GARRA E DESAFIO por Adriana Uyema, presidente do RC de Praia Grande Caiçara

S

er presidente inovadora foi uma experiência muito gratificante e ao mesmo tempo, desafiadora; gratificante pelo fato de poder conviver com líderes das mais diversas profissões e desafiadora pelo fato de procurar manter o quadro associativo estável e em franco crescimento, sendo que tivemos uma evolução de quase 100%. Pudemos dar continuidade na Campanha Pólio Plus, evento este tradicional do clube, para o programa mais importante do Rotary International. Considero a inclusão da primeira Empresa Cidadã, obtida pelo clube como um fato marcante, tendo em vista que, no dia da assinatura, o evento foi registrado por uma TV regional, o que gerou muita imagem pública. Lembro-me com carinho da companheira Vilma, que, a pedido do Gilmar, rezava o terço, ajoelhada em quase todas as reuniões. Valeram as preces, pois sempre tivemos a proteção de Deus.

127

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

127

25/6/2012, 14:13


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

A mensagem que deixo para os futuros líderes é que devemos dar ênfase à criação de Rotaracts, pois os jovens são o futuro do Rotary. Devemos também nos empenhar para a aquisição de associados comprometidos com o servir, com a ética e a liderança que devem ter. Percebi que a falta de projetos desmotivam os sócios. Os futuros líderes deverão preservar o nosso mundo rotário, onde os rotarianos são estimulados a prestar mais serviços, participar dos nossos projetos, programas e também compartilhar suas idéias com os líderes rotários. Tivemos a honra de organizar uma reunião para o então futuro diretor de Rotary International, o companheiro José Antonio Figueiredo Antiório, que nos honrou com uma palestra sobre desenvolvimento do quadro social. Foi uma experiência muito boa, gratificante e inesquecível presidir um clube tendo como casal governador Marcos e Adela.

128

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

128

25/6/2012, 14:13


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

INOVAMOS

EM TRÊS FRENTES

por Gilberto Orsi Machado Júnior, presidente do RC de São Paulo Parque do Ibirapuera

O

nosso clube, sendo novo e em seu segundo Presidente, sofreu uma grande perda de sócios. Foi fundado com 32 sócios e, ao assumir, deparei-me com 10 sócios. Conseguimos reorganizar o clube, renovar o quadro associativo e fechar o ano de 2011 com 16 sócios, o crescimento de 60% foi possível graças ao empenho daqueles que acreditaram nos valores e ações de nossa Instituição, que acreditaram que seríamos capazes de resgatar o valor maior que solidificou nossas reuniões, o COMPANHEIRISMO. Nosso Rotary é hoje um Clube de 21 amigos praticando o Ideal de Servir. Fundadores do IPVCC, no ano de 2010-2011 o nosso clube participou ativamente de dois grandes eventos na UMAPAZ _ Universidade da Paz e Meio Ambiente pertencente à Prefeitura de São Paulo, tais ações permitiram uma grande exposição do nome do Rotary e do IPVCC na cidade de São Paulo, no Brasil e no mundo, tornando-nos mais conhecidos e reconhecidos como entidades que buscam Servir e que buscam a Paz entre os Povos e Nações.

129

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

129

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Uma ação conjunta com o IPVCC e com o INSTITUTO JOANIN, conseguimos arrecadar um montante significativo de Notas Fiscais em restaurantes e estabelecimentos comerciais no Estado de São Paulo que possibilitaram, no ano de 2010 – 2011, contribuirmos para mais de 20 instituições de caridade, um o montante aproximado de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Este projeto continua e com certeza, será em pouco tempo, o maior projeto de Rotary no Estado de São Paulo, possibilitando ajudar um número imenso de Instituições. RC SP Parque do Ibirapuera vem divulgando essa ação em vários Rotary Clubs do D-4420, buscando um trabalho conjunto para mantermos o nosso Distrito na vanguarda das contribuições. Liderar líderes é muito mais um aprendizado do que ensinamento. Utilizar o que cada um tem de bom em proveito do bem comum, é uma lição que ficará para sempre. Aos futuros lideres, transmito que ações simples e com o comprometimento de todos através do companheirismo, transformam estas ações em algo grandioso. Se pensarem que com a Nota Fiscal arrecadamos quase 50% do que o nosso Distrito arrecadou para a Fundação Rotária, isto mostra a força do trabalho e a credibilidade de nossa instituição.

130

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

130

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

INTEGRAÇÃO E TRABALHO DE

TIME

por Fabrício Luiz da Cruz Martines, presidente do RC de Guarujá Vicente de Carvalho

N

a gestão de 2010/2011, o Rotary Club de Guarujá Vicente de Carvalho pode contribuir de várias formas com a comunidade, através de projetos de ajuda ao próximo, com atividades de cunho social e apoio a instituições sociais atuantes em nossa comunidade. Entretanto o que ficou ressaltado nesta gestão foi a integração de todos os companheiros do clube e a grande contribuição de todos com a imagem pública do Rotary, mostrando à comunidade que ela pode contar com nosso clube sempre que precisar, seja para apoiar, fortalecer ou até mesmo compartilhar amor ao próximo. Esta integração e trabalho de time pode nos trazer resultados nunca antes atingidos pelo clube, o que reflete ainda mais que o trabalho em time, pode sim trazer os resultados que buscamos.

131

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

131

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Sendo presidente, tive a grande honra de estar à frente de profissionais fabulosos, mais que isso, de pessoas especiais que reconhecem o verdadeiro ato de doar-se ao próximo. Os maiores sentimentos em estar na liderança de um time de amigos desta grandeza são de tranqüilidade e satisfação, em ver o resultado do trabalho de todos eles em ações concretas àqueles que mais necessitam. Cada sorriso, cada olhar de gratidão, foram resultados deste trabalho e ainda é o combustível, para que cada um possa fazer cada vez mais. A experiência de presidir um Rotary Club foi muito gratificante. Isso só fortaleceu uma constatação em minha vida pessoal e profissional: quando trabalhamos juntos, com um mesmo objetivo, podemos atingir qualquer meta estabelecida e, ainda mais, podemos ultrapassar barreiras e fazer muito mais do que o planejado. Esta etapa em minha vida deixou marcas que jamais serão apagadas. Marcas de extremo companheirismo, de doação, de satisfação e de ver o brilho nos olhos de cada um dos companheiros pela felicidade de atingir seus resultados. Baseado em tudo isso, gostaria de deixar duas mensagens para novos lideres rotarianos: “O verdadeiro líder não é aquele que tem mais seguidor, mas aquele que forma mais líderes”. “A fé torna as coisas possíveis, mas não necessariamente torna as coisas fáceis”.

132

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

132

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

MEU SENTIMENTO FOI O DE DEVER CUMPRIDO por Simone de Oliveira Cavalcanti, presidente do RC de São Vicente Antonio Emmerich

O

Rotary Club de São Vicente Antônio Emmerich me proporcionou a oportunidade de engrandecer minha experiência como educadora ao se associar ao Projeto LER que foi aplicado no CER Novo Rumo, no Bairro Jóquei Clube em São Vicente, que atende cerca de 300 crianças mensalmente, com a leitura de livros e revistas. Este projeto foi adotado pelo clube como projeto permanente e, portanto passou a fazer parte da vida de cada presidente que irá me suceder, esta é a minha contribuição maior ao clube.

133

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

133

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Ao liderar o clube durante um ano pude constatar que necessitamos intensamente da colaboração e trabalho dos companheiros para que possamos desenvolver qualquer tipo de atividade e o apoio dos ex-presidentes e do Conselho Diretor é essencial para que atinjamos as metas propostas. Destaco a participação de alguns companheiros entusiastas, sempre prontos para o trabalho e estes são os mais importantes que devem ser estimulados e preservados, mas sempre se preocupando em estimular os mais ausentes e menos participativos, para o engrandecimento do clube e apoio à comunidade. Creio que por ter tido um crescimento significativo no quadro social, ter adotado um projeto permanente e contribuído dentro de minhas metas à Fundação Rotária, meu sentimento foi de dever cumprido para com meus companheiros que me indicaram como presidente. Por ser educadora, vou lembrar sempre com muito carinho, o enfoque da gestão para a área da Educação, estimulando projetos e reconhecendo educadores em cada visita oficial do Governador. Tivemos oportunidade de homenagear uma educadora com deficiência visual, Luzia Haddad. Deficiência visual preocupação constante do nosso clube, conseguindo, assim, valorizar ambas as preocupações. Foi um ano maravilhoso que me proporcionou muito companheirismo, muita convivência familiar, uma viagem deliciosa de navio, momentos emocionantes que jamais poderia imaginar, a oportunidade de conhecer pessoas de outros clubes e de outras cidades, que enriqueceram minha existência e conhecimento. Aos meus sucessores desejo que eles tenham o mesmo apoio incondicional que tive de meu cônjuge e de todos os companheiros do clube, porque, só assim, o sucesso de sua gestão estará garantido.

134

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

134

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

MUDANÇAS

COMPORTAMENTAIS NOS SERVIRAM

DE LIÇÃO E APRENDIZADO

por Célio da Silva Lacerda, governador assistente de área 3 – Cubatão e São Vicente

T

er o privilégio de ser o escolhido, dentre tantas lideranças rotárias, para assumir o cargo de Governador Assistente da Área 3, foi para mim, minha esposa Rita de Cássia e minha filha Rafaela motivo de orgulho e muita satisfação, por isso seremos eternamente gratos ao casal Governador Marcos Franco e Adela. A gestão JUNTOS PARA INOVAR, ano rotário 2010/2011, pôde nos proporcionar a oportunidade de contribuir além do âmbito e das ações de nosso próprio Clube. Penso que nossa contribuição com o distrito e também com os clubes da nossa Área, foi de forma bastante singela e praticamente nos bastidores, uma vez que tivemos a felicidade de ter à frente dos clubes de nossa área, presidentes e companheiros de nossa equipe comprometidos com o ideal, o fortalecimento

135

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

135

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

e o crescimento de nossa instituição. Estes líderes facilitaram bastante nosso trabalho, mantendo nos clubes (por conta de suas virtudes e qualidades) o clima de harmonia e motivação, necessários para o estabelecimento pleno do companheirismo como base para implementação de ações concretas, que tiveram como consequência a melhoria da qualidade de vida de pessoas menos favorecidas, brotando nestas o sentimento de esperança, por conta da ajuda e solidariedade de outros, além do desenvolvimento e do crescimento pessoal de todos os companheiros que integram estes clubes. Poder trabalhar e estar junto aos principais líderes da gestão, em clima de cooperação e, visando o alcance de objetivos comuns a todos os clubes, nos possibilitou alargamento da visão além da nossa pequena e individualista zona de conforto. Particularmente a convivência com lideranças dos clubes da área, do distrito como um todo, nos forçou a uma reflexão muito mais acurada de nossas próprias limitações desobstruindo canais outrora fechados, por conta da chamada hereditariedade sociais. Mudanças comportamentais e superação de barreiras da timidez, o medo do novo e o respeito à opinião e aos princípios alheios, somados à humildade de verdadeiros gestores e líderes, nos serviram como lição e aprendizado. Quero externar o nosso agradecimento e reconhecimento aos companheiros de nossa equipe e, principalmente aos clubes da área 3 que juntos inovaram e contribuíram para o engrandecimento e fortalecimento do nosso Distrito junto ao Rotary Internacional: Rotary Club de Cubatão; Rotary Club Cubatão Jardim Casqueiro; Rotary Club de São Vicente; Rotary Club São Vicente Emmerich; Rotary Club São Vicente Praia. Foi uma honra e motivo de muito orgulho o seminário Planeje com Profissionalismo e Entusiasmo, que aconteceu em nossa área. Ver os companheiros de clubes distintos, trabalhando em conjunto e entusiasmados, me fez ficar bastante satisfeito e, mais ainda, pelo sucesso do seminário em função da grande participação do distrito. O auditório para 200 pessoas ficou completamente lotado. Deixo uma mensagem para a família rotária, de Mahatma Gandhi: “Se quisermos dar ao mundo lições de paz e se realmente desejamos lutar contra as guerras (e as injustiças que afligem nosso mundo), temos que começar pelas crianças”. 136

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

136

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

NÃO TEMER NOVOS DESAFIOS E INOVAR SEMPRE

por Adriano G. Barros, presidente do RC de Praia Grande Forte Itaipú

L

iderar seres humanos é uma tarefa muito difícil, ainda mais num grupo de pessoas de diferentes intelectos. Aprendemos a administrar as famosas vaidades pessoais, e praticamos diariamente a ESCUTATÓRIA, pois somente através da escuta é que conseguimos interpretar e entender os anseios de cada indivíduo para então administrar com excelência e alcançar a harmonia entre todos. Acreditamos que, durante a nossa gestão, conseguimos atingir esta hegemonia e vivemos um ano de muito companheirismo, alegria e satisfação. Com apenas dois anos em Rotary, foi muita ousadia da nossa parte aceitar este grande desafio para administrar um clube como o Forte Itaipú. Porém a vontade de querer acertar, aprender e acima de tudo, conhecer profundamente o quem era o Rotary, é que foi a nossa mola propulsora e nos deu condições de enfrentar este novo desafio e fazer uma gestão completamente inovadora em vários pontos.

137

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

137

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Um fato pitoresco marcou a gestão, ocorrido em nossa posse. Presenteamos o casal governador com um quadro que foi pintado durante a festiva, na saída ele ao carregá-lo, voltou a parte pintada para ele, e o seu paletó burgundy mudou de cor. Quem sabe de mais detalhes dessa história é a Adela, sua esposa, que passou a madrugada recuperando a indumentária. A gratidão de ter sido presidente do Forte Itaipú foi muito grande, principalmente pela consideração que temos por esta maravilhosa organização. A primeira dama foi uma das milhares de pessoas que já foi beneficiada pelos programas da Fundação Rotária, sendo agraciada com uma bolsa cultural, em 1999/2000, para estudar no USA, o que resultou no seu crescimento pessoal e profissional. Portanto devemos muito ao Rotary e temos muito que trabalhar ainda em seu benefício como forma de reconhecimento e retribuição dos seus beneméritos. Devemos em nossas vidas, estar sempre juntos das pessoas de que gostamos e, todos os dias, aprender mais, participar intensamente do que nos faz bem, não temer novos desafios e inovar sempre. Focado em uma CAUSA maior e com a mente aberta, tudo sempre conspirará a favor e o sucesso será garantido. DEIXAMOS A NOSSA MARCA. Porque tudo que fizemos e conquistamos durante a nossa gestão foi um sucesso, conseguimos inovar fortalecendo a nossa comunidade, agregamos novos sócios, contribuímos com muitas pessoas, atingimos os nossos objetivos e fomos muito felizes durante a nossa estada como casal presidente!

138

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

138

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

NO COMPUTO GERAL FOI UM ANO PROVEITOSO por Ernst Werner Oltrogge, presidente do RC de SP Chácara Flora

U

m relato da minha odisséia de Presidente Inovador. Logo no inicio da gestão do meu antecessor Mário Schroeder, fui escolhido como futuro presidente, por unanimidade, pelos meus companheiros do clube. Recusar o pedido dos companheiros era praticamente impossível, pois a maioria já havia sido presidente. Então, sobrou para mim. Acabei aceitando a indicação de bom grado, pois já militava desde 2.000, tendo sido tesoureiro em 2002. Estava na hora de ocupar o cargo-mor do nosso clube. No final da gestão do meu antecessor Mário, fomos contatados pelo diretor da Deutsche Welle, canal de televisão da Alemanha, Dr. Gero Schliess, na esperança de conseguir uma contribuição de mais de •30.000 do nosso Rotary. A finalidade era ajudar a ida da orquestra do Instituto Bacharelli até a cidade natal de Beethoven, na Beethovenfest em setembro de 2010. Mario me ligou

139

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

139

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

avisando onde seria o jantar que o Dr. Gero marcou, eu estava no meio de uma consulta, atendendo um companheiro de outro distrito. Após desligar o celular, o companheiro disse: Ernst, hoje você irá a um Restaurante PJ? Indaguei o significado. Restaurante PF é pessoa física, freqüentado por pessoas que pagam do próprio bolso e restaurante PJ é pessoa jurídica. Infelizmente o projeto não estava dentro do nosso orçamento e não vingou. Teria dado visibilidade internacional ao Rotary. Dr. Gero pensou que seria fácil o nosso Rotary doar esta quantia e em tempo curto. O PETS – Treinamento de Presidentes Eleitos em Serra Negra, coitado do meu caro governador, fui o único presidente que não havia feito reserva. No meio do trânsito atendo o celular e, com sua persuasão, fez-me reservar um quarto. As palestras foram proveitosas, assim como os novos contatos e as amizades que foram consolidadas. A minha primeira Assembléia Distrital, em Santos, em um sábado, a governadora assistente Marta Abdalla conseguiu um micro-ônibus para levarnos. Foi ótimo, pois foi a chance de conhecer melhor os futuros companheiros presidentes da nossa área. Enquanto aguardávamos a chegada do ônibus, um senhor com o seu cão passeavam no outro lado da rua. O cãozinho fez suas necessidades. O dono não recolheu as fezes e levou uma forte bronca de todos os presentes. É o Rotary em ação sócio-educativa. Espero que tenha sido uma lição para aquele senhor. Chegando a Santos, houve várias palestras interessantes. A última, pouco antes do meio-dia foi proferida pelo EGD Sergio Lazzarini. Como tinha trabalhado muito na sexta-feira e levantado cedo no dia, estava exausto. Simplesmente dormi. Após a palestra o caro companheiro dirigiu-se a mim e disse: Tinha que dormir justamente durante a minha palestra? Sinceramente me deixou sem jeito, pois meus companheiros e eu prezamos muito o Sérgio pela sua atuação de governador, na época. A Festiva de posse, preparada pela equipe do meu clube foi um sucesso. Tivemos convidados de vários clubes e distritos, inclusive de outros Estados. A nossa festiva costuma ser uma das últimas do nosso distrito, em agosto, geralmente um mês e meio após a posse oficial da nova diretoria. Em nosso clube muitos companheiros viajam em julho, como também aconteceu comigo. Tive o prazer de visitar a reunião do RC Churmainz, na cidade de Mogúncia na

140

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

140

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Alemanha, nos primeiros dias de julho. Era a primeira reunião do novo ano rotário e o recém- empossado presidente daquele clube estava viajando. Foi um consolo para mim, mal começou o meu ano como presidente e fiquei ausente do meu clube. Durante a visita oficial do governador mostramos o projeto, menina dos olhos do nosso clube, que é a Casa Ângela, que cuida de grávidas, realiza exames pré-natais e dá assistência pós-natal para as mães e os recém-nascidos. A organização precisa de um gerador de energia, para poderem fazer partos. Como o valor é bastante alto, não conseguimos parceria com clube estrangeiro para obter subsídios equivalentes. Este projeto arrastou-se pela gestão anterior e pela minha, sendo um fator de frustração. Nas próximas semanas este projeto será finalizado, significando mais de três anos. Fizemos vários outros projetos apoiando casas de crianças abandonadas, que foi um consolo. Uma das curiosidades do nosso clube é que os companheiros freqüentemente se encontram em viagens. A participação dos nossos companheiros em eventos de outros clubes é rara. Como nossa reunião é no almoço, a presença dos companheiros nas reuniões tornam-se sempre mais difíceis devido aos fatores do transito da cidade de São Paulo. Como presidente, perguntava-me o que poderia fazer para aumentar a participação dos companheiros. Outro aspecto que me angustiava, era a adesão de novos sócios. Confesso que é uma tarefa difícil conseguir novos sócios, como também despertar a motivação dos sócios em participar de projetos e eventos. Um “highlight” (momento feliz) me foi proporcionado pelo governador: Foi a Conferência Distrital Todos a Bordo. Esta eu considerei um grande sucesso. Infelizmente houve pouca adesão dos companheiros do meu clube. Brigite e eu ficamos impressionados com a organização do evento. As palestras proferidas foram de qualidade e o companheirismo foi exemplar. Este ano, como presidente de um Rotary Club, trouxe uma experiência ímpar para mim. Sou médico no Hospital das Clinicas de São Paulo, chefio um setor e onde as decisões são minhas. No Rotary o cargo de presidente é representativo, as decisões são colegiadas com os membros do clube. As discussões precedem as decisões. Devido a isto as amizades dentro do clube se aprofundam. No cômputo geral, foi um ano proveitoso. “Danke” – um abraço alemão.

141

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

141

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

NÓS PERSEGUIMOS A PERFEIÇÃO por Rodenei Lemes Junior, presidente do RC de Santo André Norte

“A amizade foi a pedra fundamental sobre a qual o Rotary foi construído, e a tolerância é o elemento que o sustenta. Haveria energia atômica suficiente em cada Rotary Club para explodi-lo em mil pedaços se não fosse pelo espírito de tolerância”. Paul Harris

P

elo empenho de todos, Anna e eu declaramos que valeu muito a pena e podemos afirmar que foi um ano muito alegre, gratificante, de muito aprendizado, com diferentes responsabilidades, inovações, novas amizades e deveres na função de presidentes da AFRSAN e do clube, no ano rotário de 2010-2011. Desde o momento em que aceitamos a missão de ser rotariano e asfariana, sempre estivemos dispostos a servir, nos sentimos honrados e com muito orgulho em ser presidente da querida AFRSAN e do nosso forte e querido R.C. Santo André – Norte. Assim que fomos indicados para o cargo de presidente, Anna e eu começamos a nos preparar, realizamos um planejamento compartilhado e

142

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

142

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

focado para a nossa gestão. Foi de fundamental importância esta preparação, participamos de reuniões, cursos, seminários e conferências. Além desta preparação, nos aconselhamos com diversos ex-presidentes e seguimos o exemplo do nosso casal governador Marcos Franco e Adela, que convidou todos os casais presidentes para um almoço em sua residência antes da sua posse como governador. Verificamos a lista de sócios do nosso clube, dividimos em quatorze grupos de no máximo quatro casais e passamos a convidar todos para participarem de uma das quatorze reuniões domiciliares que realizamos em nossa residência, no período que antecedeu a nossa posse. Isto nos deu mais energia, idéias e novas sugestões para assumirmos, com muito entusiasmo, determinação e motivação, o cargo de presidentes. Durante a gestão, apoiamos e participamos de tudo que estava programado, e daqueles eventos e reuniões que surgiram além do planejado, procuramos, na medida do possível, participar também. Começamos a gestão com energia total, acompanhando o casal governador em 41 posses. Durante a gestão realizamos 22 visitas a outros clubes do nosso distrito, entre visitas oficiais do governador e reuniões ordinárias. Tivemos o privilégio de visitar dois clubes de outros distritos, o RC de Socorro do distrito 4590 e o RC de Madrid Puerta Del Sol do distrito 2201, e, ainda, com muita satisfação, participamos de uma reunião ordinária do segundo clube mais antigo da Europa, o RC de Barcelona do distrito 2202. Aprendemos e conhecemos muito nestas visitas. Um dos eventos que mais marcaram, foi a nossa participação na primeira e maior conferência de Rotary a bordo de um navio. Assim como nesta conferência e em toda gestão, tivemos a oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o Rotary e aprendemos que, através da valorização do companheirismo, da amizade, do comprometimento e da sinceridade, conseguimos realizar grandes ações em prol da comunidade. Portanto, com planejamento, muita determinação, tolerância, humildade e com pequenas ajudas somadas, inovamos, conseguimos superar nossos limites, metas e desafios. Apoiamos e contribuímos para realizar grandes ações e projetos para o fortalecimento da comunidade e tudo está registrado no nosso blog: http://rcsanorte20102011.blogspot.com e nas 46 edições do nosso Boletim Norte Ação.

143

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

143

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

“Todos os nossos sonhos podem tornar-se realidade se tivermos a coragem de perseguilos.” Walt Disney Nós perseguimos a perfeição e realizamos este grande sonho, e não podemos deixar ser justos de registrar o nosso mais profundo agradecimento a todas as asfarianas, companheiros e amigos, que direta ou indiretamente nos ajudaram nesta grande jornada de enorme privilégio, realmente não temos palavras para agradecer por esta oportunidade única. VOCÊS SÃO VINTE. Saibam que sempre estaremos à disposição para dar continuidade para servir, para trabalhar, planejar, para colaborar e para Fortalecer Comunidades e Unir Continentes. Anna e eu jamais esqueceremos, do ano rotário de 2010/2011. Muito obrigado, muito sucesso a todos e que Deus os abençoe sempre.

144

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

144

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

NOSSO

CLUBE QUERIA CRESCER

por Zaïra de Abreu, presidente do RC de São Paulo Ponte Estaiada

N

o início da minha gestão ganhei uma caneta e com ela decidi escrever, um pouco mais, a história do Rotary. Quando começou o ano rotário, nosso clube, que era pequenino (apenas em número de sócios), recebeu muito apoio e carinho do nosso querido Governador Marcos Franco. Nosso clube queria crescer. Mudamos de nome. Dedicamo-nos. Unidos conseguimos fazer muito, muitos projetos, tivemos grande visibilidade, tornamo-nos conhecidos por nossa descontração, companheirismo e realizações e sem falsa modéstia, fiquei orgulhosa de ser a PRESIDENTE DO ROTARY CLUB SÃO PAULO PONTE ESTAIADA. Na visita do Governador Marcos Franco ao nosso clube, homenageamos uma educadora. Essa singela homenagem tomou a proporção do agradecimento

145

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

145

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

de toda uma vida. Para a Professora Dirna Amaral Alves de Abreu, uma educadora de primeira grandeza, foi dado o reconhecimento do Rotary Club, Distrito 4420 por seus serviços prestados à Educação do Brasil; e com isso como Presidente Inovadora realizei o maior e mais importante ato de minha gestão, homenageei “minha Mãe, minha Mestra “(ainda em vida)! E como NADA RESISTE AO TRABALHO, nosso clube também realizou diversos projetos tais como: Montagem de um consultório ginecológico, montagem e manutenção de uma brinquedoteca e fornecimento de vidros para o Banco de Leite, no Hospital Geral de Pedreira; Dez bolsas de estudo, com o material e passeios culturais, em parceria com o Colégio Magister; Participação em oito Feiras de Saúde, distribuindo mais de 5.000 (cinco mil) escovas de dente e palestras sobre Saúde Bucal; Doação de roupas (Campanha do Agasalho), doação de cestas básicas, doação de produtos de higiene, doação de brinquedos (para a brinquedoteca do Conselho Tutelar), doação de livros (para a biblioteca) e palestra sobre Esporte na Subprefeitura da Cidade Ademar; Participação no Natal Iluminado em parceria com a Associação Comercial de Santo Amaro; Montagem e desenvolvimento da sala de leitura – PROJETO LER, em parceria com a Subprefeitura de Santo Amaro, e apoio do Distrito 4420, no Centro Comunitário das Águas Espraiadas; Hoje, com muita alegria, eu reconheço que nosso Rotary Club São Paulo Ponte Estaiada cresceu e seguirá crescendo. E é com o sentimento de dever cumprido que vislumbro um grande futuro para o nosso clube, quando então passo o bastão à nova gestão, na certeza de que ele será um exemplo de união e desenvolvimento.

146

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

146

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

O ANO ESTÁ NA LEMBRANÇA DE TODOS E NO MEU CORAÇÃO

por Carla Sakai, presidente do RC de São Paulo Centenário

E

ra uma vez uma presidente que, pelo segundo ano consecutivo, reinava no RCSP Centenário. Seu nome é Carla Sakai e, diz a lenda, que precisou repetir para fazer direito. Desde o PETS – Treinamento dos Presidentes Eleitos, a Área VIII mostrou-se unida e disposta a atuar em conjunto, da união e harmonia nasceu o primeiro evento, a posse conjunta que foi um sucesso e superação, surpreendendo a todos.

147

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

147

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Com o lema “Unir Continentes e Fortalecer Comunidades”, o Centenário realizou parcerias com os RCSP Norte e Imigrantes dos Distritos 4430 e 4610, respectivamente, e outras instituições. Muitos eventos marcaram esta gestão: a inter distrital e a palestra com o iatista Robert Sheidt, realizadas em conjunto com os Distritos 4420 (Centenário), 4430 (Norte) e 4610 (Imigrantes), a visita do governador e a homenagem ao educador professor Wagner Horta, atividades culturais com as crianças, visitas e almoços especiais para o dia dos Pais, Mães, Páscoa, dia das Crianças e o Natal, a Conferência Distrital “Todos a Bordo” e a comemoração do aniversário do clube, que contou também com a presença de outro aniversariante: o governador Marcos Franco. O RC de SP Centenário e o Projeto Viva proporcionaram um belíssimo passeio cultural às crianças da Associação Coração de Mãe e da Casinha de Meimei, que assistiram a peça O Conto do Reino Distante, com a atriz Ana Luiza. Os idosos do Cantinho do Idoso foram agraciados com a visita dos Palhaços do Master Clown. O ano foi de muita alegria, de superação, de magia e de palhaçada, uma gestão inovadora, que está na lembrança de todos e no meu coração. O ano Rotário 2010-2011 acabou e um novo presidente assumiu o reinado. Desta vez eu aprendi e fiz tudo direitinho.

148

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

148

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

O DISTRITO 4420 INOVOU E OS CLUBES SEGUIRAM ESSA PROPOSTA

por Luiz Feranndo Di G. S. Salvador, presidente do RC de Santos Monte Serrat

E

m 1998, ingressei em Rotary no saudoso Rotary Santos Novas Gerações, atual Rotary Santos Monte Serrat e, de pronto, me identifiquei com a instituição e todos os companheiros. Por diversas vezes fui sondado para ser presidente, mas protelei o quanto pude, pois achava que estava ali para trabalhar, sem a vaidade de exercer o

149

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

149

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

cargo de direção do clube, mas ajudando no que fosse preciso, até que chegou o momento, não deu mais para fugir, meus companheiros, bem como a família me convenceram a assumir a presidência e graças a Deus, foi na gestão inovadora do ano rotário 2010-11. Entendo que foi um ano diferente em todos os aspectos, o Distrito 4420 inovou e os clubes seguiram essa proposta. A amizade e união criada entre os presidentes, governador e equipe distrital foram maravilhosas, unidos fizemos a força em prol de Rotary e principalmente das comunidades, haja vista os números apresentados ao final da gestão. Porém, havia sempre um ponto de discórdia, a respeito do time de futebol, eu sempre preferi o verde da esperança e deixei isso bem claro entregando a camisa do Palmeiras para a Adela, esposa do governador e santista de coração. O Rotary Santos Monte Serrat, teve um período de transição, com muitas mudanças e voltou a crescer efetivamente na gestão 2009-10, onde conseguimos reaver a união em busca de um propósito, o de servir. Para consolidar isso, fui eleito presidente, pois tenho excelente relacionamento com todos (como já havia ocorrido na gestão 2009-10), e foi o que aconteceu, ou seja, continuamos crescendo com união e harmonia, resgatando dos companheiros a vontade de participar das reuniões e projetos, prova disso foi o sucesso em todos os eventos realizados durante o ano rotário, onde pudemos arrecadar quantias nunca antes conseguidas. Assim, ajudamos várias instituições e o mais importante, resgatando de vez a união, participação e comprometimento de todos os companheiros. Eu sempre ouvia dos ex-presidentes que “o ano na presidência passa rápido, é um aprendizado e satisfação pessoal que ficará marcada para toda a vida” e eu pensava comigo: - Tudo bem, será um ano de aprendizado e se realizar um bom trabalho, terei essa satisfação pessoal, mas não venham falar que um ano passa rápido, porque serão os mesmos 365 dias de sempre e será difícil conciliar os compromissos que o cargo exige com família e trabalho. Contudo, estava errado, o ano passou mesmo muito rápido, consegui conciliar tudo, tenho a certeza que a gestão foi extremamente vitoriosa, cumprimos todas as metas, aprendi muito, fiz excelentes amizades, meus companheiros, bem como minha esposa Verônica, estiveram sempre ao meu lado ajudando e vibrando com as conquistas obtidas e, por isso, minha satisfação pessoal foi plena. 150

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

150

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Hoje, sou mais rotariano do que nunca, trabalhando como sempre, ajudando o atual presidente, incentivando os próximos (eleito e indicado), bem como os demais companheiros que ainda não tiveram a oportunidade de assumir tal função, dizendo que vale muito a pena e, que apesar do ano passar rápido, será único, de bastante aprendizado, exercerão suas lideranças e, ao final, com certeza terão uma satisfação pessoal impar. Agradeço mais uma vez ao casal governador Marcos Franco e Adela, ao GA Watson Travassos, aos presidentes inovadores e, principalmente, aos companheiros do meu clube e à minha família, pois a gestão foi maravilhosa e vitoriosa, porque eles estavam sempre ao meu lado, com o propósito de servir. Abraços.

151

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

151

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

O

SENTIMENTO QUE FICOU NÃO É O DE DEVER

CUMPRIDO, MAS DE SUPERAÇÃO por Fabiana Morozetti Ramajo Esteves, presidente do RC de Santos Porto

I

mprimir uma marca, fazer a diferença, inspirar novas lideranças são alguns dos objetivos assumidos no início de uma gestão. O ano exigia mais, éramos presidentes Inovadores. Assumir como presidente Inovadora foi uma grande experiência, porque uma mulher a frente de uma Instituição é sempre sinônimo de inovação. Era a única mulher das áreas I e II, formamos uma equipe e junto com os governadores assistentes, chamados carinhosamente de GAs, trabalhamos seriamente para atingir o que nos foi proposto pelo Rotary Internacional e pelo nosso governador. Todos, com o seu jeito de Dar de Si Antes de Pensar em

152

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

152

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Si, assumimos o compromisso de contribuir para o sucesso da gestão, de estabelecer metas para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos nossos clubes e de deixar um legado para os futuros líderes de inovar sempre visando à melhoria de nossa Instituição. E com este propósito o Rotary Clube Santos-Porto teve uma participação especial neste ano rotário e a nossa contribuição foi além de investimentos na Fundação Rotária, focamos em projetos que promoveram o bem estar social. Projetos como as parcerias com a Prefeitura para atender Jovens e Adultos na área de Educação (Campanha SEJA DA EJA), na área de Saúde (Praça Saúde), a primeira edição do projeto Salve Uma Vida, para cadastramento de doadores de medula óssea, Projeto Rumo no Sesi, com a participação de mais de 100 jovens, a fundação do Interact, dando ênfase as novas gerações, apresentar e aprovar o nosso candidato ao IGE, ver instalado um espaço sócio-cultural, através de Projeto de Subsídio Distrital, denominado de Sala de leitura, na Associação Esculpir, gerar aumento do DQS, bater o recorde de participação na Conferência Todos a Bordo e na contribuição a Fundação Rotária, resultaram na outorga da MENÇÃO PRESIDENCIAL. O sentimento que ficou não é o de dever cumprido, mas de superação. Liderar voluntários é uma tarefa que requer sensibilidade, porque nós presidentes temos que despertar em nossos companheiros, líderes em suas profissões, os seres humanos capazes de transformar a sociedade. Nós somos um clube que tem nos seus projetos a sua razão de ser e no companheirismo a sua razão de viver. O Santos-Porto tem a energia da juventude e a experiência da melhor idade, esta combinação perfeita e heterogênea faz do nosso clube atraente e cativante para os nossos companheiros e para aqueles que se sentem em casa conosco. Este é o nosso diferencial, um companheirismo forte e informal, aliado à seriedade no cumprimento de nossas obrigações junto ao Rotary Internacional. Como os demais clubes do Distrito, temos um lado pitoresco e despojado. Entre as nossas brincadeiras uma já virou tradição, é o “Clube do Beijo”. Ano após ano durante a Conferência Distrital no dia do Baile todos os casais do clube, sem exceção, são convidados a posar para o nosso álbum de fotos dos beijos apaixonados. Este ano com o romantismo da Conferência Todos a Bordo batemos o nosso recorde de fotos. 153

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

153

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Não foi esta presidente que imprimiu esta marca neste clube, mas sim este clube que marcou esta presidente pelo resto de sua vida. O Rotary é realmente uma escola de vida, onde aprendemos a amadurecer como pessoas, para fazer do mundo um lugar melhor.

154

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

154

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

OS LÍDERES GOSTAM DE AJUDAR por Antonio Xavier de Cantalice, presidente do RC de Cubatão

P

rocuramos desde o início de nossa gestão contribuir com o exemplo de dedicação ao clube e à comunidade, envolvendo todos os segmentos da sociedade no único objetivo de servir. Diversos sentimentos fluem, o do dever cumprido, o sentimento que sozinho não fazemos Rotary acontecer e de que os líderes gostam de ajudar. A experiência como Presidente de um Rotary Club me mostrou que é preciso amar as pessoas e ter amor por tudo que fazemos, seja para nós ou para outras pessoas e que, neste mundo, ninguém está sozinho. Em todas as ações do homem há a mão de Deus. Desenvolvemos muitas ações e projetos, mas a contribuição que fizemos à população das cidades da Serra Fluminense, quando das fortes chuvas que destruíram centenas de residências, ficará marcada como uma oportunidade que tivemos de ajudar milhares de pessoas aflitas. Concluo, deixando uma mensagem de que, na maioria das vezes, é na adversidade que encontramos a solução de um ou vários problemas e que são as decisões tomadas em grupo que obtemos os melhores resultados.

155

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

155

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

PASSO PARA PEGAR UM BOLO DE FUBÁ por Vicente Mazza, presidente do RC de São Caetano do Sul Leste

C

omentar sobre a nossa gestão, quando foi governador do distrito, o companheiro Marcos Franco, com o lema “Fortalecer Comunidades e Unir Continentes”, é motivo de orgulho, porque fez com que o Distrito 4420 do Rotary International, se tornasse mais conhecido e mais forte entre todos, por ser o que mais contribuiu para a Fundação Rotaria. No tocante ao desempenho do Rotary Clube de São Caetano do Sul – Leste, este presidente esteve parcialmente impossibilitado de realizar grandes projetos, por motivos de saúde. Mas, deu seqüência aos projetos permanentes, com responsabilidades sociais, atuando como um clube de serviços.

156

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

156

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Dentre alguns momentos especiais destaco um relacionado ao governador, vou comentar sobre uma particularidade pessoal: o seu gosto por bolo de fubá, uma iguaria com que sua esposa Adela confessou, ele toma café da manhã todos os dias, acompanhado do “bolo de fubá”. Em sua visita oficial ao nosso clube, por acaso a Encarnita, minha esposa, assou dois bolos de fubá. O governador ao ver e provar uma fatia, não teve duvidas, separou o outro bolo e levou consigo para seu automóvel. Daquela data em diante em suas visitas a clubes de São Caetano do Sul, nos telefonava antecipadamente e era agraciado com um bolo de fubá. Comentando sobre essa particularidade, posso afirmar que este expresidente, terá sempre prazer quando o governador tiver vontade de levar um bolo de fubá para casa, basta nos telefonar. Aproveito para registrar meus agradecimentos a todos os companheiros, que me ajudaram muito durante todo o ano.

157

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

157

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

PLANEJAMENTO É A PALAVRA CHAVE Marcio Fernandes Neves, presidente do RC de Cubatão Jardim Casqueiro

I

niciamos a gestão buscando motivar os companheiros do clube com relação a nossa união, pois entendo que, com um grupo unido, todos os objetivos são alcançados. Foi com este espírito, de motivação e união, que em todas as posses, em que fui, consegui ir acompanhado de diversos companheiros, o que nos rendeu seis premiações por ser a maior caravana. O que parece algo sem muita importância nos rendeu motivação para seguir a caminhada. Planejamos a gestão e nossos principais objetivos foram a manutenção do quadro social e, principalmente, arrecadação à Fundação Rotária, tanto é que, na oportunidade do nosso PETS – Treinamento dos Presidentes Eleitos, comprometemo-nos com uma per capita de U$250,00. Além disso, houve a

158

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

158

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

meta desafiadora que, confesso, acreditei não ser possível atingir, mas sendo um desafio, segui adiante. Para atingir esses propósitos era imprescindível buscar recursos, assim realizamos vários eventos na cidade, incluindo uma grande churrascada, com record de público para o nosso clube, quase 600 pagantes, o que efetivamente nos deu condições, não só de atingir a nossa meta, bem como superar o desafio proposto em quase 50%, chegando a histórica marca de quase U$ 10,000.00. Nossa meta de quadro social também foi superada e tivemos a marca de não perder nenhum associado durante a gestão, tendo terminado a gestão com 28 associados. No nosso ano, o clube completou 10 anos de fundação, o que foi uma grande honra, mas uma grande responsabilidade também. Contudo realizamos um grande jantar dançante, com toda pompa e detalhes ricamente preparados. Nosso clube mantém a brinquedoteca do Hospital Municipal de Cubatão, observamos ali a necessidade de ampliar aquele serviço, uma vez que, para as crianças um pouco maiores, não havia espaço, nem qualquer atrativo. Assim, montamos o ESPAÇO TEEN, contando com vídeo game, TV de LCD, equipamentos de informática, além de toda a decoração voltada para elas. Outro projeto mantido pelo clube é o “projeto Grande Cidadão”, com escola de futebol e cidadania. Ali, desenvolvemos uma COPA ECOLÓGICA, fornecendo os lanches, premiações e organização. Pela participação dos pequenos, pedimos arrecadação de garrafas pet, dando-lhes a lição da importância de retirar esse material do meio ambiente, devolvendo-os para reciclagem. Doações de cobertores, participação em campanhas realizadas em decorrência de catástrofes e apoio a entidades com doações esporádicas são alguns exemplos de outras ações do clube, em nossa gestão. À frente de um Rotary Clube senti o prestígio e a grandeza de nossa organização. As portas se abrem quando se fala em nome do Rotary. E como mensagem aos futuros líderes, planejamento é a palavra chave. Planeje tudo o que pretende, com antecedência, pois durante o ano da gestão o tempo voa. Abraços.

159

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

159

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

QUEM DOBROU SEU PARAQUEDAS? por Osmar Alves de Moura, presidente do RC de Bertioga Riviera de São Lourenço

E

ste foi sem dúvida o melhor ano de todos os últimos. Aprendi o sentido real de muitas coisas. A principal mensagem que ficou foi companheirismo, além da união verdadeira, trabalho em conjunto, amizades e ajuda ao próximo. Tudo começou a ficar mais ajustado, principalmente após a posse no ano rotário. Foram muitas visitas a outros clubes, conhecendo novos companheiros, fazendo melhores amizades, sinceras e leais. Iniciei a gestão com um conto real, abaixo descrito, e continuo a agradecer todos os dias, a quem sempre dobrou e dobra meu para quedas, minha esposa Lia

160

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

160

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Quem dobrou seu paraquedas neste ano? Charles Plumb era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil. Plumb saltou de paraquedas, foi capturado e passou seis anos numa prisão nortevietnamita. Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão. Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem: - Olá, você é Charles Plumb, piloto no Vietnã e que foi derrubado, não é mesmo? - Sim, como sabe? Perguntou Plumb. - Era eu quem dobrava o seu paraquedas. Parece que funcionou bem, não é verdade? Plumb quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu: - Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje! Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dormir, pensando e perguntando-se: Quantas vezes vi esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse bom dia? Eu era um piloto arrogante e ele um simples marinheiro. Pensou também nas horas que aquele marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia. Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à sua platéia: - Quem dobrou teu paraquedas hoje? Moral da história: nossa vida depende muito dos outros! Obrigado ao casal inovador Marcos e Adela, pelo excelente ano rotário.

161

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

161

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

QUEM

ESTÁ HESITANTE,

VÁ EM FRENTE

por José Ribeiro Soares, presidente do RC de São Paulo Independência

F

oi um privilégio participar desta gestão, que, sem dúvida nenhuma, foi de fato extremamente inovadora. Iniciamos nossa gestão em primeiro de julho com o firme propósito da continuidade dos trabalhos e objetivos iniciados no período anterior. Organizamos eventos em creches locais, bem como a continuidade do atendimento ao asilo da região em, conjunto com Asfar Anchieta, no fornecimento de fraldas geriátricas, pães, leite e outras demandas e atividades desenvolvidas com objetivo de entretenimento dos idosos ali atendidos. Sempre através da boa vontade e pré-disposição do nosso grupo. Contamos com um trabalho intenso na manutenção e condução do bazar beneficente que o Independência mantém, através de sua incansável equipe de colaboradores, com objetivo de angariar fundos para projetos do clube. Contribuímos com os clubes da área, para atendimento aos projetos do CAAPI Ipiranga. Atuamos com afinco no projeto Mac Dia Feliz, com a participação de todo o grupo, que tem por objetivo promover a venda do maior volume de lanches da loja do Supermercado Carrefour Anchieta, cujo recurso arrecadado é direcionado a atendimento do projeto Crescer, que trata de crianças com câncer e correlatos. Organizamos os eventos da Noite Italiana, em homenagem ao dia internacional da mulher e da Festa dos Anos 60/70/80. Ambos com objetivos de atendimento ao tripé: Companheirismo, Imagem Pública e de arrecadação de recursos para a Fundação Rotária. Recebemos e encaminha-

162

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

162

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

mos intercambistas dentro do programa de Intercambio de Jovens. Realizamos uma série de pequenas ações e atitudes que acreditamos ter contribuído com a comunidade em que estamos inseridos. Ressalto o comprometimento de cada companheiro de nosso clube que, se não fosse o empenho, dedicação e entrega, nada disso seria possível. O sentimento de poder contar com a presteza do grupo, sobretudo em se tratando de líderes profissionais que encontram tempo, boa vontade e alegria em participar, na maioria das vezes, com certa dose de sacrifício, mas que estão sempre presentes. Foi gratificante estar à frente do Independência e sempre, indistintamente, contando com respeito e espírito participativo de cada um. Aprendi muito estando à frente do Independência, nesta gestão. Aprendi como lidar com situações inesperadas, a ter sempre um plano B, a administrar conflitos de toda natureza, a ter paciência, relevar, a lidar com personalidades diferentes e outras situações que sempre surgem inesperadamente. A experiência adquirida pois, quando se está na direção de um clube, grupo de colaboradores, é incomensurável, sob todos os aspectos, social, familiar e profissional. O que aprendemos com a experiência profissional e de vida de cada companheiro, com os palestrantes que tivemos a oportunidade de ouvir, dos companheiros da governadoria e outros clubes, não tem preço. Em resumo, é muito gratificante ter a honra de presidir um clube de Rotary, sobretudo, o Independência, clube com um grupo de companheiros com alto grau de companheirismo e comprometimento, para os quais, deixo aqui registrado o meu profundo agradecimento a todos, sem distinção. E para os futuros lideres uma mensagem de encorajamento na aceitação desta missão, que, sem sombra de dúvida, lhe trará alegria, status, respeito e o melhor de tudo, o orgulho de ser rotariano, de ser útil à sua comunidade e ser reconhecido por isso. A quem está hesitante: vá em frente. A quem foi indicado e/ou eleito nossos parabéns. Um agradecimento especial à esposa Vania, que, com certeza, sem a sua colaboração e compreensão não teria sido tão perfeito. Muito obrigado a todos.

163

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

163

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

ROTARY É REALMENTE O UTÓPICO PLAUSÍVEL por Cleusa Cecília Rosenbaum, presidente do RC de Santo André Novo Século

F

alar sobre gestão passada é mais confortável do que quando se está comprometido em fazer as coisas acontecerem. Clube de pequeno porte, composto por companheiros novos, sem conhecimento de Rotary, e com dificuldade de arrecadação de recursos, era para mim um entrave para investir em projetos. Para motivar, criar o comprometimento dos companheiros e desenvolver o companheirismo iniciamos a gestão, realizando a 1ª Ação Social “Rotary Cidadania & Saúde”, participando do Mc Dia Feliz, marcamos presença na Feira das Nações, atendemos as solicitações da governadoria, nas campanhas comemorativas à Pólio Plus, Dia do Rotary e Fundação Rotária que contribuíram para tornar nosso Clube 100% Paul Harris. A grande realização como Presidente ocorreu no 2º semestre, com o êxito da 2ª Ação Social “Rotary Cidadania & Saúde”. Foi durante a realização deste

164

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

164

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

evento que senti orgulho de ser rotariana. Pude presenciar nas diversas situações o carisma, o respeito e a força do Rotary. Várias entidades de classe, Prefeitura de Santo André, Órgãos do Governo do Estado de São Paulo participaram. Foram mobilizados 320 colaboradores, que propiciaram atendimento gratuito aos menos favorecidos nas áreas de Saúde, Lazer, Orientação Médica/ Comportamental e Serviços. Atingimos 7.400 atendimentos no período das 09h. às 17h. Hoje, analisando esse mega evento, organizado por um clube de pequeno porte, tenho certeza de que o Rotary é realmente o “utópico plausível”, porque, se houver garra, determinação, empenho, tudo pode se tornar realidade. Assim, com objetividade, dedicação e determinação, o objetivo proposto foi alcançado. Creio que esta foi a contribuição que deixei para a continuidade do clube. Muitas foram as experiências durante este ano, além do compromisso assumido perante nossa organização, privilegiei o companheirismo e a descontração nas reuniões, para que estas se tornassem prazerosas. Este foi um ano de grande realização pessoal, houve entrosamento entre os presidentes dos clubes da região, a descoberta de novos amigos e ao final a sensação de dever cumprido perante nosso comandante mor Marcos Franco. Pela experiência de dois anos na presidência, o papel do presidente é de extrema importância para a eficaz condução do clube. Cabe a ele, além de motivar e informar o que acontece na organização, também a responsabilidade de fazer cumprir as metas estabelecidas, enfim fazer as coisas acontecerem, com muita tolerância e coragem. O timoneiro da nave chamada Rotary tem que fazer o navio atracar em porto seguro. Não pode falhar!

165

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

165

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

SE NÃO SOUBESSE QUE VIVO PARA SERVIR, CERTAMENTE NÃO SERVIRIA PARA VIVER

por César Maurício Abdul-Hak Antelo, presidente do RC de Santos Aparecida

N

ada mais próximo do sentimento que me tomou quando ingressei em Rotary, do que conceito maior expresso na frase acima, de autoria de Martin Luther King. Dentro deste espírito de servir, em 30 de Abril de 2010, foi fundado o RC de Santos Aparecida, e eu que tinha uma tênue noção do que seria Rotary, tornei-me logo ao ingressar pela primeira vez na instituição, o primeiro presidente deste fantástico clube. Confesso que não me intimidei com a imensa responsabilidade, pois sentia em meus companheiros uma enorme força advinda do companheirismo, que logo vim a saber que se tratava de um dos pilares conceituais de Rotary, mas também, sou obrigado a confessar que não foi fácil organizar um clube de Rotary que estava sendo fundado com 30 sócios não rotarianos e apenas 2 que

166

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

166

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

já haviam pertencido à nossa instituição. Foi muito difícil acharmos o norte no inicio da nossa caminhada, mas também e, em contrapartida, foi muito divertido, muito alegre e foi um ano principalmente de muito enriquecimento pessoal. Tive a oportunidade de inovar em minha vida pessoal, pois afinal de contas, eu e minha esposa Silvia, que caminhou comigo em todos os momentos, e, naturalmente caminha até hoje de forma ainda mais contundente e eficaz, inovamos em nossas amizades, inovamos em nossos conhecimentos e, principalmente, inovamos espiritualmente com a rica e maravilhosa oportunidade de, na prática, ter o pleno e total conhecimento do significado de DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI. É, meus amigos, foi e, está sento, sem sombra de dúvidas, uma experiência de vida maravilhosa, que produziu novas amizades, produziu momentos inesquecíveis de alegria e satisfação pessoal no servir e fazer acontecer a nossa sociedade civil e produz, até hoje, orgulho e satisfação pessoal ser rotariano. Uma das ações que muito orgulha, a qualquer rotariano é a participação fundamental na campanha mundial do Rotary International, na erradicação da POLIO – End Pólio Now. Promover e ajudar um projeto desta magnitude, colocando verdadeiramente a mão na massa, com a divulgação e colaboração in loco dos rotarianos através do apoio logístico e físico na aplicação das vacinas aos brasileirinhos e brasileirinhas, é de encher a todos nós rotarianos de muito, muito orgulho. E, além de tudo isso, em um ambiente de muita descontração, alegria, companheirismo e fraternidade. Sim, somos rotarianos dando de nós antes de pensarmos em nós, mas certamente também somos pessoas engajadas e que recebemos talvez muito mais do que oferecemos, pois, em cada uma de nossas ações e projetos, nos são dados o reconhecimento daqueles a quem servimos e, principalmente, a satisfação pessoal que somente aqueles de espírito elevado podem entender de forma verdadeira ao receber um sorriso de uma criança como forma de agradecimento, uma feição de alivio daqueles que tem seus sofrimentos amenizados em seus duros cotidianos, daquelas mães que tem a certeza de que seus filhos e filhas têm um caminho educacional traçado e um futuro melhor pela frente. Tudo isso e muito mais em razão das ações e projetos promovidos pelo Rotary.

167

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

167

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

E tudo isso foi possível e, de fato e verdadeiramente, aconteceu na gestão do ano rotário 2010/2011 em razão da ousadia, da persistência e principalmente da INOVAÇÃO. Foi uma gestão onde nunca se viu uma tão forte união de todos os presidentes de clubes da nossa cidade de Santos, e até da ASFAR. Todos se ajudando, todos colaborando com todos, e, principalmente, todos ajudando ao Rotary a inovar. Dessa união, alegria e, esse verdadeiro estado de espírito que tomou conta da nossa gestão, surgiu com uma sadia e alegre brincadeira a C.P.I. - Confraria dos Presidentes Inovadores - que nada mais é do que uma boa desculpa necessária para todos os presidentes inovadores manterem-se unidos, companheiros e felizes, ajudando, ainda, os clubes em seus eventos, através da divulgação e fortalecimento dos mesmos. Finalmente, posso afirmar que foi uma grande, valorosa e felicíssima experiência que carregarei pelo resto de minha vida. Parabéns e obrigado a todos que nos apoiaram.

168

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

168

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

SERVIR E FAZER A DIFERENÇA por Eraldo José dos Santos, governador assistente da área 1 – Santos Centro

A

lém de difundir os princípios do Rotary, creio que minha atuação como governador assistente serviu, acima de tudo, para conquistar novos amigos e solidificar velhas amizades que se reencontraram no Rotary. Tudo isso foi estimulado pelo elevado grau de envolvimento demonstrado pelos líderes dos clubes, que se uniram em torno do objetivo maior: servir e fazer a diferença. Os resultados, no plano administrativo, atingiram efetivamente as metas traçadas, mas as conquistas maiores ainda se observam pelo acentuado dinamismo observado nos clubes, que os impulsionam ao crescimento e à realização de novos projetos. Manter acesa essa centelha foi outro ponto marcante de uma equipe que esteve afinada desde o primeiro momento, sob a liderança do governador Marcos Franco. A experiência se revelou, também, promissora em ter mos de engrandecimento pessoal, marcada principalmente pelo respeito demonstrado

169

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

169

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

pelos líderes dos clubes com os quais me relacionei ao longo do ano rotário. Com eles travei um diálogo aberto, franco, e ouso dizer, até mesmo com elevada cumplicidade no trato e encaminhamento das questões afetas aos clubes. Jamais me senti acima dos presidentes inovadores, mas ombreado a todos eles e, por isso, acredito, os avanços se sucederam. A unidade e harmonia mantidas pelos clubes da então Área 1 (RC Santos Oeste, RC Santos Porto, RC Santos Noroeste, RC Santos Vila Belmiro e RC Santos José Bonifácio) servem como um bom termômetro para a avaliação de resultados. Operada a transição nas Presidências e Conselhos Diretores desses clubes, os princípios rotários continuam sendo praticados sem grandes oscilações. Há que se louvar até mesmo o aumento de quadro social desses clubes, além da ampliação dos projetos, com a disseminação das ações do Rotary na comunidade. O que se extrai, verdadeiramente, dessa gestão vencedora em todos os seus aspectos é o germinar de uma semente plantada pelo detentor de uma extraordinária liderança, o governador Marcos Franco, e semeada por todos nós, rotarianos do Distrito 4420. Por isso rendeu e ainda rende bons frutos. Os exemplos são os mais significantes, mas para não alongar me atenho a dois deles, colocados como metas da gestão: o estímulo à Educação, com a homenagem aos professores, por ocasião da visita oficial do governador; e a aproximação do Rotary com a comunidade. Destaco a homenagem prestada pelo RC Santos Noroeste ao professor Benvindo Alves, que de sua elevada cátedra de 105 anos, continua ministrando verdadeiras lições de vida. Importante, também, a criação do Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário (NRDC), tudo em harmonia com o FORTALECER COMUNIDES – UNIR CONTINENTES.

170

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

170

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

SERVIR É UM PRAZER INESGOTÁVEL por Carlos Alberto Almeida Soeiro, presidente do RC de São Vicente

O

lha só que lema sugestivo: FORTALECER COMUNIDADES E UNIR CONTINENTES, o Presidente Ray foi muito feliz. A partir daí ficou fácil, não acha? A nossa gestão contribuiu com uma visão diferenciada e inovadora, partindo para harmonização e motivação entre os companheiros. Realizamos muitos companheirismos e trabalhos sociais na comunidade com os recursos da Fundação Rotária e do próprio clube. Através de realizações de eventos, doações e patrocínios, conseguimos alguns recursos para a Fundação Rotária e assim, o clube saiu fortalecido para a próxima gestão. Como líder, senti que houve muita cooperação dos companheiros e toda equipe distrital, sem a qual não teríamos atingido os objetivos.

171

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

171

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Ao iniciar a gestão, fiquei preocupado e apreensivo com a responsabilidade em liderar um grupo tão seleto de líderes profissionais, mas o tempo foi dissipando as minhas preocupações e vendo que, além de líderes, eu tive grandes companheiros interessados pelo êxito de nossa gestão e dos interesses do clube, aí ficou fácil. Agora sinto a importância dessa experiência, como Presidente de um Rotary Club, de um clube muito tradicional e de uma grande organização internacional. O sentimento é inexplicável, só quem tem essa oportunidade pode definir o prazer da realização pessoal, da alegria em adquirir uma quantidade enorme de novas amizades, relacionamentos, desenvolvimento intelectual e novos horizontes profissionais. Acho que isso representa a nossa roda denteada. É puro Rotary! Servir é um prazer inesgotável. Se você tem prazer em viver, tem que ter prazer em servir, porque é no servir que se encontra um dos parâmetros mais importantes da vida: a humildade. Agradeço a todos pela oportunidade de ter sido Presidente do meu clube e, também por meus companheiros terem acreditado em mim, sem os quais eu não poderia ter desfrutado dessa oportunidade ímpar. Ressalto, também, o trabalho do nosso governador Marcos Franco, que soube coordenar e fazer uma gestão impecável, irretocável e democrática, nos incentivando, sempre solícito e presente. Parabenizo a todos que tiveram a oportunidade e o privilégio de terem participado dessa gestão tão inovadora e realizadora extensivo aos famosos “GOIABINHAS”, Presidentes Inovadores. Sucesso e que Deus seja louvado.

172

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

172

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

TEMOS

QUE CONTINUAR FORTALECENDO

O NOSSO IDEAL

por Mosavi Aparecida Ribeiro, presidente do RC de São Caetano do Sul

A

gestão 2010/2011 foi um marco na historia do nosso clube, que completou 60 anos de existência. Somos o primeiro clube da cidade e o 4º do Distrito 4420 e, desde a sua fundação, participa do progresso da cidade em todos os setores. Fomos homenageados com uma exposição itinerante realizada pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul contando os 60 anos de historia de Rotary na cidade e suas realizações. Também participamos da revista Raízes, edição 43, com os projetos que o Rotary desenvolveu na cidade, desde 1951.

173

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

173

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

O sentimento de estar como presidente de um grupo de voluntários, líderes profissionais, é sempre o de servir. Procuramos intensamente, divulgar o nosso lema: FORTALECER COMUNIDADES E UNIR CONTINENTES, cumprindo metas, tanto do presidente de RI, como do governador do Distrito. Embora tenha sido a minha 4ª gestão, sempre é diferente, porque temos que INOVAR, estar à frente com dedicação, conquistando o apoio e a vontade de todos os rotarianos. É muito importante chegar ao final de uma gestão, fazer o balanço dos pontos fortes e fracos e verificar que os pontos fortes são maiores, constatar que o caminho, percorrido durante 60 anos de um clube respeitado, com pessoas humanas e competentes foi glorioso. Ao longo de sua existência, passaram pelo clube companheiros que souberam o valor do DAR DE SI SEM PENSAR EM SI. Temos que continuar fortalecendo o nosso Ideal. Abraços

174

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

174

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

TENHO UMA DÍVIDA DE GRATIDÃO COM O ROTARY por Anita Fávaro Martelli, presidente do RC de São Paulo Sul

A

continuidade de qualquer clube de Rotary depende fundamentalmente da gestão presidencial, pois, sem a mesma, dificilmente haverá um que funcionará a contento. A nossa gestão procurou os melhores caminhos para dar andamento ao que já existia e incentivar novas aberturas e perspectivas. Essa foi minha segunda experiência como presidente, a primeira em 19992000, mas afirmo que foi diferente em vários aspectos. Como afirmou Antonio Hallage, no “Brasil Rotário” de setembro de 2009: Nos próximos anos ocorrerão mais mudanças do que assistimos nos últimos 30 anos. A aceleração histórica, segundo ele, mostra que eventos ocorrem em velocidade crescente, de modo que um século será representado por um ano.

175

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

175

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Minha primeira gestão foi completamente diferente da última. Nesta, houve mais solicitações de todos os clubes do Distrito, foi inteiramente compartilhada e ressaltou-se a necessidade de planejamento estratégico de todos, segundo determinação do Rotary International. Existe sempre o sentimento de insegurança. Será que estou fazendo tudo o que é preciso? Será que estou dando o melhor de mim? Meu clube segue o caminho certo? Nem sempre se conseguiu a melhor participação de todos voluntários, líderes profissionais, mas a integração de alguns suplantou as deficiências de outros e pudemos manter a gestão no rumo certo e desejado. Na realidade, o Rotary sempre fez parte de minha vida muito antes de meu marido e eu sermos rotarianos, pois meu irmão mais velho foi um dos fundadores do Rotary Clube de São Simão (Distrito 4610), meus filhos fizeram intercâmbio internacional de jovens, quando ainda não éramos rotarianos, e os três consideram que esse foi o melhor ano da vida deles, tanto no Alasca, como na Nova Zelândia e no Japão. Tenho uma dívida de gratidão com o Rotary, que pensei em saldar um pouco nas minhas presidências junto ao clube e na participação ativa como membro. É claro que, ao lado do aprimoramento profissional, as gestões enriqueceram minha vida social, diversificando meu círculo de amigos e desfrutando com eles as experiências de suas próprias vidas de trabalho e de convívio. Quando entrei para o Rotary houve bastante desconforto por parte de alguns companheiros que não aceitavam a presença de mulher como integrante do círculo então restrito a homens. Vários confessaram isso, mas acredito que aos poucos, como vários me testemunharam, fui firmando-me como uma batalhadora da causa rotária, dando de mim o melhor que pude sem visar proveito próprio, aliás, o grande lema do Rotary. Acredito que ninguém pode prescindir de exercer a presidência de um clube, para entender qual o significado pleno de Rotary. É o primeiro passo, sem dúvida, para outras atividades dentro dessa estrutura simples e complexa ao mesmo tempo.

176

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

176

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

TREMI

PELAS EMOÇÕES REVIVIDAS

por Adailton Azevedo, presidente do RC de Mauá Barão de Mauá

Q

uando fui solicitado pelo governador Marcos Franco da missão de escrever um texto, sucinto, acerca da experiência de exercer a presidência de meu clube no ano rotário 2010-11, destacando a principal satisfação ou realização daquele ano, confesso que TREMI. Meu tremor, entretanto, nada tinha haver com temor ou nervosismo de alguém que não tivesse nada a demonstrar, a seus pares ou a terceiros. Tremi pelas emoções revividas nas lembranças daqueles dias em que tive o privilégio de vestir o manto vermelho reservado aos presidentes inovadores e membros da equipe distrital da ocasião. Naquele ano, quando o distrito completava 20 anos, meus companheiros de clube presentearam-me com energias positivas e boas vibrações. Em virtude

177

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

177

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

disso, pudemos estabelecer metas, planejar ações e implementar projetos. Reafirmamos nossa identidade na cidade: lançamos os títulos Companheiro Agnaldo e Companheira Lila, com os quais homenageamos além do governador do distrito e sua esposa, duas ex-secretárias de educação da cidade e um festejado professor de música. Pelos resultados do nosso tradicional bingo e da 1ª Festa do Botequim contribuímos com o Setor de Amparo e Orientação Maternal do GEF. Tivemos a honra de patrocinar uma das seis primeiras salas do Projeto LER. Ao final, três sócios receberam títulos Paul Harris Fellow. Pelo forte empenho de cada um dos sócios, o Rotary Clube Mauá Barão de Mauá recebeu reconhecimentos e homenagens da governadoria, da presidência do Rotary International e de outras entidades. Portanto, em face da impossibilidade de destacar um momento específico de satisfação, porquanto cada segundo da experiência da presidência foi-me edificante, só tenho a agradecer a Deus, à minha família, aos meus companheiros de clube e a toda a equipe distrital, pela sorte, pela confiança, pela honra e pelo apoio que tive enquanto exerci a presidência do Rotary Clube Mauá – Barão de Mauá.

178

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

178

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

TUDO VALE A PENA DESDE QUE A ALMA NÃO SEJA PEQUENA

por Luiz Benedito Costa, presidente do RC de Praia Grande Novo Tempo

E

m 2004, quando fui convidado pelo companheiro Daniel, para se associar ao RC Praia Grande Novo Tempo, onde já tinha alguns amigos e também já havia freqüentado outros eventos de outros clubes de Rotary, comentei com minha esposa Sandra sobre o convite, e ela me falou, diante de tantos compromissos profissionais e pessoais, se valia a pena assumir mais um. Disse a ela que sim, não pela projeção social ou interesse comercial, mas, já algum tempo estava, contido em meus ideais associar-me a uma entidade social séria, tendo em vista que, desde a minha infância, sempre esteve presente em minha vida a prática da solidariedade. Meu avô materno foi um exemplo de cidadão e cristão. Vô Zé, mesmo

179

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

179

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

diante de suas precárias condições financeiras, próprias de um meeiro – termo usado para denominar o contrato verbal e apalavrado entre proprietário rural que participa apenas com a terra (propriedade) e o arrendatário, no qual a produção rural é dividida em partes iguais, muito comum no interior deste nosso imenso país, até os dias de hoje - Nem por isso ele deixava á pratica da solidariedade, na época não tão divulgada como nos dias atuais, porém tão indispensável quanto hoje, para quem dela se beneficia. Dispensava parte de seu tempo da lida da roça, para benzer as pessoas que o procuravam acreditando no seu poder de cura, que o fazia através de sua fé inabalável, da qual não aceitava qualquer pagamento. E quando de uma forma ou de outra era imposto a aceitar recompensa, esta era doada para a igreja, a que ele acreditava, que repassaria para as pessoas mais carentes. Meu pai como congregado mariano – uma entidade dentro da Igreja Católica quando teve conhecimento que os ideais de meu avô, não eram plenamente atendidos, continuou com suas doações, porém para outras entidades diretamente ligadas às comunidades carentes. Dentro desta formação, continuei fazendo minhas doações a entidades como LBV, Lar Samaritano, entre outras. Mas, com o passar do tempo, frustrado diante dos escândalos com a má versação, passei a entender que não basta fazermos doações, somos também responsáveis pelo direcionamento destas. Caso contrário, estaremos sendo coniventes com a má fé destas entidades, ditas beneficentes. Diante de tudo isto conhecendo a historia do Rotary, entendi que encontrava ali a entidade que atendia o meu ideal como ser humano e cidadão. E foi o Rotary que permitiu viver um exemplo de solidariedade e uma lição de vida que jamais esquecerei. Como presidente na gestão 2010-2011 do RCPG NOVO TEMPO, em parceria com o Clube de Praia São Paulo, a Secretaria de Educação de Praia Grande-SP e com a colaboração do RC de Praia Grande Caiçara seria este o ideal do Rotary, envolver o máximo de entidades e pessoas num projeto, para se tornar um multiplicador de ideias. No dia 10/10/2010, realizamos na quadra poliesportiva do respectivo clube a festa do DIA DAS CRIANÇAS, onde trouxemos 76 crianças da Casa do Menor Adolescente de Praia Grande (Entidade estatal que abriga crianças e adolescentes sob tutela judicial – OBS. Não confundir com ex-FEBEM).

180

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

180

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Além das doações de brinquedos, doces, pipocas, etc, realizamos também várias gincanas e brincadeiras com as crianças presentes. E ao organizarmos uma turma de crianças para a gincana da corrida de saco, um menino franzino cabelos encaracolado e muito festeiro, chamou-me e disse: - Tio, meu nome é Marcelinho, me chamam assim porque dizem que eu já tenho 10 anos e ainda não cresci! Respondi pra ele: - Fico feliz em te conhecer Marcelinho. O meu nome é Luiz, e com meus 1,69m, acho que também não cresci muito apesar da idade bem mais velha que você. Mas o que você quer saber para participar da gincana? - Tio todo mundo ganha brinquedo aqui? - Sim, hoje todo mundo vai ganhar brinquedo, mas aqui nesta brincadeira do saco só quem vencer vai ganhar aquela bola oficial de futebol. - E quem ganhar tem que ficar com ela? - Por que você não gosta de futebol ou da cor da bola? - Tio, eu adoro jogar bola, e aquela bola então... é um sonho, mas se for permitido, eu vou correr e vou vencer para ganhar aquela bola para dar pro meu amiguinho Pedrinho que está sentado naquela cadeira de rodas ali. Ele tem uma doença nas pernas e não pode correr no saco. Mas fala pra mim todas as noites que um dia vai ter uma bola e vai jogar com nós. Abaixei a cabeça pra ele não notar, pois foi impossível conter o aperto no peito e as lágrimas, diante do gesto daquela criança humilde, mas despojado de qualquer egoísmo. Eu podia simplesmente dar a bola para o Pedrinho, mas fiz questão de dizer ao Marcelinho: - Vai fundo que você vai conseguir dar o presente pro seu amiguinho. E ele realmente conseguiu. No meio daquela confusão toda entreguei a bola a ele, que saiu correndo com a maior alegria e entregou-a ao Pedrinho, dizendo-lhe: -Pedrinho este é o meu presente pra você, agora você tem a bola que sempre quis ter! Tenho esta foto guardada no meu arquivo, esta imagem na minha mente e esta lição, enquanto viver. Ver uma criança que nada tinha, doando o pouco que havia ganhado para quem também nada tinha! Mas Marcelinho tem o que falta pra muita gente, o

181

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

181

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

nobre espírito solidário, para lembrar-se de alguém não privilegiado como ele, que tinha as perninhas apesar de finas, saudáveis com conquistar seus ideais, e que ideais! Diante desta lição só tenho que agradecer a Deus e ao Rotary por me permitir viver este momento e esta lição inesquecível, que cada vez que me lembro ou conto a alguém não consigo conter a emoção e as lágrimas. Aí me lembro da pergunta da minha esposa Sandra se valia a pena. Por isso e tudo mais que o Rotary me proporcionou eu respondo no poema abaixo: Rotary vale a pena Tudo vale a pena Desde que a alma não seja pequena Tentando esclarecer este dilema Visualizei o Rotary neste poema Fazer o bem, não olhar a quem. Não precisa doar tudo que tem. O pouco que você doa a alguém Deus lhe dará, muito além. Dentro do espírito rotário É estar voltado para o social. Praticando seu lado voluntário. Em pról do mundo melhor e igual. Tendo como ideal, praticar o bem, Fomentando a paz no ser humano, Sem pensar em si, mas para alguém É o dever de nós rotarianos. Além do companheirismo, uma família

182

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

182

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Onde temos a cumplicidade, Sendo a união a estrela que brilha Sem espaço para a vaidade. Cabe através dos clubes, todo tempo, Independente da sua localidade, Comprometer-se em dar exemplos A ser seguido pela sociedade Verá que tudo isso vale a pena, Pois a alma do rotariano não é pequena, Fazendo o bem e não olhando a quem, E sendo solidário, verá que não há nenhum dilema.

183

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

183

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

UM CLUBE NOVO: SÃO PAULO INDIANÓPOLIS, PERSISTÊNCIA E DEDICAÇÃO

por Jamil Ayres Borba, governador assistente da área 10 – São Paulo Ipiranga

M

inha gestão como governador assistente da área 10 foi pautada pelo companheirismo e camaradagem, sempre exaltando a figura do presidente de cada clube: eles que eram homenageados. Sempre procurei estimulá-los e enaltecê-los como líderes de seus clubes e foi a melhor e mais acertada maneira que encontrei para que, assim, obtivéssemos os expressivos resultados de nossa área. Ao final essa conduta foi acertada já que todos os clubes da área: o RCSP Anchieta, RCSP Ipiranga, RCSP Aeroporto, RCSP Independência, RCSP Vila Mariana e RCSP Saúde ultrapassaram, e muito, as metas e objetivos a que nos propusemos obter. Cabe lembrar que, em arrecadação à Fundação Rotária, nossa área ficou em 2º lugar, sendo superada somente pela a área 1 (da governadoria).

184

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

184

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Procurei aproximar os clubes, e sempre que tínhamos um evento de um deles eu visitava os demais estimulando-os e convidando-os a participarem dêsse evento. Foi assim que no evento de Imagem Pública de Rotary denominado ROTARY NO FUTEBOL, que visava também arrecadar alimentos e gerar superávit para a Fundação Rotária, conseguimos a inédita participação de todos os clubes, passando a ser um evento permanente da área 10. O sucesso foi tão estrondoso, com uma arrecadação expressiva de alimentos e um grande superávit, que os clubes ratearam entre si e transformaram o valor arrecadado em vários títulos Paul Harris. O evento se constituiu de um jogo de futebol de campo, entre as equipes másters da Sociedade Esportiva Palmeiras e Esporte Clube Juventus, partida realizada no estádio da rua Javari, na Mooca, no mês de dezembro, contou com a transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão. Nosso acordo com a Rede Vida constava a gravação de um depoimento dos presidentes dos clubes que foi inserido na grade de programação da emissora para servir como chamada do evento. Como um fato pitoresco cabe notar que após a gravação dos depoimentos dos presidentes, a Rede Vida nos comunicou que na terça-feira seguinte iria iniciar o depoimento dos presidentes as 21:30 horas, mas não nos comunicou qual seria o nome do presidente daquele dia, e naquela terça-feira eu tinha programado efetuar a visita mensal ao RCSP Anchieta. Os companheiros do RCSP Anchieta possuem um telão e sintonizaram a Rede Vida para que pudéssemos acompanhar o depoimento. Para enorme alegria minha e de todos do clube coube ao presidente do RCSP Anchieta o premiado para o primeiro depoimento. Foi uma enorme satisfação e alegria no clube e sedimentou a participação dos companheiros do RCSP Anchieta no evento. Quando do convite do governador para que eu fosse o GA da área 10, fiz uma promessa para mim mesmo: vou fundar um clube nessa gestão. Desta forma como tinha contato com alguns amigos que pertenceram ao ex RCSP Planalto Paulista e, sabendo que uma vez ao mês eles se reuniam no Restaurante Tourinho, às quartas-feiras, utilizei este fato como pedra fundamental, prevendo a abertura do clube com esses amigos. Contatei meus amigos Neif Ali Fakir e Nilson Kobayashi no mês de novembro de 2010 e iniciamos um planejamento para a abertura do clube. Na primeira quarta-feira após o carnaval de 2011,

185

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

185

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

fizemos a primeira reunião de fundação do RCSP Planalto Paulista com quatorze convidados, mas já nas primeiras reuniões os antigos companheiros do Planalto não toparam a ideia e então eu, Neif e o Nilson tocamos o projeto para frente, nos reunindo nas quartas-feiras no Restaurante Bacalhau do Porto. Já no mês de abril passamos a nos reunir no Restaurante Tourinho e mudamos a denominação para RCSP Indianópolis. Com muito esforço e dedicação de todos, o projeto andou muito bem chegando a ter 50 pessoas interessadas no clube e então, no dia 17/05/2011 tivemos a grandiosa festiva de inauguração do RCSP Indianópolis, o 75º clube do nosso distrito, que após uma melhor reavaliação fundamos o clube com 34 companheiros, 120 convidados, tendo como padrinho o RC de São Paulo Saúde e como primeiro presidente o companheiro Augusto Vicente Esteves. Foi uma enorme alegria, motivação e satisfação de todos e principalmente de minha pessoa, pois tinha cumprido o principal objetivo a que tinha me proposto como GA 2010/2011 da área 10. Tivemos uma atenção especial na formatação de eventos dos clubes da área, sempre apoiando com participação e agregando patrocínio aos eventos. Cabe notar que este fato deu um enorme resultado já que, desta forma, houve um estímulo para que todos os companheiros do clube participassem da conferência distrital com um número fantástico de pessoas. Tivemos ainda, durante a gestão, a satisfação de colaborar na abertura do Rotaract Cub São Paulo Vila Mariana, e credito todos os méritos ao dinamismo do presidente a época do RCSP Vila Mariana. Posso dizer que toda essa movimentação e projetos nos clubes estimulou o espírito rotário nos companheiros e visitantes, tornando os clubes mais sólidos, com companheiros mais comprometidos com o ideal de servir. Tive um sentimento de satisfação pessoal muito grande, pois o exercício da função me fez ver que, por menor que seja, sempre podemos fazer algo que diminua o sofrimento das pessoas mais necessitadas. Acredito que a experiência como GA me tornou uma pessoa melhor e mais confiante, pois percebi que a persistência e dedicação são ferramentas que, quando usadas, sempre conseguimos atingir nossos objetivos. Deixo aos futuros lideres a mensagem de otimismo: acreditem em seus sonhos, sigam seus objetivos e tenham sempre como lema: A CARIDADE É UMA VIRTUDE DA ALMA.

186

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

186

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

UM SONHO DE SERVIR QUE SE TRANSFORMOU EM REALIDADE

por José Batista Gusmão, presidente do RC de Santo André 8 de Abril

C

omo idealizador e fundador do Rotary Club Santo André 8 de Abril, a minha gestão, com o apoio da governadoria, foi um momento de decoração do nosso valoroso clube. Nós que estivemos à frente desse projeto a serviço da sociedade de Santo André e região, buscando dentre todos os voluntários da nossa sociedade aqueles que viriam contribuir para a formação do 8º clube de Rotary em nossa cidade encontramos nesta gestão um ambiente propício e todo o apoio para que esse trabalho fosse coroado de muito sucesso. E assim foi. O clube se fortaleceu e ganhou rica musculatura voluntaria de todos os segmentos da sociedade, com a adesão e vigor de excepcionais profissionais líderes em suas atividades.

187

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

187

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Nosso querido Rotary Club Santo André 8 de Abril em seu segundo ano, com varias iniciativas em favor da nossa sociedade, e melhor, com um projeto permanente voltado para o atendimento à melhor idade. Quero destacar a nossa festiva de 1 ano, com a festa espanhola que foi muito especial e será uma tradição em nosso clube por muito tempo dado ao grande sucesso. Outro destaque é o apoio à prevenção do câncer de mama em nossa cidade e região com a organização e participação de todas as nossas companheiras, maioria no clube, da CAMINHADA DA VIVA MELHOR com mais de 600 mulheres apoiadoras ou voluntárias da causa, desfilando em parada pelas principais avenidas da cidade, com camisetas alusivas à causa e estampadas com o logo da nossa instituição de forma destacada. A presença do casal governador motivou todos ainda mais, sendo a caminhada um momento de vigor demonstrado por todos que acreditam na prevenção e do apoio psicossocial que as mulheres acometidas pelo mal precisam na sua recuperação pós-cirurgia tão traumática. Finalmente, quero deixar registrado nos anais do nosso Distrito a coragem do nosso governador e vontade de promover a maior e melhor conferência de todos os tempos do nosso Distrito, com a CONFERÊNCIA TODOS A BORDO, agradecer o apoio e em especial o da Adela e de todos os membros do nosso Rotary Club Santo André 8 de Abril por transformarem um sonho de servir em realidade, permitindo assim que eu tenha feito parte de suas histórias de sucesso.

188

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

188

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

UM VOO AO MUNDO MARAVILHOSO DE SE VIVER por Eduardo Gonsalves do Barreiro Junior, representante distrital de Rotaract

A

gestão 2010-2011 para os rotaractianos do distrito 4420 começou de forma inovadora, o treinamento de presidentes foi realizado em uma chácara, em Peruíbe, onde tivemos excelentes ensinamentos. Os presidentes desfrutaram de um grande companheirismo para com toda a equipe distrital. Na sexta feira tivemos o nosso tradicional videokê, onde se destacaram alguns companheiros como o protocolo Leandro, cantando Galopeira, Evidências e muitos outros sucessos sertanejos. Além dele, a grande surpresa da noite foi o nosso RDR 2009-2010 Fernando Manes soltando a sua bela voz desafinada, cantando Tetê Espindola, foi realmente impagável. Na segunda noite, tivemos uma grande festa junina, onde todos os participantes se vestiram a caráter. Como todos sabem, a gestão dos presidentes inovadores tinha um mascote, um lindo cachorro chamado “Frank” dava o tom de animação em todas as festivas de posse e eventos, tanto de Rotaract Clubs quanto de Rotary Clubs. Mal

189

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

189

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

vocês sabem quem era na maioria das vezes o “Frank” oficial, ele mesmo, Vitinho sócio do Rotaract Club de Praia Grande Forte Itaipu. O governador Marcos e a primeira dama Adela adoravam quando ele se vestia, pois ele dançava, pulava e conseguia realmente tirar gargalhadas de todos os participantes dos eventos aos quais ele comparecia. Um caso curioso foi na festiva de transmissão e posse da equipe distrital, em conjunto com o Rotaract Club de Praia Grande Forte Itaipu, onde o nosso companheiro Vitinho ficou por mais de uma hora dentro, da roupa quente do Frank, aguardando o término do pronunciamento do RDR 2009-2010 Fernando Manes, ele praticamente cozinhou-se dentro da roupa. Dando sequência à gestão inovadora, veio, então, talvez junto com o treinamento de presidentes, o ponto chave da gestão, a nossa ADIRC INOVADORA, onde, pela primeira vez, a nossa assembleia foi realizada em 3 dias. A choradeira tomou conta logo pela manhã, todos se emocionaram ao ver o palestrante Luiz Eduardo Boudakian falar um pouco sobre sua experiência de vida. Foi realmente excepcional. À tarde fizemos nosso treinamento de cargos e, à noite uma grande festa com o tema HALLOWEEN, porém na hora de todos dormirem em um dos quartos começaram umas gargalhadas, foi quando fui saber o que tinha acontecido: o companheiro Guma, do Rotaract Club de Praia Grande entrou para aplicar um pequeno susto nos outros companheiros, entrando de baixo da cama. O que ele não esperava é que ele pegasse no sono, e quando acenderam a luz ele estava dormindo embaixo da cama, foi daí que começaram as risadas. Tudo isso foi realizado com muito carinho pelo Rotaract Club de São Paulo Anchieta. As risadas não pararam por aí, muito pelo contrário, se estenderam até o final da gestão, cheias de companheirismo e aprendizado. Em setembro o distrito foi ao Encontro Paulista de Rotaract, realizado na cidade de Suzano, pelo Distrito 4430. Saímos de lá com alguns prêmios como Mister, Vinicius Marono, Miss Velcro, com a nossa companheira Juliete vulgo “Rádio” e, o prêmio mais cobiçado entre todos os rotaractianos, “Caravana mais Animada”, foi uma festa só. Além do treinamento de cargos realizados na ADIRC, a equipe distrital se propôs à fazer dois treinamentos de cargos aos rotaractianos que não puderam estar presentes na assembleia, um no planalto, sediado pelo Rotaract Club de São Bernardo e um na baixada santista, sediada pelos Rotaracts Clubs de Praia Grande e Praia Grande Forte Itaipu, onde os rotaracianos puderam aprender

190

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

190

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

um pouco sobre seus cargos. As palestras foram realizadas pela equipe distrital, com isso a equipe distrital pode praticar a oratória. Dando sequência, veio então a ENDIRC (Encontro Distrital de Rotaract Clubs), sediado pelo Rotaract Club de Santos Monte Serrat, um maravilhoso evento realizado na cidade de Juquitiba – SP, onde o companheirismo do sábado a noite foi a festa do avesso. O destaque ficou por conta do Rotaract Club de Santos cujos meninos foram todos vestidos de Paquitas e, as meninas de Mamonas assassinas. Deram um show! Durante a gestão foram realizados 4 seminários distritais pelos Rotaract Clubs de Santos, São Paulo Aeroporto, Praia Grande e São Caetano do Sul Olímpico em conjunto com Ribeirão Pires Estância Centro, respectivamente. Os temas foram escolhidos pelos próprios presidentes, no treinamento de presidentes eleitos, realizado no começo da gestão. A surpresa desses fóruns, além da dedicação de todos os Rotaracts Clubs, que realizaram excelentes palestras ficou por conta do Rotaract Club de São Paulo Aeroporto onde eles prepararam um super banquete para o Distrito, cheio de salgados, doces, sucos e refrigerantes. Enfim, janeiro, veio um dos eventos mais esperados pelos rotaractianos, a Conferência Nacional de Rotaracts Clubs, que foi realizada em Campo GrandeMS, com um super passeio até a cidade de Bonito. Foi um evento muito gostoso onde pudemos aprender muito com as palestras e treinamentos realizados. Portanto, algumas coisas estavam por vir. Primeiro o aniversário do companheiro rotariano Marcelo, do Rotary Club de Praia Grande Forte Itaipu, os rotaractianos se reuniram para cantar parabéns a ele, na porta de seu quarto, com todos os instrumentos de percussão (bumbo, caixa, tamborim, entre outros), foi uma prova muito bonita de companheirismo e carinho com esse rotariano, o que ele não esperava, era a ovada que ia tomar dos rotaracianos (com todo o carinho). Após isso começou a cantoria noturna, no quarto onde o nosso protocolo distrital soltou a voz novamente, mas agora cantando a musica: “O ar da montanha olê ia ô”, essa música, inventada pelos próprios rotaractianos tornou-se um hino dentro do distrito, nessa gestão. Um fato inusitado ocorreu nessa viagem, a abençoada água do Mato Grosso não caiu muito bem para alguns rotaractianos do nosso distrito, quando alguns não conseguiram ir para a viagem de Bonito com problemas estomacais, mas tudo passou rápido e foi

191

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

191

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

tudo tranquilo. Além da diversão o distrito foi agraciado com 2 prêmios muito importantes: dois projetos foram premiados como melhores do Brasil, são eles: Rumo adaptado para Rotaract (Rotaract Club de Praia Grande Forte Itaipu) e Amigos do Mar Limpo (Rotaract Club de Santos Monte Serrat) . Em meados de abril veio, então a grande e maravilhosa Conferência Distrital “Todos à Bordo” no navio. O governador Marcos Franco fez questão da presença dos rotaractianos, onde conseguimos levar uma grande caravana com mais de 40 participantes, foi um evento maravilhoso, talvez o mais inesquecível de toda a gestão. Aconteceu algo inédito e maravilhoso para os rotaractianos, na abertura da “Casa da Juventude”, tivemos além da presença de nosso governador a presença do Vice Presidente de R.I. 2009-10, Monty Audenart. Isso é comentado até hoje dentro do nosso distrito. O fato inusitado da conferência foram os rotaractianos desfilando na primeira noite de pijama por todos os lugares do navio, pois foi marcada uma Festa do Pijama entre os rotaractianos. Chegando ao local da festa todos os passageiros estavam vestidos normalmente e os rotaractianos de pijama. No começo ficamos com um pouco de vergonha, mas depois passou e curtimos a noite toda. Por fim, chegando ao final da gestão inovadora, veio a nossa Conferência Distrital “O Céu é o Limite?” fazendo uma alusão ao termo usado por mim “RDR Inovador Duda” onde falava que estaríamos em UM VÔO AO MUNDO MARAVILHOSO DE SE VIVER, onde eu seria o capitão, a tripulação seriam os presidentes inovadores e equipe distrital e, os passageiros seriam os demais rotaractianos do distrito. A conferência foi maravilhosa, mais de 40 projetos apresentados no concurso distrital de projetos, concurso de oratória vencido pelo companheiro Vinicios Severiano do Rotaract Club de Santos Monte Serrat. Tivemos a presença do casal governador, comemoração na sexta-feira à noite para o fim da gestão com os presidentes e a grande festa: HOMENS SÃO DE MARTE E AS MULHERES SÃO DE VÊNUS, tudo isso preparado também com muito carinho e dedicação pelo Rotaract Club de Praia Grande Forte Itaipu. Enfim, só tenho a agradecer e parabenizar a minha equipe distrital, presidentes inovadores, rotaractianos do distrito, rotarianos e, em especial ao casal governador, por ter me ajudado tanto durante essa maravilhosa gestão inovadora. Muito Obrigado.

192

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

192

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

UMA FEIJOADA QUE MOSTROU O RUMO por Marcos Capalbo, presidente do RC de Praia Grande Pedro Taques

C

omeçamos nossa gestão com um susto: o presidente entrante, por motivos particulares, pediu-nos para presidir a gestão que estava por vir. Gelamos. Não estávamos preparados para assumir a presidência do clube, faltando 2 dias para o PETS. Enfim, chegamos ao PETS – Treinamento de Presidentes Eleitos e demos de cara com o governador Marcos, que me chamou de Nelson, o ex-futuro presidente, me apresentei como seu xará Marcos e, assim começamos o treinamento. Foi maravilhoso, saímos de lá renovados, explodindo de idéias e projetos, aí então, iniciamos a nossa gestão. Quisemos fazer o melhor Projeto Rumo do distrito, porém nosso caixa estava baixo, foi quando tivemos a idéia de fazer uma feijoada para custear as despesas do projeto. Depois de tudo planejado: o local da feijoada, os patrocinadores, a banda de pagode. Na Hora H, tivemos que arrumar outro local, pois a cozinha não podia ser usada, a cozinheira que iria fazer a feijoada também não pode nos atender, então descidimos fazer na minha casa, com a

193

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

193

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

ajuda dos companheiros de clube. Achamos que seria fácil, mas quando começaram a chegar os ingredientes da feijoada, quase que a Silvana desmaiou, afinal de contas, era feijoada para mais de 200 pessoas. Começamos a trabalhar na sexta feira, colocando a mão na massa, ou melhor, na orelha, no rabo, na costela, enfim, fizemos uma feijoada para mais de 200 pessoas, como se fosse para 20. Foi um sucesso. Com o dinheiro arrecadado conseguimos comprar um notebook, duas bicicletas, e um mp3 para serem sorteados no dia do Projeto Rumo, alugamos 4 ônibus e fizemos 900 lanches, com refrigerante para todos os participantes. Tivemos em nosso Projeto Rumo mais de 300 alunos, 11 palestrantes, 19 rotarianos, 9 rotaractianos, 10 voluntários e presidentes de outros clubes. O mais gratificante foi saber que vários alunos seguiram o intento de nosso projeto e hoje fazem cursos técnicos e faculdade, graças aos exemplos que demos, segundo testemunho dos próprios pais de alunos e dos próprios alunos. Agradeço a todos meus companheiros de clube, ao governador Marcos e sua esposa Adela, toda confiança depositada. Foi um ano inesquecível e, sempre que nos lembramos do Frank, nosso mascote, lembramos também da Francis, a nossa eterna lembrança para o casal governador. A nossa gestão contribuiu com o projeto Dr. Leitura, fizemos um convênio com a prefeitura de Praia Grande para colocar nossos displays com revistas e jornais em todos os postos municipais de saúde da cidade, que levam o nome de REVISTEIRO, inclusive com revistas da Brasil Rotário, para que as pessoas saibam também um pouco sobre Rotary. O meu sentimento, sendo líder do meu clube, foi de muita responsabilidade pois nossos companheiros são, em suas áreas de atuação, formadores de opinião e lideres em seu dia-a-dia, por isso me foquei na ética acima de tudo e conduzi os trabalhos do meu clube Hoje, depois de ter assumido a presidência de um clube de Rotary, sintome mais fortalecido e compreendo bem melhor a máxima de nossa instituição que é: DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI. A mensagem que eu deixo para os próximos lideres é que acreditem em Rotary, usem sempre a ética e dêem o máximo de si em prol dos mais necessitados.

194

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

194

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

VALE À PENA EXERCER UMA FUNÇÃO DE LIDERANÇA EM ROTARY por Carlos Eduardo Pinto Machado, presidente do RC de Santos Oeste

C

onfesso que ao saber que seria presidente do meu clube no ano da governadoria, fiquei muito preocupado. Como rotariano com mais de 20 anos, não poderia fazer feio. Decidi compartilhar com meus companheiros essa missão e motivá-los a fazer o nosso melhor, apoiando o nosso governador e dando exemplo para o distrito. Apesar de veterano de clube, a presidência me deu a oportunidade de conhecer melhor a dimensão do Rotary e viver intensamente cada projeto como: o Projeto Rumo mais uma vez se desenvolveu junto ao CAMPS, contando,

195

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

195

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

inclusive, com os dirigentes pedagógicos da entidade, o Projeto Construindo as Letras foram solidificadas as parcerias com a ASSECOB e a SEDUC, garantindo sua continuidade. Foram ampliados os grupos do Projeto Sopro Novo, o Projeto de Intercâmbio de Jovens possibilitou enviarmos ao exterior maior número de adolescentes para essa experiência ímpar; Estivemos presentes e envolvidos com os demais Clubes da Baixada na Campanha de Erradicação da Poliomielite, na 3ª caminhada do RC de Santos-Vila Belmiro, no XXXXIII Instituto Rotary do Brasil e em todos os Seminários promovidos pela Equipe Distrital. Inovamos realizando o Natal Solidário junto ao Lar Cristão São Francisco de Assis e a noite da Pizza Rotária, não deixando, obviamente, de comemorar todas as outras datas já incorporadas ao nosso calendário oficial, destaque-se a conquista histórica de nosso clube quando, durante o Café Colonial realizado nas dependências do Tênis Clube de Santos, celebramos a condição alcançada de clube 100% Paul Harris. A viagem de companheirismo a Campos de Jordão foi um sucesso que mereceu registro; Nossa participação na Conferência Distrital Todos a Bordo foi outro sucesso. Estivemos presentes com 112 passageiros, incluídos companheiros, familiares e convidados. Além de toda organização impecável, aprendizado e companheirismo pude sentir, bem de perto, a energia e vibração da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis. Pela primeira vez, fato inédito nos 38 anos de sua existência, nosso clube esteve presente na Convenção Internacional, em Nova Orleans, representado por 6 pessoas: eu, como presidente do clube, o nosso 2º vice-presidente Manoel Ramos, esposa e filha e o casal governador Marcos Franco e Adela. Quando me apresentava como associado do Distrito 4420, do Brasil, a grande maioria indagava: “do distrito do governador do navio?”, causando-me muito orgulho. Dentre outros exemplos, nos tornamos detentores do maior número de parceiros ao Projeto Empresas Cidadãs da ABTRF, de todo o Brasil, gerando a maior arrecadação para a Fundação Rotária de todos os tempos do clube. Obtivemos êxito também no Desenvolvimento e Manutenção do Quadro Social, admitindo 9 novos sócios e com um crescimento de 10%. Hoje podemos nos orgulhar de contarmos com 71 companheiros. Realce-se que todos os projetos tiveram ampla cobertura jornalística, tanto da mídia escrita como televisiva, levando ao conhecimento de nossa sociedade

196

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

196

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

tais iniciativas. Tais condutas levaram nosso clube a ser um dos agraciados pela equipe distrital a receber a visita de Reconhecimento da Governadoria. Aprendi muito com essa experiência fantástica: vale à pena exercer uma função de liderança em Rotary, é um aprendizado muito gratificante. Sou grato a todos os companheiros pela oportunidade e apoio que recebi, possibilitando que nosso clube crescesse ainda mais e brilhasse, como clube da governadoria, em sua primeira experiência no distrito.

197

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

197

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

VALEU A PENA por Arcângelo Pisano Filho, presidente do RC de São Paulo Anchieta

Q

uando assumimos como rotarianos, sabemos que um dia poderemos passar pela experiência de presidir nosso clube. Depois de dez anos, esse dia chegou para mim, achei que estava preparado, mas depois do PETS – Treinamento de Presidentes Eleitos, percebi que ainda tinha muito a aprender, quanto mais se aproximava o dia da posse, mais a ansiedade ia tomando conta: será que fiz a escolha certa? Perguntava-me. Mas ter tido o privilégio de liderar um grupo de pessoas como o meu clube, mesmo por um curto período, foi uma experiência inesquecível. Valeu a pena! Aprendi muito com meus companheiros, fui respeitado e me senti um

198

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

198

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

verdadeiro líder no clube e na comunidade. Pude perceber a importância que tem o Rotary na nossa comunidade. Participamos da campanha contra a Pólio, várias homenagens de Reconhecimento Profissional, participamos do projeto Rotary nos Esportes, recebemos ilustres palestrantes, boas festivas e reuniões de companheirismo. Passou muito rápido mesmo. Mas, a emoção de entregar ao presidente do CAAP Admir Mantovani o cheque de U$33 000,00, foi uma experiência indescritível. Agradeço à Fundação Rotária pela aprovação do projeto de Subsídio Global (o primeiro no Brasil), ao apoio dos Coordenadores Distritais e, também, aos nossos companheiros que elaboraram o projeto, beneficiando diretamente os alunos do CAAP e a nossa comunidade com a implantação de um Centro de Informática. Para mim foi a prova de que com TRABALHO, EMPENHO E COMPROMETIMENTO PODEMOS CONSEGUIR AINDA MUITO MAIS. E por fim gostaria de agradecer ao governador por esta oportunidade. Vamos continuar juntos Fortalecendo Comunidades e Unindo Continentes.

199

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

199

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

200

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

200

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

INTEGRANTES DA EQUIPE DISTRITAL INOVADORA Alcides Antoneli – Presidente da Comissão Distrital de Serviços Profissionais Altimar Augusto Fernandes – EGD 2004-05 Anésia Guzdinska – Presidente da Comissão Distrital do RYLA Antonino Russo Junior – Membro da Comissão de Finanças Ariovaldo de Freitas Chacur – Presidente da Comissão de Fundos Permanentes Carl-Wilhelm Stenhammar – Presidente da Fundação Rotária Carlos Eduardo Estevam Torci – Secretário distrital Celeste Fernandes Franceschinelli – Secretária do distrito Claudio Takata – Presidente da Comissão da ABTRF Cleber Gonçalves Costa – Assessoria Jurídica Dacio Pretoni – Presidente da Comissão da Paul Harris Society Daniel Clemenc A. Leite – Presidente da Comissão de Fundos Anuais Dirceu Vieira – Conselheiro Pessoal e EGD 2003-04 Eduardo G. do Barreiro Junior – RDR Representante Distrital de Rotaracts Clubs Fernando Dias Sobrinho – Governador Eleito 2011-12 Fernando R. V. Akaoui – Presidente da Comissão Ex-participantes de Programas Flávio Farah – EGD 1991-1992 – primeiro governador do distrito 4420 Gustavo Feijó Vallejo – Presidente da Comissão de Serviços à Comunidade Mundial Henrique Camilo de Lellis – EGD 2000-01 Hiroshi Shimuta – Presidente da Comissão da Promoção da Convenção Internacional Jaime Itchiro Uehara – Representante rotariano dos Interacts Clubs João Henrique da Silva – Presidente da Comissão Distrital de Capacitação José Alfredo Pretoni – EGD 1985-86 e DRI 1995-97 José Carlos Silvares – Jornalista responsável José de Faria Granja – EGD 1986-87 José Luiz Fonseca – Presidente da Comissão da Fundação Rotária e EGD 2007-08 José Joaquim do Amaral Ferreira – Governador Indicado 2013-14

201

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

201

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

José R. Raposo Medeiros Filho – Presidente da Comissão de Finanças Juliana Amorim – Jornalista do distrito Lenice Mateus Oliveira – Presidente da comissão Distrital de Alfabetização Leonardo Weismann – Presidente da Comissão da Pólio Plus Luiz Carlos João – Presidente da Comissão do DQMS Luiz Fernando dos Santos – Presidente da Com. Distrital de Serviços a Comunidade Marcelo Carvalho – Presidente da Comissão do Site Marcelo Demétrio Haick – EGD 2006-07 Marcelo Vallejo Marsaioli – Coordenador de Visitas Marco Antonio Batan – Membro da Comissão de Imagem Pública Marco Antonio F. Ribeiro – Membro da Comissão Distrital de Companheirismo Marco Antonio Melhado - Membro da Comissão de Imagem Pública Marcos Anselmo Ferreira Franco – Governador Distrital 2010-11 Marcos Buim – Presidente da Comissão Pró-juventude Marcos Luiz Zanardo – Governador Indicado 2012-13 Marcos Nóbrega – Presidente da Comissão de Intercâmbio de Jovens Mario César Martins de Camargo – EGD 1999-00 Mário W. Shroeder – Líder IGE Alemanha Martin I. Feldenheimer – Presidente da Com. Distrital dos Grupos de Companheirismo Octávio Leite Vallejo – EGD 1983-84 Pedro Paulo S. Gonçalves – Representante rotariano dos Rotaracts Clubs Ray Klinginsmith – Presidente de Rotary International Renato Oswaldo F. Geromel – Representante rotariano dos Rotary Kids Roberto Coutinho Neto – Presidente da Comissão de Bolsas Rotary Roberto Herrera – Plano Estratégico e EGD 2005-06 Roberto Jamar Taboada – Representante rotariano para o Conarc Roberto Luiz Barroso Filho – EGD 2009-10 Ronaldo Tadeu Caro Varella – Presidente da Comissão da Conferência Distrital Samir Nakle Khoury – EGD 2001-02 Sebastião Marques Zanforlin – EGD 1993-94

202

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

202

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Segio Balula – Presidente da Comissão Distrital do NRDC Sérgio Lazzarini – Presidente Comissão de Indicação Governador 2013-14 e EGD 2008-09 Silvio José Marola – Presidente da Comissão do IGE e EGD 2002-03 Valderez Gonçalves Rubinho – Presidente da Comissão de Expansão Valfredo Tesser – Presidente da Comissão Distrital de Companheirismo Virgilio Gonçalves Pina – Presidente da Comissão de Imagem Pública Wilney José Fraga – Membro da Comissão de Finanças Yoiti Fugiwara – Presidente da Comissão de Subsídios Globais e Distritais

203

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

203

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

INTEGRANTES DA EQUIPE DISTRITAL INOVADORA – ÁREAS Adilson Gervásio Regis – Fundação Rotária - Área SP Santo Amaro Alberto Custódio – Secretário - Área São Caetano do Sul Alex de Souza Figueiredo – Secretário - Área Litoral Norte Anésia Fidelis Guzdinkas – DQS/Expansão - Área Ribeirão Pires/Mauá Antonio Abdalla – Fundação Rotária - Área SP Jardins Antonio Carlos da S. Dueñas – Fundação Rotária – Área Santos Praias Arnaldo Dubles Correa – Fundação Rotária - Área SP Ipiranga/Aeroporto Atila Beçó Bru – Fundação Rotária - Área Santo André Camila Batista Sotero – Coordenadora de Visitas - Área São Vicente/Cubatão Carla Garcia – Secretária - Área SP Jardins Célio da Silva Lacerda – Governador Assistente – Área São Vicente/Cubatão Clélia Paulo R. Leite – DQS/Expansão - Área SP Santo Amaro Cloris Hernandes – Secretária - Área SP Ipiranga/Aeroporto Daniel Coratti Silva – DQS/Expansão - Área Litoral Sul Denis Rodrigues – Governador Assistente – Área Santo André Dinarte Vasques Sevilhano – Governador Assistente – Área Litoral Norte Edgar Barros de Lima – Secretário – Área Santos Praias Edson Carvalho Menezes – Secretário – Área Santos Central Eleni Zanetti S. Chacur – Secretária - Área Santo André Eliezer Xavier Prates – Coordenador de Visitas – Área Santos Central Eraldo José dos Santos – Governador Assistente - Área Santos Central Felipe César D. de Azevedo – Coordenador de Visitas - Área SBC/Diadema Flávio Pelegrino – Governador Assistente – Área Ribeirão Pires/Mauá Hugo Damião Cosmo Gomes – Coordenador de Visitas - Área Litoral Norte Humberto de Martini – Coordenador de Visitas - Área SP Ipiranga/Aeroporto Ireni Souza de Oliveira – Fundação Rotária - Área São Vicente/Cubatão Jamil Ayres Borba – Governador Assistente – Área SP Ipiranga/Aeroporto Jarba Dubles Curvelo – DQS/Expansão - Área SP Ipiranga/Aeroporto João Carlos Correia – Governador Assistente – Área SP Santo Amaro José Aurélio Martins – Governador Assistente – Área São Caetano do Sul José Maurício Costa Porto – DQS/Expansão – Área Santos Praia

204

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

204

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Lenici Mateus de Oliveira – Coordenador de Visitas - Área Santo André Luiz Antonio Novi – Governador Assistente – Área SBC/Diadema Luiz Antonio Pedro Fineza – Governador Assistente – Área Litoral Sul Luiz Coimbra Corrêa – Fundação Rotária – Área Santos Central Luiz Paulo Neves Nunes – DQS/Expansão - Área Litoral Norte Lumy Toioda – Coordenador de Visitas - Área São Caetano do Sul Manoel Batista Neto – Fundação Rotária - Área Ribeirão Pires/Mauá Marcelo dos Santos – Fundação Rotária - Área Litoral Sul Marco Antonio Maia – Fundação Rotária - Área Litoral Norte Maria Luiza Mendaçolli Zago – Secretária - Área SBC/Diadema Mario Malato – Coordenador de Visitas - Área SP Santo Amaro Martha Maria Pontes Abdalla – Governadora Assistente – Área SP Jardins Mauricio Loureiro dos Santos – Secretário - Área São Vicente/Cubatão Miguel Ximenes de Rezende – DQS/Expansão – Área Santos Central Nelson Rabelo Filho – Pró-Juventude - Área SP Santo Amaro Nilton Herrera Savaris – DQS/Expansão - Área São Vicente/Cubatão Odilon soares de Macedo – Secretário - Área Ribeirão Pires/Mauá Regis do A. S. M. de Carvalho – Coordenador de Visitas – Área Santos Praia Ricardo Marcelo Brunete Coelho – DQS/Expansão - Área Santo André Rosa Maria Galvão da Paz – Coordenadora de Visitas - Área Ribeirão Pires/ Mauá Rubens F. Guimarães – Secretário - Área SP Santo Amaro Sidnei Costarelli – Secretário - Área Litoral Sul Taís Cristina Tesser – DQS/Expansão - Área SP Jardins Valderez Gonçalves Rubinho – DQS/Expansão - Área São Caetano do Sul Watson Uliana Travassos – Governador Assistente – Área Santos Praias

205

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

205

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

PRESIDENTES Adailton Gomes de Azevedo Júnior (Simone) – Mauá Barão de Mauá Adriana Uyema – Praia Grande Caiçara Adriano G. Barros (Vanessa) – Praia Grande Forte Itaipú Adriano Valente (Alice) – Santo André Amanda Paschoal Pardini – São Paulo Manancial Manacás da Serra Anita Favaro Martelli – São Paulo Sul Antonio Alves da Rocha (Jurema) – Peruíbe Antonio Carlos de Assis Camargo – São Vicente Praia Antonio Mariano da Silva – Guarujá Ilha de Santo Amaro Antonio Xavier de Cantalice (Irene) – Cubatão Arcângelo Pisano Filho (Suely) – São Paulo Anchieta Augusto Vicente Esteves (Maria Teresa) – São Paulo Indianópolis Braz Eduardo Vasconcellos (Leda) – Santos Ponta da Praia Bruno Pires (Iris) – Mongaguá Centro Carla Hitonmi Sakai – São Paulo Centenário Carlos Alberto Almeida Soeiro (Adriana) – São Vicente Carlos Eduardo Marchi (Patricia) – São Caetano do Sul Olímpico Carlos Eduardo Pinto Machado – Santos Oeste Carlos Rogério Szilagy (Salete) – São Bernardo do Campo Rudge Ramos César Maurício Abdul-Hak Antelo (Silvia) – Santos Aparecida Cid Penha – Santos Vila Belmiro Claudio Zago (Maria Luiza) – São Bernardo do Campo Norte Cleusa Cecilia Rosenbaum (Rubens) – Santo André Novo Século Dalberto Feijó Esteves (Elenice) – Santos José Bonifácio Dalve Manoel Negrão da Silva (Conceição) – Santos Praia Dermeval Polettini fonseca (Maria da Bdetânia) – São Paulo Vila Mariana Edite Ribeiro Gonçalves (Flávio) – São Paulo Nove de Julho Ernst Werner Oltrogge (Brigite) – São Paulo Chácara Flora Fabiana Morozetti Ramajo Esteves (Ricardo) – Santos Porto Fábio Augusto Vargas (Myrian) – Santos Noroeste Fabrício Luís da Cruz Martines – Guarujá Vicente de Carvalho Felipe Cabrera (Caroline) – Santo André Sul

206

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

206

25/6/2012, 14:14


UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Francisco Mariano Neto (Maria Rosa) – Diadema Gilberto Orsi Machado (Cinthia) – São Paulo Parque do Ibirapuera Jair do Rosário Braz (Marcela) – Bertioga Canal James Peterson Halliwell (Sidnéia) – São Bernardo do Campo Riacho Grande Jamili Abdouni – São Bernardo do Campo Jardim do Mar Jesus Ropero Ramirez (Neide) – São Paulo Saúde Jonas Marzagão (Flávia) – São Paulo Novas Gerações José Alberto Carvalho dos Santos Claro (Regina Cláudia) – Santos José Batista Gusmão (Mabi) – Santo André 8 de Abril José Ortiz (Cleide) – Mauá José Ribeiro Soares (Vânia) – São Paulo Independência José Roberto Ozores (Cilene) – Bertioga Lucy Dalva Lopes Mauro (Ítalo) – São Paulo Aeroporto Luis Miguel Casas Freille (Sandra) – Santo André Campestre Luiz Benedito Costa (Sandra) – Praia Grande Novo Tempo Luiz Cesario França (Patrícia) – Santo André Alvorada Luiz Fernando Di Guglielmo Silva Salvador (Verônica) – Santos Monte Serrat Luiz Gustavo Klein – Santos Boqueirão Marcio Fernandes Neves (Selma) – Cubatão jardim Casqueiro Marcos Capalbo (Silvana) – Praia Grande Pedro Taques Maria do Carmo Trovatti de Castro (André) – Itanhaém Mário Alves Rodrigues (Vera) – São Paulo Ipiranga Milton Barbosa Rabelo (Zoraida) – Santos Gonzaga Mosavi Aparecida Ribeiro – São Caetano do Sul Nelson Ceschin (Célia) – São Bernardo do Campo Neves Celeste Sulvedolnik – São Caetano do Sul Oeste Osmar Alves de Moura (Lia) – Bertioga Riviera de São Lourenço Paulo Silotti (Neuraci) – Ribeirão Pires Raimundo Taraskevicius Salles (Glaucya) – Santo André Bela Vista Roberto Garcia de Souza (Alessandra) – São Paulo Interlagos Robson Brancalião Lopes (Ana Paula) – Ribeirão Pires Estância Rodenei Lemes Junior (Anna) – Santo André Norte Rodrigo Biagione (Ludmila) – Mongaguá Sergio Katsumi Katayama (Silvia) – São Paulo Cidade Dutra

207

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

207

25/6/2012, 14:14


MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Simone de Oliveira Cavalcante (Roberto) – São Vicente Antonio Emmerich Thomas Koblinsky (Barbara) – São Paulo Santo Amaro Valberto Almeida de Sousa (Mônica) – Guarujá Valdemar Laure Filho (Maria Aparecida) – Praia Grande Valderez Camilo (Selma) – Rio Grande de Serra Valter Roberto Maike (Sonia) – São Paulo Sudeste Vera Lúcia Alves Rocha – Diadema Floreat Vicente Mazza (Encarnacion) – São Caetano do Sul Leste Zaïra de Abreu – São Paulo Ponte Estaiada

208

Uma_Viagem_Inesquecível_Livro.pmd

208

25/6/2012, 14:14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.